Vous êtes sur la page 1sur 76

FACULDADE DE CINCIAS DA SADE FACS CURSO: PSICOLOGIA

PARTICIPAO DOS PAIS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE CONDUTA: ESTUDO DE CASO

ANA CLUDIA LEONE ESPNDOLA

BRASLIA JUNHO/ 2007

ANA CLUDIA LEONE ESPNDOLA

PARTICIPAO DOS PAIS NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE CONDUTA: ESTUDO DE CASO

Monografia apresentada como requisito para concluso do curso de Psicologia do UniCEUB Centro Universitrio de Braslia. Prof.(a) Orientadora: Yvanna Gadelha Sarmet

Braslia/DF, Junho de 2007

AGRADECIMENTOS A Deus por me proporcionar a vida, me dando muita sade e coragem para seguir este caminho, por mim escolhido, pois por ele direcionado. Dedico essa monografia minha e querida e maravilhosa me que tanto Aos meus pais Conceio e Joo, pela base educacional emocional que me proporcionaram apoiou, lutou e investiu dia chegasse e a todos os durante toda a vida e que me foi fundamental para alcanarpara maisque esta esse vitria. professores que tive durante minha vida acadmica que de para forma direta s minhas irms, que sempre foram minhas companheiras e que contriburam muito a minha educao. e indireta contriburam para minha formao.

A meu namorado Caio, pelo companheirismo, carinho, amor e pela pacincia durante momentos em que eu estive ocupada e um pouco estressada em decorrncia das atividades acadmicas. Aos meus amigos, que compartilharam seus conhecimentos ao realizamos nossos trabalhos em grupo durante os 5 anos de curso, e que muitas vezes me deram grande apoio emocional. s professoras e supervisoras de estgio Simone Roballo do UniCEUB e Raquel vila do IBAC, pela experincia compartilhada durante as aulas e supervises. Aos professores do Curso de Psicologia do UniCEUB, que compartilharam seus conhecimentos e experincias. querida Yvanna Gadelha Sarmet, pela orientao e dedicao direcionadas durante a confeco deste importante trabalho. Ao meu querido cliente e sua me que tanto contriburam elaborao deste estudo. Aos autores citados, que com suas obras, contriburam para a ampliao de meus conhecimentos e confeco desse estudo.

SUMRIO

RESUMO Dedicatria Agradecimentos Resumo Sumrio Introduo Fundamentao Terica Princpios Filosficos da Anlise do Comportamento Behaviorismo Metodolgico X Behaviorismo Radical Anlise do Comportamento Psicoterapia Comportamental Infantil Transtorno de Conduta Estudo de Caso Participante Material e Local Procedimento Resultados e Discusso Consideraes Finais Referncias Bibliogrficas Anexos Anexos 1 Consentimento Informado Anexos 2 A Importncia do Brincar Anexos 3 Planta Baixa da Sala de Atendimento i ii iii iv

A participao ativa dos pais no processo psicoterpico, realizado com crianas que emitem comportamentos inapropriados, uma das premissas bsicas para o sucesso da terapia comportamental infantil. Isso porque a anlise do comportamento dirige grande importncia ao ambiente no qual o indivduo est inserido e os pais so as pessoas mais influentes no ambiente infantil. Sendo assim, o trabalho realizado com crianas que emitem comportamentos classificados como transtorno de conduta (comportamentos inapropriados para uma criana visto que prejudica seu desenvolvimento social e at mesmo intelectual), deve contar com a participao ativa dos pais, j que so os grandes responsveis pelas contingncias ambientais que norteiam os comportamentos das crianas. Palavras-chave: crianas, transtorno de conduta, psicoterapia, participao ativa dos pais, sucesso psicoterapico.

Os altos ndices de violncia e criminalidade esto cada vez mais presentes na sociedade atual em contraponto aos tempos antigos. A sociedade, perplexa com a criminalidade causada por adultos, se depara, agora, com crianas capazes de atrocidades jamais esperada. um contrasenso: tamanha pureza e ingenuidade ao lado de atitudes delinqentes. O problema que se inicia no bero da criana desemboca no mbito social, taxado de transtorno de conduta. A famlia no encontra soluo para corrigir as atitudes inadequadas. O Estado, por sua vez, at hoje se vale de meios que nunca foram e continuam no sendo capazes de resgatar valores. Exemplo disso so as cadeias que, desde sua origem existiram para punir os adultos e hoje abriram espao para uma outra categoria onde so alocadas adolescentes delinqentes. Diante desse quadro, diversas perguntas surgem: quais fatores oportunizam, instigam, propiciam o transtorno de conduta, a ponto de se ver crianas praticando desde atos inadequados at atos infracionais? Quais os mecanismos para se resgatar os comportamentos adequados, ausentes no repertrio comportamental das crianas e dos adolescentes com transtorno de conduta? Quais estratgias promoveriam a extino dos comportamentos inadequados nas crianas e nos adolescentes, impedindo a prtica daqueles atos por esses? A interao do indivduo no ambiente, suas caractersticas filogenticas e a cultura, so os fatores que norteiam o comportamento do indivduo. Desse modo, resgatar comportamentos adequados em pessoas com transtorno de conduta, em seus repertrios comportamentais, torna-se tarefa rdua, desafiadora e, sobremodo, necessria. rdua porque neutralizar comportamentos inadequados importa extinguir atitudes que, na maioria das vezes, passaram a ser naturais para o indivduo. Desafiadora porque para tanto ser necessria a reconstruo de barreiras de valor capazes e eficientes para impedir que aqueles comportamentos inadequados tornem a ocorrer.

Necessria haja vista a impossibilidade de mensurar os danos advindos dos comportamentos inadequados. Nesse passo, a presente monografia tem por objetivo mostrar que os pais tanto colaboram para o desenvolvimento do transtorno de conduta, mesmo que de forma inadvertida, quanto so essenciais para o sucesso do tratamento. A partir do que foi exposto, este trabalho discorrer o tema partindo dos princpios filosficos da anlise do comportamento, tais como: lei do reforo, reflexos condicionados, a lei do efeito. As lies de Millenson(1975), Skinner (1978) serviram para esclarecer a abrangncia desses princpios. Nesse passo, apresenta-se o Behaviorismo Metodolgico em contra-ponto ao Behaviorismo Radical. Conclui-se que o metodolgico deve ser afastado dando espao ao radical. O Behaviorismo Radical surge como a filosofia da anlise do comportamento, que busca encontrar a raiz de um determinado fenmeno comportamental, por meio de uma anlise profunda, negando radicalmente a existncia de algo que no pertence ao mundo fsico. Os autores colaboradores para expressar o tema do trabalho foram: Millenson (1975), Matos (2001), Baum (2006), Moreira e Medeiros (2007), Skinner(1974/1982), Kohlenberg e Tsai (1991/2001), Matos e Tomanari (2002), Silva e Pinto (2001), Andery (2001). A anlise do comportamento, embasada nas linhas traas pelo Behaviorismo Radical, busca compreender o indivduo a partir de sua interao com o seu ambiente. Os autores citados para essa compreenso foram: Skinner (1982), Moreira e Medeiros (2007), Matos e Tomanari (2002), Tourinho (1999), Baptistussi (2000). Aprofundando o estudo, passa-se psicoterapia comportamental infantil, enfocando novos conceitos tericos e ampliando a viso da clnica. Duas grandes mudanas qualitativas que alteraram e muito a forma de trabalho na PCI foram a incluso dos encobertos (eventos privados)

e a importncia da relao teraputica. Os autores utilizados para esta compreenso so os seguintes: Silvares (2000), Gadelha & Menezes (2004), Moura e Azevedo (2000), Vasconcelos (2001), Silvares e Gongora (1998), Conte e Regra (2000), Moura e Venturelli (2004), Roballo (2005). Finalizando a parte terica, apresenta-se o Transtorno de Conduta como um padro persistente e repetitivo de comportamentos anti-sociais, agressivos e opositores que prejudicam no somente a criana mais outras pessoas da sociedade. Sendo usados os seguintes autores para tal compreenso: Koch & Gross (2005), DSM-IV (2007), Bordin e Offord (2000), Ballone (2004), Marinho e Caballo (2002), Patterson, Reid e Dishion (2002), Marinho (2000), Conte (1997). Com base na prtica clnica, o tema em questo ser apresentado na forma de estudo de caso clnico. Cludio (nome fictcio) tem 09 anos de idade e foi atendido em uma clnica-escola de psicologia. O participante e sua me foram submetidos a 23 sesses de atendimento psicoteraputico, observando-se sucesso no tratamento, refletido no dia a dia da criana em casa e no convvio extra-lar.

FUNDAMENTAO TERICA

Princpios Filosficos da Anlise do Comportamento Os psiclogos seguidores da abordagem analtico-comportamental acreditam que a melhor forma de entender as aes de uma pessoa indo em busca de sua histria passada, assim como, para entender as atividades presentes de uma cincia necessrio saber um pouco mais sobre seu passado. Partindo deste principio, faz-se uma breve viagem ao tempo desde Aristteles at Skinner para que seja possvel uma melhor compreenso sobre a anlise do comportamento e sua utilidade na rea da psicologia clnica. importante ressaltar que cada pensador sofre influncias de sua poca e suas tradies, caracterstica denominada de Zeitgeist, ou, esprito do tempo (Millenson, 1975). As origens precisas da cincia do comportamento esto perdidas na obscuridade dos tempos. Porm, sabe-se que pelo ano de 325 a.C., na Grcia Antiga, Aristteles (citado em Millenson, 1975) combinou a observao e a interpretao num sistema naturalstico de comportamento primitivo. Aristteles pretendia encontrar as causas dos movimentos dos corpos e das discriminaes feitas pelos organismos, ento descreveu algumas categorias de comportamento como a percepo dos sentidos, bom senso, memria e outros. A previso e controle da natureza que hoje so de interesse da anlise do comportamento no eram prioridades para Aristteles, sua preocupao no momento era explicar as vrias atividades de um indivduo, mostrando serem elas padres especficos de qualidades gerais, tais como apetite, paixo, razo, vontade e habilidade sensorial (Millenson, 1975). Com o desaparecimento da civilizao helnica e surgimento da Era Crist e da Idade Mdia, a nova cincia de Aristteles declinou abrindo espao para uma Filosofia Teolgica. O homem voltou sua ateno para os problemas metafsicos e uma das qualidades puramente abstratas de Aristteles foi transformada em uma alma sobrenatural a quem as causas do

comportamento humano eram atribudas. Estava estabelecido o dualismo alma e corpo que inibiu o estudo naturalstico do comportamento e fez com que a cincia do comportamento permanecesse adormecida por quase dois mil anos (Millenson, 1975). No sculo XVII, ao observar figuras mecnicas dos Jardins de Versailles que se moviam quando os visitantes pisavam em cima de ladrilhos ligados a mecanismos hidrulicos, o filsofo Descartes (citado em Millenson, 1975) sugeriu que os movimentos corporais teriam causas mecnicas semelhantes. Concluiu Descartes que o corpo animal uma mquina complicada, analogamente construda e com alguns movimentos ordenados e regulares. Seguindo este entendimento, tomou a resposta mecnica como modelo para explicar como um estmulo ambiental externo poderia causar um movimento corporal. Essa hiptese mecnica foi limitada para certos comportamentos involuntrios que supostamente seriam governados pela alma. Ao estabelecer a idia de que pelo menos algumas das causas do comportamento humano e animal poderiam ser encontradas no ambiente observvel, Descartes estabeleceu as bases filosficas que eventualmente iriam justificar uma abordagem experimental do comportamento (Millenson, 1975). Em 1750, Whytt (citado em Millenson, 1975) expandiu o princpio do estmulo de Descartes. Whytt estabeleceu uma relao necessria entre dois eventos separados: um estmulo externo (por exemplo, a luz) e uma resposta corporal (por exemplo, a contrao da pupila). Passados 150 anos, diversas relaes reflexas foram descobertas e elaboradas, o que reforou o conceito de estmulo. A ao do nervo passou a ser compreendida como um sistema eltrico ao invs de hidrulico antes sugerido por Descartes. No incio do sculo XIX, a tendncia espiritual tornou-se suprflua para explicar a ao involuntria. Diante disso, o fisiologista ingls, Sherrington (1906, citado em Millenson, 1975), resumiu as causas do comportamento reflexo em leis quantitativas de estmulo - resposta. A partir de ento, o reflexo foi inserido na cincia,

porm grande parte do comportamento humano e dos animais superiores permaneceu ligado as foras sobrenaturais (Millenson, 1975). Ao final do sculo XIX o fisiologista russo, Pavlov (1928, citado em Millenson, 1975) notou em seus experimentos com cachorro, que tanto a introduo de alimento quanto a mera apario do experimentador trazendo o alimento eliciavam um fluxo similar de saliva. Pavlov chamou esses reflexos de condicionais, pois dependiam ou eram condicionais a um evento prvio na vida do organismo, o que tornava possvel a anlise de alguns comportamentos que um organismo adquire durante sua vida (Millenson, 1975). Em 1859, Darwin (citado em Millenson, 1975) props a teoria da evoluo, dizendo que o homem era membro do reino animal e que se diferenciava dos outros animais em uma escala quantitativa. Ao pesquisar o comportamento atravs dos quais os animais se adaptam aos seus meios, Darwin chegou concluso de que assim como o homem, os animais deveria tambm pensar, sentir desejos e ter idias. Ao tentar explicar o comportamento animal por meio de conceitos mentalistas (antropomorfismo), Darwin mais tarde veio a ser criticado por estudiosos que duvidavam da origem mental destes comportamentos, porm passaram-se muitos anos at que a mesma questo fosse levantada com relao ao comportamento humano (Skinner, 1978). Em 1898, Thorndike (citado em Skinner, 1978) realizou uma das primeiras tentativas srias com o objetivo de estudar as mudanas ocasionadas pelas conseqncias do comportamento. Em um estudo com gatos, observou que quando colocados em um alapo com a porta fechada, estes exibiam muitos tipos diferentes de comportamento e que alguns eram eficazes no abrir a porta. Thorndike verificou que quanto mais vezes o gato era colocado no alapo, mais rapidamente chegava a um ponto de fuga, parecia ento o gato raciocinar como um humano, contudo, no havia sido observado nenhum processo de raciocnio. O que havia sido observado verdadeiramente era que o comportamento se estabeleceu, pois sempre foi seguido

pela abertura da porta (Skinner, 1978). Thorndike denominou de lei do efeito a influncia que efeitos passados do comportamento tinham sobre os padres do comportamento animal. Esta lei ainda hoje vista como um princpio fundamental na anlise e controle do comportamento adaptativo (Millenson, 1975).

Behaviorismo Metodolgico X Behaviorismo Radical

Sob influncia de uma cincia mais objetiva e contra a explicao mentalista do comportamento, surge no sculo XX o Behaviorismo que apresenta para a psicologia a proposta de ter o comportamento como seu objeto de estudo e no como um indicador ou indcio de alguma outra coisa que se expressasse pelo ou atravs do comportamento (Matos, 2001). Watson, em 1913 (citado em Millenson, 1975) defendia que a psicologia deveria ser definida como a cincia do comportamento que deveria prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivduo. Ocorreu a Watson que os dados acerca do comportamento tinham valores em si mesmos e que os problemas tradicionais da Psicologia imaginao, sensao, sentimento, associao de idias poderiam ser todos estudados atravs de mtodos comportamentais (Millenson, 1975). O Behaviorismo Metodolgico baseava-se no realismo viso a qual toda experincia era causada por um mundo objetivo e real, como conseqncia observvel por uma outra pessoa que poderia quantific-lo e medir-lo, assumindo ento um carter de consenso pblico que norteava a cincia e evitava a subjetividade e a introspeco (Baum, 2006). O realismo levava a uma viso dualista que dividia a pessoa em dois mundos, um interno comportamentos baseados em princpios metafsicos (medo, sonho, fantasia, etc.) que no poderiam ser analisados por outra pessoa por serem inobservveis; e mundo externo comportamentos baseados em princpios fsicos (andar, escrever, etc.) que poderiam ser analisados por serem observveis por outra pessoa (Moreira & Medeiros, 2007).

