Vous êtes sur la page 1sur 2

O QUE PRESSO MXIMA DE VAPOR?

? Denominamos presso mxima de vapor aquele tipo de presso em que as fases gasosa e lquida coexistem em equilbrio.

mais molculas escapam da superfcie do lquido mais vapor aumenta-se a presso INFLUNCIA DA TEMPERATURA

O lquido isolado comea a evaporar. Aps um tempo a evaporao cessa, deixando o recipiente saturado.

A presso que o vapor exerce no equilbrio lquido-vapor denomina-se de presso mxima de vapor. A diferena h entre os nveis do mercrio indica a presso mxima de vapor do lquido.

No estudo da Termodinmica aprende-se que a evaporao um fenmeno fsico que ocorre em qualquer temperatura, pelo fato de a superfcie ficar exposta ao meio ambiente. certo ento dizer que sem fornecer calor gua ela evaporar. A evaporao ocorre porque as molculas com maior velocidade conseguem escapar atravs da superfcie livre do lquido. Sendo assim, na evaporao a temperatura do lquido diminui, pois quando as molculas com maior velocidade escapam, a energia cintica diminui. Quando se coloca em um recipiente fechado certa quantidade de gua, determinada temperatura, logo se inicia o processo de evaporao da gua contida no recipiente. Algum tempo depois, a evaporao dentro do recipiente isolado ir parar. Ao cessar a evaporao dentro do recipiente isolado, ele estar saturado de vapor, isto , estar cheio de vapor de gua. A presso interna no recipiente exercida pelo prprio vapor de gua, logo, d-se o nome presso interna de presso mxima de vapor e o vapor contido no recipiente denominado vapor saturante. Se porventura a temperatura do lquido aumentar, ele comear a evaporar-se novamente; em consequncia disso, aumentar tambm a presso interna. Com isso, conclui-se que: Aumentando a temperatura aumenta-se a energia cintica das molculas

A temperatura influencia na presso mxima de vapor de um lquido. Como a formao dos vapores um fenmeno endotrmico, um aumento de temperatura favorece a sua formao, aumentando, assim, a presso mxima dos vapores. O grfico abaixo mostra a presso mxima de vapor da gua em vrias temperaturas. Exerccios 1. O ponto de ebulio a temperatura na qual: a) A substncia comea a passar do estado lquido para o gasoso. b) A presso parcial do vapor do liquido igual do solvente. c) A presso total de vapor do liquido igual do solvente. d) A presso de vapor atinge o vapor mximo. e) A presso atmosfrica igual presso de vapor de liquido. 2. Porque durante a evaporao de um lquido, sua temperatura diminui?

a) as molculas com menor velocidade conseguem escapar atravs da superfcie livre do lquido. b) as molculas com maior agitao molecular absorvem energia na superfcie livre do lquido, resfriando-o. c) as molculas com maior velocidade (energia cintica) escapam da superfcie do lquido. d) quando as molculas com maior velocidade escapam, a energia cintica aumenta. 3. comum em pases de clima frio, ao formar uma camada espessa de gelo nas ruas, aspergir sal sob o gelo. Logo aps, observa-se o derretimento do gelo ou pelo menos parte dele. Em relao ao exposto, podemos afirmar que o sal ao ser espalhado sob o gelo: a) abaixou o ponto de ebulio e aumentou o ponto de fuso. b) aumentou o ponto de ebulio e o ponto de fuso. c) abaixou o ponto de ebulio e o ponto de fuso. d) aumentou o ponto de ebulio e abaixou o ponto de fuso. e) no alterou o ponto de fuso e ebulio. 4. Substncias mais volteis produzem uma maior presso da fase de vapor sobrea a fase lquida? Justifique. Tonoscopia Tambm denominada de Tonometria, esta propriedade coligativa estuda a diminuio da presso mxima de vapor de um solvente causada pela adio de um soluto no-voltil. As propriedades coligativas so propriedades que se originam a partir da presena de um soluto novoltil e um solvente. A frmula para o clculo da Tonoscopia segue abaixo: p = P2 P, onde: P = presso de vapor da soluo P2 = presso de vapor do solvente Quando um lquido entra para o estado de vapor, estabelece novas interaes, sendo que a quantidade de solvente presente nesta nova fase vai determinar a chamada presso de vapor. A presso de vapor de uma soluo corresponde quantidade de solvente na fase gasosa e existe uma relao entre o abaixamento da presso mxima de vapor e o nmero de mols do soluto presente em uma soluo. Levando em conta este conceito podemos estabelecer o seguinte: Quanto maior for o nmero de mols do soluto no-voltil na soluo, maior ser o abaixamento da presso mxima de vapor.

Sabe-se que toda soluo tende a um equilbrio, e este pode ser atingido se considerarmos a Lei de Raoult: a presso de vapor de um solvente em uma soluo igual ao produto da presso de vapor do lquido puro presente nesta soluo, se considerarmos a frao molar do lquido. Veja a frmula que permite calcular esse princpio: p2 = p0 x2 Onde: p2 = presso de vapor do lquido na soluo p0 = presso de vapor no lquido puro x2 = frao molar do lquido na soluo O cientista francs Franois Marie Raoult foi o responsvel pelo estudo destas propriedades e chegou frmula acima.

Vous aimerez peut-être aussi