Vous êtes sur la page 1sur 23

Simulado 164 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno 5 semanas! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS Observou-se, ao longo da histria, no uma condenao, mas uma espcie de cortina de 4 silncio iniciada com Plato, cujo veto ao riso atingiu indiretamente o legado de Demcrito (nascido em 460 a.C.), chamado de o filsofo que ri. Infelizmente, da lavra de Demcrito pouco 7 restou. O rastilho daquele lampejo que fez o crebro do filsofo brilhar aps a gargalhada apagou-se no mundo medieval. A valorizao crist do sofrimento levou a um desprezo geral pelo 10 riso. Por conta desse renitente veto ao riso, figuras pouco conhecidas foram desaparecendo da sisuda histria da filosofia. Com algumas excees, filsofos sisudos e srios se esquecem de que 13 os mecanismos de compreenso e recompensa tanto dos conceitos filosficos quanto das piadas so construdos da mesma matria. Em uma explanao filosfica ou em uma anedota, o 16 que o ouvinte mais teme ser enganado. Neste caso, o quem ri por ltimo ri melhor apenas outra verso da frase que diz: Quem ri por ltimo no entendeu a piada. A revelao que as 19 piadas ou frases de duplo sentido proporcionam um dos insights de maior efeito entre as pessoas. O que os filsofos chamam de iluminao, os humoristas intitulam solavanco mental 22 da anedota. A capacidade de rir surge inerente ao homem, mas o sentimento do humor raro, 25 pois envolve a capacidade de a pessoa se distanciar de si mesma. Eu sempre rio de todo mundo que no riu de si tambm. Esse foi o dstico que Fri edrich Nietzsche sugeriu escrever em sua porta, em A Gaia Cincia. Frase tpica de um filsofo gaiato. Literalmente.
Elias Thom Saliba. Na cortina de silncio. In: CartaCapital. Ano XII, n. 673, 23/11/2011, p. 82-3, (com adaptaes).
1

A respeito das ideias e das estruturas do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1 Seria mantida a correo gramatical do perodo caso a preposio de, em chamado de o filsofo que ri (L. 4-5), fosse omitida. Correto O verbo chamar permite mais de uma forma de transitividade. 2 Os termos iluminao (L. 20) e solavanco mental (L. 21) exercem a mesma funo sinttica. Correto So ncleos dos objetos. 3 Segundo o texto, a frase quem ri por ltimo ri melhor ( L. 16) tem o mesmo sentido quando aplicada tanto a explanaes filosficas quanto a anedotas. Errado Em nenhum lugar do texto se afirma isso. 4 Depreende-se do texto que a habilidade necessria para compreender desde a mais complexa explanao filosfica at a mais simples piada a mesma. Correto o que o texto afirma quando diz que os mecanismos so iguais nos dois casos. 5 O autor utiliza a frase de Nietzsche Eu sempre rio de todo mundo que no riu de si tambm (L. 24-25) como argumento a favor da ideia de que a capacidade de rir inerente ao homem. Errado No neste sentido que a frase introduzida.

Nossa espcie passou os ltimos 150 mil anos melhorando o crebro. Mas uma pesquisa 4 recm-publicada por uma equipe da Universidade de Cambridge reforou uma tese recorrente na neurocincia: a de que nossa inteligncia chegou a seu limite. Os estudos ainda devem prosseguir 7 para confirm-la, mas esse trabalho, somado aos que vinham sendo realizados nos ltimos anos, no deixa margem para muitas dvidas. Se evolusse ainda mais, nosso sistema nervoso passaria 10 a consumir energia e oxignio a tal ponto que atrapalharia o funcionamento do resto do organismo e isso nunca vai acontecer porque nos inviabilizaria como espcie. Depois de uma 13 longa evoluo, nos ltimos duzentos anos chegamos ao limite da inteligncia. Existe no nosso 16 corpo uma espcie de balana comercial de energia. O custo mnimo no nos deixa muito inteligentes, enquanto o investimento mximo custa caro demais para o organismo. Em nossa 19 histria evolutiva, caminhamos para melhorar nossas conexes cerebrais, mas h um momento em que o custo para manter o sistema nervoso causaria uma pane nos outros rgos, ou seja: 22 chegamos a um ponto em que ser ainda mais esperto significa ter um organismo que vai funcionar mal.
Ed Bullmore. Nosso crebro chegou ao limite. In: Galileu. Internet: <http://revistagalileu.globo.com> (com adaptaes).

