Vous êtes sur la page 1sur 5

Mensagem de Impresso do Windows Live Hotmail

Page 1 of 5

Eleninii Ajogun
De: dOUGLAS sANTOS (omonisekaokabiecile@hotmail.com) Enviada: domingo, 9 de janeiro de 2011 17:48:22 Para: omonisekaokabiecile@hotmail.com

ELNN & AJOGUN


Os Inimigos Ocultos e Declarados dos Homens Os Iorubs denominam Elnn como a Divindade do Infortnio, que tem como principal funo neste mundo, colocar obstculos s oportunidades de sucesso dos seres humanos. Embora considerada a mais velha divindade do rn, Elnn decodificou os segredos do Ob, noz-de-kola, fazendo com que aqueles que desrespeitarem ou desconsiderarem as mensagens do jogo-de-kola, estejam sob suas sanes. O seres malvolos so conhecidos coletivamente como Ajogun, Guerreiros contra os Homens, que segundo a tradio, abrange os f ( Prejuzos), gb ( Paralisia), j (Problemas), p (Maldio), wn (Priso), se , qualquer outro malefcio que possa afetar os seres humanos, entre outras energias malficas.

Entre os Inimigos dos Homens esto tambm as j (Feiticeiras) e os Os (feiticeiros), que utilizam seus poderes para fins malficos. Dentro da Cultura Iorub, acrescenta-se ainda a esse hall, rn (a doena) e k (a Morte), mas a morte pr-matura e no a morte natural. Alguns mitos relatam rn como a esposa de k, e que atravs deles nasceram todas as enfermidades existentes no mundo, que conseguiram escapar do mundo sobrenatural. Muitos de seus filhos ainda se mantm enclausurados no rn, esperando uma oportunidade para se estabelecer no iy. A fim de mant-los afastados de nossas vidas, se faz necessrio combin-los harmonicamente com os poderes sobrenaturais bons, que so obtidos e fortalecidos atravs das oferendas e dos sacrifcios s divindades que prestamos culto, sobre tudo, os Ritos de Or. Aquele que se mantm em harmonia entre os dois mundos, rn iy, poder contar com esses poderes benevolentes, que o proteger contra os planos perversos dos poderes do mal.

IBI AJOGUN Ifa ensina que a falta de alinhamento com Ori, Egun e Orisa, faz com que uma pessoa fique vulnervel s foras perturbadoras dos Ajogun.

http://bl167w.blu167.mail.live.com/mail/PrintMessages.aspx?cpids=40ff3418-1c10-1... 29/10/2011

Mensagem de Impresso do Windows Live Hotmail

Page 2 of 5

Os Ajogun so foras da natureza que causam a destruio natural; enfermidade fsica, desordem mental, e a morte. Estas so tipicamente causadas pelas influncias do meio ambiente, no resultando, necessariamente, de falta de conscincia ou alinhamento por parte da pessoa que sofre suas influncias. Ajogun uma expresso da realidade das coisas ms que sucedem as pessoas boas. If Ensina que somos nascidos com uma idade mxima predeterminada. Mas alm deste ponto, nada se pode fazer para estender a expectativa de vida. Iku (o esprito da morte) no malvado, vingativo ou enojado. A morte parte do ciclo natural de nascimento, vida, morte e renascimento. Por exemplo: Iku pode vir antes do final de um ciclo de vida natural, como resultado de uma m higiene. If pode e oferece remdios para a precauo da morte prematura, inclusive, advertir sobre desastres naturais que virem a acontecer. Quando as foras dos Ajogun j tiverem causado uma enfermidade fsica, o adivinho tem a obrigao de determinar o melhor modo de cura, e necessitar encaminhar uma pessoa da medicina, que poder transformar as causas fundamentais da enfermidade. Na frica, isto geralmente feito travs de uma relao cercada de trabalho entre os iniciados de if e os iniciados de osanyin (o esprito das ervas). No oeste, tal relao existe raramente. O adivinho, no oeste, deve saber que formas de cura fsicas esto disponveis na comunidade (ambas convencionais e alternativas), e fazer recomendaes apropriadas. A presena dos Ajogun pode requerer o uso de awuere (amuletos de proteo). O primeiro passo para se fazer awuere, determinar qual a fora espiritual (orisa - Egun) que melhor possa prevenir uma influncia particular destrutiva. Uma vez que isto seja feito, ser necessrio determinar se a proteo deve de ser carregada de ase de um esprito em particular, ou posta fora de casa, usualmente enterradas i.e. Shigidi.

