Vous êtes sur la page 1sur 19

Seco II rea de Prestao de Cuidados

Artigo 46. Estrutura A rea de Prestao de Cuidados encontra-se estruturada em quatro nveis, em funo da natureza dos cuidados oferecidos: a) Cuidados de Sade Pblica; b) Cuidados de Sade Primrios; c) Cuidados de Sade Hospitalares; d) Cuidados Continuados.

19

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Subseco I Cuidados de Sade Pblica

Artigo 47. Disposies Gerais 1. Os Cuidados de Sade Pblica constituem-se como uma estrutura flexvel de vigilncia e monitorizao da sade da populao abrangida pela ULSG, essenciais promoo da sade, controlo e preveno da doena. 2. A integrao com os cuidados primrios, cuidados hospitalares e cuidados continuados dever ser assegurada pelo Gabinete de Gesto da Doena, para o que contar com a colaborao de todos os nveis de cuidados.

Artigo 48. Unidade de Sade Pblica 1. A Unidade de Sade Pblica, doravante designada por USP, funciona como observatrio de sade da rea geodemogrfica da ULSG. 2. Compete Unidade de Sade Pblica, designadamente: a) Elaborar informao e planos relativos aos diferentes aspectos e domnios da sade pblica; b) Proceder vigilncia e monitorizao do estado de sade da populao e seus determinantes; c) Avaliar o impacto das vrias intervenes em sade; d) Apresentar e gerir programas de interveno no mbito da preveno, promoo e proteco da sade da populao em geral ou de grupos especficos, no quadro dos planos nacionais de sade ou dos respectivos programas ou planos regionais ou locais de sade, nomeadamente vacinao, sade ambiental, sade escolar, sade ocupacional e sade oral; e) Colaborar, de acordo com a legislao respectiva, no exerccio das funes de autoridade de sade; f) Promover e participar na formao pr-graduada e ps-graduada dos diversos grupos profissionais que integram. 3. A Unidade de Sade Pblica integra: a) O Servio Operativo Central de Sade Pblica que inclui um Ncleo de Vigilncia Epidemiolgica e Planeamento, de interveno comunitria em Sade e de gesto e execuo de Programas especficos de interveno no mbito da defesa, promoo e proteco da sade da populao ou de determinados grupos; b) O Laboratrio de Sade Pblica; c) O Gabinete de Engenharia Sanitria; d) O Servio de Sade Ocupacional; e) Os Ncleos Locais de Sade Pblica abrangendo todos os concelhos que integram a ULSG.
20

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

4. A equipa da USP composta por mdicos de sade pblica, enfermeiros de sade pblica ou de sade comunitria e tcnicos de sade ambiental, integrando ainda, em permanncia ou em colaborao temporria, outros profissionais ou empresas, que forem considerados necessrios para a realizao dos seus objectivos. 5. A autoridade de sade a nvel da ULSG integra-se na cadeia hierrquica directa das autoridades de sade, nos termos do disposto na XIX da Lei n. 48/90, de 24 de Agosto, e do Decreto-Lei n.82/2009, de 2 de Abril.

Artigo 49. Coordenao da Unidade de Sade Pblica 1. O coordenador da unidade de sade pblica designado pelo Conselho de Administrao, sob proposta dos directores clnicos, de entre mdicos da especialidade de sade pblica com adequado perfil, avaliado segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana. 2. Ao coordenador da USP compete, designadamente: a) Programar as actividades da unidade, elaborando o plano anual de actividades a desenvolver com a respectiva dotao oramental previsional; b) Assegurar o funcionamento eficiente da unidade e o cumprimento dos objectivos programados, promovendo e incentivando a participao dos profissionais na gesto da unidade; c) Contribuir para a integrao de cuidados na ULSG; d) Elaborar o regulamento da USP e prop-lo, para aprovao, ao Conselho de Administrao; e) Garantir a prossecuo das competncias da USP; f) Representar a USP perante a Direco Tcnica. 3. O Coordenador da USP , por inerncia, o delegado de sade, designado nos termos da legislao aplicvel s autoridades de sade. 4. O coordenador da USP indica, de entre os profissionais de sade pblica, e sempre que solicitado, o seu representante nos rgos municipais com responsabilidade de sade.

Subseco II Cuidados de Sade Primrios

Artigo 50. Disposies Gerais 1. Os Cuidados de Sade Primrios so compostos pelas unidades referidas nas alneas c) a n) do nmero 1 e no nmero 3 do artigo 5. do presente Regulamento Interno.
21

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. Os Cuidados de Sade Primrios encontram-se reunidos num Agrupamento de Centros de Sade, nos termos do Decreto-Lei n. 28/2008 e do Decreto-lei n. 102/2009, de 11 de Maio. 3. A integrao com os cuidados de sade pblica, cuidados hospitalares e cuidados continuados dever ser assegurada pelo Gabinete de Gesto da Doena, para o que contar com a colaborao de todos os nveis de cuidados.

