Vous êtes sur la page 1sur 15

3.12.

- Estgio Supervisionado PRTICA PROFISSIONAL Estgio Supervisionado CONCEPO

1. Objetivo Geral: A Prtica Profissional, entendida aqui como Estgio Supervisionado, tem como principal objetivo proporcionar ao aluno o contato com a realidade na qual atuar. Caracteriza-se como um momento de anlise e apreenso do contexto real, sendo um elemento indissocivel do conhecimento terico. parte integrante do processo de formao inicial e constitui-se como o espao, por excelncia, em que se realiza a unio dialtica entre a teoria e a prtica. 2. Objetivos Especficos: Proporcionar ao aluno conhecimento sobre a realidade na qual atuar. Oportunidade para apropriar-se do conhecimento propiciado pela prtica. Desenvolvimento de um processo de reflexo sobre a relao dialtica estabelecida entre a teoria e prtica. Desenvolvimento de uma formao baseada no contexto real de atuao. Oportunidade de interagir com os profissionais experientes. Vivenciar exemplos prticos para discusses acadmicas. 3. Orientaes para o desenvolvimento: A Prtica Profissional (Estgio Supervisionado) considerada como uma atividade de fundamental importncia no contexto da formao inicial do professor. Deve ser desenvolvida de forma que os alunos possam vivenciar as diversas situaes do contexto escolar.

4. Obrigatoriedade do Estgio Supervisionado e sua Regulamentao A necessidade do estgio curricular na formao profissional est definida na legislao federal LDB n93949/96 e encontra-se discutida no Parecer CNE/CP, 27/2001, que estabelece o estgio supervisionado a ser feito na educao bsica: Deve ser vivenciado durante o curso de formao e com tempo suficiente para abordar as diferentes dimenses da atuao profissional. Deve, de acordo com o projeto pedaggico prprio, se desenvolver a partir do incio da segunda metade do curso, reservando-se um perodo final para docncia compartilhada, sob a superviso da escola de formao, preferencialmente na condio de assistente de professores experientes. Para tanto, e preciso

que exista um projeto planejado e avaliado conjuntamente pela escola de formao inicial e as escolas campos de estgio, com objetivos e tarefas claras e que as duas instituies assumam responsabilidades e se auxiliem mutuamente, o que pressupe relaes formais entre instituies de ensino e unidades do sistema de ensino. Esses tempos na escola devem ser diferentes segundo os objetivos de cada momento da formao. Sendo assim, o estagio no pode ficar sob a responsabilidade de um nico professor da escola de formao, mas envolve necessariamente uma atuao coletiva dos formadores. 5. Etapas de desenvolvimento: a) Ler atentamente o manual de prtica profissional (Estgio Supervisionado), anotar as dvidas e consultar o professor responsvel pela disciplina. b) Procurar o Ncleo de Estgio, no incio de cada semestre, para retirar a carta de apresentao. c) Entregar a carta de apresentao de prtica profissional devidamente preenchida instituio em que ir realizar a atividade. d) Executar as atividades de prtica profissional (Estgio Supervisionado) na instituio de acordo com as orientaes do manual, considerando os momentos de Observao, Docncia, Docncia Compartilhada, Gesto Escolar. e) Executar o cronograma para elaborao e entrega das atividades e da documentao solicitada. Observao: Os alunos que no cumprirem as horas de prtica profissional do semestre cursado ficaro reprovados, devendo curs-lo em regime de Dependncia, nos semestres subseqentes. 6. Estgio Supervisionado no curso de Pedagogia da UniABC Considerando os conhecimentos oferecidos pelo curso, a carga horria destinada Prtica Profissional est dividida em: a) 240 horas para licenciatura Magistrio das Sries Iniciais do Ensino Fundamental. b) 280horas para licenciatura no Magistrio de Educao Infantil. c) 200 horas para a habilitao Gesto Escolar.

