Vous êtes sur la page 1sur 16

AGENTES PBLICOS

Conceito legal: Lei 8.429/92 Art. 2 Reputa-se agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior.

Conceitos doutrinrios: Agente Pblico toda pessoa fsica que presta servio ao Estado e s pessoas jurdicas da Administrao Indireta. (Maria Sylvia Di Pietro). So todas as pessoa fsicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal. (Hely Lopes Meirelles). Agentes Pblicos constituem uma categoria genrica de pessoas fsicas que, de algum modo e a qualquer titulo, exercem funes estatais, independentemente da natureza ou tipo de vnculo que entretm com Estado. (Dirley da Cunha)

CLASSIFICAO DOS Meirelles)

AGENTES

PBLICOS

(Hely Lopes

So espcies de agentes pblicos: a) Agentes polticos b) Agentes Administrativos

c) Agentes honorficos d) Agentes delegados e) Agentes credenciados

Agentes polticos Para Hely Lopes Meirelles:so os componentes do Governo no primeiro escalo, investidos em cargos, funes, mandatos ou comisses, por nomeao, eleio, designao ou delegao para os servios constitucionais, inclui tanto os Chefes do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal, e seus auxiliares diretos, os membros do Poder Legislativo, como tambm os membros da Magistratura e do Ministrio Pblico, Tribunais de Contas, representantes diplomticos e demais autoridades que atuem com independncia funcional no desempenho das atribuies governamentais, judiciais e quase judiciais; Para Celso Antonio Bandeira de Melo agentes polticos todos aqueles que exercem funes polticas do Estado e titularizam cargos ou mandatos de altssimo escalo, somente se subordinando Constituio Federal, portanto, o esquema fundamental do Poder, inclu apenas o Presidente da Repblica, Vice - Presidente, os Governadores, os Prefeitos e respectivos auxiliares, os Senadores, os Deputados e os vereadores.

Agentes Administrativos Conceito: so todos aqueles que se vinculam ao Estado ou s suas entidades autrquicas e fundacionais por relaes profissionais,

sujeitos hierarquia funcional e ao regime jurdico determinado pela entidade estatal a que servem.

Agentes Honorficos Conceito: so cidados convocados, designados ou nomeados para prestar, transitoriamente, determinados servios ao Estado, em razo de sua condio cvica, de sua honorabilidade, de sua notria capacidade profissional, mas sem qualquer vinculo empregatcio ou estatutrio, e, normalmente, sem remunerao. So exemplos: funo de jurado, de mesrio eleitoral, de comissrio de menores, de presidente ou membro de comisso de estudo ou julgamento e outros.

Agentes delegados Conceito: so particulares que recebem a incumbncia de execuo de determinadas atividades, obra ou servio pblico e o realizam em nome prprio, por sua conta e risco, mas segundo as normas do Estado e sob permanente fiscalizao deste.

Exemplos: concessionrios e permissionrios de obras e servios, os serventurios de oficio cartrios no estatizados, os leiloeiros, os tradutores e interpretes pblicos

Agente Credenciado Conceito: So os que recebem a incumbncia da Administrao para representa-la em determinado ato ou praticar certa atividade especifica, mediante remunerao do Poder Pblico credenciante.

CARGO, EMPREGO OU FUNO.

Definies: O ocupante de cargo pblico tem um vinculo estatutrio, regido pelo Estatuto do Servidor Pblico; O ocupante de emprego pblico tem vinculo contratual, sob o regime da CLT. Funo o conjunto de atribuies s quais no necessariamente corresponde um cargo ou emprego.

Normas Constitucionais

Regime jurdico do servidor regime jurdico nico Emenda Constitucional n 19/98 -excluiu a exigncia de regime jurdico nico, contido no art. 39 da CF/88. ADIN 2.135/DF O STF suspendeu a vigncia do art. 39, caput, da CF, em sua redao dada pela EC 19/98. Fundamento: inconstitucionalidade formal, no aprovao pela maioria

qualificada (3/5 dos parlamentares), em primeiro turno. Efeito: ex nunc.

Direito de acesso aos cargos, empregos e funes pblicas. Redao original do art. 37, inciso I: acesso aos brasileiros. Emenda constitucional 11/96:

Art. 207. (...) 1 facultado s universidades admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. (Includo pela Emenda Constitucional n 11, de 1996) 2 O disposto neste artigo aplica-se s instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica.(Includo pela Emenda

Constitucional n 11, de 1996) Emenda Constitucional 19/98: Art. 37. (...) I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Condies de ingresso: concurso de provas ou de provas e ttulos: Art. 37. (...) II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) Cargos em comisso e funo de confiana: Art. 37. (...)

