Vous êtes sur la page 1sur 15

Maro/2011

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO AMAP

Concurso Pblico de Provas e Ttulos

Outorga de Delegaes de Servios de Notas e de Registros


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

Prova Objetiva Seletiva


INSTRUES
- Verifique se este caderno contm 100 questes, numeradas de 1 a 100. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes, nem o uso de mquina calculadora. - A durao da prova de 4 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Registros Pblicos 1. Em caso de danificao de livro obrigatrio sob a responsabilidade do titular da serventia, a sua restaurao (A) (B) poder ser efetuada diretamente pelo titular, sem qualquer outra formalidade. depender de prvia comunicao Corregedoria da Justia e ao Juiz de Direito competente para os Registros Pblicos, que a autorizar. depender de prvia comunicao Corregedoria da Justia e ao Juiz de Direito competente para os Registros Pblicos, sem necessidade de autorizao. depender da propositura de medida jurisdicional de restaurao, sem prejuzo da comunicao Corregedoria da Justia. poder ser efetuada diretamente pelo titular, aps a realizao de relatrio de autocorreio da unidade. 5. Sob pena de ineficcia, a hipoteca convencional dever ser objeto de nova especializao no prazo mximo de (A) (B) (C) (D) (E) 6. 5 (cinco) anos de seu registro. 10 (dez) anos de seu registro. 15 (quinze) anos de seu registro. 20 (vinte) anos de seu registro. 30 (trinta) anos de seu registro.

_________________________________________________________

(C)

NO esto sujeitos a registro por extrato ou extrao, no Registro de Ttulos e Documentos, os (A) documentos destinados a registro facultativo para guarda e conservao. documentos de procedncia estrangeira, para produo de efeitos no Brasil. contratos de compra e venda de bens mveis com reserva de domnio. contratos de alienao fiduciria de bens mveis. contratos de locao de prdios.

(D)

(B)

(E) 2.

_________________________________________________________

O prazo de validade da prenotao, nos Registros de Imveis, de (A) (B) (C) (D) (E) 30 (trinta) dias, prorrogveis a pedido da parte. 30 (trinta) dias, prorrogveis a critrio da serventia. 30 (trinta) dias, prorrogveis em caso de suscitao de dvida. 15 (quinze) dias, improrrogveis. 15 (quinze) dias, prorrogveis a pedido da parte.

(C)

(D) (E) 7.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

3.

A respeito do procedimento de dvida, correto afirmar que (A) (B) (C) ter natureza judicial ou extrajudicial, conforme a presena ou no de lide. se aplica exclusivamente aos registros de imveis, e no s outras especialidades registrais. a respectiva sentena poder ser objeto de apelao pelo interessado, pelo Ministrio Pblico, pelo terceiro interessado e pelo Oficial Registrador. poder ser suscitada de forma resumida pelo Oficial, bastando consignar a simples remisso ao texto legal pertinente e s falhas do ttulo submetido a registro. em caso de improcedncia ser determinado ao Oficial que proceda ao registro do ttulo.

A requerimento expresso da parte interessada, ingressa no Registro de Ttulos e Documentos, para guarda e conservao, contrato j registrado na prpria serventia para os fins do art. 129 da Lei no 6.015/73. Diante deste ttulo, o Oficial dever (A) recusar o registro e suscitar dvida, de ofcio, para o Juiz competente. registrar o ttulo, sem maior formalidade, uma vez que o intuito simplesmente guarda e conservao. registrar o ttulo, mencionando expressamente a circunstncia de j haver sido registrado anteriormente. informar o apresentante que no registrar o ttulo e abrir prazo para sanar as irregularidades observadas. recusar o registro por ser impossvel registr-lo em

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ duplicidade. 4. A retificao de registro imobilirio, de acordo com o _________________________________________________________

regime vigente aps a Lei no 10.931/04, (A) ser conduzida diretamente pelo Oficial de Registro de Imveis, mesmo em casos que envolvam litgio entre os confrontantes de imveis lindeiros, envolvendo direitos reais titularizados por cada um deles. ser efetuada judicialmente sempre que tiver por objeto a retificao de medida perimetral e, simultaneamente, aumento de rea do imvel retificando. restringe as hipteses de retificao administrativa aos imveis urbanos devidamente matriculados no Registro de Imveis, devendo as retificaes de imveis rurais ser conduzidas judicialmente, com oitiva dos rgos competentes. permite a sua efetivao por procedimento administrativo, mesmo que implicando alterao da rea do imvel retificando, se houver a anuncia expressa dos confrontantes, todos tabularmente identificados. embute delegao ao Oficial de Registro de Imveis para que decida todas as impugnaes fundamentadas acerca da titularidade do imvel retificando, ou parte dele, tornando desnecessria a interveno judicial em tais hipteses.

8.

Durante a anlise do contedo de um estatuto de associao submetido a registro, foram constatados os seguintes pontos relevantes:

I. em caso de dissoluo da associao, os associados recebero o pagamento de quotas partes que possuem sobre o patrimnio;

(B)

(C)

II. os rgos deliberativos da associao sero convocados apenas pela sua diretoria;

III. os associados podero ser excludos por deciso


da diretoria, sem garantia de ampla defesa. (So) impeditiva(s) do registro da associao a(s) disposio(es) constante(s) do(s) item(ns) (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

(E)

I, apenas. II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.


TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


9. A autenticao de cpia de documento rasurado (A) (B) (C) (D) (E) 10. no admissvel. admissvel apenas se o documento for apresentado em original. admissvel apenas se a cpia do documento for extrada na serventia. admissvel se o apresentante firmar termo de responsabilidade de seu contedo. admissvel mediante a aposio de ressalva pela serventia, informando que o original est rasurado. 14. Nos casos em que houver registro de nascimento sem paternidade definida, mas em que a me declinar o nome de suposto pai, o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais (A) efetuar o assento constando como genitor a pessoa apontada pela me, intimando-o posteriormente a impugnar essa condio perante o Juiz corregedor, que manter ou no o assento de nascimento. intimar o suposto genitor antes do registro do assento de nascimento, ouvir as suas razes para eventual recusa e encaminhar, neste caso, o feito ao Juiz corregedor, para deciso. efetuar o assento constando como genitor a pessoa apontada pela me, independentemente de sua oitiva, em razo da presuno absoluta de paternidade decorrente da declarao da me. suspender imediatamente o ato de registro e encaminhar o pedido ao Ministrio Pblico, que poder, a seu critrio, propor ao de investigao de paternidade contra o suposto pai. efetuar o assento e remeter a certido ao juzo da famlia, que intimar o suposto pai para se manifestar a respeito e determinar a averbao da paternidade confirmada, se for o caso, ou remeter os autos ao Ministrio Pblico para propor ao de investigao de paternidade.

(B)

_________________________________________________________

Um casal, casado sob o regime de comunho parcial de bens, procura um Tabelio para a realizao de seu divrcio consensual. Cada cnjuge possui bens prprios, alm de imveis em comum. Os cnjuges explicam que desejam que o patrimnio comum seja atribudo integralmente esposa e que, em compensao, a esposa transfira um imvel de seu patrimnio pessoal ao marido, alm de determinada quantia em dinheiro. Neste caso, o Tabelio (A) (B) dever negar-se a lavrar a escritura, pois o divrcio ser necessariamente judicial. dever lavrar a escritura de divrcio, contemplando os negcios jurdicos tal como concebidos, mediante o pagamento dos tributos incidentes. dever lavrar tantas escrituras pblicas quantos os negcios jurdicos envolvidos. dever lavrar uma escritura para o divrcio e outra para a transmisso do bem pessoal da esposa, mediante o pagamento dos tributos incidentes. apenas poder lavrar a escritura de divrcio se houver aquiescncia do membro do Ministrio Pblico.

(C)

(D)

(E)

(C) (D)

_________________________________________________________

(E) 11.

15.

A oposio de impedimentos ao casamento (A) ocorrer em no mximo 15 (quinze) dias aps a afixao do edital e ensejar a remessa do procedimento ao Juiz, para deciso. poder ser efetuada tanto pelo Ministrio Pblico quanto por qualquer cidado, competindo a deciso ao Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais. independe do procedimento de habilitao, podendo ser efetuada a qualquer tempo antes da celebrao do ato. dever ser efetuada no prazo de 3 (trs) dias a contar da afixao dos proclamas, abrindo-se igual prazo para a deciso pelo rgo do Ministrio Pblico. est sujeita a deciso pelo Juiz corregedor, a qual por sua vez poder ser objeto de recurso superior instncia.