Acerca dos aspectos lingusticos e dos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir. 6 De acordo com a ortografia oficial vigente, o vocbulo rgos (L. 20) segue a mesma regra de acentuao que o vocbulo ltimos (L. 12). Errado rgos paroxtona e ltimos proparoxtonas. 7 Preserva-se a correo gramatical do texto ao se substiturem os dois-pontos, aps a expresso ou seja (L. 20), por vrgula. Correto Apenas se coloca mais nfase ao se usar os dois pontos. 8 Segundo o texto, estudos mostram que, aps duzentos anos de evoluo, o crebro do ser humano e, consequentemente, sua inteligncia pararam de se desenvolver. Errado Nada afirmado a respeito de duzentos anos de evoluo no texto. 9 O vocbulo espcie est sendo empregado, em ambas as ocorrncias, nas linhas 1 e 11, na acepo de variedade, tipo. Errado usado como diviso biolgica e no nesse sentido. 10 No trecho somado aos que vinham sendo realizados nos ltimos anos ( L. 6-7), o elemento aos poderia ser corretamente substitudo por queles. Correto Tambm uma forma adequada. No que se refere s comunicaes oficiais, avalie os itens. 11 Ofcio modalidade de comunicao que tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais entre rgos da administrao pblica apenas. Errado Este o memorando.

12 Apesar de sua flexibilidade, o correio eletrnico segue uma estrutura definida, visando manter a uniformidade na comunicao. Errado No h esta estrutura definida. 13 Os pronomes de tratamento so comumente usados para demonstrar respeito a pessoas de hierarquia superior. Errado So usadas para demonstrar respeito a todos, independentemente de hierarquia. 14 A principal caracterstica do memorando a agilidade. Por isso, os despachos referentes ao assunto nele tratado devem ser dados no prprio documento. Correto Por certo. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 PKI ou ICP o nome dado ao certificado que foi emitido por uma autoridade certificadora. Errado PKI (Public Key Infrastrusture) a infraestrutura de chaves pblicas. A ICP-Brasil um exemplo de PKI. 16 Impress o software da sute BROffice utilizado para criao de imagens vetoriais. Errado O Draw a ferramenta do BrOffice.Org destinada criao de imagens vetoriais, e no o Impress. 17 A criao de novas pastas no Windows Explorer pode ser feita pelo usurio, de modo a facilitar a forma com que os arquivos possam ser armazenados. Correto As pastas so criadas por qualquer usurio nos locais em que possui permisso de acesso, com o objetivo de facilitar a organizao dos arquivos que possui. 18 Gateways de aplicao atuam traduzindo a semntica das mensagens, por exemplo: um gateway entre o servio de e-mail da Internet e o X.400 precisaria analisar as mensagens e modificar vrios campos de seus cabealhos. Correto Os gateways de aplicao (Proxy) trabalham na camada de aplicao do modelo OSI, podendo analisar at os dados dos pacotes. 19 Para acesso a uma rede de comunicao por meio de uma linha telefnica ou de um sistema de TV a cabo, necessrio o uso do equipamento denominado modem. Correto O Modem (MOdulator-Modulador/DEModulator-Demodulador) um dispositivo eletrnico que permite a transmisso digital de dados atravs do sistema telefnico convencional. um equipamento que transforma o sinal digital do computador para o sinal analgico permitindo processamento de dados entre computadores atravs de uma linha de comunicao.

20 Por ser um aplicativo de software livre, o BrOffice somente pode ser executado no Linux e no Unix, no sendo compatvel com o sistema Windows. Errado Embora o BrOffice seja um software livre ele no faz parte do Linux, ele multiplataforma roda tanto em Windows como em Linux. A respeito da economia mundial, avalie os itens. 21 Os pases do euro perderam peso no PIB global, enquanto a dvida pblica europeia cresce nos ltimos anos. Correto Isto em decorrncia da crise iniciada em 2008. 22 Desde o incio da dcada passada, a zona do euro manteve um desempenho mais modesto do que o da economia global. A crise provocou uma recesso mais grave e os pases do bloco seguem instveis. Correto Boa anlise. 23 Entre os BRICS, o pas que mais cresceu nos ltimos anos foi a China. Errado Foi a Rssia. 24 O pas mais atingido pela recente crise mundial entre os BRICS foi o Brasil. Errado Foi a Rssia, pois esta dependente de exportao de combustveis para a Europa. 25 A Grcia um dos pases mais atingidos pela crise, tendo amargado j 3 anos seguidos de retrao do PIB. Correto Exato.

