Vous êtes sur la page 1sur 12

As ervas ,tanto na Umbanda como no Candombl, so fundamentais em determinados rituais.

Na Umbanda faz-se o amaci, que um ritual de iniciao e ao mesmo tempo de firmeza do anjo-da-guarda do mdium. Na Umbanda e no Candombl, as ervas so usadas em diversas cerimnias, tais como sacodimento, banho de ab,e tambm nos trabalhos. Existem ervas que atraem fortuna, amor, felicidade e sade,entre outrs coisas; em contrpartida, h aquelas que separam casais, expulsam vizinhos ou afastam pessoas indesejveis. Na Umbanda as ervas tambm servem para o riyual de defumao, de forma diversas e para diversos fins. Sendo o pricipal fator afastar os maus fluidos e limpar o ambiente para uma boa vibrao ou harmonia. Cada orix ou guia protetor tem as suas ervas preferidas. Essa preferncia est ligada a diversos fatores, como formato, espcie,cor.etc... H algo muito importante que deve ser observado. As ervas so usadas de acordo com o anjo-de guarda, Orix, de cada pessoa. Mas nem sempre a erva que tem a finalidade de sanar um determinado orgo pertence ao orix que rege aquele orgo.Uma erva que pode servir para curar uma dor de cabea pode no pertencer a Oxal. Os banhos de ervas so, de uma maneira geral, rituais onde utilizamos elementos da natureza com o intuito de que haja uma troca energtica entre o indivduo e esses elementos naturais utilizados. Os banhos de ervas servem principalmente para limpar as energias negativas, reequilibrar, aumentar a capacidade receptiva do aparelho medinico e desobstruo dos chacras. Podem ser utilizados ervas secas ou frescas dando sempre preferncia para as folhas frescas. Os banhos de ervas frescas devem ser preparados por macerao, ou seja, as ervas devem ser colocadas em um recipiente com gua e maceradas por alguns minutos. Ele deve ser preparado dentro de um ritual que consiste em: 1. Nunca ferver as folhas junto com a gua. 2. As folhas devem ser maceradas ou quinadas e colocadas em vasilhas de loua, gata ou potes de barro. 3. Em alguns casos, quando no houver necessidade de gua quente, as ervas devem ser quinadas diretamente sobre a gua. 4. conveniente usar sempre gua de boa qualidade, como por exemplo: gua de mina, de poo ou gua mineral. Os banhos de ervas secas devem ser preparados por infuso, ou seja, essas ervas devem ser colocadas em uma vasilha com gua fervente que ser tampada e permanecer assim por pelo menos 15 minutos. Lembrando que ervas secas no

devem ser fervidas e que precisam ser ativadas antes de serem utilizadas. A ativao se faz amassando-as e apertando-as um pouquinho entre as mos. Basicamente existem os seguintes tipos de banhos: Banho de Descarrego: Serve para livrar o indivduo de cargas energticas negativas. Estamos o tempo todo em contato com diversas pessoas e ambientes onde o mal e as energias negativas so abundantes. Por mais que nos vigiemos ora ou outra baixamos nosso nvel vibratrio e imediatamente estamos entrando nessa egrgora de energia negativa. Se no nos cuidarmos vamos adquirindo doenas, distrbios e podemos at ser obsediados, por isso o banho de descarrego fundamental. H dois tipos de banho de descarrego: o banho de sal grosso, que lava toda a aura desmagnetizando a pessoa (Este banho muito eficiente para descarrego, porm no deve ser jogado na cabea(usado somente em extrema necessidade que no se tem outra sada) e aps este banho deve se tomar imediatamente um banho de ervas para equilibrar as energias, uma vez que ele realmente capaz de tirar toda a energia da aura) e o banho de ervas de descarrego, que tem efeito mais duradouro e consequncias maiores que o banho de sal grosso pois algumas ervas so naturalmente descarregadoras e sacodem energeticamente a aura de uma pessoa eliminando grande parte das larvas astrais e miasmas. Para preparar este tipo de banho devemos utilizar ervas quentes como arruda, guin, aroeira, folhas de fumo, entre outras. Banho de Defesa: Serve para a manuteno energtica dos chacras impedindo que eles se impregnem de energias nocivas em determinados rituais como, por exemplo, em oferendas em campo de fora ou quando vamos conhecer um novo terreiro. As ervas utilizadas para preparar este tipo de banho so aquelas relacionadas ao Orix regente da pessoa ou aquelas que uma entidade receitar. Banho de Energizao: Reativa os centros energticos e refaz o teor positivo da aura. um banho que devemos utilizar regularmente e que devemos tomar antes ou at mesmo depois de uma gira espiritual. Para o preparo deste tipo de banho devem ser utilizadas ervas mornas como ptalas de rosas brancas ou amarelas, alecrim, alfazema, levante, entre outras. Banho de Fixao: utilizado para trabalhos ritualsticos e deve ser tomado apenas por mdiuns que iro realizar um trabalho aprofundado e entrar em contato com entidades elevadas. Este banho abre todos os chacras aguando a percepo medinica e as ervas utilizadas nele devem ser as indicadas pelo chefe de terreiro ou pela entidade. O AMACI Amaci um banho de ervas que se faz no mdium iniciante na Umbanda. Este banho dado inclusive na cabea do mdium e tem a finalidade de limpar o campo astral e preparar o mdium para entrar na corrente medinica. uma preparao,

