Vous êtes sur la page 1sur 10

Universidade Federal do Cear - UFC Departamento de Filosofia Programa de Ps Graduao em Filosofia Professor Orientador: Dr.

Konrad Utz

Marcelo Victor de Souza Gomes

A CRTICA FILOSFICA SEGUNDO HEGEL EM SOBRE A ESSNCIA DA CRTICA FILOSFICA EM GERAL E SUA RELAO COM O ESTADO ATUAL DA FILOSOFIA EM PARTICULAR

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Mestrado em Filosofia da Universidade Federal do Cear, como requisito parcial para aprovao na seleo deste mestrado.

Fortaleza - Cear 2009

1. INTRODUO 1.1 JUSTIFICATIVA Este projeto de pesquisa tem como objetivo e motivao principal vir a pesquisar e apresentar o conceito de crtica filosfica segundo o artigo Sobre a essncia da crtica filosfica em geral e sua relao com o atual estado da filosofia em particular [ber das Wesen der philosophischen Kritik berhaupt und ihr Verhltnis zum gegenwrtigen Zustand der Philosophie insbesondere]1 (1802). Este artigo foi publicado como introduo ao primeiro volume do Jornal Crtico de Filosofia [Kritisches Journal der Philosophie] de Iena, peridico editado por Hegel em conjunto com Schelling de janeiro de 1802 a maio de 18032. Texto pouco estudado pelos comentadores hegelianos que traz em si uma srie de implicaes importantes na constituio do pensamento genuno de Hegel que s seria completamente exposto na Fenomenologia do Esprito (1807). Para tanto, trata-se aqui mais que uma explicitao do quadro geral acerca do conceito de crtica filosfica, h por parte de Hegel uma delimitao da Cincia (Wissenschaft) de um momento importantssimo da crtica, que a sua acepo dialtico-especulativa. Tal pesquisa compreenderia tambm o esforo para compor uma histria do conceito de crtica que a colocaria de frente com a concepo dialtico hegeliana de sua essncia, o que no o caso neste momento, e como tal seria uma tarefa do mbito da filosofia terica3. Uma determinao conceitual exige, segundo a tradio moderna, o acompanhamento de um nmero determinado de pressuposies metodolgicas, que vez ou outra se convenciona chamar de princpios, e significam, quase sempre, trazer para a
1

Cf. "Einleitung" Kritisches Journal der Philosophie , vol. 1 no. 1, (1802), "ber das Wesen der philosophischen Kritik berhaupt und ihr Verhltnis Zum gegenwrtigen Zustand der Philosophie insbesondere ", (Werke 2, 173). Apesar de tal texto, por se tratar de uma introduo, no est assinado diretamente por Hegel, podendo aqui levantar o problema acerca de sua autoria conjunta com Schelling, o que o faz participar simultaneamente dos tomos de obras completas de ambos os filsofos, possvel ver neste traos caractersticos que corroboram sua pertana ao pensamento hegeliano ainda em formao e diferenciao. Este um dos problemas a ser defedido tambm nesta dissertao. 2 Hegel chegara Iena, cidade do ducado de Weimar, em 1801 para habilitar-se como professor da universidade da cidade. Em sua chegada deixou para traz as sendas da juventude, para dedicar-se a um novo desafio: o de mudar o panorama filosfico e cultural da Alemanha. Em carta a Schelling, datada do inverno de 1800-1801, Hegel expressou sua inteno de transladar-se a Iena, onde Schelling j era um conhecido professor, e exprimiu tambm receio em relao ao trfego literrio dominante em uma Iena de romnticos e criticistas. Cf. LUKCS, Georg. El joven Hegel y los problemas de la sociedad capitalista. Barcelona-Mxico: Grijalbo, 1972, p.246. 3 O termo crtica foi tomado ao longo da histria do pensamento sobre matizes diversos, e h de se dizer que se h algum consenso hoje sobre o que crtica, este est em contradio com a determinao hegeliana de sua essncia.