No retngulo abaixo, as clulas vazias s podem ser preenchidas com vogais e de modo que cada vogal aparea apenas uma vez em cada linha e em cada coluna.

De acordo com essas instrues e considerando as clulas de uma diagonal j preenchidas, julgue o item a seguir. 26 Se for colocada a vogal I em todas as clulas da outra diagonal desse retngulo, ento no ser possvel preench-lo na forma especificada. Errado Ou se resolve esse Sudoku, ou apenas se percebe que fazendo essa diagonal a resoluo fica facilitada, bastando distribuir os demais.Uma das formas de preencher est logo abaixo.

Ainda com uso do Raciocnio Lgico, avalie os prximos itens. 27 A figura abaixo mostra duas semicircunferncias de dimetros AB e AC.

Se AB = 2 e BC = 1, a razo R/S entre as reas das regies R e S mostradas na figura 0,5. Errado A rea da regio R dada por:

J para a regio S:

Portanto:

28 Alguns tcnicos judicirios combinaram dividir igualmente entre si 108 processos a serem arquivados. Entretanto, no dia em que o trabalho seria realizado, dois tcnicos faltaram ao servio e, assim, coube a cada um dos outros arquivar 9 processos a mais que o inicialmente previsto. O nmero de processos que cada tcnico arquivou foi 27. Correto Digamos que h n funcionrios e que cada um arquivar p processos. O total de processos dado pelo produto do nmero de funcionrios pelo nmero de processos que cada um arquivar. Desta forma: np = 108 => p = 108/n No dia em que o trabalho seria realizado, dois tcnicos faltaram ao servio e, assim, coube a cada um dos outros arquivar 9 processos a mais que o inicialmente previsto. Ou seja, cada um dos (n-2) funcionrios arquivar (p+9) processos: 2 (n 2) (p + 9) = 108 => 9n + 18n 216 = o +> n = 6 e p = 18 Essa a situao inicial: 6 funcionrios, cada um arquiva 18 processos. Faltaram 2 funcionrios, portanto apenas 4 funcionrios trabalharam. Cada um deles arquivou 9 processos a mais, portanto, cada um deles arquivou 27 processos.

29 Em torno de uma mesa quadrada, encontram-se sentados quatro sindicalistas. Oliveira, o mais antigo entre eles, mineiro. H tambm um paulista, um carioca e um baiano. Paulo est sentado direita de Oliveira. Norton, direita do paulista. Por sua vez, Vasconcelos, que no carioca, encontra-se frente de Paulo. Assim, Paulo paulista e Vasconcelos baiano. Correto Vale a pena fazer um esquema como o abaixo, que permite ver a questo de forma mais simples e a resolver.

30 O esquema abaixo apresenta o algoritmo da subtrao de dois nmeros naturais, em que alguns algarismos foram substitudos pelas letras A, B, C, D e E.

Os correspondentes algarismos representados por A, B, C, D e E, que tornam a diferena 2 correta, devem ser tais que (A B + C D + E) igual a 36. Correto Seguindo os algarismos veremos que a conta na verdade:

Desta maneira, o valor pedido (9 7 + 8 4 + 0) = 36. Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 Segundo entendimento majoritrio na doutrina e na jurisprudncia, admite- se a delegao do poder de polcia a pessoa da iniciativa privada prestadora de servios de titularidade do estado. Errado Mesmo que se trate de concessionrio, permissionrio de servio pblico, no se admite a delegao do poder de polcia, por se tratar de atividade tpica do Estado, a qual somente poder ser exercida por pessoa jurdica de direito pblico.

