Vous êtes sur la page 1sur 8

Reviso Prova 1) c 2) E/E 3) c 4) a 5) a 6) a 7) b 8) b 9) c 10) b 1.

INTRODUO

Breve histrico - A conhecida biofarmacutica Maria da Penha Maia, cuja luta perdurou cerca de 20 anos para ver seu agressor condenado, acabou se transformando num smbolo nacional contra a violncia domstica, problema to conhecido e vivenciado na nossa sociedade.

Em 1983, o marido de Maria da Penha Maia, o professor universitrio Marco Antonio Herredia, tentou assassina-la duas vezes. Na primeira vez, efetuou um disparo contra a mesma, deixando-a paraplgica. Na segunda, tentou eletrocut-la. poca, ela tinha 38 anos e me de trs filhas, com idades entre 2 e 6 anos.

A fase investigativa comeou em junho do mesmo ano, mas a denncia somente foi apresentada ao Ministrio Pblico Estadual em setembro de 1984. Oito anos depois, Marco Antonio foi condenado a oito anos de priso, mas continuou a usar de recursos jurdicos no af de protelar o cumprimento de sua pena.

Ante a sua notoriedade, chamada a ateno internacional acerca da sociedade violenta em que vivemos, o caso singular culminou na Comisso Interamericana dos Direitos Humanos da Organizao dos Estados Americanos (OEA), que, pela primeira vez, acatou a denncia de um crime de violncia domstica. Marco Antnio Herredia foi preso em 28 de outubro de 2002 e cumpriu apenas dois anos de priso. Hoje, est em liberdade.

Aps todo o fato, a Sra. Maria da Penha Maia dedicou-se na atuao de movimentos sociais contra "violncia" e "impunidade" e atualmente Coordenadora de Estudos, Pesquisas e Publicaes da Associao de Parentes e Amigos de Vtimas de Violncia (APAVV) no seu estado de origem, o Cear.

Ela comemorou a aprovao da lei de violncia domstica e familiar que carrega o seu nome, afirmando que a sociedade j h tempo aguardava uma lei cuja natureza fosse dar proteo parte mais frgil da sociedade, asseverando ainda que a mulher no pode conviver com violncia dentro de casa, devendo denunciar a partir da primeira agresso, sob pena de terminar em assassinato.

O projeto inicial foi elaborado por um grupo interministerial cujo anteprojeto surgiu de organizaes no governamentais. Em novembro de 2004 o Governo enviou o projeto ao Congresso, onde se transformou em projeto de lei de converso 37/2006, aprovado e sancionado em 07 de agosto de 2006, incorporada na Lei n 11.340, que pune a violncia domstica e familiar.

2. ASPECTOS CONTROVERTIDOS

Avanos Sociais- inegvel o avano de mentalidade dessa lei que, fruto de sofrimento de uma s mulher, reflete um problema que h muito incomoda a sociedade brasileira: A tolerncia da violncia domstica contra a mulher como um todo. Essa violncia no se resume to somente esposa propriamente dita, mas companheira, filha, mulher em geral, independente de sua condio social, cultural, idade ou orientao sexual.

Diga-se de passagem, a Lei Maria da Penha, alinhada com a Constituio Federal Brasileira, Conveno Sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Contra as Mulheres e a Conveno Interamericana Para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia Contra a Mulher, alm de alterar os Cdigos de Processo Penal, Penal e a Lei de Execuo Penal, inovou de certa forma o conceito legal de famlia no Brasil.

de se notar que, no obstante a inexistncia de disciplinamento especfico no que tange unio de pessoas do mesmo sexo na legislao brasileira, a doutrina e a jurisprudncia[1][2] ptrias, por seu turno, j vinham admitindo a unio homoafetiva com forma de normalizar o estado de igualdade entre pessoas do mesmo sexo perante as lides patrimoniais, bem como de evitar discriminaes de natureza sexual. Ou seja, a unio de pessoas compostas do mesmo

sexo, desde que possua os requisitos de uma unio estvel, j vem merecendo a ateno dos nossos Tribunais para regularizar uma situao h muito desvantajosa para quem muitas vezes convivia de forma homossexual com um parceiro, mas ao final da vida, via o patrimnio muitas vezes construdo com esforo mtuo, escapar-lhe as mos haja vista a taxatividade fria da legislao substantiva civil. Isso porque o Cdigo Civil Brasileiro, mesmo o Novo Cdigo de 2002 no tratou especificamente da unio afetiva estabelecida entre homossexuais.

