Vous êtes sur la page 1sur 2

CULTURA CLSSICA: CONTRIBUIES LINGUSTICAS AULA 6 SISTEMA DE FORMAO DA LINGUA LATINA Com o esfacelamento do Imprio Romano, o latim que

e era falado em seu vasto territrio, passou a se desenvolver independentemente em cada regio, sem ter mais o poder centralizador e unificador de Roma. Ele transformou-se, enfim, em outras lnguas novas, sendo, deste modo, os prprios latins continuados e transformados atravs do tempo e do espao. Denominavam-se lnguas romnicas ou neolatinas, cujas principais hoje so: o portugus, o espanhol, o francs, o provenal, o italiano, e o romeno. Chama-se Latim Vulgar o latim falado pelas classes inferiores da sociedade romana inicialmente e depois de todo o Imprio Romano. Nestas classes estava compreendida a imensa multido de pessoas incultas que eram de todo indiferentes s criaes do esprito. AULA 7 SISTEMA NOMINAL LATINO Vogais, so breves/longas ou comum (dois modos). As consoantes dividem-se em mudas, lquidas, sibilantes e duplas. As slabas so longas ou breves de acordo com a natureza/posio de suas vogais. A slaba pode ser longa por natureza: todos os ditongos e vogais derivadas de ditongos ou por contrao; ou por posio: toda vogal seguida de duas consoantes ou de x, z torna-se longa. Quando seguida de outra vogal breve, as terminaes em consoante, que no sejam S, so breves. As slabas so a unidade sonora da palavra (morfema/fonema). So fonemas pronunciados de uma s vez. Se dois fonemas so vogais, a slaba chama-se ditongo. AULA 8 POR UMA EDUCAO CORPRIA EMANCIPATRIA: O CAMINHO DO CORPO NA EDUCAO DO FSICO O latim uma lngua reconhecidamente flexvel, isto , uma lngua cujos substantivos, adjetivos e demais classes variveis apresentam muitas possibilidades de declinao (flexo, ou ainda, conjugao nominal). A flexo nominal foi perdida em todas as lnguas derivadas, exceo do romeno e incluindo o portugus, motivo pelo qual o aluno brasileiro precisa, ao enfrentar o estudo do latim ou outra lngua flexionada qualquer (como ocorre com o alemo), aprender inicialmente o conceito de casos gramaticais e depois aprender (pela memorizao) a sua aplicao prtica. 1) O nominativo - Ele serve para indicar que a palavra em questo o sujeito da orao, o agente absoluto, livre de qualquer ao por outro agente qualquer. 2) O acusativo - usado para marcar o nome como o objeto direto do verbo. Diz-se ligado, pois para que haja um verbo agindo sobre um objeto (que pode ser um indivduo, uma coisa etc.), preciso que haja o autor (ou agente). 3) O dativo - Serve para indicar o objeto indireto do verbo. Sempre que se quiser usar corretamente o acusativo e o dativo, j que sua funo praticamente idntica, basta atentar para que caso o verbo rege (o que vlido no s para o latim como para qualquer outra lngua flexionada; sempre que aprender um verbo, muitssimo importante saber que caso ele governa).

4) O genitivo - o caso que expressa o valor de posse. 5) O ablativo - Detm a funo de locuo adverbial, acompanhado ou no, de preposio. 6) O vocativo - Refere-se funo do discurso direto na frase. Em geral, em caso de saudao. AULA 9 - SISTEMA VERBAL LATINO As formas verbais do latim indicam a pessoa que fala, se a primeira (eu, ns), a segunda (tu, vs) ou a terceira (ele/ela, eles/elas), sem que necessariamente postulem a presena do pronome pessoal referente para indicar qual seja. Assim, ao dizer em portugus "amas", sabe-se que se trata da segunda pessoa do singular (tu amas). Em latim se d o mesmo: "amas" significa "tu amas", ou simplesmente "amas". As formas verbais latinas indicam se o sujeito singular ou plural: amas (tu amas, singular); amatis (vs amais, plural). As formas verbais latinas indicam o tempo da ao: passado, presente ou futuro. Mas como existe a preocupao de se distinguir se a ao foi completada ou se est em curso no momento pedido, o latim como o portugus vai dividir seus tempos, passado e futuro. Nas formas verbais latinas se distinguem dois tipos de voz: o a) ativa: Indica que o sujeito realiza a ao. o b) passiva: Indica que o sujeito de alguma forma sofre ou recebe a ao. Modo: Entre as formas verbais latinas distinguem-se trs modos verbais. O modo verbal a maneira como o sujeito concebe a ao verbal. 1) O modo indicativo o modo do fatual, utilizado para se fazer afirmaes e perguntas. 2) O modo subjuntivo expressa ideia, inteno, desejo, potencialidade ou suposio. 3) O modo imperativo usado em ordens ou comandos.

Vous aimerez peut-être aussi