32 Os servios sociais autnomos so criados por lei, mantidos por dotaes oramentrias ou contribuies parafiscais e integram a Administrao Direta. Errado Em que pese serem institudos, ou seja, criados por lei, mantidos por dotaes oramentrias ou por contribuies parafiscais, no integram a Administrao Pblica. So, portanto, entidades privadas que colaboram, cooperam com o Estado, sem, contudo, integr-lo formalmente, ou seja, no fazem parte das entidades administrativas. 33 No exerccio de suas funes constitucionais, cabe ao Tribunal de Contas da Unio julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, bem como as contas daqueles que provocarem a perda, o extravio ou outra irregularidade que cause prejuzo ao errio pblico. Correto Cabe ao Tribunal de Contas da Unio julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, bem como as contas daqueles que provocarem a perda, o extravio ou outra irregularidade que cause prejuzo ao errio pblico, conforme o art. 71, inc. II, da CF/88. 34 O regime de trabalho do servidor se sujeita ao limite mnimo de 6 horas dirias. Correto A Lei n 8.112/90 estabeleceu que os servidores cumpriro jornada semanal, respeitada a durao mxima de 40 (quarenta) horas, observando o mnimo de seis e o mximo de oito horas dirias, consoante dispe o art. 19. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 As associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado. Correto A nica forma de se DISSOLVER COMPULSORIAMENTE uma associao por sentena judicial transitada em julgado. No entanto, pode-se SUSPENDER as atividades de uma associao por ordem judicial (no precisa estar transitada em julgado). 36 A capacidade eleitoral ativa suficiente para a aquisio da capacidade eleitoral passiva. Errado Realmente, a capacidade eleitoral ativa um dos requisitos para que se tenha a capacidade eleitoral passiva. No entanto, ela no suficiente. 37 O presidente da Repblica, na vigncia do seu mandato, no pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exerccio de suas funes. Correto No que a pessoa do Presidente jamais poder ser processada pelos crimes que cometeu. No entanto, ele responder por eventual crime que no tenha conexo com o exerccio da presidncia somente aps o trmino do mandato, perante a Justia Comum. Trata-se de uma irresponsabilidade temporria.

38 O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado considerado direito fundamental de terceira gerao. Correto O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (CF, art. 225) constitui tpico interesse difuso de terceira dimenso (ou gerao). No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 A teoria naturalstica rege os crimes no CP brasileiro. Errado A teoria naturalstica encontra poucos seguidores e no encontra aplicao prtica aos crimes previstos no CP. 40 Procurador autrquico, desejando aumentar a arrecadao do fisco, passa a empregar na cobrana meio vexatrio/gravoso, consistente em divulgar notas em jornal de grande circulao, ironizando os devedores e criticando-os por fazerem uso da via judicial para questionar seus dbitos. Sua conduta configura excesso de exao. Correto Adequada tipificao. 41 Os delitos de infanticdio, de aborto e de induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio so denominados crimes contra a vida. Correto Questo fcil que exige apenas o conhecimento de quais so os crimes contra a vida. Para que voc relembre, so crimes contra a vida o homicdio, o infanticdio, o aborto e o induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio. 42 Para que o crime de extorso seja consumado necessrio que o autor do delito obtenha a vantagem indevida. Errado O crime de extorso considerado FORMAL, consumando-se com a realizao da conduta pelo agente, sendo irrelevante, para fins de consumao, o efetivo recebimento da vantagem exigida. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Antes de transitar em julgado a sentena final, as coisas apreendidas no podero ser restitudas enquanto interessarem ao processo. Correto Trata-se de cpia literal do art. 118 do CPP. Com efeito, as coisas apreendidas s podero ser restitudas quando no mais interessarem ao processo ou aps o trnsito em julgado da sentena. 44 Entre os critrios de aplicao das medidas cautelares pessoais no atual disciplinamento legislativo, destaca-se o da proporcionalidade, que se traduz pela necessidade e adequao dessas medidas, vedada, em qualquer hiptese, a priso preventiva de ofcio e nos crimes culposos. Errado A priso preventiva pode ser decretada de ofcio (durante a instruo criminal) e tambm nos crimes culposos, quando houver dvida sobre a identidade civil da pessoa, nos termos do art. 313, nico do CPP.

