Vous êtes sur la page 1sur 4

Tudo o que o enfermeiro precisa saber sobre: Acidente Vascular Cerebral O AVC uma reduo repentina da circulao sangunea

a no crebro, sendo assim interrompido ou diminudo o suprimento de oxignio no crebro, levando a leso ou necrose de tecidos cerebrais. Por isso essencial que a circulao volte ao normal o mais rpido possvel. Geralmente quem sofre um AVC tem leses e incapacidades permanentes e pode ter uma recidiva. Apesar de acometer idosos com maior freqncia, o AVC pode ocorrer em qualquer idade, principalmente em homens. Aproximadamente 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) so causados por um baixo fluxo sangneo cerebral (isquemia) e outros 20% por hemorragias tanto intraparenquimatosas como subaracnideas (Neto 2002). Fatores de Riscos Hipertenso arterial sistmica (HAS); Diabetes; Dislipidemia e obesidade; Tabagismo; lcool; Anticoncepcional oral; Doenas associadas que acarretem aumento no estado de coagulabilidade do indivduo.

Causas As principais causas do AVC so trombose, embolia e hemorragias cerebrais, respectivamente. Na trombose ocorre obstruo de um vaso sanguneo, geralmente extracerebrais, sendo mais comum na meia-idade e em idosos. A embolia no apresenta Sinai premonitrios, o mbolo se forma num tempo de 10 a 20 segundos, geralmente na artria cerebral mdia, pode ocorrer em qualquer idade, com especial ateno aos pacientes cardiopatas, com endocardites e arritmias. Nas hemorragias cerebrais ocorre ruptura sbita de uma artria cerebral provocada por aneurismas ou hipertenso crnica, e pode ocorrer repentinamente em qualquer idade. Avaliao A histria do cliente pode apresentar perda de conscincia, tontura, distrbios mentais, convulses, hemiparesia ou hemiplegia. O cliente pode estar inconsciente ou com alteraes de conscincia; quando consciente, pode apresentar ansiedade e

distrbios de mobilidade. Ao conversar com o cliente pode ser verificada dificuldade de comunicao como afasia ou disfasia, disartria e/ou apraxia. A inspeo pode verificar incontinncia urinria. Os testes de viso detectam hemianopsia do lado afetado; e problemas visuoespaciais quando ocorre hemiplegia do lado esquerdo. Testes da funo sensorial podem detectar perdas sensoriais, dificuldade de interpretar estmulos visuais, tteis e auditivos. Testes de funo motora e fora muscular detectam perda do controle muscular voluntrio e hemiparesia/hemiplegia em um dos lados. Ateno! Quando o AVC ocorre no hemisfrio esquerdo sinais e sintomas aparecem no lado direito e quando ocorrem no lado direito eles aparecem no lado direito! E se o AVC causar leso nos nervos cranianos a disfuno do nervo ocorrer do mesmo lado da leso! Complicaes Pode acometer o paciente uma instabilidade da presso arterial, devido a perda do controle vasomotor; distrbios do equilbrio hidreletroltico; desnutrio; dfivit sensorial; infeccs como encefalite, abscesso cerebral e pneumonia; alterae do nvel do conscincia; broncoaspirao; contraturas; e embolia pulmonar. Tratamento Em geral, o tratamento inclui reabilitao fsica, dieta e frmacos para reduzir os fatores de risco, e em alguns casos, cirurgia e cuidados que ajudem ao cliente a adaptarse a dficits especficos. Os frmacos utilizados so: Anticonvulsivantes como fenobarbital ou fenitona; Emolientes fecais, para evita esforo ao defecar; Corticides para diminuir o edema cerebral; Analgsicos em caso de cefalia por AVC hemorrgico; Anticoagulantes como heparina, warfarina, e cido acetilsaliclico em AVC relacionado a tombo ou mbolo; Dipiridamol que reduz a agresso plaquetria. Diagnsticos de enfermagem Manuteno do lar alterada, relacionada com dficits neurolgicos irreversveis secundrios ao AVC, caracterizado por (dificuldade de locomoo, baixo autoestima, viso debilitada). Comunicao verbal prejudicada, relacionada com leso neurolgica do centro cerebral da fala secundria ao AVC, caracterizada por (afasia ou disfasia, disartria, apraxia).

