Vous êtes sur la page 1sur 110

O JULGAMENTO

Guio de Joo Nunes Ideia original de Izaas Almada

STOPLINE FILMES

2 O JULGAMENTO

1)

EXT. RUA DE LISBOA - AMANHECER (1970)

Silncio. As casas de uma rua na cidade de LISBOA so vistas em perspectiva. Sobre essa imagem inicial surge o letreiro: LISBOA, PORTUGAL 1970 CORTA PARA: 2) INT. CASA CLANDESTINA - DIA (1970)

No interior de uma casa h grande azfama, mas em silncio. Um MEIA DZIA de homens e mulheres esto reunidos clandestinamente. Entre eles podemos ver JAIME, vinte anos, estudante universitrio, de patilhas compridas, pra e bigode, e HENRIQUE, 10 anos mais velho. CORTA PARA: 3) EXT. RUA DE LISBOA - AMANHECER (1970)

Discreto, um "boca-de-sapo" preto, dos anos 70, avana vagarosamente pela rua e estaciona. A janela do passageiro abre-se e vemos o chefe de brigada MENDES OLIVEIRA, um homem moreno e forte de 30 e tal anos, de bigode. No carro h mais TRS AGENTES. O olhar de Mendes Oliveira procura em redor e fixa-se num HOMEM MAGRO, que est encostado parede de uma casa a fumar. O olhar dos dois cruza-se por um momento. Depois o homem olha para as janelas iluminadas da casa e faz um ligeiro aceno de cabea. Atira a beata para o cho e afasta-se no sentido contrrio. O inspector olha para as janelas iluminadas. CORTA PARA: 4) INT. CASA CLANDESTINA - DIA (1970)

Em silncio e de forma bem organizada os conspiradores imprimem panfletos numa mquina de stencil.

3 Jaime retira mais um molho de papis impressos da mquina e passa-os a Henrique. Quando este os pousa em cima da mesa podemos ler claramente o seu ttulo: "PELO FIM DA GUERRA COLONIAL. MANIFESTO" CORTA PARA: 5) EXT. RUA DE LISBOA - AMANHECER (1970)

As portas do carro abrem-se em sincronia e TRS HOMENS paisana saem para a rua. Mendes Oliveira o ltimo a descer. Aproximam-se da casa, olhando em redor, certificando-se de que ningum os est a ver. Um dos agentes bate porta com os ns dos dedos. CORTA PARA: 6) INT. CASA CLANDESTINA - DIA (1970)

No interior da casa os conspiradores interrompem subitamente o trabalho quando ouvem algum BATER PORTA. Entreolham-se, preocupados. Henrique faz sinal a Jaime para ir abrir. HENRIQUE Jaime... Jaime tira um REVLVER 32 do cinto e aproxima-se da porta. CORTA PARA: 7) EXT. RUA DE LISBOA - AMANHECER (1970)

A porta da casa abre-se. Os trs agentes irrompem pela casa dentro com violncia, mas sem barulho. CORTA PARA: 8) INT. CASA CLANDESTINA - DIA (1970)

Outra batida. Jaime abre a porta com cuidado. No a Pide, mas sim MIGUEL, um mdico de 30 anos, seco e de culos, que entra pela casa dentro.

4 JAIME O que que se passa, Miguel? H azar? Jaime fecha a porta atrs dele. Miguel fala, ofegante. MIGUEL Prenderam o Marcelino! Todos olham para ele, chocados. HENRIQUE O Marcelino?! MIGUEL Sim. A PIDE foi a casa dele hoje de manh. HENRIQUE E apanharam alguma coisa? MIGUEL Livros e um "Avante". CORTA PARA: 9) EXT. RUA DE LISBOA - AMANHECER (1970)

MARCELINO PONTES (30) arrastado para fora da sua casa por dois agentes da PIDE. Est de pijama e tem uma gabardina jogada sobre os ombros, escondendo-lhe as mos algemadas atrs das costas. No tenta resistir. Mendes Oliveira o ltimo a sair. Tem DOIS LIVROS e um PEQUENO JORNAL na mo. Olha em redor. Algum fecha as portadas da janela de uma casa vizinha. JOANA (7), vestida de pijama, surge porta. Consegue soltar-se dos braos da me, MARIANA (27) e corre para Marcelino, abraando-lhe as pernas por trs. MARIANA Filha, vem c! O que que eu fao, Marcelino? Marcelino tenta virar-se, mas os dois agentes continuam a pux-lo. MARCELINO Vai para a tua me, Joana. O pai j volta. (para a mulher)

5 No te preocupes comigo, Mariana. No te preocupes! A me de Joana tenta ir busc-la, mas Mendes Oliveira impede-a. O pide aproxima-se e separa Joana das pernas do pai, puxando-a com suavidade. A rapariga olha para ele, chorando. Mendes Oliveira sorri para ela e agarra-a ao colo. A mulher arranca a criana dos braos do pide, com raiva contida. MULHER Tire as mos da minha filha, seuMARCELINO Tem calma, mulher. Leva a menina para dentro. Tem calma. Marcelino forado a entrar no carro pelos dois agentes da PIDE. Mendes Oliveira junta-se a eles e o carro arranca, seguido pelo olhar desesperado de me e filha. 10) GENRICO

Montagem de imagens de arquivo do perodo do fim da ditadura em Portugal sobre um TEMA MUSICAL. Sobre esta montagem vo entrando os crditos iniciais da srie: - discurso de Salazar; - embarque de tropas para frica; - cenas da guerra colonial; - GNRs a empurrar camponeses para dentro de um camio; - manifestao estudantil com carga policial sobre os estudantes; - cenas da Revoluo dos Cravos: Salgueiro Maia em cima de um chaimite no largo do Carmo; - povo na rua com os cravos nas mos; - a multido do primeiro 1_ de Maio; - tropas barbudos num jeep; - libertao dos presos de Caxias;

6 10A) EXT. CAXIAS DIA (FLASHBACK) Miguel e Jaime esto entre os presos libertados. Os dois amigos abraam-se. A imagem congela sobre a cara de Jaime. 11) INT. CASA DE JAIME/SALA - DIA

JAIME FERREIRA, agora com 56 anos mas a mesma barba que sempre o acompanhou, dorme deitado num sof velho, vestido, coberto apenas por uma manta aos quadrados. No cho, ao lado do sof, est um computador porttil, uma garrafa de whisky tombada e um copo vazio. O homem acorda. Franze os olhos incomodado pela luz do dia que entra pela janela da sala. Com a ponta do p, descalo, faz rodar a garrafa, certificando-se de que est vazia. Dirige-se a um armrio e abre a porta inferior. Espreita para o interior mas no encontra o que procura. Abre uma gaveta. Abre outra. Na terceira encontra finalmente uma daquelas pequenas garrafinhas de whisky de dose individual. Tira-lhe a tampa, ainda de olhos franzidos. Aproxima-se da janela e olha para o exterior, uma vista magnfica sobre os telhados de Lisboa, com o Tejo e o Cristo Rei ao fundo. Bebe o whisky de um trago. Aproxima-se do computador que tem um documento aberto. parte de uma cena inacabada de um livro policial. Faz deslizar o cursor, revendo o que escreveu. Depois fecha o porttil. 12) INT. FACULDADE DE LETRAS DE LISBOA/ANFITEATRO - DIA

JOANA PONTES, professora de literatura, d uma aula sobre Manuel da Fonseca - nome que est escrito a marcador no grande quadro branco. Tem 43 anos, que no a maltrataram, muito pelo contrrio. JOANA "Cerromaior" o romance mais conhecido de Manuel da Fonseca, e narra a luta dos camponeses alentejanos durante o perodo da ditadura. Uma luta que hoje est quase esquecida mas que se arrastou por dcadas e foi fundamental para a conquista da democracia. A turma ouve-a com ateno, tomando notas.

7 JOANA Quem que aqui sabe quem foi a Catarina Eufmia? Os alunos entreolham-se, franzindo as testas. Ningum responde. Joana abana a cabea e comea a limpar o quadro. JOANA Cerromaior foi adaptado ao cinema, h uns anos atrs. (vira-se) Se eu perceber que os senhores s viram o filme e nem tocaram no livro... tambm vo sentir a mo pesada da opresso. A minha...! A turma ri-se. JOANA Carssimos, tenham um muito bom dia. A turma comea a sair. 13) INT. FACULDADE DE LETRAS DE LISBOA/CORREDOR - DIA

Os alunos saem da sala apressadamente. Joana, com a pasta na mo, vem atrs deles. O seu olhar descobre Jaime, que est a falar com uma ESTUDANTE bonita. A rapariga despede-se dele e afasta-se antes de Joana se aproximar. JOANA (sorri) E tu insistes! JAIME Se no for terceira, quarta! (sorri) No sejas tonta - s uma aluna. Jaime estende a mo para a cara de Joana e toca-lhe ao de leve. JAIME Como que ests? JOANA Como que hei de estar? Encolhe os ombros.

8 JAIME No apareceste ontem. Fiquei tua espera at tarde. JOANA No perdeste nada. No ia ser boa companhia. (muda de tom) Vais l hoje? JAIME Vou, claro que vou. Posso ser muito esquecido, mas esta data eu nunca falho. JOANA E o Miguel e o Henrique? JAIME O Miguel vai de certeza. O Henrique, nunca se sabe. Jaime olha para o relgio. JAIME J estou atrasado para a minha aula. At logo. D um beijo rpido nos lbios de Joana e afasta-se apressado. JOANA At logo. 14) INT. HOSPITAL INGLS/CONSULTRIO - DIA

MIGUEL MIRANDA um mdico de 66 anos, magro, de culos, com um ar srio mas simptico. Tem vrios exames nas mos e est a falar com um HOMEM DE MEIA IDADE, que tem uma cicatriz na cabea. MIGUEL Este TAC indica aqui qualquer coisa, senhor Domingos. Se calhar vamos ter de mexer a outra vez. O homem abre os olhos, assustado. HOMEM DE MEIA IDADE Outra vez, s doutor? Mas isto h seis meses j estava tudo bem.

9 MIGUEL Pois estava. Mas no se preocupe desta vez vai ser mais simples. Ergue-se e contorna a secretria, ajudando o homem a levantar-se. MIGUEL No fique assim, homem. Daqui a um ms j est a para as curvas. Os dois dirigem-se para a porta. HOMEM DE MEIA IDADE S doutor, no me est a esconder nada, pois no? MIGUEL Claro que no, senhor Domingos. V descansado, depois ns telefonamos. Abre-lhe a porta e os dois apertam as mos. O homem coloca o chapu na cabea e vira as costas. Miguel fica a v-lo afastar-se, com ar srio. Uma enfermeira de 26 anos, TERESA, aproxima-se dele. TERESA Como que ele reagiu? MIGUEL Mais ou menos. Vou ter de o operar quanto antes, porque assim ele no dura trs meses. TERESA Olhe que este ms j tem tudo cheio, Doutor Miguel. MIGUEL Resolve-me l isso, Teresinha. V quem que eu posso trocar por ele. Miguel volta para a sua mesa. ENFERMEIRA A sua mulher ligou. Trs vezes. Pergunta se o doutor quer ir almoar com ela. MIGUEL No, hoje no posso. Faz-me um favor, Teresinha, liga-lhe tu e diz-lhe que estou a operar.

10 TERESA Eu?! Com os cimes que ela tem de mim? Acho melhor no, Doutor. A enfermeira sorri e afasta-se. 15) EXT. MORADIA DE HENRIQUE/JARDIM - DIA

HENRIQUE SERRANO sai de casa. Tem agora 67 anos e um porte altivo. O fato feito por medida e a pasta italiana da melhor qualidade condizem com a casa da Quinta da Marinha. Junto piscina, apanhando sol de biquni, est MARLA. Tem vinte e seis anos, alta, com um corpo e uma beleza estonteantes. Um JARDINEIRO de 30 e tal anos trabalha num extremo do jardim. Henrique olha para ele enquanto fala com Marla. MARLA J vais, amor? Almoamos hoje? HENRIQUE Ainda no sei. Ela tira os culos escuros. MARLA que eu queria ir comprar aquele colar de ouro branco. Ia ficar to bem com o vestido preto que me deste ontem. HENRIQUE J disse que no sei. A minha secretria depois liga-te. (pausa) E j te disse que no gosto que estejas aqui quando o jardineiro est a trabalhar. O homem debrua-se sobre ela, para a beijar. Marla desvia a boca e coloca de novo os culos, amuada. 16) EXT. MORADIA DE HENRIQUE/PORTA DA GARAGEM - DIA

Henrique vai entrar num Jaguar estacionado em frente da garagem no momento em que o seu TELEMVEL TOCA. 17) INT. JAGUAR DE HENRIQUE - DIA

Henrique atende o telemvel enquanto se senta no lugar do condutor.

11 HENRIQUE Sim, Jaime. INTERCALA COM: 18) EXT. FACULDADE DE LETRAS - DIA

Jaime est nos degraus da faculdade, falando ao telefone. JAIME Ol, Henrique. No te esqueceste que dia hoje? HENRIQUE evidente que no. JAIME Ento vais l ter? HENRIQUE Ainda no sei. Depende da hora a que acabar uma reunio. JAIME Reunio ou passagem de modelos? HENRIQUE Quem me dera. o problema da hidroelctrica, l de Espanha. Tenho de resolver aquela merda ainda hoje, porque amanh vou almoar com o ministro. JAIME Poupa-me o discurso, Henrique. A Joana vai ficar triste se no aparecermos os trs. INTERCALA COM: 19) INT. JAGUAR DE HENRIQUE - DIA

Henrique encolhe os ombros e liga o carro. HENRIQUE Est, est, est. Eu vou ver o que consigo fazer. Desliga o telemvel.

12 20) EXT. CEMITRIO DOS PRAZERES - DIA

Joana est ajoelhada junto a uma campa, ajeitando um ramo de cravos vermelhos. Jaime e Miguel esto de p, atrs dela. Na lpide v-se o nome "Marcelino" e uma inscrio. Joana fica um momento imvel, de semblante pesado. Depois tira trs cravos do ramo e levanta-se. Dirige-se aos amigos, colocando um cravo na lapela de cada um. Ficam os trs em silncio a olhar o horizonte. 21) INT. SALA DE REUNIES - DIA

Henrique est numa reunio com vrios outros EXECUTIVOS numa sala imponente do 17 andar de uma torre de escritrios. HENRIQUE Meus senhores. Se eles querem a rede de alta tenso, vo ter de nos dar alguma contrapartida. Isso para mim claro. Uma SECRETRIA abre a porta e aproxima-se dele. SECRETRIA Senhor engenheiro. O seu compromisso - j est na hora. Quer que desmarque o almoo com a dona Marla? Henrique confirma a hora no relgio e hesita. HENRIQUE Sim... (para os presentes) Vamos terminar por aqui. Voltamos a falar amanh, depois da minha reunio com o ministro. Henrique abandona a sala. 22) EXT. CEMITRIO DOS PRAZERES - DIA

O jaguar de Henrique pra mesmo em frente do cemitrio. Miguel, Joana e Jaime saem nesse momento pelos portes principais, com os cravos ao peito, e do de caras com ele a sair do automvel.

13 HENRIQUE S consegui chegar agora, desculpem. JOANA Obrigada, Henrique. Ainda bem que vieste. 23) INT. RESTAURANTE - DIA

Jaime serve um copo de vinho a Joana. Henrique ergue o copo num brinde. Miguel olha-o com um ligeiro sorriso. HENRIQUE Um brinde ao Marcelino. Um homem ntegro, um bom pai de famlia, um lutador que se houvesse justia neste mundo estaria hoje aqui connosco. JAIME Ao Marcelino. Batem os copos. JOANA A ltima imagem que eu lembro do meu pai no do funeral. do dia da priso dele. O silncio instala-se por um momento. Depois Jaime sorri. JAIME Eu acho que nunca te contei, Joana. No primeiro de Maio a seguir revoluo andei a gritar o nome do teu pai. Lembras-te, Miguel? Miguel sorri tambm. MIGUEL Fomos da Alameda ao estdio 1 de Maio a p. Toda a gente a gritar "25 de Abril sempre" e este maluco a gritar "Marcelino, Marcelino". JOANA As pessoas devem ter achado que estavas louco. HENRIQUE E no estavam muito longe da verdade.

