Vous êtes sur la page 1sur 15

Sumrio

pag. n

1- Introduo................................................................................................... 2

2- Objetivos ................................................................................................... 2 3- Fundamentaes tericas........................................................................... 2 4- Resultados analticos..................................................................................4 5- Procedimento experimental ...................................................................... 8 6- Comparao e Discusso entre os Resultados obtidos............................. 12 7- Consideraes Finais.................................................................................13 8- Bibliografia................................................................................................14

1 Introduo Esse relatrio descreve o experimento Sistema Massa - Mola, realizado no dia 18 de setembro de 2009, no laboratrio de engenharia mecnica. Centrando-se no estudo de um sistema constitudo por uma mola e uma massa, varivel atravs de pesos. 2. Objetivos 2.1. Apresentar o desenvolvimento para a obteno da equao geral do movimento do sistema massa-mola no amortecido com 1 Grau de Liberdade. Mostrar atravs das duas metodologias: 2 Lei de Newton e Princpio da Conservao da Energia. 2.2. Determinar a constante de rigidez da mola utilizada nos experimentos de forma analtica, de acordo com as dimenses e material da mola (procurar expresso em livros de Elementos de Mquina). 2.3. Determinar experimentalmente, atravs do grfico M (utilizando vrios pesos e as respectivas deflexes da mola), a rigidez da mola, S, em unidades de kg/mm. 2.4. Determinar a constante gravitacional, g, atravs do grfico T2 M. Comparar com o resultado terico. 2.5. Determinar a rigidez da mola, Keq, atravs de S g. Comparar com o resultado terico. 2.6. Determinar a massa efetiva da mola helicoidal (atravs do grfico T2 M) e comparar com o resultado terico. Determinar o erro percentual entre os resultados. 2.7. Determinar a Equao do Movimento para o sistema estudado (inserir os valores numricos obtidos experimentalmente para Meq e Keq). 3.Fundamentao Terica Antes de qualquer coisa vamos introduzir fatos histricos e definies para que a compreenso do experimento fique clara.

Quando escrevemos que iremos determinar a constante de Hooke de uma mola cometemos um erro, na realidade determinaremos a constante de Young caracterstica de cada mola. Robert Hooke (1635-1703) descobriu em 1676 a lei fundamental que existe entre a fora e a distoro resultante num corpo elstico. Ele resumiu os resultados de suas experincias na forma de uma lei. Ut tensio sic vis, a qual, traduzida livremente, significa que uma mudana de forma proporcional fora deformadora.Muitos anos depois, Thomas Young (1733-1829) deu lei de Hooke uma formulao mais precisa, ao introduzir conceitos fsicos definidos a serem associados com uma mudana de forma e fora deformadora. Quando uma tenso (foras resultante na deformao de um slido) provocada no interior de um slido pela aplicao de foras externas, uma variao fsica produzida. Estas distores relativas so chamadas deformaes e podem ser de trs tipos: 1. Mudana no tamanho do corpo, mantendo a mesma forma. 2. Mudana na forma mantendo o mesmo volume. 3. Mudana de comprimento. A lei de Hooke pode agora ser enunciada da seguinte forma: Tenso/ deformao = constante = Mdulo de elasticidade, nome este introduzido por Thomas Young. A constante chamada de mdulo volumtrico (K) se a tenso corresponde a 1; Mdulo de rigidez ou cisalhamento (n) se a tenso do tipo 2; e Mdulo de Young (Y) se a tenso de distenso ou compresso que corresponde a 3. (Ference,M. Curso de Fsica:Mecnica , 1968,p236-237). Consideremos agora o estiramento de um fio por uma fora F. A tenso corresponde a Fora/unidade de rea da seco reta. A deformao do tamanho original ( l0) pode ser escrito como:

O mdulo de Young (Y) definido como: Y = tenso / deformao longitudinal ou

Ou seja, a variao entre fora e deformao linear. 3

A melhor aproximao do caso de elasticidade perfeita na qual a lei de Hooke vale para limites muito amplos de tenses obtida quando um fio, de ao ou bronze fosforoso enrolado na forma de uma hlice, fazendo uma espiral ou uma mola helicoidal. (Ference, M. Curso de Fsica: Mecnica, 1968, p246). Desta forma podemos estabelecer a constante de Young estaticamente atravs da primeira parte deste experimento. Outra maneira de estabelecer a constante de Young, s que desta vez dinamicamente, utilizando o principio da conservao de energia em um oscilador harmnico simples. Um oscilador harmnico simples consiste de uma massa M ligada a uma mola sem massa de constante elstica Y. ... Provocando um desequilbrio neste sistema em equilbrio, obtemos a oscilao harmnica amortecida do sistema devido a presena de atrito com o ar (Kittel.C., Curso de Fsica de Berkeley: Mecnica - vol. 1, p201). Porm em pequenas oscilaes e variando os pesos obtemos um perodo que no varia e revela a constante de Young (Y). O desvio do ponto de equilbrio vezes a constante de Young (Y) igual a fora restauradora do movimento. Isto identifica, em termos do sistema, uma idia particularmente simples, a dois conceitos essenciais para o estabelecimento do movimento oscilatrio: 1- Um componente inercial, capaz de carregar energia cintica. 2- Uma componente elstica, capaz de armazenar energia potencial. (French. A. P., The M.I.T. introductory physics series: Vibrations and Waves, 1970, p42) Desenvolvendo esta relao, chegamos concluso de que o perodo varia da seguinte forma em relao fora e a constante de Young(Y)

Em que: T= perodo, M=massa pendurada, Y=constante Young. Desta maneira ficam resumidamente introduzidos os conceitos que fundamentam este experimento.

4.Resultados Analticos. Apresentaremos a seguir o desenvolvimento para obteno da equao geral do movimento do sistema massa-mola no amortecido com 1 Grau de Liberdade: 4

Utilizando a metodologia atravs da 2 Lei de Newton.

Obs.: A coordenada escolhida positiva para direita no eixo X.

/X Atravs da segunda lei de Newton temos que a somatrias das foras atuantes no corpo igual massa vezes acelerao.
..

F = m X (t) (1,0)
Como a fora atuante no corpo apenas a fora elstica, temos:
m X (t ) = Fk (1,1)
..

Onde Fk igual a constante da mola vezes o deslocamento da mola.

m X (t ) = k . X (t ) (1,2)
Assim a equao geral do movimento do sistema massa-mola no amortecido com 1 Grau de Liberdade :
m X (t ) + k . X (t ) = 0 (1,3)
..

..

Utilizando a metodologia atravs do Principio da Conservao da Energia

Obs.: A coordenada escolhida positiva para direita no eixo X.

/X Aplicando o principio da Conservao da Energia temos que:


E t = E c + E p = Cte

(2,0)

Onde a derivada da energia total em relao a t zero.


E t =0 t
[ E c (t ) + E p (t )] t

(2,1)

= 0 (2,2)

Os valores de energia cintica e energia potencial elstica so:


1[ k . X 2 (t )] (2,3), 2

Ec =

Ep =

1 k . X 2 (t ) (2,4) 2

Substituindo na equao 2,0 temos:


Et =
.. 1 [ k . X 2 (t ) + M . X 2 (t )] (2,5) 2

Derivando-a obtemos o seguinte:


. . .. E 1 = [ k .2. X (t ). X (t ) + M .2. X (t ). X (t )] = 0 (2,6) t 2

Chegamos a uma equao de segundo grau onde o termo entre colchete zero.
. .. E = X [k . X (t ) + M . X (t )] = 0 (2,7) t

Assim a equao geral do movimento do sistema massa-mola no amortecida com 1 Grau de Liberdade :
m X (t ) + k . X (t ) = 0 (2,8)
..