uma espcie de primeira confirmao do mdium na corrente. um vinculo energtico do mdium com o seu Orix, com a casa e com o seu Babalorix, porque somente ele pode dar este banho e colocar a mo na cabea do mdium. A partir deste ponto, o mdium um mdium de Umbanda e est energeticamente vinculado ao seu Orix.

O Poder das Ervas na Umbanda

Na Umbanda, a influncia vegetalista provavelmente herdada de prticas indgenas, afro-amerndias mais propriamente. As Ervas detm grande quantidade de AX ( Energia mgico-universal, sagrada e positiva), que bem combinadas entre si, detm forte poder de limpeza da Aura e produzem Energia Positiva. BANHO DE ERVAS

Os banhos de ervas j eram usados pelos povos antigos com as mais variadas finalidades.

Tm dois objetivos principais:

Para eliminar vibraes negativas: banhos de descarga Para adquirir vibraes positivas: banhos de fixao

O banho de descarga tem por finalidade a "Limpeza Astral" das larvas oriundas da baixa magia e atraes negativas e mesmo influenciadas por espritos obsessores, cuja precipitao de fludos se chamam " Aura a Aura" repelindo-os.

O banho de fixao serve para vitalizar, fixar e precipitar os prprios fludos mediunidade ativa no Corpo Astral, afins s entidades atuantes e incorporantes.

O banho de descarga deve ser tomado do pescoo para baixo, nunca se molhando a cabea: o de fixao de vibraes, no corpo inteiro, inclusive a cabea.

Aps o banho, o corpo no deve ser enxuto para maior captao ou eliminao. Deve-se usar roupa totalmente limpa aps esses banhos.

As ervas usadas devem ser juntadas e jogadas fora do local do banho, de preferncia em lugares de gua corrente, rios ou mar.

As ervas, no seu preparo, no devem ser cozidas. O fogo deve ser desligado quando a gua atingir o estado de ebulio. Juntam-se as ervas, abafando-se o recipiente, para depois serem usadas com o mximo de suas propriedades. As ervas tambm podem ser maceradas.

AS ERVAS DOS ORIXS

Abaixo esto relacionadas as ervas mais conhecidas e usadas na Umbanda para banhos e outras finalidades.

Oxal - Boldo ou Tapete de Oxal; Saio ou Folha da Costa ; Manjerico ou Alfavaca Branca; Sndalo; Patchuli; Colnia; Alfazema; Algodoeiro; Capim Limo; Girassol; Maracuj; Jasmim; Erva Cidreira. entre outras.