Artigo 51. Acesso aos Cuidados de Sade Primrios Os Cuidados de Sade Primrios devem constituir o primeiro acesso dos cidados prestao de cuidados de sade na ULSG.

Artigo 52. Agrupamento de Centros de Sade O Agrupamento de Centros de Sade, doravante designado por ACS, integra as seguintes unidades: a) As Unidades de Sade Familiares; b) As Unidades de Cuidados de Sade Personalizados; c) A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados; d) A Unidade de Cuidados na Comunidade.

Artigo 53. Unidade de Sade Familiar 1. As Unidades de Sade Familiares, doravante denominadas por USF, so as unidades elementares de prestao de cuidados de sade, individuais e familiares, nos termos do disposto no Decreto-Lei n. 298/2007, de 22 de Agosto. 2. So equipas pluridisciplinares que integram mdicos, enfermeiros e pessoal administrativo, tendo por misso a prestao de cuidados de sade personalizados populao inscrita de uma determinada rea geogrfica, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e a continuidade dos mesmos. 3. A actividade da USF desenvolve a sua aco com autonomia organizativa, funcional e tcnica, numa uma lgica de integrao de cuidados e seguindo os objectivos da ULSG. 4. Aplica-se subsidiariamente ao presente Regulamento Interno, no que respeita s USF, o disposto no Decreto-Lei n. 298/2007, de 22 de Agosto.

22

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 54. Unidade de Cuidados de Sade Personalizados 1. As Unidades de Cuidados de Sade Personalizados, doravante denominadas UCSP, correspondem a um servio de prestao de cuidados de sade primrios, individualizado por delimitao geogrfica do Centro de Sade que o compe. 2. So equipas pluridisciplinares formadas por mdicos, enfermeiros e pessoal administrativo no integrados em Unidades de Sade Familiares que prestam cuidados de sade personalizados, garantindo a acessibilidade, a continuidade e a globalidade dos mesmos.

Artigo 55. Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados 1. A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, doravante denominada por URAP, presta servios de consultadoria e assistncia s unidades funcionais referidas nos artigos 44. e 45., e organiza ligaes funcionais com os Cuidados Hospitalares, em todos os Centros de Sade do Agrupamento. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, salvaguarda-se a possibilidade de alocao permanente recursos a Centros de Sade cujas necessidades assim o justifiquem. 3. A equipa da unidade de recursos assistncias partilhados, composta por mdicos de especialidades hospitalares, nutricionistas, psiclogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, tcnicos de sade oral, terapeutas da fala e outros tcnicos de diagnstico ou teraputica que venham a mostrar-se necessrios prossecuo dos objectivos. 4. A URAP deve coordenar-se, atravs da partilha de recursos humanos e materiais, com a equipa de cuidados continuados integrados no sentido de oferecer servios domicilirios a pessoas em situao de dependncia funcional, doena terminal ou em processo de convalescena.

Artigo 56. Unidade de Cuidados na Comunidade 1. A Unidade de Cuidados na Comunidade, doravante denominada UCC, presta cuidados de sade e apoio psicolgico e social de mbito domicilirio e comunitrio, especialmente s pessoas, famlias e grupos mais vulnerveis, em situao de maior risco ou dependncia fsica e funcional ou doena que requeira acompanhamento prximo, e actua ainda na educao para a sade, na integrao em redes de apoio famlia e na implementao de unidades mveis de interveno, garantindo a continuidade e qualidade dos cuidados prestados.

