Vous êtes sur la page 1sur 3

Castor, Belmiro Valverde Jobim Dicionrio de termos de estratgia empresarial-So Paulo: Atlas, 2008 Estatistica:

Estatsticas fortalecem argumentos e afugentam a achologia e o impressionismo e so, portanto, insubstituveis no arsenal do administrador e estrategista. Um administrador que no domina razoavelmente o conhecimento da cincia estatstica tal qual aquele que no domina os conhecimentos bsicos de contabilidade gerencial-est desfalcado de um instrumento fundamental para pensar e agir eficazmente.

Competividade

Pesquisas em diversas reas mostram que em face de um oponente mais forte, uma das armas mais poderosas dos desafiantes mais fracos desenvolver maiores variaes em suas estratgias . Outras vezes, uma empresa com recursos muito inferiores aos de uma outra foi capaz de sobreviver e progredir explorando uma fraqueza temporria dos maiores. Durante anos, os Supermercados Po de Acar, que era formado de cadeias de lojas extremamente bem- sucedidas, os Jumbos e os Hipermercados Extra, viu seus competidores menores se apropriarem de parcelas de seu mercado aproveitando-se de uma briga familiar entre seus maiores acionistas; s quando a disputa interna foi resolvida que o Po de Acar voltou a ter condies de se preocupar em tempo integral com seus concorrentes e com seus negcios. Competividade , portanto, uma resultante de vrios fatores: disponibilidade de recursos adequados ao tipo de disputa que se est travando, conhecimento dos adversrios, conhecimento do terreno e conhecimento das circunstncias. Em outras palavras, uma empresa realmente competitiva no necessariamente a mais rica e sim a que possui os recursos mais adequados para a disputa (agilidade, rapidez de deciso, logstica adequada, boa gesto financeira ou que seja); a que conhea convenientemente as foras e fraquezas de seus adversrios para evitar defrontar-se com ele em situaes em que os recursos dele sobrepujem os prprios (as grandes batalhas costumam ser evitadas por grupos guerrilheiros, que preferem e foram os pequenos combates de atrito e desgaste); a que tem conhecimento dos

mercados, de suas caractersticas, hbitos e idiossincrasias; e a que observa atentamente para detectar uma fraqueza, uma vulnerabilidade a ser explorada.

Cultura organizacional Colocando vrias pessoas juntas veremos que alguns padres vo se formando: elas comearam a compartilhar ideias e a assumir posies. Discutiro assuntos, chegaro a concluses e at assumiro papis relativos umas s outras. Conforme o tempo passa, passaro a compartilhar valores e suposies. Em algum momento do processo, pessoas que no se enquadram aos mesmos valores e suposies. Em algum momento do processo, pessoas que no se enquadram aos mesmos valores e suposies sero apresentadas a uma escolha: ou os aceitam, ou podem procurar o caminho da rua. assim que se constri a cultura organizacional. Apesar, ou talvez por causa, de sua importncia, a cultura vista na estratgia com tanto interesse quanto cuidado. Empresas com culturas poderosas podem alcanar um diferencial competitivo difcil de ser imitado, talvez tornando-se no clice sagrado da estratgia: a vantagem competitiva inimitvel. A cultura de empresas inovadoras como 3M e Google admirada e tenta-se imit-la no mundo todo, mas as tentativas costumam fracassar quando descobre-se que uma cultura algo nico a cada empresa.

Fuses e aquisies

Uma das estratgias contemporneas mais poderosas e ao mesmo tempo mais complexas consiste na fuso entre empresas ou na aquisio e incorporao de outras empresas. As fuses e aquisies permitem maior rapidez na penetrao em mercados, pois as beneficirias do processo herdam as operaes das empresas fundidas ou adquiridas. Fuses e aquisies so uma maneira de comprar mercado, eliminando etapas e agregando faturamento empresa compradora.

Misso

Apesar de confuses principalmente entre os conceitos de misso e de viso, as seguintes definies so razoavelmente aceitas (business: the ultimate resource: Warren Bennis, Ed. Perseus Publishing, 2002) passim:

. a misso descreve o propsito de uma empresa; aquilo para que a empresa foi criada. A misso uma espcie de guarda-chuva para os objetivos permanentes da empresa; uma declarao de misso deve: a) descrever o propsito da organizao; b) identificar o que ela considera ser sucesso; c) Definir em termos gerais a estratgia que ser seguida para chegar ao sucesso; e d) Incorporar valores compartilhados e os comportamentos que a organizao espera de seus membros. .a viso a expresso das aspiraes ltimas de uma empresa e define os objetivos de mudana da situao atual para a situao desejada; se a misso for produzir carros de alta qualidade, a viso pode se transformar em dos trs maiores produtores de veculos at o ano de 2012.

Vous aimerez peut-être aussi