45 A falta de inqurito policial impede a decretao da priso preventiva, mesmo que embasada em peas informativas da existncia do crime e em indcios da autoria apresentados pelo rgo do MP. Errado A decretao da priso preventiva no est relacionada com a existncia de um inqurito. Se estiverem presentes as hipteses legais, ser vlida a decretao. 46 O ofendido ter de ser comunicado dos atos processuais relativos ao ingresso e sada do acusado da priso, designao de data para audincia e sentena, bem como a respectivos acrdos que a mantenham ou modifiquem. Correto Questo que exige do candidato a simples leitura do cdigo. Reproduz o pargrafo 2 do artigo 201. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Os crimes de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e o comrcio ilegal de arma de fogo, nos termos da legislao especfica, so insuscetveis de liberdade provisria. Errado A insuscetibilidade de liberdade provisria dos crimes de "posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito" e o "comrcio ilegal de arma de fogo" foi ABOLIDA pela ADIN 3.112-1. Esses crimes atualmente so sim, portanto, suscetveis de liberdade provisria. 48 Considere a seguinte situao hipottica. Cludio, penalmente responsvel, foi flagrado fazendo uso de um cigarro artesanal de maconha, sendo que em seu poder ainda foi encontrada quantidade significativa da mesma droga, acondicionada em pequenas trouxinhas, com preos distintos afixados em cada uma delas, bem como constatou-se que Cludio, mesmo desempregado, trazia consigo anotaes e valores que o ligavam, indubitavelmente, ao trfico de drogas. Nessa situao hipottica, Cludio responder pelo crime de trfico de entorpecentes e, mesmo que remanescente o crime de uso indevido de drogas, estaro excludos os benefcios da lei atinente aos juizados especiais. Correto Se Cludio estivesse sido flagrado fazendo simplesmente o uso de um cigarro artesanal de maconha, ele apenas responderia pelo crime de posse de drogas para o consumo pessoal, crime de menor potencial ofensivo e que, de fato, lhe proporcionaria os benefcios da Lei de Juizados Especiais, dentre eles, o de transao penal e o de composio de danos civis. O problema que ao portar quantidade significativa da mesma droga, acondicionada em pequenas trouxinhas, com preos distintos afixados em cada uma delas e ter consigo anotaes e valores, Cladio cometera o crime de trfico ilcito de drogas. Esse crime, por prev pena de recluso de 05 a 15 anos, um delito de maior potencial ofensivo e, por isso, Cladio perde os benefcios da Lei 9.099/95 (Juizados Especiais Criminais).

49 Incidem nas penas previstas em lei, na medida de sua culpabilidade, as pessoas que, tendo conhecimento da conduta criminosa de algum contra o ambiente e podendo agir para evit-la, deixem de impedir sua prtica. Correto Estamos diante de uma reproduo quase que fiel do art. 2 da Lei 9.605/98 o qual estabelece que quem, de qualquer forma, concorrer para a prtica dos crimes ambientais, incidir nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade. Ele tambm nos traz um rol de pessoas que tambm podem ser culpadas se deixarem de impedir a prtica de crimes ambientais quando podiam agir para evit-la. 50 A medida que, para ser adotada contra estrangeiros, exige promulgao e publicao de decreto presidencial para ser efetivada (Lei n. 6.815/1980) a extradio. Errado Promulgao e publicao de decreto presidencial exigncia para a EXPULSO e no para a extradio.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Observe as reaes e dados fornecidos para cada uma destas reaes, realizadas temperatura e presso constantes, abaixo.

Com base nestes dados e sabendo que x, y e z so nmeros positivos, julgue os itens a seguir. 51 O valor da variao da energia de Gibbs da reao 2 igual a Correto Temos que a variao da energia de Gibbs dada por dG = dH TdS. 52 A variao de entalpia para a reao vale , na temperatura T2. .

Errado Pela Lei de Hess bastaria somar dH para as equaes que juntas formam essa equao. Mas, as equaes esto em temperatura diferente, de forma que esse resultado no vlido. 53 A temperatura 2 metade da temperatura 1. Correto Usando as relaes entre as funes de estado, temos que para as reaes: Aplicando isto nas reaes 1 e 3 chegamos a:

Logo:

Como sugerido pelo item.