O mentalismo e o Behaviorismo Metodolgico buscavam explicar o comportamento a partir de duas idias contrrias: o primeiro, ao supervalorizar os eventos internos, mantinha afastado os eventos ambientais antecedentes que poderiam explicar o comportamento. J o segundo, explorou to exclusivamente os eventos antecedentes que abandonou a auto-observao e o auto-conhecimento. A partir destas idias Skinner (1974) cria a nova filosofia da cincia do comportamento, intitulada de Behaviorismo Radical a qual prope que o objeto de estudo da psicologia deva ser o comportamento de seres vivos, em especial do homem. O Behaviorismo Radical restabelece o equilbrio entre o mentalismo e o Behaviorismo Metodolgico, pois no insiste na verdade por consenso, podendo considerar os eventos privados e questionar somente a natureza do objeto observado e a fidedignidade da observao (Skinner, 1974). O termo radical utilizado por referir-se anlise profunda que visa encontrar a raiz de um determinado fenmeno comportamental e tambm por negar radicalmente a existncia de algo que no pertence ao mundo fsico (Kohlenberg & Tsai, 1991/2001). O Behaviorismo Radical foi fortemente influenciado por uma viso pragmtica de cincia que ao invs de especular causas hipotticas de comportamento, como desejos, impulsos, vontades e traos de personalidade, simplesmente, procurava descrever em quais condies o comportamento ocorre para ento prev-lo e control-lo (Baum, 2006).

O Behaviorista Radical passa a aceitar os chamados eventos privados, ou seja, os eventos que ocorrem sob a pele, pois apesar de no serem acessveis a um observador, podem ser estudados atravs do relato verbal do prprio sujeito (Matos & Tomanari, 2002). importante ressaltar que os eventos privados no possuem uma natureza diferente dos eventos pblicos, sendo assim, so vistos como uma ao do organismo que est sujeita s mesmas leis que regem os comportamentos pblicos, sendo as contingncias ambientais os seus verdadeiros determinantes. Ao se estabelecer uma igualdade natureza dos eventos pblicos e privados, nega-se aos eventos privados o papel de agentes causadores dos eventos pblicos (Silva & Pinto, 2001). O modelo causal do Behaviorismo Radical diferencia-se das diversas reas da psicologia que so orientadas pela separao entre pessoa e comportamento (dualismo), pois no concebe essa separao, acreditando que pessoas so comportamento (monismo)(Baum, 2006). Na proposta de Skinner uma pessoa comporta-se de determinada maneira no por causa de seus sentimentos, pois sentir tambm um comportamento e sim porque houve alguma mudana no ambiente em que ela se encontra. Trata-se de comportamentos que so influenciados e influenciam ao mesmo tempo, formando assim, uma cadeia comportamental (Silva & Pinto, 2001). O behaviorista radical estuda e trabalha com o comportar-se dentro do contexto, considerando uma interao organismo-ambiente, pois o comportamento por ele mesmo no acrescenta muito, preciso compreender o contexto em que ele foi ou est inserido.

O modelo de seleo por conseqncia adotado pelo Behaviorismo Radical prope que o comportamento funo de sua interao com eventos ambientais antecedentes e conseqentes, frente a isso considera o comportamento algo que est sempre em reconstruo, no referindo somente as caractersticas anatmicas e fisiolgicas, mas tambm comportamentais. atravs da seleo por conseqncia que alguns comportamentos inadequados so eliminados, e os adequados so mantidos, por garantir a adaptao e sobrevivncia (Matos & Tomanari, 2002). Para dar conta da complexidade humana, o modelo de seleo por conseqncia considera a multideterminao do comportamento passando a compreend-lo sobre as influncias das contingncias filogenticas (seleo natural), contingncias ontognicas (histria de vida/ repertrio comportamental) e contingncias culturais (prticas grupais de uma cultuara ou sociedade) (Andery, 2001). Essa multideterminao faz com que o Behaviorismo aceite o determinismo (viso segundo a qual todo comportamento tem suas origens na gentica e nos eventos ambientais, podendo ser explicado e previsto desde que se tenham os dados necessrios) (Baum, 2006). Para o Behaviorista Radical, eventos explicam adequadamente outros eventos, sendo assim podem ser analisados por meio de anlises de relaes funcionais entre variveis, ou seja, os eventos antecedentes e conseqentes do comportamento so considerados, para que a contingncia que est determinando esse comportamento seja identificada. Skinner (1978) demonstrou que seres vivos tendem a repetir respostas seguidas de conseqncias favorveis, ou seja, aprendem a melhor forma de se comportar para garantir a sua sobrevivncia.

Anlise do Comportamento

O estudo da interao organismo-ambiente realizado pela Anlise Experimental do Comportamento rea da psicologia que est inserida no contexto das disciplinas das cincias naturais, sendo assim no utilizam explicaes metafsicas para o comportamento (Matos &Tomanari, 2002). Skinner (1982) props ser o Behaviorismo Radical a filosofia da cincia do comportamento e a Anlise Experimental a parte emprica dessa mesma cincia (Moreira & Medeiros, 2007). O analista experimental do comportamento busca a produo do conhecimento emprico atravs da manipulao de variveis1 (dependentes e independentes) em um contexto controlado, simplificado e artificial, sendo os experimentos realizados com humanos e no humanos (Tourinho, 1999; Moreira & Medeiros, 2007). A atuao clnica derivada da anlise experimental do comportamento teve seu incio com a prtica teraputica denominada modificao do comportamento, fundamentada nas pesquisas bsicas. A modificao do comportamento limitava-se a diminuir a freqncia de comportamentos indesejveis e aumentar a freqncia dos desejveis, fator que abriu espao para uma nova abordagem psicolgica denominada Anlise do Comportamento que utiliza o material provindo de diversas fontes, no s da anlise experimental (Baptistussi, 2000). O analista do comportamento busca compreender o indivduo a partir de sua interao com seu ambiente2 (esquemas de reforo, modelagem, esvanecimento, etc.) para tentar saber sob quais circunstancias o comportamento tem maior probabilidade de ocorrer e, consequentemente, para poder control-lo. Para a Anlise do Comportamento, o comportamento atual de um indivduo controlado pelas situaes em que ele ocorre (estmulos antecedentes) e as conseqncias que o sucedem (estmulos conseqentes). Ao saber o que antecede e o que conseqencia um comportamento, o analista do comportamento passa a entender porque o
1

A varivel Dependente: o comportamento emitido pelo sujeito e varivel Independente: so os fatores do ambiente que eliciam os comportamentos (Matos & Tomanari, 2002). 2 Ambiente para a anlise do comportamento refere-se ao mundo fsico (material), ao mundo social (interao interpessoal), a histria do indivduo e suas percepes, conceitos e regras (Moreira & Medeiros, 2007).

indivduo se comporta de determinada maneira em determinada situao (Moreira & Medeiros, 2007). A Anlise do Comportamento envolve pesquisa bsica e pesquisa aplicada. A pesquisa bsica visa a produo de conhecimento em laboratrio acerca das leis que descrevem as relaes funcionais, j a pesquisa aplicada busca adaptar essas leis a condies especficas do ser humano. A Anlise do Comportamento aplicada ao consultrio a Terapia Comportamental (Matos & Tomanari, 2000). A Terapia Comportamental preocupa-se com o bem-estar fsico e emocional do indivduo, frente a isso ela tem como objetivo geral proporcionar uma vida feliz e saudvel ao mesmo. Para que esse objetivo seja alcanado, o terapeuta comportamental deve conhecer a histria de vida do indivduo para identificar as variveis determinantes (contingncias que mantm o comportamento problema) e a partir de ento poder atuar sobre o controle dessas variveis, fazendo o indivduo comportar-se de maneira diferente. Nos casos em que o indivduo emite comportamentos inadequado/indesejveis, o objetivo da Terapia Comportamental reduzir a freqncia desses comportamentos, podendo tambm aumentar a freqncia dos

adequados/desejados. Cabe ressaltar que a aquisio de novos comportamentos/ampliao do repertrio comportamental tambm foco de trabalho da Terapia Comportamental (Silva & Pinto, 2001). Os princpios psicolgicos utilizados a Terapia Comportamental so inmeros, porm cabe fazer uma breve conceituao de alguns como: reforo uma conseqncia produzida por um comportamento que aumenta a freqncia desse comportamento, pode ser positivo (quando adicionado um estmulo como conseqncia) ou negativo (quando retirado um estmulo aversivo); punio uma conseqncia produzida por um comportamento que diminui a freqncia desse comportamento, assim como o reforo, pode ser positiva (quando adicionado

um estmulo aversivo) ou negativa (quando retirado um estmulo reforador); extino a remoo do reforo que sempre consequnciou um determinado comportamento, tendo como resultado a diminuio na freqncia de ocorrncia desse comportamento; a modelagem o procedimento pelo qual o comportamento reforado diferencialmente conforme a aproximao do comportamento desejado; o objetivo da modelagem a aquisio de um novo comportamento no repertrio comportamental; generalizao quando uma resposta emitida na presena de novos estmulos que possuem propriedades semelhantes a outros estmulos que antes eram seguidos de reforo (Nucci, 1979; Moreira & Medeiros, 2007). Caso necessrio, outros princpios podero ser apresentados e conceituados mais adiante. Em consonncia a todo o assunto j abordado ser feita uma diferenciao entre a antiga Modificao do Comportamento Infantil e a atual Terapia Comportamental Infantil para que concepes errneas sejam desfeitas.

Psicoterapia Comportamental Infantil

Os problemas comportamentais infantis sempre existiram e paralelamente a eles sugiram psiclogos que se interessavam pelo seu estudo e suas modificaes. A modificao de comportamento infantil (MCI) surgiu com uma tentativa de instrumentalizar os psiclogos infantis e tinha como base filosfica o Behaviorismo Metodolgico de Watson. Assim enfatizava as medidas objetivas e quantificveis e considerava somente os comportamentos observveis por vrias pessoas. Conte e Regra (2000) salientam que a modificao do comportamento

caracterizava-se por tentar extrapolar o uso de mtodos experimentais e dos princpios de aprendizagem para solucionar os problemas apresentados pelas crianas. Sendo assim, a nfase na clnica teraputica era dada s queixas trazidas pelos pais e aplicao de procedimentos

adequados para dar fim as queixas. A participao da criana nesse modelo era quase ausente e o terapeuta s entrava em contato com ela para observar seus comportamentos. O trabalho do terapeuta clnico resumia-se em orientao de pais e no tinha a criana como foco. Em relao a esse fato e importncia de se ter um rigor metodolgico, a relao terapeuta-cliente no era nem considerada com a criana nem com os pais (Gadelha & Menezes, 2004). importante ressaltar que esse modelo preocupava-se com a trplice relao de contingncias, procurando encontrar os antecedentes e conseqentes imediatos dos comportamentos-problema a partir de descries mais claras das queixas. Somente os eventos que eram imediatos ao comportamento relevante que deveriam fazer parte da anlise funcional, tornando-a assim limitada. As metas deste modelo teraputico com os pais eram, na maioria das vezes, extinguir os comportamentos-queixa ou aumentar a freqncia dos comportamentos adaptativos. As idias que compunham a modificao do comportamento foram utilizadas por muito tempo e ainda hoje so um motivo de confuso e de interpretaes errneas do que seja a psicoterapia comportamental infantil (PCI) (Conte & Regra, 2000). A PCI tem como base terica os princpios conceituais e filosficos do Behaviorismo Radical de Skinner, trazendo novos conceitos tericos e ampliando a viso da clnica. Duas grandes mudanas qualitativas que alteraram e muito a forma de trabalho na PCI foram a incluso dos encobertos (eventos privados) e a importncia da relao teraputica (Conte & Regra, 2000). Segundo essa mesma autora, na PCI so utilizadas muitas das tcnicas recomendadas anteriormente na modificao do comportamento, embora no do mesmo modo, pois hoje, a MCI apenas uma etapa do trabalho com a criana e no o fim do processo, cujo objetivo a autonomia da criana. Ou seja, ela prpria (a criana) deve realizar anlise funcional 3 de seus
3

Instrumento que estabelece relaes entre o organismo e o ambiente, retrata relaes entre estmulo-respostaconsequente. Permite a organizao dos dados, auxilia na operacionalizao da queixa, especificando as variveis que precisam de descrio apropriada para que se possa estabelecer as relaes funcionais possveis, ou seja, auxilia especificando as descries das quais o comportamento funo, definido estratgias de interveno, predio e

comportamentos. Especificar os antecedentes e os conseqentes dos comportamentos ajuda a levantar hipteses sobre as possveis funes tanto do comportamento, como dos estmulos e a identificar se o comportamento pode ou no estar sensvel s contingncias. Especificar as situaes em que eles ocorrem favorece tambm a anlise do contexto e dos tipos de controle de estmulos presentes. Assim, pode-se quebrar a cadeia comportamental e possibilitar formas funcionais de agir. Dessa forma, Conte e Regra (2000) acredita que a PCI atual trouxe benefcios adicionais aos terapeutas, que se somaram aos anteriores. A anlise de padres comportamentais e a descrio de contingncias so aspectos que terapeutas, analistas do comportamento, consideram relevantes para a compreenso do caso clnico. Na PCI, o terapeuta deve direcionar a interveno no sentido de descrever e analisar os comportamentos e a funo que exercem nos diversos contextos em que a criana se inclui, seja no contexto familiar, escolar ou social (Moura & Azevedo, 2000). A Psicoterapia Comportamental Infantil (PCI), segundo Gadelha e Menezes (2004), tem se mostrado uma rea de atividade clnica que beneficia tanto a criana, quanto sua famlia e favorece as interaes sociais. As autoras salientam que, a partir do momento em que a PCI se firmou como modelo psicoterpico, a criana passou a ter seus comportamentos analisados funcionalmente. Seus eventos privados passaram a ser considerados a partir de seus prprios relatos e no somente levados em considerao a partir das impresses de outras pessoas de seu convvio. De acordo com Vasconcelos (2001), a PCI dedica-se promoo da construo de repertrio comportamental na criana possibilitando, entre alguns benefcios, uma maior adaptao social e um melhor rendimento acadmico. Silvares e Gongora (1998) dizem que fundamental a entrevista com pais e professores e outras pessoas significativas do meio da criana, alm da prpria criana encaminhada para o
controle. (Roballo, 2005, comunicao pessoal).

atendimento clnico, pois atravs dessa entrevista que ser possvel direcionar o trabalho e obter informaes importantes sobre o problema. O processo psicoterpico se divide em trs fases, so elas: fase inicial, fase intermediria e fase final. A fase inicial realizada com a entrevista aos pais e sesso inicial com a criana (Moura & Venturelli, 2004). A entrevista com os pais tem como objetivo esclarecer ao psiclogo o motivo de se trazer o filho a terapia, ou seja, indicar ao terapeuta os comportamentos problema que o filho tem apresentado. Nessa fase, o psiclogo procura tambm conhecer as expectativas dos pais com relao ao seu trabalho e estabelecer o contrato teraputico. Durante o estabelecimento do contrato so colocados alguns pontos, tais como: a questo do sigilo; autorizao para visitas escola; durao e a freqncia das sesses com a criana e com os pais (visto que as contingncias ambientais familiares so mantedoras do comportamento problema da criana e sendo assim os pais precisam ser orientados); critrio de faltas; frias; valor da sesso e a forma de pagamento (Roballo, 2005, comunicao pessoal). importante ressaltar que a participao dos pais ou responsveis fundamental para o sucesso psicoterpico, visto que a criana com problemas de comportamento est tentando resolver um problema no meio onde est inserida (Conte & Regra, 2000). Na primeira sesso com a criana o terapeuta se apresenta, fala sobre sua profisso, a questo do sigilo, as regras e normas que existem no consultrio e finalmente expe para criana a queixa trazida pelos pais, questionando se a mesma concorda ou no com o motivo pelo qual os pais a trouxeram. A percepo da criana sobre a queixa de extrema importncia, pois caso considere que a queixa somente dos pais, ela participar superficialmente da terapia (Conte & Regra, 2000). Quando a criana encaminhada terapia pelo professor, o psiclogo deve entrevistar o mesmo com o objetivo de esclarecer os motivos para o devido encaminhamento. A entrevista

com o professor sempre til, visto que a escola um ambiente com muitas interaes sociais que podem, assim como o ambiente familiar, estar mantendo os comportamentos problema da criana (Roballo, 2005, comunicao pessoal). A fase intermediria o desenrolar do processo psicoterpico e sendo assim a fase que demanda mais tempo. Nessa fase o psiclogo deve realizar anlises funcionais do comportamento problema da criana para descobrir quais as contingncias ambientais o mantm e em seguida selecionar o tratamento mais adequado. Estabelecido o tratamento a ser realizado com a criana, o terapeuta realiza as sesses semanais com a criana aplicando os mtodos de interveno e colhendo mais dados para novas anlises funcionais (Moura & Venturelli, 2004). Esse processo ocorre em conjunto com o atendimento quinzenal dos pais, onde estes recebem orientaes diversas como: estabelecimento de controle sobre a administrao de reforo ou punio em determinadas situaes com o filho; quebra de auto-regras ou conceitos que podem estar prejudicando o filho; aquisio de novas habilidades pessoais que podem ajudar a diminuir os comportamentos problema do filho; encaminhamento para psicoterapia conjugal ou pessoal, visto que seus problemas prejudicam seu relacionamento com o filho; informao sobre os ganhos do filho para que tenham uma nova percepo da criana (Conte & Regra, 2000). A fase final do processo psicoterpico ocorre quando os comportamentos trabalhados na terapia so emitidos pela criana em outros contextos, ou seja, ela se torna mais independente e autnoma. importante ressaltar que o terapeuta no interrompe o processo abruptamente, ele inicia o processo de alta quando informado para criana e seus pais que as sesses sero quinzenais, depois mensais e logo em seguida chegar sesso final (Moura & Venturelli, 2004).

