Vous êtes sur la page 1sur 12

MEDIDAS CAUTELARES EM SEDE RECURSAL

Thiago Piloni

Notas introdutrias

PROCESSO DE CONHECIMENTO sentena > formao do direito

PROCESSO DE EXECUO coero estatal > satisfao do direito

PROCESSO CAUTELAR fumus boni iuris e periculum in mora > proteo do direito

TENDNCIA REFORMISTA: Sincretismo

Definio de processo cautelar Segundo Calamandrei, o tempo o grande inimigo do juiz, mas o processo jamais poder dele livrar-se.

nesse contexto que se estuda o processo cautelar, como uma relao jurdica processual que busca garantir o direito discutido na ao principal quando atendidos os requisitos do fumus boni iuris (fumaa do bom direito) e do periculum in mora (perigo da demora na prestao jurisdicional).

Requisitos

Como j dito, dois so os requisitos bsicos para a procedncia do pedido cautelar: fumus boni iuris e periculum in mora.

Por fumaa do bom direito entende-se o juzo de simples probabilidade de existncia do direito. Assim, deve o magistrado, para verificar a plausibilidade do direito invocado, utilizar to somente uma cognio sumria (ou seja, no exauriente). O perigo da demora da prestao jurisdicional justamente o receio de dano iminente e irreparvel ou de difcil reparao por ocasio do fator tempo.

Caractersticas

Instrumentalidade ou acessoriedade: serve prpria tutela do processo, visto que seu objetivo garantir a efetividade do processo principal. , em regra, acessrio, acautelatrio e assecuratrio.

Provisoriedade: tem sua existncia provisria at o resultado final do processo principal.

Revogabilidade: a medida cautelar pode ser revogada a qualquer tempo, caso no mais persistam os seus requisitos motivadores.

Autonomia: trata-se de procedimento prprio, distinto do processo principal. Alm do mais, o indeferimento da medida cautelar no impede que a parte ajuze a ao principal, nem a influencia negativamente.

Classificao

QUANTO AO MOMENTO

a) Antecedentes ou preparatrias b) Incidentes ou incidentais QUANTO PREVISO LEGAL a) Nominadas: previstas expressamente na legislao.

b) Inominadas ou atpicas: fundadas no poder geral de cautela (art. 798 do CPC).

Medidas de urgncia em sede recursal

1. Legislao

CDIGO DE PROCESSO CIVIL Art. 798. Alm dos procedimentos cautelares especficos, que este Cdigo regula no Captulo II deste Livro, poder o juiz determinar as medidas provisrias que julgar adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra leso grave e de difcil reparao. Art. 800. As medidas cautelares sero requeridas ao juiz da causa; e, quando preparatrias, ao juiz competente para conhecer da ao principal. Pargrafo nico. Interposto o recurso, a medida cautelar ser requerida diretamente ao tribunal. EM CASOS DE AGRAVO E APELAO Art. 558. O relator poder, a requerimento do agravante, nos casos de priso civil, adjudicao, remio de bens, levantamento de dinheiro sem cauo idnea e em outros casos dos quais possa resultar leso grave e de difcil reparao, sendo relevante a fundamentao, suspender o cumprimento de deciso at o pronunciamento definitivo da turma ou da cmara. Pargrafo nico. Aplicar-se- o disposto neste artigo s hipteses do artigo 520. RISTJ Art. 288. Admitir-se-o medidas cautelares nas hipteses e na forma da lei processual. 1 O pedido ser autuado em apenso e processado sem interrupo do processo principal. 2 O relator poder apreciar a liminar e a prpria medida cautelar, ou submet-las ao rgo julgador competente. RISTF Art. 304. Admitir-se-o medidas cautelares nos recursos, independentemente dos seus efeitos. RITST Art. 252. O procedimento cautelar pode ser instaurado antes ou no curso do processo principal e deste sempre dependente. Art. 253. O pedido cautelar ser apresentado ao Presidente do Tribunal e distribudo ao Relator do processo principal, salvo se a medida for requerida