54 Todas as reaes mostradas so espontneas. Errado Nenhuma delas o , j que os valores de dG so todos positivos. 55 A reao 2 no pode ocorrer, pois no existe reao para a qual a entropia diminua. Errado Claro que existe, desde que essa diminuio seja compensada com mudana em outro ponto da vizinhana. A respeito dos conceitos a respeito dos gases reais, avalie os prximos itens. 56 Um gs acima do ponto crtico considerado como mudando para um fluido supercrtico. Correto Fluidos supercrticos tem maior densidade do que gases normais. 57 Gases reais seguem perfeitamente o modelo cintico dos gases. Errado No, pois este modelo prev que no h interao entre as molculas, o que no acontece para gases reais. 58 Na presso e temperatura ambiente padro (298,15 K e 1 bar), o volume molar dos gases se aproxima de 25 L/mol. Correto Este o valor para o gs ideal, que uma boa aproximao para os gases reais. 59 Foras atrativas entre as molculas favorecem a compresso do gs. Correto Sim, pois ajudam para que as molculas fiquem mais prximas. 60 Foras repulsivas entre as molculas favorecem a expanso do gs. Correto o inverso do item anterior. Acerca dos elementos qumicos e suas propriedades, julgue os itens. 61 Todos os istopos do frncio so extremamente esstveis. Errado So instveis, pois o elemento radioativo. 62 Com o hidrognio, o boro forma compostos interessantssimos, conhecidos como boranos. O mais simples deles o B2H6. Correto Os boranos so importantes em qumica orgnica sinttica.

63 Apesar do N2 ser muito abundante na atmosfera, ele relativamente escasso na crosta terrestre. Correto Isto se deve baixa reatividade. 64 O ouro o mais nobre de todos os metais e, por ser inerte nas condies terrestres, encontrado no estado nativo. Correto O ouro um dos metais mais importantes historicamente. 65 O argnio um gs com grande reatividade. Errado Ele um gs nobre, usado em atmosferas inertes inclusive. A Tabela Peridica, abaixo mostrada, uma excelente maneira de memorizar melhor conceitos de Qumica. A respeito dela e desses conceitos, avalie os prximos itens.

66 BEijei MarGarida na Casa do SR. BAro RAto um mnemnico para decorar os elementos chamados de alcalinos. Errado fcil de ver que se trata dos alcalinos-terrosos. 67 Foi CLaro que BRito Invadiu ATenas serve para decorar os smbolos de uma famlia da Tabela Perdica onde todos os elementos so gases. Errado Somente o Flor e o Cloro so gases.

68 Os sete porquinhos ajuda a memorizar os elementos da famlia dos calcognios. Correto esse o nome dado famlia do oxignio. 69 O Hg possui menor nmero de prtons do que o Er e maior do que a prata. Errado Possui mais prtons do que os dois. 70 O Cloro mais eletronegativo do que o carbono. Correto Conhecimento bem bsico. Com relao aos conceitos de acidez e basicidade, julgue os itens. 71 A hibridao sp e sp no carbono diminui a acidez devido menor eletronegatividade de um carbono com maior carter s. Errado o contrrio diminui devido a maior eletronegatividade. 72 Substituintes com efeito atraente de eltrons diminuem o pKa de cidos carboxlicos alifticos devido a maior estabilidade das bases correspondentes. Correto Este o efeito observado. 73 O primeiro pKa de cidos dicarboxlicos geralmente mais baixo de que de cidos mono-carboxlicos anlogos. Correto Este fato pode ser explicado pelo efeito -I do substituinte carboxila e pela formao de ponte de hidrognio na base conjugada entre o carboxilato o a carboxila no substituda. 74 Os cidos benzicos so menos cidos do que o cido ciclo-hexanocarboxlico. Errado So mais cidos, devido a ressonncia e a hibridizao do carbono. 75 Anlogo ao pKa de cidos pode-se definir a constante de associao de uma base com um prton, o pKb. Porm a maioria da literatura apresenta os valores de dissociao dos cidos correspondentes das bases, pK a, ao invs dos valores de pKb. Correto Com este valor se obtm o outro. Com relao s reaes orgnicas, avalie os itens. 76 Organometlicos funcionam como uma fonte de carbono eletroflico. Errado O carbono nucleoflico nestes casos.
2

77 Os acetiletos de sdio ou de ltio so nucleoflicos, podendo reagir com aldedos e cetonas. Correto Certo. 78 O tratamento de um cido carboxlico com um lcool na presena de um cido, leva formao de um ster. Correto Esta uma das reaes mais conhecidas da Orgnica. 79 A reduo de cidos carboxlicos pode ser efetuada com hidreto de ltio e alumnio. Correto Esta reduo no ocorre utilizando como agente redutor boro-hidreto de sdio 80 A reduo de amidas muito til para a preparao de aminas. A reao pode ser feita com hidreto de ltio e alumnio. Correto Tudo certo aqui.