Para determinar a constante de rigidez da mola de forma analtica, utilizaremos a seguinte expresso:
k ( analtico) = ( d fio ) 4 .G 8.N .( Dcentral ) 3

(3,0)

Os dados da mola utilizada so: Massa=164g D. Ext.= 45,2mm D. Int.= 40,2mm D. Fio(mola)= 3,3mm N Espiras=18 G=75GPa Mef(mola)= m(mola ) O dimetro central dado por:
1 3

(3,1)

Logo:

Substituindo os dados da mola na equao 3,0, temos:

ou
k analtico = 793,3611N / m

Para calcularmos a massa equivalente da mola temos que


meq = 1m(mola ) 3

Como m(mola) 160g


meq = 160 = 53,33 g 3

5. Procedimento Experimental. Para a experincia em questo, foi utilizada a bancada universal para teste de vibrao. A bancada foi utilizada seguinte forma:

Utiliza-se uma mola helicoidal que que suspensa pelo dispositivo de fixao com ajuste (C1), o qual fixado na parte superior do prtico. Para permitir a colocao de massas no sistema, prende-se na outra extremidade da mola uma plataforma (C3). Esta plataforma possui uma haste cilndrica que serve para manter o sistema alinhado na direo vertical, com o auxlio da guia (C2).

Para determinar a rigidez da mola, S, em unidades de Kg/mm, tivemos que traar o grfico M x , utilizando vrios pesos e medindo as devidas deflexes causadas na mola. Para este experimento foram utilizados os seguintes materiais: Mola Pesos de 400g Rgua

O procedimento executado foi de variar os pesos (cada 400g) e verificar atravs de uma rgua o valor da deformao.

Fazendo o experimento obtemos os seguintes resultados:


L M (kg) 0 0,4 0,8 1,2 1,6 2 2,4 (mm) 267 272 276 281 285 290 295 (mm) 0 5 9 14 18 23 28

Tabela 1 O valor S : Plotando em um grfico temos:

Grfico 1 Pela equao do grfico verificamos que S dado por: S=0,0867kg/mm Para determinar a constante gravitacional, g, traamos o grfico T2 x M, onde utilizamos os seguintes materiais: Mola Pesos de 400g Cronmetro

Achamos o perodo para cada 20 oscilaes da mola, variando o peso em 0,8kg, sendo que o valor de 1,5 kg representa o peso fixo do suporte para os pesos. Logo a variao em 0,8 kg se d a partir de 1,5 kg. Os resultados encontrados foram:
M (kg) T (20) 0 5,53 1,5 6,47 2,3 6,84 3,1 8,04 3,9 8,69 4,7 9,85 5,5 10,46 Tabela T(s) 0,0765 0,1047 0,1170 0,1616 0,1888 0,2426 0,2735

10

Plotando em um grfico temos:


T x M
0,3 0,25 T (s) 0,2 0,15 0,1 0,05 0 0 1 2 3 M (kg) 4 5 6 y = 0,0446x + 0,0254 R2 = 0,98

Grfico 2

Para achar a gravidade deduzimos a seguinte expresso:

, onde ,

Deduzimos essa expresso da seguinte maneira:

Onde o perodo igual a 2 dividido por Wn, assim temos:

Elevando ao quadrado,

Temos a seguinte expresso, onde

11

T =

4 M 4 m + S .g S .g

Tomando a = 0,0446, achamos que:


4 2 S .a
4 2 86,7000 * 0,0446

g exp =

=>

g exp =

=>

g exp =10,2095m / s 2

Obs.: O valor S utilizado foi convertido para kg/m (86,7 kg/m). De posse da gravidade experimental, podemos determinar a rigidez da mola, K eq, atravs de Sxg, Assim temos.
K eq =10,21 86,7000
K eq = 885,2007 N / m

A massa efetiva da mola helicoidal achada experimentalmente atravs do grfico T x M :


b= 4 m S .g

Temos que pela equao equivalente do grfico: y = 0,0446 X + 0,0254 b = 0,0254 Assim :
m= b.S .g 4 0,0254 86,7 10,21 4
m = 0,5695kg

m=

Para equao do movimento do sistema estudado temos: K eq = 885,2 N / m e

12

Meq= M (bloco) + m (mola) = 1,5 + 0,569 = 2,06kg , quando T=0,1047, porm notrio que a massa da mola equivalente encontrada experimentalmente no est correta, pois est muito acima da massa equivalente encontrada analiticamente (0,0533kg), essa diferena se dar por diversos fatores que sero discutidos na comparao e discusso dos resultados, ento para a equao do movimento desconsideraremos a massa da mola, uma vez que pelo seu valor analtico muito pequeno em relao ao peso do bloco, assim Meq=1,5kg e a equao do movimento :
..