Transtorno de Conduta

Na sociedade considerado normal o fato de crianas apresentarem comportamentos antisociais, como xingar, bater ou mentir, porm quando esses comportamentos tornam-se freqentes, eles acabam representando um desvio do padro de comportamentos esperado para crianas de mesmo sexo, idade e cultura. As crianas que assim se comportam acabam sendo vistas como problemticas dentro da sociedade e logo so diagnosticadas com um Transtorno de Conduta (Koch & Gross, 2005). O Transtorno de Conduta, anteriormente chamado de Delinqncia, caracteriza-se segundo o DSM-IV (2007) como um padro persistente e repetitivo de comportamentos antisociais, agressivos e opositores que prejudicam no somente a criana mais outras pessoas da sociedade. importante colocar que o termo Transtorno de Conduta utilizado somente para diagnosticar pessoas de at dezoito anos, ou seja, crianas e adolescentes. Os comportamentos apresentados por crianas com esse transtorno provocam um desarranjo no funcionamento de uma variedade de contextos sociais como, casa, escola ou comunidade. Alm de perturbar e incomodar outras pessoas do seu ambiente, essas crianas tambm se envolvem em atividades perigosas e at mesmo ilegais, fator de extrema preocupao para sociedade que se encontra impotente perante crianas e adolescentes com esse transtorno (Bordin & Offord, 2000). Uma caracterstica forte da criana com Transtorno de Conduta no ter considerao pelos sentimentos dos outros e como conseqncia disso sentem-se isentos de culpa ou remorso. Essas crianas so capazes de fingir sentir culpa para que sejam evitadas ou reduzidas as punies. Um ditado popular que pode ser usado para expressar uma situao do tipo : fulano derrama lgrimas de crocodilo! (Bordin & Offord, 2000). Outras caractersticas devem ser citadas para que o Transtorno de Conduta seja compreendido melhor, so elas: a baixa

tolerncia frustrao4, irritabilidade, acessos de raiva e imprudncia, culpar outras pessoas pelos seus atos, delatar seu companheiro(a) e ter baixa auto-estima, embora passe a impresso de ser duro (Ballone, 2004). Os comportamentos do transtorno de conduta podem levar suspenso ou expulso da escola, problemas de ajustamento no trabalho, dificuldades legais, doenas sexualmente transmissveis, ferimentos por acidentes ou lutas corporais e gravidez no planejada (Bordin & Offord, 2000). Apesar de difcil avaliao diagnstica, o transtorno de conduta um dos transtornos mais freqentemente diagnosticados, sendo sua prevalncia de 4 a 10 % da populao infantil. Essa estimativa refere-se a contextos urbanos, pois estudos observaram que em contextos rurais as incidncias do transtorno so bem menores. A prevalncia muda tambm com relao ao gnero, sendo de 6 a 16% em homens que apresentam comportamentos de enfrentamento como brigas, vandalismo, roubo e problemas de disciplina na escola e de 2 a 9% em mulheres que apresentam comportamentos como mentir, faltar aula, prostituir e usos de substncias psicoativas. Na adolescncia essa discrepncia entre gneros tende a diminuir (Koch & Gross, 2005). No DSM IV (2007) o Transtorno de Conduta classificado como um dos Transtornos de Comportamentos Disrruptivos (TDCs) que englobam outros transtornos como dficit de ateno e hiperatividade e o desafiador/opositor. Para que uma criana ou adolescente seja diagnosticado clinicamente com Transtorno de Conduta, ela dever apresentar pelo menos trs dos quinze critrios do DSM-IV nos ltimos doze meses, sendo pelo menos um presente nos ltimos seis meses. Estes comportamentos devem estar trazendo prejuzo social, acadmico ou ocupacional na vida do indivduo. Os quinze critrios so agrupados de acordo com as seguintes caractersticas: (a) conduta agressiva que causa ou ameaa danos fsicos a outras pessoas ou
4

Incapacidade em tolerar as dificuldades comuns a todas as pessoas que vivem em sociedade, uma falta de capacidade em lidar com problemas cotidianos ou com situaes onde as coisas no saem de acordo com o esperado ( Ballone, 2004).

animais; (b) conduta no-agressiva que causam perdas ou danos a propriedades; (c) defraudao ou furto e (d) srias violaes de regras. Os comportamentos de provocao, ameaa ou intimidao freqentes a outras pessoas como, por exemplo: iniciar lutas corporais com freqncia; ter utilizado armas capaz de causar leses corporais (caco de vidro, faca, pedra, pau, revolver, etc.); ter realizado atos de crueldade fsica com as pessoas; ter realizado atos de crueldade fsica com animais; roubar entrando em confronto com a vtima (bater carteira,

extorso, etc.) e coagir algum para que realize ato sexual consigo compem uma conduta agressiva que causa ou ameaa danos fsicos (letra a). Uma conduta no agressiva, mas que danifica propriedades pode ser definida a partir de comportamentos como envolver-se deliberadamente na provocao de incndio com a inteno de causar srios danos e destruir deliberadamente a propriedade alheia (diferente de provocao de incndio) (letra b). Defraudao ou furto envolve arrombar e invadir, residncia, prdio ou carro alheios; mentir e enganar com freqncia para obter bens ou favores ou para esquivar-se de obrigaes legais e roubar sem confronto (furto em lojas, mas sem invadir) (letra c). Permanecer com freqncia na rua durante a noite, sem o consentimento dos pais, iniciando antes dos 13 anos; fugir de casa pelo menos duas vezes retornando aps um longo perodo e gazetear aulas na escola antes dos 13 anos, so comportamentos que constituem varias violaes de regras (letra d). Esses critrios devem ser utilizados para diagnosticar crianas e adolescente, aps 18 anos. Persistindo os sintomas bsicos, o diagnstico deve ser alterado para Transtorno de Personalidade Anti-Social (DSM- IV, 2007). O DSM-IV (2007) subdivide o Transtorno de Conduta de acordo com a idade de incio e com o nvel de gravidade. No tipo que inicia na infncia a criana deve apresentar pelo menos um dos quinze critrios antes dos dez anos de idade, j o tipo que inicia na adolescncia, caracterizado pela ausncia de quaisquer critrios caractersticos do transtorno, antes de dez anos

de idade. Com relao gravidade, ele subdividido em leve poucos problemas de comportamento que causam danos pequenos aos outros (mentiras, gazetas escola, permanncia na rua durante a noite sem permisso dos pais); moderado o nmero de comportamentos problema e seus efeitos sobre os outros so intermedirios, entre leve e severo (furto sem confronto com a vtima, uso de drogas e vandalismo); severo muitos problemas de conduta que causam danos considerveis aos outros (crueldade fsica, roubo com confronto a vtima, sexo forado, arrombamento e uso de armas) (APA,1994; Ballone, 2004). O curso do Transtorno de Conduta varia de acordo com a poca de incio. Quando inicia precocemente na infncia pode se prolongar at a fase adulta (recebendo o diagnstico de transtorno de Personalidade Anti-Social), em contrapartida, os casos que se iniciam na adolescncia tendem a desaparecer na idade adulta. A continuao do transtorno na fase adulta pode estar ligada a alguns fatores de risco so eles: a idade precoce de incio; a amplitude do comportamento desajustado; a alta freqncia, diversidade e intensidade dos comportamentos anti-sociais (Koch & Gross, 2005). O Transtorno de Conduta apresenta na maioria das vezes comorbidade com outros transtornos, so eles o TDAH e o Transtorno das Emoes (ansiedade, depresso, obsessocompulso). A associao com o TDAH mais comum na infncia, envolvendo principalmente meninos, enquanto que a associao com o Transtorno das emoes mais comum na adolescncia, envolvendo principalmente meninas (Bordin & Offord, 2000). A etiologia dos comportamentos desajustados que caracterizam o Transtorno de Conduta foco de estudo de vrios autores que acreditam que esses comportamentos tiveram incio na infncia e persistiram por causa de suas conseqncias (Marinho & Caballo, 2002). Uma pesquisa de Patterson (2002, citado em Koch & Gross, 2005) concluiu que os comportamentos de desafio, oposio e agresso com autoridades so reforados positivamente com a obteno de

algo prazeroso ou negativamente, com a ausncia de conseqncias negativas, o que poder levar ao aumento da ocorrncia de tais comportamentos no futuro (Koch & Gross, 2005). Os comportamentos externalizantes da criana com Transtorno de Conduta, tm uma funo de contracotrole, ou seja, so efetivos para reduzir os comportamentos aversivos de familiares. Segundo Patterson, Reid e Dishion (2002), a famlia tem um papel importante no desenvolvimento do Transtorno de Conduta, pois ao conseqnciar os comportamentos problema do filho com situaes reforadoras eles esto treinando o filho para que se comporte dessa maneira (Patterson, Reid & Dishion, 2002). Ao se estabelecer um padro de comportamentos inapropriados que foi aprendido em casa nas interaes com os familiares a criana passa a reagir em outros contextos da mesma maneira (generalizao). Esse fator ocasiona o fracasso social, pois a criana passa a ser rejeitada pelos professores e amigos. As conseqncias dessa rejeio so inmeras tais como: tristeza, baixa auto-estima, gazetas escola, dificuldades acadmicas e dificuldades interpessoais. Ao serem rejeitados pela escola e pela famlia por conta de seus atos aversivos a criana junta se a grupos que sejam imagem delas mesmas. Essa unio pode aumentar a chance da criana envolver-se com drogas e delinqncia (Patterson, Reid & Dishion, 2002). Situaes perturbadoras como histria de conduta anti-social em outros membros da famlia, desvantagem no status scio econmico, desemprego, violncia familiar, conflitos conjugais e divrcio esto correlacionadas pratica inadequada de disciplina parental (Marinho & Caballo, 2002). Segundo Winnicott (1994, citado em Bordin & Offord, 2000) a privao afetiva responsvel pelos comportamentos anti-sociais no lar ou numa esfera mais ampla. As crianas que assim se comportam esto tentando de maneira errada obter algo bom que foi perdido (Bordin & Offord, 2000). Por no conhecerem um tratamento medicamentoso altamente efetivo para o Transtorno de Conduta, muitos autores referem-se a ele como uma alterao qualitativa do carter que

caracteriza uma maneira de ser e no como um desenvolvimento patolgico (Ballone, 2004). Ao acreditar que os comportamentos inapropriados de uma criana no tm razes patolgicas, diversos autores tm buscado causas extrnsecas a criana, ou seja, eventos ambientais que podem ser responsveis pela ocorrncia e manuteno desses comportamentos. Segundo Horner e Glaser (1993, citado em Koch & Gross, 2005) a terapia comportamental a interveno mais adequada para o tratamento de crianas diagnosticadas com Transtorno de Conduta, pois enfatiza a aprendizagem de comportamentos novos e a diminuio dos desadaptativos por meio de tcnicas, tais como reforo, modelagem, extino, etc. (Koch & Gross, 2005). O Tratamento de uma criana/adolescente com Transtorno de Conduta deve ser iniciado precocemente, pois quanto mais jovem for o paciente, melhores sero os resultados. importante que a criana seja atendida por uma equipe multidisciplinar, composta por psiclogos e mdicos psiquiatras, sem deixar de fora o papel essencial da famlia e da escola (professores). As intervenes do psiclogo junto famlia e escola podem ocorrer de variadas formas (psicoterapia familiar e individual, orientaes de pais e treinamento de pais e professores em tcnicas comportamentais), sendo importante que ocorra com freqncia ao longo do processo psicoterpico (Bordin & Offord, 2000). Ao acreditar que os comportamentos problema emitidos pela criana so, em parte, desenvolvidos e mantidos em casa por interaes mal-adaptativas entre a criana e os pais, os terapeutas tm includo os pais no s como mediadores mais tambm como alvo de interveno (Marinho, 2000). Esse modelo que vem sendo assumido pelos terapeutas tem suas bases no modelo tridico de Tharp e Wetzel (1969, citado em Marinho, 2000), que prope o trabalho direto do terapeuta com os pais, com o objetivo de reduzir o comportamento problema da criana. Esse modelo supe que o responsvel pelo desenvolvimento e/ou manuteno dos comportamentos problema emitidos pela criana so os dficits nas habilidades prprias do papel de pais e mes. Vrios estudos tm mostrado que a

orientao parental uma estratgia teraputica efetiva, apresentando resultados satisfatrios no tratamento do comportamento infantil desviante (Marinho, 2000). Para Conte (1997) existem alguns fatores que promovem o desenvolvimento sadio da criana e jovem, so eles: suporte parental que se caracteriza pelo relacionamento caloroso entre pais e filhos, pela valorizao pessoal da criana, pela demonstrao de aceitao e apoio das iniciativas da criana; encorajamento do desenvolvimento da competncia social, ou seja, maior ocorrncia de interaes positivas que aversivas, pais com mais habilidades sociais, recebimento freqente da criana de expresses de afeto positivo e apoio para o desenvolvimento da autonomia; a utilizao pelos pais de mtodos disciplinares mais racionais e verbais, pois a utilizao de mtodos fsicos alm de servirem como modelo para que a criana se comporte desta maneira favorece a deteriorao das relaes afetivas entre a criana e seus pais. Ao acreditar que estes fatores podem prevenir o Transtorno de Conduta, a promoo dos mesmos durante o tratamento de primordial importncia (Conte, 1997).