V - as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998 Contratao temporria por excepcional interesse pblico: Art.37. (...) IX - a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico;

Prazo do Concurso: de at 2 anos, prorrogvel por igual perodo. Art. 37. (...) III - o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. Prioridade na convocao: Art. 37. (...) IV - durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. Direito subjetivo a nomeao.

SISTEMA REMUNERATRIO DOS SERVIDORES PBLICOS Tipos de remuneraes:

Servidores pblicos em geral: parte fixa vencimento base) + parte varivel (compreende as vantagens = adicionais, gratificaes) Subsdios para alguns servidores: constitudo por parcela nica, que exclui a possibilidade de percepo de vantagens pecunirias variveis. (emenda constitucional 19/98). Dirias e a ajuda de custo.

Sero obrigatoriamente remunerados por meio de subsidio: a) Todos os agentes pblicos mencionados no art. 39, 4, a saber: membro de poder (o que compreende os membros do Legislativo, Executivo e Judicirio), Ministros de Estados e Secretrios Estaduais e Municipais. b) Os membros do Ministrio Pblico (art. 128, 5, I, c) c)Os integrantes da Advocacia Geral da Unio, os Procuradores de Estado e do Distrito Federal e os Defensores Pblicos (art. 135) d)Os servidores pblicos policiais (art. 144, 9).

DIREITO DE GREVE E DE LIVRE ASSOCIAO SINDICAL

Art. 37. (...) VI - garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical; VII - o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998).

Art. 142. (...) 3 Os membros das Foras Armadas so denominados militares, aplicando-se-lhes, alm das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposies: (Includo pela Emenda Constitucional n 18, de 1998) IV - ao militar so proibidas a sindicalizao e a greve; (Includo pela Emenda Constitucional n 18, de 1998) Art. 42. (...) 1 Aplicam-se aos militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios, alm do que vier a ser fixado em lei, as disposies do art. 14, 8; do art. 40, 9; e do art. 142, 2 e 3, cabendo a lei estadual especfica dispor sobre as matrias do art. 142, 3, inciso X, sendo as patentes dos oficiais conferidas pelos respectivos governadores. (Redao dada pela Emenda

Constitucional n 20, de 15/12/98)

Obs.: O STF j proferiu entendimento no sentido de aceitar a possibilidade de uma regulao provisria pelo prprio judicirio, decidindo pela aplicao da lei 7.783/89 aos servidores pblicos at que seja suprida a omisso legislativa.

PROIBIO DE ACUMULAO DE CARGOS

Art. 37. (...) XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios,

observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) a) a de dois cargos de professor; (Includa pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; (Includa pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 34, de 2001)

XVII - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Art. 38. (...) III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e, no havendo compatibilidade, ser aplicada a norma do inciso anterior; Art. 95. (...) Pargrafo nico. Aos juzes vedado: I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; Art. 128. (...)

5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros: (...) II - as seguintes vedaes: (...) d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; Acumulao de remunerao com proventos de aposentadoria: STF: a acumulao de proventos e vencimentos somente permitida quando se tratar de cargos, funes ou empregos acumulveis na atividade, na forma permitida na Constituio.

Emenda Constitucional 20/98 Art. 37. (...) 10. vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao.(Includo pela Emenda Constitucional n 20, de 1998)

Servidores/Empregados Pblicos: Provimento, Estabilidade, Vacncia, Direitos, Deveres e Responsabilidades.

PROVIMENTO Conceito: ato por meio do qual o agente investido no cargo, emprego ou funo. Tipos: provimento originrio

Provimento derivado

Provimento originrio: o primeiro ato de investidura em cargo, emprego ou funo pblica. Esse tipo de provimento se d por nomeao (em cargos pblicos ou funo de confiana) ou por contratao (em empregos pblicos ou em funes temporrias). Provimento derivado: consiste num ato de investidura que pressupe um provimento originrio, ou seja, depende de um vinculo anterior do agente com a Administrao Pblica. Esse tipo de provimento ocorrer nos casos de promoo, readaptao, reconduo, reintegrao, aproveitamento.

Nomeao, Posse e Exerccio

Nomeao ato de provimento do cargo, que se completa com a posse e o exerccio. A posse ato de investidura no cargo. O exerccio o momento em que o funcionrio passa a desempenhar legalmente suas funes e adquire direito s vantagens do cargo e a contraprestao pecuniria devida pelo Poder Pblico.

