Vous êtes sur la page 1sur 15

Escola Superior de Sade Ribeiro Sanches

Licenciatura em Enfermagem UFC III Enfermagem no Idoso Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca Medicina A- Piso 6

Contrato de Aprendizagem
Enf. Coordenadora da UFC III Enf . Helena Melo

Enfs. Orientadoras Alexandra Dias Beatriz Ferro

Discente: Silvia Romo N21100047

29 de Maio de 2013

Escola Superior de Sade Ribeiro Sanches


Licenciatura em Enfermagem UFC III Enfermagem no Idoso Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca Medicina A- Piso 6

Contrato de Aprendizagem
Enf. Coordenadora da UFC III Enf . Helena Melo

Enfs. Orientadoras Alexandra Dias Beatriz Ferro

Discente: Silvia Romo N21100047

NDICE Introduo5 1 Objetivo6 2 Objetivo7,8,9 3 Objetivo10,11 4 Objetivo.12 5 Objetivo..13 Concluso...14 Referencias Bibliogrficas15

Introduo
No mbito da unidade curricular de Ensino Clnico III Enfermagem do Idoso, do 2 Ano/2 Semestre de Licenciatura de Enfermagem da Escola Superior de Sade Ribeiro Sanches, foi proposta a elaborao de um contrato de Aprendizagem. Este segundo Contrato de Aprendizagem referente ao segundo perodo de Ensino Clnico, que ir decorrer de 21 de Maio de 2013 05 de Julho de 2013, No servio de Medicina A Do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca, mediante a orientao presencial da Enfermeira Alexandra Dias e da Enfermeira Beatriz Ferro. Um contrato de aprendizagem importante porque permite-me definir os objetivos e as aprendizagens para o estgio, estruturando, posteriormente, as atividades a desenvolver para os alcanar e forma de avaliar os resultados obtidos. Desta forma, o presente contrato est estruturado na forma de uma tabela, cujas colunas correspondem a: o que vou aprender so os objetivos a que me proponho para este estgio; como vou aprender so as atividades a desenvolver para alcanar os objetivos; o prazo de concluso, ou seja, o prazo no qual me comprometo a atingir cada um dos objetivos; a forma como farei a avaliao de cada um dos objetivos e, por fim, uma coluna com o feedback do orientador relativamente quilo a que me proponho e ao que consegui atingir ao longo deste perodo. Com a ajuda dos orientadores do meu local de estgio, o meu empenho, a utilizao dos recursos disponveis e toda a informao do servio pretendo ter um bom desempenho nas atividades que planeei desenvolver.

Licenciatura em Enfermagem Contrato de Aprendizagem

Estudante: Slvia Aparecida dos Santos Romo Nmero de Aluno: 2110004 Experiencia de Aprendizagem: Enfermagem no Idoso ( Servio de Medicina A- Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca) Ano Letivo:2012/2013

O que vai aprender?

Como que aprender?

vai Prazo de Concluso.

Como que vai saber se aprendeu. Quando conseguir realizar as rotinas dirias de forma organizada sem dificuldades na localizao dos materiais utilizados.

Como que vai provar que aprendeu. Conseguindo estruturar de forma organizada as rotinas dirias, e sabendo a localizao dos materiais para as rotinas dirias.

Feedback do Orientador.

1 Objetivo: Conhecer a organizao e funcionamento do Servio de Medicina.

Observando as rotinas dirias dos profissionais da instituio. Identificando os locais onde esto os materiais necessrios para realizao das rotinas dirias.

8/06/2013

Licenciatura em Enfermagem

Contrato de Aprendizagem

2 Objetivo: Desenvolver a capacidade de comunicao com o Cliente e famlia com o objetivo de individualizar e planear os cuidados de acordo com as necessidades de cada doente.

Conseguir identificar as suas necessidades, medos e preocupaes, assim como as da sua famlia. Avaliando o estado de esprito do doente, depresso, negao, ansiedade ou se tem outros assuntos que preocupam. Informando o cliente sobre a sua teraputica e sobre os cuidados que lhe vou prestar.

15/06/2013

1-Quando atravs da comunicao com o cliente, ver que consegui ajuda-lo . 2-Conversando com o Cliente, esclarecendo as suas dvidas, comunicando e explicando todo e qualquer procedimento que for feito, de forma a deix-lo mais calmo. Falar com a famlia para tentar perceber se est ansiosa, por

Fazendo o acolhimento ao doente e registando todas as informaes importantes para a elaborao de um plano de cuidados de acordo com as necessidades do Cliente. Planeando os cuidados para o Cliente de forma organizada, sabendo estabelecer prioridades para cada Cliente em determinado momento.