exposio pressupostos gnosiolgicos e epistemolgicos. No entanto, a determinao hegeliana do conceito de crtica tem pressupostos explicitamente metafsicos, que dispensam a gnosiologia ou a teoria do conhecimento, no sentido em que esta foi concebida na modernidade, a saber, como uma investigao sobre as faculdades do conhecimento, e traz, ao invs, um carter fortemente especulativo de uma teoria da apresentao do absoluto. No presente trabalho visamos a mostrar como uma determinao puramente especulativa de crtica pode, inclusive, dar conta de uma preocupao moderna, que concerne epistemologia, que seria a diviso das disciplinas e de suas crticas4. Veremos na explicitao e problematizao de Sobre a essncia da crtica filosfica..., como este artigo traz posicionamentos firmes e claros, de carter especulativo, em relao filosofia da poca, ou seja, em relao assim chamada novssima filosofia alem5. E como atravs de dois conceitos seminais, crtica e filosofia, Hegel realiza o exame crtico das duas correntes de pensamento ento dominantes na Alemanha, a saber, o criticismo kantiano e o romantismo. A pretenso e alcance de tal empreendimento, em uma fase ainda de formao ou transio de Hegel, por si s j justifica o interesse desta pesquisa em resgatar o seu significado.

1.2 PROBLEMTICA Como Hegel expressa a natureza da crtica filosfica? Para respondermos, buscamos no texto Sobre a essncia da crtica filosfica em geral e sua relao com o atual estado da filosofia em particular , distinguir pelos menos trs momentos, de forma que os dois primeiros (O que crtica? e O que Filosofia?) sejam essenciais para a resoluo do ltimo (O que a crtica filosfica?). Alm dessas determinaes gerais, problemticas em si mesmas, esse texto um constante dilogo de Hegel com a filosofia de sua poca. Noutras palavras, com base na apresentao da essncia da crtica filosfica, visamos a mostrar a incompatibilidade desta com as formas dominantes de ver a crtica na poca de Hegel, que para ele tinham como caractersticas serem formais, externas, subjetivistas e de reprovao.
4

No texto analisado por esta pesquisa, Hegel chega a pontuar distines claras sobre o domnio, o objeto e a exposio cientfica tanto da crtica filosfica como da crtica de arte. 5 A Novssima Filosofia Alem seria formada, segundo Hegel, por Jacobi, Kant, Fichte, Friederich Schlegel, Scheleiermacher, Novalis e Schelling, cf. HEGEL, G.W.F. Lecciones sobre la Historia de la Filosofia vol. III. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1995, p. 534.

Toda crtica busca um padro que visa a conciliar a diversidade das opinies. Para Hegel, esse padro de medida (Masstab) exigido tanto para efetuar essencialmente a atividade de avaliao e julgamento que prpria crtica quanto para aplic-la a qualquer domnio da arte ou da cincia aonde ela venha a se exercer. Como estabelecer o padro de medida de forma que a crtica no caia em um confronto eterno de subjetividades? A crtica visa a possuir um padro que se relacione independentemente do fato singular ou da particularidade do assunto. No entanto, estabelecer um padro para a crtica, trata-se de uma questo de concordncia e condicionamento recproco entre sujeito e objeto? Este padro condicionado prioritariamente ao sujeito que julga ou ao objeto que julgado? Ou por nenhum dos dois, ou seja, um incondicionado? Hegel sabia que a crtica tal como vinha sendo dominantemente administrada na sua poca, influenciada em particular pelas obras de Kant 6, pressupunha a avaliao da faculdade de atingir objetividade expressa nas obras. E isso para ele era inaceitvel, pois retiraria da coisa mesma a propriedade de fundar a crtica, pondo-a parte, para que o jogo crtico se desenrolasse por meio de pressupostos gnosiolgicos. Noutras palavras, a crtica se desenvolveria apenas no sentido de investigar uma faculdade subjetiva, algo, portanto, exterior ao objeto avaliado, e tanto assim , que crtica caberia a tarefa de fundar a coisa. Uma das conseqncias de tal orientao, a impossibilidade, segundo Kant, da crtica de arte alcanar a universalidade que a cincia exige7. Enquanto isso, os romnticos buscavam insistentemente dar crtica de arte um estatuto cientfico. Nesse sentido, a crtica para o romantismo tem como base pressupostos epistemolgicos e at mesmo gnosiolgicos, e se assenta na Idia para