_________________________________________________________

O reconhecimento de firma efetuado mediante comparao da assinatura lanada em documento com aquela aposta em carto arquivado na serventia denominado reconhecimento por (A) (B) (C) (D) (E) autenticidade. comparao. semelhana. f pblica. ato notarial.

(B)

(C)

_________________________________________________________

12.

Relativamente lavratura de atos notariais em local fora da serventia, correto afirmar: (A) trata-se de procedimento incompatvel com a boa tcnica notarial, vedado ao Tabelio e aos escreventes autorizados. poder ser efetuado apenas no caso de testamento, a ser lavrado privativamente pelo Tabelio. admitida a sua formalizao em etapas, colhendose primeiramente a assinatura de uma das partes e depois, em outro local, a assinatura das demais. apenas admitida como prerrogativa inerente s pessoas jurdicas de direito pblico. pode ser efetuada dentro dos limites da circunscrio territorial da unidade.

(D)

(B) (C)

(E)

_________________________________________________________

16.

(D) (E) 13.

As retificaes de assentos no Registro Civil das Pessoas Naturais (A) (B) dependero sempre de parecer do Ministrio Pblico e deciso judicial. podero ser efetuadas pelo Oficial sempre que vislumbrar erro evidente, mediante posterior comunicao Corregedoria. podero ser efetuadas pelo Oficial no caso de erro evidente, mediante requerimento da parte interessada e aps manifestao do Ministrio Pblico. dispensam interveno de outras autoridades, que no o prprio oficial. implicaro o cancelamento do assento retificado e a lavratura de novo, transpondo os dados corretos e inserindo aquele que se pretendia retificar. 3

_________________________________________________________

Determinado ttulo foi apresentado para protesto no dia 2 de maro, quarta-feira, e o devedor foi intimado pessoalmente no dia 4 de maro, sexta-feira. Considerando a inexistncia de feriado, se o devedor no pagar a dvida, nem justificar a recusa, o registro do protesto ser considerado efetuado no dia (A) (B) (C) (D) (E) 2 de maro. 4 de maro. 5 de maro. 7 de maro. 9 de maro.

(C)

(D) (E)

TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


17. As escrituras de emancipao sero Direito Constitucional (A) averbadas no Livro E, no 1o Ofcio de cada comarca, margem do assento de nascimento, que dever ser trasladado do livro onde originalmente efetuado. registradas no Livro E, no 1o Ofcio de cada comarca, como ato autnomo. registradas no Livro A, com anotao margem do assento de nascimento, e trasladadas para o Livro E. registradas no Livro A, como ato autnomo. averbadas margem do assento de nascimento, no Livro A. (B) 21. A nomeao de irmo de Secretrio de Estado para exercer cargo de confiana de assessoria na Secretaria de que este titular (A) no pode ser objeto de questionamento judicial, em virtude do princpio da separao de poderes, por se tratar de ato de competncia do Poder Executivo. pode ser objeto de mandado de segurana coletivo, impetrado pelo Ministrio Pblico, por ofensa a interesse difuso protegido constitucionalmente. passvel de impugnao por qualquer cidado, por meio de ao popular, em virtude de ofensa moralidade administrativa. pode ser objeto de habeas data, impetrado por quem preencha os requisitos para o cargo, com vistas anulao do ato de nomeao. no conflita com os princpios constitucionais da Administrao Pblica, uma vez que no traz prejuzo ao errio.

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

(C)

18.

Considere as regras abaixo acerca da cobrana de emolumentos:

(D)

I. vedado fixar emolumentos em percentual do valor


do negcio jurdico objeto dos servios notariais e de registro. (E)

II. As serventias podem repassar aos usurios os custos diretos incorridos na prestao dos servios.

_________________________________________________________

III. vedado aos Estados-membros criar critrios de


cobrana de emolumentos em desacordo com as regras gerais da legislao federal. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 19.

22.

Ao direta de inconstitucionalidade proposta por Governador de Estado, tendo por objeto dispositivos de lei federal contrrios Constituio da Repblica, julgada procedente pelo Supremo Tribunal Federal. Nessa hiptese, (A) a deciso anulvel, pois Governador de Estado no tem legitimidade para propor ao tendo por objeto a constitucionalidade de lei federal. no aplicvel a regra de participao do Procurador Geral da Repblica, por se tratar de ao de interesse de Estado-membro da Federao. o Governador deveria ter demonstrado a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examinasse a admissibilidade da ao. a deciso produzir eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. a deciso nula, por se tratar de matria de competncia originria do Superior Tribunal de Justia.

I. II. I e II. I e III. II e III.

(B)

_________________________________________________________

A perda da delegao sano que deve ser aplicada ao titular de servios notariais ou de registro (A) (B) (C) (D) sempre aps prvia suspenso, nos casos de reiterado descumprimento dos deveres legais. preventivamente e em carter liminar, a critrio da autoridade fiscalizadora. apenas em casos tipificados pela lei, em que cominada especificamente essa penalidade. discricionariamente pela autoridade fiscalizadora, sem necessria correlao entre a gravidade da infrao e a pena aplicada. aps regular processo administrativo disciplinar ou sentena judicial transitada em julgado.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

23.

(E)

Considere as seguintes afirmaes sobre a disciplina constitucional da liberdade de associao:

_________________________________________________________

I. plena a liberdade de associao para fins lcitos,


vedada a de carter paramilitar.

20.

Aos titulares de delegaes de servios notariais e de registros pblicos aplicam-se regras de (A) (B) suspeio e de impedimento previstas no Cdigo de Processo Civil, relativamente aos juzes. impedimento especiais, limitadas proibio da prtica de atos no interesse prprio, do cnjuge ou de parente at terceiro grau. suspeio previstas no Cdigo de Processo Civil relativamente aos juzes, mas no as de impedimento. suspeio especiais, limitadas proibio da prtica de atos por motivo de inimizade ou de grave desentendimento. impedimento previstas no Cdigo de Processo Civil relativamente aos juzes, mas no as de suspeio.

II. As associaes s podero ser compulsoriamente


dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se para tanto o trnsito em julgado desta.

III. Ningum poder ser compelido a associar-se ou a


permanecer associado, salvo disposio prvia em contrrio do estatuto social. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

(E) 4

I, apenas. II, apenas. III, apenas. I e II, apenas. I, II e III.


TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


24. Considerando, dentre outras razes, que os concursos pblicos para outorga de delegao de servios notariais e de registro no tm observado um padro uniforme, sendo objeto de diversos procedimentos administrativos junto ao Conselho Nacional de Justia (CNJ) e de medidas judiciais perante os rgos judiciais de instncia superior, o CNJ editou a Resoluo no 81, de 2009, que dispe sobre os concursos pblicos de provas e ttulos, para a outorga das Delegaes de Notas e de Registro, e minuta de edital. O artigo 2o da citada Resoluo prev que os concursos sero realizados semestralmente ou, por convenincia da Administrao, em prazo inferior, caso estiverem vagas ao menos trs delegaes de qualquer natureza. A esse respeito, pode-se afirmar que (A) compatvel com a Constituio da Repblica o exerccio de competncia pelo CNJ para instaurar procedimentos administrativos relativamente a servios notariais e de registro, mas no para editar resoluo em decorrncia do quanto apurado nos procedimentos em questo. incompatvel com a Constituio da Repblica a previso do art. 2o da Resoluo 81 relativa periodicidade para realizao de concursos, a despeito de o CNJ possuir competncia para editar resoluo a esse respeito. compatvel com a Constituio da Repblica o exerccio de competncia pelo CNJ para editar resolues, mas no para instaurar procedimentos administrativos relativamente a servios notariais e de registro, nem para disciplinar a periodicidade de realizao de concursos para outorga desses servios. compatvel com a Constituio da Repblica o teor do art. 2o da Resoluo 81 relativa periodicidade para realizao de concursos, a despeito de o CNJ no possuir competncia para editar resoluo a esse respeito. so compatveis com a Constituio da Repblica o exerccio de competncia pelo CNJ para instaurar procedimentos administrativos relativamente a servios notariais e de registro e para editar resoluo em decorrncia do quanto apurado nos procedimentos em questo, bem como a previso do art. 2o da Resoluo 81 referente periodicidade para realizao de concursos. (C) tal qual a desapropriao, implica, ao final, a aquisio da propriedade privada pelo Poder Pblico. no obriga o Poder Pblico a obter autorizao judicial para uso de um bem privado. tem por escopo destinar ao assentamento de colonos as glebas at ento exploradas para culturas ilegais de plantas psicotrpicas. Direito Administrativo 26. Acerca dos modos de interveno do Estado na propriedade, correto afirmar que a requisio (A) assunto de competncia legislativa concorrente da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. gera o dever do Poder Pblico de indenizao prvia, justa e em dinheiro em favor do proprietrio.

