Vous êtes sur la page 1sur 14

CURSO DE DIREITO

ANGELA TEREZA LUCCHESI

TRABALHO DIREITO AMBIENTAL I

Londrina 2013

ANGELA TEREZA LUCCHESI

TRABALHO DIREITO AMBIENTAL I

Trabalho apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Arthur Thomas, Londrina-PR, para disciplina Direito Ambiental e Urbanstico I, como requisito parcial para obteno de grau de bacharel em Direito.

Professores: Valria Martins

Londrina 2013

1) CONSIDERE AS AFIRMATIVAS QUE SE SEGUEM E ASSINALE A RESPOSTA CORRESPONDENTE E JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:

a) O empreendedor e os profissionais que subscrevem o Estudo de Impacto Ambiental so responsveis pelas informaes apresentadas, sujeitando-se s sanes administrativas, civis e penais.

(X) Correta ( ) Incorreta

Justifique: Sim, de acordo com LEI N 2.257/ 2001, que dispe sobre as diretrizes do licenciamento ambiental estadual, estabelece os prazos para a emisso de Licenas e Autorizaes Ambientais, e d outras providncias, em seu art. 5, nico. Bem como a Resoluo CONAMA n.237/97, art.11, nico. Como explica Oliveira (2005)

(...) a responsabilidade tcnica referida na Resoluo CONAMA n.237/97 no abrange os pareceres, opinies, ainda que discutveis tecnicamente, mas apenas os erros derivados de impercia, negligncia ou imprudncia, ou dolo de introduzir dados ou informaes incorretas para concluses distorcidas. O fato da Resoluo CONAMA n.237/97 haver imputado tambm ao empreendedor a co-responsabilidade pelos estudos refora o ponto de vista de que a punio visa a coibir sejam introduzidos nos estudos dos impactos ambientais dados inexatos ou manipulados com a inteno de facilitar o licenciamento do empreendimento.

b) O rgo ambiental competente, apesar de verificar que a atividade ou empreendimento no potencialmente causador de significativa degradao, poder, mesmo assim, exigir os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento.

(X) Correta ( ) Incorreta

Justifique: Conforme art. 225, IV da CF

c) Durante o perodo de anlise tcnica, o RIMA deve estar disponvel ao publico no rgo ambiental estadual, observado o sigilo industrial

(X) Correta ( ) Incorreta

Justifique: De acordo com estabelecido no art. 225 , 1, IV da CF, o Poder Pblico obrigado a dar Publicidade ao EIA/RIMA, salvo o sigilo imposto, no poder ser este oculto sociedade, sob pena de responsabilidade. A publicidade do EIA/RIMA visa permitir que a populao possa participar das discusses a respeito da viabilidade da obra ou atividade licenciada, realizando, sempre que possveis pesquisas e estudos prprios. Visando garantir a eficcia do preceito constitucional da publicidade dos atos administrativos, a Lei n 10.650/2003, ao regulamentar o acesso pblico aos dados e informaes existentes nos rgos e entidades existentes no SISNAMA, estabeleceu que o registro de apresentao do estudo de impacto ambiental, bem como o ato de sua aprovao ou rejeio, devero ser publicados em Dirio Oficial. Desta forma os comentrios podem ser feitos por qualquer pessoa (nacional ou estrangeira), pelas associaes ambientais (no exigindo 1 ano de existncia legal), pelas associaes que no tenham finalidade ambiental, pelos sindicatos, pelas universidades, pelos partidos polticos, pelas tribos indgenas, pelo Ministrio Pblico e pelos organismos de Administrao direta e indireta de qualquer esfera (federal, estadual e municipal).Podendo o prprio proponente do projetor apresentar seus comentrios ao EIA/RIMA. Utiliza-se audincia pblica como instrumento garantidor deste principio, e no Brasil, definida pela legislao federal de um modo genrico que conceitua: como espaos participativos e pblicos, que visam dar transparncia ao processo de deciso. De acordo com Machado (2004)

Formalmente, possui um carter meramente informativo, cujo pblico se limita ao direito de ser informado e de exprimir seu ponto de vista, com a expectativa de que isto influencie de certa forma a deciso que dever ser tomada pelo rgo ambiental. Todas as criticas e sugestes resultantes dessa reunio sero registradas em ata e levedas em conta na tomada de deciso do rgo ambiental oficial. Como se v com ela so alcanados dois objetivos prestar informaes ao pblico e o pblico passa informaes para Administrao.