ESTUDO DE CASO Participante: Uma criana com 9 anos de idade na poca do atendimento, sexo masculino, estudante da segunda srie e de nome fictcio Cludio. Apesar de Cludio apresentar boas condies de sade, usava culos de grau por conta de uma leve dificuldade visual e h um ano e meio estava sendo acompanhado por uma mdica homeopata unicista que o prescreveu um remdio homeoptico que deveria ser tomado mensalmente ou diariamente, caso estivesse apresentado muitos comportamentos agressivos. A me de Cludio levou-o doutora, pois achava o filho agressivo e nervoso, assim como ela. Cludio era filho de Aparecida e Joo Cludio (nomes fictcios) que mantinham um relacionamento extraconjugal. Sendo importante ressaltar que antes da gravidez, os pais tinham um relacionamento intenso, porm do final da gravidez at a poca do atendimento esse relacionamento apresentava-se um pouco desgastado (os pais mantinham um relacionamento marcado por vrios trminos e voltas, acompanhados respectivamente de dio e amor). A me da criana tinha 34 anos, era diarista e vendedora de roupa. O pai era bombeiro e dava penso para suprir as necessidades da criana. A esposa do pai sabia da existncia da criana e aceitava a mesma, comprando-lhe presentes a aceitando-a em sua casa. Por causa das desobedincias de Cludio o pai resolveu no lev-lo mais para sua casa, pois tinha medo que os comportamentos da criana pudessem prejudicar seu relacionamento com a esposa. A me de Cludio tem outros dois filhos (um casal de gmeos) de 3 anos de idade de um outro

relacionamento que ocorreu durante um dos trminos com o pai de Cludio. O pai de Cludio tem duas filhas, uma de 12 anos e a outra de 15, frutos de seu casamento. A me relatou que Cludio tem um bom relacionamento com os irmos, no emite comportamentos agressivos e quando preciso at cuida deles. Cludio sempre morou com a me e seus dois irmos. Aparecida disse ter uma predileo pelo filho de trs anos e que Cludio tanto percebia quanto fazia comentrios sobre essa predileo. A me relatou que o filho de trs anos era mais carinhoso e dava menos trabalho, por isso ela ficava mais tempo com ele. A escolha de Cludio para participar desse estudo justifica-se pelo fato da autora ser uma terapeuta em formao que atendia em uma clnica-escola de Psicologia em que a criana era seu cliente. Cludio j havia sido atendido durante seis meses por uma terapeuta particular, porm por motivos financeiros a me interrompeu o processo teraputico e procurou a clnica-escola. A autora dedicou-se durante um ano ao tratamento psicoterpico da criana, que incluiu visitas escola e mdica e orientaes me. Ao final desse um ano, a criana havia apresentado uma melhora significativa em seus comportamentos, porm por motivos pessoais a terapeuta no pode continuar atendendo-a e ento a encaminhou para uma outra terapeuta que deu continuidade ao seu tratamento para que maiores mudanas pudessem ser alcanadas. A me do cliente trouxe a queixa de que seu filho tinha comportamentos agressivos, condutas inadequadas para a idade dele e j havia sido diagnosticado como TDAH e Transtorno de Conduta pela equipe do COMPP quando tinha 6 anos. Ela disse que ele j havia sido expulso de trs escolas, pois desrespeitava as professoras/diretoras, agredia fsica/verbalmente as crianas, em especial as meninas. Falou que desde trs anos de idade ele tinha esses comportamentos de desrespeitar e de procurar briga com outras crianas (joga pedras, fura com lpis, chuta, esmurra). A me no consegue lembrar de nenhum evento ou mudana significativa na vida da criana nos ltimos tempos e disse que ele s a respeita quando ela bate nele. Relatou que bate pra valer,

pois ele consegue tir-la do srio. Relatou que Cludio brigava com as crianas da vizinhana e procurava inimizade com todos, disse que at os familiares evitavam convid-lo para eventos sociais, pois sabiam que ele daria trabalho. As conseqncias desses comportamentos eram as piores, pois Cludio estava ficando sem amigos e tanto a me quanto os familiares no sentiam prazer de ficar com ele, tendo dvida do sentimento que tinham pela criana, pois esta s dava dor de cabea, proporcionando mais momentos de estresse do que de felicidade. Cludio j estudou em trs escolas das quais saiu por expulso. Em todas as trs escolas que Cludio estudou os professores faziam promessas de expulso caso ele se comportasse de forma inadequada. A professora da escola anterior, de onde foi expulso, relatou diversas caractersticas sobre a criana tais como: no gosta de ser contrariado; s quer fazer o que o interessa; pega objetos que no lhe pertencem; briga mais com as meninas que com meninos e inventa muitas estrias mirabolantes (recebia ateno de todos com suas estrias). Com o pai existe um relacionamento carinhoso apesar dele pouco aparecer para ver o menino. Quando Cludio est aprontando muito, a me telefona constantemente para o pai para reclamar, pois quer que o pai ajude-a a educ-lo. O pai no aparece, pois no quer problemas. Cludio sente muita falta da presena do pai, a me disse que percebeu isso em um passeio que fez com ele ao shopping, pois quando Cludio viu um pai com uma criana de mos dadas e falou: Olha um menino passeando com o pai ali!, sem ver que a me estava escutando. Cludio foi encaminhado pela equipe de psiclogos da fundao educacional para o atendimento psiquitrico do COMPP, porm a psiquiatra disse que ele est tendo o atendimento correto, fazendo psicoterapia e tomando o medicamento homeoptico. A mesma psiquiatra disse a me de Cludio que ela deveria fazer psicoterapia tambm para que melhores mudanas pudessem ser alcanadas.

Material e local: As sesses de atendimento foram realizadas no consultrio infantil (Anexo 3) do IBAC (Instituto Brasiliense de Anlise do Comportamento) que uma clnica-escola de Especializao em Anlise do Comportamento. Esse consultrio de 2,8 X 4,0 metros, tinha ventilao e iluminao necessrias e adequadas. Na parede ao lado direito porta estavam dispostos dois armrios, onde ficavam guardados os materiais, brinquedos e livros a serem utilizados durante as sesses. Havia no canto da sala uma mesa de escritrio com trs cadeiras. Em uma das paredes havia um quadro branco e no centro da sala havia um tapete. Nas sesses com a me foram usados: caneta, folha de papel para anotaes, um contrato da prestao de servio, um consentimento informado para a participao neste estudo (Anexo 1), o estatuto da criana e do adolescente (ECA), o captulo 11-Ser um modelo moral do livro Eduque com Carinho Ldia Weber (2005), folhas de registro de brincadeiras (Anexo 2) e um saco contendo 4 brinquedos (jogo da memria, domin, dama e quebra-cabea). Nas sesses com a criana foram utilizados: jogo de perguntas sobre a criana e a terapeuta, jogo da memria, jogo de dardos, livro Quero mais ateno! (Joy Berry, 2000), estojo de canetinhas coloridas, estojo de lpis de cor, lpis de escrever, seis folhas brancas, grampeador, massinhas coloridas, jogo da vida, brigadeiro, refrigerante, bolo, lembrancinha (cartela de adesivos do homem aranha), 7 fantoches, quebra cabea de 30 peas, cartolina, livro Sentir raiva no ruim, (Michaelene Mundy, 2005), jogo Ser que conheo voc? (desenvolvido pela psicloga Cynthia Borges de Moura da Universidade de Londrina), estria modificada do filme Espanta Tubares e o DVD do filme, conjunto de miniaturas de animais

do fundo do mar e o jogo Cara a Cara, bloquinho de bilhetes auto-adesivos, jogo Tapa Certo, revistinha da Turma da Mnica, tesoura, cola. Nas visitas escola, creche e mdica, foram usados: caneta e folha de papel para anotaes.

Procedimento: Na primeira sesso de pais teve como objetivos a apresentao da queixa referente ao comportamento problema emitido pela criana e o fechamento do contrato teraputico, somente a me da criana compareceu. Foi dito me que as sesses com a criana seriam semanais e com os pais seriam quinzenais, porm ambas teriam durao de cinqenta minutos. Foram coletadas informaes da histria de vida da criana que tinham importncia para o processo teraputico e traou-se a queixa inicial. Ao final foi fechado o contrato teraputico e assinado o consentimento de participao informado. A segunda sesso teve como objetivos: apresentar o consultrio a criana; desenvolver atividades ldicas que proporcionasse um momento de descontrao entre o terapeuta e a criana para que o vnculo teraputico se estabelecesse; esclarecer a criana sobre o que terapia e qual o papel do terapeuta; conhecer o motivo pelo qual a criana veio para a terapia e estabelecer o contrato teraputico com a criana, momento onde foram colocadas as regras de como se comportar no consultrio. As atividades ldicas desenvolvidas foram: um jogo de perguntas sobre a criana e sobre o terapeuta para que ambos se conhecessem melhor, as perguntas referiam-se a caractersticas pessoais (ex: Quantos aos voc tem?; O que voc mais gosta de

fazer?; O que voc mais gosta em voc?; O que voc no gosta de fazer?; Qual o seu desenho preferido?; O que voc gosta de fazer na escola?; O que voc gosta de fazer com seus pais? Etc.) e deveriam ser respondidas em turno, uma vez o terapeuta e outra vez a criana. Aps terminarem de responder as perguntas, a terapeuta deixou a criana escolher uma atividade com o intuito de deix-la mais a vontade e consequentemente fortalecer o vnculo. A atividade escolhida pela criana foi o Jogo da Memria do Homem Aranha e durante a brincadeira a terapeuta aproveitou para observar os comportamentos da criana. A terceira e quarta sesses tiveram como objetivos coletar dados sobre o cliente. Ento a terapeuta e a criana conversaram um pouco sobre os acontecimentos da semana e brincaram de dardos. Alm disso, leram o livro Quero mais ateno (Joy Berry, 2000 ) e discutiram o tema do livro. O objetivo era comprovar informaes dadas pela me sobre a criana e colher outras informaes a partir da perspectiva da criana. As visitas escola e creche tiveram como objetivo coletar dados sobre a criana nestes dois outros ambientes onde passava boa parte de seu dia e de onde vieram as maiores reclamaes de seus comportamentos. A quinta sesso teve como objetivo realizar uma devoluo para a me sobre os comportamentos da criana e saber um pouco sobre sua prpria histria de vida, como foi sua infncia, adolescncia, juventude. Essa sesso foi planejada para que a me da criana pudesse se conhecer melhor, percebesse a influncia de sua histria de vida sobre seu modo de agir com seu filho e percebesse, tambm, as conseqncias de sua forma de agir na vida de seu filho. A sesso tambm serviu para que a terapeuta conhecesse mais a me de seu cliente, suas regras e seu modo de agir, e a partir de ento poder realizar mais intervenes favorveis ao caso clnico.

A visita mdica teve como objetivo coletar dados sobre a criana no que diz respeito a exames e remdios administrados, assim como conhecer sua percepo sobre a criana e sua famlia e a sua perspectiva sobre a melhora da criana. A sexta sesso teve como objetivos coletar dados sobre os comportamentos emitidos pela criana que servem para chamar ateno de sua me ou de outras pessoas e em seguida realizar uma interveno ao question-la sobre a ateno que recebe e a que ele deseja. O foco dessa sesso foi fazer a criana chegar percepo de que emitindo determinados comportamentos inapropriados ela recebia uma ateno no desejada. A stima sesso teve como objetivos mostrar para criana outras formas de se comportar que levariam ao recebimento da ateno desejada. Esse objetivo foi escolhido para que a criana acrescentasse em seu repertorio comportamental novas formas de agir que levariam a conseqncias mais favorveis para ela e para o prximo, no caso, sua me, suas professoras, seus amigos e os demais com quem convivia. Para se chegar a esse fim, a terapeuta ajudou a criana e confeccionar um livro com comportamentos apropriados para receber a ateno desejada e depois realizou com a criana um ensaio comportamental sobre o mesmo tema usando bonequinhos de massinha. A oitava sesso estava planejada para criana, porm a me foi quem veio ento o objetivo da sesso teve que ser alterado. O objetivo da sesso foi escut-la e fazer alguma interveno caso necessrio. Apesar de ter sado da programao da terapeuta a sesso foi vlida, pois a me trouxe informaes que se referiam a um avano teraputico desejado. A nona sesso teve como objetivo observar a interao da criana com o amigo no consultrio e caso necessrio realizar intervenes. Para isso a terapeuta convidou um amigo da

criana para comemorar juntos o seu aniversrio. O amigo da criana no veio, ento, a terapeuta e a criana brincaram com o jogo da vida e depois comemoraram o aniversrio. A dcima sesso teve como objetivo colher informaes sobre um episdio ocorrido durante a semana na casa da criana e que foi terminar na delegacia. Para que esse objetivo fosse alcanado a terapeuta realizou uma atividade com fantoches que serviram para representar a situao problema. Nessa sesso, alguns dados com relao integridade fsica da criana deveriam ser colhidos para que uma interveno com a me fosse realizada na prxima sesso. A dcima primeira sesso teve como objetivo avisar me da criana sobre uma possvel denncia feita pela terapeuta contra ela por conta das agresses fsicas destinadas a criana e em seguida mostrar para me que ela serve de modelo para a criana. Nessa sesso foi abordada a questo tica do psiclogo que no deve ser conivente com as atitudes de irresponsabilidade da me, sendo assim, caso ela continuasse agredindo fisicamente a criana caberia a terapeuta denunci-la. Foi dito me que ao tentar resolver os problemas com seu filho atravs de agresso fsica, ela pode estar ao mesmo tempo ensinando ele a comportar-se da mesma maneira em situaes onde tenha que resolver problemas. A dcima segunda sesso teve como objetivos estabelecer algumas regras (escolhidas pela me) que deveriam ser cumpridas pela criana em casa e em seguida analisar junto com a criana as conseqncias ao cumprir ou descumprir as regras. Nessa sesso a criana deveria concordar com as regras estabelecidas pela me e, caso achasse necessrio, colocar outras regras que seriam necessrias para uma melhor interao em casa. Todas as regras foram escritas pela criana em uma cartolina que deveria ser levada para casa, colada na parede e todos que moram na casa deveriam segu-las. Ao trmino da confeco da cartolina foram feitas algumas anlises

funcionais de comportamentos de cumprir ou descumprir as regras. As anlises funcionais eram feitas pela criana com a ajuda da terapeuta. Esse objetivo foi escolhido para que a criana passasse a perceber o que antecede e conseqencia os seus atos que fogem s regras e a partir de ento poder control-los. A dcima terceira sesso teve como objetivo mostrar para criana que todas as pessoas sentem raiva, porm existem formas adequadas de express-la. Foi colocada a questo de a agresso gerar agresso, criando assim um ciclo coercitivo. Esse objetivo foi escolhido, pois a mesma relatava que agredia as pessoas pelo fato de ficar com muita raiva. Na dcima quarta sesso os objetivos foram expor a necessidade de dilogo entre a me e o filho, realizar uma devoluo sobre os comportamentos que a me passou a emitir depois das intervenes teraputicas (reforando seus comportamentos) e orientar a me da criana sobre a possvel mudana de escola que estava para acontecer. Esses objetivos foram escolhidos respectivamente para que a me desse oportunidade para o filho se explicar antes dela tomar qualquer atitude (a criana s vezes era punida sem ter culpa), para reforar positivamente os novos comportamentos que a me estava apresentando com o intuito de que eles permanecessem em seu repertrio comportamental e para que a melhor atitude com relao a mudana ou no de escola pudesse ser tomada. A dcima quinta sesso foi a ltima do primeiro semestre (o ms julho foi de frias) e teve como objetivos criar uma situao descontrada e animada de interao entre me e filho, momento onde os dois pudessem testar o seu conhecimento sobre a vida pessoal do outro e conseqentemente se conhecerem um pouco mais. Ao mesmo tempo em que testava-se o conhecimento sobre o outro fazia-se tambm com que a me observasse a necessidade de dedicar

mais tempo ao filho. O jogo escolhido era composto por perguntas pessoais referentes me e criana e prendas que deveriam ser pagas por eles no decorrer da brincadeira. Caso os participantes errassem muito, eles recebiam ao final uma mensagem da terapeuta de que precisavam se dedicar mais um ao outro, caso contrrio recebiam uma mensagem de parabns por se dedicarem e consequentemente se conhecerem. A dcima sexta sesso (volta das frias) teve como objetivos saber como estava a criana e a sua me, como havia sido as frias, como foi interao entre eles durante as frias e como a criana estava se comportando na nova escola. Nessa sesso, a terapeuta colheu informaes gerais sobre os comportamentos da criana e de sua me para que se desse continuidade ao tratamento psicoterpico, fortalecendo as mudanas ocorridas e promovendo outras novas mudanas. A dcima stima sesso teve como objetivo discutir de forma ldica os comportamentos problema emitidos pela criana e suas conseqncias. A atividade ldica planejada referiu-se ao filme Espanta Tubares (com algumas modificaes). Esse filme tem como cenrio o fundo do mar, lugar onde vive uma famlia composta por 5 tubares (sendo 4 malvados que gostam de fazer maldades e comer os peixinhos do fundo do mar e 1 bonzinho que amigo dos peixes e vegetariano) e vrios outros peixes que so bonzinhos e cheios de amigos. A terapeuta contou a estria com modificaes, relatou que os bichos do fundo do mar estudavam na escola chamada peixolndia, lugar onde ningum gostava dos tubares, pois eles eram briguentos e estavam sempre machucando os outros animais, at que um dia um dos tubares comeou a perceber que estava ficando sem amigos, o que lhe causava uma imensa tristeza. Todos os comportamentos problema apresentados pela criana foram expressos como sendo do tubaro. Esse objetivo foi escolhido para que a criana se percebesse na estria.