14 24) INT. RESTAURANTE - DIA/POUCO DEPOIS

A refeio j est avanada. Henrique olha para Jaime. HENRIQUE E a tua Catarina, como que est? JAIME Vou amanh v-la na barra. No primeiro julgamento a srio do gabinete dela. HENRIQUE J sem patrono? Temos advogada. MIGUEL Podes ter orgulho nela, Jaime. Nos dias de hoje j no h muita gente a acreditar em ideais. JOANA Se ela acreditasse em ideais no era advogada. Jaime lana um olhar de lado para Joana. HENRIQUE L ests tu, Joana. Isso so preconceitos - os advogados no podem ser bons, os economistas no podem ser bons, os engenheiros no podem ser bonsMIGUEL Em relao aos engenheiros ela at tem alguma razo. Henrique sorri, cnico. HENRIQUE A vossa relao com o dinheiro... Confessa l - isso tudo inveja. JAIME S se for das tuas namoradinhas. Joana d uma ligeira cotovelada em Jaime. JOANA Vocs no mudam mesmo.

15 25) INT. TRIBUNAL DE LISBOA/SALA DE AUDINCIAS - DIA

Na sala de audincias do tribunal vo sendo revelados o JUIZ, os ADVOGADOS e o PROCURADOR do Ministrio Pblico, que ouvem com ateno as alegaes de CATARINA FERREIRA, uma mulher bonita, de 32 anos, vestida para a barra. CATARINA O meu constituinte alega que o sinal estava verde e no viu a criana que vinha na sua bicicleta... ALGUMAS PESSOAS assistem sesso. Na primeira fila, Jaime olha com orgulho para a filha. Tambm se encontram presentes o PAI e a ME do menino atropelado mortalmente. Ela uma mulher de 35 anos, elegante e digna no seu saia casaco cinzento escuro. Est em sofrimento, com lgrimas nos olhos. CATARINA Alega tambm que sentiu apenas um pequeno choque na parte lateral do carro, mas como um mono volume grande, no percebeu que tinha atropelado algum. Sentado no banco dos rus, de costas para a audincia e para Jaime, encontra-se o arguido. MENDES OLIVEIRA. Hoje tem 71 anos, d pelo nome de Francisco Ferraz e impossvel conseguirmos relacion-lo com o chefe de brigada da PIDE que vimos nas cenas iniciais. CATARINA Foi por este motivo, meritssimo Juiz, s por este motivo e nenhum outro, que no prestou socorro criana. O senhor Francisco Ferraz um homem de bem, com carta de conduo h 48 anos e nunca cometeu nenhuma infraco, conforme consta nos autos. Enquanto ouve a sua advogada, Mendes Oliveira/Francisco Ferraz mexe EM CINCO MOEDAS que tem dispostas na mesa sua frente. CATARINA Se tivesse a mnima ideia do que havia ocorrido, obviamente, teria parado a viatura e prestado todo o auxlio possvel. por isto,

16 meritssimo Juiz, que vos peo a costumeira justia. Catarina vai sentar-se. O cliente inclina-se para ela para lhe dizer qualquer coisa ao ouvido, ficando de perfil. Vemos que tem bigode e continua a mexer nas moedas enquanto fala. O olhar de Jaime fixa-se no peculiar alinhamento de moedas. A sua expresso de satisfao muda repentinamente. 26) INT. EDIFCIO PIDE/SALA DE INTERROGATRIOS - DIA (FLASHBACK) Estamos numa pequena sala mal iluminada da sede da PIDE na Rua Antnio Maria Cardoso, em Lisboa. Um homem est nu, de p, com os braos erguidos em cruz. Trata-se de Jaime, que na altura tinha pouco mais de vinte anos. V-se que se encontra em grande sofrimento perante a tortura que est a ser submetido. Tem um olho negro e um lbio inchado, com um pouco de sangue no canto da boca. Dois HOMENS em mangas de camisa esto atrs dele. Um fuma, recortado contra a luz de uma janela; o outro est sentado numa cadeira colocada ao contrrio. frente de Jaime um vulto sentado numa secretria brinca com CINCO MOEDAS de cinco tostes, alinhando-as de uma forma particular. Um projector forte, virado para a cara de Jaime, impede-nos de ver o rosto do interrogador. 27) INT. TRIBUNAL DE LISBOA/SALA DE AUDINCIAS - DIA

O Procurador do Ministrio Pblico comea a falar mas Jaime tem os olhos fixos nas moedas e mos do homem sentado no banco dos rus. PROCURADOR Meritssimo Juiz, o Ministrio Pblico vai mostrar a este Tribunal que o arguido no s sabia que tinha atropelado a criana, como se ps em fuga do local do acidente para no ser incriminado. Fugiu, para sermos mais precisos, praticando por isso um acto criminoso, ou mais exactamente um dolo eventual.

17 Mendes Oliveira ouve o procurador com um ar de displicncia. Atrs de si, Jaime olha para baixo, tem as mos a tremer de nervos. Aperta-as com fora uma contra a outra. 28) EXT. TRIBUNAL DE LISBOA/CORREDOR - DIA

A sesso terminou. As PESSOAS que se encontravam a assistir saem da sala de audincias. Catarina sai acompanhada pelo seu cliente, Mendes Oliveira/Francisco Ferraz. Conversam entre si mas no ouvimos o que eles dizem. Esto ambos a ser observados por Jaime, que espera a alguma distncia. Por fim, despedem-se com aperto de mo e Catarina procura com o olhar o seu pai. Caminha para ele, mas Jaime tem o olhar fixo no homem que se afasta. CATARINA Pai. Pai...? Jaime desperta do seu torpor e olha a filha. JAIME Desculpa. Estava distrado. Beija a filha no rosto. CATARINA Ento, gostaste da minha estreia? JAIME Muito, sim senhor. Estiveste brilhante. Volta a olhar para o corredor. JAIME Como que se chama o teu cliente? CATARINA Francisco Ferraz. JAIME E donde que ele ? CATARINA daqui de Lisboa. Mas... porqu essa curiosidade toda?

18 JAIME Nada, nada - desculpa. Queres tomar um caf? CATARINA (olha o relgio) Tenho dez minutos. J d para um cigarro. 29) EXT. PASTELARIA EM LISBOA - DIA

Jaime e Catarina esto numa pastelaria de Lisboa. CATARINA E o teu livro? Jaime abre a pasta pousada numa cadeira e retira um molho de folhas A4 impressas. O ttulo "A noite do falco" JAIME J tem final. Mas no estou muito contente. A filha folheia as pginas. CATARINA Nem nunca vais estar, enquanto escreveres livros destes. JAIME L e diz-me o que pensas. CATARINA No vai ser para j. Este julgamento est a roubar-me o tempo todo. E esta causa eu no posso perder. JAIME Quando tiveres tempo. Jaime muda de novo de semblante, ficando muito srio e pensativo. Catarina repara na mudana. CATARINA E tu, como que ests? Est tudo bem com a Joana? JAIME Sim, sim. Catarina fica a olhar para o pai.

19 CATARINA De certeza? Sinto-te estranho, hoje. JAIME No tem nada a ver com a Joana. CATARINA pena. Pensei que finalmente tivesses ganho juzo. JAIME No vamos voltar a isso, Catarina. (pausa) Diz-me uma coisa - achas que o gajo culpado ou inocente? CATARINA Quem...? O meu cliente? No sei nem vem ao caso. Eu no sou juza - a minha obrigao defend-lo. s isso que eu tenho de fazer. JAIME assim to simples, para ti? CATARINA E para ti, no ? Jaime no responde. Catarina olha para o relgio e levanta-se. CATARINA Tenho de ir. Paga-me a bica. D um beijo rpido no pai e afasta-se. 30) INT. MORADIA DE HENRIQUE - NOITE

Henrique entra em casa, desapertando a gravata de seda. Ouve barulho na sala. 31) INT. MORADIA DE HENRIQUE/SALA - NOITE

Na sala espaosa, decorada em estilo moderno, Marla est sentada em frente ao televisor, com um cigarro na mo, e BERNARDO est de costas, junto aparelhagem de alta fidelidade, com os auscultadores colocados. Ele tem cerca de trinta anos e ar de surfista. Ela veste um vestido curto e est descala, o que reala a sua sensualidade. Quando Henrique entra na sala Marla olha na sua direco e sorri, aparentemente deliciada. Bernardo continua concentrado na msica.

20 MARLA Oi, fofinho. J est em casa? A jovem levanta-se para receber Henrique com um beijo nos lbios. Acaba de lhe desfazer e retirar a gravata. HENRIQUE O Bernardo j c est h muito tempo? Bernardo apercebe-se da presena do pai e retira os auscultadores. BERNARDO Ainda bem que chegou, pai. HENRIQUE Por c, Bernardo? O que que precisas desta vez? BERNARDO Tenho de precisar de alguma coisa para vir ver o meu pai? Henrique sorri e abana a cabea, virando as costas. 32) INT. MORADIA DE HENRIQUE/ESCRITRIO - NOITE

Henrique passa um cheque a Bernardo. HENRIQUE Aqui tens. Vais para onde? BERNARDO Ibiza. Vocs deviam vir tambm. O sol fazia-te bem. HENRIQUE Achas que eu tenho a tua vida? Eu trabalho. BERNARDO Trabalhas? Pensava que eras poltico. Guarda o cheque no bolso e d um beijo rpido no pai. HENRIQUE Boa viagem. BERNARDO A me diz para no te esqueceres da transferncia bancria.

21 33) INT. MORADIA DE HENRIQUE/SALA - NOITE

Henrique regressa sala. Marla est com ar chateado, zapeando a televiso. Henrique abre a sua pasta e procura no interior. HENRIQUE O que que tens? MARLA O Bernardo at entendo - teu filho. Mas a quantidade de dinheiro que a tua ex te saca. demais. Henrique aproxima-se da rapariga por trs. HENRIQUE Porque que ests preocupada com isso? Desde que no te falte a ti. Coloca-lhe um colar de ouro branco com brilhantes no pescoo. Marla muda imediatamente de expresso. MARLA Ah, o meu amorzinho no se esqueceu. Marla salta do sof e corre para um espelho. Parece uma criana com um brinquedo novo. Henrique, sorrindo, aproxima-se por trs dela. Abraa-a e beija-lhe o pescoo. HENRIQUE J no est zangada? MARLA O meu fofinho est todo entusiasmado... Tomou o seu comprimidinho, foi? Henrique f-la rodar. HENRIQUE Vamos descobrir? Puxa-lhe as alas do vestido, que desliza suavemente. O corpo magnfico e firme de Marla revelado em todo o seu esplendor - ela no usa nada por baixo do vestido. 34) EXT. CASA DE MIGUEL - NOITE

Miguel estaciona o automvel em frente de casa. Olha para as janelas da sala onde a luz continua acesa. Miguel

22 recosta-se no banco e deixa-se ficar por um momento de olhos fechados. 35) INT. CASA DE MIGUEL - NOITE

A casa de Miguel uma moradia de classe mdia alta, excessivamente decorada. Quando Miguel entra em casa Ana, a sua mulher, est sentada no cho junto ao sof. Ana tem 50 anos e veste-se de uma forma elegante, mas conservadora. Est a brincar com uma MENINA de seis anos, ajudando-a com um jogo de construo. Ana olha o marido, sria. Miguel tambm franze o cenho olhando a criana. ANA Finalmente chegaste. MIGUEL Quem a mida? ANA Isto so horas, Miguel? Podias ter dito alguma coisa. MIGUEL Sabes como o hospital. O tempo corre. Aproxima-se da criana e da mulher. A mida atira-lhe uma pea do jogo e Miguel... ANA S para ns que no tens tempo. MIGUEL Ai, l vem outra vez essa conversa. ...dirige-se ao armrio bar para servir-se de um whisky. ANA E h-de vir muitas vezes, enquanto as coisas no mudarem. MIGUEL Poupa-me, por favor. No me apetece discutir esta noite. Quem a mida, afinal? Ana observa o marido. ANA a Maria. A Constana adaptou-a, no te lembras de eu te contar?

23 Miguel no responde. ANA Era l do Centro de Apoio. to linda, no ? MIGUEL Adoptou-a e agora vem despej-la c em casa. Bebe o whisky de um trago. Ana levanta-se, olhando preocupada a mida. ANA No fales assim. Ningum despejou ningum. MIGUEL Se isto continua assim, eu no aguento muito mais. ANA (falando baixo) O que que eu disse agora? MIGUEL No o que disseste agora, o que dizes sempre. (olha a mida) As indirectas, a presso que fazes. Miguel pousa o copo e prepara-se para sair. Ana levantase. ANA No vais jantar? A mesa est posta. MIGUEL Perdi o apetite! Miguel sai da sala, batendo com a porta. 36) INT. CASA DE JAIME/SALA - NOITE

Jaime est a fumar charuto enquanto olha pela janela aberta. A campainha toca e ele esmaga o charuto num cinzeiro de metal. Jaime abre a porta. Joana, que esboa um sorriso tmido e levanta uma garrafa de vinho. JOANA Gostas deste?

24 37) INT. CASA DE JAIME - NOITE/MAIS TARDE

Joana faz o jantar na cozinha. Jaime, na sala, bebe um copo de vinho, absorto em pensamentos. JOANA Esta cozinha est uma desarrumao. No sei como que consegues viver neste caos. (pausa) J te disse mil vezes que tens de arranjar outra empregada. No tem resposta. JOANA Como que correu o julgamento da Catarina? JAIME Foi bem. Joana serve-se com uma colher de sopa e vem at junto de Jaime para ele provar. JOANA Ela dorme aqui tantas vezes, at estranho deixar-te ter isto assim desorganizado. Deve ser hereditrio. JAIME Porra, Joana, deixa l a arrumao da casa! a minha casa, eu que tenho de me sentir bem aqui. JOANA Eu sei que a tua casa. No precisas repetir. Tua e da tua filha. JAIME E essa mania contra a Catarina. Esquece a Catarina. Estou farto de estar no meio da vossa guerrinha, dessa ciumeira pegada. Entendam-se as duas que j tm idade para isso! Joana volta para a panela com ar amuado e desliga o fogo. Volta a sair da cozinha e olha para Jaime.

25 JOANA Eu s queria perceber para que que tu precisas de mim. Se s pelo sexo, ficavas melhor com as tuas alunas. Joana regressa sala para agarrar na mala, preparando-se para sair de casa. Jaime vem atrs dela e segura-lhe no brao, com delicadeza. JAIME Desculpa, desculpa. Por favor, fica. Joana sacode-lhe o brao, mas no se vira para ele. JAIME Eu... falo demais. E no digo o suficiente. Jaime encosta-se a ela, passando-lhe os braos por cima dos ombros. Joana deita a cabea para o lado e fecha os olhos. Roda e os dois beijam-se, primeiro com suavidade e depois com paixo. 38) INT. CASA DE JAIME/QUARTO - NOITE

Jaime e Joana esto na cama. Acabam de ter relaes sexuais e rolam cada um para o seu lado, cansados. Ficam assim, parados. JOANA No gosto quando tu ests assim. Distante. Jaime no responde logo. Depois roda e abraa-a. Beija-a no ombro. JOANA por causa do que eu disse da Catarina? Eu no tenho nada contra ela, mas a nossa relao que no pode pagar por eu ser filha do teu melhor amigo. Se issoJaime interrompe-a. JAIME No, no tem nada a ver. que... No acaba logo a frase.

26 JAIME difcil viver com o passado. A Catarina no esquece a morte da me, tu no esqueces a do teu pai. So muitos fantasmas. JOANA por isso - as memrias? JAIME Hoje... encontrei o homem que matou o teu pai. O Pide que nos prendeu e nos torturou. (pausa) H trinta e sete anos atrs. Joana senta-se na cama, perturbada. JOANA O que que ests a dizer? JAIME Hoje, no julgamento da Catarina. O cliente dela - o Mendes Oliveira. JOANA Impossvel! Mas... como que tu sabes que ele? JAIME A atitude... Detalhes... Joana encolhe-se e abraa os joelhos junto ao peito. JAIME Os pides andavam sempre com moedas no bolso para os telefonemas. O Mendes Oliveira tinha uma maneira prpria de mexer nas moedas enquanto nos interrogava. O cliente da Catarina faz exactamente a mesma coisa. JOANA No pode ser. Esses tipos fugiram todos para a Galiza e para o Brasil. JAIME E o olhar dele... o gajo que me torturou, tenho a certeza.

