Vous êtes sur la page 1sur 4

Ensino Mdio Integrado ao Ensino Tcnico Analises Clinicas

MICROBIOLOGIA

IDENTIFICAO DE STAPHYLOCOCCUS

Datas: 22, 29/4 e 2/5 Mateus Henrique Silva / 19 / 2 A/C A

DATA DE ENTREGA:6/5/2013

MAIO/2013

Introduo______________________________________
Staphylococcus um gnero de bactrias Gram-Positivas, nas quais se organizam em espcies de cachos formados por cocos. So anaerbios facultativos e so

considerados patgenos, podendo grandes riscos a sade humana.Geralmente so classificados em 3 principais grupos: *Staphylococcus aureus *Staphylococcus epidemidis *Staphylococcus saprophyticus Foram usados trs testes neste experimento: *Teste Catalase, no qual consiste na liberao ou no de H2O2 *Teste Coagulase, no qual consiste na capacidade do organismo de formar cogulos *Resistncia a Novobiocina, que consiste em verificar a resistncia a tal antibitico

Resumo_______________________________________
Em trs aulas praticas, foram realizados diferentes testes de identificao de STAPHYLOCOCCUS, plantio de bactrias e a prpria anlise e identificao dos resultados.

Objetivo________________________________________
O objetivo deste experimento foi verificar, identificar e classificar bactrias quanto a Negativa ou Positiva, sua morfologia e sua resistncia a Novobiocina.

Procedimento Experimental________________________
*TESTE CATALASE: Foi realizado atravs do preparado do esfregao, onde foi pipetado 50 microlitros de agua oxigenada em cada extremidade da lamina e adicionada uma gota do meio de estafilococos fecalis(pescada pela ala bacteriolgica aps flambada e resfriada). Aguarda-se a presena ou no de liberao de gases. *TESTE COAGULASE: Centrifugou-se uma amostra de sangue por 5 minutos a 3500 r.p.m. Pescam-se colnias com a ala bacteriolgica e a adiciona em um tubo contendo 200 microlitros de plasma. Aps a diluio, deixado na estufa por 2 a 4 horas, sob a temperatura 35C a 37C e observar a presena ou ausncia de coagulo. *TESTE DE RESISTNCIA: Diluir a bactria em cloreto de sdio em um tubo de ensaio. Introduzir a Swab, retirar o excesso e semear por completo em meio de cultura Mueller Hinton. Aps 5 minutos, com uma pina aquecida, adiciona-se o antibitico Novobiocina no centro do meio. levado a estufa onde ficar encubado de 18 a 24 h na temperatura de 37 graus. OBS: Juntamente com este teste, foram semeadas bactrias do meio de gar sangue em meios Cled e Sal manitol.

RESULTADOS E DISCUSSO___________________

*Teste Catalase = Staphylococcus (Liberao de H2O2 imediata) *Teste Coagulase = Aureus (Capacidade de produzir cogulo) Cultura em meios Cled e Sal Manitol: Staphylococcus Aureus (Colnias isoladas, pequeno brilho e colorao amarelada) *Teste de resistncia a Novobiocina: T1=Sensvel (Staphylococcus epidermidis) T2=Resistente (Staphylococcus saprophyticus)

Concluso______________________________________

Podemos concluir com este experimento que o mtodo de identificao de Staphylococcus simples de se ser usado nos laboratrios. essencial para a deteco de patgenos e patologias, antibiticos a serem usados e formas de tratamento. E eficaz contra os meios e formas de crescimento e transmisso destas bactrias.

Referencias Bibliograficas_________________________

http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/microbiologia/mod_5_2004.pdf http://www.infoescola.com/reino-monera/staphylococcus/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Staphylococcus

(Obs: todos acessados no dia 5/5 das 11h s 19h)

Vous aimerez peut-être aussi