Licenciatura em Enfermagem

Contrato de Aprendizagem

3-Quando estiver diante de um cliente ansioso, conseguir acalm-lo. 4- Informando o cliente sobre a sua teraputica e sobre os cuidados que lhe vou prestar.

algum motivo especial, se est preocupada com a doena atual do seu familiar. 3-Quando estiver diante de um cliente ansioso, procurar acalmlo, ouvindo-o e tentando perceber qual a causa da ansiedade. 4-Quando conseguir associar o medicamento com a patologia do cliente, e quando questionada pelo Cliente saber explicar os efeitos secundrios, de forma clara, para

que o doente fique bem informado da importncia de fazer a medicao de forma correta.

Licenciatura em Enfermagem

Contrato de Aprendizagem

3 Objetivo: Ser capaz de: -Prestar cuidados de Higiene e conforto ao Cliente.

1-Prestando cuidados de higiene e conforto ao Cliente, de acordo com as suas necessidades, atravs da higiene no leito ou acompanhando o cliente at ao duche e auxiliando-o no banho. 2-Tendo ateno integridade da

1-Quando conseguir realizar todos esses procedimentos de forma correta e com segurana. Quando conseguir avaliar e adequar os cuidados de higiene e conforto tendo em conta as necessidades de cada cliente, sabendo identificar o seu grau de dependncia, se capaz ou no de

Realizando os cuidados de higiene e conforto ao cliente de acordo com as normas da faculdade e do protocolo do servio.

10

Licenciatura em Enfermagem

Contrato de Aprendizagem

pele, massajando sempre com creme hidratante, para facilitar a circulao sangunea e manter a pele hidratada.

fazer a sua higiene. 2Observando o cliente , se tem sinais de desidratao, se a pele est integra.

11

Licenciatura em Enfermagem

Contrato de Aprendizagem

4 Objetivo:

Realizando as tcnicas de Pratica todas as enfermagem mais tcnicas de frequentes no Enfermagem que forem servio, como a realizadas no Servio. algaliao, entubao nasogstrica, colheitas de espcimes para anlises e pensos

31/06/2013

Quando conseguir realizar todos esses procedimentos de forma correta e com segurana. - Quando conseguir explicar todo o procedimento que irei realizar ao Cliente de acordo com as normas da escola e do protocolo do servio. - Quando conseguir realizar as tcnicas asspticas cirrgicas de acordo com as normas da escola, utilizando o material disponvel no servio e de forma segura para o Cliente.

Mostrando organizao e responsabilidade, respondendo a perguntas colocadas acerca dos procedimentos; Realizando as tcnicas, seguindo as normas e protocolos existentes; Sendo capaz de adaptar as tcnicas aprendidas aos recursos existentes no servio e ao cliente; - Tendo em conta a reao do cliente e avaliao das reaes adversas/complicaes durante e aps a execuo do procedimento.

12

Licenciatura em Enfermagem

Contrato de Aprendizagem

Relembrando e Aprofundar os meus estudando tudo sobre conhecimentos tericos os grupos teraputicos sobre a teraputica mais utilizados no farmacolgica. servio.

5 Objetivo:

31/06/2013

Atravs da administrao segura da teraputica, confirmando sempre: o cliente, a via de administrao do medicamento, a hora certa e a dose certa e, por fim, fazendo o registo certo.

Quando conseguir identificar os vrios grupos teraputicos, a indicao, as contraindicaes, as reaes adversas e os efeitos secundrios.

- Identificando de forma correta os vrios tipos de teraputica que o meu cliente faz, quanto ao grupo teraputico, indicaes, contraindicaes, efeitos secundrios e reaes adversas. Demonstrando capacidades como a responsabilidade, a segurana e a destreza ao preparar e administrar teraputica.

Eu revi e considero aceite o contrato de aprendizagem acima. Data ________________ Estudante ________________________________________ Orientadores _______________________________________
13

Concluso

A realizao de um Contrato de Aprendizagem constitui um compromisso que o aluno assume com a sua aprendizagem, de forma a aplicar na sua prtica os conhecimentos tericos de forma sistematizada. Com a realizao deste trabalho, consegui identificar quais so os objetivos a que me proponho para este perodo de estgio e como os poderei atingir da forma mais adequada e eficiente. A minha maior dificuldade durante a realizao deste trabalho foi como responder as questes em que eu tenho que saber explicar como que vou provar que aprendi, mas consegui guiar me atravs das aulas tericas e apontamentos da disciplina de Enfermagem no Adulto e no Idoso. Espero com o meu desempenho poder alcanar todos os objetivos descritos neste contrato de Aprendizagem.

14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS OPDES Orientaes Pedaggicas para Docentes do Ensino Superior (traduzido e adaptado de Teaching Tips, no mbito da parceria com o Centre for Teaching Excellence, Universidade de Waterloo Waterloo, Ontrio, Canad) Fornecido pela Enfermeira Helena Bastos Melo, coordenadora da UFC III Enfermagem do Adulto.

15

Vous aimerez peut-être aussi