TIPOS DE PROVIMENTOS DERIVADOS

Promoo a forma de provimento pela qual o servidor sai de seu cargo e ingressa em outro situado em classe mais elevada. a forma mais comum de progresso funcional. Readaptao forma de provimento pela qual o servidor passa a ocupar cargo diverso do que ocupava, tendo em vista a necessidade de compatibilizar o exerccio de funo pblica com a limitao sofrida em sua capacidade fsica ou psquica. Reconduo o retorno do servidor que tenha estabilidade ao cargo que ocupava anteriormente, por motivo de sua inabilitao em estagio probatrio relativo a outro cargo ou pela reintegrao de outro servidor ao cargo do qual teve que se afastar. Reintegrao a forma de provimento em que o servidor retorna a seu cargo aps ter sido reconhecida a ilegalidade de sua demisso. Aproveitamento o retorno do servidor a determinado cargo, tendo em vista que o cargo que ocupava foi extinto ou declarado desnecessrio.

Tipos de provimento no compatveis com atual ordem constitucional:

Transferncia era a passagem do servidor do seu cargo efetivo para outro de igual denominao, situado em quadro funcional diverso. Readmisso era o ato discricionrio pelo qual o funcionrio exonerado ou demitido reingressava no servio pblico.

Ascenso era a forma de progresso pela qual o servidor elevado de cargo situado na classe mais elevada de uma carreira para cargo da classe inicial de carreira diversa ou de carreira tida como complementar da anterior. Permitia que o servidor habilitado para o exerccio de cargo mais elevado, fosse nele provido mediante concurso interno. Reverso era o retorno do servidor inativo que se dava a pedido ou de oficio. Continua a existir apenas a reverso de oficio, que se dar quando cessada a incapacidade que gerou a aposentadoria por invalidez, caso em que o servidor retornar para completar os requisitos para a aposentadoria.

ESTABILIDADE

Conceito: Estabilidade a garantia constitucional de permanncia no servio pblico, assegurada a servidor nomeado em cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico, que tenha cumprido o perodo temporal de 03 anos de efetivo exerccio, depois de ter sido submetido avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. art. 19 da ADCT modalidade excepcional de estabilidade. No efetividade.

Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

1 O servidor pblico estvel s perder o cargo: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) I - em virtude de sentena judicial transitada em julgado; (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

VACNCIA

Conceito: ato administrativo pelo qual o servidor destitudo do cargo, emprego ou funo. Casos de vacncia: a exonerao, a demisso, a promoo, o falecimento e a readaptao Exonerao: no penalidade, ela se d a pedido ou ex officio. Demisso: constitui penalidade decorrente de pratica de ilcito administrativo, tem por efeito desligar o servidor dos quadros do funcionalismo. Promoo: ao mesmo tempo ato de provimento do cargo superior e vacncia no cargo inferior. Readaptao: forma de provimento pela qual o servidor passa a ocupar cargo diverso do que ocupava, tendo em vista a necessidade de compatibilizar o exerccio de funo pblica com a limitao sofrida em sua capacidade fsica ou psquica.

DIREITOS E DEVERES

Direitos arts. 37 a 41 da CF/88 Art. 39 (...) 3 Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo pblico o disposto no art. 7, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admisso quando a natureza do cargo o exigir. No h impedimento que outros direitos sejam outorgados pelas Constituies Estaduais, Leis Orgnicas Municipais ou mesmo nas leis ordinrias dos Estados e Municpios. Deveres: previstos nas leis estatutrias, abrangendo entre os outros os deveres de lealdade, assiduidade, pontualidade, urbanidade, obedincia, etc. O descumprimento dos deveres enseja punio disciplinar.

RESPONSABILIDADE

Tipos: Responsabilidade Civil, Penal e Administrativa. Hely Lopes acrescenta a improbidade administrativa. Responsabilidade administrativa aquela que resulta da violao de normas internas da Administrao pelo servidor sujeito ao estatuto e disposies complementares estabelecidas em outras normas. Responsabilidade Civil a obrigao que se impe ao servidor de reparar dano causado Administrao por culpa ou dolo no desempenho de suas funes.

Responsabilidade criminal a que resulta do cometimento de crimes funcionais Crimes definidos no Cdigo Penal arts. 312 a 326 e 359-A a 359-H.

Servidor publico para efeitos penais ( art. 327 do CP)

Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem

remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica.. Responsabilidade por improbidade administrativa - decorre da Lei 8.429/92, e se constitui em responsabilidade distinta das responsabilidades penais, civis ou criminais. So trs espcies: a) os que importam em enriquecimento ilcito (art. 9), b) os que causam danos ao errio (art. 10); c) os que atentam contra os princpios da Administrao Pblica (art. 11). Tipos de penas: perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente, ressarcimento integral do dano, perda da funo publica, suspenso dos direitos polticos, pagamento de multa civil, proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio.

Vous aimerez peut-être aussi