23

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. A UCC, uma unidade que assegura respostas integradas, articuladas, diferenciadas, de grande proximidade s necessidades em cuidados de sade e sociais da populao onde est inserida e rege-se pelos seguintes princpios: Cooperao; Solidariedade e trabalho de equipa; Autonomia assente na auto-organizao funcional e tcnica; Articulao efectiva com as outras unidades funcionais do ACES; Parceria com estruturas da comunidade local (Autarquias, Segurana Social, IPSS, Associaes e outras); Gesto participativa assente num sistema de comunicao e de relaes entre todos os seus profissionais, promotores de ganhos de motivao e satisfao profissional. 3. A UCC uma das unidades funcionais do ACS, desenvolvendo a sua actividade com autonomia organizativa e tcnica, em intercooperao com as demais unidades funcionais do ACS e est sediada nas instalaes de cada centro de sade, abrangendo a sua rea de influncia e intervindo no mbito comunitrio e de base populacional. 4. Compete UCC assegurar as suas funes atravs do compromisso assistencial, constitudo pela prestao de cuidados que devero fazer parte integrante da carteira de servios, contratualizado internamente com a direco do ACS. 5. A coordenao da UCC assegurada por um enfermeiro, designado de entre os enfermeiros com pelo menos a categoria de enfermeiro especialista e com experincia na respectiva rea funcional. 6. As competncias do coordenador so as constantes do Artigo 14 do Decreto-Lei de 28/2008 de 22 de Fevereiro. Artigo 57. Coordenao das Unidades Funcionais 1. Cada unidade funcional tem um coordenador, nos termos do nmero 1 do artigo 14. do Decreto-Lei n. 28/2008 de 22 de Fevereiro. 2. Ao coordenador da unidade funcional compete, designadamente: a) Programar as actividades da unidade, elaborando o plano anual de aco, a ele se associando a respectiva dotao oramental; b) Garantir o funcionamento eficiente da unidade e o cumprimento dos objectivos programados, promovendo e incentivando a participao dos profissionais na sua gesto, a intercooperao com as diferentes unidades funcionais existentes no Centro de Sade; c) Assegurar a qualidade dos servios prestados e a sua melhoria contnua, controlando e avaliando sistematicamente o desempenho da unidade; d) Promover, ouvindo os profissionais da unidade, a consolidao das boas prticas na prescrio e a observao das mesmas; e) Redigir o regulamento interno da unidade e prop-lo, para aprovao ao conselho executivo do ACS; f) Elaborar o relatrio anual de actividades; g) Representar a unidade perante o director executivo.

24

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

3. O coordenador da unidade de cuidados de sade personalizados , por inerncia, director do centro de sade. 4. Compete ao director do centro de sade, para alm das competncias previstas no n. 2, as seguintes: a) Assegurar a coordenao entre as unidades funcionais, visando uma prestao de cuidados contnua e centrada no doente; b) Colaborar com os demais coordenadores na definio do plano anual de aco e respectivo oramento; c) Representar o director executivo nos contactos com a comunidade e na gesto quotidiana das instalaes e equipamentos do centro de sade. d) Assumir outras funes que lhe sejam delegadas pelo Director Executivo do ACS.

Artigo 58. rgos do Agrupamento de Centros de Sade 1. So rgos do ACS: a) O Director Executivo; b) O Conselho Executivo; c) O Conselho Clnico; d) O Conselho da Comunidade. 2. A designao, a competncia, a composio, o regime de exerccio de funes regem-se pelo disposto no Decreto-Lei n. 28/2008, de 22 de Fevereiro, com as necessrias adaptaes em face da subordinao ao poder direco, de tutela e de superintendncia do Conselho de Administrao da ULSG.

Subseco III Cuidados Hospitalares

Artigo 59. Disposies Gerais 1. Os Cuidados Hospitalares integram as prestaes de cuidados de sade disponveis no Hospital de Sousa Martins, Guarda e no Hospital de Nossa Senhora da Assuno, Seia. 2. A integrao com os cuidados de sade pblica, cuidados primrios e cuidados continuados dever ser assegurada pelo Gabinete de Gesto da Doena, devendo todos os nveis de cuidados colaborar com este.

Artigo 60. Acesso aos Cuidados Hospitalares O acesso aos Cuidados Hospitalares dever ser preferencialmente programado, exceptuando as situaes de urgncia/emergncia, nas quais o acesso se dever efectuar, sempre que possvel, atravs do INEM, aps prvia triagem pelo Centro de Orientao de Doentes Urgentes (C.O.D.U.-112).
25

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 61. Organizao Os Cuidados Hospitalares encontram-se organizados em departamentos, servios e unidades funcionais.

Artigo 62. Estrutura Organizacional 1. Os Cuidados Hospitalares comportam os seguintes departamentos: Departamento de Medicina; Departamento de Cirurgia; Departamento de Urgncia e Emergncia Departamento da Sade da Criana e da Mulher; Departamento de Pneumocardiologia; Departamento de Psiquiatria e Sade Mental.

2. O Departamento de Pneumocardiologia constitudo por: Servio de Pneumologia; Servio de Cardiologia; Unidade de Exames Especiais de Pneumocardiologia da Guarda; Unidade de Exames Especiais de Pneumocardiologia de Seia; Centro de Diagnstico Pneumolgico. 3. O Departamento de Medicina constitudo por: Servio de Medicina da Guarda; Servio de Medicina de Seia; Servio de Neurologia; Unidade de AVCs; Servio de Gastrenterologia; Unidade de Oncologia; Unidade da Dor; Unidade de Hospital de Dia. 4. O Departamento de Cirurgia constitudo por: Servio Cirurgia Geral da Guarda; Unidade Cirrgica de Seia; Servio de Oftalmologia; Servio de Ortopedia; Servio de Otorrinolaringologia; Unidade de Exames Especiais de Otorrinolaringologia; Servio de Dermatologia. 5. O Departamento de Urgncia e Emergncia Servio de Urgncia Geral da Guarda; Unidade Bsica de Urgncia de Seia; Unidade de Cuidados Intensivos; Servio de Anestesiologia; VMER; SIV.