Ela visa considerar o empreendimento sob a tica direta e final da comunidade, contribuindo para os necessrios ajustes metodolgicos e de contedo do EIA/RIMA, proporcionando ideias, argumentos e sugestes ditadas pelo interesse da populao, pois presume-se que est representando todos os participantes da audincia pblica, de forma organizada, obedecendo ritual estabelecido em normas legais e gerenciais, no podendo assim, serem descumpridos os requisitos elementares de ordem e disciplina social.

2) ASSINALE A OPO CORRETA:

a) A legislao brasileira estabelece, em enumerao taxativa, todos os casos em que a administrao pblica deve exigir do empreendedor a elaborao de estudo prvio de impacto ambienta;

b) A exigncia, ou no, do EIA esta vinculada ao custo final do empreendimento proposto, de acordo com tabela fixada pela administrao pblica;

c) O Estudo Prvio de Impacto Ambiental exigvel para todos os licenciamentos ambientais;

d) O Relatrio de Impacto ao Meio Ambiente RIMA parte integrante do Estudo de Impacto Ambiental.

3) O LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEITO EM TRS ETAPAS DISTINTAS, CONFORME A OUTORGA DAS SEGUINTES LICENAS: A PRVIA, A DE INSTALAO E A DE OPERAO. A LICENA DE OPERAO NO PODER ULTRAPASSAR:

a) 2 anos; b) 3 anos; c) 10 anos; d) 6 anos; e) 5 anos

Justificativa (citar legislao) Art. 18, Resoluo 237/1997

Art. 18 - O rgo ambiental competente estabelecer os prazos de validade de cada tipo de licena, especificando-os no respectivo documento, levando em considerao os seguintes aspectos: (...) III - O prazo de validade da Licena de Operao (LO) dever considerar os planos de controle ambiental e ser de, no mnimo, 4 (quatro) anos e, no mximo, 10 (dez) anos. (...) 2 - O rgo ambiental competente poder estabelecer prazos de validade especficos para a Licena de Operao (LO) de empreendimentos ou atividades que, por sua natureza e peculiaridades, estejam sujeitos a encerramento ou modificao em prazos inferiores. 3 - Na renovao da Licena de Operao (LO) de uma atividade ou empreendimento, o rgo ambiental competente poder, mediante deciso motivada, aumentar ou diminuir o seu prazo de validade, aps avaliao do desempenho ambiental da atividade ou empreendimento no perodo de vigncia anterior, respeitados os limites estabelecidos no inciso III. 4 - A renovao da Licena de Operao(LO) de uma atividade ou empreendimento dever ser requerida com antecedncia mnima de

120 (cento e vinte) dias da expirao de seu prazo de validade, fixado na respectiva licena, ficando este automaticamente prorrogado at a manifestao definitiva do rgo ambiental competente.

4) O IBAMA, APS REALIZAO DE PRVIO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, EXPEDIU AUTORIZAO PERMITINDO QUE UM PARTICULAR EXPLORASSE OS RECURSOS NATURAIS DE DETERMINADA REA. ALGUM TEMPO DEPOIS, DURANTE UMA VISITA DO FISCAL DO IBAMA PARA VERIFICAO DO CUMPRIMENTO DAS CONDICIONANTES DA AUTORIZAO, FOI DESCOBERTO QUE ESTAVA OCORRENDO O COMPROMETIMENTO DE UMA REA DE MATA ATLANTICA LOCALIZADA NAQUELA REA, QUE NO ERA CONHECIDA NO MOMENTO DA CONCESSAO DA AUTORIZAO. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA E JUSTIFIQUE:

a) A autorizao emitida por rgo ambiental se reveste de carter absoluto e imutvel b) Identificada pelo IBAMA rgo executor da politica Nacional do meio Ambiente, a quem cabe exercer o poder de politica ambiental - a ocorrncia da leso parcela de Mata Atlntica, possvel a determinao de interrupo da atividade empreendida.