A dcima oitava sesso teve como objetivos retomar a estria da sesso passada para discutir os comportamentos inadequados apresentados pelo tubaro, realizar um treino de habilidades sociais com a criana (ensinando e modelando comportamentos mais adequados) e finalmente brincar de Cara a Cara com a criana e com a me. A brincadeira foi planejada com o intuito de promover um momento de interao positiva entre a criana e a me, reforar comportamentos adequados durante essa interao e estimular a me a brincar com o filho em casa tambm. A dcima nona sesso teve como objetivo estimular a criana a realizar atividades prsociais fora do consultrio que resultariam no bem-estar de outras pessoas. O objetivo com essa atividade foi fazer com que a criana recebesse elogios, estabelecesse estes comportamentos valorizados pela sociedade e pudesse sentir-se auto-valorizado, diminuindo o sentimento de menos valia ou baixa auto-estima. Para se chegar a esses objetivo a terapeuta ajudou a criana a confeccionar um cartaz que serviria como um mural de bilhetes. A criana deveria escrever em bilhetes auto-adesivos todas as atividades pr-sociais que fizesse durante a semana e colar no cartaz que deveria ser trazido na prxima sesso, quando seria discutido. Outro objetivo a ser desenvolvido nessa sesso foi mostrar para criana que existia uma rede de pessoas que gostavam muito dela e estavam se esforando para que ela fosse mais feliz, porm para que este fim fosse alcanado a criana deveria se esforar mais. Aos 10 minutos finais da sesso a terapeuta pediu que a criana convidasse a me para na entrar na sala e brincar todos juntos com o jogo Tapa Certo. A brincadeira foi planejada com o intuito de continuar promovendo um momento de interao positiva entre a criana e a me, reforar comportamentos adequados durante essa interao e estimular a me para que brincasse com o filho em casa tambm.

A vigsima sesso teve como objetivo realizar a apresentao pela criana dos comportamentos pr-sociais por ela emitidos e escritos no mural, discutir como ela se sentiu ao comportar-se de determinada maneira e elogiar os comportamentos emitidos para que continuassem ocorrendo. A vigsima primeira sesso teve como objetivo relatar a importncia do brincar na vida da criana, abordando como ponto especial as brincadeiras entre pais e filhos e entregar para a me da criana um relatrio de brincadeiras que deveriam ser realizadas entre ela e a criana diariamente por no mnimo 10 minutos. A me deveria preencher a folha de registro anexada ao relatrio a cada brincadeira que realizasse com a criana. Essa atividade tinha como objetivo promover um momento de descontrao entre me e filho em casa, visto que atravs da brincadeira, a me poderia estar elogiando a criana e ensinando melhores formas de agir. A vigsima segunda sesso teve como objetivos realizar a confeco de anlises funcionais dos comportamentos de alguns personagens da Tuma da Mnica e depois de comportamentos da criana. A terapeuta explicou para criana o modelo de uma anlise funcional feita com os quadrinhos da estria da Turma da Mnica e pediu para que ela confeccionasse uma sozinha. Aps a criana terminar de fazer as anlises dos comportamentos dos personagens da Turma da Mnica, a terapeuta ajudou-a a fazer anlises de alguns de seus comportamentos (tanto adequados, quanto inadequados). O objetivo dessa sesso foi escolhido com o intuito de ensinar a criana a analisar seu prprio comportamento e ento poder control-lo. A vigsima terceira sesso teve como objetivos realizar anlises funcionais dos comportamentos da me que eram emitidos antes e os que estavam sendo emitidos agora, reforar positivamente esses comportamentos com elogios e entregar-lhe alguns brinquedos que poderiam

ser utilizados durante o momento de brincadeira entre ela e a criana. Nessa sesso foi realizada uma breve anlise com a me de comportamentos inapropriados dela que aps serem substitudos por outros mais adequados favoreceram a ocorrncia de comportamentos adequados da criana, tomando o cuidado de estar sempre elogiando e mostrando os ganhos com esses comportamentos para que eles continuassem sendo emitidos. RESULTADOS E DISCUSSO Os resultados do estudo de caso sero expostos juntamente com comentrios referentes importncia da participao dos pais no tratamento de crianas com transtorno de conduta. importante colocar que os resultados sero apresentados por sesso. Na primeira sesso, a me trouxe a queixa de que o filho havia sido diagnosticado como transtorno de conduta e transtorno de dficit de ateno e hiperatividade (TDAH). Segundo Ballone (2004) o TDAH uma das ocorrncias neuropsiquitricas mais comumente encontradas nos transtornos de conduta. Esse fator pode estar relacionado a uma dificuldade da criana em seguir regras e limites, emitir comportamentos impulsivos e ter poucas habilidades sociais, sintomas que servem de indicio para uma outra patologia. Aparecida trouxe diversas

informaes a cerca da dinmica familiar que pode ter contribudo na emisso e fortalecimento de comportamentos problema da criana. O fato dos pais da criana manter uma relao extra conjugal instvel favorece um a existncia de um ambiente familiar coercitivo visto que a me da criana apresentara uma instabilidade emocional a qual refletir em seu relacionamento com seus filhos. Segundo Patterson e Brodsky (1966, citado em Patterson, Reid & Dishion, 2002), famlias multi-problemticas (pais estressados, esquizofrnicos, desempregados e com

incompatibilidade conjugal), proporcionam ambientes favorveis para o surgimento do transtorno de conduta na criana. Outro relato importante feito pela me foi o fato da criana ter levado

diversas advertncias e finalmente expulso da escola por conta de seus comportamentos agressivos, recebendo como conseqncia ficar em casa por quase um ano somente assistindo televiso e brincando, ressaltou que ele gosta e assistir filmes e desenhos agressivos. A me relatou que a criana ficava a maior parte do tempo sozinha, pois nem as empregadas queriam trabalhar em sua casa por conta dos comportamentos agressivos que o filho emitia quando era pedido que ele fizesse algo que no queria. Nesse caso a criana pode ter percebido que seus atos inadequados estavam sendo conseqnciados por ficar em casa fazendo o que gosta (reforamento positivo), ento foi aumentando a intensidade e gravidade desses atos para conseguir o que queria. Estudos feitos por Patterson, Reid e Dishion (2002) comprovam que a criana reforada a aumentar seu repertrio de atos anti-sociais medida que se torna mais proficiente no uso de tcnicas de coero. Esses autores ressaltam que o estilo interpessoal explosivo e abrasivo de uma criana a chave para controlar seus pais, professores e as pessoas em geral, ou seja, usam comportamentos aversivos para modelar e manipular seu ambiente social. Outra observao feita pelos autores o fato dos comportamentos aversivos emitidos pelas crianas-problema servirem para maximizar a gratificao imediata e desviar ou neutralizar pedidos e ordens feitas pelos outros. Ao ter tudo o que deseja passando por cima dos limites, o que pode ser representado pelo famoso dito vi, quis, peguei, a criana descobre que tem suas recompensas imediatas pautando seus comportamentos no aqui agora. Esse fator faz com que a criana no se importe com as conseqncias a longo prazo ou com o sentimento daqueles que cruzam seu caminho (Patterson, Reid & Dishion, 2002). A me relatou dois comportamentos seus que demonstram um estilo parental negligente. O primeiro foi a falta e limites impostos por ela ao relatar que o filho se virava (esquentava sua comida, fazia seu lanche, brincava do que queria, assistia o que queria etc.), enfim, tinha certa autonomia para fazer o que queria. O outro comportamento foi referente a pouca quantidade de carinho dada a criana ao relatar que d mais

carinho e ateno ao seu filho casula, pois ele carinhoso e no d trabalho. A me disse que Cludio percebe essa predileo e cobra um carinho igual o que o irmo recebe. Ela relatou que nesses momentos explicar para a criana que essa predileo no existe (mentindo para criana). Segundo Ldia Weber (2005) o estilo parental negligente caracterizado por pouco limite e amor dado criana pelos pais. A me relatou que bate no filho para corrigir seus comportamentos inadequados, fator de extrema importncia, pois a agresso gera a agresso. Comportando-se agressivamente a me da criana ensina a mesma a comportar-se dessa maneira. Ldia Weber (2005), assim como outros psiclogos analistas do comportamento, acredita que ao bater em um filho para resolver um problema os pais mostram aos filhos que no tem controle sobre sua raiva e que usar a fora e o poder aceitvel, perpetuando a agresso de gerao a gerao. A me informou que a criana quase no tem amigos, pois procura muitas brigas na rua e escola (xinga, joga pedra, chuta, esmurra e uma vez j at furou uma amiga com um lpis) por qualquer coisa. Esse comportamento de agredir fisicamente as pessoas pode estar relacionado forma que a me utiliza para resolver seus problemas com a criana. atravs do modelo ou imitao, ou seja, elas a partir da observao dos comportamentos sociais de seus pais, passam a imit-los. Com isso, os pais tornam-se peas fundamentais para aprendizagem dessas habilidades, pois alm de modelos so eles que levam seus filhos para o contexto social; afinal atravs da interao com os outros que se desenvolvem as habilidades sociais (Casares & Caballo 2002). Na segunda sesso, o vnculo terapeuta/criana foi se estabelecendo durante as brincadeiras. Durante o jogo de perguntas tanto a criana quanto a terapeuta mostraram um interesse recproco pelas respostas referente suas vidas, tanto que ao terminar as perguntas a criana quis continuar fazendo perguntas terapeuta. A criana apresentou-se desinibida e muito alegre. A terapeuta demonstrou bastante descontrao e interesse durante a brincadeira escolhida

pela criana, para que a mesma percebesse que havia feito uma boa escolha e ficasse bem vontade. Segundo Gadelha e Menezes (2004) quando o terapeuta deixa a criana escolher uma atividade na primeira sesso, ele est favorecendo a formao do vnculo terapeuta-criana. A terapeuta observou que a criana apresentou comportamentos de impulsividade e teimosia, pois queria virar mais de duas cartas no jogo da memria, ou seja, no estava seguindo as regras corretamente. Neste momento a criana estava comeando a mostrar um de seus comportamentos problema que o de no seguir as regras impostas pela professora, pela me e por outras pessoas do seu dia-dia. Ldia Weber (2005) afirma que a ausncia de regras na vida da criana alm de causar insegurana quando os pais no esto presentes, podem levar a criana a testar limites cada vez mais perigosos. A criana relatou passar muito tempo sozinha em casa, momento que aproveita para brincar no quintal (relatou subir no muro e no telhado da casa) e assistir a filme e desenhos de luta. Ao passar muito tempo sozinha a criana acaba fazendo o que quer, fator de extrema importncia, pois a criana acaba emitindo comportamentos inapropriados que sero estabelecidos em seu repertrio comportamental por no ter quem o supervisione ou monitore. Estudos comprovam que crianas se comportam mal quando: no recebem regras claras das pessoas com quem convivem, quando os pais so inconsistentes ao educar os filhos, quando os pais fazem uso abusivo da punio, quando os pais no monitoram ou supervisionam seus filhos adequadamente, ou quando o envolvimento emocional entre pai e filho est prejudicado (Ldia Weber, 2005). Outro comportamento observado pela terapeuta foi o de fantasiar, pois a criana contou uma estria impossvel de ter acontecido. Nesse momento a terapeuta deu ateno estria da criana, pois ainda estava estabelecendo o vnculo. Na terceira sesso a terapeuta conversou com a criana sobre como havia sido sua semana. A terapeuta esperava com essa conversa colher informaes sobre a rotina da criana.

Durante a conversa uma informao muito importante sobre as conseqnciaes dada pela me ao comportar-se inadequadamente foi trazida pela criana. Ao relatar a terapeuta que havia quebrado o cano de esgoto da vizinha, a criana foi questionada sobre o que ocorreu aps esse incidente e como sua me havia se posicionado quanto ao ocorrido. A criana relatou que a me prometeu um castigo, porm no foi cumprido. Nesse momento a terapeuta percebeu que a me mantinha uma postura educativa inconsistente, o que foi confirmado coma frase dita pela criana: Tia ela sempre promete castigo, mas acaba esquecendo. Ldia Weber (2005) assegura que problemas de comportamentos na criana so reflexos de um dos piores comportamentos dos pais que a inconsistncia. Ao final da sesso quando a terapeuta pediu criana que parasse de jogar, pois havia terminado o tempo, a criana insistiu em ficar jogando no atendendo sua ordem, insistiu aps mais de um chamado da terapeuta. Esse comportamento apresentado pela criana se deve pela falta de inconsistncia nas prticas parentais que permitem ocorrer a aprendizagem de fuga e esquiva (Patterson, reid & Dishion, 2002). Na quarta sesso, foi possvel observar como a criana lida com a necessidade de receber mais ateno da me (carinho, cuidados, ajuda, reconhecimento, aceitao, etc.). A terapeuta

realizou a leitura do livro Eu quero mais ateno como um recurso de (biblioterapia). Durante a leitura do livro na sesso a criana manuseava o livro com entusiasmo e interesse e a cada pagina que lia falava a terapeuta: Tia do mesmo jeito que acontece na minha casa!. Em uma das pginas em que uma criana se apresentava triste, pois a me s dava ateno ao irmo, a terapeuta aproveitou para questionar como era isso em sua casa. A criana respondeu: A minha me s d ateno para o meu irmo, ai eu chamo minha irmzinha para ficar comigo, pois a mame no gosta da gente. Ao ler uma outra pgina onde uma criana fazia baguna e barulho para chamar a ateno da me, a criana falou: Tia eu tambm fao isso at a minha me vir falar comigo!. Nesse momento a terapeuta pode comprovar a predileo que a me da criana j

havia comentado na primeira sesso e confirmar a necessidade da ateno da me que a criana tanto sente. Segundo Winnicott (1994, citado em Bordin & Offord, 2000) a privao afetiva responsvel pelos comportamentos anti-sociais no lar ou numa esfera mais ampla. As crianas que assim se comportam esto tentando de maneira errada obter algo bom que foi perdido. Na visita a escola, foram anotadas as seguintes consideraes feitas pela professora sobre a criana: desrespeita as regras; no gosta de ser contrariado; tem auto-estima baixa; xinga muito; briga muito com as crianas; rejeitado pela me e pai; mente; inventa estrias mirabolantes; carente de ateno da me; leva muita surra da me; a me deixa ele se virar e no acompanha as atividades de casa; tem uma me intransigente e que no sabe conversar. Aps falar todos os comportamentos problema que a criana e sua me emitem, a professora relatou que em contra partida ele uma criana muito carinhosa e atenciosa. Primeiramente faz-se uma ressalva sobre o porqu da existncia dos mesmos comportamentos emitidos em casa estarem sendo observados na escola. Patterson, reid e Dishion (2002) afirmam que os efeitos das contingncias de reforamento proporcionadas em casa aps a criana comportar-se coercitivamente sero generalizados para outros ambientes, tais como a escola e vizinhana. Quanto aos