(B)

(D)

(B)

(E)

_________________________________________________________

(C)

27.

Com base no ordenamento jurdico ptrio, so bens da Unio (A) os terrenos da marinha e seus acrescidos, admitido o seu uso por particulares por meio do regime da enfiteuse. as terras que estiverem situadas na faixa de fronteira, eis que necessrias segurana nacional. as terras devolutas em geral, exceto as indispensveis preservao ambiental, que sero de titularidade do Estado-membro respectivo. as ilhas ocenicas e costeiras, independentemente de nelas estar localizada a sede de algum Municpio. os bens materiais ou imateriais de relevncia histrica, artstica ou paisagstica nacional.

(D)

(B)

(E)

(C)

(D)

_________________________________________________________

25.

Nos termos do artigo 1o do Decreto-lei no 1.593, de 21 de dezembro de 1977, com a redao dada pela Medida Provisria no 2.158-35, de 2001, a fabricao de cigarros do tipo que especifica ser exercida exclusivamente pelas empresas que, dispondo de instalaes industriais adequadas, mantiverem registro especial na Secretaria da Receita Federal do Ministrio da Fazenda. O artigo 2o do mesmo diploma normativo prev, ainda, as hipteses em que o registro especial referido ser cancelado. Os dispositivos citados do Decreto-lei em questo (A) so incompatveis com a disciplina constitucional da liberdade de iniciativa, que impede o Estado de exercer funo regulatria de atividade econmica privada. so compatveis com a disciplina constitucional da liberdade de iniciativa, que permite lei exigir autorizao de rgos pblicos para o exerccio de atividade econmica. ofendem a disciplina constitucional da liberdade de iniciativa, que assegura a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao. contrariam o princpio da legalidade, pois Decreto-lei e Medida Provisria no podem criar obrigaes ou restries ao exerccio de direitos fundamentais. ferem os princpios da igualdade e livre concorrncia, por estabelecerem tratamento diferenciado entre pessoas jurdicas que exercem atividades econmicas, fora das hipteses autorizadas pela Constituio.

(E)

_________________________________________________________

28.

Acerca da resciso do contrato administrativo, correto afirmar: (A) No cabe falar em resciso judicial de um contrato administrativo por motivo de inadimplemento pela Administrao, dada a posio de supremacia desta em relao ao particular. O mero atraso no incio da obra, servio ou fornecimento, ainda que injustificado, no motivo para resciso do contrato administrativo. Sendo invivel a resciso amigvel, o Poder Pblico poder rescindir unilateralmente o contrato, com fundamento no exerccio de seu poder hierrquico. A resciso unilateral tem carter sancionador e desobriga o Poder Pblico do pagamento de indenizaes ou ressarcimento de prejuzos ao contratado. A comprovada ocorrncia de caso fortuito ou fora maior que impea a execuo do contrato administrativo autoriza a sua resciso unilateral pelo Poder Pblico. 5

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


29. INCOMPATVEL com os princpios inerentes aos servios pblicos: (A) (B) (C) (D) (E) aplicao plena da exceo do contrato no cumprido contra a Administrao Pblica. sujeio do exerccio do direito de greve a condies especiais. exigncia de permanncia do servidor em servio, quando pede exonerao, pelo prazo fixado em lei. aplicao do instituto da encampao. paridade de tratamento de usurios, com igualdade de acesso. 33. Direito Tributrio O tributo que tem por fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, como, por exemplo, a fiscalizao dos servios notariais e registrais, denominado (A) (B) (C) (D) (E) imposto. taxa. contribuio de melhoria. emolumento. contribuio de interesse de categoria profissional

_________________________________________________________ ou econmica. _________________________________________________________

30.

No que se refere revogao e invalidao dos atos administrativos, (A)

34.

Os emolumentos (A) tm natureza tributria, mas no observam aos princpios da anterioridade anual e nonagesimal e da irretroatividade tributria. tm natureza tributria e a competncia para institulos da Unio, devendo os Estados e Distrito Federal apenas definir os atos que estaro sujeitos a sua incidncia. tm natureza tributria, mas podem ser institudos por portaria conjunta do Tribunal de Justia do Estado e do Governo do Estado, devendo os valores serem nicos para todos os atos notariais e de registro. no tm natureza tributria e devem ser institudos por lei dos Estados e do Distrito Federal, levando em conta a natureza pblica e o carter social dos servios notariais e de registro. no tm natureza tributria e, por isso, podem ser institudos por portaria ou decreto, devendo corresponder ao custo do servio notarial e de registro que remuneram.

a Administrao Pblica poder invalidar seus atos administrativos, por razes de ilegalidade, produzindo, de regra, efeitos ex nunc. o Poder Judicirio poder revogar atos administrativos, por razes de ilegalidade, produzindo efeitos ex nunc. a Administrao Pblica, de regra, poder revogar atos administrativos discricionrios, por razes de convenincia e oportunidade, produzindo efeitos ex nunc. a Administrao Pblica poder invalidar seus atos administrativos de ofcio, por razes de mrito, produzindo efeitos ex tunc. o Poder Judicirio no poder invalidar atos administrativos discricionrios, eis que estes esto sujeitos exclusivamente autotutela.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

31.

Constituem princpios do processo administrativo, explcitos ou implcitos no Direito positivo: (A) (B) (C) (D) oficialidade, publicidade e motivao. sigilo, economia processual e unilateralidade. onerosidade, publicidade e tipicidade. formalismo, gratuidade e inrcia dos rgos administrativos. oficialidade, devido processo legal e inrcia dos rgos administrativos.

_________________________________________________________

35.

Quando do registro da escritura pblica de venda e compra, o Oficial do Registro de Imveis tem o dever legal de fiscalizar o recolhimento do imposto incidente sobre a operao. Se o registro acontecer sem que tenha havido o recolhimento do imposto de transmisso devido, o Oficial do Registro de Imveis (A) dever anular o registro efetivado, sob pena de responsabilidade funcional, sem embargo da responsabilidade civil decorrente do ato de anulao do negcio jurdico. responder civil e administrativamente pela omisso, sem embargo da obrigao tributria por infrao decorrente da no fiscalizao do recolhimento do tributo devido em razo de seu ofcio. responder solidariamente com o contribuinte, no caso de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal por este, pelo tributo devido sobre o ato de transmisso praticado em razo de seu ofcio. ser considerado contribuinte do tributo devido sobre o ato de transmisso registrado, sem embargo do direito de regresso em face do adquirente do imvel. no tem qualquer responsabilidade civil, penal, tributria ou administrativa pela no fiscalizao dos tributos devidos sobre os atos praticados por ele, ou perante ele, em razo do seu ofcio. TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

(E)

_________________________________________________________

(B)

32.

A convalidao consiste em instrumento de que se vale a Administrao para (A) (B) (C) restabelecer ao mundo jurdico ato anteriormente revogado ou invalidado. confirmar deciso vlida emanada por agente de nvel hierarquicamente inferior. legitimar os atos que tenham sido revogados por razes de mrito, sempre que indispensveis consecuo de novos interesses polticos. aproveitar atos administrativos eivados de vcios sanveis, confirmando-os no todo ou em parte. corrigir atos administrativos eivados de vcio de finalidade, produzindo efeitos ex nunc. (D) (C)

