Vous êtes sur la page 1sur 6

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Centro de Cincias Sociais e Humanas (CCSH) Departamento de Cincias Sociais (DCS) Programa

de Ps-Graduao Strictu Senso em Cincias Sociais (PPGCS)

Procedimentos de formatao de um Projeto de Pesquisa


I - O Pr-projeto de dissertao deve apresentar: a) Nome do candidato, Ttulo, Resumo, com especificao da Linha de Pesquisa e de possvel orientador. b) Justificativa: da relevncia da pesquisa e de sua adequao linha de pesquisa do programa. c) Apresentao: discusso do problema da pesquisa; hipteses de trabalho (se for o caso); possveis referncias tericas e discusso da bibliografia pertinente ao projeto. d) Mtodo de Investigao: como pretende desenvolver a pesquisa; fontes que pretende utilizar. e) Referncias bibliogrficas: apenas as que so relevantes para o projeto. f) A indicao de eventual orientador no implica em aceite ou em qualquer garantia de vnculo com o orientador sugerido. Para melhor informao do candidato, no Anexo II so listados os nomes dos professores, suas correspondentes linhas de pesquisa e temas para os quais esto aptos para orientar, alm da informao sobre disponibilidade ou no para orientao. II - O Pr-projeto deve (i) estar circunscrito s linhas de pesquisa do Programa; e (ii) ter entre sete a dez pginas, no formato A4 com espaamento 1,5 entre linhas, fonte Times New Roman 12. III - A anlise do Pr-projeto de natureza eliminatria, ficando automaticamente desclassificado o candidato que no pontuar um mnimo de sete pontos. iniciais em caixa alta, Times New Roman, tamanho 12, justificado. IV - Regras Bsicas para confeco do Pr-Projeto:

Os projetos devem ser digitados em Microsoft Word 2003 ou superiores, em formato Word. Projeto em 3 (trs) vias.

Estrutura do projeto: capa (a capa deve conter ttulo e autor, no sendo contada para efeitos
do clculo das pginas do projeto), introduo, tema, delimitao do problema de pesquisa, objetivos, justificativa, referencial terico, metodologia e referncias bibliogrficas, apresentado conforme as normas da ABNT vigentes.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, contendo entre 9 e 15 pginas. Papel: formato A4. Espaamento entre pargrafos: 0. Espaamento entre linhas: 1,5. Margens inferior e direita de 2 cm, e esquerda e superior de 3 cm; Alinhamento: justificado. Recuo especial da primeira linha: 1,25 cm. Ttulo do projeto em portugus, caixa alta, negrito, centralizado, Times New Roman, tamanho
12, sucedido por uma linha de espaamento.

As palavras resumo e palavras-chave devero estar em caixa alta, negrito, Times New
Roman, tamanho 12. Os ttulos das sesses devero ser numerados a partir da introduo, em algarismos arbicos, alinhados esquerda (1. Introduo; 2. Referencial Terico, etc.).

Resumo: em um nico pargrafo, com at 15 linhas, Times New Roman, tamanho 12,
justificado, espaamento entre linhas 1,0.

Palavras-chave: no mximo cinco palavras, separadas por vrgula, apenas iniciais em caixa
alta, Times New Roman, tamanho 12, justificado.

Palavras e expresses em outro idioma em itlico. Ilustraes e tabelas apresentadas com ttulos, fontes e legendas completas, nas cores
preta, branca ou tons de cinza em Times New Roman, tamanho 10, espaamento simples entre linhas. Devem apresentar boa resoluo, de modo que possam ser reduzidas sem perder a legibilidade.

Ttulo da tabela, na parte superior sem espao entre o ttulo e a tabela, negrito, Times New
Roman, tamanho 12, justificado, com apenas a primeira letra em caixa alta.

Frmulas devem vir acompanhadas da demonstrao para facilitar a anlise do avaliador,


destacadas no texto e se necessrio numeradas com algarismos arbicos entre parnteses, alinhados direita.

Notas explicativas apresentadas em algarismos arbicos aps a concluso.


2

Notas de rodap em Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, espaamento
simples entre linhas. Na seqncia exemplo de nota de rodap referente a copyright: (Artigo
originalmente publicado por Timothy A. Luehrman, sob o ttulo Using APV, na Harvard Business Review, maio-junho, p. 145-154, 1997).

A reviso ortogrfica do projeto, bem como do resumo, de inteira responsabilidade do


autor. Os trabalhos que no atenderem todas as diretrizes do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais sero desconsiderados pela Comisso de Avaliao. 2 Citaes: Devem ser indicadas as supresses, interpolaes, comentrios, nfases ou destaques, tradues e informaes verbais do seguinte modo: - Supresses: [...] - Interpolaes, acrscimos ou comentrios: [.] - nfase ou destaque: incluir a expresso grifo nosso, entre parnteses, nos dados bibliogrficos das citaes. - Traduo: incluir a expresso traduo nossa, entre parnteses, nos dados bibliogrficos das citaes. - Quando se tratar de dados obtidos por informao verbal (palestras, debates, comunicaes, etc), indicar, entre parnteses, a expresso informao verbal, mencionando-se os dados disponveis. 2.1. Citaes no interior do texto: devem obedecer s seguintes normas: um autor (Leipnitz, 1987); dois autores (Turner e Verhoogen, 1960); trs ou mais autores (Amaral et al., 1966). 2.2. Citao direta Trata-se da transcrio textual de parte da obra do autor consultado. At trs linhas so inseridas no texto entre aspas duplas com a indicao da fonte (autor, ano e pgina). Caso existam aspas no texto original, estas sero substitudas, na citao por aspas simples. Exemplo 1: Para Vergara e Branco (2001, p. 22) a empresa humanizada uma expresso para designar as organizaes.... Exemplo 2: Segundo S (1995, p. 27): [...] por meio da mesma arte de conversao que abrange to extensa e significativa parte da nossa existncia cotidiana [...] 3