comportamentos de desrespeitar as regras, pode-se dizer que em casa poucas regras eram estabelecidas e ainda assim no tinha quem as supervisionasse. Ldia Weber (2005) afirma que quando no existe quem supervisione as regras elas no so estabelecidas no repertorio da criana. Quanto a no gostar de ser contrariado, querendo fazer somente o que o agrada, podemos dizer que a criana consegue tudo o que quer com as pessoas com quem convive ao comportar-se coercitivamente. Com relao baixa auto-estima pode-se dizer que ela surge no momento em que a criana comea a perceber que seus comportamentos no so aceitos pelos outros, o que leva as auto-avaliaes de competncias e valor negativas (Ldia Weber, 2005). Com relao aos comportamentos de xingar a criana aprende por imitao e falta de punio ao comportar-se

desta maneira. Esse mais um comportamento que adicionado ao repertrio comportamental da criana por falta de superviso e inconsistncia dos pais. O fato de Cludio brigar muito com as crianas dar-se por no possuir habilidades sociais para conseguir o que quer. Uma das explicaes dadas para o surgimento das dificuldades interpessoais o dficit no repertrio de interao social e, muitas pessoas apresentam esse dficit por no terem tido oportunidades de aprender comportamentos adequados. Deste modo, essas falhas na aprendizagem podem ser devido a vrios fatores, entre eles destacam-se: limitaes de oportunidades de experincias em diferentes grupos culturais; as relaes familiares que possuem pais agressivos ou pouco empticos, que so modelos inapropriados de interaes e; prticas parentais que colaboram para a dependncia e obedincia e que punem ou restringem iniciativas de contato social pela criana (Del Prette & Del Prette, 2002). A professora disse perceber que a criana rejeitada pelo pai, pois este fala, na frente da mesma, querer que ela morra e, alm disso, quase no vem visitar a criana. Com relao rejeio da me, a professora relatou que a mesma fala para criana que vai chamar o conselho tutelar e entreg-la, pois no a agenta mais. Patterson, Reid e Dishion (2002) acreditam que as trocas coercitivas da criana com os membros da famlia levam os pais a rejeitar a criana. Sobre a mentira que utiliza pela criana, pode-se dizer que a forma utilizada pela mesma para esquivar-se de situaes aversivas. No que diz respeito a estrias mirabolantes contadas pela criana, elas proporcionam um grande recebimento de reforo positivo, visto que ao contar, tanto a professora quanto os alunos do ateno criana que na maioria das vezes encontra-se privada (lembrando que quanto maior a privao, maior o valor reforador). Quanto ao fato de levar muita surra da me podemos dizer que a mesma no tem habilidades sociais no que diz respeito a resolver problemas com seu filho, ento se comporta dessa maneira. A agresso corporal segundo Ldia Weber (2005) tem quatro efeitos negativos, so eles: no leva ao autocontrole; leva diversas emoes negativa como raiva do agressor, medo do agressor, culpa

e vergonha, desamparo aprendido, auto-estima baixa e associao entre amor e dio; faz com que a criana tente escapar ou evitar da punio e; favorece a uma maior probabilidade de a criana apresentar comportamentos anti-sociais no futuro, como enganar, mentir, provocar e bater em outros. Quanto questo da me deixar a criana se virar e no acompanhar as tarefas de casa pode-se dizer segundo Ldia Weber (2005) que se deve ao seu estilo parental negligente, que caracterizado pelo baixo nvel de exigncia e de responsividade, pais que assumem esse estilo no se comprometem com a educao do filho, deixando o solto. Segundo Patterson, reid e Dishion (2002) de forma impensada os membros da famlia oferecem contingncias que reforam comportamentos coercitivos e falham ao proporcionar apoio para a maioria dos comportamentos anti-sociais. Na quinta sesso, antes de fazer qualquer interveno a terapeuta falou a me da criana que queria saber um pouco sobre sua historia de vida, como era sua interao com sua me, seu pai e seus irmos. A me da criana comeou falando de sua me, relatou ser alcolatra, nervosa, muito irresponsvel e agressiva (batia nela e nos irmos). Rapaport (1992, citado em Fariz, Mas & Moura, 2005) afirma que pessoas que cresceram sob condies negativas, geradoras de muitas frustraes, tentem a ser agressivas, pois ao no conseguirem satisfazer suas vontades e no enxergarem perspectivas de soluo, essas pessoas acabam cedendo agresso. A frustrao passa a ser vista, nesse caso, como facilitadora para a agresso. Aparecida disse que por ser a filha mais velha tinha que cuidar de seus irmos e da casa, visto que a me saa para trabalhar durante a semana e nos finais de semana bebia tanto que nem voltava para casa. Neste momento relatou sentir muita raiva de ter que cuidar de casa e dos irmos, sentia que era muita responsabilidade para ela, relatou que batia muito nos irmos. Aparecida disse que era criana quando seu pai abandonou sua me, relatou tambm que no sentia saudade do pai, porm sentia muita falta de carinho, ateno e amor por parte da me. Nesse momento disse emocionada que

no quer ser como a me, pois ela sofreu muito com isso. Aps refletir um pouco Aparecida falou: Eu tento no ser como ela, porm no consigo visto que no dou toda ateno que meus filhos precisam, eu no recebi da minha me como eu vou saber dar a eles. Ldia Weber (2005) afirma que muitas vezes os pais se comportam de forma inadequada com seus filhos por terem recebido esse modelo de seus pais e somente quando entram em contato com o que foi (ou ainda ) difcil que tomam essa conscincia. Nesse momento a terapeuta aproveitou para falar da necessidade de ateno que as crianas realmente devem sentir principalmente o Cludio e sua irmzinha, pois ela relatou ter menos afinidade com eles dois na primeira sesso. A terapeuta perguntou a Aparecida se ela brincava com as crianas ou fazia qualquer outra atividade onde destinava carinho e ateno para as crianas. A me relatou que no brinca com eles, pois no tem tempo, visto que quando no est no trabalho de diarista, est vendendo roupas. Neste momento ficou clara para terapeuta a existncia da falta de superviso parental e de um relacionamento mais prximo com os filhos onde pudesse estar passando carinho, valores, regras e limites de uma forma bem descontrada. Segundo ngela Maluf (2004) a participao da famlia durante as brincadeiras sempre foi essencial, visto que proporcionam o prazer de estarem juntos e tambm a aquisio de novos conhecimentos e habilidades motoras, scias, emocionais e cognitivas. Ao final, as intervenes feitas pela terapeuta foram referentes s agresses fsicas destinadas a criana pela me e sobre a questo do amor incondicional que os pais devem demonstrar aos filhos. Ao falar sobre as agresses, a terapeuta fez uma colocao de que se as punies fsicas no diminuem a freqncia dos comportamentos problemas de Cludio, sua me concordou. A terapeuta aproveitou o momento e falou que esta seria uma interveno que deveria ser colocada em prtica o mais rpido possvel. A me deveria trocar as agresses fsicas (punies positivas) por perda de algo que a criana gosta (punies negativas). Nesse momento foi colocado a me que ao agir agressivamente ela est ensinando a criana a fazer da mesma

forma. Segundo Bandura (1987) o comportamento agressivo na criana adquirido atravs da aprendizagem observacional seguindo um processo de modelao, ou seja, ao observar pessoas que tem certa importncia em sua vida (pai, me, professora, irmos e os amigos) se comportando agressivamente, a criana acha que deve comportar-se da mesma maneira. Ao observar que os adultos adquirem o controle da situao com a punio, a criana passa a utilizar a mesma estratgia para controlar as aes de outras crianas (Klein, 1994 citado em Fariz, Mas e Moura, 2005). Quanto ao amor incondicional, foi dito me que deve ficar claro para criana, ao emitir um comportamento inadequado, que o comportamento que no aceito e no o filho. Ex: A me deve falar: Meu filho eu no gostei desse comportamento ao invs de falar: Meu filho eu no gosto de voc dessa forma, fazendo estas coisas..... A terapeuta relatou que ao atribuir a indignao pessoa, a auto-estima fica prejudicada. Nesse momento a me relatou a terapeuta que o filho est sempre perguntando se ela gosta dele, ou seja, a criana sente insegurana quanto ao amor da me. Foi dito me que ela deve comear a observar comportamentos adequados que o filho emite e ento elogi-los (por mais que seja um comportamento bem simples), pois alm de aumentar a probabilidade deles voltarem a ocorrer, aumenta a auto-estima da criana. Casares e Caballo (2002) afirmam que existem trs manifestaes principais das dificuldades de socializao na infncia. A primeira o dficit ou carncia de interao com pares ou adultos, onde se podem constatar condutas de apatia, passividade, insegurana, submisso, inibio e etc. A segunda manifestao diz respeito aos comportamentos de temor, preocupaes, ansiedade e pensamentos negativos diante de situaes que impliquem avaliao e de situaes interpessoais habituais. E a terceira e ltima tem relao com os problemas ligados ao conceito de si mesmo e afetividade, apresentando nas crianas um baixo autoconceito, auto-estima negativa, sentimento de serem inferiores, alto grau de exigncia e autocrtica consigo mesmo, tristeza ou depresso entre outros. Nesse momento a terapeuta falou a

me: Para que ocorram grandes mudanas, as pessoas devem estar atentas s pequenas, assim como o velho ditado que diz que de gro em gro a galinha enche o papo. Na visita a mdica, foi colhida a informao que a criana est sendo acompanhada h um ano e meio. A doutora relatou ser uma mdica homeopata da linha unicista, ou seja, cada remdio que prescreve para seus clientes direcionado para um determinado fim e, alm disso, a quantidade nivelada de acordo com a pessoa, podendo ir de 100 1000 centesimais. Cludio toma o anacrdio 400 centesimais (400CH). Esse remdio vem em forma de pequenos glbulos, devendo ser administrados cinco a cada ms (dose nica) ou cinco, uma vez por semana por semana se a criana estiver apresentando-se muito agressiva. Lembrando que o remdio para deixar a criana mais estvel emocionalmente. Pine e Cohen (1999, citado em Fariz, Mas e Moura, 2005) afirmam que quando os comportamentos agressivos oferecem perigo para a criana ou para seu ambiente, a utilizao da farmacoterapia junto com o atendimento psicolgico de grande eficcia. A doutora disse terapeuta que atende a criana por caridade, pois percebe a necessidade da mesma e gosta muito dela. Relatou que a me da criana tambm j fez acompanhamento homeoptico com o fim de estabilizar seu humor, disse que ela muito nervosa e agressiva. Outras colocaes importantes referentes conduta inadequada da me foram colocadas pela doutora, relatou que me tem uma percepo negativa da criana muito arraigada e que no acredita na melhora do filho. Um exemplo colocado pela doutora foi um fato ocorrido durante uma sesso onde a me relatou que a criana no havia melhorado nada. A doutora disse relembrar a me que antes a criana matava animais e agora ela cria, sendo essa uma enorme mudana para qual ela deveria estar atenta. Quando uma criana apresenta comportamentos inapropriados com alta freqncia, as pessoas com quem convivem acabam ficando desesperanada com relao a sua melhora, o que leva a no perceberem pequenas mudanas. O fato de no perceberem estas pequenas mudanas, faz com que fiquem perdidas no tempo

grandes chances de melhoras de comportamento, pois se fossem conseqncias com reforos positivos permaneceriam no repertorio comportamental da criana. A entrevista com a doutora foi finalizada com a seguinte frase: Cludio uma criana carinhosa e inteligente, porm o contexto em que est inserido no ajuda, a me bate muito nele e d mais ateno para os outros filhos, o pai no presente e quando aparece s faz brigar e, para completar, ele mora em um lugar onde existe certa violncia. Na sexta sesso, a criana relatou e desenhou comportamentos que emite para chamar a ateno da me e de outras pessoas, os desenhos representavam cenas de baguna e indignao, tais como: jogar a bola de futebol no telhado da casa, mesmo sabendo que no pode; chorar; ficar emburrado; quebra os brinquedos para demonstrar sua raiva e fazer barulho. A criana relatou que ao se comportar dessa maneira recebe ateno de sua me. Foi perguntada a criana se a ateno que ela recebe a mesma que deseja. Balanando a cabea para os lados a criana falou que no recebia a ateno que desejava, explicando em seguida, que a me fica nervosa, grita e bate nele. importante ressaltar que a criana no teve dificuldade para pensar nos comportamentos inadequados que emite, em pouco tempo pensou e os desenhou. Na stima sesso, dando continuidade ao assunto abordado na sesso passada, a criana confeccionou um outro livro onde desenhou comportamentos adequados para chamar a ateno da me. Os desenhos foram: um menino brincando sem fazer baguna e um menino pedido ajuda para me. Ao perceber a dificuldade da criana em apresentar comportamentos adequados, a terapeuta concluiu que a criana no tinha um repertorio comportamental para se comportar de forma adequada. Durante a apresentao feita pela terapeuta (com os bonecos de massinha) de novos comportamentos adequados que poderiam ser emitidos para chamar a ateno da me a criana olhava atentamente, porm quando foi pedido que fizesse o mesmo (ensaio comportamental), ela sentiu dificuldades e mostrou-se resistente. Ao observar essa dificuldade a

terapeuta foi modelando o comportamento da criana at chegar a uma forma adequada. Segundo Del Prette e Del Prette (2002) a modelagem muito conhecida nos experimentos em laboratrio e consiste no uso de reforamento diferencial para desempenhos graduais cada vez mais semelhantes ao desempenho final o qual se pretende alcanar. Os mesmos autores afirmam que essa estratgia pode ser bastante til para o treinamento de crianas consideradas tmidas com dificuldades para iniciar e manter contato social. Na oitava sesso, a me da criana veio muito emocionada relatando que aps a uma conversa que teve com a irm durante a manh, chegou concluso de que ela precisa mudar para que o filho mude. Aparecida falou que tudo que os filhos fazem de errado tem a ver com a forma que os trata. Para exemplificar o que estava falando ela relatou uma frase que Cludio diz a ela: Me voc pede para a gente no fazer com os outros, o que ns no gostaramos que fizessem com a gente, mas voc vive batendo, xingando, gritando.... Aparecida falou que

quando foi escrever os comportamentos inadequados do filho no dever de casa (passado na sesso anterior), percebeu que ela comporta-se da mesma maneira, ento chegou concluso de que ela precisava mudar para que o filho mudasse tambm. A me disse que ao conversar com a irm sobre o fato de no querer se parecer com sua me, acabou mais uma vez percebendo que se comporta da mesma maneira. Segundo Klein (1994, citado em Fariz, Mas e Moura, 2005) estudos correlacionais mostraram uma forte relao entre crianas agressivas e pais punitivos, sugerindo ento que os pais podem ter sido punidos na infncia e mantiveram esse padro comportamental. A me falou que de vez em quando o filho esquece a lanchera em casa para que ela leve na escola e assim ele possa v-la. Nesse momento a terapeuta falou a me sobre a necessidade de carinho, ateno e cuidado que Cludio pode estar buscando com esse comportamento. Aparecida relatou que sua vida muito estressante, tem que trabalhar muito, no tem com quem dividir os trabalhos domsticos e responsabilidade com os filhos e no tem um