(D) (E) 6

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


36. Na transmisso causa mortis, o de cujus deixou bens imveis localizados em diversos municpios do pas, em especial em So Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Macap, Porto Grande e Serra do Navio. O inventrio foi processado no lugar da abertura da sucesso, ou seja, em So Paulo. O imposto incidente sobre a transmisso causa mortis ITCMD, em razo da competncia constitucional, devido ao (A) (B) (C) (D) (E) Municpio da situao do bem imvel. Municpio do lugar do inventrio. Municpio da situao do bem imvel e ao Estado do lugar do inventrio, em partes iguais. Estado do lugar do inventrio. Estado da situao do bem imvel. 39. Diante da ausncia de Certido Negativa de Dbitos, o Tabelio de Notas fez constar na escritura pblica de compra e venda que constam dbitos tributrio incidentes sobre o imvel objeto do negcio jurdico e que estes sero de responsabilidade do alienante. Neste caso, podese afirmar que (A) o Tabelio ser considerado o nico devedor dos tributos devidos, por ser dever funcional a fiscalizao dos tributos incidentes sobre os atos que pratica. esta declarao no importa em transferncia da responsabilidade tributria ao alienante, na medida em que a responsabilidade tributria decorre de lei e, pelo CTN, ser ela do adquirente. esta declarao tem fora de transferir a responsabilidade tributria ao alienante, j que feita por instrumento pblico por agente delegado de funo pblica. tal ressalva desnecessria, j que o alienante o contribuinte e nico devedor dos tributos cujos fatos geradores ocorreram at a data da lavratura da escritura pblica, momento em que ocorre a transmisso do domnio. s ter eficcia perante o Fisco aps o registro da escritura pblica no cartrio de Registro de Imveis, oportunidade em que a responsabilidade tributria recair na pessoa do alienante. Direito Civil 40. Quanto s leis correto afirmar: (A) Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas, 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente promulgada. Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 90 (noventa) dias depois de oficialmente promulgada. Se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo de incio de sua vigncia comear a correr da data da primeira publicao. No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou a revogue, ou venha a cair em desuso devidamente reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal em ao especfica. A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a anterior.

(B)

_________________________________________________________

37.

Considere os seguintes itens sobre a Declarao de Operaes Imobilirias DOI:

(C)

I. O no cumprimento desta obrigao gera obrigao


tributria acessria consistente em multa de 0,1% ao ms-calendrio ou frao, sobre o valor da operao, devido pelo Oficial de Registro de Imveis e pelo adquirente, solidariamente. II. Consiste na declarao sobre operao imobiliria de aquisio ou alienao, realizada por pessoa fsica ou jurdica, independentemente do seu valor, cujos documentos sejam lavrados, anotados, averbados, matriculados ou registrados em Cartrio de Notas, de Registro de Imveis e de Ttulos e Documentos. III. Tem por sujeito ativo o Estado ou Distrito Federal e por sujeito passivo o adquirente de bem imvel, devendo a obrigao ser cumprida no ato do registro do ttulo aquisitivo no cartrio de Registro de Imveis. IV. Consiste na emisso de certido pelo Oficial do Cartrio de Registro de Imveis ou do cartrio de Ttulos e Documentos, ou ainda pelo Notrio, relativa a operao imobiliria cujos documentos sejam lavrados, anotados, averbados, matriculados ou registrados no respectivo cartrio. V. Tem por sujeito ativo a Unio e por sujeito passivo o Oficial do Cartrio de Registro de Imveis, o Oficial do Cartrio de Ttulos e Documentos e o notrio. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) (D)

(E)

_________________________________________________________

(B)

(C)

_________________________________________________________

I e IV. II e V. I, II e V. I, III e V. II, III e IV.

(D)

38.

Sobre o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), correto afirmar que (A) de competncia municipal, sendo admitida a delegao da capacidade tributria Unio. (B) para obteno de incentivos fiscais e de crdito rural dispensada a comprovao do recolhimento do ITR, salvo no caso de concesso de financiamento ao amparo do PRONAF. (C) para atos de registro e averbao no Registro de Imveis, salvo excees legais, necessria a comprovao do recolhimento do ITR referente aos ltimos cinco exerccios. (D) os serventurios do registro de imveis so responsveis por sucesso no caso de registro de imvel rural sem comprovao de recolhimento do ITR no ltimo exerccio, somente. (E) o domiclio tributrio do contribuinte do ITR por ele eleito quando do ato do envio do Documento de Informao e Apurao do ITR DIAT.

(E)

_________________________________________________________

41.

So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer, os (A) (B) (C) (D) (E) menores de dezesseis anos. maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, ainda que casados. que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. prdigos, ainda que casados. maiores de dezoito anos e menores de vinte e um anos. 7

TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


42. Esto sujeitos curatela (A) (B) (C) (D) somente os absolutamente incapazes. somente os relativamente incapazes. os menores de 18 anos, os deficientes mentais e os excepcionais sem completo desenvolvimento mental. aqueles que, por enfermidade ou deficincia mental, tiverem o necessrio discernimento para os atos da vida civil. aqueles que, por causa duradoura, no puderem exprimir a sua vontade. 47. nulo o negcio jurdico (A) (B) (C) (D) (E) quando tiver por objetivo fraudar lei imperativa. celebrado por pessoa relativamente incapaz. celebrado por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores. que no revestir a forma escrita, ainda que a lei no exija tal formalidade. simulado, mas subsistir o que se dissimulou, ainda que invlido for na substncia ou na forma.

(E) 43.

__________________________________________________________________________________________________________________

So herdeiros necessrios (A) apenas o cnjuge sobrevivente, se o casamento houver sido realizado sob o regime da comunho universal de bens, ou o convivente se houver impedimento para se realizar o casamento, os descendentes e os ascendentes. apenas os descendentes e os ascendentes. os ascendentes, os descendentes e os colaterais at o quarto grau. o cnjuge sobrevivente, exclusivamente se o casamento tiver sido realizado sob o regime da comunho universal ou parcial de bens, e os descendentes. o cnjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens do casamento, e os descendentes.

48.

No corre a prescrio (A) (B) (C) (D) entre os cnjuges, ainda que separados judicialmente. entre ascendentes e descendentes. contra os relativamente incapazes. enquanto no prolatada a respectiva sentena penal definitiva quando a ao se originar de fato que deva ser apurado no juzo criminal. contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas.

(B) (C) (D)

(E)

_________________________________________________________

49.

(E) 44.

Invalidam os negcios jurdicos, que lhes so subordinados, as condies fsica ou juridicamente (A) (B) (C) (D) (E) impossveis, quando resolutivas. impossveis. impossveis, quando suspensivas. possveis, quando resolutivas. possveis, se potestativas.

_________________________________________________________

Na linha descendente os (A) filhos sucedem por estirpe, e os outros descendentes por cabea, conforme se achem ou no no mesmo grau. filhos sucedem por cabea, e os outros descendentes por cabea ou por estirpe, conforme se achem ou no no mesmo grau. netos sucedem por estirpe, assim como todos os descendentes do de cujus, conforme se achem ou no no mesmo grau. netos e demais descendentes sempre sucedem por estirpe, ainda que se achem no mesmo grau. netos sucedem por cabea e os outros descendentes por estirpe, conforme se achem ou no no mesmo grau.

_________________________________________________________

(B)

50.

So previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente diversas medidas de proteo quando o menor estiver em situao de risco, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) orientao, apoio e acompanhamento temporrios. prestao de servio comunidade. requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico em regime hospitalar ou ambulatorial. colocao em famlia substituta. matrcula e frequncia obrigatria em estabelecimento oficial de ensino fundamental.

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

45.

O casamento realizado diante de uma situao de urgncia ou "iminente perigo de vida", em que um dos nubentes, face ao seu estado demasiadamente grave, no possui tempo suficiente para se submeter s formalidades preliminares ordinariamente exigidas, nem para aguardar o comparecimento da autoridade celebrante conhecido como (A) (B) (C) (D) (E) putativo. nuncupativo. de fato. discricionrio. de iure.

51.

De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente, podem cometer atos infracionais (A) (B) (C) (D) (E) as crianas, apenas. os adolescentes, apenas. o adolescente e o adulto que ainda no completou 21 anos. as crianas a partir de 9 anos de idade. tanto a criana quanto o adolescente.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

52.

46.

anulvel o casamento (A) (B) de quem no completou a idade mnima para casar, ainda que tenha resultado gravidez. do incapaz de consentir ou manifestar de modo inequvoco, o consentimento, exceto se do casamento tiver resultado gravidez. de menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal, exceto se do casamento tiver resultado gravidez. contrado por infringncia de impedimento. contrado pelo enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil.