Fonte: Daf, de AWO FALOKUN FATUNMI

K m k K m rn K m s'ejo K m s'f K m s'egba K m s'p K m s'won

http://bl167w.blu167.mail.live.com/mail/PrintMessages.aspx?cpids=40ff3418-1c10-1... 29/10/2011

Mensagem de Impresso do Windows Live Hotmail

Page 3 of 5

K m ibi gbogbo arin dede wa wre Kribe Kose se

Nada de Morte Nada de Doenas Nada de problemas Nada de perdas Nada de paralisias Nada de maldies Nada de aprisionamento Nenhum tipo de maldade Entre todos ns Assim seja !

Postado por Oyadeji Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Google Buzz s 23:19 Reaes:

Compartilhar no Twitter

Compartilhar no Facebook

19/11/10

UMA HOMENAGEM AO DIA DA CONSCINCIA NEGRA


A Ancestralidade no Brasil O Brasil, um pas de origem luso-africano-amerndio, atualmente em diversos graus de associao e transformao. Quarenta e cinco por cento da populao brasileira de descendncia africana elevando-se essa proporo em algumas regies at chegar a 80% na cidade de Salvador. Seus integrantes, portadores de riqussimas culturas correspondentes aos vrios reinos de onde foram trazidos da frica Ocidental e Meridional, radicaram-se e

http://bl167w.blu167.mail.live.com/mail/PrintMessages.aspx?cpids=40ff3418-1c10-1... 29/10/2011

Mensagem de Impresso do Windows Live Hotmail

Page 4 of 5

foram transmitindo seus costumes, hierarquias, lnguas, concepes estticas, dramatizaes, literatura e mitologia, sobretudo a sua religio, viso de mundo e universo simblico. A tradio de origem Yorub - conhecida como Nag - recomps, com estrutura prpria, a dos grupos egb, egbado, ijex, sab e sobretudo a originria do reino de Ketu influenciando todas as outras "naes" quer seja Jeje-Fon- de Benin (ex Daom), quer seja as de origem Bantu. Os africanos trouxeram consigo riqussimo patrimnio civilizatrio. basicamente transmitido e expandido pela devoo a seus ancestrais que asseguram a continuidade espiritual e histrica, os vnculos de aliana comunitria. Atravs do culto aos ancestrais, os Egun ou Egungum possvel reconstruir origens, etnias, memria. Essa memria, enraizada na multiplicidade da herana negro-africana, expande com fora total, um ethos que passando a diversidade de suas expresses manifestas - Nag, Jeje, Angola, Cango, etc. - permite revelar estruturas, valores, normas, denominadores comuns onde a questo da ancestralidade mtica e histrica, marca a existncia de uma forte comunalidade. na memria e no culto aos antepassados que essa comunalidade se afirma. (Fonte: site mestre Did.org)

Em muitas sociedades africanas a venerao ancestral um tradicionalmente central e bsico, mesmo nos cultos contemporneos.