27 JOANA A Catarina - sabe disso? JAIME No! Isto foi hoje. s a primeira pessoa a quem eu conto. JOANA Mas vais dizer-lhe, no vais? Se isso for verdade ela no o pode defender. Ningum pode defender um homem desses. JAIME Ainda no sei o que vou fazer. Joana levanta-se, zangada, e comea a vestir-se. JOANA Isso o retrato da tua vida, no ? Essa indeciso - uma boa desculpa para no fazer nada. (pausa) Sempre podes beber mais uma garrafa de whisky. Sai do quarto, zangada. 39) EXT. CLUBE PORTUGUS DE TIRO - DIA

Ouvem-se dois tiros. Um PRATO explode no ar. Jaime recarrega a espingarda semi-automtica. A alguma distncia Miguel e Henrique observam-no. Henrique est equipado como Jaime e tem tambm uma espingarda nas mos. MIGUEL Achas que esta histria do Jaime e do pide tem ponta por onde se pegue? HENRIQUE No! Aquilo tudo coisas da cabea dele. MIGUEL Mas a histria das moedas - coincidncia a mais. HENRIQUE Tu tambm?! O Jaime ainda tem a desculpa de escrever aqueles

28 policiaizecos baratos. Mas tu s mdico, porra! Para onde que foi o esprito cientfico? MIGUEL E se for mesmo o gajo? Por hiptese? HENRIQUE E a? O que que queres fazer: juntamo-nos os trs e vamos dar uma carga de porrada ao velho? Jaime continua a disparar na sua srie de pratos. HENRIQUE Os crimes dos pides j prescreveram. No viste o que se passou com o Rosa Casaco? At entrevistas andou a dar e ningum lhe ps um dedo em cima. MIGUEL Mas isso est errado. Se assim, isto uma merda de pas. HENRIQUE Mas o pas que temos. O mundo mudou, Miguel. Tudo mudou, vocs que parece que no perceberam. Continuam os mesmos idealistas a achar que este mundo pode ser justo. Este mundo nunca vai ser justo. Jaime termina os seus disparos. JAIME a tua vez, Henrique. Henrique tira dois cartuchos da bolsa. HENRIQUE (para Miguel) No queres fazer uma srie? MIGUEL No, obrigado. Tive a minha dose no ultramar. J dei mais tiros que vocs os dois juntos.

29 HENRIQUE V l se metes juzo na cabea deste gajo. Henrique afasta-se e cruza-se com Jaime, que vem para o p de Miguel. JAIME E ento - o que que vocs acham? MIGUEL muito improvvel, Jaime. Porque que um pide que conseguiu fugir estes anos todos vai correr o risco de voltar para c? Henrique comea a disparar. Tambm bom atirador. JAIME Saudades - negcios - arrogncia quem que sabe o que que vai na cabea de um gajo desses. Mas que ele est c, est. MIGUEL No sei, Jaime. No sei. JAIME Ento faz-me um favor. Hoje tarde h outra audincia. Vem assistir comigo. Se olhares para aquele gajo e me disseres que no ele eu prometo que nunca mais toco no assunto. Os dois olham para Henrique, que aponta a espingarda preparando-se para mais um tiro. 40) INT. TRIBUNAL DE LISBOA/SALA DE AUDINCIAS - DIA

O martelo do juiz BATE com um estrondo forte. JUIZ Est aberta a sesso. Catarina est sentada ao lado de Mendes Oliveira/ Francisco Ferraz. Miguel e Jaime entram na sala. A advogada repara na chegada deles e olha-os com alguma surpresa. Miguel fazlhe um ligeiro aceno.

30 41) INT. TRIBUNAL DE LISBOA/SALA DE AUDINCIAS DIA/MAIS TARDE Catarina toma uns apontamentos enquanto o procurador do Ministrio Pblico interroga a me da criana. PROCURADOR Dona Antnia, pode dizer-nos onde estava no dia do atropelamento? ME Estava no jardim, num banco perto do cruzamento. Miguel e Jaime no prestam ateno ao depoimento da mulher. Os seus olhos esto fixos em Mendes Oliveira/Francisco Ferraz, que continua a brincar com as moedas. PROCURADOR Quer dizer ento que a senhora assistiu ao acidente? TESTEMUNHA Exactamente, senhor doutor. Estava a conversar com uma amiga quando ouvimos uma travagem e depois uma pancada seca. Olhei... e o meu filho... o meu filho... A mulher tenta manter a compostura e conter as lgrimas. Olha para o marido, sentado na sala. O procurador aproxima-se dela e coloca-lhe a mo no brao. PROCURADOR Pronto, pronto... Tenha calma. Catarina espreita por cima do ombro. Repara que Miguel e Jaime so as nicas pessoas na sala que no olham para a esta situao dramtica, mas sim na direco dela e do ru. 42) EXT. TRIBUNAL DE LISBOA/CORREDOR - DIA

Chegou ao fim mais uma sesso do julgamento. A me da criana atropelada sai abatida da sala, reconfortada pelo marido. Jaime e Miguel, no corredor, esperam a sada de Catarina. Esta surge acompanhada por Mendes Oliveira/Francisco Ferraz. Catarina cumprimenta o pai com um beijo na face.

31 CATARINA Que honra - os dois por aqui...? Beija tambm Miguel. JAIME O Miguel quis ver-te em aco. MIGUEL E gostei do que vi. Se precisar j sei onde encontrar advogada. Catarina faz as devidas apresentaes. CATARINA Senhor Francisco, este o meu pai, Jaime Ferreira. E um amigo. Mendes Oliveira estende de imediato a mo para cumprimentar os dois, com um sorriso. No perdeu o sotaque dos anos que esteve emigrado no Brasil. MENDES OLIVEIRA Muito prazer em conhec-lo e muitos parabns. Sua filha uma excelente advogada! Jaime hesita alguns instantes antes de lhe apertar a mo. Mas quando o cumprimenta olha-o friamente. Olhos nos olhos. JAIME Ainda bem para si, no ? MIGUEL Viveu muitos anos no Brasil, senhor Francisco? MENDES OLIVEIRA O suficiente para ganhar este sotaque. E para me apaixonar por aquele pas maravilhoso. JAIME Porque que voltou, ento? MENDES OLIVEIIRA Insegurana. Aqueles governantes incompetentes no conseguem pr os marginais na ordem. Catarina interrompe a conversa.

32 CATARINA Senhor Francisco no se esquea da sesso amanh, est bem? MENDES OLIVEIRA Como eu poderia esquecer? A minha vida agora gira em redor deste negcio. Mendes Oliveira olha para o relgio. MENDES OLIVEIRA Bom, vou indo! J devia estar numa reunio. (para Jaime) Foi um prazer conhec-lo, seu Jaime! Mendes Oliveira vira costas e caminha para a sada. MIGUEL Mendes Oliveira! O homem quase pra, durante um instante, e olha de esguelha. Depois continua a andar. Catarina olha em redor e interpela Miguel. CATARINA O que que lhe chamaste, Miguel? MIGUEL Nada, pareceu-me ver um conhecido. Mas foi engano. Miguel e Jaime entreolham-se e depois olham para Mendes Oliveira que se afasta. Catarina observa-os, desconfiada. 43) EXT. RUA DO RESTELO - DIA

Estamos numa zona residencial pouco movimentada. Jaime e Miguel esto dentro do jeep UMM do primeiro. Olham para um monovolume Chrisler que est estacionado do outro lado da rua. MIGUEL Filho da puta. O gajo teve o descaramento de voltar para c depois destes anos todos. JAIME Porque que no havia de voltar? Ningum lhe pode fazer nada.

33 MIGUEL O Mendes Oliveira - um respeitvel homem de negcios. Quem diria. (pausa) O que que vamos fazer? Vamos polcia. JAIME Para qu? Que provas que temos? O tipo est a ser julgado e nem o tribunal percebeu que a identidade dele falsa. Ainda se vo rir de ns. MIGUEL E ento? O que que podemos fazer? Nesse momento Mendes Oliveira sai de um pequeno edifcio e comea a dirigir-se para a Chrisler. Jaime abana a cabea, revoltado. JAIME J vais ver. Sai do carro e dirige-se porta traseira do jeep. Abre-a e retira a bolsa da espingarda. Mendes Oliveira aproxima-se do seu carro, procurando as chaves. Miguel vira-se para trs. MIGUEL O que que ests a fazer, Jaime? Jaime carrega a arma. JAIME Fica a! MIGUEL Espera l, p! Jaime caminha rapidamente na direco de Mendes Oliveira, com a espingarda encostada perna. Miguel sai do carro e grita. MIGUEL Jaime! No faas isso! Mendes Oliveira vira-se e Jaime aponta-lhe a arma. O homem fica imvel e lvido.

34 MENDES OLIVEIRA O que que est fazendo, homem? JAIME Entra para o carro. Depressa! Empurra-o com o cano da espingarda. Mendes Oliveira obedece. Miguel observa tudo, nervoso. Olha em redor, sem saber o que h de fazer. Jaime abre a porta de correr lateral e senta-se atrs do condutor. JAIME Liga o carro. Vamos sair daqui. MENDES OLIVEIRA Voc est a fazer uma loucura. O que que sua filha tem a ver com isto? JAIME (interrompendo) Cala-te e conduz. A carrinha arranca. Miguel hesita e depois corre para o lugar do condutor do UMM e segue o outro carro. 44) EXT. ESTRADA NO ALENTEJO - DIA

O monovolume Chrisler acelera pela estrada, seguido pelo UMM. 45) INT. UMM DE JAIME - DIA

Miguel conduz com o telefone colado ao ouvido. Est a chamar, mas ningum atende. MIGUEL Atende, porra! 46) EXT. OUTRA ESTRADA SECUNDRIA - DIA

O UMM acelera e ultrapassa a carrinha. Depois trava bruscamente sua frente. A Chrisler trava tambm, quase batendo no jeep. Os dois veculos imobilizam-se. Miguel sai do carro, exaltado. Corre para o outro veculo.

35 MIGUEL Abre essa porta. Porra! Abre essa porta! Jaime faz correr a porta. MENDES OLIVEIRA O seu amigo enlouqueceu. A polcia vai descobrir logo vocs, e vo acabar os dias na priso. Jaime encosta-lhe a arma ao pescoo. JAIME Fica calado, filho da puta. S falas quando eu disser. MIGUEL Ele tem razo, Jaime. Vamos parar com esta loucura. Ns no somos bandidos. JAIME Agora tarde demais. O que est feito est feito. Eu no volto atrs. Se no quiseres vir comigo, eu trato disto sozinho. MIGUEL Mas vamos para onde? 47) EXT. MONTE - ENTARDECER

Os dois carros aproximam-se de um monte alentejano, num vale perto de uma mata de sobreiros. composto por duas pequenas edificaes brancas, cercadas por uma vedao de arame farpado. No se v vivalma at onde a vista alcana. JAIME (V.O.) Para a minha cabana de caa. L ningum nos vai incomodar at isto estar resolvido. 48) INT. ESTBULO - ENTARDECER

A porta do estbulo abre-se com um ranger forte. Mendes Oliveira entra aos tropees, empurrado por Jaime. Miguel vem atrs deles, olhando em redor. MIGUEL Vai com calma, Jaime.

36 MENDES OLIVEIRA No sei o que vocs querem, mas vo se dar mal. JAIME Cala-te, pulha. Jaime empurra Mendes Oliveira contra a parede. JAIME (para Miguel) Tira-lhe o telefone e os documentos. Miguel hesita. JAIME Mexe-te, porra! Miguel comea a revistar o homem. Mendes Oliveira olha-o com ar suplicante. MENDES OLIVEIRA No deixe isto seguir, seu Miguel. Seu amigo vai arrastar voc com ele. MIGUEL Pouco barulho! Miguel tira o telemvel e os documentos do homem. JAIME No te esqueas do cinto. Miguel vira Mendes Oliveira e desaperta-lhe o cinto das calas. MIGUEL Mendes Oliveira. (pausa) Alguma vez pensaste ver-te nesta posio, sacana? MENDES OLIVEIRA Eu no sou essa pessoa. Porqu vocs no me acreditam? Miguel afasta-se com os haveres do homem, sem lhe responder. JAIME Desliga o telemvel dele.

37 Mendes Oliveira olha em redor, desesperado. JAIME (para Mendes) Se ests a pensar em gritar, no adianta. O vizinho mais prximo est a dez quilmetros. Estamos longe de ouvidos indiscretos... (pausa) ...como tu gostavas. MENDES OLIVEIRA Vocs esto loucos. Meu Deus, que estria esta? Miguel aproxima-se do amigo e fala em voz baixa. MIGUEL Isto no devia ter acontecido assim. JAIME H muita coisa que no devia ter acontecido. 49) INT. MONTE - NOITE

As mos de Jaime procuram mantimentos dentro de um armrio. Miguel e Jaime esto na casa do monte, um cubculo modesto, espartano mesmo, que no tem luz elctrica nem gua. Miguel espreita por uma janela, com ar desesperado. MIGUEL No justo teres-me arrastado para aqui. As coisas no se fazem assim, Jaime. JAIME Ento fazem-se como? S vieste porque quiseste. Tiveste uma oportunidade de te ir embora. MIGUEL Isso eu nunca faria, p. Nunca te ia abandonar. Mas agora... porra. O que que eu digo Ana? O que que eu digo no hospital? Jaime abre as portas de outros armrios, encontrando duas ou trs latas de atum.

38 JAIME H aqui comida. No muita, mas serve para matares a fome. Miguel vira-se para olhar para o amigo. MIGUEL Isto ficou uma confuso, Jaime. JAIME Eu sei. Mas eu tenho de saber a verdade, Miguel. E s este gajo que nos pode dizer. Jaime encontra uma garrafa de whisky meio vazia. Mete-a debaixo do brao e agarra um copo que limpa na fralda da camisa. JAIME Vou voltar para o estbulo. MIGUEL Eu vou telefonar Ana. Tenho de lhe dar uma desculpa qualquer. JAIME Sim, faz isso. E aproveita para dormir um bocado. Eu tomo conta daquele crpula. Apanha uma manta e a sua espingarda, e sai da sala. 50) INT. ESTBULO - NOITE

Os ps de Mendes Oliveira, descalos, esto amarrados s pernas de uma cadeira alentejana. O homem est sentado, com as mos presas atrs das costas. Uma lanterna petromax pendurada na parede a nica iluminao disponvel. Jaime entra no estbulo com a manta, a espingarda e a garrafa de whisky. Joga a manta para cima de um monte de palha, ajeitando-a. Mendes Oliveira olha para ele, assustado. MENDES OLIVEIRA Nesta altura minha famlia j contactou a polcia. Quanto tempo vocs acham que isto vai durar at serem apanhados? Jaime diminui a intensidade da chama do petromax.

39 JAIME Pela polcia? Uma eternidade. (sorri) A tua famlia nunca vai contactar a polcia, p. Mais depressa te deixam morrer do que revelam quem tu s. MENDES OLIVEIRA E quem sou eu, ento? Me diga quem sou eu? Jaime senta-se na manta, com a espingarda encostada ao lado e serve-se de um copo de whisky. JAIME Chega de conversas, agora. Amanh logo vais ter muito tempo para falar. MENDES OLIVEIRA Sua filha sabe disto? Ela est envolvida neste sequestro? Jaime hesita um segundo. Depois bebe um golo. MENDES OLIVEIRA Ela no sabe, pois no? Voc vai destruir a carreira da sua filha. JAIME Eu, se fosse a ti, tentava dormir. MENDES OLIVEIRA Ela boa advogada, no merece acabar assim. E vai acabar - quando eu enterrar vocs todos, ela tambm vai ao fundo. Jaime levanta-se, com ar aborrecido, e aproxima-se de Mendes Oliveira, retirando um leno de pano do bolso. MENDES OLIVEIRA O que que vai fazer? No faa isso! Jaime imobiliza a cabea de Mendes Oliveira, que tenta resistir, e enfia-lhe o leno na boca. Depois amarra outro pedao de corda volta do leno, amordaando o homem. JAIME No podias ter ficado calado?