De acordo com o direito consumerista, o direito de reclamar pelos vcios aparentes ou de fcil constatao caduca em (A) (B) (C) (D) (E) trinta dias, tratando-se de fornecimento de servio e de produto durveis. trinta dias, a partir da entrega efetiva do produto ou do trmino da execuo de qualquer servio. trinta dias, tratando-se de fornecimento de servio e de produto no durveis. noventa dias, a partir da entrega do produto ou do trmino da execuo de qualquer servio. noventa dias, tratando-se de fornecimento de servio e de produto no durveis. TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

(C)

(D) (E) 8

Caderno de Prova A01, Tipo 001


53. vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas, (A) deixar de estipular prazo para o cumprimento de sua obrigao ou deixar a fixao de seu termo inicial a seu exclusivo critrio. executar servios sem a prvia elaborao de oramento e autorizao expressa do consumidor, ainda que decorrentes de prticas anteriores entre as partes. elevar o preo de produtos ou servios sem autorizao do consumidor. recusar a venda de bens ou a prestao de servios, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, mesmo em se tratando de casos de intermediao regulados em leis especiais. enviar ou entregar ao consumidor, ainda que com solicitao prvia, qualquer produto ou fornecer qualquer servio. Direito Processual Civil 54. So requisitos essenciais da sentena, dentre outros, (A) (B) (C) os fundamentos em que o juiz analisar apenas as questes de fato. os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito. os fundamentos em que contero os nomes da partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo. o relatrio, em que o juiz analisar e resolver as questes de fato e de direito. o dispositivo em que o juiz analisar as questes de fato e de direito. (B) (C) 57. A data do documento particular, quando a seu respeito surgir dvida ou impugnao entre os litigantes, provar-se- por todos os meios de direito. Em relao a terceiros, considerar-se- datado o documento particular (A) (B) (C) (D) (E) no dia em que foi subscrito. desde a morte de todos os signatrios. a partir da impossibilidade fsica, que sobreveio a qualquer das testemunhas do ato. do ato ou fato que estabelea, de modo provvel, a anterioridade da formao do documento. da sua apresentao em repartio pblica ou em juzo.

(B)

(C) (D)

_________________________________________________________

(E)

58.

So ttulos executivos extrajudiciais: (A) os acordos extrajudiciais, de qualquer natureza, ainda que homologado judicialmente. as sentenas arbitrais. a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por, no mnimo, duas testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores. a escritura pblica ou outro documento pblico assinado pelo devedor; o documento particular assinado pelo devedor e por, no mnimo, trs testemunhas; o instrumento de transao referendado pelo Ministrio Pblico, pela Defensoria Pblica ou pelos advogados dos transatores. o formal e a certido de partilha, exclusivamente em relao ao inventariante, aos herdeiros e aos sucessores a ttulo singular ou universal.

_________________________________________________________

(D)

(D) (E) 55.

_________________________________________________________

Das decises interlocutrias caber agravo de instrumento (A) no prazo de 15 dias, quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses. no prazo de 10 dias, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses. no prazo de 15 dias, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses. no prazo de 10 dias, quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses. no prazo de 8 dias, quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses. 59.

(E)

_________________________________________________________

A separao consensual e o divrcio consensual podero ser realizados sem a interveno judicial (A) desde que no haja filhos menores ou incapazes do casal e, observados os requisitos legais, por meio de escritura pblica, da qual constaro as disposies relativas descrio e partilha dos bens comuns e penso alimentcia e, ainda, ao acordo quanto retomada pelo cnjuge de seu nome de solteiro ou manuteno do nome adotado quando se deu o casamento. por meio de escritura pblica, desde que no haja filhos menores ou incapazes, ainda que haja discusso quanto destinao do patrimnio do casal. desde que observados os requisitos legais quanto aos prazos, por meio de escritura pblica, da qual constaro as disposies relativas descrio e partilha dos bens comuns e penso alimentcia dos filhos menores ou incapazes e, ainda, ao acordo quanto retomada pelo cnjuge de seu nome de solteiro ou manuteno do nome adotado quando se deu o casamento. se houver expressa anuncia do rgo do Ministrio Pblico e seja o acordo elaborado por meio de escritura pblica, da qual constaro as disposies relativas descrio e partilha dos bens comuns e penso alimentcia dos filhos menores ou incapazes e, ainda, ao acordo quanto retomada pelo cnjuge de seu nome de solteiro ou manuteno do nome adotado quando se deu o casamento. por meio de escritura particular, firmada pelos separandos ou divorciandos, com firma reconhecida. 9

(B)

(C)

(D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

56.

O Juizado Especial Cvel Estadual tem competncia para conciliao, processo e julgamento das causas cveis de menor complexidade, tais como (A) (B) a ao de despejo para uso prprio. os crimes de menor potencial ofensivo, assim considerados aqueles cuja pena mxima seja igual ou inferior a 2 (dois) anos. as aes possessrias sobre bens imveis de valor no inferior a 40 (quarenta) vezes o salrio-mnimo. as causas cujo valor exceda a 40 (quarenta) vezes o salrio-mnimo. somente as causas cujo valor no exceda a 20 (vinte) vezes o salrio-mnimo. (D)

(C) (D) (E)

(E)

TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


60. O pedido ou a causa de pedir NO poder mais ser alterado aps (A) (B) (C) (D) (E) 61. o recebimento da inicial. a citao do ru. o oferecimento de contestao por parte do ru. o despacho saneador. a rplica. 64. Joo, com a inteno de matar, golpeou Jos com uma faca, ferindo-o. Em condies normais, o ferimento teria configurado apenas leso corporal leve. No entanto, por ser a vtima diabtica, a leso se agravou e esta veio a falecer em razo do ocorrido. Nesse caso, Joo responder por (A) (B) (C) (D) (E) 65. homicdio doloso. tentativa de homicdio. leses corporais graves. leses corporais leves. homicdio culposo.

_________________________________________________________

O processo extingue-se com resoluo de mrito quando (A) (B) (C) (D) (E) o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio. o autor desistir da ao, por implicar em renncia ao direito material. o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada. ocorrer confuso entre autor e ru. ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligncia das partes.

_________________________________________________________

Admite-se a tentativa (A) (B) (C) (D) (E) nas contravenes. nos crimes omissivos puros. nos crimes culposos. nos crimes unisubsistentes. nos crimes comissivos por omisso.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

66.

No crime de homicdio, (A) (B) (C) (D) (E) no podem subsistir duas qualificadoras objetivas. a superioridade de armas constitui qualificadora objetiva. a superioridade de agentes constitui qualificadora objetiva. a premeditao constitui qualificadora subjetiva. a qualificadora da surpresa incompatvel com o dolo eventual.

62.

parte legtima para a propositura de ao civil pblica (A) (B) (C) o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica, apenas. a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, apenas. a associao que, concomitantemente, esteja constituda h pelo menos 1 (um) ano nos termos da lei civil e inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. a autarquia, empresa pblica, fundao ou sociedade de economia mista, desde que esteja constituda h pelo menos 6 (seis) meses nos termos da lei civil e inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. a associao ou sociedade que, concomitantemente, esteja constituda h pelo menos 6 (seis) meses nos termos da lei civil e inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteo ao meio ambiente, ao consumidor, ordem econmica, livre concorrncia ou ao patrimnio artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico. Direito Penal

_________________________________________________________

67.

(D)

Mara, empregada domstica, subtraiu joias de sua empregadora Dora, colocando-as numa caixa que enterrou no quintal da residncia. No dia seguinte, porm, Dora deu pela falta das joias e chamou a polcia que realizou busca no imvel e encontrou o esconderijo onde Mara as havia guardado. Nesse caso, Mara responder por (A) (B) (C) (D) (E) apropriao indbita. furto tentado. furto consumado. roubo. estelionato.

(E)

_________________________________________________________

68.

_________________________________________________________

63.

Um navio mercante brasileiro de propriedade privada naufragou em alto mar. Os tripulantes passaram para barcos salva-vidas. Num desses barcos, houve uma briga, tendo um tripulante ingls matado um tripulante francs e ferido um colombiano. A competncia para processar julgar esses delitos da justia (A) (B) (C) (D) (E) francesa, por ter sido o francs a vtima do crime mais grave. brasileira, por tratar-se de barco remanescente do navio mercante. do pas em cujo porto o barco salva-vidas aportar. da Inglaterra, por ter sido o tripulante ingls o autor dos delitos. da Inglaterra ou da Frana, a ser definida pela preveno.

Jos estava numa mesa de bar, onde Pedro lhe contou que, no dia seguinte, iria cometer um roubo numa determinada residncia. Mesmo tendo conhecimento prvio do crime que Pedro iria cometer, Jos se omitiu na prtica de atos tendentes a impedir o resultado. Nessa situao, Jos (A) (B) (C) (D) (E) no responder por nenhum delito. responder por coautoria do roubo. responder por participao no roubo. responder por favorecimento pessoal. responder por favorecimento real.

_________________________________________________________

69.