tempo para dedicao prpria e, como conseqncia a tudo isso fica impaciente e nervosa com os filhos. Para Patterson, Reid e Dishion (1992) a falta do envolvimento positivo da famlia com a criana e a pobreza de superviso e monitoramento das atividades da mesma, favorecem o desenvolvimento do transtorno de conduta. Para esses autores as prticas inadequadas de disciplina parental esto correlacionas a fatores perturbadores, tais como: violncia familiar, conflitos conjugais, divrcio, desvantagens scio-econmicas e historia de conduta anti-social na famlia. Ao final da sesso a me da criana falou que precisa fazer terapia, pois se algum tem que mudar, esse algum ela. Nesse momento a terapeuta acolheu sua necessidade e falou que a encaminharia para o atendimento adulto, porm a criana deveria continuar fazendo terapia. Na nona sesso, Cludio estava muito alegre, sorria a todo o momento, pois a sesso era livre e a terapeuta havia feito uma festinha para que comemorassem o seu aniversrio. Estratgia muito efetiva para o fortalecimento do vnculo, pois a criana sente que aceita e querida no ambiente teraputico. O amigo da criana que havia sido convidado no veio, pois houve uma falta de comunicao. Ao convidar uma pessoa do ambiente da criana para a sesso teraputica o psiclogo cria uma possibilidade de observar a interao da criana com uma pessoa significativa de seu meio e, alm disso, pode estar intervindo de forma natural. A terapeuta deixou a criana bem vontade e durante a brincadeira no foram necessrias intervenes. Aps brincarem e comemorarem o aniversrio houve um momento de conversa onde a terapeuta esclareceu a criana que estava muito feliz em t-la presente em todas as consultas, relatou gostar muito dela, pontuou os comportamentos adequados emitidos durante o jogo (seguiu as regras, emitiu comportamentos pr-sociais ao ajudar a terapeuta quando necessrio) e ento trocaram afeto se abraando. Na dcima sesso, Cludio chegou ao consultrio com arranhes no brao e com o rosto machucado, relatou que a me havia o agredido fisicamente, pois ao pedir que fizesse o dever de

casa o mesmo no atendeu seu pedido. Ele relatou que fugiu para a delegacia, pois a me estava com muita raiva e alm de bater, falava que iria mat-lo com uma faca. Os comportamentos inadequados de Cludio no que diz respeito ao uso de objetos perfurantes para agredir os colegas podem estar sendo aprendido pelo modelo que a me passa ao mesmo durante suas inadequadas resolues de problemas. Segundo Sidman (2003) tanto a privao quanto a punio so

geradoras de uma agresso inerente ao individuo que foi responsvel pela evoluo das espcies, porm na atualidade essa agresso no mais prov a sobrevivncia do indivduo, somente o empeonha. A criana relatou que tanto a tia quanto o tio o ajudaram a fugir da me, pois ela estava transtornada. Cludio falou que o delegado o levou de volta para casa e sua me pediu desculpas. Para colher mais informao acerca do ocorrido a terapeuta resolveu brincar de fantoches com a criana representando uma situao parecida. A criana evitava entrar em contato com a situao problema se esquivando da estria ocorrida e representando uma outra estria que no tinha nada a ver com a proposta. Essa esquiva representa o quanto a situao foi aversiva para criana. Ao terminar a sesso a me da criana relatou a terapeuta que o filho estava pegando coisas que no lhe pertenciam e quando era questionado sobre esse fato falava que no havia sido ele. Aparecida disse perder a pacincia e agredi-lo, por conta de seu comportamento dissimulado, a fala da me era: Ele mente at a morte, ele dissimulado e isso me mata de raiva. A me relatou que fez a criana devolver tudo que ela tinha pegado. Nesse momento a terapeuta elogiou a me concordando com a atitude de fazer a criana devolver os objetos e pediu para que sempre agisse dessa maneira, visto que caso ela deixasse a criana ficar com os objetos furtados ela acharia que estava se dando bem e continuaria furtando. Segundo Patterson (2002) caso a criana roube e fique com objeto, ela esta sendo reforada positivamente para roubar e, caso a me descubra, a criana minta falando que no foi ela e a me deixa para

l, a criana estar recebendo um condicionamento de fuga para mentir. Com relao agresso destinada criana no deu tempo de ser feita intervenes, ficando para a prxima sesso. Na dcima primeira sesso, foi feita a interveno de maior importncia para o tratamento da criana. Diante uma condio de agresso extrema a qual a criana estava sendo submetida pela me, que alm de comprometer a integridade fsica da criana, estava favorecendo a permanncia de comportamentos agressivos no repertrio da criana. Segundo o Cdigo de tica Profissional do Psiclogo (2005), o psiclogo trabalhar visando promover a sade, e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuir para eliminao de quaisquer formas de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. De acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente (2005) dever de todos velar pela dignidade da criana e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatrio ou constrangedor (Art. 18) e os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra a criana ou adolescente sero obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuzo de outras providencias legais (Art. 13). Foi embasada no cdigo e no estatuto que a terapeuta comunicou a me que caso ela continuasse agredindo fisicamente a criana, providencias mais serias seriam tomadas. Na sesso foi lido o cdigo com a me, para que a mesma percebesse que a terapeuta no estava inventando algo e que caso fosse conivente estaria indo contra o cdigo, o que poderia prejudic-la. A me da criana ficou surpresa e disse que iria evitar agredi-lo, nesse momento a terapeuta aproveitou o gancho e conversou mais uma vez com a me da criana acerca das desvantagens da punio fsica e de estratgias educativas alternativas como, por exemplo, um castigo onde fosse tirado da criana algo que gosta muito. Foi dado a me o captulo 11-Ser um modelo moral do livro Eduque com Carinho Ldia Weber (2005), para que ela desse uma lida em casa e refletisse. Nessa mesma sesso a me

relatou que gostaria que a criana emitisse alguns comportamentos, so eles: dialogar; ser carinhoso; ser obediente; no ser agressivo; no bater nas pessoas e, no xingar. A terapeuta lembrou a me que ela dever comportar-se da mesma forma que espera da criana, pois serve de modelo e, tambm, deve elogiar quando a criana se comportar da forma esperada e dar um castigo (punio negativa) quando no. Na dcima segunda sesso, a terapeuta ajudou a criana a confeccionar um cartaz com as regras escolhidas pela me que deveriam ser cumpridas por todas as pessoas da casa (ele, a me, o irmo e a irm). Aps escrever as regras a terapeuta discutiu com a criana quais eram suas conseqncias. A criana mostrou uma boa compreenso da necessidade de seguir as regras, porm mesmo assim ele descumpre, mostrando que suas auto-regras so diferentes das regras impostas pela sociedade. Foi observado pela terapeuta que a criana descumpre as regras, pois as pessoas com quem convive no conseqenciam seus comportamentos de forma adequada. Nessa sesso Cludio disse terapeuta que bate nas crianas que implicam com ele, pois assim eles ficam com medo dele e param de fazer implicncias. Esse comportamento demonstra a baixa resistncia frustrao da criana, fator mantido por estar sempre conseguindo o que deseja. Na dcima terceira sesso, Cludio relatou que foi expulso da escola, pois agrediu fisicamente a amiga de classe que havia o chamado de bananinha, deixando-o com muita raiva. A criana relatou que por descumprir uma das regras do mural sua me o deixou de castigo, porm no bateu nele. O comportamento da me foi o melhor possvel, pois a criana relatou ter ficado muito chateada em no poder ir para uma festa junina. Ao iniciar a leitura do livro, a criana disse terapeuta: Tia eu bato porque sinto raiva, por isso eu tomo remdio. A criana acreditava que no tinha controle sobre si ao explicar que seus comportamentos agressivos eram por conta de uma raiva incontrolvel causada por algum distrbio. A terapeuta falou criana que ela no tem problema nenhum, que a raiva que ela sentia igual a das outras pessoas, porm

as formas de expressar a raiva que so diferentes. A terapeuta mostrou para criana durante a leitura que existem outras formas de expressar a raiva e ao final pediu que a criana falasse um comportamento que poderia ter emitido ao invs de bater na amiga. A criana apresentou muita dificuldade em emitir um comportamento adequado, ento a terapeuta percebeu que ela tinha um dficit em habilidades sociais. Na dcima quarta sesso, a terapeuta falou a me da criana que devem existir mais dialogo entre eles, conversar sobre as atividades feitas durante o dia e at mesmo sobre as situaes problemas. A criana andava se queixando que a me estava o punindo sem culpa, no dava oportunidade dele se explicar. Isso pode ser pelo fato de estar desesperanada com relao ao filho, visto que ele sempre estava aprontado. A terapeuta acolheu a me falando que compreendia a dificuldade de estar sempre recebendo reclamao do filho, porm agora todos estavam passando por mudanas e ela tinha que acreditar na melhora do filho, pois caso ela no acreditasse seria difcil alcanarmos as melhoras comportamentais. A me recebeu muitos elogios da terapeuta por estar administrando em seu lar punies negativas, disse que ficou com o corao apertado por no deixar o filho ir festa, porm no sentiu remorso como sentia ao bater nele. Com relao mudana de escola, a terapeuta e a me analisaram juntas, os pontos positivos e negativos com relao ao permanecimento na escola atual e por prevalecerem os pontos negativos, a me chegou a concluso de que uma outra escola seria melhor para a criana. Na dcima quinta sesso, durante a brincadeira a terapeuta ficava observando e reforando todos os comportamentos adequados da me e da criana. Nessa sesso a terapeuta percebeu que tanto a criana quanto a me tinham um baixo conhecimento um do outro. Em uma escala de 0 10 (nmeros de acerto) eles acertaram mais ou menos 5 perguntas que se referiam ao outro, um conhecimento muito baixo para uma relao to prxima como a de pais e filhos. Ao final foi pedido que a me refletisse sobre o que havia ocorrido naquele momento, ela pensou e

falou: Eu acho que a gente tem que se conhecer mais!. A terapeuta falou me que havia feito a mesma observao e depois a questionou como eles poderiam se conhecer melhor. A me da criana falou que tinha que se dedicar mais ao filho. Nesse momento a terapeuta concordou com a me e completou falando que a mesma poderia brincar, conversar, passear, assistir a um filme, fazer o dever de casa, enfim, supervisionar, monitorar e envolver-se positivamente com o filho. Na dcima sexta sesso, a me relatou que mudou a criana de escola. Aparecida disse que Cludio estava apresentando muitos comportamentos agressivos na nova escola e que no queria estudar l. A terapeuta relatou a me que essa resistncia era normal, porm ele no deveria ser retirado de sala (receber suspenso ou advertncia), pois nesse momento era o que ele queria. A me relatou que agora no estava mais batendo no filho como antes, s vezes dava um tapa, porm nada como antes, relatou que difcil mudar um comportamento de tanto tempo. A terapeuta concordou com a me e a elogiou por estar mudando, porm deixou claro que a agresso deve continuar sendo substituda pela punio negativa. Na visita a escola, a terapeuta esclareceu a professora dados importantes sobre a criana e sobre seus comportamentos na escola anterior. A orientao de maior importncia feita a professora foi com relao a retirada da criana de sala ou da escola quando esta comportar-se inadequadamente, pois ele vem de uma escola onde essa atitude era tomada e no adiantava nada, pois ele gosta de se esquivar de suas obrigaes para fazer o queria. Falcone (2001b) afirma que um problema aparece quando um indivduo quer algo e no sabe se comportar de modo a obt-lo e a soluo de problemas seria o processo que facilitaria a aquisio do que o indivduo quer da maneira mais efetiva. A outra orientao feita referiu-se a necessidade de elogiar e incentivar a criana quando esta estivesse se comportando de forma adequada para que esses comportamentos continuassem ocorrendo. A professora e a terapeuta tinham vises opostas sobre as causas dos comportamentos da criana, a primeira acreditava que a criana era psictica e a segunda

acreditava que seus comportamentos inadequados eram emitidos por conta das contingncias ambientais. Esse fator dificultou um pouco a interao entre as duas, visto que a professora no gostava de receber orientaes da terapeuta. A terapeuta fez somente duas visitas a esta nova escola, fator que limitou um pouco o trabalho do terapeuta. Na dcima stima sesso, ao contar a estria a terapeuta criou um contexto muito parecido com o da criana, inclusiva as conseqncias dos comportamentos do tubaro eram as mesmas que ocorrem na vida da criana. Toda essa semelhana fez com que a criana ficasse perplexa, ela no falava nada, e com os olhos esbugalhados prestava muita ateno. Quando a terapeuta perguntou para criana quais eram as outras conseqncias que poderiam ocorrer ao tubaro malvado, a mesma relatou tudo que ocorre com ela, falando: Ah tia, ele fica sem amigos, as pessoas brigam com ele.... Nesse momento a terapeuta percebeu que a criana tinha se percebido na estria. Segundo Regra (2000) o uso de histrias no ambiente teraputico uma estratgia que auxilia o falar sobre os comportamentos da prpria criana, porm comeando de forma indireta at chegar ao prprio comportamento. A histria ameniza o contato direto com o problema, o que favorvel pela sensibilidade da criana. Na dcima oitava sesso, durante o incio do treino de habilidades sociais a terapeuta percebeu que a criana no conseguia apresentar comportamentos adequados, sempre que pegava o tubaro de borracha que servia de fantoches, ela falava com uma voz grossa que demonstrava superioridade. O THS seria um conjunto de procedimentos e tcnicas de interveno com o intuito de promover as habilidades sociais que so relevantes para as relaes interpessoais, de forma a superar os dficits a ela associados (Del Prette & Del Prette, 2005). Del Prette e Del Prette (2002) afirmam que o uso do treino de habilidades sociais de grande valia devido importncia que as relaes e interaes sociais tm para o desenvolvimento humano e enquanto fatores ligados sade mental. Em relao a essa ligao das interaes sociais com a sade

mental, estes mesmos autores, colocam que um ponto que refora a preocupao que se tem com o dficit de habilidades sociais, pois existe uma correlao entre esses dficits e uma diversidade de problemas psicolgicos tais como a delinqncia juvenil, o desajustamento escolar, etc. A terapeuta realizou um ensaio comportamental com a criana pedindo que a mesma se comportasse de outra forma, pois agora aquele tubaro estava aprendendo a emitir comportamentos que deixavam os outros felizes. O ensaio comportamental a tcnica mais utilizada no THS e tem como objetivo aprender a modificar formas de comportamentos que no so socialmente adequados, fazendo com que a criana encontre alternativas comportamentais (Caballo, 2003 e Caballo, 1996). O ensaio comportamental permite o desenvolvimento de novos comportamentos e possibilita que a pessoa em treinamento amplie seu potencial de observao e de auto-observao, de escuta atenta e de seu controle sobre o prprio desempenho (Del Prette & Del Prette, 2002). Esses autores ressaltam que o ensaio comportamental pode ser manifesto ou imaginrio, sendo o primeiro aquele em que a criana encena a situao, demonstrando como que ela se comporta na situao e junto com terapeuta encontra uma forma alternativa e o segundo aquele em que a criana apenas imagina a situao que ela est se comportando e junto com o terapeuta encontra a forma alternativa. Nessa mesma sesso a terapeuta percebeu que a criana tinha dificuldade em manter um dialogo, ento fez um outro treino com a criana onde ambos fizeram perguntas sobre suas vidas pessoais. Segundo Del Prette e Del Prette (2002) uma das explicaes dadas para as dificuldades interpessoais o dficit no repertrio de interao social e muitas pessoas apresentam esse dficit porque no aprenderam os comportamentos sociais adequados. Deste modo, essas falhas na aprendizagem podem ser devido a vrios fatores, entre eles destacam-se: as limitaes de oportunidades de experincias em diferentes grupos culturais; as relaes familiares que possuem pais agressivos ou pouco empticos, que so modelos inapropriados de interaes e; prticas parentais que colaboram para a dependncia e obedincia

