Vous êtes sur la page 1sur 2

Conduta Consciente em Ambientes Recifais

Os recifes de coral so ecossistemas marinhos encontrados em regies de guas quentes e claras e formados pela deposio do esqueleto calcrio de organismos como corais, algas e moluscos. Constituem-se em habitats essenciais para peixes e outros recursos pesqueiros, dando suporte s espcies ameaadas de extino e abrigo para tartarugas e mamferos marinhos. Por abrigarem uma extraordinria variedade de plantas e animais so considerados como o mais diverso habitat marinho do mundo. Essa enorme diversidade de vida pode ser medida quando constatamos que uma, em cada quatro espcies marinhas, vive nesses ambientes, incluindo 65% dos peixes. So considerados, juntamente com as florestas tropicais, as duas mais diversas comunidades naturais do planeta. So tambm um dos ambientes mais frgeis e ameaados do mundo.

Os recifes tm uma grande importncia econmica, pois, associados aos manguezais, representam a fonte de recursos pesqueiros para muitas comunidades. Assim, alm de serem uma fonte significante de alimento, protegem o litoral contra a ao das ondas, proporcionam empregos por meio do turismo e recreao marinha, alm de outros incontveis benefcios aos seres humanos, incluindo fontes de substncias medicinais.

A beleza natural dos recifes representa um importante atrativo turstico. O crescimento dessas atividades, combinado com o aumento da popularidade das prticas de mergulho, chamou a ateno do pblico, em todo o mundo, para esse espetacular ecossistema. No Brasil, os recifes de coral se distribuem por aproximadamente 3 mil km de costa, do Maranho ao Sul da Bahia, representando as nicas formaes recifais do Atlntico Sul. Das mais de 350 espcies de corais existentes no mundo, 18 delas ocorrem no Brasil, sendo que destas, 8 so endmicas, ou seja, encontram-se apenas nos mares brasileiros. Este fato confere aos nossos recifes a maior proporo de endemismo de corais do mundo. As diferentes categorias de manejo refletem as possibilidades de uso de cada unidade e so geridas pela Lei n 9.985, de 18/07/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao, o SNUC. No caso das unidades existentes na rea de ocorrncia dos recifes de coral, temos as seguintes categorias: Reserva Biolgica - uma das categorias mais restritivas onde somente so permitidas a pesquisa cientfica e a visitao com objetivos educacionais, obedecendo a regulamento especfico; Parque Nacional - alm da pesquisa e visitao educacional tambm permitida a visitao pblica, desde que obedecendo s normas e restries estabelecidas pelo rgo competente; reas de Proteo Ambiental - essas j so reas onde o uso sustentvel dos recursos naturais permitido, obedecendo s normas ambientais em vigor; e as Reservas Extrativistas - que tambm so reas onde o uso sustentvel permitido, porm com seu uso concedido s populaes extrativistas tradicionais ali estabelecidas.

Os ambientes recifais em todo o mundo, particularmente no Brasil, vm sofrendo um rpido processo de degradao atravs das atividades humanas. Tais atividades envolvem desde a coleta de corais, a pesca excessiva e pesca predatria, o desenvolvimento e ocupao costeira, a deposio de lixo e resduos txicos - como fertilizantes e agrotxicos, o turismo desordenado, at o mau uso do solo - como desmatamento, queimadas e incndios florestais ao longo das bacias hidrogrficas - o que acarreta a eroso e conseqente sedimentao. Alm disso, por serem os corais altamente sensveis s mudanas na temperatura da gua, so particularmente vulnerveis s mudanas climticas.

Vous aimerez peut-être aussi