26

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

6. O Departamento de Sade da Criana e da Mulher constitudo por: Servio de Ginecologia; Servio de Obstetrcia; Unidade de Urgncia Obsttrica; Servio de Pediatria; Servio de Pedopsiquiatria; Unidade de Urgncia Peditrica; Unidade de Neonatologia. 7. O Departamento de Psiquiatria e Sade Mental constitudo pelos: Servio de Psiquiatria; Servio de Psicologia Clnica. 8. Podero ser criados, extintos ou reorganizados novos departamentos, servios e unidades, por deliberao do Conselho de Administrao.

Artigo 63 Servios e Unidades Funcionais no integradas em Departamentos 1. Para alm dos servios e unidades funcionais integrados em departamentos e identificados no nmero anterior, fazem, ainda, parte dos Cuidados Hospitalares os seguintes servios: a) Patologia Clnica; b) Imagiologia; c) Medicina Fsica e Reabilitao; e as seguintes unidades funcionais: a) b) c) d) Bloco Operatrio Central; Consulta Externa; Cirurgia Ambulatrio da Guarda; Cirurgia Ambulatrio de Seia.

2. Estes servios e unidades funcionais tm uma gesto prpria e autnoma dos Departamentos, colaborando com estes numa lgica de prestao interna de servios.

Artigo 64 Direco do Departamento 1. A Direco do Departamento deve ser atribuda a uma estrutura pluridisciplinar, composta por um mdico, um enfermeiro e um gestor. 2. O mandato do rgo de Direco do Departamento coincide com a vigncia do mandato do Conselho de Administrao, sem prejuzo do mesmo poder ser feito cessar com fundamento em mera convenincia de servio, nomeadamente por no apresentao do plano de actividades, incumprimento grave e sem justificao atendvel dos objectivos contratualizados com o Conselho de Administrao, ou falta de observncia da lei ou dos regulamentos aprovados pelo Conselho de Administrao.
27

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

3. O director nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta do director clnico para os cuidados hospitalares, de entre os mdicos com perfil e qualificao adequados, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana. 4. O enfermeiro nomeado pelo Conselho de Administrao, sob proposta do enfermeiro director, de entre os enfermeiros com perfil e qualificao adequados, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana. 5. O gestor nomeado pelo Conselho de Administrao, de entre profissionais com perfil e qualificao adequados, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana.

Artigo 65. Competncias da Direco do Departamento Compete Direco do Departamento, no contexto de uma gesto descentralizada e flexvel, e dentro das orientaes estratgicas e operacionais estabelecidas pelo Conselho de Administrao, designadamente: a) Planear e executar os seus objectivos especficos de explorao, tendo como referncia as linhas estratgicas da ULSG; b) Monitorizar mensalmente o cumprimento dos objectivos e reportar a anlise dos resultados obtidos ao Conselho de Administrao; c) Encontrar desvios e corrigi-los, de forma atempada, tomando para o efeito as medidas necessrias; d) Fomentar a valorizao dos Recursos Humanos atravs da actualizao tcnica e do aumento das sinergias obtidas com a comunicao horizontal; e) Contribuir para a integrao de cuidados, estabelecendo processos multidisciplinares; f) Promover e exercer uma poltica de melhoria contnua da qualidade, nas vertentes da estrutura, dos processos e dos resultados, nomeadamente atravs da identificao e resoluo de problemas; g) Garantir que as actividades desenvolvidas respondem s necessidades e expectativas dos doentes; h) Manter um sistema eficaz de controlo do consumo de recursos; i) Providenciar uma adequada gesto dos recursos com base em padres de qualidade, eficincia e efectividade; j) Assegurar uma comunicao eficaz e fcil com os vrios colaboradores.

Artigo 66. Competncias do Director do Departamento Compete ao Director do Departamento coordenar a aco dos servios e unidades funcionais que o compem, visando assegura o funcionamento eficiente e coordenado dos servios e a boa gesto dos recursos disponveis, e em especial: a) Promover a elaborao da proposta de contrato-programa, bem como os documentos que o compem, designadamente o plano de aco e o oramento do departamento, e submet-la a aprovao do Conselho de Administrao.