Ao ser parado numa blitz, Tcio, em razo de seus antecedentes criminais, apresentou aos policiais a carteira de identidade de lvio, na qual havia inserido a sua fotografia. A conduta de Tcio caracterizou o delito de (A) (B) (C) (D) (E) falsificao de documento particular. falsidade ideolgica. falsificao de documento pblico. falsa identidade. uso de documento falso. TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

10

Caderno de Prova A01, Tipo 001


70. A respeito do crime de peculato, considere: 74. Nos crimes de ao exclusivamente privada, o inqurito policial dever ser instaurado (A) (B) (C) (D) a requerimento escrito de qualquer pessoa que tiver conhecimento do fato. pela autoridade policial, de ofcio. a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la. atravs de requisio do Ministro da Justia. a requerimento verbal de qualquer pessoa que tiver conhecimento do fato.

I. indispensvel caracterizao do crime de peculato a prvia instaurao de processo administrativo contra o funcionrio pblico acusado de t-lo cometido.

II. A no aprovao das contas administrativas condio objetiva de punibilidade do crime de peculato.

III. A utilizao pelo funcionrio pblico, em proveito


prprio ou de outrem, de dinheiro do qual tinha a posse em razo do cargo configura o delito de peculato, ainda que o agente pretenda efetuar a reposio e tenha condies de faz-lo. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 71.

(E)

_________________________________________________________

75.

O juiz (A) s poder atribuir definio jurdica diversa, mesmo sem modificar a descrio do fato contido na denncia, se implicar na aplicao de pena igual do delito previsto na definio jurdica dela constante. sem modificar a descrio do fato contida na denncia, poder atribuir-lhe definio jurdica diversa, ainda que, em consequncia, tenha de aplicar pena mais grave. para aplicar pena mais grave, mesmo sem modificar a descrio do fato contida na denncia, atribuindolhe definio jurdica diversa, dever baixar os autos para o Ministrio Pblico aditar a denncia. para aplicar pena mais grave, mesmo sem modificar a descrio do fato contida na denncia, atribuindolhe definio jurdica diversa, dever encaminhar os autos Procuradoria-Geral de Justia, para que outro representante do Ministrio Pblico analise eventual aditamento. s poder atribuir definio jurdica diversa, mesmo sem modificar a descrio do fato contido na denncia, se implicar na aplicao de pena mais branda que a do delito previsto na definio jurdica dela constante.

II. III. I e II. I e III. II e III.

(B)

_________________________________________________________

(C) Pedro ateou fogo em sua loja de tecidos, com a finalidade de obter o respectivo seguro, colocando em risco os imveis vizinhos. Em razo dessa conduta, Pedro responder por crime de (A) (B) (C) (D) (E) 72. perigo para a vida ou sade de outrem. incndio culposo. estelionato qualificado pela fraude para recebimento de indenizao ou valor de seguro. incndio doloso qualificado pelo intuito de obter vantagem econmica em proveito prprio. estelionato simples.

(D)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

No que concerne ao delito de duplicata simulada, (A) o delito no se caracteriza se a duplicata tiver sido emitida sem correspondncia a efetiva prestao de servio. necessria a prova do efetivo prejuzo, por tratarse de crime de ndole material. possvel a punio pela forma culposa a conduta do agente que, por negligncia, causou o extravio de duplicata, possibilitando protesto por terceiro. passvel de punio o agente que, agindo de boaf, tiver emitido o ttulo por erro. no exclui o crime o ressarcimento do dano atravs do pagamento da duplicata antes do oferecimento da denncia. Direito Processual Penal

76.

Tratando-se de infrao permanente, praticada em territrio de duas ou mais jurisdies, a competncia (A) (B) (C) (D) (E) ser determinada pelo local em que foi praticado o ltimo ato de execuo antes da priso do agente. ser determinada pelo local em que tiver sido praticado o maior nmero de atos de execuo. ser determinada pelo local em que ocorreu a consumao. firmar-se- pela preveno. ser determinada pelo local do domiclio ou residncia da vtima.

(B) (C)

(D) (E)

_________________________________________________________

77.

A priso preventiva (A) poder ser decretada quando se tratar de crime culposo. poder ser decretada nos crimes punidos com deteno quando se apurar que o indiciado vadio. poder ser decretada quando se tratar de ilcito contravencional. poder ser decretada mesmo se o juiz verificar pela prova dos autos que o agente praticou o fato em legtima defesa. no poder ser decretada pelo juiz de ofcio. 11

_________________________________________________________

73.

A norma processual que permite ao juiz converter o julgamento em diligncia e ouvir testemunhas referidas nos autos no arroladas pelas partes funda-se no princpio (A) (B) (C) (D) (E) do contraditrio. do impulso oficial. da verdade real. da instrumentalidade do processo. do juiz natural.

(B)

(C)

(D)

(E)

TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


78. Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, (A) (B) (C) (D) (E) 79. o processo ser arquivado e ser extinto quando se expirar o prazo prescricional. ser decretada a revelia e o processo prosseguir com a nomeao de defensor dativo. o processo ser julgado extinto sem julgamento do mrito. ser obrigatoriamente decretada a sua priso preventiva. ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional. 83. Uma vez totalmente integralizado o capital social, a responsabilidade dos scios, por dvidas sociais, nas sociedades limitadas (A) subsidiria e ocorrer sempre que se esgote o patrimnio da sociedade. (B) exclusiva dos controladores e limitada ao valor de sua participao no capital social. (C) atinge somente o patrimnio pessoal dos scios controladores at o valor total do capital social. (D) depende da comprovao da regularidade da sociedade na Junta Comercial local. (E) excepcional e depende de disposio legal especfica, como no caso de desconsiderao da personalidade jurdica.

_________________________________________________________

Cabe apelao da deciso que (A) absolver sumariamente o ru, no procedimento relativo aos processos da competncia do Tribunal do Jri. conceder ou negar ordem de habeas corpus. ordenar a suspenso do processo em virtude de questo prejudicial. anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte. decidir o incidente de falsidade. 84.

_________________________________________________________

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

80.

De acordo com a Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei no 9.099/95), tratando-se de ao penal pblica condicionada representao, se, na audincia preliminar, no for obtida a composio dos danos, mas o ofendido optar por no exercer o direito de representao, (A) (B) (C) (D) a ao ser, desde logo, julgada extinta pela ocorrncia da decadncia do direito. o no oferecimento da representao implica em renncia desse direito. o prazo decadencial se interromper e voltar a correr a partir da data da audincia. o no oferecimento da representao no implica em decadncia do direito, que poder ser exercido no prazo de seis meses. o prazo decadencial ficar suspenso, at o ofendido juntar procurao comprovando estar assistido por advogado. Direito Comercial

_________________________________________________________

Nas Sociedades Annimas, considerado controlador aquele que (A) faz o poder de voto de suas aes prevalecer, de maneira permanente, nas deliberaes sociais e nas eleies de administradores, orientando os negcios da companhia. (B) possui mais de 75% das aes com direito a voto. (C) titular de mais de 50% do capital social da companhia e tenha integralizado sua participao tempestivamente, nos termos do quanto definido no estatuto social. (D) tem o poder de assinar contratos e celebrar negcios em nome da companhia, individualmente. (E) o estatuto social nomeie como controlador, a partir do momento em que tiver sido assinado o termo de compromisso respectivo. Como consequncia da fuso das sociedades "A" e "B" (A) as aes ou quotas de "A" e "B" passam a pertencer integralmente nova sociedade, surgida a partir da fuso. (B) a maior das duas sociedades passa a ser composta no apenas por seus bens, direitos e obrigaes, mas tambm pelos bens, direitos e obrigaes da menor. (C) extinguem-se as sociedades "A" e "B", surgindo com a fuso uma nova sociedade que as suceder nos direitos e obrigaes. (D) os acionistas dissidentes na deliberao de fuso no tero direito a recesso. (E) sob pena de perda do direito, credores das sociedades "A" e "B" tero 60 dias para manifestar-se e assegurar que seus crditos foram includos na nova sociedade.

85.

(E)

_________________________________________________________

81.

Empresrio que exerce atividade empresria sem prvia inscrio no Registro do Comrcio (A) (B) (C) (D) (E) poder pleitear recuperao judicial em caso de crise econmico financeira. estar sujeito decretao de sua falncia no caso de impontualidade. poder requerer a falncia de empresrio irregular. poder requerer a falncia de empresrio regular. no poder habilitar seu crdito na recuperao judicial de empresrio regular.

_________________________________________________________

86.

_________________________________________________________

82.