40 Volta ao seu lugar e ao seu copo de whisky. 51) INT. MONTE - NOITE

Na casa do monte, Miguel fala ao telemvel enquanto prepara uma cama no sof. MIGUEL So s uns dias, Ana. INTERCALA COM: 52) INT. CASA DE MIGUEL - NOITE

Ana, ainda vestida, caminha nervosamente de um lado para o outro da sala enquanto fala com Miguel. ANA Caa, Miguel?! Que raio de desculpa essa - tu no gostas de caa. MIGUEL A caa s um pretexto para tirar uns dias. Tenho de pensar nas coisas, na nossa vida. ANA Tu ests com quem, Miguel? MIGUEL J te disse - com o Jaime. Foi ele que me convidou. ANA No ests com mais ningum, de certeza? Por favor, Miguel. MIGUEL Com quem? Com quem que eu havia de estar, diz l? ANA Tu sabes bem com quem. MIGUEL No metas coisas na cabea, Ana. No compliques a situao ainda mais. ANA Eu vou telefonar para o hospital. Se eu descobrir-

41 MIGUEL (interrompendo) Telefona para onde quiseres! Faz o que te apetecer, achas que eu me importo? Olha, tenho de desligar. ANA No desligues, ainda no. Desculpa, desculpa. MIGUEL Eu telefono-te, Ana. Tenta dormir. Miguel desliga o telemvel e deixa-se cair na cama. 53) INT. ESTBULO - NOITE

Mendes Oliveira dorme, sentado na cadeira, amarrado e amordaado. A cabea est tombada para a frente. A luz trmula do petromax lana sombra sinistras sobre as paredes do estbulo, iluminando algumas alfaias agrcolas e ferramentas - foices, tesouras de podar, uma serra de lenha, um machado. O copo de whisky tambm brilha enquanto Jaime o volta a encher. O homem est com um ar cansado, pensativo. Enquanto bebe mais um golo olha para Mendes Oliveira. O seu olhar fixa-se nos ps descalos do outro homem. 54) INT. EDIFCIO DA PIDE/SALA DE INTERROGATRIOS - DIA (FLASHBACK) Uns ps descalos num cho de cimento. O p direito est amarrado perna da cadeira. Jaime, com vinte anos, que est descalo e amarrado a uma cadeira. Mendes Oliveira passa por trs dele. Tem uma moca de madeira na mo, e bate com ela na palma da outra mo. MENDES OLIVEIRA Daqui ningum sai sem falar, meu menino. Jaime olha em redor, com ar assustado. Um outro agente da PIDE agarra na sua perna esquerda e ergue-a, expondo a planta do p. Jaime tenta resistir. JAIME No, por favor.

42 MENDES OLIVEIRA Mas tu ests a fazer-te difcil. Ergue a moca e, com um movimento rpido, d uma primeira pancada na planta do p de Jaime... ... que fecha os olhos, tentando aguentar a dor. Mendes Oliveira ergue novamente a moca e sorri, sdico. MENDES OLIVEIRA Parece que temos um valente aqui. Baixa-a com violncia, e Jaime contorce-se novamente de dor. 55) EXT. MONTE - AMANHECER

Um balde cheio de gua retirado de um bido metlico que serve de depsito. Jaime est em tronco nu. Pousa o balde no cho, ao lado do bido. No est com boa cara - tem olheiras e o rosto volta da pra comea a apresentar sinais de barba. A espingarda est encostada parede da casa. Mete as mos na gua gelada e lava a cara, esfregando bem o rosto. Depois lava o peito e os sovacos, com um arrepio, enquanto olha em redor para o campo de sobreiros que se estende at ao horizonte. Um rudo f-lo virar-se - Miguel que se aproxima, com ar carrancudo. JAIME Bom dia. Miguel no responde e mergulha as mos na gua, lavando tambm a cara. JAIME Conseguiste dormir? MIGUEL O gajo j comeu? JAIME No comeu nem mijou. MIGUEL Ento era bom tratarmos disso, no? Ainda no somos selvagens. Jaime seca-se numa toalha velha.

43 JAIME Sim, acho que sim. Cuida dele, que eu tenho outra coisa a fazer. Afasta-se vestindo a camisa. Aponta a arma. JAIME Fica com a espingarda. O tipo perigoso. Miguel no responde e volta a meter as mos na gua. 56) EXT. MONTE - DIA

Jaime est ao volante do monovolume de Mendes Oliveira. Est a estacion-lo longe da estrada e das casas, num stio onde fica escondido de olhares indiscretos. Tem um telemvel preso entre o ombro e a cara. JAIME Sou eu. INTERCALA COM: 57) INT. FACULDADE DE LETRAS DE LISBOA/ANFITEATRO - DIA

Joana entra na sala vazia de um anfiteatro da universidade, procurando privacidade enquanto fala com Jaime. JOANA Eu sei que s tu. O que eu no sei onde que tu ests. JAIME Porque que dizes isso? JOANA Fui ontem a tua casa, para conversarmos. JAIME Sobre o qu? JOANA Aquela histria do pide. Fiquei a pensar naquilo. (pausa) Mas onde que ests, afinal?

44 58) EXT. MONTE - DIA

Jaime desce do carro e caminha em direco casa, que est a alguma distncia. JAIME Na minha cabana de caa. No queres vir c ter? JOANA No posso, Jaime. Ests parvo. Tenho aulas, no posso faltar assim. JAIME Tens de vir, Joana. Eu... tenho uma coisa muito importante para te dizer. Joana fica um pouco abalada com esta ltima frase. JOANA Assim, de repente. No sei... Olha o relgio. Hesita, mas est curiosa. JAIME Vem, no te vais arrepender. E traz-me roupas e comida. Eu vim sem nada. JOANA bom que seja mesmo importante. JAIME Nem imaginas, Joana. Nem imaginas. 59) INT. FACULDADE DE LETRAS DE LISBOA/REFEITRIO DIA

(OMITIDA)

59B) INT. TRIBUNAL DE LISBOA/SALA DE AUDINCIAS DIA (ERA A CENA 99) Catarina est no tribunal. O juiz olha o relgio. Tambm esto presentes o procurador e os pais da criana atropelada.

45 JUIZ O que que se passa com o seu cliente, doutora? CATARINA Peo-lhe imensa desculpa, senhor doutor, mas realmente no sei. Ele no atende o telefone. JUIZ Eu no vou esperar mais. CATARINA Eu sei, eu compreendo. (hesita) Meritssimo juiz, peo o adiamento desta sesso. JUIZ Se o senhor procurador no tiver nenhuma objeco... O procurador abana a cabea e comea a arrumar os papis, com ar chateado. JUIZ Ento - est adiada a sesso para data a confirmar. Bate com o martelo. Catarina levanta-se para sair da sala de audincias quando abordada pela me da criana. O pai espera a alguma distncia, olhando em redor, nervoso. ME Desculpe, doutora... Catarina olha-a surpreendida. CATARINA Sim...? ME O seu cliente... Ele no vai fugir, pois no? CATARINA Desculpe...?! ME Ele no pode fugir antes da sentena. Ele tem de pagar!

46 CATARINA Ningum vai fugir, no h razes para isso. ME Como que voc pode defender este homem? Como? Catarina fica um pouco incomodada com o rumo da conversa. Olha em redor. CATARINA Eu acho que no devamos estar aqui a falar sobre este caso. A mulher agarra no brao da advogada, exaltada. ME Eu estava l. Eu vi tudo! O marido avana e segura a mulher, puxando-a com suavidade. ME Ele tem de pagar pelo que fez. 60) INT. ESTBULO - DIA

Mendes Oliveira, barba rala de um dia, ar de mal dormido, acompanha com o olhar Jaime, que anda em crculo volta da cadeira onde est amarrado. Miguel est encostado a uma viga, permanecendo um pouco alheado da conversa. MENDES OLIVEIRA Eu posso pagar o que vocs quiserem. Graas a Deus tenho posses. (pausa) A minha famlia pode pagar por mim. JAIME Achas que isso que ns queremos o teu dinheiro? MENDES OLIVEIRA E que mais pode ser? No tenho mais nada para vocs. JAIME (para Miguel) J viste a lata deste gajo? A querer comprar-nos.

47 (para Mendes Oliveira) No h dinheiro que pague o que tu nos roubaste, cabro. MENDES OLIVEIRA Vocs esto enganados. Vocs esto me confundindo com algum, isso. Jaime tira algumas moedas do bolso. Mostra-as as Mendes Oliveira. JAIME Aquele joguinho das moedas, o que estavas a jogar no tribunal. Lembro-me bem dele. MENDES OLIVEIRA Joguinho de moedas?! um passatempo - um milho de pessoas deve jogar daquele jeito. Jaime atira as moedas cara do outro homem. JAIME Pulha! Miguel afasta-se da parede com um passo, avanando para Jaime, mas no chega a dizer nada. O movimento, contudo, no passa despercebido a Mendes Oliveira. JAIME Vamos negociar, ento. Quanto que nos ofereces? Qual o teu preo? MENDES OLIVEIRA Eu no sou rico, mas posso pagar alguma coisa. Tenho uns vinte mil euros ordem... JAIME S...? Pensei que davas mais valor tua vida. tua, porque dos outros nunca deste muito. MENDES OLIVEIRA E tenho uns fundos de poupana que posso resgatar, sei l, mais uns cinquenta mil... Sessenta. Jaime abana a cabea.

48 JAIME Parece-me pouco. MENDES OLIVEIRA O seu amigo, a? Porqu ele no diz nada? (para Miguel) Voc Miguel, no ? Cem mil euros, dinheiro, certo, Miguel? Miguel abana a cabea, sorrindo meio incomodado. MENDES OLIVEIRA Eu pago a vocs, me soltam, seguimos cada qual para seu lado. O que lhe parece, Miguel? MIGUEL Era bom que as coisas fossem assim to simples. MENDES OLIVEIRA Deixem eu telefonar minha mulher. Ela deve estar morrendo de preocupao comigo. Ela trata do dinheiro, de tudo. JAIME Cem mil euros, Miguel. O que que achas? Paga o que sofremos? MENDES OLIVEIRA A minha mulher doente. Por favor, seu Miguel, deixe-me falar com ela. Por favor. 61) INT. CAF - DIA

(OMITIDA)

61A) EXT. CASA DE MENDES OLIVEIRA DIA (ERA A CENA 106) Catarina est porta de um vivenda numa zona calma de Oeiras. Uma SENHORA IDOSA, na casa dos sessenta anos, desemproada, est a falar com ela. CATARINA No me pode dar o contacto do seu marido? para o bem dele, minha senhora.

49 SENHORA IDOSA Eu acredito, filha, mas quando o Francisco viaja assim de urgncia, no me diz nada. CATARINA Nem quando volta? SENHORA IDOSA Nem quando volta. So coisas de homens, sabe. Eu no me meto nesses assuntos. Catarina olha a velha senhora, desconfiada. CATARINA Tem a certeza de que me est a dizer tudo? Parece-me estranho, o seu esposo fazer uma coisa dessas. Ainda ontem falmos nesta audincia. SENHORA IDOSA Estou a dizer-lhe tudo o que posso dizer, filha. No me faa mais perguntas. CATARINA Se aconteceu alguma coisa, eu sou a advogada dele. Pode confiar em mim. A senhora hesita e baixa o olhar. CATARINA Eu conheo pessoas na polciaSENHORA IDOSA A polcia no! No meta a polcia nisto, ouviu? Agora, com licena... Comea a fechar a porta. Catarina coloca a mo tentando impedi-la de fechar. CATARINA Por favor - deixe-me entrar. Eu possoA senhora interrompe-a com grande frieza. SENHORA IDOSA Tire a mo da porta, menina. J!

50 Catarina tira a mo e a mulher bate-lhe com a porta na cara. A advogada fica especada, olhando para a porta com ar surpreendido. 62) EXT. MONTE - DIA

Jaime est sentado em frente casa do monte. Desmontou a espingarda e est a lubrific-la com cuidado. De onde ele est sentado podemos ver a estrada. Um veculo surge distncia. Jaime fixa o olhar nele e recomea a montar a espingarda. O carro aproxima-se. um Volkswagen Polo azul, j com uns anos. Jaime termina de montar a espingarda e levanta-se. Leva-a ao ombro, faz pontaria e descreve um movimento em arco para cima, como se estivesse a simular um disparo a um pssaro. Depois encosta-a parede. JAIME (para a casa) A Joana est a chegar, Miguel. Afasta-se em direco ao caminho que vem da estrada. 63) INT. MONTE - DIA

Jaime entra em casa, carregando alguns sacos de compras. Joana vem atrs dele, com um saco de viagem. Miguel dirige-se a Joana para a cumprimentar. Ela faz cara de quem no estava espera de o ver ali. JOANA Miguel?! MIGUEL O Jaime no te disse que eu estava c? Joana olha Jaime, interrogativa. JOANA No... mas ainda bem. Jaime joga os sacos para cima da mesa. JAIME Esqueci-me, o que que queres. (para Miguel) No sei se a minha roupa te vai servir.

51 Comea a tirar compras de dentro dos sacos. MIGUEL Tero de servir. JOANA Ento tu tambm vieste assim de repente? Miguel olha para Jaime, sem responder. Joana ainda tenta brincar com a situao. JOANA O que que se passa, afinal? Qual o grande mistrio? Jaime larga os mantimentos e comea a andar para a porta. JAIME Anda comigo. Quero mostrar-te uma coisa. JOANA (para Miguel) O que se passa? 64) EXT. MONTE - DIA

Joana, Jaime e Miguel abre a porta do estbulo com uma chave que tira do bolso. Miguel entra e Jaime faz sinal para Joana o seguir. Joana hesita e depois penetra no espao escuro. 65) INT. ESTBULO - DIA

Mendes Oliveira est sentado no escuro, amarrado e amordaado. A barba por fazer e o cabelo desgrenhado dolhe um ar ainda mais envelhecido. Joana fica parada a olh-lo, com uma expresso de surpresa. JOANA O... que isto? Quem...? OLha o homem e depois Jaime, completamente confusa. JAIME ele. Joana olha de novo para o pide. Leva a mo boca, chocada.

52 Jaime contorna o homem e tira-lhe a mordaa. JOANA Miguel...? Miguel limita-se a acenar afirmativamente com a cabea. O pide respira pesadamente, aspirando o ar com sofreguido. MENDES OLIVEIRA Eu vou morrer. Eu vou morrer aqui. JAIME No vais morrer coisa nenhuma. Um bicho ruim como tu no morre assim. Mendes olha para a recm-chegada com curiosidade e temor. JAIME J viste que temos uma convidada. Tens que ser simptico, ouviste? Miguel aproxima-se do prisioneiro e puxa-lhe a cabea para trs. Observa-lhe o branco dos olhos e v-lhe a pulsao no pescoo, enquanto Jaime fala com Joana. JAIME Lembras-te desta cara? ou no o tipo? Joana no responde. Est imersa em pensamentos. 66) EXT. RUA DE LISBOA - AMANHECER (FLASHBACK)

Joana, em criana, corre atrs do pai, tentando agarrarlhe as pernas. Um vulto debrua-se sobre ela: Mendes Oliveira, na poca, que a agarra ao colo. O olhar da mida fixa-se na cara do pide, que sorri benevolentemente. 67) INT. ESTBULO - DIA

Mendes Oliveira agita-se na cadeira e fala desesperado. MENDES OLIVEIRA Mas eu sou quem? (para Joana) A senhora, por favor, diga a eles que esto enganados. Eu no sou quem eles pensam. Diga-lhes a verdade, senhora.

53 Joana pra e encara Jaime. JOANA Vocs esto loucos. Vocs... JAIME ele, Joana! No vs o que ns fizemos. Apanhmos o filho da me. MENDES OLIVEIRA Mas eu sou quem, senhores? Por favor. (para Joana) Eles esto loucos mesmo, senhora. Jaime debrua-se para ele e fala com raiva. JAIME (para Joana) Olha-me este focinho! ele! (para o pide) Mendes Oliveira! Chefe de brigada da PIDE-DGS, quando me prendeste. Depois promovido a inspector pelos bons servios Ptria. Preso no 25 de Abril e fugido de Alcoentre com mais 88 pides, uns meses depois. Desde a desaparecido - no Brasil, sabemos agora. Jaime endireita-se, tentando acalmar-se. Mendes Oliveira abana a cabea, negando. JAIME J te lembras agora? que eu nunca te esqueci. O teu nome, a tua cara, at o teu cheiroMENDES OLIVEIRA (interrompendo) mentira! Isso mentira! O meu nome Francisco Ferraz. Fugi de Portugal, sim, mas por causa dos comunistas. Eu no era pide nenhum, por amor de Deus eu era empresrio. JAIME To empresrio como eu. MENDES OLIVEIRA Ocuparam a minha fbrica, a minha casa. Tive de fugir para refazer a

54 vida. esse o meu pecado, ? Ter sido roubado de tudo o que tinha? Joana avana para o homem. Fala com suavidade. Joana vira-se e sai do estbulo. Jaime sai atrs de Joana. Miguel aproxima-se de novo do pide com o pano para o amordaar. 68) EXT. MONTE - ENTARDECER

Joana est encostada a uma rvore, olhando a paisagem que se estende sua frente. O sol est a pr-se sobre o campo polvilhado de sobreiros, projectando longas sombras. Jaime aproxima-se e pra a um metro, inseguro. JOANA linda, esta paisagem. To calma. (pausa) Vocs so loucos. No podiam ter feito isto. (olha Jaime) Tu no podias ter-me feito isto. JAIME Fiz isto por ti, Joana. TuJOANA (interrompendo) No foi por mim, no; nem um minuto. Tu s pensaste em ti, Jaime! Tu achas que isto um jogo? Uma das tuas novelas? JAIME Porra, Joana! o gajo que matou o teu pai. No vs que aquilo que sempre sonhmos - ter um destes porcos nas mos. Podermos fazer-lhe o que ele nos fez. JOANA Isso no est certo, Jaime. Assim no. JAIME E o que ele fez ao teu pai, est certo? Desce dos teus romances, Joana, enfrenta a vida. Isto aqui real.