28

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

b) c)

d)

e) f) g) h) i) j) k)

l)

m) n) o)

p) q)

Redigir e submeter ao Conselho de Administrao o Regulamento Interno do departamento; Acompanhar a execuo e assegurar o cumprimento dos planos de aco, do oramento e do Regulamento Interno, promovendo as alteraes e correces necessrias; Elaborar os relatrios intercalares e finais de execuo do plano de aco e do oramento do departamento e submet-los ao vogal executivo para posterior aprovao do Conselho de Administrao; Estabelecer a ligao com os rgos de administrao da ULSG e com os restantes responsveis nos vrios nveis de cuidados. Propor as nomeaes dos directores de servios e dos responsveis pelas unidades funcionais; Sugerir a admisso de recursos humanos nos termos previstos no contratoprograma e participar nos respectivos processos de seleco ou colocao; Incentivar, coordenar e programar o desenvolvimento da investigao tcnico-cientifica; Contribuir para a integrao clnica de cuidados, nas suas vertentes clnica, administrativa, financeira e de informao; Assegurar a todos os profissionais a actualizao de conhecimentos, quer no exterior da ULSG, quer no seu interior atravs da multidisciplinaridade; Promover a transparncia da gesto e o conhecimento, por todos os colaboradores, dos objectivos e do funcionamento do departamento e da ULSG; Implementar as medidas necessrias maximizao da capacidade do departamento, designadamente atravs da utilizao partilhada de recursos, do aproveitamento de equipamentos e infra-estruturas, e da diversificao do horrio de trabalho; Avaliar as reclamaes dos utentes e determinar as medidas adequadas de resposta; Exercer o poder disciplinar sobre todo o pessoal independentemente do regime de trabalho que o liga ULSG; Desenvolver no departamento instrumentos de melhoria contnua da qualidade e promover auditorias clnicas, em colaborao com o Gabinete da Qualidade; Promover o registo e codificao de toda a produo realizada, com vista ao seu lanamento estatstico e facturao; Exercer as demais competncias que lhe sejam delegadas pelos rgos de administrao ou direco tcnica.

Artigo 67. Competncias do Enfermeiro Responsvel do Departamento Compete ao Enfermeiro Responsvel do departamento garantir uma prtica de enfermagem de acordo com as melhores prticas e assegurar a gesto eficiente dos recursos, e em especial: a) Supervisionar os cuidados de enfermagem, garantindo a mxima eficincia e qualidade, e promovendo a sua constante melhoria e actualizao; b) Promover, coordenar e adoptar standards mnimos de cuidados de enfermagem a aplicar a todos os doentes em funo da sua patologia; c) Participar na avaliao da qualidade dos cuidados de enfermagem; d) Colaborar na elaborao do plano de aco anual do departamento;
29

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

e) f) g) h) i) j) k) l) m) n)

o)

Promover a integrao clnica de cuidados, no que respeita prtica de enfermagem do departamento; Garantir e avaliar a utilizao eficiente de recursos, com especial relevo para o controlo dos consumos; Participar na escolha de material e equipamento a adquirir para a prestao de cuidados; Contribuir no estabelecimento de critrios relevantes mobilidade interna do pessoal de enfermagem; Colaborar na distribuio de enfermeiros no departamento, atendendo s necessidades e competncias profissionais; Avaliar ou colaborar na avaliao dos enfermeiros do departamento de acordo com a legislao em vigor; Propor as competncias de enfermagem exigidas em funo dos cuidados a prestar; Contribuir para a definio de prioridades na investigao tcnico-cientifica; Colaborar na elaborao de protocolos com estabelecimentos de ensino de enfermagem; Programar as actividades de enfermagem, definindo nomeadamente as obrigaes especficas dos enfermeiros e do pessoal auxiliar, que com eles colabora; Assegurar a todos os profissionais a actualizao de conhecimentos, quer no exterior da ULSG, quer no seu interior atravs da partilha de saberes entre os enfermeiros do departamento, bem como dos vrios nveis de cuidados.

Artigo 68. Competncias do Gestor do Departamento Ao Gestor do departamento compete em colaborao com o Director assegurar o funcionamento eficiente e coordenado dos servios e a boa gesto dos recursos disponveis, e em especial: a) Preparar a proposta de contrato-programa do departamento; b) Acompanhar a execuo oramental do departamento e assegurar a conformidade e controlo dos nveis de custos e proveitos; c) Colaborar na elaborao do plano anual do departamento, bem como dos relatrios intercalares de execuo do plano de aco e do oramento; d) Promover, em colaborao com os rgos de administrao da ULSG, as medidas necessrias plena integrao de cuidados, nas suas vertentes clnica, administrativa, financeira e de informao; e) Identificar oportunidades de maximizao da capacidade instalada e resolver ou propor a resoluo de problemas, de forma a melhorar o nvel de proveitos, a produtividade e reduzir os custos do departamento; f) Promover a actualizao tcnica dos profissionais no clnicos do departamento; g) Fomentar uma politica de informao transparente e rigorosa na gesto do departamento; h) Realizar estudos de avaliao econmica que suportem o processo de tomada de deciso; i) Garantir a observncia dos objectivos globais do departamento, assim como das leis, dos regulamentos e das normas aplicveis; j) Exercer outras competncias que lhe sejam delegadas pelos rgos de administrao.
30