em procedimento preparatrio, caso em que ser sorteado, dentre os integrantes do Colegiado competente, o Relator do feito, o qual ficar prevento para a ao principal. Art. 254. A tramitao do processo no Tribunal observar as disposies da lei processual civil, no que aplicveis. RITJDFT Art. 257. As medidas cautelares preparatrias e as incidentais sero distribudas em observncia ao disposto no art. 59, 1, deste Regimento. Pargrafo nico. Nas hipteses do art. 558, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Civil, enquanto no distribudo o recurso de apelao, o efeito suspensivo ser requerido por meio de medida cautelar. Art. 258. O relator proceder instruo sumria, facultar s partes, se for o caso, a produo de provas e decidir os casos urgentes, ad referendum do rgo julgador competente para o julgamento da causa principal. Pargrafo nico. Terminada a instruo, o relator apresentar o processo para julgamento em mesa. RITRF1 Art. 337. Nos casos urgentes, se a causa estiver no Tribunal, as medidas cautelares sero requeridas ao relator do recurso nas hipteses e na forma da lei processual. Art. 338. Despachada a petio, feitas as citaes necessrias e, no prazo de cinco (5) dias, contestado ou no o pedido, o relator proceder a uma instruo sumria, facultando s partes a produo de provas, dentro de um trduo. Pargrafo nico. Nos casos urgentes, o relator decidir o pedido ad referendum do rgo julgador competente, hiptese em que apresentar os autos em mesa na primeira sesso seguinte. Art. 339. O pedido ser autuado em apartado ou em apenso e processado sem interrupo do processo principal, observando-se o que, a respeito das medidas cautelares, estiver disposto na lei processual. 2. Recursos excepcionais e efeito suspensivo

Como se sabe, o recurso pode funcionar como condio suspensiva de eficcia da deciso que ataca. Neste caso, ou seja, quando o recurso tiver efeito suspensivo, suspendem-se os efeitos da deciso guerreada at o julgamento final do recurso.

Contudo, no possuem efeito suspensivo o recurso extraordinrio (art. 542, 2 do CPC e art. 27, 2 da Lei 8.038/90), o recurso especial (art. 542, 2 do CPC e art. 27, 2 da Lei 8.038/90), o recurso de revista (art. 896, 1 da CLT) e o recurso especial eleitoral (art. 257 do Cdigo Eleitoral).

Art. 542. (...) 2 - Os recursos extraordinrio e especial sero recebidos no efeito devolutivo. Art. 27. (...) 2 - Os recursos extraordinrio e especial sero recebidos no efeito devolutivo. Art. 896. () 1 O recurso de revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso. Art. 257. Os recursos eleitorais no tero efeito suspensivo. Para imprimir efeito suspensivo a tais recursos, comum a utilizao de medidas cautelares.

3. Smulas importantes

SMULA 634 DO STF NO COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL CONCEDER MEDIDA CAUTELAR PARA DAR EFEITO SUSPENSIVO A RECURSO EXTRAORDINRIO QUE AINDA NO FOI OBJETO DE JUZO DE ADMISSIBILIDADE NA ORIGEM. SMULA 635 DO STF CABE AO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE ORIGEM DECIDIR O PEDIDO DE MEDIDA CAUTELAR EM RECURSO EXTRAORDINRIO AINDA PENDENTE DO SEU JUZO DE ADMISSIBILIDADE. Observao: via de regra, o STJ segue as smulas acima citadas.

(...) 1. A apreciao de pedido de efeito suspensivo a recurso especial que encontra-se pendente de admissibilidade de competncia do Tribunal de origem, em razo da incidncia dos verbetes sumulares n.s 634 e 635 do STF (Smula 634 No compete ao Supremo Tribunal Federal conceder medida cautelar para dar efeito suspensivo a recurso extraordinrio que ainda no foi objeto de juzo de admissibilidade na origem; Smula 635 Cabe ao Presidente do Tribunal de origem decidir o pedido de medida cautelar em recurso extraordinrio ainda pendente do seu juzo de admissibilidade). (...) (AgRg na MC 14.301/SP, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 06/08/2009, DJe 02/02/2010)

