Vous êtes sur la page 1sur 42

Administrao Pblica para a ESAF

Mdulo 4 Governana, Governabilidade e Accountability

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
1 - (ESAF MPOG APO - 2002) Sobre a governabilidade e a governana podem ser feitas as seguintes afirmaes, exceto que: a) A governabilidade e a no-governabilidade no so fenmenos completos, mas processos em curso, relaes complexas entre componentes do sistema poltico. b) A teoria da sobrecarga de demandas sustenta que houve uma gradativa perda de legitimidade do Estado, de fundo econmico.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
c) A no-governabilidade um problema caracterstico de uma sociedade de classes, onde a classe capitalista sobrecarrega o Estado com demandas que no podem ser atendidas. d) A teoria da crise da democracia estabelece que a nogovernabilidade um resultado direto da diminuio da autoridade poltica. e) A teoria da crise da racionalidade, cujo maior expoente foi certamente Habermas, sugere que os Estados capitalistas tm por base um princpio organizador, com duas faces: a afirmao de um domnio no-poltico de classe e o desenvolvimento do mercado, onde se d o intercmbio de equivalentes.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
1 - (ESAF MPOG APO - 2002) Sobre a governabilidade e a governana podem ser feitas as seguintes afirmaes, exceto que: a) A governabilidade e a no-governabilidade no so fenmenos completos, mas processos em curso, relaes complexas entre componentes do sistema poltico. b) A teoria da sobrecarga de demandas sustenta que houve uma gradativa perda de legitimidade do Estado, de fundo econmico. c) A no-governabilidade um problema caracterstico de uma sociedade de classes, onde a classe capitalista sobrecarrega o Estado com demandas que no podem ser atendidas. d) A teoria da crise da democracia estabelece que a no-governabilidade um resultado direto da diminuio da autoridade poltica. e) A teoria da crise da racionalidade, cujo maior expoente foi certamente Habermas, sugere que os Estados capitalistas tm por base um princpio organizador, com duas faces: a afirmao de um domnio no-poltico de classe e o desenvolvimento do mercado, onde se d o intercmbio de equivalentes.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
2- (ESAF CGU / AFC 2004) Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definies sobre a Governabilidade, relacionadas a seguir: ( ) A governabilidade refere-se s prprias condies substantivas / materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
( ) A governabilidade a autoridade poltica do Estado em si, entendida como a habilidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum. ( ) A fonte e a origem da governabilidade so as leis e o poder legislativo, pois ele que garante a estabilidade poltica do Estado, por representar todas as unidades da Federao e os diversos segmentos da sociedade.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
( ) A fonte da governabilidade so os agentes pblicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulao / implementao correta das polticas pblicas. ( ) A governabilidade o apoio obtido pelo Estado s suas polticas e sua capacidade de articular alianas e coalizes para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
Escolha a opo correta. a) V, F, V, V, F b) F, V, F, V, V c) V, V, F, F, V d) V, F, V, F, F e) F, F, V, F, V

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
2- (ESAF CGU / AFC 2004) Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as definies sobre a Governabilidade, relacionadas a seguir: ( ) A governabilidade refere-se s prprias condies substantivas / materiais de exerccio do poder e de legitimidade do Estado e do seu governo, derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado. ( ) A governabilidade a autoridade poltica do Estado em si, entendida como a habilidade que este tem para agregar os mltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum. ( ) A fonte e a origem da governabilidade so as leis e o poder legislativo, pois ele que garante a estabilidade poltica do Estado, por representar todas as unidades da Federao e os diversos segmentos da sociedade. ( ) A fonte da governabilidade so os agentes pblicos ou servidores do Estado que possibilitam a formulao / implementao correta das polticas pblicas. ( ) A governabilidade o apoio obtido pelo Estado s suas polticas e sua capacidade de articular alianas e coalizes para viabilizar o projeto de Estado e sociedade a ser implementado. Escolha a opo correta. a) V, F, V, V, F b) F, V, F, V, V