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 69. Direco do Servio 1. A direco do servio deve ser atribuda pelo Conselho de Administrao a um profissional com perfil adequado, segundo critrios de qualificao, competncia, experincia e liderana, sob proposta do director do departamento respectivo ou, quando este no exista, sob proposta do director clnico dos cuidados hospitalares. 2. Compete ao director do servio assegurar o funcionamento efectivo, eficiente e coordenado do servio, e em especial: a) Definir a organizao da prestao de cuidados de sade e emitir orientaes, na observncia das normas emanadas pelas entidades competentes; b) Elaborar o plano anual de actividades e oramento do servio; c) Analisar mensalmente os desvios verificados face actividade esperada e s verbas oramentadas, corrigi-los ou, se necessrio, propor medidas correctivas ao director do departamento ou quando este no exista ao director clnico dos cuidados hospitalares; d) Assegurar a produtividade e eficincia dos cuidados de sade prestados e proceder sua avaliao sistemtica; e) Promover a aplicao dos programas de controlo de qualidade e de produtividade, zelando por uma melhoria contnua de qualidade dos cuidados de sade; f) Garantir a organizao e constante actualizao dos processos clnicos, designadamente atravs da reviso das decises de admisso e de alta mantendo um sistema de codificao correcto e atempado das altas clnicas; g) Propor ao director clnico dos cuidados hospitalares ou ao director do departamento, quando necessrio a realizao de auditorias clnicas; h) Tomar conhecimento e determinar as medidas adequadas em resposta a reclamaes apresentadas pelos utentes; i) Assegurar a gesto adequada dos recursos humanos, incluindo a avaliao interna do desempenho global dos profissionais, dentro dos parmetros estabelecidos; j) Redigir o regulamento interno do servio e prop-lo, para aprovao, ao director do departamento ou quando este no exista ao director clnico dos cuidados hospitalares; k) Exercer o poder disciplinar sobre todo o pessoal independentemente do regime de trabalho que o liga ao hospital; l) Promover a manuteno de um sistema de controlo interno eficaz destinado a assegurar a salvaguarda dos activos, a integridade e fiabilidade do sistema de informao e a observncia das leis, dos regulamentos e das normas aplicveis, assim como o acompanhamento dos objectivos globais definidos; m) Garantir o registo atempado e correcto da contabilizao dos actos clnicos e providenciar pela gesto dos bens e equipamentos do servio; n) Representar o servio perante o director clnico dos cuidados hospitalares ou o director do departamento. o) Assegurar a gesto adequada e o controlo dos consumos dos produtos mais significativos, nomeadamente medicamentos e material clnico.

31

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 70. Coordenao das Unidades Funcionais 1. A coordenao das unidades funcionais atribuda pelo Conselho de Administrao a um profissional com perfil adequado, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana, sob proposta do director do departamento respectivo ou quando este no exista do director clnico dos cuidados hospitalares. 2. Ao coordenador da unidade funcional compete, designadamente: a) Orientar e organizar a prestao dos cuidados de sade, elaborando o plano anual de actividades a desenvolver com a respectiva dotao oramental previsional; b) Assegurar o funcionamento eficiente da unidade e o cumprimento dos objectivos programados, promovendo e incentivando a participao dos profissionais na gesto da unidade e a intercooperao com as unidades funcionais existentes na ULSG; c) Garantir a qualidade dos servios prestados e a sua melhoria contnua, controlando e avaliando sistematicamente o desempenho da unidade; d) Promover, ouvindo os profissionais da unidade, a consolidao das boas prticas na prescrio e a observncia das mesmas; e) Elaborar o regulamento interno da unidade e prop-lo, para aprovao, ao director do departamento ou quando este no exista ao director clnico dos cuidados hospitalares; f) Autorizar a realizao de despesas, quando necessrias para evitar rupturas na prestao de cuidados de sade; g) Representar a unidade perante o director clnico dos cuidados hospitalares ou o director do departamento.

Subseco IV Cuidados Continuados

Artigo 71. Disposies Gerais Os Cuidados Continuados pretendem garantir a prestao de cuidados de sade e apoio social a pessoas que, independentemente da sua idade, deles necessitem na sua recuperao, reabilitao e reintegrao, bem como garantir o bem-estar e a qualidade de vida a doentes em situao irreversvel ou crnica progressiva.

Artigo 72. Estrutura Organizacional 1. As Unidades de a) Unidade b) Unidade c) Unidade internamento em Cuidados Continuados da ULSG so: de Convalescena; de Longa Durao e Manuteno; de Cuidados Paliativos.
32

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. As equipas hospitalares prestadoras de cuidados continuados so: a) Equipas de Gesto de Altas; b) Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos. 3. As equipas prestadoras de cuidados no domiclio so: a) Equipas de cuidados continuados integrados; b) Equipas comunitrias de suporte em cuidados paliativos. 4. O ingresso e a mobilidade na Rede Nacional de Cuidados Continuados seguem o postulado nos artigos 32. e 33. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho. 5. A integrao com os cuidados de sade pblica, cuidados primrios e cuidados hospitalares dever ser assegurada pelo Gabinete de Gesto da Doena, devendo com este todos os nveis de cuidados colaborar.