Com mais de trs linhas devem ser apresentadas em pargrafo distinto com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas, com indicao da fonte junto ao texto. Utilizar fonte Times New Roman 11. Exemplo: Marketing turstico uma filosofia de trabalho, que envolve todo o estudo dentro de uma organizao pblica ou privada. Exige esforos interligados e interdependentes dos rgos oficiais do turismo, das associaes do setor turstico, dos transportadores, dos meios de hospedagem, das agncias de viagens, dos parques temticos, dos restaurantes e principalmente da comunidade (BARRETO, 1996, p.6) 2.3. Citao indireta - Trata-se de texto baseado na obra do autor consultado. A indicao do nmero de pgina opcional. Um autor: Alm disso, Reis (2003) alerta para a importncia da definio de um referencial terico.... Dois ou mais autores: Merriam e Caffarella (1991) observam que a localizao de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida. Mais de trs autores: Lacerda e outros (2000) afirmam que... Diversos documentos de mesma autoria - Se a citao tem sua fonte em documentos publicados em anos diferentes e da mesma autoria, os anos so separados por vrgula. Exemplo: (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995) um mesmo autor, publicados em anos coincidentes , so distinguidos por letras minsculas acrescidas do ano. Exemplo: De acordo com Reeside (1927a, 1927b)... Diversos documentos de autorias diferentes - Quando uma idia compartilhada por vrios autores, citam-se os diversos autores, separando-se por ponto e vrgula. Exemplo: A literatura sobre insatisfao e reclamao tem passado por importantes desenvolvimentos conceituais (STEPHENS e GWINNER, 1998; SINGH e WILKES, 1996).

3 Referncias

As referncias bibliogrficas, de todos os citados, devero ser apresentadas em ordem alfabtica no final do texto, alinhadas a esquerda, de acordo com as normas da ABNT, NBR 6023, de 2002, digitadas e separadas entre si por espaamento simples. Exemplos: 3.1 livros: LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos: ensaio sobre a origem, os limites e os fins. 3. ed. Petrpolis, Vozes, 2001. As referncias devem obedecer aos padres indicados para publicaes impressas, acrescidas do endereo eletrnico e a data de acesso ao documento. FUNDAO GETLIO VARGAS. Escola de Administrao de Empresas de So Paulo. Manual de orientao para crescimento da receita prpria municipal. So Paulo, 2000. Disponvel em: http://www.fgvsp.br/academico/estudos/gvconsult/Manual.doc. Acesso em 12.02.2001. 3.3 Para captulos de livros: HEILBORN, Maria Luiza. Ser ou estar homossexual: dilemas de construo de identidade social. In: PARKER, Richard. Sexualidades brasileiras. Rio de Janeiro: Relume, 1996. cap. 4, p. 103124. 3.4 Para artigos de peridicos: OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antroplogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia, So Paulo, v. 39, n. 1, p.13-37, jan./jun. 1998. 3.5 Para artigos de publicaes seriadas: PGO FILHO, B. 2002. Setor areo e as empresas brasileiras: situao atual e perspectivas. So Paulo, IPEA, Boletim de Conjuntura 59, Nota Tcnica, p. 73-78. 3.6 Para artigos de publicaes relativas a eventos: IUDCIBUS, S. 1995. Contabilidade Gerencial: novos paradigmas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTO ESTRATGICA DE CUSTOS, I, So Leopoldo, 1994. Anais... So Leopoldo, ABC, 140-149. 3.7 Para teses e dissertaes: MARTINS, A. M. As universidades como agentes da poltica pblica. Ribeiro Preto, 1997. Tese (Doutorado em Administrao e Superviso Educacionais) Faculdade de Educao, Universidade Estadual Paulista.

3.8 Para artigo de revista: ALMEIDA, C., Duarte, A., & Fernandes, C. (2003). A generalization of principal components analysis for non-observable term structures in emerging markets. 2008. 3.9 Para documentos de acesso exclusivo em meio eletrnico: WORLD BANK. Background and overview of the comprehensive development framework. Disponvel em: Acesso em: 2 out. 2006. 3.10 Para documentos eletrnicos disponveis em CD-ROM: CARNEIRO, F.G. Numerais em esfero-cristais. In: REUNIO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CINCIA, 49., 1997, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1997. 1 CD-ROM. 3.11 Para Revistas Impressas: MEIRA, P. M. C. e outros. Agentes exclusivos e escritrios no exterior: da deciso a implantao a experincia da indstria brasileira de calados. RAE-revista de administrao de empresas, v. 23, n. 4, p. 43-51, 1983.

Vous aimerez peut-être aussi