c) V, V, F, F, V
d) V, F, V, F, F e) F, F, V, F, V
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
3 - (ESAF CGU / AFC 2004) O desafio do Estado brasileiro pressupe uma tarefa de transformao que exige a redefinio de seus papis, funes e mecanismos de funcionamento interno. Este processo impe novas exigncias sociedade como um todo. Assinale a opo correta entre as seguintes afirmaes sobre governana. a) A governana consiste na prpria autoridade poltica ou legitimidade possuda pelo Estado para apresentar sociedade civil e ao mercado um amplo projeto para determinada nao. b) A governana composta das condies sistmicas nas quais se edifica um projeto de Estado e sociedade.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
c) A governana visa no apenas superar a crise do Estado e do seu aparelho, mas tambm cooperar na superao do atual quadro social persistente em nosso pas. d) As principais fontes e origens da governana so os cidados e a cidadania organizada. e) A governana a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas, ou seja, os aspectos adjetivos/ instrumentais da governabilidade.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
3 - (ESAF CGU / AFC 2004) O desafio do Estado brasileiro pressupe uma tarefa de transformao que exige a redefinio de seus papis, funes e mecanismos de funcionamento interno. Este processo impe novas exigncias sociedade como um todo. Assinale a opo correta entre as seguintes afirmaes sobre governana. a) A governana consiste na prpria autoridade poltica ou legitimidade possuda pelo Estado para apresentar sociedade civil e ao mercado um amplo projeto para determinada nao. b) A governana composta das condies sistmicas nas quais se edifica um projeto de Estado e sociedade. c) A governana visa no apenas superar a crise do Estado e do seu aparelho, mas tambm cooperar na superao do atual quadro social persistente em nosso pas. d) As principais fontes e origens da governana so os cidados e a cidadania organizada. e) A governana a capacidade que um determinado governo tem para formular e implementar as suas polticas, ou seja, os aspectos adjetivos/ instrumentais da governabilidade.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
4 - (ESAF CGU / AFC 2006) Assinale se as frases a seguir so verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Os conceitos de governabilidade e governana esto intimamente relacionados entre si e com a reforma do Estado. ( ) Os conceitos de governabilidade e governana no esto relacionados entre si e nem com a reforma do Estado. ( ) Por governana se entende a capacidade de governar derivada da legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade civil.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
( ) Por governabilidade se entende a legitimidade de um determinado governo junto sociedade para empreender mudanas. ( ) Por governana se entende a capacidade tcnica, financeira e gerencial de implementar polticas pblicas. ( ) Por accountability se entende a capacidade do Estado em formular e implementar polticas pblicas e atingir metas. Escolha a opo correta. a) F, V, V, V, F, F b) V, F, V, F, F, V c) F, V, F, F, V, V d) V, F, F, V, V, F e) F, V, F, V, V, V Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
4 - (ESAF CGU / AFC 2006) Assinale se as frases a seguir so verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Os conceitos de governabilidade e governana esto intimamente relacionados entre si e com a reforma do Estado. ( ) Os conceitos de governabilidade e governana no esto relacionados entre si e nem com a reforma do Estado. ( ) Por governana se entende a capacidade de governar derivada da legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade civil. ( ) Por governabilidade se entende a legitimidade de um determinado governo junto sociedade para empreender mudanas. ( ) Por governana se entende a capacidade tcnica, financeira e gerencial de implementar polticas pblicas. ( ) Por accountability se entende a capacidade do Estado em formular e implementar polticas pblicas e atingir metas. Escolha a opo correta. a) F, V, V, V, F, F b) V, F, V, F, F, V c) F, V, F, F, V, V

d) V, F, F, V, V, F
e) F, V, F, V, V, V
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
5 - (ESAF CGU / AFC 2008) Durante a crise do Estado dos anos 1980 e 1990, palavras e expresses foram forjadas para possibilitar o entendimento de suas diferentes dimenses e propiciar a busca de solues. Neste contexto, quando um governo est preocupado em legitimar decises e aes se diz que ele est buscando maior ........... Complete a frase com a opo correta. a) governabilidade. b) efetividade. c) governana. d) accountability. e) eficincia. Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
5 - (ESAF CGU / AFC 2008) Durante a crise do Estado dos anos 1980 e 1990, palavras e expresses foram forjadas para possibilitar o entendimento de suas diferentes dimenses e propiciar a busca de solues. Neste contexto, quando um governo est preocupado em legitimar decises e aes se diz que ele est buscando maior ........... Complete a frase com a opo correta. a) governabilidade. b) efetividade. c) governana. Depois Anulada d) accountability. e) eficincia. Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
6 - (ESAF MPOG PSS 2008) Desde a dcada de 1960 at o final dos anos 1990, os temas da governabilidade e governana comparecem, recorrentemente, s discusses sobre o contexto poltico institucional da gesto pblica nas sociedades democrticas. Indique, entre as opes abaixo, aquela que no menciona variveis prprias desse debate. a) A eficincia da mquina administrativa, as formas de gesto pblica, os mecanismos de regulao e controle e de financiamento do Estado. b) A estrutura de oportunidades, a cultura poltica, as instituies associativas e os padres assumidos pelos processos de formao de capital social.