Artigo 73. Equipa Coordenadora Local 1. equipa coordenadora local, doravante designada por ECL, no mbito das competncias previstas no art.11. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho, compete designadamente: a) Assegurar a integrao com as unidades e equipas da Rede a nvel local; b) Coordenar os fluxos de referenciao dos utentes na Rede mantendo diariamente informada a respectiva equipa coordenadora regional sobre o ingresso e mobilidade dos utentes e sobre a gesto interna da Rede a nvel local; c) Apreciar a avaliao clnica e social e os objectivos teraputicos constantes da proposta de admisso elaborada pela equipa de gesto de altas ou pelo mdico, enfermeiro ou assistente social do centro de sade, de modo a determinar, num perodo no superior a 48 horas, a admisso ou readmisso numa das unidades ou equipas da Rede; d) Assegurar, sob prvia autorizao da equipa coordenadora regional, sempre que excedido o perodo de internamento mximo, previsto para a unidade ou equipa da Rede e aps reavaliao da situao, a continuidade do utente na respectiva unidade ou equipa da Rede; e) Assegurar, aps a alta dos utentes, e consoante os casos, a sua admisso em outra unidade ou equipa da Rede ou a preparao do regresso ao seu domiclio. 2. A ECL constituda de modo pluridisciplinar, integrando, pelo menos, do sector da sade, um mdico e um enfermeiro, e do sector da segurana social, um assistente social e, sempre que necessrio, um tcnico da autarquia local, designado pelo respectivo Presidente da Cmara Municipal. 3. Os elementos que constituem a ECL so nomeados por um perodo de trs anos, renovvel, consoante as reas de interveno, pelo Conselho de Administrao da ULSG, sob proposta da direco tcnica, pelo presidente do conselho directivo do ISS, IP, sob proposta dos directores do CDSS, e pelo presidente da cmara municipal. 4. A ECL est sedeada nas instalaes dos servios centrais da ULSG, que assegurar os meios necessrios para o desempenho das suas competncias.
33

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 74. Unidade de Cuidados de Convalescena 1. A unidade de convalescena, doravante denominada por UC, uma unidade de internamento que presta tratamento e superviso clnica, continuada e intensiva, e cuidados clnicos de reabilitao, na sequncia de internamento hospitalar originado por situao clnica aguda, recorrncia ou descompensao de processo crnico. 2. A UC tem por finalidade a estabilizao clnica e funcional, a avaliao e a reabilitao integral da pessoa com perda transitria de autonomia potencialmente recupervel e que no necessita de cuidados hospitalares de agudos. 3. A UC destina-se a internamentos com previsibilidade at 30 dias consecutivos, por cada admisso. 4. A UC encontra-se sedeada nas instalaes do Hospital de Seia, e usufrui para o desempenho dos seus servios de recursos humanos, do mesmo hospital, total ou parcialmente alocados. 5. A UC assegura os servios previstos no artigo 14. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 75. Unidade de Longa Durao e Manuteno 1. A unidade de longa durao e manuteno, doravante designada por ULDM, uma unidade de internamento, de carcter temporrio ou permanente, com espao fsico prprio, para prestar apoio social e cuidados de sade de manuteno a pessoas com doenas ou processos crnicos, com diferentes nveis de dependncia e que no renam condies para serem cuidadas no domiclio. 2. Tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situao de dependncia, favorecendo o conforto e a qualidade de vida. 3. A ULDM destina-se a internamentos com previsibilidade superior a 90 dias consecutivos, 4. A ULDM pode proporcionar o internamento, por perodo inferior ao previsto no nmero anterior, em situaes temporrias, decorrentes de dificuldades de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, at 90 dias por ano. 5. A ULDM encontra-se sedeada nas instalaes do Centro de Sade da Meda, e usufrui para o desempenho dos seus servios de recursos humanos, do mesmo Centro de Sade, total ou parcialmente alocados. 6. A ULDM assegura os servios previstos no artigo 18. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