dos

princpios

O culto ancestral africano enraizado profundamente no mundo tradicional africano. Dinamismo e vitalismo, compreendido de uma maneira existencial, concreta e afetiva e de aproximao. A realidade vista e julgada especialmente em seus aspectos dinmicos relacionados prximos vida, o mais real e valioso concedido para cada ser. Dando a nfase a fecundidade, a vida e a identificao entre o ser e o poder ou fora vital. Certamente, o ideal africano dessa cultura a coexistncia de uma existncia de uma fora vital relacionada com o mundo e o universo. Sobretudo as foras do Deus, que d a existncia e o aumento do poder a todos. Vm em seguida os mortos, que so dotados com poderes especiais, que vivem uma hierarquia de acordo com seu poder. As maneiras diferentes de ser so distinguidas por suas modalidades e grau de participao de fora suprema (deus) e em foras superiores de outros seres espirituais A fora, a alma, a vida e a palavra so conectadas prximas um com o outro. A palavra o princpio da vida, excelncia vital do par da fora (da fora do nome, do ritual, da palavra e do mito). Em algum sentido tudo participao, porque a mesma fora que anima o universo inteiro; e normal que essa fora age em tudo.

No h nenhum sistema uniforme da opinio e das prticas deste culto na frica.Mas o fato, se encontra nas diferenas de detalhes, mesmo no mesmo grupo tnico. Alm disso, a venerao ancestral que ser descrito aqui no encontrado em cada comunidade tradicional africana. No obstante, o culto pertence maioria dos povos. Adicionalmente, apesar das diferenas, h muitos elementos compartilhados em comum por muitas sociedades tnicas.

http://bl167w.blu167.mail.live.com/mail/PrintMessages.aspx?cpids=40ff3418-1c10-1... 29/10/2011

Mensagem de Impresso do Windows Live Hotmail

Page 5 of 5

A venerao ancestral est ligada intimamente na maioria, com a frica tradicional. Compreendido como o poder sagrado (fora vital), entendido com um elemento central. Este ideal um das motivaes bsicas do culto ancestral. Isso porque em muitas sociedades africanas o status ancestral ligado intimamente com a fecundidade e procriao. Em algumas (mas de nenhuma maneira todas as) comunidades, uma pessoa sem prole no pode transformarse um antepassado. H mesmo os casos onde se acredita que, nomear um descendente pelo nome de seu antepassado, possvel que o antepassado continue a viver em seu descendente. A opinio difundida, que o antepassado continuar a sobreviver e nessa circunstncia que no ser esquecido, isto , seus descendentes se comunicaro regularmente com ele e oferecer rituais. Bem por isso, o africano costuma ter muitos filhos que o recordaro e se comunicaro ritualmente com ele. Um antepassado, por sua parte d grandes benefcios para seus parentes vivos tais como: a sade, a vida longa, sorte, prosperidade e bons filhos. Ningum pode ser um antepassado de um indivduo que no lhe seja relacionado ao familiar sangneo. por esta razo que os rituais para os mortos, sem nenhuma referncia particular sangunea, so considerados geralmente como no pertencendo ao culto ancestral. Embora haja casos onde o relacionamento ancestral no fundado em laos da famlia (por exemplo: quando tal relacionamento de uma em sociedade comum - religiosa ou secreta), contudo tal relacionamento raramente - vai alm dos limites tribais. bvio que o africano manifesta uma forte da tendncia dialtica em sua atitude para seus antepassados, a saber: de medo, mas tambm com uma atrao para com eles. Como pode ser visto na descrio acima h umas vrias razes de tal atitude ambivalente. Entre tais razes, o sentido do sagrado dos antepassados deve tambm ser includo. Ningum pode alcanar o status ancestral sem ter tido uma vida moral boa, de acordo com padres morais africanos tradicionais. Para ser um antepassado preciso ser considerado como um modelo ou um exemplar de conduta na comunidade, e como a fonte da tradio tribal e da sua estabilidade. (Texto Adaptado por Ifatol)

http://bl167w.blu167.mail.live.com/mail/PrintMessages.aspx?cpids=40ff3418-1c10-1... 29/10/2011

Vous aimerez peut-être aussi