Xang - Levante ou Elevante; Quebra-Pedra; Fortuna ; Erva Lrio; Pata de Vaca; Pra-Raio; Gervo Roxo; Manjerico Branco; Erva de Santa Maria; Malva Branca; Sucupira; Limoeiro; Caf; Alecrim do Mato, entre outras.

Ogum - Espada de So Jorge; Peregum Folhas Amarelas e Verdes; So Gonalinho; Aroeira; VenceDemanda; Comigo-Ningm-Pode; Rom; Jurubeba; Mangueira; Pinheiro; Goiabeira; Abacateiro; Canela, entre outras.

Obaluai (Omulu) - Hera; Canela de Velho; Assa-Peixe; Erva-de-Passarinho; Levante ou Alevante; Jurubeba; Manjerico Roxo; Camomila; Babosa; Mamona Branca; Aroeira; Jamelo; Carnaba, entre outras.

Yemanj - Manjerico; Colnia; Saio; Levante; Jasmim; Malva Rosa; Lgrimas de Nossa Senhora; Pata de Vaca; Parreira; Camomila ou Macela; Poeijo; Trevo; Violeta; Boldo; Alaga Marinha; Gernio, entre outras.

Oxssi - Alecrim do Campo; Peregun Verde; Mangueira; Chapu de Coro; Abre Caminho; VenceDemandas; Jureminha; Erva Doce; Pitangueira; Rom; Sabugueiro; Malva Rosa; Levante; Capim Limo; Violeta, entre outras.

Nan - Erva Quaresma; Manjerico; Agoniada; Mostarda; Agrio; Bertalha; Espinafre; Hortnsia; Cedinho; Erva-Cidreira; Camomila; Beringela; Erva-Mate; Avenca; Jaqueira; Cavalinha, entre outras.

Oxum - Jasmim; Erva -Cidreira; Colnia; Agoniada; Camomila; Lgrimas de Nossa Senhora; Erva Doce; Lrio Amarelo; Mamo; Boldo; Vitria-Rgia;Gengibre;Melancia;Agrio; Melo; Coentro; Celidnia, entre outras.

Yans - Pra-Raio; Dormideira; Erva Santa Brbara; Cana do Brejo; Erva Prata; Gervo Roxo; Anil.; Violeta; Losna; Arruda; Orqudea; Mal-me-quer; Alfazema; Anil; Cip Azogue; Alfazema de Caboclo, entre outras.

Ibeji - Amoreira; Anil; Alfazema; Abre-Caminhos; Parreira; Colnia; Erva-Cidreira; Pitangueira; Camomila; Erva Doce; Caj; Morango; Capim Limo; Lrio; Benjoim; Tangerina; Fruta de Conde; Hortelo, entre outras.

Ex - Vassourinha; Fumo; Babosa; Tiririca; Bananeira; Pinho Roxo; Vence-Demandas; ComigoNingum-Pode; Jurubeba; Urtiga; Amendoeira; Bambu, entre outras.

ERVAS PARA AFASTAR MAUS ESPRITOS

So usadas para fazer Sacudimentos de Pessoas e Ambientes como: Losna; Cip; Comigo-Ningum-Pode; Fumo; Alho; Crisntemo; Bananeira; Abre-Caminhos; Espada de So Jorge; Pinho Roxo; Guin; Mamona, entre outras.

ERVAS PARA AMULETO

Usadas com a finalidade de Proteo e Segurana, so as seguintes: Alfavaca ou Manjerico; Guin; Arruda; Indir; Alecrim; Canela Preta; Espada de So Jorge, entre outras.

ERVAS CONTRA FEITIOS Betnica; Brinia, entre outras

ERVAS PARA TRABALHO Tais como Imantao de Ots, Materiais de Culto, para o ORI, so elas: Obi; Orob; Urucum; Dand; Erva de Passarinho; Pimenta; Bejerecum; Blsamo de Tolu; Choupo; Amansa-Besta; Canela; Aridam, entre outras

http://umbandistas.blogspot.com.br/2007/09/o-poder-das-ervas-na-umbanda.html

http://www.genuinaumbanda.com.br/as_ervas_na_umbanda.htm

Ervas especficas para o desenvolvimento medinico


Rosa branca, anis estrelado, jasmim, cip prata, cip caboclo, erva de Santa Luzia, artemsia, colnia (ou cardamono). Elas so especficas, vo despertar a nossa percepo do mundo espiritual e a intuio. Criam um campo magntico positivo que favorece o contato entre os Guias e o mdium. Usar uma, duas ou mais dessas ervas. bom acrescentar samambaia, pitanga ou guin, que so ervas expansoras e vo atuar para o maior afloramento dos dons medinicos da pessoa.