34

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

Artigo 76. Unidade de Cuidados Paliativos 1. A unidade de cuidados paliativos, doravante designada por UCP, uma unidade de internamento para acompanhamento, tratamento e superviso clnica a doentes em situao clnica a doentes em situao clnica complexa e de sofrimento, decorrentes de doena severa ou avanada, incurvel e progressiva, nos termos do consignado do Programa Nacional de Cuidados Paliativos do Plano Nacional de Sade. 2. A UCP encontra-se sedeada nas instalaes do Hospital de Seia, e usufrui para o desempenho dos seus servios de recursos humanos, do mesmo hospital, total ou parcialmente alocados. 3. A UCP assegura os servios previstos no artigo 20. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 77. Equipas de Gesto de Altas 1. As Equipas de Gesto de Altas, doravante designadas por EGA, regem-se pelo disposto no Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho, competindo-lhes a preparao e gesto de altas dos doentes que requerem seguimento dos seus problemas de sade e sociais, quer no domiclio, quer em articulao com as unidades de convalescena e as unidades de mdia e longa durao existentes na rea de influncia da ULSG. 2. As EGA esto sedeadas nas instalaes dos hospitais da ULSG, que asseguram os meios necessrios para o desempenho das suas competncias. 3. s equipas de gesto de altas compete, designadamente: a) Colaborar com as equipas teraputicas hospitalares de agudos para a programao de altas hospitalares; b) Promover a articulao com as equipas coordenadoras distritais e locais da Rede; c) Promover a articulao com as equipas prestadoras de cuidados continuados integrados dos centros de sade do seu mbito de abrangncia; 4. As EGA so constitudas de modo multidisciplinar, integrando, no mnimo, um mdico, um enfermeiro e uma assistente social em cada unidade hospitalar.

Artigo 78. Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos 1. A equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos, doravante designada por EIHSCP, tem como finalidade prestar aconselhamento diferenciado em cuidados paliativos aos servios hospitalares da ULSG, podendo prestar cuidados directos e orientao do plano individual de interveno aos doentes internados em estado avanado ou terminal para os quais seja solicitada a sua actuao.
35

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. A EIHSCP constituda de modo multidisciplinar, integrando, no mnimo, um mdico, um enfermeiro e um psiclogo. 3. A EIHSCP est integrada na Unidade de Cuidados Paliativos. 4. A EIHSCP assegura os servios previstos no artigo 26. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 79. Equipa de Cuidados Continuados Integrados 1. A equipa de cuidados continuados integrados, doravante denominada por ECCI, uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos cuidados de sade primrios e das entidades de apoio social para a prestao de servios domicilirios de cuidados mdicos, de enfermagem, de reabilitao e de apoio social ou outros, a pessoas em situao de dependncia funcional, doena terminal ou em processo de convalescena, com rede de suporte social, cuja situao no requer internamento mas que no podem deslocar-se de forma autnoma. 2. A ECCI apoia-se nos recursos humanos e materiais disponveis no mbito de cada Centro de Sade e do servio social da Segurana Social, conjugados com os outros servios comunitrios, nomeadamente as autarquias. 3. A ECCI assegura os servios previstos no artigo 28. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 80. Equipa Comunitria de Suporte em Cuidados Paliativos 1. A equipa comunitria de suporte em cuidados paliativos, adiante ECSCP, um ncleo especializado da UCP, que tem por finalidade prestar apoio e aconselhamento diferenciado em cuidados paliativos s ECCI e s unidades de internamento de mdia e longa durao e manuteno. 2. A ECSCP constituda de modo multidisciplinar, integrando, no mnimo, um mdico e um enfermeiro, com formao em cuidados paliativos. 3. A ECSCP assegura os servios previstos no artigo 30. do Decreto-Lei n. 101/2006, de 6 de Junho.

Artigo 81. Coordenao dos Cuidados Continuados 1. O coordenador dos cuidados continuados designado pelo Conselho de Administrao, sob proposta dos directores clnicos, de entre mdicos com perfil adequado, segundo critrios de formao, competncia, experincia e liderana.
36

U.L.S da Guarda, EPE Regulamento Interno

2. Ao coordenador dos Cuidados Continuados compete, designadamente: a) Programar as actividades dos Cuidados Continuados, elaborando o plano anual de actividades a desenvolver com a respectiva dotao oramental previsional e submeter a aprovao do Conselho de Administrao; b) Assegurar o funcionamento eficiente dos Cuidados Continuados e c) Contribuir para a integrao de cuidados na ULSG; d) Representar os Cuidados Continuados perante a Direco Tcnica. e) Redigir e submeter ao Conselho de Administrao o Regulamento Interno dos Cuidados Continuados; f) Acompanhar a execuo e assegurar o cumprimento do plano de actividades, com especial ateno acessibilidade, qualidade e segurana dos cuidados prestados, atravs da apresentao de relatrios intercalares; g) Propor a celebrao de convenes com instituies pblicas e privadas para a prossecuo dos seus objectivos; h) Garantir um standard mnimo de recursos humanos e materiais nas instituies prestadoras de prestadoras de cuidados; i) Elaborar protocolos de referenciao de doentes a serem preenchidos pelos clnicos aquando da apresentao da proposta de ingresso na rede, evitando a subjectividade da mesma; j) Propor, sempre que necessrio, a realizao de auditorias s instituies prestadoras de cuidados continuados pblicas e privadas.

o cumprimento

Vous aimerez peut-être aussi