Veja-se que a nossa legislao substantiva civil, mesmo com o advento do Novo Cdigo Civil de 2002, permanece ainda por demais conservadora e fortemente arraigada a jum conceito familiar antigo em que predomina a divergncia de sexos com requisito fundamental para a caracterizao do casamento. Para uma observao meramente exemplificativa, basta olharmos a redao dos arts. 1517; 1535; 1565; 1567, do Cdigo Civil, que trazem toda uma carga ideolgica e legalista, trazendo os pressupostos para a unio entre sexos diferentes, silenciando assim a discusso acerca da unio homoafetiva, excluindo-a de sua previso legal.

Ora, vale observar que pela simples definio conceitual de casamento de catedrticos como Modestino, Lafayette e Washington de Barros, alm de ressaltarem estes a existncia da diversidade de sexos, no cogitam da possibilidade de divrcio, fato este perfeitamente aceitvel haja vista o momento histrico em que cada uma foi elaborada. Maria Helena Diniz, por sua vez, afirma que "O casamento possui o pressuposto ftico da diversidade de sexos dos contraentes, e que se duas pessoas do mesmo sexo convolarem npcias, ter-se- um "casamento inexistente", portanto uma farsa.

Pois bem. Com o surgimento da Lei Maria da Penha, algo mudou no cenrio legislativo nacional. E mudou de forma rpida, responsvel e consciente, pois a festejada lei veio a reconhecer efetivamente uma situao ftica j h muito existente e no raramente marginalizada na sociedade brasileira, qual seja, a unio afetiva e duradoura de pessoas do mesmo sexo. No toa que o assunto j vem sendo ventilado de forma difundida atravs da mdia televisiva, com novelas nacionais, filmes americanos e europeus, alavancando a discusso, sobretudo no o lar dos brasileiros, de forma clara, tica e realista.

E Nesse sentido que a lei Maria da Penha, no seu art. 5, preencheu o fosso legislativo concernente ao assunto da unio de pessoas do mesmo sexo, seno vejamos:

"Art. 5 - Para os efeitos desta Lei, configura violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial: I - omissis

II - no mbito da famlia, compreendida como a comunidade formada por indivduos que so ou se consideram aparentados, unidos por laos naturais, por afinidade ou POR VONTADE EXPRESSA; III - EM QUALQUER RELAO NTIMA DE AFETO, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitao. Pargrafo nico. AS RELAES PESSOAIS ENUNCIADAS NESTE ARTIGO INDEPENDEM DE ORIENTAO SEXUAL." (grifou-se)

Pode-se tranquilamente observar, e j clarificado pela supracitada Lei, que a situao legalmente englobada como mbito familiar, por constituio de vontade expressa, reflete a perfeita aceitao interpretativa da incluso de casais homossexuais, em especial casais formados por mulheres. Isso porque a "vontade expressa" aqui prevista traz toda uma carga valorativa de cunho informal, fugindo s regras da famlia tradicional ora composta por pessoas que se unem mediante os pressupostos oficiais do casamento, mais especificamente a distino de sexos.

E que outra unio humana afetiva poderia ser consolidada legalmente to somente pela "vontade expressa"? Ora, desconsiderar tal interpretao, por outro lado, seria por demais ilgico e juridicamente incongruente quando, por exemplo, uma mulher sofresse de sua parceira uma violncia fsica ou de outra natureza (psicolgica, sexual, moral ou patrimonial) e no pudesse ser protegida e atendida nos preceitos da Lei Maria da Penha. Sabemos que no Direito nenhuma interpretao pode ser levada ao absurdo. Pensar de tal forma seria no mnimo discriminar, rejeitar, marginalizar, negar a uma mulher a proteo legal instituda pelo simples fato de no considera-la casada nos termo formais da legislao civilista. Ainda, tal tratamento seria em primeiro plano contrrio ao princpio fundamental consagrado na Constitucional Federal, que o da Dignidade da Pessoa Humana (CF. art. 1, III). Em segundo, estar-se-ia afrontando tambm um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, qual seja a promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao (CF, art. 3, IV). Como se no bastasse, haveria ainda todo o desrespeito ao art. 5 da Constituio Federal, quando trata dos direitos e garantias fundamentais, asseverando expressamente que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza.

