Vous êtes sur la page 1sur 50

ANATOMIA HUMANA ENFERMAGEM

Unidade 5 SISTEMA CARDIOVASCULAR


Prof. Ms. Wlaldemir Roberto dos Santos

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Funo

Transporte de material nutritivo e oxignio s clulas.

Sistema circulatrio

Sistema fechado Sem comunicao com o exterior, Constitudo por vasos (tubos), corao (bomba

percussora) e sangue (lquido circulante de cor


vermelha).

Circulao pulmonar e sistmica

Circulao Pulmonar Menor circulao Sangue sai do ventrculo direito do corao para os pulmes e volta ao trio esquerdo do corao. Leva o dixido de carbono (CO2) e recebe oxignio (O2). Circulao Sistmica Maior circulao; Suprimento sangneo para todo o organismo. Carrega O2 e outros nutrientes vitais e, capta CO2 e resduos das clulas.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

FUNO: FORNECIMENTO CONSTANTE DE OXIGNIO E NUTRIENTES COMPONENTES: Corao, artrias e veias CORAO: Proporciona impulso ao fluxo sangneo.

ARTRIAS: Vasos sangneos de alta presso que conduzem o sangue do corao para os tecidos VEIAS: Vasos sangneos que conduzem o sangue dos tecidos para o corao

Funes do sangue

Transporte do oxignio, dos rgos respiratrios at os tecidos do corpo, e conduo do gs carbnico dos tecidos at os rgos respiratrios. Distribuio dos nutrientes absorvidos pelas vias digestivas para todas as clulas do corpo. Transporte dos produtos finais do metabolismo at os rgos especializados de excreo. Manuteno da temperatura corprea dentro dos limites timos para ao de determinadas enzimas. Distribuio de hormnios. Imunizao atravs de clulas sanguneas especficas.
-

Tipos de Vasos Sangneos

Artrias

tubos cilindrides, elsticos, no possuem vlvulas, conduz sangue oxigenado.

Situao Calibre: grande, mdio e pequeno e arterolas geralmente so

profundas Arterolas, tubos menores, artrias muito finas, as arterolas se


ramificam e resultam nos capilares, que so vasos microscpicos. Artrias arterolas capilares

ARTRIAS

condutores de grande e mdio calibre reservatrio ELSTICO distenso das fibras fluxo pulstil e intermitente fluxo contnuo

Artria coronariana

Artria canal aonde circula o sangue oxigenado chamado sangue arterial.

Tipos de Vasos Sangneos

Capilares Tubos com calibre extremamente pequeno Local onde ocorrem as trocas gasosas. O oxignio e os nutrientes do sangue arterial saem dos capilares para os tecidos, enquanto os gs carbnico e outros resduos passam dos tecidos para os capilares, formando o sangue venoso.

Tipos de Vasos Sangneos

Veias

Tubos cilindrides, menos elsticas do que as artrias, posuem vlvulas e transportam sangue rico em CO2.

Vlvulas

As varizes

Quando o sangue se acumula e distende certas veias Sangue venoso-Veia- chega ao corao;trazem o sangue das outras partes do corpo para o corao; rica em C02 Sangue arterial-Artria; sai do corao; rica em O2; levam o sangue do corao para outras partes do corpo; o lado esquerdo do corao rico em 02

Circulao fetal

A circulao fetal Troca do gs carbnico pelo oxignio na hemoglobina ocorre na placenta. Veia umbilical, onde ele se divide em dois: o fgado e duto venoso, Entra no trio direito, e passa para o trio esquerdo atravs do forame oval. Passa ao ventrculo esquerdo, e aorta Parte vai para a cabea, coronrias e MMSS, e outra para o duto arterioso, distribudo para o resto do corpo, inclusive para a placenta.

Circulao fetal

CORAO

Forma de cone,

Tamanho do punho fechado, cerca de 12 cm de


comprimento, 9 cm de largura em sua parte

mais ampla e 6 cm de espessura.

Sua massa , em mdia, de 250g, nas mulheres

adultas, e 300g, nos homens adultos.

Camadas da parede cardaca

Pericrdio: membrana que reveste e protege o corao. Restringe o corao sua posio no mediastino, Permita suficiente liberdade de movimentao para contraes vigorosas e rpidas. Partes principais:pericrdio fibroso e pericrdio seroso.

Pericrdios

O pericrdio fibroso superficial um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelstico. O pericrdio seroso, mais profundo, uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o corao. A camada parietal, mais externa, do pericrdio seroso est fundida ao pericrdio fibroso. A camada visceral, mais interna, do pericrdio seroso, tambm chamada epicrdio, adere fortemente superfcie do corao.

Epicrdio: a camada externa do corao uma delgada lmina de tecido seroso. O epicrdio contnuo, a partir da base do corao, com o revestimento interno do pericrdio, denominado camada visceral do pericrdio seroso. Miocrdio: a camada mdia e a mais espessa do corao. composto de msculo estriado cardaco. esse tipo de msculo que permite que o corao se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangneos. Endocrdio: a camada mais interna do corao. uma fina camada de tecido composto por epitlio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfcie lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocrdio tambm reveste as valvas e contnuo com o revestimento dos vasos sangneos que entram e saem do corao.