(...) 1. A competncia deste Tribunal Superior para a apreciao da Ao Cautelar com vistas concesso de efeito suspensivo a recurso especial instaura-se, via de regra, aps o proferimento do juzo de admissibilidade pelo Tribunal a quo, em consonncia com o art. 800, pargrafo nico, do CPC, conjugado com os enunciados sumulares 634 e 635 do STF, aplicados analogicamente. (...) (AgRg na MC 14.459/SC, Rel. Ministro VASCO DELLA GIUSTINA (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS), TERCEIRA TURMA, julgado em 21/05/2009, DJe 10/06/2009) 4. Questes interessantes

4.1. Medida cautelar: recurso ainda no interposto ou interposto, mas pendente juzo de admissibilidade

AGRAVO REGIMENTAL EM MEDIDA CAUTELAR. EFEITO SUSPENSIVO. RECURSO ESPECIAL AINDA NO INTERPOSTO. HIPTESES EXCEPCIONALSSIMAS. CABIMENTO. 1. "No compete ao Supremo Tribunal Federal conceder medida cautelar para dar efeito suspensivo a recurso extraordinrio que ainda no foi objeto de juzo de admissibilidade na origem." (Smula do STF, Enunciado n 634). 2. Esta Corte tem admitido a concesso de efeito suspensivo a recurso especial j interposto, mas pendente do juzo de admissibilidade, ou at mesmo queles ainda no interpostos, mas somente para situaes excepcionalssimas, onde se constata, de pronto, o "manifesto risco de dano irreparvel e inquestionvel a relevncia do direito, ou seja, o alto grau de probabilidade de xito do recurso, tornando indispensvel a concesso da providncia pleiteada para assegurar a eficcia do resultado do recurso a ser apreciado por este Tribunal" (AgRgMC n 8.101/SP, Relator Ministro Teori Albino Zavascki, in DJ 24/5/2004), ou, ainda, em decises manifestamente teratolgicas. Precedentes. 3. Em restando demonstrados o periculum in mora e o fumus boni iuris, aliado ao fato de tratar-se de situao excepcionalssima a exigir a concesso de efeito suspensivo ao recurso especial, de ser concedida a medida cautelar. 4. Agravo regimental improvido. (AgRg na MC 15.794/GO, Rel. Ministro HAMILTON CARVALHIDO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 13/10/2009, DJe 20/10/2009) 4.2. Medida cautelar: recurso inadmitido e interposio de agravo (art. 544 do CPC)

AO CAUTELAR. EFEITO SUSPENSIVO A RECURSO EXTRAORDINRIO NO ADMITIDO PELO TRIBUNAL DE ORIGEM. AGRAVO DE INSTRUMENTO PENDENTE DE JULGAMENTO. MEDIDA CAUTELAR CONCEDIDA PARA SUSPENDER OS EFEITOS DO ACRDO RECORRIDO. (...) 2. Em situaes excepcionais, em que esto patentes a plausibilidade jurdica do pedido - decorrente do fato de a deciso recorrida contrariar jurisprudncia ou smula do Supremo Tribunal Federal - e o perigo de dano irreparvel ou de difcil reparao a ser consubstanciado pela execuo do acrdo recorrido, o Tribunal poder deferir a medida cautelar ainda que o recurso extraordinrio tenha sido objeto de juzo negativo de admissibilidade perante o Tribunal de origem e o agravo de instrumento contra essa deciso ainda esteja pendente de julgamento. 3. Hiptese que no constitui exceo aplicao das Smulas 634 e 635 do STF. 4. Suspenso dos efeitos do acrdo impugnado pelo recurso extraordinrio, at que o agravo de instrumento seja julgado. 5. Ao cautelar deferida. Unnime. (AC 1550, Relator(a): Min. GILMAR MENDES, Segunda Turma, julgado em 06/02/2007, DJe-018 DIVULG 17-05-2007 PUBLIC 18-05-2007 DJ 18-05-2007 PP-00103 EMENT VOL-02276-01 PP-00043 LEXSTF v. 29, n. 342, 2007, p. 723) MEDIDA CAUTELAR. EFEITO SUSPENSIVO A RECURSO ESPECIAL. APROPRIAO INDBITA DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA. ART. 168-A DO CPB. APELO RARO INADMITIDO NA ORIGEM. AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO. PENA-BASE AUMENTADA EM RAZO DE INQURITOS E PROCESSOS EM ANDAMENTO. QUESTO QUE MERECE SER ANALISADA POR ESTA CORTE. PRESENA DOS PRESSUPOSTOS FUMUS BONI IURIS E PERICULUM IN MORA. MEDIDA CAUTELAR JULGADA PROCEDENTE. 1. Em casos excepcionais, em que a execuo provisria da pena possa causar leso grave ou de difcil reparao ao recorrente, a jurisprudncia desta Corte vem aceitando o ajuizamento de Ao Cautelar Inominada destinada a dar efeito suspensivo ao Recurso Excepcional, nas hipteses em que presentes os requisitos autorizadores da medida (periculum in mora e fumus boni iuris). 2. Neste caso, verifica-se a presena dos pressupostos autorizadores da concesso da medida cautelar, pois, apesar do Juzo negativo de admissibilidade exercido pelo Tribunal a quo quanto ao Recurso Especial, deu-se provimento ao Agravo de Instrumento do requerente para se processar aquele apelo e ensejar melhor exame da controvrsia, em face da possvel ocorrncia de violao do art. 59 do CPB; na verdade, a jurisprudncia deste STJ no admite, na fixao da pena-base e do regime prisional, que sejam levados em considerao, como maus antecedentes, inquritos e processos em andamento, em respeito ao princpio da noculpabilidade.