QUADRO COM A DISTRIBUIO DAS HORAS DE PRTICA POR SEMESTRE 3 sem. Magistrio Sries Iniciais E. F. Magistrio Ed. Infantil Gesto Escolar ---------------160 120 200 200 280 120 120 ---------4 sem. 5 sem. 6 sem. 7 sem ---240 Total

Observaes: Somente sero aceitos estgios realizados em escolas pblicas e particulares devidamente autorizadas pelos rgos competentes. Sob nenhuma hiptese as atividades de prtica profissional podem prejudicar a freqncia do aluno s aulas ministradas na instituio em que est matriculado. Para iniciar o estgio escolar o aluno receber uma carta de apresentao que dever ser entregue na escola em que realizar a prtica profissional (Estgio Supervisionado). A comprovao das atividades desenvolvidas realizada mediante o cumprimento das horas e a apresentao da documentao solicitada em cada habilitao. Preenchimento da documentao: Todos os anexos devero ser preenchidos em letra manuscrita, utilizando-se caneta esferogrfica azul ou preta. Em todos os impressos devero constar data e assinatura (estagirio, professor, coordenador ou diretor). Os documentos oriundos da escola devero conter carimbo da respectiva unidade e da autoridade que assinou o documento. Documentao a ser entregue no final do Estgio: - Alunos cursando o 3 semestre e o 4 semestre Certificado Final do Semestre (Anexo 1 em 4 vias) Declarao da Escola onde realizou as atividades, assinada pelo Diretor - (Anexo 2 em 1 via). Quando o aluno for docente: Declarao de docncia (Anexo 3 em 1 via)

Ficha de Registro de Presena de Estagirios (Observao, Docncia Compartilhada ou Docncia). Relatrio Final das atividades desenvolvidas.

- Alunos cursando o 6 semestre e o 7 semestre Certificado Final do Semestre (Anexo 1/1 em 4 vias) Relatrio das atividades desenvolvidas na Escola Gesto Escolar - (Anexo 5 em 1 via) Declarao da Escola onde realizou as atividades, assinada pelo Diretor - (Anexo 2 em 1 via). Declarao da Escola onde realizou as atividades, assinada pelo Diretor - (Anexo 4 em 1 via). Quando o aluno for docente: Declarao de docncia (Anexo 3 em 1 via) Ficha de Registro de Presena de Estagirios (Observao, Docncia Compartilhada ou Docncia). Relatrio Final das atividades desenvolvidas.

Elaborao do Relatrio de Estgio Supervisionado Os relatrios devero ser entregues digitados, em um saco plstico A4, contendo identificao completa (nome completo do aluno, RA, turma, nmero da pasta, telefone para contato e nome do professor supervisor). Para a digitao dos relatrios dever ser usada a fonte Tahoma, Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaamento 1,5 e texto justificado.

DIREO DA UNIDADE ESCOLAR ASSUNTO: APRESENTAO DE ESTAGIRIO

Senhor(a) Diretor(a): com satisfao que apresentamos o (a) aluno_________________ _____________________________________________ R.A ____________________, regularmente matriculado no _______ semestre do Curso de __________________em condies de estagiar na Unidade Escolar em ___________________ com o total de ______ horas. Agradecemos, desde j, a acolhida e aproveitamos a oportunidade para apresentar nossos votos de considerao e apreo.

Atenciosamente

_________________________________ PROF. MS LUZIA MIRANDA DE ARAUJO LIOI COORDENAO DO CURSO DE PEDAGOGIA

ANEXO 1

CERTIFICADO FINAL DE SEMESTRE Nome do aluno: N. de matrcula: Endereo: Telefone: Curso: Semestre: Turma:

Atividades desenvolvidas no estgio N. de Orde m Atividades Loca N. de Avalia l Horas o Assinatura do professor Responsvel

Certificamos que o(a) aluno(a)________________________________________, R.A ____________________, do curso de Pedagogia, cumpriu as atividades correspondentes ao Estgio Supervisionado ______, com ______ horas para o ______ semestre, de acordo com a legislao vigente.

Santo Andr, _____ de ___________________ de _________. Supervisor de Estgio de Pedagogia

ANEXO 1 /1 CERTIFICADO FINAL DE SEMESTRE Nome do aluno: N. de matrcula: Endereo: Curso: Semestre: Telefone: Turma:

Atividades desenvolvidas no estgio N. de Orde m Atividades Loca N. de Avalia l Horas o Assinatura do professor Responsvel

Certificamos que o(a) aluno(a)______________________________________, R.A ____________________, do curso de Pedagogia, cumpriu as atividades correspondentes ao Estgio Supervisionado ______, com ______ horas e Estgio Supervisionado em Gesto Escolar ______, com semestre, de acordo com a legislao vigente. ________ horas para o ______

Santo Andr, _____ de ___________________ de _________.