Justificativa: Smula 07/STJ

5) DIFERENTEMENTE DO QUE OCORRE NA MAIORIA DOS PAISES, NO BRASIL, A OBRIGATORIEDADE DO PREVIO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL UMA IMPOSIO CONSTITUCIONAL. EM TESE, A SITUAO BRASILEIRA MUITO MAIS SEGURA JURIDICAMENTE QUE AQUELA DESFRUTADA POR OUTRAS NAES. OCORRE QUE A EXPERIENCIA BRASILEIRA DEMONSTRA QUE O ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, MUITAS VEZES, VISTO COMO EMPECILHO AO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL; UM INSTRUMENTO DESMOBILIZADOR DO PROGRESSO. O NMERO DE DERROGAES E DE DISPENSAS DA REALIZAO DE ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL TORNA-SE CADA VEZ MAIOR. AT MESMO EM SEDE LEGAL, SO CRIADOS MECANISMOS PARA QUE SE POSSA DISPENSAR A REALIZAO DESTES ESTUDOS. (ANTUNES,

Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 6 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002, p. 98)

Tendo o texto acima como referencia inicial, julgue os itens acerca do estudo de impacto ambiental e da administrao pblica.

I) A exigncia pelo poder pblico da realizao do estudo de impacto ambiental exercido pelo poder discricionrio do Estado no processo de licenciamento ambiental. ( ) certa (X) errada

II) A exigncia pela administrao pblica da realizao de estudos de impacto ambiental para o licenciamento de atividades potencialmente poluidoras configura exerccio do poder de polcia. (X) certa ( ) errada

III) Em virtude do principio administrativo da presuno da legitimidade, a administrao pblica, na execuo direta de obras, dispensada da realizao prvia de estudo de impacto ambiental. ( ) certa (X) errada

6) RESPONDA AS SEGUINTES QUESTOES (em folha separada)

6.1 Como se d a responsabilidade da equipe multidisciplinar do EIA-RIMA?

A Resoluo 001/86 do Conama diz que

(...) o estudo de impacto ambiental ser realizado por equipe multidisciplinar habilitada, no dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que ser responsvel tecnicamente pelos resultados apresentados (Machado, 1995).

A responsabilidade de cada membro da equipe multidisciplinar ou a equipe como um todo (sendo ou no pessoa jurdica), depende da prova da culpa. A conduta dolosa dos membros da equipe multidisciplinar poder configurar o crime de falsidade ideolgica, sendo a pena de recluso de 01 a 05 anos e multa se o documento for pblico, e recluso de 01 a 03 anos e multa se o documento for particular (Machado, 1995).

O Estudo de Impacto Ambiental um documento pblico, mesmo sendo elaborado por particulares, portanto a pena por falsificao na elaborao do EIA, omissiva ou ativa, referente a de documento pblico (Machado, 1995).

6.2 Qual a resoluo CONAMA disciplinadora do licenciamento ambiental? De acordo com artigo 10 desta resoluo quais as fases do licenciamento?

Resoluo 237/97, Art. 10:

Art. 10 - O procedimento de licenciamento ambiental obedecer s seguintes etapas: I - Definio pelo rgo ambiental competente, com a participao do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessrios ao incio do processo de licenciamento correspondente licena a ser requerida; II - Requerimento da licena ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade; III - Anlise pelo rgo ambiental competente, integrante do SISNAMA , dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realizao de vistorias tcnicas, quando necessrias; IV - Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental competente, integrante do SISNAMA, uma nica vez, em decorrncia da anlise dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados, quando couber, podendo haver a reiterao da mesma solicitao caso os esclarecimentos e complementaes no tenham sido