Exemplos de banhos de preparao ao desenvolvimento medinico


Samambaia + alfazema + guin. A samambaia e a guin atuam como expansoras da mediunidade. A alfazema equilibradora e faz uma limpeza suave no campo energtico do mdium. Pitanga + jasmim + anis estrelado + gua de coco

A pitanga tem vrias propriedades: expansora (ligada a Oxssi), movimentadora e direcionadora (Yans) e tambm cortadora de negatividades (Ogum). Ela coloca cada coisa no seu lugar, como diz Adriano Camargo, fazendo com que a mediunidade se expanda numa direo correta e equilibrada. Observao: As folhas de cenoura tambm so ervas movimentadoras e direcionadoras, lembrando um pouco a energia da folha de pitanga. Podemos usar folhas de cenoura para substituir as de pitanga, na falta desta. Nas feiras se vende a cenoura com a rama; e as folhas da rama servem para banho. Podemos tambm usar: -uma erva direcionadora (uma dessas: samambaia, pitanga, guin, folhas de cenoura); -uma ou mais erva especfica para o desenvolvimento medinico (esto indicadas acima); -e uma ou mais das seguintes ervas, que so todas equilibradoras como a alfazema: tapete de Oxal, levante, poejo, slvia, alecrim, hortel, manjerico, manjerona, camomila, erva doce, erva cidreira, louro, calndula, cravo da ndia, folha da fortuna (ou folha da costa), folhas de goiabeira, folhas de amora, folhas de beterraba, assa-peixe, sete sangrias, erva de So Joo, sabugueiro, casca de laranja (d nimo e energia), casca de manga, cascas de frutas em geral (equilibram, restauram nosso campo energtico e o fortalecem), ptalas de rosas (amarelas, cor-de-rosa, vermelhas, laranja), gengibre (potencializa a ao das outras ervas e restaura a nossa aura), mate (ch), melissa, noz moscada, girassol (ptalas e miolo- abre a intuio e poderoso energizador).

Caractersticas de algumas ervas


Para banhos e ou defumaes com vrias finalidades (Fonte: Artigos de Adriano Camargo, publicados no Jornal de Umbanda Sagrada e no blog dele): Arruda timo protetor astral, desagrega larvas astrais e energias enfermias. Quebra as formaes energticas negativas resultantes de acmulos de pensamentos negativos e de atuaes do baixo astral. Alecrim Desagrega energias enfermias, limpa e purifica o ambiente, criando uma esfera de proteo; boa contra obsesso; afasta a tristeza. Alfazema Ajuda a equilibrar nossas energias, limpa e purifica o ambiente trazendo a paz e harmonia. Anis-estrelado Atua melhorando nosso humor; desperta a intuio; torna o ambiente agradvel e desagrega energias negativas. Absinto Losna Em banhos,ela defumao, afasta influncia negativa. desagrega fluidos negativos. Na