Risco de baixo auto-estima relacionado a alterao sbita da funo corporal.

Interveno de Enfermagem Na fase aguda deve-se afrouxar as roupas apertadas e manter a oxigenao adequada; caso o cliente esteja inconsciente ele deve ser deitada em posio de segurana, se necessrio, aspirar as secrees; auxiliar na introduo de uma via respiratria artificial e administrar oxignio suplementar, se for necessrio. O equilbrio hidreletroltico deve ser mantido, administrar lquido IV de acordo com a prescrio, vagarosamente; oferecer ingesto de lquido dentro das restries. Oferecer a cada 2 horas o urinol ou a comadre, em caso de incontinncia urinria, oferecer a cada hora, caso seja de extrema necessidade, utilizar cateter urinrio, utilizar-se de cuidados para evitar infeco. Assegurar-se de que o cliente est tendo uma nutrio adequada e de acordo com a prescrio da nutricionista, o cliente deve visualizar a bandeja de alimento e sentar-se ereto com a cabea inclinada ligeiramente para frente; se necessrio utilizar sonda nasogstrica. Evite que o cliente faa esforo para defeca, modifique a dieta do cliente , utilize emolientes fecais e , se necessrio, laxantes; se o cliente vomitar deve-se mantlo em posio de segurana. A higiene oral deve ser completa e cuidadosamente feita, se o cliente utilizar prteses dentrias elas devem ser bem limpas. A higiene ocular tambm deve ser feita cuidadosamente, utilize colrios de acordo com a prescrio e aplique tampo se o cliente no Fo capaz de fechar a plpebra. Administrar os frmacos de acordo com a prescrio mdica. Deve ser feitas atividades de mobilizao ativa e passiva tanto com o lado normal quanto com o lado afetado. A comunicao com o cliente deve ser mantida, mesmo se ele estiver afsico. E lembre-se sempre de que mesmo que ele no posa falar ele pode ouvir! Estabelecer com o cliente metas realistas, fazer com que a famlia participe sempre que possvel, deixar que o cliente participe como puder para diminuir o sentimento de dependncia, oferecer apoio psicolgico e compreender as mudanas de humor. Proteja o cliente contra acidentes. Preparar o cliente para cirurgia, se houve indicao (Snia Regina de Souza 2004).

Prescrio de Enfermagem 1- Realizar exerccios passivos nos membros afetados. Fazer os exerccios lentamente, para permitir que os msculos tenham tempo de relaxar e apoiar extremidades acima e abaixo da articulao para prevenir leses nas articulaes e nos tecidos; 2- Durante os exerccios, os braos e as pernas do cliente devem ser movimentados

delicadamente no limite de sua intolerncia dor e realizar o exerccio lentamente, permitindo o relaxamento muscular; 3- Ensinar o cliente a realizar exerccios ativos nos membros no afetados, no mnimo quatro vezes por semana; 4- Apoiar as extremidades com travesseiros, para evitar ou reduzir o edema; 5Posicionar em alinhamento para prevenir complicaes. Usar apoio para os ps; Evitar perodos prolongados sentado ou deitado na mesma posio; Mudar a posio das articulaes do ombro a cada 24 horas; Apoiar a mo e o punho em alinhamento natural; Usar talas de mo e pulso. 6- Proporcionar mobilizao progressiva; Auxiliar lentamente para a posio sentada; Permitir que as pernas fiquem suspensa sobre a lateral da cama por alguns minutos antes de ficar em p; Limitar em 15, trs vezes por dia as primeiras sadas da cama; Aumentar o tempo fora da cama em 15 conforme o tolerado; Evoluir para a deambulao com ou sem auxlio; Encorajar a deambulao por perodos curtos e freqentes; Aumentar progressivamente as caminhadas a cada dia. 7- Implementar as precaues de segurana; Proteger as reas com sensibilidade diminuda dos extremos de frio e calor; Orientar quanto s complicaes da imobilidade: -Flebite; -Escara de decbito; -Comprometimento neurovascular. 8- Auxiliar nos cuidados dirios como higiene geral, vestir-se, alimentar se. 9 Administrar medicaes conforme prescrio medica; 10 Aferir sinais vitais. (Hoverney Quaresma Soares, 2008)

Vous aimerez peut-être aussi