3. Ademais, h a possibilidade de, havendo alterao da pena, estar prescrita a pretenso punitiva, recomendando a suspenso da execuo provisria da condenao. 4. Medida Cautelar julgada procedente, em consonncia com o parecer ministerial. (MC 13.546/SP, Rel. Ministro NAPOLEO NUNES MAIA FILHO, QUINTA TURMA, julgado em 03/06/2008, DJe 04/08/2008) 4.3. Medida cautelar: recurso extraordinrio sobrestado na sistemtica do art. 543-B do CPC

Art. 543-B. Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idntica controvrsia, a anlise da repercusso geral ser processada nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, observado o disposto neste artigo. 1 Caber ao Tribunal de origem selecionar um ou mais recursos representativos da controvrsia e encaminh-los ao Supremo Tribunal Federal, sobrestando os demais at o pronunciamento definitivo da Corte. Art. 328-A (RISTF). Nos casos previstos no art. 543-B, caput, do Cdigo de Processo Civil, o Tribunal de origem no emitir juzo de admissibilidade sobre os recursos extraordinrios j sobrestados, nem sobre os que venham a ser interpostos, at que o Supremo Tribunal Federal decida os que tenham sido selecionados nos termos do 1 daquele artigo. Quem deve julgar a medida cautelar: o Tribunal de origem ou o STF?

QUESTO DE ORDEM. AO CAUTELAR. RECURSO EXTRAORDINRIO. PEDIDO DE CONCESSO DE EFEITO SUSPENSIVO E O SOBRESTAMENTO, NA ORIGEM, EM FACE DO RECONHECIMENTO DE REPERCUSSO GERAL PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL . ARTIGOS 543-B, 1, DO CPC, E 328-A, DO RISTF. SMULAS STF 634 E 635. JURISDIO CAUTELAR QUE DEVE SER PRESTADA PELOS TRIBUNAIS E TURMAS RECURSAIS A QUO, INCLUSIVE QUANTO AOS RECURSOS ADMITIDOS, PORM SOBRESTADOS NA ORIGEM. 1. Para a concesso do excepcional efeito suspensivo a recurso extraordinrio necessrio o juzo positivo de sua admissibilidade no tribunal de origem, a sua viabilidade processual pela presena dos pressupostos extrnsecos e intrnsecos, a plausibilidade jurdica da pretenso de direito material nele deduzida e a comprovao da urgncia da pretenso cautelar. Precedentes. 2. Para os recursos anteriores aplicao do regime da repercusso geral ou para aqueles que tratem de matria cuja repercusso geral ainda no foi examinada, a jurisdio cautelar deste Supremo Tribunal somente estar firmada com a admisso do recurso extraordinrio ou, em caso de juzo negativo de admissibilidade, com o provimento do agravo de instrumento, no sendo suficiente a sua simples interposio. Precedentes.