satisfatrios; V - Audincia pblica, quando couber, de acordo com a regulamentao pertinente; VI - Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental competente, decorrentes de audincias pblicas, quando couber, podendo haver reiterao da solicitao quando os esclarecimentos e complementaes no tenham sido satisfatrios; VII - Emisso de parecer tcnico conclusivo e, quando couber, parecer jurdico; VIII - Deferimento ou indeferimento do pedido de licena, dando-se a devida publicidade. 1 - No procedimento de licenciamento ambiental dever constar, obrigatoriamente, a certido da Prefeitura Municipal, declarando que o local e o tipo de empreendimento ou atividade esto em conformidade com a legislao aplicvel ao uso e ocupao do solo e, quando for o caso, a autorizao para supresso de vegetao e a outorga para o uso da gua, emitidas pelos rgos competentes. 2 - No caso de empreendimentos e atividades sujeitos ao estudo de impacto ambiental - EIA, se verificada a necessidade de nova complementao em decorrncia de esclarecimentos j prestados, conforme incisos IV e VI, o rgo ambiental competente, mediante deciso motivada e com a participao do empreendedor, poder formular novo pedido de complementao.

6.3 Fale a respeito da natureza jurdica do licenciamento

O conceito de licenciamento ambiental, conforme o art. 1, I, da Resoluo CONAMA 237/97:

Art.1 (...) I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso.

Desta forma, pode-se dizer que a natureza jurdica do licenciamento ambiental um instrumento preventivo de tutela do meio ambiente, inserido na tutela administrativa do meio ambiente (vide: art. 9, inciso IV, da Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente de n 6.938/81).

6.4 Em quais hipteses a licena ambiental poder ser cancelada? Neste caso, existe a possibilidade de indenizao para o empreendedor?

O art. 19 da Resoluo 237/97, trata da possibilidade de modificao, suspenso e cancelamento da licena, onde modificar significa dar nova configurao ao estado anterior; suspender significa sobrestar, sustar at adequao aos requerimentos ambientais necessrios; e cancelar, simplesmente, desfazer, anular, tornar o ato ineficaz por algum motivo. Entende-se que licena ambiental uma espcie de pacto entre o empreendedor e o poder pblico:

(...) de um lado, o particular se compromete a desenvolver sua atividade econmica nos estritos termos da licena, cumprindo com todas as condicionantes que lhe foram impostas; de outro, o poder pblico se abstm de exigir qualquer outra providncia a ttulo de proteo ambiental, desde que mantidas as circunstncias que ensejaram a concesso da licena (OLIVEIRA, 1999)

Questiona-se quais as consequncias jurdicas aplicveis s hipteses em que, antes do trmino do prazo de validade da licena, alteram-se as circunstncias que levaram sua concesso. A modificao se aplica s hipteses em que a proteo ambiental demanda a alterao das condicionantes impostas ao empreendedor. A despeito de no haver previso legal expressa sobre a possibilidade de modificao da licena ambiental, a doutrina defende a aplicao por analogia do art. 58, inciso I, da Lei 8.666/93, que dispe sobre a chamada teoria da impreviso aos contratos administrativos. De acordo com Mello (2002):

Esfora-se em que a ocorrncia de fatos imprevisveis, anormais, alheios ao dos contraentes, e que tornam o contrato ruinoso para uma das partes, acarreta situao que no pode ser suportada unicamente pelo prejudicado.

J o cancelamento da licena corresponde a supresso do ato administrativo, medida utilizada para casos em que a licena expedida em contrariedade s normas legais, est lastreada em pressupostos de fato no verdadeiros ou mesmo quando se trata de riscos supervenientes, desde que a imposio de novas condicionantes no seja suficiente preveno. (MARAL, 2013) O direito indenizao mais complexa. Entre os administrativistas, que definem a licena como ato vinculado, entendem que h o direito indenizao. J na seara do direito ambiental, as opinies divergem. Dawalibi (2000) defende que no h direito indenizao:

(...) posto que, em face da irrelevncia da licitude da atividade (...), ningum adquiri direito de implantar empreendimento lesivo ao meio ambiente, alm do que sempre haver responsabilidade pelos danos ambientais causados pela obra ou empreendimento, mesmo que regularmente licenciados.