Questes de Concurso
c) A capacidade de liderana e coordenao do governo, as caractersticas das coalizes de oposio e de sustentao governamental e regras do processo decisrio. d) As caractersticas do sistema de intermediao de interesses, o grau de interao do pblico com o privado na definio e conduo das polticas governamentais e de incluso de grupos sociais afetados. e) A forma de governo, o sistema partidrio e eleitoral, as relaes entre as instncias governamentais do sistema federativo e o papel do poder Judicirio.

Questes de Concurso
6 - (ESAF MPOG PSS 2008) Desde a dcada de 1960 at o final dos anos 1990, os temas da governabilidade e governana comparecem, recorrentemente, s discusses sobre o contexto poltico institucional da gesto pblica nas sociedades democrticas. Indique, entre as opes abaixo, aquela que no menciona variveis prprias desse debate. a) A eficincia da mquina administrativa, as formas de gesto pblica, os mecanismos de regulao e controle e de financiamento do Estado. b) A estrutura de oportunidades, a cultura poltica, as instituies associativas e os padres assumidos pelos processos de formao de capital social. c) A capacidade de liderana e coordenao do governo, as caractersticas das coalizes de oposio e de sustentao governamental e regras do processo decisrio. d) As caractersticas do sistema de intermediao de interesses, o grau de interao do pblico com o privado na definio e conduo das polticas governamentais e de incluso de grupos sociais afetados. e) A forma de governo, o sistema partidrio e eleitoral, as relaes entre as instncias governamentais do sistema federativo e o papel do poder Judicirio.

Questes de Concurso
7 - (ESAF CGU / AFC 2008) No debate sobre a accountability, diversos autores reconhecem a existncia, nas poliarquias contemporneas, de mecanismos de controle externos aos poderes Executivo, Legislativo ou Judicirio. Examine os enunciados a seguir sobre a accountability societal e depois marque a resposta correta. 1- A accountability societal um mecanismo de controle no eleitoral que emprega ferramentas institucionais e no institucionais. 2- A accountability societal se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos sociais ou mdia.

Questes de Concurso
3- O objetivo da accountability societal expor erros e falhas dos governos, trazer novas questes para a agenda pblica e influenciar decises polticas a serem implementadas por rgos pblicos. 4- Os agentes da accountability societal tm o direito e o poder legal, alm da capacidade institucional para aplicar sanes legais contra as transgresses dos agentes pblicos. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente o enunciado de nmero 1 est incorreto. d) Somente o enunciado de nmero 4 est incorreto. e) Somente os enunciados 2 e 3 esto incorretos.

Questes de Concurso
7 - (ESAF CGU / AFC 2008) No debate sobre a accountability, diversos autores reconhecem a existncia, nas poliarquias contemporneas, de mecanismos de controle externos aos poderes Executivo, Legislativo ou Judicirio. Examine os enunciados a seguir sobre a accountability societal e depois marque a resposta correta. 1- A accountability societal um mecanismo de controle no eleitoral que emprega ferramentas institucionais e no institucionais. 2- A accountability societal se baseia na ao de mltiplas associaes de cidados, movimentos sociais ou mdia. 3- O objetivo da accountability societal expor erros e falhas dos governos, trazer novas questes para a agenda pblica e influenciar decises polticas a serem implementadas por rgos pblicos. 4- Os agentes da accountability societal tm o direito e o poder legal, alm da capacidade institucional para aplicar sanes legais contra as transgresses dos agentes pblicos. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente o enunciado de nmero 1 est incorreto.

d) Somente o enunciado de nmero 4 est incorreto.


e) Somente os enunciados 2 e 3 esto incorretos.