Na duplicata mercantil, o aceite (A) facultativo e poder ser suprido pelo protesto do ttulo juntamente com a comprovao da entrega da mercadoria. obrigatrio e poder ser suprido pelo protesto do ttulo juntamente com a comprovao da entrega da mercadoria. facultativo e poder ser suprido pela anuncia do endossante. obrigatrio e poder ser suprido pela anuncia do endossante. facultativo e poder ser recusado em caso de vcio na mercadoria.

(B)

(C) (D) (E) 12

Quanto recuperao extrajudicial correto afirmar: (A) O plano pode abranger somente os credores signatrios, hiptese em que pode trat-los de modo heterogneo. (B) Os atos praticados em cumprimento ao plano homologado judicialmente no esto sujeitos a revogao, na hiptese de decretao de falncia, ainda que demonstrado prejuzo a outros credores. (C) O plano deve contemplar o pagamento integral dos crditos trabalhistas no prazo mximo de 1 ano a contar da homologao judicial. (D) Enquanto estiver cumprindo regularmente o plano homologado, o devedor no poder ter sua falncia decretada, ainda que a pedido de credor no sujeito ao plano. (E) a Assembleia Geral de Credores que aprova o plano, por meio de quorum especial. TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


87. Quanto ao resseguro correto afirmar: (A) Por ele, duas ou mais seguradoras dividem em quotas iguais a responsabilidade pela indenizao do segurado no caso de sinistro. H resseguro quando a SUSEP (Superintendncia de Seguros Privados) determina que uma seguradora seja substituda por outra com maior capacidade financeira para assumir o risco de indenizao do sinistro. Significa a renovao automtica de um contrato de seguro na data de seu vencimento. Trata-se de meio de distribuio de cobertura de risco que pressupe que uma resseguradora cubra parte da prestao da seguradora em caso de sinistro. As seguradoras brasileiras no esto obrigadas a contratar resseguro. Conhecimentos Gerais 88. Chico Buarque de Holanda lanou seu primeiro romance em 1992 e, desde ento, foi agraciado trs vezes com o Prmio Jabuti. Em 2010, o romance de sua autoria premiado como Livro do Ano no gnero Romance-Fico foi (A) (B) (C) (D) (E) 89. Estorvo. Fazenda Modelo. Leite Derramado. Budapeste. pera do Malandro. Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 91 a 96 baseiam-se no texto seguinte.

(B)

Estamos submersos no mundo da informao, alvejados continuamente por notcias ou torpedos numa rede comunicacional em que se projeta a prevalncia da mdia, que passou a conformar nosso modo de ser. O virtual assume papel relevante na realidade, pois as formas de conhecer e avaliar deixaram de ser fruto da leitura e da reflexo para se alicerarem unicamente na informao rpida, no conhecimento por tiras, retirado das comunicaes que so enviadas em processo contnuo de transmisso durante todo dia, compartilhadas por todos. Dessa forma a assuno de convices individuais, bem como o silncio e a solido cederam passo a uma posio passiva de recepo contnua e coletiva de comunicaes, com aceitao indiscutida da informao urgente trazida pelos rgos da imprensa. E o grande meio de informao ainda a televiso, em especial no Brasil, malgrado o crescimento da internet. Mas o que a televiso? A televiso pode ser uma via autoritria, na medida em que penetra nossa existncia em todos os instantes, de manh at a noite. No h mais horrio para ver televiso, v-se televiso a todo tempo. No se escolhe um programa de televiso, liga-se a televiso, cuja mensagem recebida enquanto se conversa ou durante o jantar. Assim, a televiso uma imposio de modos de ser, de pensar, que vo sendo introjetados imperceptivelmente. Os programas de baixo nvel, nada educativos e exploradores de anseios de sucesso segundo o modelo dos "famosos", so fenmenos graves, pois hoje no tm mais fora os emissores simblicos tradicionais: a religio, a escola, o sindicato, a famlia. Concentra-se a capacidade de transmisso simblica nos meios de comunicao, com fcil penetrao dos esteretipos forjados pela mdia em campo aberto, dada a desavisada recepo. Assim, o rdio e a televiso tm um impacto extraordinrio porque expressam manifestaes de cunho valorativo, mesmo no campo poltico, e modelam a opinio pblica. Em grande parte dos pases democrticos h formas de controle da mdia, porm prevalece a autorregulao, tal como no Canad, na Austrlia, na Inglaterra. A autorregulao, a meu ver, cabe ser exercida por um ombudsman, dotado de independncia e inamovibilidade durante seu mandato, que dever pautar sua ao em cdigo de conduta do rgo de imprensa, a ser registrado em conselho constitudo segundo lei federal. Desse modo, conciliam-se o direito de liberdade de expresso e o direito de preservao dos valores ticos e sociais da pessoa e da famlia, como expressa nossa Constituio. Faz-se, assim, a conjugao e no a coliso de direitos.
(Trecho de artigo de Miguel Reale Jnior, com adaptaes. O Estado de S. Paulo, A2, Espao aberto, 4 de dezembro de 2010)

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

O Censo realizado no Brasil, em 2010, indica que o Estado do Amap:

I. apresentou o maior ndice de crescimento populacional entre os estados do pas, com 40,18%, entre 2000 e 2010.

II. o segundo estado do pas com menor populao,


atrs apenas de Roraima.

III. concentra mais da metade de sua populao na


zona rural. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 90.

I e II, apenas. I, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

Os conflitos no mundo rabe so destaque no noticirio internacional desde dezembro de 2010. Sobre tais conflitos correto afirmar: (A) Aconteceram no Norte da frica e no Oriente Mdio, em pases que mantm monarquias absolutas como forma de governo. Provocaram, de dezembro de 2010 a fevereiro de 2011, a deposio dos presidentes da Mauritnia, do Imen, do Egito e da Lbia. Tiveram incio no Egito e se espalharam para outros pases do Oriente Mdio, aps a deposio de Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011. Comearam na Tunsia, em dezembro de 2010, provocando a queda de Zine El Abidine Ben Ali, em 14 de janeiro de 2011. No atingiram os pases rabes governados por militares, nos quais houve apenas atos de protesto contra o desemprego.

(B)

(C)

(D)

(E)

TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

13

Caderno de Prova A01, Tipo 001


91. O autor (A) defende abertamente o controle de informaes transmitidas pela mdia, em vista de apresentarem um vis deletrio para os valores tradicionais. analisa aspectos da vida moderna, especificamente quanto rapidez de transmisso das informaes, fato que atesta a suprema importncia da mdia. aponta riscos oriundos da excessiva exposio mdia, sugerindo ser necessria alguma forma de controle que vise manuteno de valores ticos na sociedade. critica a superficialidade da sociedade moderna, que pouco se volta para programas realmente educativos e prefere a transmisso cada vez mais rpida de notcias. celebra o atual desenvolvimento tecnolgico que permite atingir, com informaes e programas variados, um enorme pblico a todo o tempo e em todos os lugares. 94. Faz-se, assim, a conjugao e no a coliso de direitos. (final do texto) A noo de antonmia que se estabelece entre os dois segmentos da afirmativa acima est tambm presente no par reproduzido em: (A) (B) ... pois as formas de conhecer e avaliar // fruto da leitura e da reflexo... ... a assuno de convices individuais // uma posio passiva de recepo contnua e coletiva de comunicaes ... No se escolhe um programa de televiso, liga-se a televiso // enquanto se conversa ou durante o jantar. ...h formas de controle da mdia // porm prevalece a autorregulao ... ... o direito de liberdade de expresso // o direito de preservao dos valores ticos e sociais da pessoa e da famlia ...

(B)

(C)

(D)

(C)

(E)

(D) (E)

_________________________________________________________

92.

Considerando-se o teor do texto, est INCORRETO o que consta em: (A) A afirmativa de que convices individuais [...] cederam passo a uma posio passiva de recepo contnua e coletiva de comunicaes, no 2o pargrafo, aponta para a ausncia de esprito crtico no recebimento do contedo transmitido pela mdia. O 3o pargrafo se desenvolve a partir do que foi dito, no 1o pargrafo, a respeito da prevalncia da mdia, que passou a conformar nosso modo de ser, explicitando situaes que se desenrolam nesse processo. O segmento dada a desavisada recepo (3o pargrafo) exprime noo de causa no perodo em que se encontra, a justificar a fcil penetrao dos esteretipos forjados pela mdia. A afirmativa final do 3o pargrafo de que o rdio e a televiso modelam a opinio pblica concluso coerente do que vem sendo desenvolvido nos pargrafos anteriores. A regulao da mdia coloca em risco as instituies democrticas em razo da existncia de interesses mltiplos, contrrios aos preceitos constitucionais de liberdade de expresso.

