Vous êtes sur la page 1sur 8

QUESTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

1) (2011/FCC TCE/SP Procurador) O ato administrativo distingue-se dos atos de direito privado por, dentre outras razes, ser dotado de alguns atributos especficos, tais como: (A) autodeterminao, desde que tenha sido praticado por autoridade competente, vez que o desrespeito competncia o nico vcio passvel de ser questionado quando se trata deste atributo. (B) autoexecutoriedade, que autoriza a execuo de algumas medidas coercitivas legalmente previstas diretamente pela Administrao. (C) presuno de legalidade, que permite a inverso do nus da prova, de modo a caber ao particular a prova dos fatos que aduz como verdadeiros. (D) imperatividade, desde que tenha sido praticado por autoridade competente, vez que o desrespeito competncia o nico vcio passvel de ser questionado quando se trata deste atributo. (E) presuno de veracidade, que enseja a presuno de conformidade do ato com a lei, afastando a possibilidade de dilao probatria sobre a questo ftica.[1] 2) (2011/FCC TCE/SP Procurador) Considerando o posicionamento doutrinrio que admite nulidade absoluta ou relativa dos atos administrativos eivados de vcios, correto afirmar: (A) A desobedincia forma prescrita em lei e o vcio de incompetncia sempre ensejam a nulidade absoluta do ato praticado. (B) A nulidade relativa depende de provocao da parte interessada para ser reconhecida pela Administrao Pblica ou pelo Judicirio. (C) O vcio relativo ao objeto impede a convalidao se inalterada a situao fticojurdica, pois no possvel a repetio do mesmo ato sem que se incida no mesmo vcio. (D) O desvio de poder enseja vcio em relao ao motivo, mas pode ser convalidado caso seja possvel o atingimento de outra finalidade pblica. (E) A incompetncia, seja quanto ao sujeito ou quanto matria objeto do ato administrativo, sempre passvel de convalidao, ainda que demande a edio de um novo ato.[2] 3) (2011/FCC TJUPE Juiz-substituto) Suponha uma situao em que uma empresa pblica contrate pessoal por processo seletivo, conforme legislao ento vigente, que posteriormente venha a ser entendido por Tribunal de Contas como no suficiente para atender exigncia constitucional de concurso pblico. Suponha ainda que se queira, transcorrido perodo superior a 5 anos, anular as contrataes assim realizadas. Um caso como esse encontra claros precedentes em recente jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, no sentido de se impor a: (A) anulao das contrataes, com base no princpio da legalidade estrita. (B) manuteno das contrataes, com base no princpio da proteo confiana, constante expressamente do rol de princpios constitucionais aplicveis Administrao Pblica. (C) revogao das contrataes, mediante juzo de convenincia e oportunidade da Administrao, vez que no caracterizada ilicitude na situao. (D) manuteno das contrataes, com base no princpio da segurana jurdica, implcito no princpio do Estado de Direito.

(E) anulao das contrataes, com base no princpio da isonomia, implcito na regra do concurso pblico.[3] 4) (2011/FCC TJUPE Juiz-substituto) Conforme o Direito federal vigente, como regra, no h necessidade de motivao de atos administrativos que: (A) imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes. (B) promovam a exonerao de servidores ocupantes de cargos em comisso. (C) decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica. (D) dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio. (E) decorram de reexame de ofcio.[4] 5) (2011/FCC Nossa Caixa Advogado) Dentre outros, so exemplos de atos administrativos insuscetveis de revogao: (A) licena para exercer profisso regulamentada em lei; certido administrativa de dados funcionais de servidor pblico. (B) ato de concesso de aposentadoria, mesmo que ainda no preenchido o lapso temporal para a fruio do benefcio; ato de adjudicao na licitao quando j celebrado o respectivo contrato. (C) edital de licitao na modalidade tomada de preos; atestado mdico emitido por servidor pblico mdico do trabalho. (D) ato que declara a inexigibilidade de licitao; autorizao para uso de bem pblico. (E) autorizao para porte de arma; ato que defere frias a servidor, ainda que este no tenha gozado de tais frias.[5] 6) (2011/FCC - TJU/AP - Cartrio) No que se refere revogao e invalidao dos atos administrativos, (A) a Administrao Pblica poder invalidar seus atos administrativos, por razes de ilegalidade, produzindo, de regra, efeitos ex nunc. (B) o Poder Judicirio poder revogar atos administrativos, por razes de ilegalidade, produzindo efeitos ex nunc. (C) a Administrao Pblica, de regra, poder revogar atos administrativos discricionrios, por razes de convenincia e oportunidade, produzindo efeitos ex nunc. (D) a Administrao Pblica poder invalidar seus atos administrativos de ofcio, por razes de mrito, produzindo efeitos ex tunc. (E) o Poder Judicirio no poder invalidar atos administrativos discricionrios, eis que estes esto sujeitos exclusivamente autotutela.[6] 7) (2011/FCC - TJU/AP - Cartrio) A convalidao consiste em instrumento de que se vale a Administrao para (A) restabelecer ao mundo jurdico ato anteriormente revogado ou invalidado. (B) confirmar deciso vlida emanada por agente de nvel hierarquicamente inferior. (C) legitimar os atos que tenham sido revogados por razes de mrito, sempre que indispensveis consecuo de novos interesses polticos. (D) aproveitar atos administrativos eivados de vcios sanveis, confirmando-os no todo ou em parte. (E) corrigir atos administrativos eivados de vcio de finalidade, produzindo efeitos ex nunc.[7] 8) (2011/FCC TCE-PR Analista Contbil) A respeito do controle dos atos administrativos pelo Poder Judicirio, correto afirmar:

(A) Os atos discricionrios so passveis de controle pelo Poder Judicirio, no que diz respeito aos aspectos de legalidade e, quanto ao mrito, podem ser invalidados se constatado desvio de finalidade ou ausncia dos motivos determinantes para a sua prtica. (B) Em face da presuno de veracidade e de legitimidade, no admitem exame judicial no que diz respeito motivao. (C) Em face da presuno de legalidade, somente podem ser anulados judicialmente quando comprovada violao de norma de competncia ou de forma. (D) Apenas os atos vinculados so passveis de controle judicial, vedando-se o exame dos aspectos de convenincia, oportunidade e legalidade dos atos discricionrios. (E) Todos os aspectos do ato administrativo so passveis de exame pelo Poder Judicirio, exceto o mrito administrativo dos atos vinculados.[8] 9) (2011/FCC TRE-PE Tcnico Judicirio) Analise o seguinte atributo do ato administrativo: O atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Para cada finalidade que a Administrao pretende alcanar existe um ato definido( Maria Sylvia Zanello Di Pietro, Direito Administrativo) Trata-se de a) Presuno de Legitimidade. b) Tipicidade. c) Imperatividade. d) Autoexecutoriedade. e) Presuno de Veracidade.[9] 10)(2011/FCC TRE-PE Analista/Administrativa) A aprovao exemplo de ato administrativo (A) ordinatrio. (B) normativo. (C) negocial. (D) enunciativo. (E) geral.[10] 11)(2011/FCC TCE-SE Analista) A respeito dos elementos do ato administrativo, correto afirmar: (A) A competncia inderrogvel e em qualquer caso indelegvel. (B) O objeto o resultado ltimo que a Administrao Pblica pretende alcanar com a edio do ato. (C) A obedincia forma constitui garantia jurdica ao administrado, bem como Administrao Pblica. (D) A motivao o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo. (E) Dada a natureza do ato administrativo discricionrio, dispensa-se que ele seja motivado.[11] 12)(2011/FCC TCE-SE Analista) Os atos: (A) discricionrios podero ser revogados ou invalidados pela Administrao Pblica, mas os atos vinculados dependero de deciso judicial para serem invalidados. (B) discricionrios podem ser revogados pela Administrao Publica e invalidados por esta ou por deciso judicial.