55 Joana cruza os braos e fecha-se. JAIME (mais suave) Vem c, Joana... por favor. Jaime aproxima-se e abraa Joana por trs. Ela no resiste mas tambm no colabora. Ficam um instante em silncio. JOANA Como que achas que eu me estou a sentir? Uma coisa destas, assim de repente. JAIME Desculpa, no pensei... JOANA E ele... um velho. No era assim que o imaginava. JAIME No te deixes enganar, Joana. Aquele tipo o mesmo que matou o teu pai. O corpo est mais estragado, mas o corao o mesmo. Os olhos de Joana enchem-se de lgrimas. JOANA Ele roubou-me tudo o que eu tinha. JAIME E vai pagar por isso. 69) INT. MONTE - NOITE

Joana, Jaime e Miguel jantam numa mesa rstica de madeira, na sala da casa do monte. Na lareira ardem alguns troncos. Joana afasta o prato de massa bolonhesa quase intocado. MIGUEL No vais comer? o nico prato que eu sei fazer. Joana sorri. JOANA Desculpa. Estou sem apetite. Jaime, pelo contrrio, come com satisfao.

56 JAIME Mas est bom. Uma delcia. MIGUEL Foi a nica coisa til que eu aprendi na guerra, esta massa. Foi o meu furriel que me ensinou a faz-la. Joana levanta-se e vai lavar o prato. Miguel remexe na massa, pensativo. MIGUEL Era um porreiro, o Santos. Cozinhava melhor que o cozinheiro da companhia. Quando havia festas nas casas dos senhores importantes l de Malange vinham pedi-lo emprestado para fazer uns petiscos. JAIME Podias ter aproveitado para aprender mais uns pratos como este. MIGUEL No tive tempo. Leva uma garfada boca, como se regressasse realidade. MIGUEL O Santos foi dos primeiros a ir no meu peloto. Numa emboscada. Levou dois tiros na barriga e morreu-me nos braos, enquanto espervamos por um helicptero. (pausa) Um gajo demora a morrer com dois tiros na barriga, sabias? E sofre como o caraas. Jaime pra de comer, incomodado. Joana aproxima-se da mesa. JOANA Algum vai dar de comer ao homem? Eu no tenho coragem. Miguel levanta-se com o seu prato. MIGUEL Eu vou. Jaime empurra o prato para longe.

57 JAIME Obrigado pela tua histria. Era mesmo o que eu estava a precisar para me animar. 70) EXT. MONTE - NOITE

Jaime est no exterior da casa, no escuro, a fumar. Miguel sai de casa com um prato cheio na mo e uma garrafa de gua. JAIME Miguel. O amigo pra e Jaime aproxima-se, falando em voz baixa para Joana no ouvir. JAIME O filho da me duro e esperto. Ns assim no vamos conseguir tirar-lhe nada. MIGUEL Sim. E da? JAIME Eu estive a pensar... acho que devamos revezar-nos para no o deixar dormir. MIGUEL Isso... (hesita) Isso j tortura, Jaime. JAIME Ele no aguenta muito tempo. Vais ver - uma noite sem dormir e confessa tudo. MIGUEL No me peas uma coisa dessas, Jaime. Jaime olha para a casa, certificando-se de que Joana no est por perto. JAIME O filho da puta merece isso e muito mais. Lembra-te de tudo o que ele nos fez. (pausa) Posso contar contigo ou no?

58 Coloca a mo no ombro do amigo. JAIME V l, Miguel. Para nos irmos todos embora. Isto j comea a cheirar mal. MIGUEL A merda cheira sempre. Miguel afasta-se e Jaime d outra baforada no cigarro. 71) INT. ESTBULO - NOITE

Miguel est sentado num banco de madeira a dar de comer a Mendes Oliveira, que continua amarrado. O homem come com calma. MENDES OLIVEIRA Voc mdico, no ? Miguel no responde. MENDES OLIVEIRA Como que um mdico pode fazer uma coisa destas? Tratar uma pessoa assim. MIGUEL Vocs tambm tinham mdicos na PIDE, no tinham? Pergunte-lhes a eles. MENDES OLIVEIRA Eu no tenho nada a ver com a PIDE, amigo. Meta isso na cabea de uma vez por todas. Vocs esto todos enganados. Miguel enfia-lhe outra garfada na boca. MIGUEL Esta noite voc no vai dormir. Vamos ter de mant-lo acordado at voc falar. Mendes Oliveira olha para a porta. MENDES OLIVEIRA ideia deles, no ? Miguel estende outra garfada.

59 MENDES OLIVEIRA No quero mais. No vou comer mais at me soltarem. Nem que eu morra de fome, mas no volto a comer. MIGUEL Voc que sabe. Levanta-se. MENDES OLIVEIRA Voc est a enterrar-se por uma coisa em que no acredita. Sabe bem que eu no sou quem eles dizem - eu vejo nos seus olhos. Miguel afasta-se com o prato e o petromax na mo. MENDES OLIVEIRA Eles so loucos e voc que vai sofrer com tudo isto. 72) INT. MONTE - NOITE

Jaime e Joana esto deitados na cama do nico quarto do monte, vestidos, s com uma manta por cima. uma cama de solteiro, o que os obriga a estar apertados um contra o outro. Jaime abraa Joana por trs e esta aninha-se contra o seu brao na penumbra do quarto branco. Ouvem a porta do monte abrir e fechar-se. Uma luz bruxuleante ilumina a fresta da porta do quarto. JAIME o Miguel. J deve ter dado de comer ao pide. Espero que lhe tenha contado a mesma histria que nos contou a ns. Joana no responde. Est sombria e pensativa. A porta do Monte volta a abrir-se e fechar-se e a luz na sala desaparece. Ficam de novo na penumbra. JAIME Quando isto tudo acabar... Interrompe a frase a meio. JOANA Sim...? JAIME uma estupidez termos de andar sempre a correr para casa de um e

60 de outro. Como se fssemos adolescentes. JOANA O que que queres dizer? JAIME No sei. Talvez fosse uma boa altura para fazermos uma experincia. JOANA No vamos falar nisso agora, Jaime. Eu... Cala-se. Jaime apoia-se no cotovelo e fala mais perto dela. JAIME O qu...? JOANA No sei, mas... eu no tenho a certeza se posso confiar em ti. JAIME O que que queres dizer com isso? JOANA O que tu me fizeste hoje tarde. Atirares-me assim para a frente daquele homem, sem estar preparada. JAIME J te pedi desculpa... JOANA A questo no essa. que eu sinto que tu vais fazer-me isso mais vezes. Jaime senta-se na cama. JAIME No percebo o que que queres dizer com isso. Joana vira-se para ele. JOANA Quando eu chocar com a tua filha; quando eu precisar de apoio, de ajuda, de uma palavra no sei se

61 tu vais estar l, ou se vais estar perdido nesse teu pequeno mundo. Jaime levanta-se e dirige-se para a porta. JAIME Eu estou exausto, no consigo discutir. Vou dormir na sala. Joana fica de olhos abertos, vendo Jaime sair uma vez mais da sua vida. 73) INT. CASA DE JAIME/SALA - DIA

A porta da casa de Jaime abre-se. Catarina. A jovem entra e olha em redor. CATARINA Pai! Espreita para a sala. CATARINA Ests em casa? Dirige-se secretria de Jaime e retira da bolsa o manuscrito que o pai lhe entregara. Coloca-a em cima da secretria e cola-lhe um post-it amarelo no qual escreve qualquer coisa (que no vemos). Depois continua a explorar a casa. Empurra a porta do quarto. A cama est feita. Catarina volta sala e retira o telemvel da bolsa, marcando um nmero. Abre a janela, para arejar a casa, e fica a olhar a paisagem. O telefone d sinal de desligado. CATARINA (para si mesma) Onde que te meteste agora?

62 74) INT. CASA DE JAIME/COZINHA DIA

(OMITIDA)

75)

INT. CASA DE JAIME/SALA DIA

(OMITIDA)

76)

INT. ESTBULO - DIA

Mendes Oliveira tem um ar ainda mais cansado do que na vspera, com olheiras profundas. Jaime est sentado frente dele, no banco de madeira. Miguel e Joana tm tambm um ar cansado de uma noite sem dormir. JAIME Lembras-te de mim? Olha para a minha cara - lembras-te? MENDES OLIVEIRA Eu j disseJAIME (interrompendo) Se vm a mais mentiras, melhor estares calado. Joana aproxima-se do pide. JOANA Ns no vamos fazer-lhe mal. No vamos. Eu s quero pr uma pedra no meu passado. Por favor - s quero saber como que o meu pai morreu. MENDES OLIVEIRA Eu no sei quem o seu pai, senhora. Juro por Deus que no sei. JOANA Marcelino Pontes. A PIDE levou-o de casa numa manh de 1970 e eu s voltei a v-lo no funeral. Mendes Oliveira baixa a cabea, abanando-a.

63 MENDES OLIVEIRA Eu no sei de nada. JOANA Disseram que tinha sido um acidente. Uma queda nas escadas. Eu s quero saber o que realmente se passou e depois voc pode ir-se embora. s isso. JAIME Ouviste? Faz-nos um favor a todos, p. Quem que matou o Marcelino? Foste tu? Foi um dos teus capangas? Como que foi? O homem olha-o sem responder. Jaime irrita-se e d-lhe uma bofetada. JAIME Fala, porra! Joana encolhe-se, mas no diz nada. MIGUEL Jaime... JAIME Este gajo est a comear a irritarme. (para Mendes) Tu s tens a perder com essa teimosia, p. Eu tenho o tempo todo do mundo, mas tu, quanto que vais aguentar? Mendes Oliveira reage com uma agressividade inesperada. MENDES OLIVEIRA V-se foder! No tenho nada para dizer. Jaime d-lhe outra estalada, mais violenta. JAIME Isso o que vamos ver, porco! Joana sai do estbulo batendo a porta. 77) EXT. MONTE - DIA

Miguel sai atrs de Joana, que se afasta do estbulo em direco casa do monte.

64 MIGUEL Joana! A mulher pra, mas no se volta. MIGUEL O Jaime est a sofrer tanto como ns. No penses que no lhe custa fazer isto. JOANA E se no for ele? E se este desgraado no for o Mendes Oliveira? J pensaste nisso? MIGUEL A podes estar descansada. ele, sim. Joana vira-se e encara Miguel. JOANA Como que podes ter a certeza? Como que vocs os dois podem estar to certos? O olhar de Miguel perde-se na distncia. MIGUEL Tu eras mida, natural que no te lembres. Mas ns... eu passei quase um ms a ver este senhor todos os dias. 78) INT. EDIFCIO DA PIDE/SALA DE INTERROGATRIOS - DIA (FLASHBACK CURTO) Mendes Oliveira tem dois fios elctricos descarnados nas mos. Toca com um no outro, produzindo uma fasca. 79) EXT. MONTE - DIA

Miguel olha para Joana. MIGUEL E isso uma coisa que no se esquece. Joana passa a mo no rosto de Miguel. JOANA Volta l para dentro, Miguel. No deixes o Jaime fazer nenhum disparate.

65 80) INT. ESCRITRIO DE HENRIQUE/CORREDOR - DIA

Henrique est a chegar ao seu escritrio. Tem o telemvel encostado ao ouvido. A chamada vai parar ao voice mail. HENRIQUE Jaime, sou eu. Como que ficou a histria do cliente da tua filha? O Miguel sempre foi contigo ao tribunal? Diz-me alguma coisa. Desliga o telemvel e marca outro nmero da agenda. 81) INT. ESCRITRIO DE HENRIQUE - DIA

Henrique entra no seu gabinete e coloca a pasta em cima da secretria. Enquanto o telefone chama aproxima-se da janela, que tem uma vista fantstica sobre Lisboa. HENRIQUE Bom dia. Posso falar com o Dr. Miguel Miranda, por favor? INTERCALA COM: 82) INT. HOSPITAL INGLS/GABINETE DE ENFERMEIRA - DIA

Quem est a atender o telefonema a enfermeira Teresa. TERESA Bom dia. O Dr. Miguel no est. HENRIQUE Sabe dizer-me a que horas ele chega? TERESA O Doutor no vem esta semana. Ele tirou uns dias de frias. Quem est a substitui-lo o Dr. Pessanha. Quer falar com ele? HENRIQUE No, no. um assunto pessoal. (pausa) Sabe dizer-me se ele marcou estas frias h muito tempo? TERESA Eu acho melhor fazer essas perguntas ao doutor. Tente ligarlhe para o telemvel.

66 HENRIQUE J tentei, obrigado. Henrique desliga o telemvel e fica pensativo. 83) INT. ESTBULO - NOITE

A porta do estbulo est aberta e o jeep de Jaime est parado de forma a que os faris iluminam o interior. Mendes Oliveira est sentado mesmo de frente para as potentes luzes. Tem um ar exausto e cabeceia de sono. Jaime bate as palmas mesmo ao p do seu ouvido. O homem estremece com o som. JAIME Abre esses olhos! No vais dormir, ouviste. Enquanto no disseres o que ns queremos ouvir no vais dormir. MENDES OLIVEIRA Por favor... JAIME No h favores para ningum, meu pulha. Ou falas ou a festa vai continuar. MENDES OLIVEIRA Eu tenho de ir mijar. No aguento mais. JAIME Ento faz nas calas. Mija-te nas calas, porco. Miguel surge ao lado do amigo. MIGUEL Jaime, vamosJAIME No vamos nada. Se ele quer mijar que mije. Ou que fale. A escolha dele. MENDES OLIVEIRA (para Miguel) Por favor, Doutor. Eu sofro da bexiga, isto est me matando.

67 JAIME Sofrer? Tu sabes l o que sofrer. Causar sofrimento, isso sim, isso tu sabias. MENDES OLIVEIRA Doutor... O homem no aguenta mais e urina-se. Uma poa forma-se nos seus ps e Mendes Oliveira comea a chorar, tentando aguentar os soluos. Miguel puxa Jaime por um brao, arrastando-o para fora do estbulo. 84) EXT. ESTBULO - NOITE

Jaime solta o brao da mo de Miguel com um safano. JAIME O que ? Qual o teu problema agora? MIGUEL s tu. O meu problema s tu, e a forma como ests a lidar com isto. JAIME Deixa-te de merdas, Miguel. No sejas hipcrita, eu s estou a fazer o que tem de ser feito. MIGUEL No - tu ests a gostar do que ests a fazer. Se ele falasse agora ias ficar desiludido. JAIME Disparates! MIGUEL Isto j no justia - isto vingana. JAIME E se for? As duas coisas no podem andar juntas? (pausa) Est a saber-me bem? Est, est sim. Sonhei muitas vezes com isto. Mas se ele falar vou ficar to aliviado como tu.

68 Miguel vira-se, abanando a cabea. MIGUEL S ests a trazer mais sofrimento para a tua vida, Jaime. Mais dor, mais memrias amargas para abafar. JAIME Eu s quero que isto acabe depressa. MIGUEL Em Angola eu tambm torturei um preto. Jaime vira-se para o amigo. A confisso surpreendeu-o. MIGUEL Foi depois do Santos morrer. Apanhmos um gajo na emboscada. Estava ferido, mas o capito deulhe uma coa durante dois dias. E eu assisti a tudo, at ele morrer. E no fiz nada. JAIME No... sabia disso. MIGUEL O que que me atormenta mais - o que sofri ou o que deixei sofrer? No sei. Olha para Jaime. MIGUEL No sei. Jaime esfrega a cara. JAIME Vou voltar l para dentro. O gajo j deve estar a dormir. 85) INT. ESTBULO - NOITE

Jaime est sentado atrs de Mendes Oliveira. Fala-lhe perto do ouvido. O homem tem um ar esgazeado, vagueando com o olhar pelas sombras ameaadoras que os faris do jeep projectam. P.O.V. de Mendes Oliveira - as sombras nas paredes parecem mexer-se, distorcendo-se e desfocando-se.