O esquema abaixo mostra diversas reaes para aldedos.


1 - NaCN, H2 SO 4 2 - H2 O Adio Nucleof lica NaBH4 Reduo com boroidreto 1 - RLi, THF 2 - H2 O Adio de Organometlicos 1 - RMgBr, Et2 O 2 - H2 O
R OH

Composto A

Composto B

OH R

Reao 1
OH O OR

Reagentes A
H

Reao 2
OH

NaHSO3, banho de gelo Adio de bissulfito RNH2 , H cat. Reao 3


+

SO3 -Na+

R N

NH3 , H2, Ni, Presso Reduo Aminativa

Composto C

NH 2

Reagentes B Sntese de Aminocido de Strecker c. ou Base Composto E Enolizao

CN H

H2O, H

Composto D

A respeito destas reaes, avalie os itens. 81 O composto A uma cianoidrina. Correto


OH CN

O produto desta reao

82 O composto B o 2-butanol. Errado o 1-butanol. 83 A reao 1 uma adio de Grignard. Correto Exatamente. 84 A reao 2 um equilbrio. Correto A formao de acetal um equilbrio. 85 A reao 3 uma oxidao. Errado No h aumento no nvel de oxidao e estes reagentes no so oxidantes. 86 O composto C uma amina. Correto o que se gera com uma reduo aminativa. 87 O composto D um ster. Errado
NH2 CO2 H

um cido carboxlico: 88 O composto E um alceno. Correto


OH

Ele o composto

89 Todas as reaes mostradas podem ser feitas com cetonas. Correto Todas levam a produtos. 90 O composto base para as reaes o butiraldedo. Correto Isto mesmo.

A respeito da espectrometria de absoro atmica (AAS), avalie os itens. 91 uma tcnica analtica bem desenvolvida e suficientemente robusta para ser implementada em laboratrios de anlises qumicas em larga escala. Correto De fato. 92 utilizada para fins qualitativos e quantitativos, permitindo determinar e quantificar mais de 70 elementos. Correto Por isso sua importncia. 93 Pode ser aplicada em diferentes reas tais como: anlises clnicas, ambientais, farmacuticas e na indstria. Correto Ela bastante til, de fato. 94 Nesta tcnica, a nica funo da chama converter o aerossol da amostra em vapor atmico, que pode ento absorver a luz proveniente de uma fonte primria. A quantidade de radiao absorvida est relacionada com a concentrao do elemento de interesse na soluo. Correto Tudo certo. 95 Ela oferece uma srie de vantagens sobre a espectroscopia de chama. Uma delas relaciona-se com o fato de o nmero de tomos no estado fundamental ser vrias ordens de grandeza maior do que o nmero de tomos excitados; da resulta uma sensibilidade muito maior para a tcnica da absoro atmica. Correto Certa anlise. A respeito dos conceitos da cromatografia, avalie os itens. 96 Na cromatografia de par inico, um sal contendo um contra-on orgnico grande, como um on amnio quaternrio, adicionado fase mvel. O contra-on forma um par inico no carregado com um on do soluto de carga oposta na fase mvel. Correto Certa informao. 97 Uma CLAE bem-sucedida requer um equilbrio adequado das foras intermoleculares entre os trs participantes ativos do processo de separao: o soluto, a fase mvel e a fase estacionria. Correto Exato.