(C) vinculados podem ser revogados ou invalidados pela Administrao Pblica, mas os atos discricionrios dependero de deciso judicial para serem revogados. (D) vinculados podem ser revogados ou invalidados por deciso judicial. (E) vinculados podem ser invalidados pela Administrao Publica, mas dependero de deciso judicial para serem revogados.[12] 13)(2011/FCC TCE-SE Jurdico) Com base em entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal a respeito dos atos administrativos, correto afirmar que: (A) a Administrao pode revogar seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornam ilegais. (B) a revogao de atos administrativos pela prpria Administrao produz efeitos retroativos data em que estes foram emitidos. (C) atos retirados do mundo jurdico pela Administrao, por motivo de convenincia e oportunidade, no podero ser apreciados judicialmente. (D) a revogao de atos administrativos pelo Poder Judicirio deve ater-se anlise dos aspectos de convenincia e oportunidade destes. (E) a revogao de atos administrativos pela prpria Administrao enseja o respeito aos direitos adquiridos.[13] 14)(2011/FCC TCM BA PROCURADOR) A respeito da desconstituio dos atos administrativos, a Administrao: (A) pode anul-los, observado o correspondente prazo decadencial e desde que preservados os direitos adquiridos. (B) pode revog-los, quando discricionrios, e anular apenas os vinculados, preservados os direitos adquiridos. (C) est impedida de anular seus prprios atos, cabendo o controle de legalidade ao Judicirio. (D) est impedida de revogar seus atos, exceto quando sobrevier alterao de fato ou de direito que altere os pressupostos de sua edio. (E) pode revog-los, por razes de convenincia e oportunidade, preservados os direitos adquiridos, e anul-los por vcio de legalidade, ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.[14] 15)(2011/FCC - PGE-MT - Procurador) Constitui atributo do ato administrativo: a) executoriedade, caracterizada pela possibilidade de a Administrao coloc-lo em execuo sem necessidade de interveno judicial, independentemente de previso legal. b) vinculao ao princpio da legalidade, impedindo a prtica de atos discricionrios. c) presuno de veracidade, no admitindo prova em contrrio no que diz respeito aos seus fundamentos de fato. d) presuno de legitimidade, s podendo ser invalidado por deciso judicial e) imperatividade, caracterizada pela sua imposio a terceiros, independentemente de concordncia, constituindo, unilateralmente, obrigaes a estes imputveis.[15] 16)(2011/FCC TRT/20R Tcnico) Sobre os atos administrativos analise as seguintes assertivas: I. Convalidao o ato jurdico que sana vcio de ato administrativo antecedente de tal modo que este passa a ser considerado como vlido desde o seu nascimento. II. A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os

tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los por motivos de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvadas em todos os casos, a apreciao judicial. III. Revogao o ato administrativo discricionrio pelo qual a Administrao extingue um ato vlido, por razes de oportunidade e convenincia, e ter efeitos ex tunc. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III.[16] 17)(2011/FCC TRT/20R Analista Judicirio) Os atos administrativos: a) discricionrios no podem ser objeto de anulao. b) vinculados podem ser objeto de revogao. c) ilegais no podem ser objeto de convalidao. d) ilegais no podem ser objeto de revogao. e) vinculados no podem ser objeto de anulao.[17] 18)(2011/FCC TRE-AP Analista Judicirio) Analise as seguintes assertivas sobre os requisitos dos atos administrativos: I. O objeto do ato administrativo o efeito jurdico imediato que o ato produz. II. Quando a Administrao motiva o ato, mesmo que a lei no exija a motivao, ele s ser vlido, se os motivos forem verdadeiros. III. O requisito finalidade antecede prtica do ato. Est correto o que se afirma em a) III, somente. b) I e II, somente. c) I e III, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.[18] 19)(2011/FCC TRE-AP Analista Administrativo) Considere as seguintes assertivas sobre o requisito objeto dos atos administrativos: I. sempre vinculado. II. significa o objetivo imediato da vontade exteriorizada pelo ato. III. na licena para construo, o objeto consiste em permitir que o interessado possa edificar de forma legtima. IV. como no direito privado, o objeto do ato administrativo deve ser sempre lcito, possvel, certo e moral. Est correto o que se afirma SOMENTE a) II, III e IV. b) IV. c) I e IV. d) I, II e III. e) I e II.[19] 20)(2011/FCC TRT/23R Analista Judicirio) No que se refere anulao, revogao e convalidao do ato administrativo pela Administrao Pblica, correto afirmar que:

a) o ato administrativo produzido com vcio relativo finalidade passvel de convalidao pela Administrao. b) a revogao do ato administrativo o ato discricionrio pelo qual a Administrao extingue um ato invlido, por razes de convenincia e oportunidade. c) a anulao do ato administrativo o desfazimento do ato administrativo por razes de ilegalidade. d) a convalidao o ato administrativo pelo qual suprido vcio existente em um ato ilegal, produzindo efeitos ex nunc. e) a revogao do ato administrativo poder atingir os atos discricionrios, bem como aqueles que j exauriram seus efeitos.[20] 21)(2011/FCC TRE-AP Analista Administrativo) No que concerne ao requisito competncia dos atos administrativos, correto afirmar que: a) admite, como regra, a avocao, pois o superior hierrquico sempre poder praticar ato de competncia do seu inferior. b) no admite, em qualquer hiptese, convalidao. c) se contiver vcio de excesso de poder, ensejar a revogao do ato administrativo. d) sempre vinculado. e) no admite, em qualquer hiptese, delegao.[21] 22)(2011/FCC TRF/1R Analista Judicirio) A Administrao Pblica exonerou ad nutum Carlos, sob a alegao de falta de verba. Se, a seguir, nomear outro funcionrio para a mesma vaga, o ato de exonerao ser: a) legal, pois praticado sem vcio, e regular porque o cargo estava vago. b) legal, por se tratar de ato discricionrio, pautado por razes de convenincia e oportunidade da Administrao. c) ilegal por vcio quanto ao motivo. d) legal, pois detm mero vcio de objeto, o qual nem sempre acarreta sua invalidao. e) ilegal por vcio de finalidade.[22] 23)(2011/FCC TRF/1R Analista Judicirio) A anulao do ato administrativo a) no pode ser decretada pela Administrao Pblica. b) pressupe um ato legal. c) produz efeitos ex nunc. d) ocorre por razes de convenincia e oportunidade. e) pode, em casos excepcionais, no ser decretada, em prol do princpio da segurana jurdica.[23] 24)(2011/FCC TRE-RN Tcnico) Nos atos administrativos: a) a imperatividade um atributo que existe em todos os atos administrativos. b) a invalidao o desfazimento de um ato administrativo, e nem sempre ocorre por razes de ilegalidade. c) o motivo e a finalidade so requisitos sempre vinculados dos atos administrativos. d) a Administrao pode autoexecutar suas decises, empregando meios diretos de coero, utilizando-se inclusive da fora. e) a invalidao dos atos administrativos opera efeitos ex nunc.[24] 25)(2011/FCC TRE-RN Analista Administrativo) Quanto s espcies de atos administrativos, correto afirmar: a) Certides e Atestados so atos administrativos classificados como constitutivos, pois

seu contedo constitui determinado fato jurdico. b) Autorizao ato declaratrio de direito preexistente, enquanto licena ato constitutivo. c) Admisso ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao reconhece ao particular o direito prestao de um servio pblico. d) Licena ato administrativo unilateral e vinculado, enquanto autorizao ato administrativo unilateral e discricionrio. e) Permisso, em sentido amplo, designa ato administrativo discricionrio e precrio, pelo qual a Administrao, sempre de forma onerosa, faculta ao particular a execuo de servio pblico ou a utilizao privativa de bem pblico.[25] 26)(2011/FCC TRF/1R - Analista Administrativo) Joo, servidor pblico federal, pretende retirar do mundo jurdico determinado ato administrativo, em razo de vcio nele detectado, ou seja, por ter sido praticado sem finalidade pblica. No caso, esse ato administrativo: a) deve ser revogado. b) pode permanecer no mundo jurdico, pois trata-se de vcio sanvel. c) possui vcio de objeto e, portanto, deve ser retirado do mundo jurdico apenas pelo Judicirio. d) deve ser anulado. e) possui vcio de motivo e, portanto, deve ser retirado do mundo jurdico por Joo.[26] 27)(2011/FCC TRF/1R Tcnico Judicirio) Dentre outros, exemplo de ato administrativo ordinatrio, a) a circular. b) o regulamento. c) a resoluo. d) a admisso. e) o decreto.[27]

[1] Questo 1 - Alternativa B. [2] Questo 2 - Alternativa C. [3] Questo 3 - Alternativa D. [4] Questo 4 - Alternativa B. [5] Questo 5 - Alternativa A. [6] Questo 6 - Alternativa C. [7] Questo 7 - Alternativa D. [8] Questo 8 - Alternativa A. [9] Questo 9 - Alternativa B. [10] Questo 10 - Alternativa C. [11] Questo 11 - Alternativa C. [12] Questo 12 - Alternativa B. [13] Questo 13 - Alternativa E. [14] Questo 14 - Alternativa E. [15] Questo 15 - Alternativa E. [16] Questo 16 - Alternativa A. [17] Questo 17 - Alternativa D.

[18] Questo 18 - Alternativa B. [19] Questo 19 - Alternativa A. [20] Questo 20 - Alternativa C. [21] Questo 21 - Alternativa D. [22] Questo 22 - Alternativa C. [23] Questo 23 - Alternativa E. [24] Questo 24 - Alternativa D. [25] Questo 25 - Alternativa D. [26] Questo 26 - Alternativa D. [27] Questo 27 - Alternativa A.

Vous aimerez peut-être aussi