Questes de Concurso
8 - (ESAF CGU / AFC 2008) A noo de accountability poltica pressupe o exerccio do poder poltico e a necessidade de que este seja controlado. Examine os enunciados abaixo, referentes ao debate contemporneo sobre a accountability poltica e assinale a resposta certa. 1- Os pressupostos da democracia liberal representativa do nfase accountability vertical, referente s relaes entre o Estado e os cidados. 2- A accountability horizontal tem trs dimenses, a saber: informao, sano e prestao de contas. 3- O exerccio da accountability requer mecanismos de aplicao de sanes formais.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
4- A accountability horizontal exercida dentro do Estado, por diferentes agncias ou rgos. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente o enunciado de nmero 2 est incorreto. d) Somente o enunciado de nmero 3 est incorreto. e) Somente os enunciados 1 e 4 esto corretos.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
8 - (ESAF CGU / AFC 2008) A noo de accountability poltica pressupe o exerccio do poder poltico e a necessidade de que este seja controlado. Examine os enunciados abaixo, referentes ao debate contemporneo sobre a accountability poltica e assinale a resposta certa. 1- Os pressupostos da democracia liberal representativa do nfase accountability vertical, referente s relaes entre o Estado e os cidados. 2- A accountability horizontal tem trs dimenses, a saber: informao, sano e prestao de contas. 3- O exerccio da accountability requer mecanismos de aplicao de sanes formais. 4- A accountability horizontal exercida dentro do Estado, por diferentes agncias ou rgos. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente o enunciado de nmero 2 est incorreto. d) Somente o enunciado de nmero 3 est incorreto.

e) Somente os enunciados 1 e 4 esto corretos.

Depois ANULADA

Questes de Concurso
9 - (ESAF CGU / AFC 2008) Examine os enunciados abaixo sobre a governabilidade e assinale a resposta correta. 1- A crise de governabilidade o produto conjunto de uma crise de gesto administrativa do sistema e de uma crise de apoio poltico da sociedade s autoridades e ao governo. 2- As variveis fundamentais governabilidade de uma democracia so a autoridade de suas instituies de governo e a fora das suas instituies de oposio. 3- A crise de governabilidade expressa um conjunto de problemas de acumulao, de distribuio e redistribuio de recursos, bens e servios aos cidados, associados a uma crise fiscal.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
4- A governabilidade depende da capacidade do Estado de controlar e gerenciar o seu quadro administrativo e seus recursos financeiros. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos. c) Somente os enunciados 1 e 2 esto corretos. d) Somente os enunciados 2 e 3 esto corretos. e) Somente os enunciados 3 e 4 esto corretos.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
9 - (ESAF CGU / AFC 2008) Examine os enunciados abaixo sobre a governabilidade e assinale a resposta correta. 1- A crise de governabilidade o produto conjunto de uma crise de gesto administrativa do sistema e de uma crise de apoio poltico da sociedade s autoridades e ao governo. 2- As variveis fundamentais governabilidade de uma democracia so a autoridade de suas instituies de governo e a fora das suas instituies de oposio. 3- A crise de governabilidade expressa um conjunto de problemas de acumulao, de distribuio e redistribuio de recursos, bens e servios aos cidados, associados a uma crise fiscal. 4- A governabilidade depende da capacidade do Estado de controlar e gerenciar o seu quadro administrativo e seus recursos financeiros. a) Todos os enunciados esto corretos. b) Todos os enunciados esto incorretos.

c) Somente os enunciados 1 e 2 esto corretos.


d) Somente os enunciados 2 e 3 esto corretos. e) Somente os enunciados 3 e 4 esto corretos.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
10 - (ESAF MPOG EPPGG - 2008) Entre os pressupostos das novas abordagens sobre governana no setor pblico, destacam-se: I. o crescimento da complexidade nas relaes entre governo e sociedade; II. a expanso da influncia dos organismos internacionais e das comunidades locais nos processos de formao, implementao e avaliao de polticas pblicas; III. a possibilidade de existncia de mltiplos modelos de governana no setor pblico, ao invs de um sistema burocrtico nico e centralizado;
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
IV. a importncia da teoria dos sistemas, especialmente a ciberntica, como fundamento conceitual para formulao de polticas pblicas; V. a crescente importncia do papel das redes interorganizacionais. Esto corretas: a) As afirmativas I, II, III, IV e V. b) Apenas as afirmativas I, II, III e V. c) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Apenas as afirmativas II, III e V. e) Apenas as afirmativas I, II e IV.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
10 - (ESAF MPOG EPPGG - 2008) Entre os pressupostos das novas abordagens sobre governana no setor pblico, destacam-se: I. o crescimento da complexidade nas relaes entre governo e sociedade; II. a expanso da influncia dos organismos internacionais e das comunidades locais nos processos de formao, implementao e avaliao de polticas pblicas; III. a possibilidade de existncia de mltiplos modelos de governana no setor pblico, ao invs de um sistema burocrtico nico e centralizado; IV. a importncia da teoria dos sistemas, especialmente a ciberntica, como fundamento conceitual para formulao de polticas pblicas; V. a crescente importncia do papel das redes inter-organizacionais. Esto corretas: a) As afirmativas I, II, III, IV e V.

