Vous êtes sur la page 1sur 1

CIRCULA EM NO-ME-TOQUE, CARAZINHO, VICTOR GRAEFF, ERNESTINA, TIO HUGO, COLORADO, LAGOA DOS TRS CANTOS E TAPERA - ANO

XXXV - N 1772 - 23 DE MARO DE 2013 - VENDA AVULSA: R$ 3,00

SBADO, 23 DE MARO DE 2013 - 3

pr eciso dizer
Para o educador e antroplogo Tio Rocha o atual modelo escolar aprisiona e j est dando sinais de falncia... A escola do futuro no existir. possvel fazer educao de qualidade sem escola. Tio Rocha foi professor da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto). Abandonou o emprego para fundar, em 1984, em Belo Horizonte (MG), o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.

ALINE BRANDT* te... Mas ser que estamos criando pessoas para serem felizes?

Tio Rocha iniciou, naquele ano, um projeto pedaggico onde a cultura local utilizada como matria-prima do ensino... Defendendo que a educao acontece em qualquer lugar... E foi debaixo de um p de manga que a pedagogia da roda comeou. Em crculo as crianas discutem, avaliam e decidem a atividade do dia. H trinta anos eu me perguntava se era possvel fazer educao sem escola... Debaixo de um p de manga. Comprovamos que possvel sim fazer educao de qualidade em qualquer lugar. Mas o MEC (Ministrio da Educao) continua produzindo cartilhas e distribuindo livros didticos... E os professores continuam dando a mesma aula de sempre.

A proposta de Tio Rocha, de uma educao mais livre, j atingiu mais de quinhentos educadores e vinte mil crianas. Foi levada a Moambique e a Guin Bissau. Ns comprovamos que possvel sim fazer educao de boa qualidade, em qualquer lugar, sem escola. Aprendemos, tambm, que s podemos fazer boa educao se tivermos bons educadores. Bons educadores so aqueles que geram processos permanentes de aprendizado e no repassadores de contedo. O modelo atual da escola deixa a maioria para trs... Aproveita o mnimo e vai informando gente... Gente que no crtica... Que no pensa... Que no age... Que no bom cidado. Segundo Tio Rocha: a escola, em breve, dever ser substituda por espaos de aprendizagem... Educao se faz com bons educadores. O modelo escolar arcaico aprisiona e h dcadas d sinais de falncia. No precisamos de sala. Precisamos de gente. No precisamos de prdio. Precisamos de espaos de aprendizado. No precisamos de livros. Precisamos ter todos os instrumentos possveis que levem as crianas a aprenderem. * Mestre em histria, jornalista e pesquisadora

Tio Rocha defende a necessidade de se valorizar a cultura popular no ambiente educacional... Precisamos nos sentir parte integrante do territrio... Precisamos ter a certeza de que pertencemos a algum lugar... Que estamos ligados a esse lugar... A cultura popular e as tradies fazem a identidade das pessoas... Transformam indivduos em pessoas. Quando no encontramos nosso lugar no mundo e no nos sentimos parte de um todo tornamo-nos massa de manobra.

As escolas continuam com seis aulas de matemtica e nenhuma de cidadania, solidariedade ou artes... Continuam com aulas de 50 minutos... Como se todo mundo aprendesse em 50 minutos... Essa imbecilidade est presente em pleno sculo vinte e um.

As escolas tm grades... Tm currculo. Podem ser comparadas a uma cadeia... Uma priso. Em vez de serem espao gerador de conhecimento aprisionam contedos... Determinam o que preciso aprender. Se para as crianas e os adolescentes serem felizes - gostarem do que esto fazendo - as escolas precisavam ter mais msica, mais poesia, mais solidariedade e menos matemtica, menos qumica... Estamos criando pessoas para serem bem-sucedidas profissionalmen-

Vous aimerez peut-être aussi