Por assim dizer, conclui-se que a Mens legislatoris impingida na clareza inciso III, do art. 5 da Lei Maria da Penha, quando fala em "qualquer relao ntima de afeto", bem como tambm o seu pargrafo nico, na sua redao - "as relaes pessoais enumeradas neste artigo independem de orientao sexual"- pretenderam afastar qualquer interpretao divergente da que trata de incluir na proteo jurdica do dispositivo legal em comento a relao homoafetiva.

Em verdade, os dispositivos legais aqui citados e a sua interpretao bem trazida pela Lei Maria da Penha, esto em perfeito alinhamento com a filosofia protetiva do art. 226, caput, e seu pargrafo 8, da CF, quando tratam do mbito familiar a que se destinam. A famlia, afinal, a base da sociedade, possuindo especial proteo do Estado, devendo este cuidar e criar mecanismos diligentes para a coibio da violncia no mbito de suas relaes (violncia domstica).

A famlia, hoje, como base da sociedade, mais do que nunca deve ser entendida como um "ncleo de afetividade", no se confundindo com a mera e restrita unio de pessoas do mesmo sexo. Consequentemente, a interpretao legal da Lei Maria da Penha, transmudada agora sob o prisma da analogia, estende-se ao ncleo afetivo de casais do mesmo sexo formados por pares masculinos.

Alis, Paulo Luiz Netto Lobo (2002:95), em sede de entendimento de ncleo familiar afetivo, afirma que a enumerao Constitucional meramente exemplificativa, no permitindo assim a rejeio de qualquer entidade que possua os requisitos da afetividade, ostensividade e estabilidade. De fato, por mais abrangente que seja o rol constitucional, este no exauriente uma vez que no logrou enumerar todas as composies familiares contemporneos, formada a partir das relaes afetivas. Dessa forma, as pessoas do mesmo sexo, que possuam uma relao estvel e lastreada no afeto humano, devem merecer a efetiva proteo da Lei e o reconhecimento Constitucional devido.

com foco ainda nessa nova mentalidade trazida pela Lei n. 11.340/06, que houve tambm uma inovao, e porque no dizer, um verdadeiro marco na proteo feminina, tanto na questo das relaes homoafetivas, com na j repisada regra fundamental de regncia das relaes familiares quando se faz referncia ao ao direito da mulher ao livre e pleno planejamento familiar. O art. 7, inciso III da Lei Maria da Penha, ao ampliar magistralmente o conceito de violncia sexual, traz na sua extensa redao a figura do impedimento ao mtodo contraceptivo escolhido pela mulher. Vejamos: Art. 7 - So formas de violncia domstica e familiar contra a mulher, entre outras: I - omissis II - omissis III - a violncia sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relao sexual no desejada, mediante intimidao, ameaa coao ou uso da fora, que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, QUE A IMPEA DE USAR QUALQUER MTODO CONTRACEPTIVO ou que a force ao

matrimnio, gravidez, ao aborto, ou prostituio, mediante coao, chantagem, suborno ou manipulao, ou que limite ou anule o exerccio de seus direitos sexuais e reprodutivos;

Pois bem. O planejamento familiar, como forma igualitria de regncia a relao familiar, funda-se nos princpios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsvel. Isso porque o planejamento familiar deve ser de livre deciso do casal, competindo ao Estado to somente propiciar recursos educacionais e cientficos par ao exerccio desse direito (seja ele de forma positiva ou negativa), vedada qualquer forma coercitiva oficial, ou de natureza privada.