Em particular as obras Crtica da Razo Pura, em que a Crtica vem a tomar o prprio lugar da Filosofia; e a Crtica da Faculdade de Julgar, em que a crtica se determina como um olhar por cima das disciplinas. Nesta pesquisa utilizaremos as duas obras citadas, para determinamos a concepo de crtica em Kant utilizada por Hegel. Para tanto, contaremos com a ajuda do comentador de Kant, Grard Lebrun na obra Kant e o Fim da Metafsica, para quem a crtica em Kant no somente uma nova verdade, mas uma nova forma de pensar, cf. LEBRUN, Grard. Kant e o Fim da Metafsica . So Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 5. 7 Para Kant, a universalidade que a cincia exige, e que a lgica j tinha obtido algo que a crtica de arte (denominada tambm por Kant de crtica do gosto) no pode alcanar, pois estaria assentada no posteriori proporcionado pela sensibilidade. Cf. KANT, Immanuel, Lgica, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992, pp.32-33. Com essa recusa de qualquer pretenso cientfica da crtica de arte, Kant visa a atingir particularmente Baumgartem: Os alemes so os nicos que empregam hoje a palavra Esttica para designar o que outros chamam crtica do gosto. Esta denominao se deve fracassada esperana do notabilissimo crtico Baurngarten, que acreditou poder reproduzir a princpios racionais o juzo crtico do belo, e elevar as suas regras categoria de cincia. Mas esse esforo vo.. Cf. KANT, I. Crtica da Razo Pura. So Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 72.

estabelecer-se como cincia8. A Idia para os romnticos9 possui diferenas com a concepo hegeliana. Para Hegel, a Idia o modelo eterno e imutvel da coisa mesma, sem dvida, uma acepo mais tradicional. Hegel entende que o padro de medida exigido pela crtica deve ser nica e exclusivamente retirado da Idia. Ento, por que somente com base na Idia da coisa mesma (Sache selbst) possvel estabelecer a crtica, de modo que a Idia a sua condio e pressuposio? Ter a idia como padro, trata-se de uma mera inverso para o primado da verdade da coisa sobre o conceito, ou propriamente uma ultrapassagem por via metafsica de uma abordagem dominantemente epistemolgica? Em que consiste a diferena entre o uso da Idia como padro da crtica em Hegel e nos romnticos? Quais as implicaes negativas de uma crtica assentada em pressupostos formais para Hegel? Qual a especificidade da recusa por parte de Hegel da concepo de crtica de Kant? Hegel viu na Grcia Antiga uma fecundidade, somente possvel por se tratar do bero da Filosofia. A Filosofia, na peculiaridade de sua infncia, oferece o cerne de onde se extraiu vrios ramos. Era uma poca em que qualquer cabea mais particularmente filosfica elaborava a Idia da filosofia, de acordo com a sua individualidade10. Isto gerou positivamente uma livre ecloso das mltiplas formas vivas nos jardins filosficos da Grcia. A harmonia que banhava a bela vida social da cidade-estado grega estava marcada pela unidade do finito e do infinito, no entanto, quando o poder de unificao desapareceu da vida dos homens, e os opostos perderam a sua relao viva e a ao recproca e ganharam autonomia, surgiu a necessidade da filosofia11. Aqui, o que nos interessa questionar : Por que a filosofia surge de uma ciso? Qual significado dessa ciso, ou seja, possvel conceber a Filosofia com uma distino essencial? Como Hegel representa a Idia como apreenso no s da identidade, mas tambm da multiplicidade da coisa? Schelling via a unidade do pensar e
8

BENJAMIN, W. O conceito de Crtica de Arte no Romantismo Alemo . So Paulo: Iluminuras, 1993. Esta obra nos guiar no sentido de determinarmos a concepo de crtica de arte dos romnticos utilizada por Hegel. Tambm utilizaremos os textos originais dos romnticos citados na Bibliografia deste projeto. 9 A escola romntica teve sua maior expresso na revista de crtica de arte denominada Athenum, escrita na ltima dcada do sc. XVIII e publicada em Iena. Os autores Novalis, Friederich e August Schlegel foram os autores principais desta revista. Quando falarmos de romnticos a estes trs pensadores alemes que nos referimos, e utilizaremos em particular os textos de Friederich Schelegel e de Novalis publicados na Athnaum. 10 Cf. Suivi de lessence de La critique philosophique in: HEGEL, G. W. F. La relation Du scepticisme avec La philosophie, suive de lessence de La critique philosophique . Paris: Libraire Philosophique J. Vrin, 1972, p. 90. 11 HEGEL, G. W. F. Diferenas entre os Sistemas Filosficos de Fichte e de Schelling. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2002.

