Vous êtes sur la page 1sur 4

CURSO TCNICO DE NVEL MDIO EM AUTOMAO - Turma ____________ Disciplina: Fsica Aplicada Docente: Rafael Doria Data: ____/____/2013

Aluno(a): _________________________________________________

Lista de Exerccios 5 (Termodinmica)

1) Certa massa gasosa sob presso de 3 atm ocupa o volume de 20 L temperatura de 27 C. Determine: a) o volume ocupado pelo gs a 127 C, sob presso de 6 atm; b) a presso que o gs exerce a 27 C, quando ocupa o volume de 40 litros; c) em que temperatura o volume de 40 L do gs exerce a presso de 5 atm.

2) Certa massa de um gs ideal sofre a transformao representada no grfico. a) Calcule o trabalho realizado em cada etapa. b) Qual a relao entre as temperaturas de B e C?

3) A massa de 20 g de hlio (massa molar M = 4 g/mol), considerado um gs ideal, dilata-se isobaricamente como mostra o grfic. Sendo R = 8,31 J/mol.K a constante universal dos gases perfeitos, = 1,25 cal/gC o calor especfico do hlio sob presso constante e 1 cal = 4,18 J, determine: a) a presso sob a qual se realiza o processo; b) a quantidade de calor, em J, que o gs recebe durante o processo; c) o trabalho realizado pelo gs nessa dilatao.

4) Um gs est contido em um cilindro de volume V com presso de 1 atm e temperatura de 25C. Esse cilindro possui uma vlvula de segurana que libera o gs quando a presso excede 5 atm. Qual a temperatura mxima, em C, que esse gs pode ter sem que haja liberao?

5) O gasmetro G, utilizado para o armazenamento de ar, um recipiente cilndrico, metlico, com paredes laterais de pequena espessura. G fechado na sua parte superior, aberto na inferior que permanece imersa em gua e pode se mover na direo vertical. G contm ar, inicialmente temperatura de 300 K e o nvel da gua em seu interior se encontra 2,0 m abaixo do nvel externo da gua. Nessas condies a tampa de G est 9,0 m acima do nvel externo da gua, com mostr aa figura. Aquecendo-se o gs, o sistema se estabiliza numa nova altura de equilbrio, com a tampa superior a uma altura H, em relao ao nvel externo da gua, e com a temperatura do gs a 360 K. Supondo que o ar se comporte como um gs ideal, a nova altura H ser, aproximadamente, igual a: a) 8,8 m b) 9,0 m c) 10,8 m d) 11,2 m e) 13,2 m

6) A figura mostra uma bomba de encher pneu de bicicleta. Quando o mbolo est todo puxado, a uma distncia de 30 cm da base, a presso dentro da bomba igual presso atmosfrica normal. A rea da seo transversal do pisto da bomba 24 cm. Um ciclista quer encher ainda mais o pneu da bicicleta que tem volume de 2,4 litros e j est com uma presso interna de 3 atm. Ele empurra o mbolo da bomba at o final de seu curso. Suponha que o volume do pneu permanea constante, que o processo possa ser considerado isotrmico e que o volume do tubo que liga a bomba ao pneu seja desprezvel. A presso final do pneu ser, ento, de aproximadamente: a) 1,0 atm b) 3,0 atm c) 3,3 atm d) 3,9 atm e) 4,0 atm

7) Na transformao cclica de um gs perfeito, mostrado na figura, qual a quantidade de calor, em joules, trocada num ciclo?

8) Um sistema passa pelo ciclo mostrado na figura abaixo, onde p0 = 100 kPa e V0 = 1,00 . O sistema absorve calor, durante o processo a, de modo que Qa = 450 J, e durante o processo b, de modo que Qb = 200 J. Tambm, U1 = 200 J. Determine: a) a energia interna no estado 2 ( U2); b) o trabalho ao final de cada ciclo ( ciclo); c) a quantidade de calor na etapa c (Qc). (lembre-se que 1,00 = 10 3 m)

9) O grfico mostra uma transformao sofrida por uma certa massa de gs ideal, partindo do estado A at o estado C. Sendo T A = 27 C, determine: a) a temperatura do gs no estado C; b) o trabalho total realizado pelo gs na transformao.

10) Se uma mquina trmica recebe da fonte quente 100 cal e transfere para a fonte fria 70 cal. Qual o rendimento dessa mquina?

11) No diagrama abaixo, a energia interna do sistema em joules dada por U = 10 + 2pV, em que p a
presso, em Pa, e V, o volume, em m. Calcule, em joules, a quantidade de calor envolvida no processo AC.

12) Uma mquina trmica tem 40% de rendimento. Em cada ciclo, o gs dessa mquina rejeita 120 joules para a fonte fria. Determine: a) o trabalho obtido por ciclo nessa mquina; b) a quantidade de calor que o gs recebe, por ciclo, da fonte quente.

13) Calcule o rendimento de uma mquina trmica que segue o ciclo descrito pelo diagrama, sabendo que ela absorve 8 x 104 J de energia trmica por ciclo.

14) Uma mquina trmica opera segundo o ciclo de Carnot entre as temperaturas de 400 K e 280 K, recebendo 1200 J de calor da fonte quente. Calcule o calor rejeitado para a fonte fria e o trabalho realizado pela mquina, em joules.

15) Um inventor informa ter construdo uma mquina trmica que recebe, em certo tempo, 10 cal e 4 fornece, ao mesmo tempo, 5 x 10 cal de trabalho til. A mquina trabalha entre as temperaturas de 177 C e 227 C. a) Que rendimento tem a mquina que o inventor alega ter construdo? b) Comente a possibilidade de existir essa mquina e prove matematicamente a sua resposta.

16) Um gs passa pelo ciclo visto no diagrama pV abaixo.

Determine o trabalho, em joules, realizado pelo gs durante esse ciclo.

17) Um mergulhador, em um lago, solta uma bolha de ar de volume V a 5,0 m de profundidade. A bolha sobe at a superfcie, onde a presso a presso atmosfrica (1 atm). Considere que a temperatura da bolha permanece constante e que a presso aumente cerca de 1,0 atm a cada 10 m de profundidade. Determine, aproximadamente, o volume da bolha na superfcie. Dado raio da bolha inicial igual a 0,82 cm.

GABARITO

Vous aimerez peut-être aussi