69 MENDES OLIVEIRA Eu no quero morrer... JAIME Ningum vai morrer. O pide cabeceia de sono e Jaime puxa-lhe o cabelo. JAIME Acorda! MENDES OLIVEIRA Eu quero dormir, por favor, deixeme dormir, s um bocadinho. Jaime levanta-se de rompante. Contorna o homem e aproxima a cara dele. P.O.V. de Mendes Oliveira - a cara de Jaime dana sua frente, distorcida e ameaadora. JAIME No! Vais fazer exactamente como eu mando. Quem sabe... se correr tudo bem, talvez te deixe dormir... uma hora..Sim? Uma hora? J viste? MENDES OLIVEIRA Uma hora? JAIME Uma hora inteirinha. S tens que dizer o teu nome completo. MENDES OLIVEIRA Francisco Ferraz. JAIME No! O outro, o verdadeiro. MENDES OLIVEIRA FranJaime d-lhe uma bofetada. JAIME Assim no chegamos a lado nenhum e tu no dormes hora nenhuma. Mendes Oliveira olha para ele, com o olhar desfocado. MENDES OLIVEIRA Esse nome j no existe, faz parte do passado.

70 Jaime endireita-se. Est a chegar a algum lado. Fala em voz baixa. JAIME Talvez esteja na hora de acordar o passado. Como que te chamas? Mendes Oliveira muda de expresso, deixando transparecer raiva e maldade. MENDES OLIVEIRA Queres saber o meu nome, cabro? Eu digo-te quando te apanhar l fora! JAIME Como que te chamas? MENDES OLIVEIRA E essa puta que trouxeste agora vou mat-la tambm. Jaime descontrola-se e d uma violenta estalada na cara do pide, rachando-lhe um lbio, que fica a sangrar. Mendes Oliveira chupa o lbio ferido. Percebemos que continua a ser um homem perigoso, apesar da situao em que est. Jaime esfrega a mo com que bateu no homem. JAIME Filho da puta... 86) INT. MONTE - NOITE

Miguel est deitado no sof da sala do monte, vestido, s com uma manta por cima. Dorme um sono agitado - os seus olhos agitam-se e rolam por baixo das plpebras e a sua boca balbucia palavras ininteligveis. INTERCALA COM: 87) INT. PRISO - DIA (SONHO)

Miguel, tal como ele hoje, est sentado e amarrado numa cadeira, numa sala nua, por trs de um gradeamento. Passos aproximam-se. um homem de quem s vemos os ps e detalhes do corpo. Caminha lentamente, batendo com uma moca de madeira nas portas gradeadas por onde vai passando. Vemos imagens chocantes de soldados em aco na guerra colonial (imagens de arquivo).

71 Miguel agita-se, na sua cadeira. Vemos nova cena da guerra colonial (imagens de arquivo). O outro homem aproxima-se, caminhando ao longo do corredor que conduz ao gradeamento. Vemos ainda outra cena de guerra (imagens de arquivo). O homem surge de repente das sombras, agarrando o gradeamento mesmo ao lado de Miguel. Mendes Oliveira, tal como no presente. Bate com a moca nas grades, fazendo UM ESTRONDO que parece um tiro. 88) INT. MONTE - NOITE

Miguel acorda sobressaltado, com o rosto encharcado em suor. Joana que est ao seu lado, a aban-lo com fora. JOANA Miguel, acorda. Por favor. MIGUEL O que foi - o que que se passa? JOANA Pareceu-me ouvir um tiro no estbulo. Miguel levanta-se, sobressaltado. MIGUEL Um tiro?! Nesse momento ouve-se OUTRO TIRO. Joana endireita-se, tapando a boca, com uma expresso de aflio. Miguel corre para a porta, calando-se. 89) EXT. MONTE - NOITE

Miguel sai da casa, ainda a acabar de se calar, e corre para o estbulo. Joana vem atrs dele. A porta do estbulo est aberta, deixando sair a luz trmula do petromax. 90) INT. ESTBULO - NOITE

Miguel e Joana irrompem pelo estbulo dentro e deparam-se com Jaime, de espingarda na mo. Na parede, atrs do pide, h marcas dos dois tiros disparados.

72 Mendes Oliveira, de olhos fechados, abana a cabea violentamente. Jaime est desvairado. JAIME Vais falar ou no, filho da puta? MIGUEL O que que se passa, Jaime? Jaime agita a carabina com violncia. JAIME Este gajo est quase a falar. (para Mendes) Abre os olhos, co. Empurra-lhe a cara com o cano da arma. MIGUEL Jaime...! JAIME Olha para mim! Joana adianta-se e mete-se entre Jaime e Mendes Oliveira, empurrando o cano da arma para longe do pide. JOANA Assim no, Jaime! JAIME No te metas agora. Sai da frente. JOANA No vale a pena, Jaime. Nada merece isto. JAIME Ele ameaou matar-te, Joana. Esse gajo est aqui, quase morto, e ainda faz ameaas. Miguel aproveita a interrupo para se aproximar de Mendes Oliveira e levantar-lhe a cabea. MIGUEL Olhe para mim - como que voc est, homem? O pide abre os olhos, meio enevoados. P.O.V. de Mendes Oliveira - a cara de Miguel, distorcida, como que flutuando sua frente.

73 JOANA Isto est a ir longe de mais. Eu no queroJAIME (interrompendo) No se trata do que tu queres, Joana. Eu que o trouxe para aqui. Se no ests bem, vai-te embora. Mas esse gajo vai falar, juro que vai. Joana vai responder, mas interrompida pela voz trmula do pide. MENDES OLIVEIRA Jos Mendes de Oliveira. Joana vira-se e Miguel endireita-se. Os trs olham para ele. JAIME Podes repetir? MENDES OLIVEIRA O meu nome Jos Mendes Oliveira. Miguel avana para o homem. MIGUEL O inspector da PIDE Jos Mendes de Oliveira? O pide abana a cabea afirmativamente. MIGUEL O homem que nos prendeu e torturou, a mim e ao Jaime, e a tantos outros? MENDES OLIVEIRA Eu fiz o meu trabalho. S o meu trabalho. Lgrimas correm dos olhos de Miguel. O mdico vira-se e corre para fora do estbulo. Joana e Jaime entreolham-se.

74 91) EXT. MONTE - ALVORADA

Ao p do lago, Joana joga pequenas pedras para a superfcie da gua, fazendo crculos de ondas. Jaime aproxima-se dela e acocora-se ao seu lado. JOANA Tinhas razo. mesmo ele. JAIME Desculpa eu ter-te falado assimJOANA (interrompendo) No, no - tambm tinhas razo nisso. Se eu no tenho coragem para fazer o que tem de ser feito, ento... Jaime endireita-se e tenta passar-lhe o brao por cima do ombro. Ela afasta-se discretamente, s o suficiente para o impedir. JAIME Mas eu peo-te desculpa na mesma. Fui bruto e rude, mas tu sabes que eu no sou assim. JOANA Eu j no sei quem tu s, Jaime. Alis, acho que tu tambm no sabes. Joana joga outra pedra na superfcie da gua, que ressalta vrias vezes. Depois olha para Jaime. JOANA Talvez ainda seja cedo para vivermos juntos. No tem nada a ver com isto, acredita. Mas tu precisas de tempo para te encontrares, e eu acho que ainda no estou preparada. Afasta-se. Jaime vai segui-la, mas depois hesita e fica imvel. 92) INT. FACULDADE DE LETRAS DE LISBOA/CORREDOR - DIA

(OMITIDA)

75 93) INT. ESCRITRIO DE HENRIQUE - DIA

A secretria de Henrique atende o telefone. SECRETRIA Escritrio do engenheiro Henrique Serrano. INTERCALA COM: 94) INT. TRIBUNAL DE LISBOA/CORREDOR - DIA

A chamada vem de Catarina, que est de p num dos corredores do Tribunal, entre sesses. CATARINA Daqui fala Catarina Ferreira. Ser que o Henrique me pode atender? SECRETRIA Vou passar, s um momento, por favor. CATARINA Obrigado. 94A) INT. GABINETE DE HENRIQUE DIA Henrique est sentado na sua imponente secretria. HENRIQUE Ol, Catarina. H quanto tempo. CATARINA verdade. Est tudo bem consigo? HENRIQUE As mesmas confuses de sempre. Devia ter feito como o teu pai, e escolhido uma vida mais tranquila. CATARINA mesmo por causa dele que estou a telefonar. J h uns dias que no o consigo encontrar. Ele no disse nada ao Henrique, se ia viajar ou coisa assim? Henrique fica srio. HENRIQUE No... no temos falado muito. No sei... (pausa)

76 Olha, eu vou tentar saber alguma coisa. No queres passar l por minha casa esta noite? CATARINA Eu no quero ma-lo, Henrique. HENRIQUE No maas nada. At logo. Henrique desliga o telefone e pousa os dois cotovelos na secretria, apoiando a boca nas mos, pensativo. 94B) EXT. TRIBUNAL DE LISBOA/CORREDOR - DIA Joana desliga o telemvel e tira uma agenda da bolsa, procurando um nmero. Marca-o no telemvel. CATARINA Est? da GNR? INTERCALA COM: 95) INT. ESQUADRA DA GNR - DIA

Um SARGENTO DA GNR atende o telefone, numa pequena esquadra de provncia. SARGENTO sim. Posso ajudar? CATARINA Desculpe estar a incomodar, mas... o sargento Gomes que est a falar? SARGENTO Sou eu mesmo. CATARINA Eu sou a filha do senhor Jaime Ferreira, que tem um monte a na freguesia, o Monte das Hortas, lembra-se? SARGENTO menina Catarina, ento no havia de lembrar. A menina que nunca mais apareceu por c. Quando que nos vem fazer uma visitinha? JOANA Qualquer dia, sargento.

77 SARGENTO Ento diga l qual o problema? CATARINA Provavelmente no nada, mas... o meu pai no d sinal h uns dias, no atende o telefone, se calhar foi at a e no me disse nada. SARGENTO E a menina quer que a gente v verificar? 94C) EXT. TRIBUNAL DE LISBOA/CORREDOR DIA Catarina sorri, agradecida. CATARINA Se no for incmodo. SARGENTO No incmodo nenhum, ora essa. Mas olhe que o seu pai no deve ter vindo para c. Ele s costuma aparecer para caar e ainda no temporada. CATARINA Mesmo assim, se puder l dar um saltinho... SARGENTO Vou com certeza. CATARINA Obrigada. Catarina desliga o telemvel. 96) EXT. FACULDADE DE LETRAS/ESCADAS DIA (OMITIDA)

97)

EXT. MONTE - DIA

Jaime retira um balde de gua de um ribeiro perto do monte e agarra noutro balde que est pousado no cho, j cheio.

78 98) INT. ESTBULO - DIA

Jaime entra no estbulo com os dois baldes nas mos. Joana est encostada parede e Miguel anda de volta de Mendes Oliveira. O pide cabeceia de sono. JAIME O gajo disse mais alguma coisa? MIGUEL Nada de novo. (para Mendes) Abre os olhos, p. Abre-me esses olhos. Abana-lhe a cabea e Mendes Oliveira desperta, balbuciando. MENDES OLIVEIRA Eu... consigo... deixem-me... JAIME Isto j o acorda. Pousa os baldes no cho, frente do pide, e agarra num deles. Joga a gua com violncia contra Mendes Oliveira, que estremece como se tivesse levado um choque elctrico. Joana tambm se encolhe, como se a gua a tivesse atingido a ela. JAIME Geladinha! Boa, no ? Em Caxias grandes banhos de gua gelada que eu apanhei. MIGUEL Quem que matou o Marcelino? Fala! MENDES OLIVEIRA No sei. No fui eu, juro por Deus. JAIME O gajo fede que nem um porco. preciso mais gua! MENDES OLIVEIRA No, por favor... MIGUEL Ento fala. Diz-nos o que queremos saber e vamos todos dormir. Eu tambm estou cansado, achas que eu quero continuar aqui?

79 MENDES OLIVEIRA Mas eu no fuiJaime joga-lhe o outro balde de gua para cima. MENDES OLIVEIRA Mais no... por favor! Joana vira-se de costas e baixa a cabea, incomodada. Miguel d uma ligeira estalada na cara de Mendes Oliveira. MIGUEL No durmas, p! JOANA Pra, Miguel! Joana avana para Miguel. JOANA O que que se passa? Tu tambm...? JAIME Joana, por favorAs suas palavras so interrompidas por uma BUZINA vinda do exterior. Os trs entreolham-se. Jaime espreita pela porta. P.O.V. de Jaime - um jeep da GNR sobe pelo caminho que conduz ao Monte. Volta a buzinar. JAIME Porra! a GNR. MIGUEL Merda! Jaime olha para Miguel. JAIME Abafa-me esse gajo! Eu vou l.

99)

INT. TRIBUNAL DE LISBOA/SALA DE AUDINCIAS - DIA

(OMITIDA) 100) INT. ESTBULO - DIA (OMITIDA)

80 101) EXT. ESTBULO - DIA Jaime sai do estbulo e dirige-se para o jeep da GNR, ajeitando o cabelo. O veculo estaciona relativamente perto da entrada do estbulo. O sargento Gomes desembarca e um SOLDADO fica a observ-los do lugar do motorista. JAIME Boa tarde, Gomes. SARGENTO Boa tarde. O GNR faz a continncia e depois aperta a mo a Jaime. JAIME Que surpresa. No estava a contar com a sua visita. SARGENTO Estamos s de passagem. Est tudo bem? O homem olha com curiosidade para a porta aberta do estbulo e d um passo nessa direco. Jaime d tambm um passo. JAIME Tudo. Porqu? SARGENTO No costume v-lo por c nesta poca. O sargento d mais um passo para o lado e Jaime faz o mesmo. JAIME Vim ver como estava a casa. Estou a pensar fazer umas obras... SARGENTO J est a pedir, j. JAIME Quer tomar alguma coisa, Gomes? Coloca a mo no brao do sargento.

81 102) INT. ESTBULO - DIA No interior do estbulo Miguel mantm Mendes Oliveira imobilizado, tapando-lhe a boca com um pano. O pide agita-se, tentando soltar-se. Consegue soltar uma perna e chutar um dos baldes, que tomba com rudo. Junto porta, Joana encolhe-se, aflita. 103) EXT. ESTBULO - DIA O sargento olha curioso para a porta aberta do estbulo e contorna Jaime. SARGENTO Tem convidados, Jaime? JAIME Eu...? Quer dizer... Nesse momento Joana sai do estbulo, apertando a blusa e ajeitando a saia. JOANA Ol... O sargento sorri e olha para Jaime, cmplice. SARGENTO J vi que sim. (pausa) Obrigado pelo convite, mas estou de servio. JAIME Nem uma cervejinha sem lcool? SARGENTO Nem isso. Volta a entrar para o jeep. SARGENTO Telefone para a sua filha. Ela est preocupada consigo. Diz que o senhor deu sumio. Jaime sorri, simptico. JAIME Vou telefonar, obrigado. V aparecendo, sargento.

82 O sargento faz continncia a Joana e o jeep arranca, levantando poeira. 104) INT. ESTBULO - DIA No interior do estbulo Miguel solta a cabea de Mendes Oliveira, aliviado. O pide cospe o pano para o cho e fica a arfar. 105) INT. MONTE - DIA Joana entra em casa de supeto, zangada. Jaime vem atrs dela. JOANA Isto j foi longe demais. JAIME Est quase a acabar, juro. O tipo no aguenta muito mais. JOANA E depois? O que que vo fazer depois, j pensaste nisso? Jaime no tem resposta para lhe dar. JOANA Houve um momento, quando a GNR apareceu, que eu desejei que eles entrassem no estbulo e pusessem um fim a isto tudo. JAIME No digas isso. JOANA que eu no sei como que isto vai terminar, Jaime. O que que vo fazer a esse homem quando ele disser o que vocs querem ouvir? Joana comea a arrumar peas de roupa dentro do seu saco. JOANA Vo solt-lo? Mat-lo? O qu? JAIME Ainda no sei, Joana. s o que te posso dizer. Joana fecha o fecho do saco com um movimento brusco.