do real como uma indiferena 12. Enquanto Hegel, assim como Plato pretende uma identidade da identidade e da no-identidade 13. possvel dizer que, j vistos textos desta poca ainda prximos a Schelling, que neste texto Hegel j se contrape a ele, dado a Idia em sua acepo ser uma unidade que preserva a diferena, ou seja, uma unidade obtida da identidade e da diversidade apreendida pela identidade? A posio de uma unidade do idntico com o diverso pe de imediato uma pergunta para a Filosofia: possvel que exista uma distino essencial entre a multiplicidade de sistemas filosficos? Noutras palavras, porque, para Hegel, impossvel que entre a maneira de aparecer e a maneira de conhecer a razo haja uma distino que lhe quebre a unidade? E isto representa, sobretudo, uma critica ao fenomenalismo de Kant, que distingue pensamento e conhecimento, ou nmeno e fenmeno? Em que medida essa crtica a Kant j antecipa a crtica feita posteriormente na Fenomenologia do Esprito? Se uma distino na Filosofia no est nem no objeto dela que a razo, nem nas faculdades do sujeito apreender o objeto, onde se pode encontrar uma explicao para a existncia de diferentes sistemas filosficos? Em que isso se associa aos problemas entre esprito e a letra levantados no idealismo alemo? Segundo Hegel, do ponto de vista filosfico, ou seja, ao nvel de perfeio e de identidade que a filosofia mantm consigo mesma, chamado tambm esoterismo, a Idia mesma tudo. Para Hegel, mesmo que a filosofia se deparasse com uma aparente ciso, ou ainda que a filosofia fosse concebida como uma oposio subjetividade do conhecimento, seria necessrio que a distino se superasse e se corrigisse. Por que essa correo efetuada pela crtica filosfica s possvel atravs da apresentao (Darstelung) em um todo cientfico? Por que retirar as limitaes formais legadas pela subjetividade essencial para a individualidade da Idia filosfica? Como se desenvolvem dentro do texto, as duas formas de um sistema filosfico escapar imanncia da Idia: a) A idia no ter superado efetivamente os limites postos pela subjetividade; b) A subjetividade buscar subterfgios para se preservar na
12

Essa a idia principal expressa na Exposio da Idia Universal, cf. Exposio da Idia Universal da Filosofia em Geral e da Filosofia-da-Natureza como parte integrante da primeira (1803) in: SCHELLING, F. W. J. Obras escolhidas. Col. Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1984. Esta coletnea compilada por Torres Filho de onde retiraremos as linhas gerais do pensamento de Schelling para estabelecermos as devidas distines de seu pensamento e o de Hegel expresso na Sobre a essncia da crtica filosfica e na Diferena dos Sistemas. 13 Hegel chega a citar na Diferena dos Sistemas o Timeu (31 c-32 a.) no que tange apropriao por parte dele do conceito da identidade absoluta como identidade da identidade e da no-identidade de Plato. Cf. HEGEL, G. W. F. Diferenas entre os Sistemas Filosficos de Fichte e de Schellin. , op. cit, p. 96.

incompatibilidade que tem com a Idia de Filosofia? Por que a relao entre individualidade e subjetividade essencial para distinguir entre a filosofia e a nofilosofia? E por que nesta delimitao do campo da filosofia e da no-filosofia, o reconhecimento recproco impede uma oposio indiferente, ou seja, que uma crtica se estabelea como mera reprovao? Hegel quer mostrar que a relao que o saber mantm com a verdade algo ativo. Nesse sentido, critica o conhecimento tanto representado como algo meramente formal quanto uma pureza da impresso intuitiva, pois ambos representariam uma passividade. O idealismo subjetivo de Kant e Fichte poderia representar o carter formal, enquanto o idealismo objetivo de Schelling o carter de passividade da intuio intelectual. A questo que se pe nesse ponto : Como a apresentao da essncia da crtica como uma crtica imanente contribui para a delimitao do pensar hegeliano e sua distino nascente ao pensamento de Schelling?

2. OBJETIVOS DA PESQUISA 2.1 OBJETIVO GERAL Explicitar a concepo de crtica filosfica de Hegel em Sobre a essncia da crtica filosfica em geral e sua relao com o estado atual da Filosofia em particular. 2.2. OBJETIVOS ESPECFICOS i) Apresentar a essncia da crtica como crtica imanente. ii) Relacionar a crtica filosfica com a crtica de arte. iii) Estabelecer apontamentos crticos ao romantismo e ao criticismo. iv) Explicitar a delimitao entre filosofia e no-filosofia. 3. METODOLOGIA DA PESQUISA 3.1 DA ORGANIZAO DAS FONTES DE PESQUISA Esta pesquisa tem como procedimento principal a leitura imanente da fonte primria, o artigo Sobre a essncia da crtica filosfica em geral e sua relao com o

