Vous êtes sur la page 1sur 3

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN ESCOLA DE EDUCAO E HUMANIDADES CURSO DE FILOSOFIA

EVANDRO DE JESUS FERREIRA

COMENTRIO SOBRE SEMELHANAS E AS DIFERENAS ENTRE PSICLOGOS, PSIQUIATRA E PSICOPEDAGOGO.

MARING 2013

EVANDRO DE JESUS FERREIRA

COMENTRIO SOBRE SEMELHANAS E AS DIFERENAS ENTRE PSICLOGOS, PSIQUIATRA E PSICOPEDAGOGO.

Trabalho apresentado ao Curso de Filosofia, da Pontifcia Universidade Catlica do Paran Campus Maring, referente disciplina Prtica em Filosofia: Leitura e Produo de Textos I. Prof. Dr. Ana Maria T. Benevides Pereira.

MARING 2013

Para ser psiclogo preciso fazer faculdade de psicologia e a formao de psicanalista se d atravs de um trip: formao terica numa instituio psicanaltica, anlise pessoal e superviso. O psiclogo ou psicanalista no podem medicar seus pacientes porque no so mdicos, apesar da psicologia tambm fazer tambm avaliao das doenas mentais, seu tratamento focado em terapia e a psicanlise no se ocupa nem se quer de diagnosticar o transtorno, mas sim de tratar o mal estar do sujeito, na sua singularidade. Apesar de suas diferenas estamos falando de trs reas do conhecimento para tratar daquilo que prprio do ser humano.

Psiquiatria um ramo da medicina, que trabalha com o diagnstico e tratamento dos transtornos mentais. Para ser psiquiatra preciso fazer faculdade de medicina e depois residncia em psiquiatria. A avaliao psiquitrica envolve o exame do estado mental dos pacientes e classificao do diagnostico segundo o CID 10 ou DSMIV. Geralmente o tratamento psiquitrico feito atravs de medicamentos e em alguns casos o prprio psiquiatra faz atendimento psicoteraputico ou anlise e quando no o fazem, muitos encaminham para psiclogos ou psicanalistas para oferecer assim melhores chances de cura a seus pacientes.

O psicopedagogo o profissional que procurar compreender as mensagens, muitas vezes implcitas, sobre os motivos que levam as pessoas a obterem resultados insuficientes ao esforo aplicado em sua busca pela aprendizagem, seja ela sistemtica ou no. Ele pode ser um psicopedagogo clnico, cujo trabalho feito em uma clnica psicopedaggica ou em uma instituio escolar ou no. No caso de uma instituio, estaremos falando de Psicopedagogia Institucional. O profissional j se especializa nas duas formaes durante o curso de especializao. Daniela Bittencourt. Psicloga CRP 12/07184 www.danielabittencourt.blogspot.com

Disponvel em: < http://www.elizamagrin.com.br/diva/diva-voce-sabe-a-diferenca-entrepsiquiatria-psicologia-e-psicanalise/725 >. Acesso 12 junho 2013.

Comentrio Comentando sobre semelhanas e diferenas entre psiclogos, psiquiatra e psicopedagogo podemos perceber que as diferentes reas do conhecimento desenvolvem-se de maneira interligada. A CID-10 ou Classificao Internacional de Doenas (mas que na verdade Classificao Estatstica Internacional de Doenas e Problemas Relacionados com a Sade) foi criada para padronizar e catalogar as doenas e problemas relacionados sade, tendo como referncia a Nomenclatura Internacional de Doenas, estabelecida: OMS (Organizao Mundial de Sade). O Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders DSM) para profissionais da rea da sade mental, lista diferentes categorias de transtornos mentais e critrios para diagnostico.

Vous aimerez peut-être aussi