83 JOANA Eu no aguento mais. No fui feita para isto. Sorri para Jaime, tristemente. JOANA O meu pai ia ficar triste comigo, mas... no tenho coragem para continuar. Jaime no responde e deixa-se cair numa cadeira. 106) EXT. CASA DE MENDES OLIVEIRA - DIA (OMITIDA)

107) EXT. MONTE - ENTARDECER Joana dirige-se ao seu carro, com o saco na mo. Miguel vem ao encontro dela. MIGUEL Vais-te embora? JOANA No quero ter mais nada a ver com isto. Vocs passaram todos os limites. MIGUEL J h muito tempo. Mas isso agora irrelevante. JOANA Para mim, no. Joana entra no carro e abre a janela. JOANA O meu pai lutou e morreu por muitas coisas, mas esta no foi uma delas. Miguel desvia o olhar para a casa. Jaime est porta. MIGUEL E o Jaime? JOANA Ele um homem crescido. No precisa de mim para cometer os seus erros.

84 Jaime vira costas e fecha a porta. Joana liga o carro. JOANA Pensa na tua mulher, Miguel. Pe o carro em movimento e afasta-se pelo caminho poeirento. 108) INT. MORADIA DE HENRIQUE/SALA - NOITE Henrique est a servir dois copos de whisky. HENRIQUE No queres beber mesmo nada, amor? Marla abana a cabea. Est sentada no sof, olhando Catarina com um ar desconfiado. MARLA Obrigada, fofo. Henrique traz os dois copos e passa um deles a Catarina. HENRIQUE O teu pai gosta deste. Catarina sorri e bebe um golo leve. MARLA Ento voc perdeu o seu pai, foi, Catarina? Henrique olha para a jovem com ar severo. HENRIQUE Marla! (para Joana) Desculpa, Catarina... CATARINA uma maneira de pr as coisas. (para Henrique) Ele desapareceu h alguns dias e no me deu notcias desde a. HENRIQUE mesmo coisa dele. CATARINA Tinha esperana que o Henrique soubesse de alguma coisa, porque o

85 Miguel e a Joana tambm no esto por c. HENRIQUE No, no sei. Se eles foram a algum lado esqueceram-se de me avisar. MARLA O que uma falta de respeito, diga-se. HENRIQUE Marla! J chega. Marla levanta-se, aborrecida. MARLA At prxima, Catarina. Sai da sala e Henrique acompanha-a com o olhar, distraindo-se um pouco de Catarina. Catarina bebe um golo, ganhando tempo. CATARINA O nome Mendes Oliveira diz-lhe alguma coisa, Henrique? Henrique reage bruscamente, voltando a olhar para Catarina. HENRIQUE No! Que eu veja, no. Porqu? CATARINA O Miguel chamou isso a um dos meus clientes, no outro dia. Depois disfarou, mas tenho a certeza de que o chamou por esse nome. HENRIQUE E no o nome do teu cliente, presumo? CATARINA No Ferraz. Mas o mais estranho que ele tambm desapareceu. Olha o homem, procurando pistas, mas Henrique no se desmancha. HENRIQUE Deve ser s coincidncia, Catarina. (pausa)

86 Posso fazer mais alguma coisa por ti? Catarina percebe a deixa e pousa o copo. CATARINA No, obrigada. Levanta-se e Henrique ergue-se tambm. HENRIQUE Bem, nesse caso melhor eu ir fazer as pazes com a Marla. Ela muito sensvel. Catarina d um beijo na face de Henrique. CATARINA Obrigada, Henrique. Se o meu pai ligar zangue-se com ele. HENRIQUE Zango mesmo, no te preocupes. 109) EXT. MONTE - NOITE Jaime est sentado mesa da sala do monte. Enche um copo de whisky e bebe metade de um trago. Encosta-se para trs na cadeira e esfrega os olhos. O seu aspecto, com a barba por fazer e olheiras marcadas, tambm j foi melhor. Bebe o resto do whisky e derruba a garrafa vazia em cima da mesa, fazendo-a rodar como a agulha de uma bssola. Depois levanta-se e vai abrir as portas de um armrio, procurando. Encontra outra garrafa de whisky, ainda selada. Tira a tampa e bebe um golo directamente do gargalo. 110) INT. ESTBULO - NOITE Miguel est de p, junto da porta do estbulo, olhando para a casa onde uma luz brilha na janela. Mendes Oliveira balbucia atrs dele. MENDES OLIVEIRA Sede... tenho sede... Miguel vira-se. O homem olha para ele com ar suplicante. Miguel dirige-se ao banco de madeira e agarra numa garrafa de gua meio cheia. Dirige-se ao pide e d-lhe o gargalo. O homem bebe com sofreguido e depois engasgase, num ataque de tosse.

87 MIGUEL Calma, calma. Passa a mo na testa do homem, que est a tremer. D-lhe mais um pouco de gua. Mendes bebe agora com mais calma. MENDES OLIVEIRA Obrigado. Miguel endireita-se e olha de novo para fora. MIGUEL Durma um pouco. MENDES OLIVEIRA Posso...? Miguel no responde e afasta-se, saindo do estbulo. Mendes Oliveira fecha os olhos e baixa a cabea, exausto. 111) INT. CASA DE MIGUEL/QUARTO - NOITE Ana est sentada na cama, de culos, com um romance na mo. O telefone do quarto toca e ela inclina-se precipitadamente para ele, deixando cair o livro. ANA Miguel...? INTERCALA COM: 112) EXT. MONTE - NOITE Miguel hesita um pouco antes de responder a Ana. ANA Miguel... s tu? A voz de Miguel trmula. MIGUEL Sim. Como que ests? ANA Estou bem, estou bem. E tu? Miguel no responde. ANA Quando que voltas? Estou to preocupada contigo. MIGUEL No preciso, est tudo bem.

88 ANA No est certo, deixares-me assim sozinha, e passares tanto tempo sem dizer nada. MIGUEL Eu tenho estado a pensar... no nosso casamento. Tenho pensado muito. ANA No vamos falar nisso agora. Volta para casa. MIGUEL J no temos idade para adoptar uma criana, Ana. Somos velhos demais para isso. Pelo menos o que eu acho. (pausa) Para dizer a verdade, j nem temos idade para nos divorciarmos. As lgrimas comeam a correr pelo rosto de Miguel. Ele funga e limpa os olhos. ANA Volta para casa, Miguel. Sinto a tua falta. Miguel fala com a voz tremida. MIGUEL Ai, Ana, Ana... porqu? Sabes dizer-me porqu? ANA O que que tens? MIGUEL H tanta coisa que eu te devia ter dito. Tanta coisa... Mas agora j passou a altura certa. O nosso tempo passou. ANA O que que se passa, Miguel? Por favorMIGUEL Tenho de desligar. Adeus.

89 ANA Miguel...? Miguel desliga o telefone e dobra-se para a frente, soluando. O telefone toca mas ele no atende. Depois endireita-se e atira-o para longe. O telefone fica cado no meio do mato, a tocar, enquanto ao longe Miguel regressa ao estbulo. 113) EXT. ESPLANADA - DIA Catarina est sentada numa esplanada, a tomar um caf e um cigarro. O telemvel toca e ela atende, com uma expresso de algum espanto. CATARINA Sim...? INTERCALA COM: 113A) INT. CEMITRIO DOS PRAZERES DIA

Joana est ajoelhada junto campa do pai, falando ao telemvel enquanto limpa os cravos murchos. JOANA Sou eu, a Joana. Podes falar? CATARINA Se for rpido. JOANA por causa do teu pai. CATARINA O que que se passa? Onde que vocs esto? JOANA Eu no estou com ele. CATARINA O que que se passa, ento? JOANA No coisa para falar ao telefone. Quando que nos podemos encontrar? CATARINA Ao fim da tarde...? JOANA Em casa do teu pai, s seis.

90 Joana desliga o telemvel e olha o cravo murcho que est a segurar. 114) INT. ESTBULO - DIA Mendes Oliveira est sentado, amarrado como de costume. O seu aspecto est cada vez pior. Jaime e Miguel esto respectivamente frente e atrs dele. JAIME O Marcelino foi preso por ti em Fevereiro de 1970. MIGUEL Em Maro comeou a ser interrogado na Antnio Maria Cardoso. JAIME Em Abril o corpo foi devolvido famlia, para pagarem o funeral. MIGUEL O que que se passou durante estes dois meses? MENDES OLIVEIRA No sei... no lembro. JAIME Mataste assim tantos que j no te lembras dos detalhes? MENDES OLIVEIRA Eu no matei ningumMiguel d-lhe uma pancada violenta na cabea. MIGUEL J chega de mentiras! JAIME Quem que matou o Marcelino? Mendes Oliveira levanta o olhar para Jaime. MENDES OLIVEIRA No sei. No sei, j disse! Miguel debrua-se para o pide. MIGUEL J chega de mentiras, meu porco.

91 Nesse momento ouve-se uma BUZINA no exterior. Mendes Oliveira reage imediatamente. MENDES OLIVEIRA Socorro! Aqui! SocMiguel tapa-lhe a boca com o pano, abafando-o enquanto o homem se debate violentamente. Jaime corre para a porta, hesita por um momento, e depois sai. Miguel fica a olhar para a porta, lvido, enquanto imobiliza a cabea do homem. Inconscientemente, o seu olhar dirige-se para a espingarda de Jaime, encostada parede. Depois novamente para a porta. Sua abundantemente e fala em voz baixa. MIGUEL Se no paras eu parto-te o pescoo. Juro que parto. Nesse momento uma silhueta recorta-se contra a porta. Miguel semicerra os olhos. Henrique, que fica especado a olhar para a cena, abanando a cabea. MIGUEL Henrique?! Miguel solta o pano que amordaa o pide. MENDES OLIVEIRA Socorro, por favor, senhor. Tire-me daqui. 115) INT. MONTE - DIA Henrique anda agitadamente de um lado para o outro, gesticulando enquanto fala com Jaime e Miguel. HENRIQUE Vocs so uns idiotas! Uns idiotas completos! Fazer uma coisa destas?! JAIME Algum tinha de fazer alguma coisa. HENRIQUE Para isso que h a polcia, os tribunais, as prises, porra! MIGUEL Isso muito fcil de dizer, l nos teus gabinetes junto ao cu, e nos

92 teus almoos com os ministros e os poderosos. HENRIQUE No me lixes, p! Isso so tretas. Eu tambm fui preso, eu tambm fui torturado. E no ando a a raptar pessoas. Jaime fala calmamente. JAIME Foi ele que matou o Marcelino. Foi este porco. Achas que um gajo assim merece viver? HENRIQUE Que conversa essa, p? Se merece viver?! claro que merece, ests louco? Vocs esqueceram tudo pelo que ns lutmos? Porra! Vira-se, desesperado. HENRIQUE E agora eu sou cmplice desta merda toda. MIGUEL Podes ir-te embora, Henrique. Ele mal te viu - a tua carreira no est em perigo. HENRIQUE Achas que eu posso confiar nisso? Em dois loucos como vocs? Jaime levanta-se. JAIME Vamos acabar com isto. O gajo vai rachar esta noite. Miguel levanta-se tambm, decidido. MIGUEL (para Henrique) Daqui ningum sai sem falar. 115A) INT. CASA DE JAIME/SALA NOITE

Joana e Catarina esto sentadas face a face.

93 CATARINA O que que se passa, afinal? JOANA Tu tens um cliente chamado Francisco Ferraz, no tens? Catarina olha-a desconfiada. CATARINA Sim...? JOANA Na realidade, o seu nome verdadeiro Jos Mendes Oliveira. CATARINA Mendes Oliveira...?! JOANA J ouviste esse nome? Eu vivi a vida toda com ele. (pausa) Mas deixa-me contar-te tudo desde o incio. Tira um cigarro do mao de Joana e acende-o, inspirando profundamente. Depois olha para Catarina. 116) INT. ESTBULO - NOITE Mendes Oliveira est sentado, amarrado. O seu aspecto de um farrapo humano. Miguel quem est mais alterado. Jaime acompanha-o e Henrique acompanha tudo distncia. MIGUEL Eu no acredito que tu no te lembres do Marcelino. MENDES OLIVEIRA No lembro, juro por Deus. JAIME Temos a noite toda. MIGUEL Olha para mim. E de mim, lembraste? Olha para a minha cara - Miguel Miranda. O pide desvia o olhar. Miguel d-lhe uma estalada.

94 HENRIQUE Miguel...! Jaime agarra Henrique, no o deixando intervir. MIGUEL No fujas, olha para mim. Eu lutei na guerra, tive louvores, fui um bom militar. Mas isso no me serviu de muito quando ca nas tuas mos, pois no? Mendes Oliveira olha fixamente para Miguel. Desta vez fala com maldade. MENDES OLIVEIRA J estou a lembrar-me... Eu at te tratei bem, no foi? Miguel d um passo para trs. MENDES OLIVEIRA Eu nem sempre gostava do meu trabalho, mas confesso que no teu caso abri uma excepo. Os olhos de Miguel desfocam, perdidos no tempo. 117) INT. EDIFCIO DA PIDE/SALA DE INTERROGATRIOS - DIA (FLASHBACK) Miguel est de p, nu, de costas, imobilizado por dois agentes da PIDE. Mendes Oliveira aproxima-se dele segurando dois cabos elctricos descarnados nas pontas. Encosta os terminais, fazendo soltar uma fasca. MENDES OLIVEIRA (V.O.) Militares renegados, desertores, traidores da ptria - para vocs eu tinha uma receita especial. Mendes Oliveira estende os dois fios elctricos em direco zona genital de Miguel. O mdico retorce-se de dor e grita desalmadamente, mas no ouvimos nada. As luzes da sala de interrogatrios tremem e quase se apagam. Miguel desfalece e s no cai porque os dois pides continuam a apar-lo.

95 118) INT. ESTBULO - NOITE Mendes Oliveira olha para Miguel. O seu rosto destroado pelo cansao transfigurou-se e agora uma mscara do mal. MENDES OLIVEIRA De ti eu lembro-me, sim. JAIME Do que que ele est a falar, Miguel? Miguel olha para os amigos. MIGUEL Disto... Com gestos lentos e deliberados desaperta o cinto das calas e abre a braguilha. A expresso nas caras de Jaime e Henrique reflectem o horror do que esto a ver. MIGUEL Eu, que passo a vida a salvar vidas, nunca fui capaz de gerar uma. 118A) INT. CASA DE JAIME/SALA NOITE

Catarina est de p, exaltada. Joana olha-a, embaraada. CATARINA Como que tu os deixaste fazer isso, Joana? Isto contra todos os princpios. Contra os princpios deles, bolas. Vira-se para Joana. CATARINA O meu pai ensinou-me um cdigo de conduta. Valores. A democracia, a liberdade, a justia. Foi por causa dele que eu fui para advogada, Joana. JOANA Eles esto a fazer justia, de certa forma...

96 CATARINA isso que achas? A lei da selva agora justia? Cada um por si, e olho por olho? isso? Joana levanta-se, tambm exaltada. JOANA O teu pai no me pediu autorizao. CATARINA E se tivesse pedido, era diferente? JOANA Claro que sim. CATARINA Isso eu j no acredito. O meu pai... (pausa) O meu pai era diferente antes de vocs comearem a andar juntos. JOANA Era o que faltava. Agora, a culpa do teu pai beber minha? CATARINA No - isso no, mas... Ele precisa de estabilidade; de uma estabilidade que tu no lhe ds, nem nunca vais dar. JOANA O que que tu sabes de ns, para dizer uma coisa dessas? s muito atrevida. Joana vai responder, mas depois respira fundo. CATARINA Eu adorava ficar aqui a discutir contigo, mas h coisas mais importantes a decidir. As palavras dela tm o dom de fazer Joana cair em si. JOANA Sim, tens razo. O que que vamos fazer? As duas.