atual estado da filosofia em particular (1802). Como pesquisa bibliogrfica, ser feita a consulta a outras obras de Hegel do perodo de Iena, a saber, Diferena dos Sistemas de Fichte e Scheling (1801), A relao do ceticismo com a filosofia (1802), F e Saber (1803) e a Fenomenologia do Esprito (1807); assim como a consulta a comentadores do perodo citado (como as biografias O Jovem Hegel de Georg Lukcs e Hegel e o Estado de Rosenzweig). Por fim, faremos o dilogo com os outros autores aos quais ou texto principal desta pesquisa remete ou achamos ser importantes para a compreenso do mesmo ou para a defesa das hipteses desta pesquisa, a saber, Kant, Schelling e os romnticos alemes, ora nas suas obras ora na de seus comentadores. 3.2 DOS PRINCPAIS CONCEITOS, CATEGORIAS, NOES E

ARGUMENTOS As principais noes da presente pesquisa dizem respeito aos conceitos crtica imanente e Filosofia. Os argumentos tero como base as categorias Idia, apresentao (Darstellung) e reconhecimento recproco. 3.3 DAS HIPTESES Esta pesquisa se fundamenta nas seguintes hipteses: i) A crtica s possvel como apreciao imanente e a Filosofia como esoterismo. ii) Deduz-se que a essncia da crtica incompatvel com a crtica filosfica dominante na poca de Hegel que era formal, externa, subjetivista e de reprovao. iii) A crtica filosfica s imanente por meio da apresentao (Darstellung) no todo de um sistema. 4. CRONOGRAMA 1semestre (2009.1) Pesquisa bibliogrfica do material necessrio; produo de fichas, resumos e comentrios; cumprimento das disciplinas do programa e reunies peridicas com o orientador da pesquisa.

2semestre (2009.2)

Pesquisa bibliogrfica do material necessrio; produo de fichas, resumos e comentrios; produo do 1 captulo da dissertao; cumprimento das disciplinas restantes do programa e reunies peridicas com o orientador da pesquisa.

3semestre (2010.1)

Pesquisa bibliogrfica; produo de fichas, resumos e comentrios reunies com o orientador da pesquisa; produo dos dois captulos restantes da dissertao.

4semestre (2010.2)

Qualificao; correo e finalizao da dissertao e defesa pblica no fim do semestre.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS OBRAS DO AUTOR HEGEL, G. W. F. Carta a Schelling- 2 de noviembre de 1800 in: Escritos de Juventud. Trad. Mx. Zoltan Szankay, Jos Maria Ripalda. Mxico: Fondo de Cultura Econmica,1978. ______________. "Einleitung" Kritisches Journal der Philosophie, vol. 1 no. 1, (1802), "ber das Wesen der philosophischen Kritik berhaupt und ihr Verhltnis Zum gegenwrtigen Zustand der Philosophie insbesondere ", (Werke 2, 173) _____________. F e Saber. So Paulo: Hedra, 2007. _____________. Fenomenologia do esprito. Petrpolis: Vozes, 2005. _____________. Diferenas entre os Sistemas Filosficos de Fichte e de Schelling. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2002. _____________. La relation Du scepticisme avec La philosophie, suive de lessence de La critique philosophique. Paris: Libraire Philosophique J. Vrin, 1972. _____________. Lecciones sobre la Historia de la Filosofia vol. III . Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1995. OUTROS AUTORES BENJAMIN, Walter. O conceito de Crtica de Arte no Romantismo Alemo. So Paulo: Iluminuras, 1993.

KANT, Immanuel. Crtica da Faculdade do Juzo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. _______________. Crtica da Razo Pura. So Paulo: Nova Cultural, 1999. _______________. Lgica, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992. LEBRUN, Grard. Kant e o Fim da Metafsica. So Paulo: Martins Fontes, 1993. LUKCS, Georg. El joven Hegel y los problemas de la sociedad capitalista . BarcelonaMxico: Grijalbo, 1972. NOVALIS. Plen; Fragmentos, dilogos, monlogo. So Paulo: Iluminuras, 1988. ROSENZWEIG, Franz. Hegel e o estado. So Paulo: Perspectiva, 2008 SCHLEGEL, Friedrich. Conversa sobre a poesia e outros fragmentos . So Paulo: Iluminuras, 1994 SCHELLING, F. W. J. Obras escolhidas. Col. Os Pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1984.

Vous aimerez peut-être aussi