Corao

Forma: base, pice e faces (esternocostal, diafragmtica e pulmonar) Localizao: cavidade torcica

atrs do esterno, acima do m. diafragma, no mediastino (espao entre os dois pulmes). septos septo trio-ventricular: septo inter-atrial; septo inter-ventricular;

Morfologia interna:

stios vlvulas (estruturas que impedem o refluxo do sangue.) msculos papilares: esto presos s cordas tendneas, que por sua vez esto presas s vlvulas.

Vasos da Base do Corao

trio direito:

(chegam) veia cava superior e veia cava inferiorCO2 (chegam) veias esquerdas)-O2 pulmonares (2 direitas e 2

trio esquerdo:

Ventrculo direito:

(sai) tronco pulmonar: artria pulmonar direita e artria pulmonar esquerda (valva pulmonar)-CO2 (sai) artria aorta (valva artica)-O2

Ventrculo esquerdo:

O Corao Humano:

Esquema.

- AD: trio Direito; - VD: Ventrculo Direito; - AE: trio Esquerdo; - VE: Ventrculo Esquerdo; - 1: Veias Cavas - Levam Sangue Venoso ao corao; - 2: Artria Pulmonar - Leva Sangue Venoso ao pulmo; - 3: Veias Pulmonares: Trazem o Sangue Arterial do pulmo para o corao; - 4: Artria Aorta: Leva o Sangue Arterial para o Corpo; - 5: N Sinoatrial: Controla os movimentos cardacos;

1. Veia Cava Superior 2 Veia Cava Inferior 3. trio Direito 4. Ventrculo Direito 5. Ventrculo Esquerdo 6. Artria Pulmonar 7. Aorta 8. Artria Coronria Direita 9. Artria Coronria Descendente Anterior 10. trio esquerdo 11. Veias Pulmonares

Atividade Eltrica do Corao


n trioventricular AD AE feixe trioventricular VD VE ramo esquerdo ramo direito
Fibras de Purkinje

n sinu-atrial

Coronrias So as artrias que irrigam o corao, quando entopem, causam o infarto do miocrdio.

Movimentos do corao

Distole quando o corao se relaxa para receber o sangue. o contrrio da sstole. Sstole quando o corao se contrai para enviar o sangue para todo o corpo.

A contrao sstole e o relaxamento a distole

valva

valva valva

A separao dos ventrculos completa nas aves e mamferos.

valva

Circulao do Sangue
H 2 correntes de circulao sangnea:

saindo do ventrculo direito tronco pulmonar (artrias pulmonares) capilares pulmonares troca de CO2 por O2 Pequena veias pulmonares circulao: (direitas e esquerdas) trio esquerdo pulmes ventrculo esquerdo

Circulao do Sangue
saindo do ventrculo esquerdo artria aorta ramificaes em vasos capilares Grande circulao troca gasosa (O2 por CO2) ou Circulao sistmica veias cavas inferior e superior trio direito ventrculo direito

Tipos de Circulao

Circulao Pulmonar: pequena circulao


ventrculo direito - pulmes - trio esquerdo. (Circulao corao - pulmo - corao) VD----pulmo----AE

Circulao Sistmica: grande circulao

ventrculo esquerdo - artrias - capilares - veias trio direito. (Circulao corao - tecidos corao) VE---corpo----AD

Os vasos sanguneos esto originados em vrias vias,que levam sangue para os tecidos do corpo

Aes do LDL e HDL


Artria (corte longitudinal)

nutrientes

LDL (colesterol ruim) HDL (colesterol BOM)

As atividades aerbicas auxiliam na remoo do colesterol LDL

Artria em processo aterosclertico

Gordura

Calcificao

Corte transversal de uma artria

DOENAS CARDIOVASCULARES

FATORES MODIFICVEIS Nveis elevados de colesterol Hipertenso arterial Fumo Inatividade Fsica Obesidade

FATORES NO MODIFICVEIS Idade Sexo Histrico familiar

DOENAS CARDIOVASCULARES

na infncia e na adolescncia que comeam os nossos problemas de sade mais comuns, como a presso alta, diabetes, infarto e derrame cerebral. Embora a perda da qualidade de vida e mortalidade precoce por estas doenas aconteam aps os 40 anos de idade, nesta fase inicial da vida das pessoas que comportamentos de risco relacionados com a atividade fsica, hbitos alimentares e atitudes frente ao tabagismo e consumo de bebidas alcolicas so incorporados.

Associao Americana do Corao

Inatividade fsica o principal fator de risco coronariano. A falta de atividade fsica contribui para o surgimento da obesidade, presso alta, baixo HDL (" bom") colesterol e diabete. A Associao do Corao americana recomenda que as crianas e adolescentes participem diariamente em pelo menos 60 minutos de atividades moderado para atividade fsica vigorosa.
http://www.americanheart.org/presenter.jhtml?identifier=4596

Doenas do sistema cardiovascular

Hipertenso Aterosclerose:Ateroma ou Placa a formao, dentro da artria, que estreita a passagem do sangue. o que constitue-se na aterosclerose ou arteriosclerose.

ESTUDAR!!!

Vous aimerez peut-être aussi