M X (t ) + keq X (t ) = 0

=>

1,5 X (t ) + 885,2 X (t ) = 0

..

6.Comparao e Discusso entre os Resultados Apresentamos a baixo a tabela 3 com os resultados tericos e analticos da acelerao da gravidade, constante elstica da mola e massa equivalente da mola.

Valor Analtico Experimental Erro

g (m/s) 9,81 10,21 -4%

keq (N/m) 793,3611 885,2007 -12%

meq da mola (kg) 0,0533 0,5695 -968%

Em relao acelerao da gravidade, obtivemos um erro de -4%, o que significa que o valor encontrado experimentalmente diferiu de 4% para mais em relao ao valor de g analtico. Em relao a constante elstica equivalente da mola, o erro foi de -12%, o que mostra que o resultado encontrado experimentalmente diferiu em 12% para mais em relao ao valor de keq encontrado analiticamente. E em relao massa equivalente da mola, o erro foi de -968%, o que mostra que esse resultado totalmente no confivel, uma vez que apresentou um erro de 968% para mais em relao ao que seria coerente encontrar. Os erros de 4% e 12% ainda podem ser coerentes, levando em considerao as tantas variveis que influenciaram no experimento. Entre as variveis destacamos: o Em relao coleta dos dados:

13

1. Utilizou-se para medir as deformaes uma rgua, onde considera poucas casas decimais e, alm disso, foram feitos arredondamentos na ora de inserir os resultados na tabela, o que implicou em diversos erros como falta de preciso durante a medio e erros de paralaxe. 2. Tivemos dificuldade nas Leituras dos Perodos de Oscilao, uma vez que a distncia inicial variava para cada peso colocado, alm disso, ficava difcil definir o inicio e o fim dos ciclos, proporcionando assim erros em relao ao perodo medido. o Em relao ao tratamento dos resultados. 1. Para medir a rigidez da mola ( S ) fizemos o grfico 1 onde tiramos uma linha de tendncia e a partir dela encontramos uma equao aproximada. Onde S possui um erro embutido uma vez que a equao possui um R=9991, que apesar de ser prximo de 1, contribui com um erro pequeno, mas que quando acumulado leva a erros como encontrado para g e keq. 2. Os valores de a e b, retirados da equao da linha de tendncia do grfico 2 , tambm possuem um erro embutido, pois a equao encontrada uma aproximao com R=0,98, em conseqncia os valores que levam em considerao esses valores tambm iro apresentar erros. 3. Alm disso no tratamento dos resultados foram feitas arredondamentos. Por ultimo deixamos o erro da massa equivalente, pois o erro encontrado foi absurdo, isso pode ser explicado por todas as variveis destacadas acima, onde elas tiveram grande influencia no resultado, uma vez que meq achada em funo de S, g e b, que foram achados em cima de resultados pouco confiveis. 7.Consideraes Finais Apesar dos erros de 4% ,12% e 968% encontrados para respectivamente a acelerao da gravidade, constante elstica equivalente da mola e massa equivalente da mola, o experimento foi vlido, pois conseguimos chegar aos objetivos e encontrar resultados. O mais importante foi perceber o quanto um experimento pode ser comprometido se no forem tomadas todas as medidas necessrias para se evitar erros e tambm nos familiarizar com os equipamentos de forma que colocamos em prtica alguns conceitos estudados em sala de aula, contribuindo assim nossa formao como Engenheiros Mecnicos.

8. Bibliografia

14

1. HALLIDAY, D., (Azevedo, J.P.S.) et al., Fundamentos de Fsica Vol. 1: Mecnica. LTC-Livros Tcnicos Cientficos S/A. 6 ed, 2001. 2. FERENCE. M. JR., (Goldemberg, J.) et al, Curso de Fsica de Berkeley Volume 1 Mecnica, ed. MEC, 1973.

15

Vous aimerez peut-être aussi