Alho (casca) Desagrega as energias negativas de ordem sexual, protege contra influncias negativas e purifica o ambiente. Artemsia Quebra as correntes de pensamentos negativos e traz proteo. Bambu Contra influncias negativas. Botes de flor de laranjeira Para o amor. Camomila Calmante, contra depresso e ansiedade. Cana-de-acar (palha e bagao) D fora e vigor para enfrentar as situaes do dia a dia. Canela Condensador de fluidos benficos, destri miasmas astrais; afrodisaco; atrai a prosperidade. Cebola (casca) Desagrega energias negativas de ordem sexual; afasta fluidos indesejados. Capim limo / Capim Santo Bom para acalmar e trazer bons fluidos. Cravo Afrodisaco, estimulante, aumenta o magnetismo pessoal e atrai a prosperidade. Eucalipto Desagrega as energias negativas e enfermias, renova nossas energias, equilibra o emocional. Erva Doce Acalma e harmoniza o ambiente, desagregando energias enfermias e nocivas. Girassol (folhas) Excelente condensador de fluidos positivos; ajuda a aguar a intuio. Guin Quebra formas-pensamento baixas e ajuda na comunicao com os bons espritos. Bom contra obsesses de natureza sexual. Hortel Bom para proteo e contra o desnimo. Ip amarelo Para harmonizar ambientes. Laranja (flor, folhas e casca) Estimula o amor nos tornando mais atraentes; tambm torna o ambiente mais agradvel e leve. Levante Bom para proteo e abertura de caminhos. Limo (casca) Queima os fluidos negativos e enfermios. Lrio Bom para nos tornar mais puros, simples e humildes; estimula nosso lado compreensivo e amoroso. Louro (a folha do sacerdote) Excelente para aguar a intuio e para a prosperidade. Ma (folhas, flores e casca) Desperta nossa sensibilidade ao amor e aumenta nosso poder magntico de atrair o que nos agrada. Malva Acalma e desperta a sensibilidade. Manjerico timo para tirar as energias negativas, trazer vida ao ambiente e s pessoas; aumenta o magnetismo pessoal; atua contra a depresso e ansiedade.

Maracuj (flor) Para fortalecer nossos laos de amizade. Melissa Acalma os nimos e nos torna mais alegres; limpa e sutiliza o corpo astral. Morango (folhas e fruto) Desperta o prazer em todos os sentidos. Noz moscada Agua a intuio, ajuda na comunicao astral e boa para aprosperidade. Poejo tima para proteo e para acalmar os nimos. Pitanga (folhas) Prosperidade e proteo. Patchuli Bom para o amor, a prosperidade e a intuio, fortalecendo o magnetismo pessoal. Salsa Usada para a proteo, afasta a negatividade. Slvia Considerada a erva da sade, serve para limpeza, proteo e intuio. Rosa branca Desperta o amor espiritualidade. Rosa vermelha - Desperta a paixo. Rosa cor-de-rosa Desperta o amor maternal, filial e fraternal. Rom (casca e flores) Utilizada para a prosperidade, protege contra as emanaes provindas da inveja e do dio. Orqudea Desperta a libido. Observao de Adriano Camargo: Ao trabalhar com as essncias das ervas, banhos ou defumao, estamos entrando em um universo vegetal que vai alm da matria. Assim como no somos apenas carne e as divindades no so apenas arqutipos, as plantas tambm possuem um esprito vegetal que as anima e tm seus respectivos gnios e divindades guardis responsveis pela fora vegetal. Portanto, ao trabalhar com ervas, entre em contato com estes espritos, gnios e guardies vegetais pedindo sua licena e sua fora para realizarmos nossa tarefa. Dentro do conceito de divindades podemos recorrer a Oxssi como Guardio do reino vegetal e a Ossain como gnio deste reino e da cura pelas ervas.

Receitas de Banhos e Defumao


Para depresso e purificar a aura: Salsinha, anis-estrelado e alecrim Acabar com os males e desagregar energias negativas: Banho de cerveja Prosperidade financeira: Salsinha com noz-moscada Para ajudar no comrcio: Alecrim, abre-caminho, hortel, levante, girassol, cana, acar mascavo. (Fazer banho, defumao e passar no cho do escritrio ou loja.)