Supervisor de Estgio de Pedagogia

ANEXO 2

(MODELO)

(PAPEL TIMBRADO DO ESTABELECIMENTO ONDE REALIZOU O ESTGIO)

DECLARAO

Declaro, para fins de comprovao de Estgio Supervisionado (Observao ou Docncia compartilhada), que o(a) aluno(a)_____________________________ cumpriu _______ horas de Estgio ______________________ neste Estabelecimento de Ensino (Fundamental I ou Educao Infantil).

DATA E ASSINATURA DO (A) DIRETOR(A) DA ESCOLA. CARIMBO

ANEXO 3 (MODELO)

(DECLARAO DE DOCNCIA) (PAPEL TIMBRADO DO ESTABELECIMENTO ONDE REALIZOU O ESTGIO)

DECLARAO

Declaro, para fins de comprovao de Estgio Supervisionado, que _____________________________________________________________________ ________, RG_____________________, professor(a) deste Estabelecimento de Ensino, ministrando aulas de ___________________________(srie) com um total de _________ aulas semanais, desde _____________________ at a presente data.

Atenciosamente

DATA E ASSINATURA DO (A) DIRETOR(A) CARIMBO

ANEXO 4 (MODELO)

(PAPEL TIMBRADO DO ESTABELECIMENTO ONDE REALIZOU O ESTGIO)

DECLARAO

Declaro, para fins de comprovao de Estgio Supervisionado, que o(a) aluno(a) __________________________________________________________ cumpriu 50 horas de Estgio neste Estabelecimento de Ensino em Gesto Escolar.

DATA E ASSINATURA DO (A) DIRETOR(A) DA ESCOLA. CARIMBO

10

ANEXO 5 RELATRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA (Habilitao em Gesto Escolar) Nome da Escola Nome do aluno: N. de matrcula: Endereo: Telefone: Curso: Semestre: Turma:

Assinatura do N Atividades desenvolvidas Diretor

Assinatura e carimbo do Diretor

11

FICHA DE REGISTRO DE PRESENA DE ESTAGIRIOS UniABC Universidade do Grande ABC Observao ALUNO(A): ATIVIDADE REALIZADA (Resumo) R.A. n.: SRIE/ CICLO HORA S AULA Turma: ASSINATURA AUTORIZADA Curso: PEDAGOGIA Superviso de Estgios

DATA

Nome do Estabelecimento: Certifico que o Estagirio, acima qualificado, cumpriu nas datas registradas, o total de _________ (_____________________________________) horas/aulas de estgio neste estabelecimento de Ensino. (sero invalidadas linhas com rasuras, emendas e/ou borres). __________________________________________ Assinatura do(a) Estagirio(a) ___________________________________________ Assinatura e Carimbo da Superviso de Estgio

Assinatura e Carimbo do Diretor do Estabelecimento

FICHA DE REGISTRO DE PRESENA DE ESTAGIRIOS UniABCUniversidade do Grande ABC Docncia Curso: PEDAGOGIA Superviso de Estgios ALUNO(A) ATIVIDADE REALIZADA (Resumo) R.A. n.: SRIE/ CICLO HORAS AULA Turma: ASSINATURA AUTORIZADA

DATA

Nome do Estabelecimento: Certifico que o Estagirio, acima qualificado, cumpriu nas datas registradas, o total de ____ (_____________________________________) horas/aulas de estgio neste estabelecimento de Ensino. (sero invalidadas linhas com rasuras, emendas e/ou borres). __________________________________________ Assinatura do(a) Estagirio(a)

Assinatura e Carimbo do Diretor do Estabelecimento

____________________________________________________ Assinatura e Carimbo da Superviso de Estgio

13

FICHA DE REGISTRO DE PRESENA DE ESTAGIRIOS UniABCUniversidade do Grande ABC Docncia Compartilhada Curso: PEDAGOGIA Superviso de Estgios ALUNO(A) ATIVIDADE REALIZADA (Resumo) R.A. n.: SRIE/ CICLO HORAS AULA Turma: ASSINATURA AUTORIZADA

DATA

Nome do Estabelecimento: Certifico que o Estagirio, acima qualificado, cumpriu nas datas registradas, o total de _________ (_____________________________________) horas/aulas de estgio neste estabelecimento de Ensino. (sero invalidadas linhas com rasuras, emendas e/ou borres).

Assinatura e Carimbo do Diretor do Estabelecimento

14

15

Vous aimerez peut-être aussi