Vous êtes sur la page 1sur 4

SEC - Sistema de Ensino Contemporneo 6 ANO

APOSTILA DE CINCIAS GUA PROF. FERNANDA RANGEL


Continuao: ETA Quando no h estao de tratamento de gua (ETA) Nos locais em que no h estaes de tratamento, a gua obtida diretamente de rios, lagos, nascentes, represas ou poos. Mas, nesses casos, a gua pode estar contaminada por micrbios e poluentes e so necessrios alguns cuidados. O poo mais comum o poo raso, que obtm gua a 20 metros de profundidade, no mximo. Ele deve ser construdo longe das fontes de poluio e contaminao, ficando, por exemplo, a pelo menos 25 metros da fossa onde as fezes e os resduos da casa so despejados. Deve ter uma tampa impermevel (uma laje de concreto armado) e uma abertura a pelo menos 20 centmetros acima do solo, para proteg-lo contra a entrada de guas que escorrem pela superfcie do solo. preciso tambm que os primeiros trs metros do poo sejam impermeveis gua da chuva que cai na superfcie do terreno. A gua que se infiltra a mais de trs metros e que entra no poo j sofreu um processo natural de filtrao ao atravessar o solo. importante garantir que a gua do poo ou de outras fontes no esteja contaminada por micrbios. O ideal que ela seja analisada periodicamente por um laboratrio, para verificar seu estado de pureza. Se isso no for possvel, a gua que se bebe, bem como a que usada para lavar pratos e talheres, deve ser filtrada e tratada. A gua deve ser fervida por pelos menos 15 minutos ou tratada com cloro (siga bem a instrues do fabricante, pois cloro em excesso pode causar envenenamento). Antes de tratar a gua com cloro, porm, devemos filtr-la, j que os ovos de vermes, por exemplo, no so destrudos pelo cloro, mas podem ser removidos pela filtrao.

O destino da gua utilizada

Para onde vai a gua depois de utilizada em lavagens de roupas, banho, ou descarga de banheiros e outras atividades de uso domstico? O destino da gua que foi utilizada um grande problema de saneamento bsico e que no est bem solucionado em muitas regies do Brasil. Em pequenas comunidades, esse problema relativo ao tratamento da gua utilizada pode ser resolvido ou minimizado com fossas spticas e sumidouro. Nas regies mais populosas, entretanto, exige-se uma soluo mais complexa. Isso ocorre porque, mesmo para um pequeno prdio com dez apartamentos, a fossa sptica e o sumidouro, em geral, no so suficientes para absorver a gua consumida por esses moradores. Imagine, ento, uma grande cidade repleta de arranha-cus. Nesses casos, utilizam-se redes de esgoto. O Tratamento de Esgoto (ETE) Ao chegar estao de tratamento, o esgoto passa por grades de metal que separam objetos (como plstico, latas, tecidos, papis, vidros etc.) da matria orgnica, da areia e de outros tipos de partculas. O esgoto passa, lentamente, por grandes tanques, a fim de que a areia e as outras partculas se depositem. O lodo com a matria orgnica pode seguir para um equipamento chamado biodigestor, onde sofre ao decompositora das bactrias. Nesse processo, h desprendimento de gases, entre eles o metano, que pode ser utilizado como combustvel. A parte lquida, que ficou acima do lodo, tambm atacada por bactrias, pois ainda apresenta matria orgnica dissolvida, essa parte agitada por grandes hlices, que garantem a oxigenao da gua. Tambm podem ser utilizados para essa oxigenao bombas de ar ou mesmo certos tipos de algas, que produziro o oxignio na fotossntese.

S depois desse tratamento, o esgoto pode ser lanado em rios, lagos ou mares. A gua j utilizada, aps o tratamento retorna ao meio ambiente com seu efeito poluente diminudo. Caso contrrio, pode causar grave contaminao da gua e, assim, riscos populao que dela se utiliza. A falta de tratamento de esgoto pode provocar a contaminao do solo e da gua, contribuindo para a proliferao de vrias doenas. Para evitar doenas transmitidas pela gua devemos tomar os seguintes cuidados: . Proteger audes e poos utilizados para o abastecimento; . tratar a gua eliminando micrbios e impurezas nocivas a sade humana; . filtrar e ferver a gua;

. no lavar alimentos que sero consumidos crus com gua no tratada como verduras, frutas e hortalias.

A gua um solvente
No ambiente muito difcil encontrar gua pura, em razo da facilidade com que as outras substncias se misturam a ela. Mesmo a gua da chuva, por exemplo, ao cair, traz impurezas do ar nela dissolvidas. Uma das importantes propriedades da gua a capacidade de dissolver outras substncias. A gua considerada solvente universal, porque muito abundante na Terra e capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas. Se percebermos na gua cor, cheiro ou sabor, isso se deve a substncias (lquidos, slidos ou gases) nela presentes, dissolvidas ou no. As substncias que se dissolvem em outras (por exemplo: o sal) recebem a denominao de soluto. A substncia que capaz de dissolver outras, como a gua, chamada de solvente. A associao do soluto com o solvente uma soluo.

A propriedade que a gua tem de atuar como solvente fundamental para a vida. No sangue, por exemplo, vrias substncias - como sais minerais, vitaminas, aucares, entre outras - so transportadas dissolvidas na gua.

A gua como regulador trmico


A gua tem a capacidade de absorver e conservar calor. Ela funciona, assim, como reguladora trmica. Por isso, em cidades prximas ao litoral, pequena a diferena entre a temperatura durante o dia e noite. J em cidades distantes do litoral, essa diferena de temperatura bem maior. essa propriedade da gua que torna a sudorese (eliminao do suor) um mecanismo importante na manuteno da temperatura corporal de alguns animais.

Propriedades da gua
Flutuar ou afundar?
Voc j se perguntou por que alguns objetos afundam na gua? Porque um prego afunda e um navio flutua na gua? O que faz com que a gua sustente alguns objetos, de forma que eles consigam flutuar nela? O princpio de Arquimedes diz que:

Todo corpo imerso em um fluido sofre ao de uma fora (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.

Quando o empuxo (E) igual ao peso (P) o objeto flutua, porm quando o peso maior que o empuxo o objeto afunda. O submarino quando quer afundar aumenta seu peso enchendo seus tanques de gua do mar.

Tenso superficial
Uma outra caracterstica da gua no estado lquido a tenso que ela representa em sua superfcie. Isso acontece porque as molculas da gua se atraem, mantendo-se coesas (juntas), como se formassem uma finssima membrana da superfcie. Olhe a figura abaixo.

O princpio de Pascal Pascal foi um cientista frnces que viveu de 1623 a 1662. Entre muitas colaboraes para a cincia, formulou o seguinte princpio: "A presso exercida sobre um lquido transmitida integralmente para todos os pontos do lquido". Observe a figura a baixo:

Quando empurramos fortemente uma rolha para dentro de uma garrafa que contm lquido, essa presso transmitida integralmente ao lquido existente no recipiente. A presso da gua dentro da garrafa aumenta e empurra a outra rolha para fora.

Vous aimerez peut-être aussi