Vous êtes sur la page 1sur 3

Direito Penal IV Plano de Aula Profa.

Fernanda Osorio

1. TTULO I DOS CRIMES CONTRA A PESSOA 1.1 CAPTULO I: DOS CRIMES CONTRA A VIDA 1.2 CAPTULO II: DAS LESES CORPORAIS 1.3 CAPTULO III: DA PERICLITAO DA VIDA E DA SADE 1.4 CAPTULO IV: DA RIXA 1.5 CAPTULO V: DOS CRIMES CONTRA A HONRA 1.6 CAPTULO VI: DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL 1.6.1. Seo I: Dos Crimes Contra a Liberdade Pessoal Constrangimento Ilegal
Art. 146 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistncia, a no fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela no manda: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Aumento de pena 1 - As penas aplicam-se cumulativamente e em dobro, quando, para a execuo do crime, se renem mais de trs pessoas, ou h emprego de armas. 2 - Alm das penas cominadas, aplicam-se as correspondentes violncia. 3 - No se compreendem na disposio deste artigo: I - a interveno mdica ou cirrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justificada por iminente perigo de vida; II - a coao exercida para impedir suicdio.

Lei 9.099/95 e 10.259/2001. Transao penal e suspenso condicional da pena cabvel no caput e no pargrafo primeiro. Objeto jurdico: art. 5, II, CF. Crime comum, doloso, admite tentativa, se consuma quando o ofendido faz ou deixa de fazer alguma coisa. Tipo penal subsidirio. Ao penal pblica incondicionada. Se h o intuito de obter vantagem econmica o crime o de extorso (art. 158, CP). O constrangimento (coao) pode ser praticado por meio de violncia (fsica sobre a pessoa), grave ameaa (violncia moral) ou qualquer outro meio capaz de reduzir a capacidade de resistncia do ofendido. Formas qualificadas: (a) quando se renem mais de trs pessoas para executar o crime; (b) quando h o emprego de arma (verificar Smula 174 STJ cancelada). As penas sero aplicadas cumulativamente e em dobro. Cumulao de penas: alm das penas cominadas ao constrangimento ilegal, aplicam-se, ainda, as correspondentes violncia empregada. Causas de excluso da tipicidade: 3.

Ameaa
Art. 147 - Ameaar algum, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, de causarlhe mal injusto e grave: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Pargrafo nico - Somente se procede mediante representao.

Lei 9.099/95 e 10.259/2001: Cabvel composio civil dos danos, transao penal e suspenso condicional do processo. Crime de forma livre, doloso, formal, instantneo, comum, subsidirio, de ao penal pblica condicionada (exige a representao do ofendido). S a ameaa sria e idnea configura o crime e deve provir de nimo calmo e refletido.

Sequestro e Crcere Privado


Art. 148 - Privar algum de sua liberdade, mediante seqestro ou crcere privado: (Vide Lei n 10.446, de 2002) Pena - recluso, de um a trs anos. 1 - A pena de recluso, de dois a cinco anos: I - se a vtima ascendente, descendente, cnjuge ou companheiro do agente ou maior de 60 (sessenta) anos; (Redao dada pela Lei n 11.106, de 2005) II - se o crime praticado mediante internao da vtima em casa de sade ou hospital; III - se a privao da liberdade dura mais de 15 (quinze) dias. IV - se o crime praticado contra menor de 18 (dezoito) anos; (Includo pela Lei n 11.106, de 2005) V - se o crime praticado com fins libidinosos. (Includo pela Lei n 11.106, de 2005) 2 - Se resulta vtima, em razo de maus-tratos ou da natureza da deteno, grave sofrimento fsico ou moral: Pena - recluso, de dois a oito anos.