A Lei Maria da Penha, no que tange matria de violncia sexual, abordou um tema de fundamental importncia, em especial para as mulheres de baixa renda, que o direito, dentro da filosofia da igualdade do casal nas relaes familiares, de exercer o controle efetivo de seu prprio poder de concepo. Ou seja, a mulher, assegura a Lei Maria da Penha, agora, sob a batuta de uma lei ordinria, pode e deve denunciar como ato de violncia sexual a conduta por parte de seu companheiro de constrang-la a deixar de usar qualquer mtodo contraceptivo.

Com isso, ganha a mulher o poder de decidir quando e quantos filhos poder gerar, ganha a famlia, que ser consequentemente mais ou menos numerosa a partir de um planejamento livremente orientado. E ganha tambm a sociedade, que possuir indivduos mais saudveis do ponto de vista fsico e psicolgico, pois quantas crianas sabemos que nascem revelia da vontade das mes que, naquele momento, no dispem de condies mnimas de alimentao, tratamento de sade adequado (pr-natal), condies psicolgicas mnimas de gerar e de cuidar futuramente de um filho que no fora adequadamente planejado.

Acrescente-se observncia da festejada Lei, acerca do art. 9, que trata da "assistncia mulher em situao de violncia domstica e familiar", mais precisamente no seu pargrafo terceiro, quando no deixa dvidas quanto ao intuito protetivo da novel legislao no tema do planejamento familiar. Tal dispositivo incluiu ainda como poltica pblica e urgente proteo mulher, a sua assistncia em situao de violncia domstica (violncia sexual) o total acesso aos benefcios cientficos e tecnolgicos dos servios de contracepo de emergncia, profilaxia das DSTs (Doenas sexualmente transmissveis) e AIDS (Sndrome da Imunodeficincia Adquirida), bem como outros procedimentos mdicos necessrios. Certamente que um dos mtodos bastante conhecidos e acessveis para uma contracepo de emergncia o conhecido medicamento, popularmente nominado de "plula do dia seguinte", cujo efeito contraceptivo mais forte que o anticoncepcional convencional, ingerido regularmente em pequenas doses dirias pela mulher. A lei, por sua vez, no especifica qual ou quais outro(s) procedimento(s)s mdico(s) cabveis em casos de violncia sexual praticado contra a mulher. O importante, todavia, o reconhecimento da preocupao do legislador quanto urgncia e imediatidade do atendimento ambulatorial em casos dessa natureza,

devendo o Estado dispor de todos os meios e benefcios necessrios ao conforto, segurana e liberdade sexual da vtima.

importante no olvidar tambm, e, diga-se de passagem, todos conhecemos bem a nossa sofrida realidade, com casos gritantes que ocorrem nas cidades do interior do nosso Estado e Pas, em especial nas famlias sem qualquer assistncia econmica, espiritual, e muitas vezes carentes de orientao moral, quando os homens (maridos, companheiros, namorados etc.), muitas vezes analfabetos e impregnados de uma sub-cultura machista e distorcida, foram as suas mulheres a procriarem at a exausto, cerceando as mesmas de se desenvolverem como pessoas plenas e sociais, aptas ao estudo e ao trabalho. Quem j no ouviu de mulheres que sofrem com os seus maridos porque os mesmos as foram maternidade somente para as prenderem dentro de casa, impedindo aquelas de continuarem os seus estudos, prejudicando dessa forma o bem desenvolver da prpria famlia?

O ato de impedir a mulher ao uso de mtodos contraceptivos necessrios a um bom planejamento familiar, agora alado forma de violncia sexual, revelou o mrito da Lei Maria da Penha na preocupao social, ambiental e no equilbrio familiar, avivando tambm as responsabilidades das instituies pblicas competentes quanto ao oferecimento de meios e mtodos contraceptivos, necessrias ao bom ordenamento e ao equilbrio das geraes futuras. preciso, no obstante o mrito da Lei, que se criem rgos capazes de orientar os setores femininos mais carentes, em especial nas comunidades mais pobres das cidades e do campo, no sentido de fazer com que valha de forma efetiva mais esse direito de liberdade sexual. Caso contrrio, transforma-se em letra morta e imprestvel ao bom desenvolvimento da sociedade.