b) Apenas as afirmativas I, II, III e V.


c) Apenas as afirmativas I, II e III. d) Apenas as afirmativas II, III e V. e) Apenas as afirmativas I, II e IV.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
11 - (ESAF SEFAZ-SP - AUDITOR 2009) Considerado fundamental governana no setor pblico, o processo pelo qual as entidades pblicas e seus responsveis devem prestar contas dos resultados obtidos, em funo das responsabilidades que lhes foram atribudas por delegao de poder, denomina-se: a) Transparncia. b) Integridade. c) Equidade. d) Responsabilidade Fiscal. e) Accountability.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
11 - (ESAF SEFAZ-SP - AUDITOR 2009) Considerado fundamental governana no setor pblico, o processo pelo qual as entidades pblicas e seus responsveis devem prestar contas dos resultados obtidos, em funo das responsabilidades que lhes foram atribudas por delegao de poder, denomina-se: a) Transparncia. b) Integridade. c) Equidade. d) Responsabilidade Fiscal. e) Accountability.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
12 - (ESAF AFRF 2009) Sobre o tema governabilidade, governana e accountability, assinale a opo incorreta. a) A accountability visa a fortalecer o controle social e poltico, em detrimento do controle burocrtico. b) Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas. c) O conceito de governana possui um carter mais amplo que o conceito de governabilidade.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
d) As parcerias pblico-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenao de atores estatais e no estatais, tpico da governana. e) A governabilidade refere-se mais dimenso estatal do exerccio do poder.

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
12 - (ESAF AFRF 2009) Sobre o tema governabilidade, governana e accountability, assinale a opo incorreta. a) A accountability visa a fortalecer o controle social e poltico, em detrimento do controle burocrtico. b) Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas. c) O conceito de governana possui um carter mais amplo que o conceito de governabilidade. d) As parcerias pblico-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenao de atores estatais e no estatais, tpico da governana. e) A governabilidade refere-se mais dimenso estatal do exerccio do poder.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
13 - (ESAF ANA ANALISTA - 2009) Sobre accountability, analise as afirmaes que se seguem e selecione a opo que melhor representa o resultado de sua anlise: ( ) A accountability diz respeito capacidade que os constituintes tm de impor sanes aos governantes, notadamente reconduzindo ao cargo aqueles que se desincumbem bem de sua misso e destituindo os que possuem desempenho insatisfatrio; ( ) A accountability inclui a prestao de contas dos detentores de mandato e o veredicto popular sobre essa prestao de contas;
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
( ) A accountability depende de mecanismos institucionais, sobretudo da existncia de eleies competitivas peridicas. a) C, C, C b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, E

Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
13 - (ESAF ANA ANALISTA - 2009) Sobre accountability, analise as afirmaes que se seguem e selecione a opo que melhor representa o resultado de sua anlise: ( ) A accountability diz respeito capacidade que os constituintes tm de impor sanes aos governantes, notadamente reconduzindo ao cargo aqueles que se desincumbem bem de sua misso e destituindo os que possuem desempenho insatisfatrio; ( ) A accountability inclui a prestao de contas dos detentores de mandato e o veredicto popular sobre essa prestao de contas; ( ) A accountability depende de mecanismos institucionais, sobretudo da existncia de eleies competitivas peridicas.

a) C, C, C
b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, E
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
14 - (ESAF MTE - AUDITOR 2010) Assinale a opo correta. a) As eleies e o voto so mecanismos de accountability horizontal. b) Uma alta demanda social por accountability afeta, negativamente, a capacidade de governana. c) Sem legitimidade, no h como se falar em governabilidade. d) Instncias responsveis pela fiscalizao das prestaes de contas contribuem para o desempenho da accountability vertical. e) Uma boa governabilidade garante uma boa governana.
Prof. Rodrigo Renn

Questes de Concurso
14 - (ESAF MTE - AUDITOR 2010) Assinale a opo correta. a) As eleies e o voto so mecanismos de accountability horizontal. b) Uma alta demanda social por accountability afeta, negativamente, a capacidade de governana. c) Sem legitimidade, no h como se falar em governabilidade. d) Instncias responsveis pela fiscalizao das prestaes de contas contribuem para o desempenho da accountability vertical. e) Uma boa governabilidade garante uma boa governana.
Prof. Rodrigo Renn

Vous aimerez peut-être aussi