Lei 9.099/95 cabe suspenso condicional do processo no caput. Privao de liberdade que pode ser comissiva (deteno) ou omissiva (reteno). Crime doloso, material (que se consuma no momento que ocorre a privao da liberdade), admite tentativa, subsidirio, permanente, comum. Formas qualificadas (1, I a V, e 2). Vtima ascendente, descendente, cnjuge ou companheiro do agente ou maior de 60 (alterao promovida pelo Estatuto do Idoso Lei n. 10.741/2003 e Lei n. 11.106/2005 que acrescentou a situao da vtima companheiro (a) do agente. Internao: mais grave em virtude da fraude usada contra a vtima. O erro quanto necessidade de internamento pode excluir o dolo (CP, art. 20). Durao maior: maior leso liberdade do indivduo. Menor de 18 anos: Acrescentado pela Lei 11.106/2005. Fins libidinosos: Acrescentado pela Lei 11.106/2005, basta que o sujeito intencione a finalidade libidinosa, mas que deve ser cabalmente demonstrada. Caso ocorra violncia sexual, poder haver concurso material de crimes. Grave sofrimento fsico e moral: deve ser resultado dos maus tratos ou da natureza da deteno (local insalubre, falta de alimentos, etc.) Diferenas entre o art. 157, 2, CP e art. 158, 3, CP. De ao penal pblica incondicionada.

Reduo condio anloga de escravo


Art. 149. Reduzir algum a condio anloga de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condies degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoo em razo de dvida contrada com o empregador ou preposto: (Redao dada pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. (Redao dada pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) 1o Nas mesmas penas incorre quem: (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) I - cerceia o uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de ret-lo no local de trabalho; (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) II - mantm vigilncia ostensiva no local de trabalho ou se apodera de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, com o fim de ret-lo no local de trabalho. (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) 2o A pena aumentada de metade, se o crime cometido: (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) I - contra criana ou adolescente; (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003) II - por motivo de preconceito de raa, cor, etnia, religio ou origem. (Includo pela Lei n 10.803, de 11.12.2003)

Crime comum (no s o empregador, mas tambm quem age em nome dele), crime doloso (dolo especfico nas hipteses dos 1, I, II, com o fim de), de competncia da Justia Federal (RE 398.041/PA), de ao penal pblica incondicionada.

1.6.2. Seo II: Dos Crimes contra a Inviolabilidade de Domiclio Violao de domiclio
Art. 150 - Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependncias: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. 1 - Se o crime cometido durante a noite, ou em lugar ermo, ou com o emprego de violncia ou de arma, ou por duas ou mais pessoas: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, alm da pena correspondente violncia. 2 - Aumenta-se a pena de um tero, se o fato cometido por funcionrio pblico, fora dos casos legais, ou com inobservncia das formalidades estabelecidas em lei, ou com abuso do poder. 3 - No constitui crime a entrada ou permanncia em casa alheia ou em suas dependncias: I - durante o dia, com observncia das formalidades legais, para efetuar priso ou outra diligncia; II - a qualquer hora do dia ou da noite, quando algum crime est sendo ali praticado ou na iminncia de o ser. 4 - A expresso "casa" compreende: I - qualquer compartimento habitado; II - aposento ocupado de habitao coletiva; III - compartimento no aberto ao pblico, onde algum exerce profisso ou atividade. 5 - No se compreendem na expresso "casa": I - hospedaria, estalagem ou qualquer outra habitao coletiva, enquanto aberta, salvo a restrio do n. II do pargrafo anterior; II - taverna, casa de jogo e outras do mesmo gnero.

Transao cabvel no caput, no caput c/c o 2 e no 1. Cabvel a suspenso condicional do processo. Art. 5, XI, CF. Crime comum, de mera conduta, comissivo ou omissivo, de forma livre, doloso, subsidirio, de ao penal pblica incondicionada. Conceito de casa: 4 Art. 291 a 293, CPP. Formas qualificadas: 1 - crime praticado durante a noite (no equivale ao repouso noturno, perodo que compreende o anoitecer e o alvorecer); local ermo (despovoado); emprego de violncia ou arma; praticado por duas ou mais pessoas. Funcionrio pblico: 2 - que o agente utilize sua condio para praticar o crime. Verificar art. 240 a 248 do CPP. Excluso da ilicitude: 3.

Vous aimerez peut-être aussi