Vous êtes sur la page 1sur 3

GRUPO 510

ELABORAO DE UM RELATRIO INTRODUO A elaborao de um relatrio, um procedimento usual durante o exerccio de qualquer actividade tcnico-cientifica. Para ser um bom tcnico no chega executar de forma correcta as experincias ou os trabalhos propostos, necessrio tambm saber transmitir a outros o resultado do seu trabalho. Isso feito com a elaborao de um relatrio. Espera-se que aos poucos, cada aluno adquira a capacidade de redigir relatrios de forma correcta. Em seguida veremos algumas orientaes que devem ser usadas na elaborao de relatrios. ESTILO IMPESSOAL E CLAREZA norma redigir relatrios de uma forma impessoal, utilizando um tempo verbal no passado, uma vez que se relata algo que j foi feito. Assim por exemplo se numa determinada experincia se determina as massas de vrias amostras slidas, numa balana, deve-se escrever no relatrio: a massa das amostras slidas foi determinada, utilizando-se para isso uma balana e no eu determino a massa das mostras slidas numa balana. Outro aspecto importante a ter em conta que as pessoas que eventualmente vo ler o relatrio, podem no ter nenhuma formao sobre aquilo que est a ser relatado, isso significa que os relatrios devem ser claros, detalhados, objectivos, meticulosos e cuidadosos, para que qualquer pessoa que leia o relatrio consiga entender o que foi feito e como foi feito.

Pgina 1 de 3

PARTES DE UM RELATRIO Um relatrio composto de varias partes, como sejam: Titulo, ndice, objectivos do trabalho, introduo e introduo terica, material e reagentes utilizados, procedimento experimental, resultados, clculos, concluses, crtica e referncia bibliogrfica. Cada uma destas partes deve ser destacada em separado atravs de um subttulo. A seguir explicado, de forma resumida o que deve ser includo em cada uma destas partes de um relatrio. Ttulo Atravs dele deve-se indicar o trabalho ou a experincia que se vai realizar. ndice Atravs dele devem ser indicadas as pginas onde constam as diversas partes do relatrio Objectivos do trabalho Nesta parte deve referir-se o problema que se vai resolver, atravs da experincia, realizada, assim como indicar todas as outras operaes ou clculos a realizar na experincia. Introduo Aqui deve referir sumariamente o assunto que vais tratar. Introduo Terica Nesta parte deve ser exposto de forma clara e breve, qual o fundamento terico do problema a ser resolvido atravs da experincia, assim como o mtodo ou mtodos usados para o resolver e quais os princpios fundamentais em que esse mtodo ou mtodos se baseiam. Material e reagentes utilizados Nesta parte deve ser referida uma listagem de materiais e reagentes utilizados. Procedimento experimental Esta parte do relatrio deve conter o relato exacto e claro de como foi feita a experincia, de modo que baseado neste relato, qualquer outra pessoa possa repetir a experincia. Deve-se descrever a experincia passo a passo, tal como foi realizada. Notese que no basta copiar o procedimento descrito no livro, lembre-se que a forma deve ser impessoal e num tempo passado. Alm disso h a necessidade de especificar claramente cada equipamento utilizado. Note que esta parte do relatrio s deve conter a descrio do trabalho, sem indicar resultados obtidos ou clculos realizados. Pgina 2 de 3

Observaes/Registo de Resultados Nesta parte do relatrio, devem ser colocados os dados recolhidos durante a experincia, Clculos Neste local deve ser indicado os clculos eventualmente realizados. Concluses - Nesta parte do relatrio, devem ser discutidos os resultados obtidos, tirando-se concluses sobre eles ou dando possveis explicaes para o sucedido durante as experincias. Referncias bibliogrficas Finalmente, se foi consultada bibliografia para executar o trabalho, deve ser mencionada no relatrio a bibliografia consultada. Para tal utiliza-se as normas correntes, que so as seguintes: Sobrenome do (s) autor(es), iniciais do(s) nome(s), ano de publicao, titulo da obra, nmero de edio, editora, local e pas de edio. Por exemplo para a elaborao deste texto foram consultadas duas obras que devem ser indicadas da seguinte forma: Referncias bibliogrficas SIMES T., SARAIVA E., QUEIRS M. SIMES M., 1993, Tcnicas Laboratoriais de Qumica Bloco I, 1a Edio, Porto Editora, Porto, Portugal. RIBEIRO da SILVA R., BOCCHI N.,FILHO R., 1990, Introduo Qumica Experimental, 1 Edio , McGraw-Hill, So Paulo, Brasil. (Nota: Quando h vrios autores corrente indicar-se apenas os dados do primeiro ou do mais importante, seguido de et al).

Tipo de letra: Arial 12 Alinhamento do texto: Justificado Espaamento entre linhas: 1,5

Pgina 3 de 3

Vous aimerez peut-être aussi