3. Compete ao tribunal de origem apreciar aes cautelares, ainda que o recurso extraordinrio j tenha obtido o primeiro juzo positivo de admissibilidade, quando o apelo extremo estiver sobrestado em face do reconhecimento da existncia de repercusso geral da matria constitucional nele tratada. 4. Questo de ordem resolvida com a declarao da incompetncia desta Suprema Corte para a apreciao da ao cautelar que busca a concesso de efeito suspensivo a recurso extraordinrio sobrestado na origem, em face do reconhecimento da existncia da repercusso geral da questo constitucional nele discutida. (AC 2177 MC-QO, Relator(a): Min. ELLEN GRACIE, Tribunal Pleno, julgado em 12/11/2008, DJe-035 DIVULG 19-02-2009 PUBLIC 20-02-2009 EMENT VOL-02349-05 PP-00945 RTJ VOL-00209-03 PP-01021) Segundo Juliana Cordeiro de Faria, in Medida cautelar para dar efeito suspensivo a recurso extraordinrio sobrestado na sistemtica do art. 543-B do CPC, a competncia para as medidas cautelares, considerando-se a deliberao no julgamento da questo de ordem acima citada, pode ser assim sistematizada: a) Recurso Extraordinrio sem juzo de admissibilidade em razo do disposto nos arts. 543-B, CPC e 328-A, RISTF: competncia do tribunal de origem; b) Recurso Extraordinrio em que j houve juzo de admissibilidade na origem, mas foi sobrestado a seguir: competncia do tribunal de origem; c) Recurso Extraordinrio com juzo de admissibilidade na origem, encaminhado ao STF, ali sobrestado, e baixado ao Tribunal a quo, na forma do art. 328, pargrafo nico do RISTF: competncia do tribunal de origem; d) Recurso Extraordinrio com juzo de admissibilidade na origem, encaminhado ao STF, ali sobrestado e ainda ali permanece: competncia do STF. Observa-se que o Supremo Tribunal Federal, olvidando toda a tcnica processual e at mesmo sua misso constitucional, adotou para a questo um critrio espacial. competente para apreciar a cautelar visando atribuio de efeito suspensivo ao recurso extraordinrio, o tribunal onde fisicamente se encontram os autos em manifesta oposio ao disposto no art. 800, pargrafo nico do CPC. E, ainda, o prprio STF ampliou o alcance das Smulas ns. 634 e 635, restringindo ao mximo o espectro de sua competncia para conhecer de medidas cautelares. 4.4. Recursos excepcionais e direito de recorrer em liberdade (HC x MC)

Na esfera penal, debate-se o direito de recorrer em liberdade quando pendentes de julgamento recursos Especial e/ou Extraordinrio. O julgado a

seguir, da lavra da Min. Carmem Lcia, apresenta de forma simples e esclarecedora a atual posio do Supremo sobre o assunto:

HABEAS CORPUS. CONSTITUCIONAL. PROCESSUAL PENAL. PRISO PREVENTIVA. PACIENTE CONDENADO PELA PRTICA DO CRIME PREVISTO NO ART. 33, CAPUT, DA LEI 11.343/06. AUSNCIA DE FUNDAMENTAO CAUTELAR IDNEA PARA A PRISO PREVENTIVA. SENTENA CONDENATRIA NA QUAL NO SE REITEROU ESSA FUNDAMENTAO. EXECUO PROVISRIA DE PENA: IMPOSSIBILIDADE. PRINCPIO DA NO-CULPABILIDADE. PRECEDENTES. 1. Priso preventiva decretada, a ttulo de garantia da ordem pblica, com base na gravidade do crime imputado ao Paciente, ressaltando a existncia de indcios de autoria e prova da materialidade, fundamentos que no foram mantidos quando da prolao da sentena condenatria. 2. Destaco que a matria envolvendo o direito de recorrer em liberdade de ru condenado sem trnsito em julgado (HC 83.868, Relator Ministro Marco Aurlio; RHC 93.123, de minha relatoria), envolvendo a execuo provisria de pena em caso de pendncia (ou possibilidade) de interposio de recurso especial ou extraordinrio - sem efeito suspensivo (RHC 93.287 e HC 93.172, ambos de minha relatoria; HC 84.078, Relator Ministro Eros Grau; HC 91.676, HC 92.578 e HC 92.691, estes da relatoria do Ministro Ricardo Lewandowski), teve sua apreciao pelo Plenrio do Supremo Tribunal na sesso do dia 5.2.2009. Nesses casos, reviu-se a posio que vigorava no Supremo Tribunal Federal de que a pendncia de recursos sem efeito suspensivo autorizava o recolhimento do condenado, ainda antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. Firmou-se a posio, por maioria de votos do Pleno do Supremo Tribunal Federal, de que h bice de priso para execuo ainda provisria de pena na pendncia de recurso especial ou extraordinrio. A nica exceo ficou assentada no caso de priso cautelar por decreto fundamentado. 3. Ademais, a jurisprudncia predominante deste Supremo Tribunal afasta a priso preventiva que se funda na gravidade abstrata ou concreta do delito imputado, definido ou no como hediondo. 4. Ordem concedida. (HC 98217, Relator(a): Min. CRMEN LCIA, Primeira Turma, julgado em 08/09/2009, DJe-067 DIVULG 15-04-2010 PUBLIC 16-04-2010 EMENT VOL02397-03 PP-00949) Sugesto de leitura

MARINONI, Luiz Guilherme. Urgncia diante dos recursos especial e extraordinrio (medida cautelar e tutela antecipatria).

http://www.professormarinoni.com.br/manage/pub/anexos/20080129021910UR GENCIA_DIANTE_DOS_RECURSOS_ESPECIAL_E_EXTRAORDINARIO.pdf

MEDIDA CAUTELAR PARA IMPRIMIR EFEITO SUSPENSIVO AO RECURSO EXCEPCIONAL

PRIMEIRO PASSO Endereamento (analisar o caso concreto) PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE ORIGEM X TRIBUNAL SUPERIOR Regra: Smulas 634 e 635 do STF

SEGUNDO PASSO Previso legal Regra: art. 798 do CPC (poder geral de cautela) Dica: consultar os regimentos internos

Ex.: (...), qualificao completa, por intermdio de seu patrono, nos termos do art. 798 e do(s) art(s) (...) do Regimento Interno do (...), vem presena de Vossa Excelncia, com base no poder geral de cautela, propor MEDIDA CAUTELAR INOMINADA para imprimir efeito suspensivo ao recurso (...) (ou para suspender a eficcia da deciso proferida pelo Tribunal [...]), aduzindo para tanto os seguintes fundamentos de fato e de direito:

TERCEIRO PASSO Debater os requisitos da cautelar (fumus boni iuris e periculum in mora)

Ex.: O caso em tela trata de situao ftico-jurdica excepcional, justificandose o pedido de efeito suspensivo ao recurso interposto pelo requerente.

Os requisitos da cautelar esto presentes.

Quanto ao fumus boni iuris, (...).

Neste ponto da pea, deve ser debatido o alto grau de probabilidade de xito do recurso (AgRgMC n 8.101/SP, Relator Ministro Teori Albino Zavascki, in DJ 24/5/2004).

No que diz respeito ao periculum in mora, (...). Neste ponto da cautelar, deve ficar claro o manifesto risco de dano irreparvel ou de difcil reparao tornando indispensvel a

concesso da providncia pleiteada para assegurar a eficcia do resultado do recurso a ser apreciado por este Tribunal (AgRgMC n 8.101/SP, Relator Ministro Teori Albino Zavascki, in DJ 24/5/2004).

Assim, caso no seja concedido o efeito suspensivo buscado nesta cautelar, (resumir as consequncias no caso concreto).

QUARTO PASSO Pedido

Ex.: DO PEDIDO

Ex positis, pede-se que seja concedida medida cautelar para imprimir efeito suspensivo ao recurso (...), interposto nos autos do processo n. (...), suspendendo, com isso, a eficcia do acrdo proferido pelo Tribunal (...) at o julgamento final do recurso excepcional.

Local e data.

IDENTIFICAO DO PATRONO

Vous aimerez peut-être aussi