Compartilha deste entendimento Silva (2009) que, com base nos princpios da precauo e do poluidor-pagador, explica: Nesse mesmo contexto, sob a gide dos Princpios acima mencionados, a revogao da licena ambiental no poder originar indenizao ao empreendedor por parte do Poder Pblico.

Ao empreendedor so imputados todos os riscos de sua atividade, tal diretriz coaduna-se at mesmo em face dos princpios do Poluidor-pagador e da Precauo. Portanto, constatada a impertinncia ambiental de determinada atividade econmica regularmente licenciada, impe-se ao Poder Pbico a anlise da convenincia e oportunidade da revogao, e sendo esta a melhor forma de contemplar a proteo do meio ambiente leia-se contemplar o interesse pblico -, no se vislumbra a possibilidade

de indenizao por perdas e danos decorrente exclusivamente da revogao realizada pela Administrao, pois o dever de proteo no s do Poder Pblico, mas tambm de toda a coletividade incluindo o prprio empreendedor.

No entanto, Milar (2009) defende a existncia do direito indenizao:

(...) parece difcil sustentar possa a Administrao aniquilar um direito do administrado, privando-o da correspondente indenizao. Mesmo suspensa ou caada a licena, importante assinalar, remanesce o direito do administrado de algum modo vinculado ao empreendimento: se no sob a forma de atividade efetiva, ao menos sob a forma de ressarcimento dos danos (materiais e morais) que vier a sofrer pela perda dos investimentos que antes foram legtima e legalmente autorizados. No se pode esquecer que, por vezes, os danos morais so mais graves e onerosos dos que os danos materiais.

Entende-se

que

situao

deve

ser

analisada

conforme

comportamento do particular para a ocorrncia do cancelamento da licena. Se agiu de m-f, omitindo dados relevantes sobre a atividade exercida ou mesmo falseando informaes que serviram de base emisso da licena, no h que se falar em pagamento de indenizao. A mesma soluo aplicvel s hipteses em que o cancelamento ocorre por descumprimento das condicionantes impostas para realizao da obra ou atividade. No primeiro caso, temos a anulao da licena. No segundo, sua cassao. Caso a supervenincia de tecnologia e conhecimento cientfico permitem dar nova interpretao ao potencial lesivo da atividade, se no for oportuno nessas situaes, aguardar o trmino do prazo de vigncia da licena para a imposio das novas exigncias, a licena deve ser revogada. Nesses casos, no lcito expor o empreendedor a revs econmico, tendo em vista os investimentos que foram aplicados na obra ou atividade sem a respectiva compensao pecuniria. Todavia, imprescindvel que haja prova do prejuzo efetivo, havendo direito indenizao, a ser realizado por meio de processo de desapropriao.

REFERENCIAS

DAWALIBI, Marcelo. Licena ou autorizao ambiental? Revista de Direito Ambiental. Vol 17. So Paulo: Editora RT, 2000, p. 186. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Princpio da Precauo no Direito Brasileiro e no Direito Internacional. Belo Horizonte: Del Rey, 2004, p. 50. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo . 14. ed. ref., amp., atual. So Paulo: Malheiros Editores, 2002, p. 586. MILAR, dis. Direito do Ambiente. A gesto Ambiental em foco. Doutrina. Jurisprudncia. Glossrio. 6. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora RT, 2009, p. 440. OLIVEIRA, Antnio Inag de Assis. Introduo a Legislao Ambiental Brasileira e Ambiental. 2ed., Rio de Janeiro: Lunem Juris Livraria e Editora: 2005, p.206. OLIVEIRA, Antnio Inag de Assis. O licenciamento ambiental. So Paulo: Iglu, 1999. SILVA, Maurcio de Jesus Nunes da. A revogao da licena ambiental . Revista de Direito Ambiental. Vol. 53. So Paulo: Editora RT, 2009, p. 187.

Vous aimerez peut-être aussi