Para o amor: Anis-estrelado, calndula, rosa vermelha, patchuli, malva branca e jasmim. Para atrair a sorte: Milho de galinha, abre-caminho, caf e acar mascavo. Purificar o esprito e fortalecer o mental: Levante, alecrim e hortel. Para a sade, ajuda a fortalecer pessoas debilitadas: Banho de leite com levante (feito s teras e quintas feiras). Para prosperidade: P de caf, acar, louro, manjerico, folha de pitanga, hortel. Para descarga forte: Folhas de eucalipto, casca de alho, palha ou bagao de cana (seco), folha de bambu, folha de pinho roxo. Para descarga de energias sexuais densas: Cravo, canela, casca de alho roxo, erva-doce, casca de limo. Para cansao ou depresso: sementes de girassol, semente de imburana, anis-estrelado. (Exerccios respiratrios ajudam muito. Deixar no ambiente o preparado com essas ervas, de modo que o vapor fique no ar; respirar com calma, sem pressa e sem esforo.) Contra a insnia: Ptalas de rosa, erva-sndalo, hortel e cravo da ndia. Para afastar a obsesso e alcoolismo: Alho, salso, arruda, guin, espada de So Jorge, folha de fumo, folha de mangueira, levante e cip mil-homens Para abrir caminhos: Aucena, agrio, angico, aroeira e espada de So Jorge Para ajudar no desenvolver da espiritualidade: Jasmim, anis-estrelado e alfazema. As ervas acima servem para banhos e defumaes. Para defumar, as ervas precisam estar secas. DEFUMAO para prosperidade: Noz moscada, cana, incenso (resina) , folha de louro, canela em p, arroz com casca e alfazema DEFUMAO para descarrego de energias pesadas: Manjerico, alecrim, mirra (resina), alfazema e arruda. (Obs.: O incenso e a mirra so resinas e servem apenas para defumao. NO se usa resina para banhos.)

Este banho de descarrego com 7 ervas sagradas Ingredientes: utilizar o correspondente a uma mo cheia da erva fresca e nunca folhas secas para medida de cada uma das ervas.

Manjerico pertence a Oxal Arruda pertence a Oxal Alecrim pertence a Oxal Malva-Branca pertence a Oxal Malva Rosa pertence a Oxal Manjerona pertence a Oxal Vassourinha pertence a Oxum

Cuidados durante a preparao do banho de descarrego

Para este banho voc no poder cozinhar as ervas e sim macerar cada uma com a gua fria. Lembre-se que este **banho de descarrego com 7 ervas** no vai ao fogo! O **banho de descarrego com 7 ervas** deve ser preparado pelo menos 1 hora antes de ser tomado. O **banho de descarrego com 7 ervas** deve ser preparado em uma vasilha de loua ou metal para concentrar as energias das *ervas*. O **banho de descarrego com 7 ervas** no deve se usado quando a mulher est menstruada e pode ser usado por gestantes.

Como preparar e tomar o banho de descarrego?


Ervas de Oxum para o banho de descarrego

Macerar as ervas, uma a uma; em 2 litros de gua e deixar descansar por pelo menos 1 hora. Depois retirar o excesso de folhas dobanho de descarrego e reservar. Tome um banho de chuveiro normalmente, inclusive lavando a cabea. Ao final; depois de desligado o chuveiro, jogue lentamente sobre o pescoo o banho de descarrego com 7 ervas, mentalizado a purificao espiritual e pedindo graas ao seu guia espiritual. No secar com toalha, deixar secar ao natural.

Depois de tomar o banho de descarrego


Banho de descarrego com ervas frescas para limpeza espiritual

As ervas que sobram devem ser descatadas em mata ou aos ps de uma rvore. Nunca descarte no lixo! Algumas pessoas gostam de acender uma vela para o anjo da guarda depois de tomar umbanho de descarrego. Minha sugesto acender uma velabranca ao lado de um copo com gua mentalizando boas energiase limpeza espiritual. O Banho de descarrego com 7 ervas deve ser empregado com um intervalo mnimo de 15 dias entre um banho e outro. http://www.raizesespirituais.com.br/7-ervas-banho-descarrego/

BANHO DE DESCARREGO FORTE 2 1 colh. sp. Alecrim 7 folhas de limo 1 colh. sp. de erva-mate (aquele do ch mesmo) 2 colh. como criar um msn de sp. de arruda seca casca de 7 dente de alho (pode usar o alho para cozinhar normalmente) Faa como nas receitas anteriores

Vous aimerez peut-être aussi