_________________________________________________________

95.

... a assuno de convices individuais, bem como o silncio e a solido cederam passo a uma posio passiva ... (2o pargrafo) A regncia determinada pelo verbo grifado acima se reproduz em: (A) (B) (C) (D) (E) ... que so enviadas em processo contnuo de transmisso durante todo dia ... ... na medida em que penetra nossa existncia em todos os instantes ... ... v-se televiso a todo tempo. .... a televiso uma imposio de modos de ser, de pensar ... ... que dever pautar sua ao em cdigo de conduta do rgo de imprensa ...

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

96.

As normas de concordncia verbal e nominal esto inteiramente respeitadas na frase: (A) inegvel a influncia de certos programas de televiso, especialmente no Brasil, mas parece necessrio que se utilize esses recursos como forma de transmisso de teor educativo aos espectadores. Aos meios de comunicao, principalmente no que se refere televiso, o que importa so os ndices de audincia medidos por pesquisas de opinio pblica, que se traduzem em lucrativos investimentos de anunciantes. Como veculo de alcance pblico que , a televiso oferece meios de atingir enorme contingente da populao, ainda que lhes transmitam contedos nem sempre marcados pelo bom gosto ou pela formao de valores. As notcias, por vezes transmitidas sob determinado ponto de vista, assume propores inesperadas, pois passa a ser tomada como verdade absoluta, sem maior preocupao com a fidedignidade aos fatos ocorridos. A preservao de valores constitucionais devem prevalecer em toda forma de transmisso de informaes, sejam por meio de noticirios e comentrios por especialistas, sejam em programas voltados para o lazer dos espectadores. TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

_________________________________________________________

93.

Considere as afirmativas seguintes a respeito do emprego de sinais de pontuao no texto.

I. Mas o que a televiso?


A questo colocada ao final do 2o pargrafo apenas retrica, servindo para marcar uma pausa no desenvolvimento do texto, pois o autor parte do princpio de que os leitores j conhecem bastante bem o assunto.

(B)

(C)

II. O emprego das aspas em "famosos"

pargrafo) assinala noo valorativa do autor a respeito do sentido atribudo habitualmente a esse vocbulo. (D)

(3o

III. Aps os dois pontos, no 3o pargrafo, ocorre uma


enumerao que explicita a expresso imediatamente anterior a esse sinal de pontuao. Est correto o que consta SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 14

I. III. I e II. I e III. II e III.

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


97. Considere o texto seguinte. Em alguma parte alguma, de Ferreira Gullar (Record, 2010). Aos 80 anos, e aps uma dcada sem publicar poesia, o autor maranhense reinventa-se em um momento da vida no qual muitos se acomodam ou se repetem. Teimoso e conservador como crtico de artes plsticas, Gullar segue caminho oposto na seara potica: vibra cada corda de seus versos com a lucidez da velhice e o frescor de um jovem. Escrevendo tanto sobre as coisas prosaicas, como uma bananeira, quanto sobre a iminncia da morte, desnuda a imensa fragilidade da condio humana, mas no sucumbe autopiedade.
(Revista Bravo! Cem melhores do sculo 21. Abril, n. 160, dezembro de 2010, p. 28)

98.

Os versos transcritos do Poema sujo traduzem (A) a sensao de deslocamento do poeta, involuntariamente afastado das razes familiares e de sua cidade natal. a anulao das aspiraes individuais em condies impostas por uma conjuntura poltica desfavorvel. a igualdade de condies a que todos esto sujeitos, independentemente de sua origem social ou localizao geogrfica. a vivncia pessoal que acompanha o indivduo onde quer que ele esteja e aonde quer que ele v. a percepo de que os ncleos urbanos apresentam impresses de viagem similares a todas as pessoas que neles se encontram.

(B) (C)

(D) (E)

_________________________________________________________

Est correto o que se afirma em: (A) (B) A frase o autor maranhense reinventa-se sintetiza as observaes sobre o livro Em alguma parte alguma. A ideia principal do comentrio sobre o novo livro de Ferreira Gullar est no fato de que o poeta , tambm, um crtico de artes plsticas. Ter passado uma dcada sem publicar poesia se justifica pelo fato de que Ferrreira Gullar tambm capaz de escrever sobre as coisas prosaicas. A avanada idade do poeta confirma a noo de que a seara potica constitui uma atividade intelectual em que muitos se acomodam ou se repetem. O fato de ser visto como Teimoso e conservador na defesa de suas opinies denota incoerncia referente percepo de que o poeta no sucumbe autopiedade. As questes de nmeros 98 e 99 baseiam-se no texto seguinte.

99.

No depoimento do poeta, isolado por aspas, evidencia-se, especialmente, (A) a proposta de testemunhar, por escrito, os fatos polticos que marcaram uma poca particularmente conturbada em alguns pases vizinhos. a noo de que a inspirao potica se distancia dos fatos corriqueiros da vida medida que circunstncias polticas afastam o autor de seu meio habitual. a intencional reelaborao da experincia e das vivncias que se vo acumulando e assimilando ao longo de toda a vida. a importncia da poltica, marca principal de sua poesia, trazida pelos consecutivos exlios durante as ditaduras militares no continente americano. a opresso de regimes autoritrios, como elemento recriador das descobertas experimentadas em diferentes lugares e pocas de sua vida.

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

Ateno:

100. Clareza e correo, imprescindveis na redao de correspondncia oficial, esto presentes em: (A) Em ateno solicitao recebida por este departamento, vimos informar a V. Exa. que sero tomadas as devidas providncias, bem como encaminhadas as informaes dentro do prazo estipulado, como requerem os objetivos de transparncia e agilidade no cumprimento de nossas funes. As Comisses Legislativas que se encarregaram de avaliar os projetos elaborados por deputados dessa bancada sugeriram que sejam submetidos a maiores esclarecimentos, no sentido de se ampliar sua participao na rea abrangida por eles, a ser encaminhadas por escrito. A Vossa Excelncia, ilustre e nobre Deputado, estamos encaminhando reivindicaes dos moradores deste municpio, que diz respeito a melhoria efetiva de nossas estradas, facilitando o acesso e o transporte de bens produzidos aqui para comercializao nas cidades vizinhas. Como se tratavam de situaes calamitosas, causadas por chuvas torrenciais, provocando deslizamentos de morros, soterramento de pessoas, inundao de casas, sem os remdios para controlar eventuais epidemias, viemos solicitar a liberao das verbas do municpio contra catstrofes. Aproveitamos o ensejo para esclarecer a V. Sa. que nos obrigado a enfatizar as concluses apostas a este Parecer, porque, quando se iniciar os trabalhos desta legislatura, ir aparecer, sem dvida, as origens dessa crise em que se mergulhou recentemente. 15

Militante do Partido Comunista Brasileiro, Ferreira Gullar viu-se obrigado a se exilar, nos anos 70, primeiro no Chile e depois na Argentina. Em 1975, estava em Buenos Aires quando comps aquela que considerada sua obra-prima, o longussimo Poema Sujo, que contm a estrofe: o homem est na cidade como uma coisa est em outra e a cidade est no homem que est em outra cidade "Sentia necessidade de escrever tudo o que eu podia dizer, pois pensava que podia morrer naquela poca. Afinal, uma ditadura militar havia se instalado no Brasil, depois no Chile, onde me exilara, e posteriormente na Argentina, onde eu estava. Foi nesse estado de esprito de no ter para onde correr que nasceu o poema. Na verdade, o poema no poltico, mas um resgate do que eu havido vivido at ento. claro que tem a minha infncia, tem So Lus ... O poema vai resgatar toda a minha experincia de vida, na medida do possvel, mas ele na realidade reflexo sobre aquelas coisas. Ele no simplesmente 'ai que saudades que eu tenho da aurora da minha vida'... uma reinveno da prpria vida. Uma coisa voc ter vivido, e outra coisa voc refletir sobre o que voc viveu..." No ms passado, recebeu o Prmio Cames pelo conjunto de sua obra.
(Joo Barile. Revista Bravo! Abril, n. 158, outubro de 2010, p. 26, com adaptaes)

(B)

(C)

(D)

(E)

TJUAP-Outorga-Deleg-Cartorio-Objetiva

Vous aimerez peut-être aussi