e que punem ou restringem iniciativas de contato social pela criana. A terapeuta pediu para criana convidar a me (que estava aguardando na sala de espera) para brincar, pois agindo assim estaria incentivando a criana a procurar a me para uma interao positiva e que poderia ocorrer em casa tambm (generalizao). Durante a brincadeira a terapeuta observou que a me criticava muito a criana falando: Senta direito!, Para que isso Cludio!? (quando a criana demonstrava muita felicidade) ento falou me que aquele era um momento de descontrao ento no caberiam crticas. Outra interveno feita foi ajudar tanto a me quanto a criana a liberarem elogios, para que o comportamento de brincar se estabelecesse na vida de ambos. A terapeuta observou que tanto a criana quanto a me estavam muito felizes em ter aquele momento de descontrao. Pode-se dizer que o THS considerado muito importante para a psicoterapia, pois est entre as tcnicas mais potentes, alm de mais freqentemente utilizadas para o tratamento dos problemas psicolgicos, com o objetivo de melhorar a efetividade interpessoal e para a melhoria geral da qualidade de vida (Caballo, 2003). Na dcima nona sesso, a terapeuta percebeu que a me j estava mais descontrada ao brincar com o filho e tambm estava elogiando os seus comportamentos de seguir as regras da brincadeira, de se dar bem ao fazer uma boa jogada, de comporta-se honestamente e at de ajudla (comportamento pr-social). Na vigsima sesso, a terapeuta elogiou todos os comportamentos emitidos pela criana e escritos no mural. A criana relatou que se sentiu bem ao emitir aqueles comportamentos, pois as pessoas retriburam agradecendo com elogios ou beijos. A terapeuta observou que a criana escreve com muitos erros e l com muita dificuldade. Na vigsima primeira sesso, a me da criana trouxe informaes sobre progressos da criana, relatou que o filho havia ido para um acampamento da igreja durante o fim de semana e que o responsvel pelas crianas elogiou muito seu filho, ela disse que h muito tempo no

recebia elogios sobre a criana, somente reclamaes. A me da criana disse que a elogiou ao saber do bom comportamento no passeio. Aparecida disse que o pai da criana o pegou para passar um fim de semana na casa dele e ao traz-lo de volta fez muitos elogios. Na vigsima segunda sesso, a criana relatou que havia brincado muito com a me durante essa ultima semana, disse que estava muito feliz. Nesse momento a terapeuta percebeu que a me realmente estava seguindo suas orientaes e que estava sendo muito eficaz, pois agora me e criana estavam construindo uma relao positiva. Ao discutir sobre as anlises funcionais a criana relatou que quando se comporta inadequadamente a me briga com ela, porm quando segue as regras e comporta-se adequadamente a me fica mais carinhosa e participa de brincadeiras. Na vigsima terceira sesso, a me relatou que est mais tranqila, pois no tem recebido reclamaes da escola. Agradeceu a terapeuta por ajud-la a enxergar que teria que mudar e por conduzi-la a mudana. Aparecida relatou que est brincando com o filho e que essa experincia tem sido gratificante. Relatou que no dia que no d para brincar, faz carinho para ele dormir, e contas estrias sobre a vida dela, pois ele adora. A me sorrindo falou: Eu s mudei 5%, preciso mudar mais, pois sou muito agressiva e nervosa! ento a terapeuta reforou o comportamento dela falando: S 5%, isso bastante, mais j que voc reconhece que pode mudar mais para ajudar o seu filho, vamos em frente!. A me relatou que o pai convidou o filho para viajar para Minas Gerais e que a criana estava animada para ir. A terapeuta lembrou a me todos os comportamentos que foram essenciais para a melhora do filho, como por exemplo: no bater na criana; no resolver problemas quando estiver nervosa; deixar a criana se explicar antes de qualquer atitude; estabelecer regras e limites em casa dando conseqncias contingentes; dialogar com a criana; elogiar os comportamentos adequados da criana; estimular atividades pr-sociais;

ter um momento de interao positiva com a criana, fazendo o dever de casa, brincando, passeando, dando carrinho, etc.

CONSIDERAES FINAIS

J dizia os autores apresentados que os fatores correlacionados com o transtorno de conduta so o pouco envolvimento positivo da famlia com a criana e o pobre monitoramento e superviso da atividade desta. Esses fatores importam em reflexos de variveis referidas como perturbadoras, sendo elas: a desestruturao familiar, a baixa condio scio-econmica geradora de fatores estressores, a instabilidade emocional dos pais e os conflitos conjugais. Corroboram os estudos dos doutrinadores, os resultados alcanados no estudo de caso da presente monografia. Foi possvel observar que os pais, inadvertidamente, tanto contribuem para o desenvolvimento do transtorno de conduta, como so fundamentais para o seu tratamento. Prova disso o estudo de caso apresentado. Cludio, nome fictcio dado criana, passou a ter comportamento condizente com o esperado, seja pela famlia, seja no convvio social a partir do momento em que sua me alterou suas atitudes em relao a ele. Percebe-se que, antes do processo teraputico, havia uma falha no maior modelo de interao social da criana. Isso foi constatado quando Cludio: (a) no obedecia s normas ou imposies estabelecidas pela me, ou por outras pessoas a quem devia obedincia; (b) agia agressivamente com os amigos, quando contrariado; (c) furtava objetos ou dinheiro; (d) inventava histrias mirabolantes; (e) diante de situaes frustrantes, ofendia as pessoas com xingamentos ou insultos; (f) manifestava comportamento sempre agressivo e em posio de ataque, como se estivesse na defensiva; dentre outros. Somado a isso, podem-se

observar a ausncia, ou pouca, superviso, monitoramento e relacionamento positivo durante os nove anos de vida da criana, atravs dos comportamentos verbais e no-verbais dela e de sua me. Ao final do atendimento feito pela terapeuta a criana estava se comportando de forma mais adequada, como por exemplo: ao discutir com algum amigo no partia para a briga, procurando resolver o problema pela conversa; estava procurando fazer amizades; preocupava-se em agradar as pessoas emitindo comportamentos pr-sociais; no inventava histrias mirabolantes como antes, pois sabia que no iria receber ateno e no roubava mais objetos ou dinheiros. Com as alteraes nas atitudes da me, houve sucesso no tratamento. Alcanou-se, a um s tempo, a extino de comportamentos inadequados e a aprendizagem de novos comportamentos desejados socialmente. Alguns fatores dificultaram a ocorrncia de maiores ganhos no processo psicoterpico, como por exemplo: a constante falta s consultas tanto da criana quanto da me, a demora da me em colocar em prtica as intervenes feitas pela terapeuta, o no comprometimento do pai da criana com o processo teraputico e a dificuldade de se realizar um trabalho multidisciplinar com a escola (pois a professora tinha uma viso sobre os comportamentos da criana bem diferente daquelas apresentadas pela terapeuta e pela mdica, recusando-se receber orientaes dessas). Por oportuno, frisa-se que o trabalho multidisciplinar realizado com a criana envolvendo a participao da escola, psiclogo e mdico o mais adequado, sobretudo a presena da famlia. O que se percebeu com as anlises realizadas em concluso a esta monografia foi que a participao dos pais um pr-requisito para o sucesso psicoterpico do tratamento do transtorno de conduta em uma criana, recaindo sobre o terapeuta o dever de seduzir a participao ativa dos

pais ou responsveis no tratamento da criana. Se os pais tiverem uma participao ativa no tratamento, provavelmente ocorrero grandes mudanas comportamentais favorveis ao bom e saudvel desenvolvimento da criana, proporcionando uma relao familiar e social sadia. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Andery, M. A. P. B. (2001). O modelo de seleo por conseqncias e subjetividade. Em R. A. Banaco e cols (Orgs). Sobre Comportamento e Cognio. Aspectos tericos, metodolgicos e de formao em Analise do Comportamento e Terapia Cognitiva. Vol. 1. Santo Andr: ESETec. Ballone, G. R. (2002). Transtorno de www.psiqweb.med.br/infantil/conduta.html conduta. Recuperado em 2004.

Bandura, A. (1987). Pensamiento y accin. Barcelona: Martinez Roca. Baptistussi, M. C. (2000). Bases tericas para o bom atendimento em clnica comportamental. Em R. C. Wielenska e cols (Orgs). Sobre Comportamento e Cognio. Questionando e ampliando a teoria e as intervenes clnicas e em outros contextos. Vol. 6. Santo Andr: ESETec. Baum, W. M. (2006). Compreender o Behaviorismo: Comportamento, Cultura e evoluo. Porto Alegre: Artmed. Bordin I. A. S & Offord D. R (2000). Transtorno de conduta e comportamento anti-social. Revista Brasileira de Psiquiatria.Vol. 22, 12-54. Conte, F. C. (1997). Promovendo a relao entre pais e filhos. Em M. Delitti (Org), Sobre comportamento e cognio, Vol. 2, 165-173. Santo Andr: Arbytes Editora. Conte, F.C. S & Regra, J.A.G. (2000). A Psicoterapia Comportamental Infantil: Novos Aspectos. Em Silvares (Org.). Estudos de caso em psicologia clnica comportamental infantil. Vol. 1, Campinas: Papirus. Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2002). Psicologia das habilidades Sociais: Teoria e Prtica (3 ed.). Petrpolis, RJ: Vozes. Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades Sociais na infncia: teoria e Prtica. Petrpolis, RJ: Vozes.

Falcone, E. (2001b). Uma proposta de um sistema de classificao das habilidades sociais. Em Guilhardi, Madi, Queiroz and Scoz, Sobre Comportamento e Cognio Vol. 8 (1 ed., p. 195-209) Santo Andr, SP: ESETec. Fariz, M. D.; Mas C. D. e Moura, C. B. (2005). Comportamento agressivo e terapia cognitivocomportamental na infncia. Em: Caballo, V. E e Simn, M. A (2005). Manual de Psicologia Clnica Infantil e do Adolescente. So Paulo: Santos. Gadelha, Y. A. & Menezes, I. N. (2004). Estratgias ldicas na relao teraputica com crianas na terapia comportamental. Universitas: Cincias da Sade 2 (1), 57-68. Koch L. M & Gross A. M (2005). Caractersticas clnicas e tratamento do transtorno de conduta. Em Caballo, V. E & Simn, M. A e cols (Orgs). Manual de Psicologia Clinica Infantil e do Adolescente. Santos: So Paulo. Kohlemberg, R. J. & Tsai, M. (1991/2001). Psicoterapia Analtica Funcional. Santo Andr, So Paulo: ESETec. Maluf, A. C. M. (2004). Brincar Prazer e Aprendizado. Editora: Vozes Marinho, L. M. & Caballo, V. E. (2002). Comportamento Anti-social Infantil e seu Impacto a Competncia Social. Revista: Psicologia, Sade & Doena, Vol.3, 141-147. Marinho, M. L (2000). A Interveno Clnica Comportamental com Famlias . Em Silvares (Org.). Estudos de caso em psicologia clnica comportamental infantil. Vol. 1, Campinas: Papirus. Matos, M. A. & Tomanari, G. Y. (2002). Anlise do comportamento no laboratrio didtico. So Paulo: Mande. Millenson, J. R. (1975). Princpios de Anlise do Comportamento. Braslia: Coordenada. Moreira & Medeiros. (2007). Princpios de Anlise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed. Moura, C. B. & Azevedo M. R. S. (2000). Estratgias Ldicas para uso em terapia comportamental infantil. Em R. C. Wielenska (Org.). Sobre comportamento e cognio: psicologia comportamental e cognitiva: questionando e ampliando a teoria e as intervenes clnicas e em outros contextos. Santo Andr: ARBytes. Moura & Venturelli (2004). Direcionamentos para a conduo do processo teraputico comportamental com crianas. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. So Paulo, Vol.

Nucci, A. P. S (1979). Terapia Comportamental: Conceitos e definies. So Paulo: E.P.U. Patterson, G. ; Reid, J. & Dishion, T. (2002). Antisocial boys. Comportamento anti-social. So Paulo : Ed. ESETec Editores Associados. Sidman, M. (2003). Coero e suas implicaes. So Paulo: Ed. Livro Pleno. Silva & Pinto (2001). O que e como trabalha o terapeuta comportamental . Universitas: Psicologia. Cento Universitrio de Braslia UniCEUB, Faculdade de Cincias da Sade, Vol. 2, 50-63. Silvares, E. F. M. & Gongora, M. A. N. (1998). Psicologia clnica comportamental: a insero da entrevista com adultos e crianas. So Paulo: Ed. EDICON Skinner, B. F. (1974). Sobre o Behaviorismo. So Paulo: Ed. Cultrix. Skinner, B. F. (1978). Cincia e Comportamento Humano. So Paulo: Ed. Martins Fontes. Vasconcelos, L. A. (2001). Terapia analtico-comportamental infantil: alguns pontos para reflexo. Em Conte, Brando, Ingberman, Moura, Silva & Oliane (Orgs.). Sobre Comportamento e Cognio. Clnica Pesquisa e Aplicao. So Paulo: ESETec.

ANEXO1
CONSENTIMENTO DE PARTICIPAO DA PESSOA COMO SUJEITO Eu, Ana Cludia Leone Espndola, RG n. 1959 843 e CPF n. 002216581-90 estudante do curso de especializao em Anlise do Comportamento ministrado na clinica-escola IBAC (Instituto Brasileiro de Analise do comportamento) e aluna do 10 semestre do curso de Psicologia da faculdade UniCEUB. Venho atravs deste documento pedir a autorizao dos pais ou

responsveis para utilizar os dados coletados durante as sesses psicoterpicas realizadas no ano de 2006 com Cludio Oliveira nascido em 07/05/1997 e com sua responsvel Aparecida

Oliveira. Os dados sero apresentados na Monografia do terapeuta, o que servir como requisito parcial para concluso do curso de Psicologia. Informo que todos os dados utilizados sero de uso exclusivo do Psiclogo em Formao e seu supervisor e que a identificao do cliente e de seus pais ficaro sob absoluto sigilo. Alm do sigilo, garanto que a utilizao ser interrompida caso haja algum desconforto da criana ou mesmo dos pais, bastando para isso que os pais ou responsveis entrem em contato. Sua autorizao importante visto que este trabalho contribui para o desenvolvimento da psicologia. _________________________________________________________ Ana Cludia Leone Espndola Psicloga em Formao Eu, ___________________________________________________________________ autorizo que sejam utilizados os dados das sesses pela qual psicoterpicas sou do

___________________________________________criana Braslia,______/______/______.

responsvel.

Assinatura dos pais ou responsveis: ________________________________________.

ANEXO 2 A IMPORTANCIA DO BRINCAR

Aparecida, Espero que os momentos de brincadeiras entre voc e Cludio sirvam para se conhecerem melhor, interagirem de uma forma mais positiva, com grande alegria e descontrao e que assim voc possa enxergar cada vez mais o quanto seu filho uma criana muito especial e que precisa de sua ateno e ajuda para poder aprender a lidar com as outras pessoas com as quais convive na escola, em casa ou na rua. Um Abrao, Ana Cludia

MOMENTO DE BRINCADEIRA ENTE APARECIDA E CLUDIO REGRAS:

1- A durao da brincadeira de no mnimo 10 minutos 2- Cludio o guia das brincadeiras, Aparecida deve fazer o que ele quer. 3- O elogio deve ser dado sempre, tanto Cludio quanto Aparecida devem fazer elogios, ex: muito bem! , isso foi genial! , voc d+! , isso mesmo campeo! , valeu! , maravilha! , etc. 4- As brincadeiras podem ser: jogo da velha, adedonha, balo de gua, vlei, futebol, quebra cabea, jogo da memria, leitura de um livro, dama, xadrez, pique pega, pique - esconde, pique - altinho, etc. Tera 17/10 Quarta Quinta Sexta Sbado Domingo Segunda 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10 23/10

Brincadeira

ANEXO 3 Planta baixa da sala de atendimento

LEGENDA 1- Porta arquivos 2- Mesa com trs cadeiras 3- Quadro branco 4- Tapete 5- Estante para guardar brinquedos e materiais 6- Armrio de livros 7- Porta de entrada

Vous aimerez peut-être aussi