Conclui-se ainda que a Lei Maria da Penha, longe de pacificar entendimentos a respeito de temas to abrangentes no mbito domstico e familiar em geral, adveio acompanhada de toda uma valorao filosfica e cultural, possuindo o mrito de ampliar sobremaneira os horizontes legislativos tanto na esfera civil, com os seus novos conceitos e interpretaes, aplicaes de medidas protetivas etc. (restrio ou suspenso de visitas a filhos, afastamento da ofendida do lar, separao de corpos etc) como na seara penal. foroso reconhecer que no patamar dos crimes contra a mulher, categoria at ento inexistente no Cdigo Penal como figura singular, pode-se agora quantificar a violncia em 05 (cinco) categorias:Violncia fsica, constiuindo-se esta qualquer conduta que cause ofensa integridade fsica da mulher, independente da gravidade das leses. Isso por si s criou uma novas figuras penais, retratadas nos 9 e 11 , do art. 129 do Cdigo Penal; a Violncia Psicolgica, entendida agora como qualquer conduta que cause dano emocional, incluindo-se ai a auto-estima da mulher, dano ao seu pleno desenvolvimento, degradao de suas crenas, comportamentos e decises, mediante ameaas, constrangimento ou humilhao de sua pessoa, manipulao ou controle psicolgico de qualquer espcie, tais como isolamento, vigilncia, perseguio, chantagem, o ainda, insulto, ridicularizao, explorao, limitao ao direito de ir e vir, bem como prejuzo sade

psicolgica ou de auto-determinao da mulher. Tal conduta delituosa ; a Violncia sexual, j discutida nesse breve ensaio, ressaltando-se, agora, com matizes de diferentes medidas protetivas, inclusive emergenciais, necessrias reparao do ato ilcito como um todo, na condio de crime sexual propriamente dito; a Violncia patrimonial, na condio de qualquer conduta que configure a privao dos bens, valores, objetos de trabalho e pessoais da vtima mulher, constrangendo-a a sofrer pela carncia do que materialmente lhe for de direito; e por fim a Violncia moral, talvez como um dos maiores avanos conceituais dessa lei na parte criminal (juntamente com as violncias psicolgica e sexual), que garante proteo mulher contra qualquer delito que diga respeito aos conhecidos crimes contra a honra j tipificados nos arts. 138, 139 e 140, do CP, reiterados expressamente no art. 7, V da lei da violncia domstica e familiar contra a mulher.

3. CONSIDERAES FINAIS

Concluses finais - Sem se prestar a modificar padres comportamentais ou querer desenraizar a base da sociedade, que a famlia constituda conforme todos conhecem, a Lei Maria da Penha, certamente surge como um marco inovador do conceito familiar, pois acresce, soma, aglutina esfera do convvio humano uma situao ftica, real, j existente, que a unio de pessoas do mesmo sexo.

Quando a lei fala em violncia domstica familiar contra a mulher, assunto antes envolto pela manta da impunidade de uma sociedade ainda machista e preconceituosa, traz juntamente a ampliao do conceito valorativo de famlia, considerando singularmente a AFETIVIDADE HUMANA como padro de regncia prprio das relaes e entrelaamentos na intrnseca esfera da entidade familiar como um todo. Em sendo assim, essa interpretao, acreditamos estar em harmoniosa consonncia com a previso constitucional de proteo famlia nos termos do art. 226 da Constituio Federal "A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado". Hodiernamente, pois, a famlia deve ser entendida como um ncleo de afetividade. Logo, o afeto no se restringir s unies entre pessoas do sexo oposto.

No h mais lugar na nossa sociedade contempornea para violncia de qualquer tipo, seja fsica, sexual, moral, psicolgica ou patrimonial contra a mulher, seja qual for a sua orientao sexual, constituindo qualquer conduta desse tipo afronta clara e violao aos direitos humanos h muito adotada e proclamada pela Resoluo n. 217 A (III) da Assemblia Geral das Naes Unidas, em 1948 e assinada pelo Brasil na mesma data, reconhecendo a dignidade como inerente a todos os membros da FAMLIA HUMANA e como fundamento da liberdade, da justia e da Paz no mundo.

Vous aimerez peut-être aussi