98 A eluio pode ser isocrtica, em que apenas um solvente (ou mistura de solventes de composio constante) utilizado; e por gradiente, em que h variao contnua na composio do solvente. Correto Certa classificao. 99 Na cromatografia de fase reversa com eluio por gradiente, conforme a composio do solvente varia a polaridade tambm alterada: a fora do eluente aumenta quando o solvente se torna mais polar. Errado A fora diminui. 100 Um espectrmetro de massas acoplado CLAE ajuda bastante na identificao das espcies medida que elas eluem da coluna cromatogrfica. Entretanto, existem alguns contratempos no acoplamento CLAE-EM: uma amostra no estado gasoso necessria para a espectrometria de massa, enquanto que a sada de uma coluna cromatogrfica lquida constituda de um soluto dissolvido em um solvente. Correto Tudo certo aqui. A respeito dos conceitos da Qumica Analtica ainda, avalie os itens. 101 Os mtodos de fluorescncia atmica so menos sensveis que os de emisso e os de absoro atmica. Errado So os mais sensveis, pelo menos teoricamente, pois a populao de tomos da amostra que identificada maior nesses mtodos. 102 Nos mtodos baseados em atomizadores eletrotrmicos as amostras devem ser introduzidas sempre como solues. Errado H vrios mtodos tambm para introduo direta de amostra. 103 Uma das desvantagens dos mtodos de espectrometria de massa a deriva dos instrumentos. Correto Ela ocorre e pode chegar a 10% por hora, sendo necessria correo. 104 A espectrometria no ultravioleta e visvel tem larga aplicao em anlise qualitativa de molculas. Errado pouco aplicvel, devido ao reduzido nmero de mnimos e mximos de absoro. 105 A espectrometria infravermelha moderna uma ferramenta verstil que aplicada determinao qualitativa e quantitativa de espcies moleculares de todos os tipos. Correto Realmente uma tcnica verstil.

A respeito da validao dos mtodos analticos, julgue os itens. 106 Os parmetros de validao de mtodos analticos envolvem Especificidade/Seletividade, Funo da Resposta (grfico analtico), Intervalo de Trabalho, Linearidade, Sensibilidade, Exatido, Preciso (repetitividade, preciso intermediria e reprodutividade), Limite de Deteco (LD), Limite de Quantificao (LQ) e Robustez. Correto Todos estes so usados. 107 O termo especificidade e sinnimo de seletividade. Errado Cada um um conceito diferente. 108 O processo para demonstrar a especificidade do mtodo depende do seu objetivo. Em diversas tcnicas analticas (como nas anlises cromatogrficas, por exemplo) esse parmetro pode ser estabelecido pela comparao do resultado obtido com a combinao de vrios fatores. Correto Exato. 109 Embora sempre se busque obter relao linear entre a propriedade a ser medida e a concentrao ou quantidade do analito pode-se tambm admitir a relao no-linear. Correto Em alguns casos, no h como evitar isso. 110 A correlao perfeita obtida quando R=0. Errado Ela assim para R=1.

A respeito do documento acima e conforme a Portaria 344, avalie os itens. 111 Nos dados impressos devem constar nome e endereo do prescritor e sua inscrio no Conselho ou nome e endereo da clnica/instituio na qual vinculado. Correto Isto mesmo. 112 Na parte de assinatura pode-se apor carimbo (dados do prescritor impresso), ou data, assinatura e n de inscrio no Conselho Regional, mediante carimbo ou manuscrito. Correto Certo. 113 Este documento pode ser usado para prescrever entorpecentes. Errado Eles so de notificao de receita amarela. 114 Este documento impresso em uma via, que fica com o paciente. Errado Fica com a drogaria ou farmcia. 115 A sibutramina pode ser prescrita com este documento. Correto Realmente. A respeito da Lei 6360/76, julgue os itens. 116 proibido o reaproveitamento e a utilizao de vasilhame tradicionalmente usado para refrigerantes no envasilhamento de saneantes. Correto Art. 64.

117 proibida a colocao de novas datas ou o reacondicionamento em novas embalagens de produtos cujo prazo de validade haja expirado, excetuados os soros teraputicos que puderem ser redosados e refiltrados. Correto Art. 65. 118 A inobservncia dos preceitos desta Lei, de seu regulamento e normas complementares configura infrao de natureza sanitria, ficando sujeito o infrator ao processo e s penalidades previstos no Decreto-Lei n 785, de 25 de agosto de 1969, sem prejuzo das demais cominaes civis e penais cabveis. Correto Art. 66. 119 A ao de vigilncia sanitria abranger todo e qualquer produto de que trata esta Lei, inclusive os dispensados de registro, os correlatos, os estabelecimentos de fabricao, distribuio, armazenamento e venda, e os veculos destinados ao transporte dos produtos. Correto Isto mesmo. 120 No ficam sujeitos controle do rgo de vigilncia sanitria a propaganda das marcas e a etiquetagem. Errado Ficam sujeitos, nos termos do Art. 68.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Vous aimerez peut-être aussi