97 CATARINA Eu sei o que que temos de fazer. No sei se temos coragem para isso. 118B) INT. ESTBULO - NOITE

Jaime est perto de Miguel. O ambiente no estbulo agora opressivo. Os homens entreolham-se, calados, inseguros sobre o que fazer a seguir. Mendes Oliveira sorri, com malcia, e interrompe o silncio. MENDES OLIVEIRA Tu eras casado, no eras? A tua mulher gostou do meu servio? Miguel vira-se para o homem. Depois, e sem aviso, salta para cima dele, fazendo tombar a cadeira de costas. Agarra-se ao pescoo do pide, tentando estrangul-lo. MIGUEL Maldito! Maldito! Jaime e Henrique precipitam-se para ele, agarrando-o, mas o amigo est possesso e resiste, continuando a estrangular o pide. JAIME E HENRIQUE Pra! No, Miguel! Larga-o. Henrique consegue puxar Miguel para o lado; os dois tombam e Miguel rola sobre Henrique. Jaime debrua-se sobre Mendes Oliveira, que est a estrebuchar, tentando reanim-lo. Miguel tenta erguer-se, ainda furioso. A espingarda de Jaime est encostada parede, no lugar do costume. Miguel agarra nela e aponta-a para os outros homens. MIGUEL Vou matar-te, porco! Henrique arrasta-se para o lado, mas Jaime coloca-se entre Miguel e Mendes Oliveira. JAIME No faas isso, Miguel. MIGUEL Sai da frente! Sai da frente que eu quero acabar j isto.

98 JAIME Miguel... Jaime estende a mo para o cano da arma. MIGUEL No me obrigues a disparar, Jaime. HENRIQUE Sai da frente dele. Jaime agarra no cano da arma e puxa-a para o seu prprio estmago. Mantm-na a enquanto continua a falar. JAIME Quantas horas que um gajo demora a morrer com um tiro na barriga? Miguel empurra-o com o cano da arma. MIGUEL Por favor... JAIME E sofre como o caraas, no ? O dedo de Miguel acaricia o gatilho da arma. Mendes Oliveira parou de tremer e olha a cena com evidente deleite. Henrique comea a levantar-se, devagar, quando se ouve... UM TIRO. O cano fumegante da espingarda est virado para cima, para o tecto do estbulo. Miguel, que segura a arma nessa posio, solua de olhos fechados. Jaime aproxima-se dele e abraa-o, acalmando-o. 119) INT. MONTE - NOITE Jaime entra na sala e pousa a espingarda em cima da mesa. Henrique entra depois, seguido por Miguel. Este deixa-se cair no sof, exausto. MIGUEL Tudo o que a Ana queria nesta vida era ter filhos. O Mendes Oliveira roubou-nos isso. JAIME No sabia.

99 MIGUEL No propriamente uma coisa que se ande por a a anunciar. Vira-se para os amigos. MIGUEL Mas a vida continua, no ? A nossa continuou. No exactamente a vida que sonhmos, mas a que pudemos ter. E agora at essa vai acabar. Ficam um instante em silncio. HENRIQUE O que que vamos fazer? JAIME No sei. Realmente no sei. HENRIQUE Do meu ponto de vista, s h duas alternativas. Os outros dois ouvem-no com ateno. HENRIQUE Ou entregamos este gajo polcia, e arcamos com as consequncias do que fizemos. JAIME Ou...? HENRIQUE Ou o pide desaparece para sempre e a histria termina aqui. JAIME Desaparece?! Henrique olha em redor. HENRIQUE H muita terra por aqui. E tu tens uma p, no tens? O silncio volta a instalar-se. MIGUEL H outra soluo. Um de ns assumir tudo isto e arcar com as responsabilidades.

100 HENRIQUE Quem? MIGUEL Quem que tem menos a perder? (para Henrique) Tu tens a tua carreira, os teus negcios, o teu filho. (para Jaime) E tu - tens a Joana e a Catarina. Jaime avana para o amigo. JAIME Nem penses nisso, Miguel. E a Ana? E os teus pacientes? Alm disso, a culpa de tudo isto minha. Olha para Henrique. JAIME Eu amanh entrego o Mendes polcia. Vocs levam o carro dele e eu trato do resto. HENRIQUE Mas ele vai falar. Vai denunciarnos a todos. JAIME No - ele tem coisas demais a esconder. Se eu no o denunciar ele tambm no nos denuncia. (para Miguel) Eu invento uma histria, no te preocupes. nisso que eu sou bom. Miguel baixa o olhar. MIGUEL Vamos dormir. Hoje no consigo pensar. 120) EXT. MONTE - AMANHECER O dia nasce sobre os interminveis campos alentejanos, com a sua promessa de vida sempre renovada. 121) INT. MONTE - AMANHECER Jaime endireita-se no cadeiro onde dormiu. Esfrega os olhos e olha em redor. O seu olhar pra no sof onde

101 Miguel costuma dormir. A manta est l, amarrotada e cada no cho, mas de Miguel no h sinal. JAIME Miguel...? Jaime olha para cima da mesa. A arma tambm j no est l. Levanta-se e dirige-se porta da casa. 122) EXT. MONTE - DIA Jaime sai e olha para o exterior. Nada. JAIME Miguel! Henrique surge atrs dele, com ar de quem dormiu mal. HENRIQUE O que foi? JAIME Viste o Miguel? Henrique abana a cabea. Os dois olham para o estbulo. 123) INT. ESTBULO - DIA Jaime e Henrique entram de rompante no estbulo. A cadeira est vazia, com as cordas cadas no cho. JAIME Porra! O que que aquele gajo foi fazer? HENRIQUE Era s o que faltava. Jaime sai. 124) EXT. MONTE - DIA Jaime olha em redor, vasculhando o horizonte. Ao longe, noutro monte, a mais de um quilmetro de distncia, vm-se as figuras longnquas de dois homens que caminham. JAIME Ali. Porra, Miguel! (para Henrique) Anda, vamos atrs dele. Henrique recua.

102 HENRIQUE No - eu no vou. No posso. JAIME O Miguel vai fazer uma asneira, Henrique. Ele tem a minha espingarda. HENRIQUE Asneiras s o que vocs tm feito desde o incio. JAIME Mas isto no. Tu que deste a ideia, Henrique. HENRIQUE No sejas hipcrita. Diz-me que no tinhas tambm pensado nisso. Jaime comea a descer a encosta, sem responder. HENRIQUE No sejas estpido! Deixa-o terminar o que vocs comearam! 125) EXT. CAMPO - DIA Mendes Oliveira caminha alguns passos frente de Miguel, que leva a espingarda. O pide carrega uma p nas mos e fala por cima do ombro. MENDES OLIVEIRA E agora, como que vai ser? MIGUEL Anda. MENDES OLIVEIRA No andmos j o suficiente? Este local to bom para morrer como qualquer outro. MIGUEL Continua! MENDES OLIVEIRA Ou est a faltar-te a coragem. Pra e roda, enfrentando Miguel.

103 MENDES OLIVEIRA isso, no ? O senhor doutor no vai ter coragem de disparar essa arma a sangue frio. Miguel aponta-lhe a arma. MIGUEL No me desafies, p. Continua a andar! Mendes Oliveira olha em redor e depois recomea a andar. 126) EXT. ESTRADA RURAL - DIA Um jeep da GNR acelera por uma estrada rural. 127) INT. JEEP DA GNR - DIA Um SOLDADO da GNR segue ao lado do condutor. No banco de trs, em silncio, segue o sargento Gomes, ladeado por Joana e Catarina. 128) EXT. TRILHO NO CAMPO - DIA Jaime anda apressadamente pelo trilho no campo, procurando sinais da passagem de Miguel e do pide. JAIME Miguel! Miguel! 129) EXT. CAMPO - DIA Mendes Oliveira continua a caminhar seguido por Miguel. Ouve o grito distante de Jaime. JAIME (O.S.) Miguel! Miguel pra. MENDES OLIVEIRA O teu amigo j a vem. Miguel hesita, confuso. Depois aponta a arma para o pide. MIGUEL Larga a p. O pide obedece. MIGUEL Ajoelha-te! Agora!

104 Mendes Oliveira ajoelha-se com dificuldade, levantando as mos. MENDES OLIVEIRA Vai ser aqui, ento? Olha volta. Miguel aponta a arma. MIGUEL Cala-te! A expresso de Mendes Oliveira muda novamente. Agora parece finalmente ter percebido que vai morrer, e est assustado. MENDES OLIVEIRA Por favor. No faas isso. Eu conto tudo... MIGUEL O qu...? MENDES OLIVEIRA No queres saber como que morreu o teu amigo? Miguel hesita uma vez mais. Mendes Oliveira olha em redor. A voz de Jaime ouve-se, mais perto. JAIME (O.S.) Miguel, onde ests? Mendes comea a falar. MENDES OLIVEIRA O Marcelino era duro. 130) INT. EDIFCIO DA PIDE/SALA DE INTERROGATRIOS NOITE (FLASHBACK) Vemos Mendes Oliveira por trs de Marcelino, que est sentado e amarrado. O homem tem um saco de plstico enfiado na cabea e tenta respirar mas o saco cola-se-lhe boca. MENDES OLIVEIRA (V.O.) Dos mais duros que encontrei. No falava nem por nada. 131) EXT. MONTE - DIA Henrique est a entrar a sair da casa do monte quando o jeep da GNR chega ao local.

105 HENRIQUE Porra! Henrique esconde-se atrs da esquina. O sargento e um soldado desembarcam, seguidos por Joana e Catarina. Enquanto os militares se dirigem ao estbulo, Joana olha em redor. V os vultos dos homens distncia. Aponta para l. JOANA Esto ali! Os militares comeam a correr na direco que ela apontou. 132) EXT. CAMPO - DIA Mendes Oliveira continua a falar, sempre sob a mira de Miguel. MENDES OLIVEIRA Andmos nisto mais de um ms, at recebermos instrues de cima. 133) INT. EDIFCIO DA PIDE/ESCADAS NOITE (FLASHBACK) Mendes Oliveira sai de uma sala. Afasta-se para dar passagem a Marcelino, que vem cambaleante, meio apoiado num dos outros agentes da PIDE. O agente cruza um olhar com Mendes Oliveira quando passa por ele. MENDES OLIVEIRA (V.O.) As ordens eram claras. O Marcelino devia ter um acidente. No momento em que Marcelino chega ao primeiro degrau das escadas, o pide que o apoia afasta-se e coloca-lhe a mo nas costas. Mendes Oliveira carrega no interruptor e tudo fica escuro. Ouve-se o barulho de um corpo que rola pelas escadas e um grito abafado, at se fazer de novo o silncio. As luzes voltam a acender-se. O pide est no cimo das escadas, olhando para baixo. Mendes Oliveira acerca-se dele e olha na mesma direco.

106 O corpo inerte de Marcelino jaz no fundo do lance de escadas, numa posio impossvel. MENDES OLIVEIRA (O.S.) Eu no queria fazer isso, juro. Eu no sou assassino. 134) EXT. MONTE - DIA Miguel avana para Mendes Oliveira com a arma apontada. O pide, que continua ajoelhado, ergue as mos para a cara. MENDES OLIVEIRA recebia ordens, sabe? Ns s recebamos ordens. A culpa nossa. Voc foi militar, sabe isso. A culpa era deles.

Eu s todos no o que

Miguel quase encosta a arma ao rosto do pide. MIGUEL Filho da... Nesse momento ouve-se um barulho prximo. JAIME (O.S.) Baixa a arma, Miguel. Mendes Oliveira e Miguel olham para Jaime que est a alguns metros e se aproxima lentamente, com as mos ligeiramente erguidas. JAIME J chega. J fomos longe de mais com esta histria. MIGUEL Ele acabou de confessar. Mendes Oliveira olha em redor, aproveitando a interrupo de Jaime. V a p pousada perto de si. JAIME J no interessa, Miguel. MIGUEL Ele matou o Marcelino. Matou-o. Mendes Oliveira agarra na p e roda-a com violncia, acertando na cara de Miguel. O mdico cambaleia e larga a espingarda. O pide agarra-a imediatamente e levanta-se.

107 Jaime corre para os dois. Mendes Oliveira ergue-se e dispara queima-roupa contra Jaime, que se desvia. O tiro atinge Jaime de raspo numa perna. O homem cai e Mendes Oliveira recua, de arma na mo, de forma a conseguir ter os dois sob mira. Miguel arrasta-se at Jaime, que est agarrado perna ferida. Mendes Oliveira sorri. A mscara de arrependimento desapareceu e foi substituda por um sorriso malvolo. MENDES OLIVEIRA Como as coisas mudam de um momento para o outro. MIGUEL Ele est ferido. Tenho de ir buscar ajuda. MENDES OLIVEIRA Podes agarrar nessa p e comear a cavar. MIGUEL No. Mendes Oliveira ergue a arma, fazendo pontaria. MENDES OLIVEIRA Ento vais morrer, como o outro cafageste morreu. O sargento da GNR surge nesse momento a alguns metros, seguido pelo outro soldado. Estaca de repente quando v Mendes Oliveira, e aponta a pistola ao pide. SARGENTO Alto! Mos ao ar. Mendes Oliveira roda, com a arma ainda apontada. SARGENTO Largue a arma, j! Mendes Oliveira no obedece e dispara contra os militares, que mergulham para o lado, procurando abrigo. O sargento riposta com um TIRO, seguido pelos DISPAROS do outro soldado. Mendes Oliveira atingido uma, duas vezes, e cai sobre um joelho.

108 SARGENTO Chega! Chega! O pide tomba para o lado e fica a olhar para o cu, imvel. Joana e Catarina surgem logo a seguir. Passam pelo pide tombado. Catarina leva a mo boca, chocada, mas Joana puxa-a pelo brao, e continuam a correr em direco a Jaime e Miguel. 135) EXT. MONTE - DIA (OMITIDA) 136) EXT. CAMPO - DIA (OMITIDA) 137) EXT. TRILHO NO CAMPO - DIA (OMITIDA) 138) EXT. TRILHO NO CAMPO/NOUTRO LOCAL - DIA (OMITIDA) FADE TO BLACK. FADE IN: 139) INT. ENFERMARIA - DIA (OMITIDA) 140) INT. MORADIA DE HENRIQUE/DIA Henrique entra em casa, com ar cansado. HENRIQUE Marla...? Fecha a porta. 141) INT. MORADIA DE HENRIQUE/CORREDOR DIA Henrique sobe os ltoimos degraus da escada e entra no corredor em direco ao seu quarto. Segue de cabea baixa. Comeamos a ouvir o som de vozes e risos que vm do quarto. Henrique para e levanta a cabea. A sua expresso muda.

109 Caminha de novo para o quarto, mas desta vez com a preocupao de no ser ouvido. Vindos da porta entreaberta ouvem-se agora, nitidamente, o som das vozes. Henrique chega ao p da porta e espreita. POV de Henrique Marla, nua, de costas, est sentada em cima de um homem, na cama de casal. Pior ainda o homem Bernardo. A expresso de Henrique muda. O choque total. Mas o homem no faz nada. Recua dois passos e volta a afastarse pelo corredor. Chega s escadas e encosta-se parede. Solta um nico soluo, abafado, e deixa-se escorregar at ficar sentado nos degraus, sozinho, assombrado pelos risos da namorada e do filho. CORTA PARA: 142) EXT. CASA DE MIGUEL DIA Ana est no jardim da casa, com Maria. Esto a fazer ramos de flores. As duas param de brincar quando o carro de Miguel estaciona. Miguel sai do carro e acena. Ana levanta-se e ajeita a roupa. O marido aproxima-se. ANA Voltaste. MIGUEL Acho que sim... Olha para a criana, que lhe estende uma flor, sorrindo. Miguel agarra nela ao colo. MIGUEL Como que te chamas? Maria? Comea a caminhar para dentro de casa. MIGUEL J te disseram que s muito bonita, Maria? Ana sorri e segue os dois. CORTA PARA:

110 143) INT. CASA DE JAIME DIA A porta da casa de Jaime abre-se. Ele entra, coxeando, apoiado em Joana e Catarina. A perna ferida foi ligada. JOANA Cuidado... Senta-te a. CATARINA Vou buscar gua. Jaime deixa-se cair no sof. JAIME Joana... JOANA No digas nada. Depois falamos. Afasta-se em direco cozinha. Jaime olha em redor. V o manuscrito em cima da secretria, com o post-it amarelo que Catarina escreveu. Estica-se e agarra no volume. No post-it est escrito: No arranjas um final melhor? Jaime sorri e abana a cabea. Olha para a cozinha, onde Catarina e Joana falam com alguma cumplicidade. JAIME (para si) Arranjo. Arranjo, sim. Volta a olhar para o manuscrito. Depois joga-o para o cesto do lixo. FADE OUT. FIM

Vous aimerez peut-être aussi