Vous êtes sur la page 1sur 60

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E PARA FORMAO DE CADASTRO DE RESERVA TCNICA DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARAN SANEPAR EDITAL

L N 002/2013 O DIRETOR PRESIDENTE da Companhia de Saneamento do Paran Sanepar, no uso de suas atribuies e com amparo no inciso II do art. 37 da Constituio Federal e no inciso II do art. 27 da Constituio do Estado do Paran, resolve tornar pblico o presente Edital, por meio do qual estabelece normas para a realizao de Concurso Pblico para o preenchimento das vagas previstas e para formao de Cadastro de Reserva Tcnica s especialidades previstas no item 2 e no Anexo I deste Edital. 1. 1.1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES O Concurso Pblico ser regido por este Edital e ser executado pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina COPS/UEL, com o apoio da Companhia de Saneamento do Paran Sanepar. O Concurso Pblico consistir na avaliao de conhecimentos, mediante a aplicao de Prova Objetiva, de carter classificatrio e eliminatrio, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina - COPS/UEL. Todos os candidatos aprovados e classificados na Prova Objetiva, uma vez convocados, sero submetidos Avaliao Mdica previamente contratao. A Prova Objetiva ser realizada no dia 23 de junho de 2013, nas cidades de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maring, Paranava, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Poder ser atribudo atendimento especial para a realizao da Prova Objetiva ao candidato que o solicitar, desde que justificada a necessidade desse tratamento especial. A solicitao dever ser efetuada at o dia 3 de maio de 2013 e ser atendida obedecendo a critrios de viabilidade e de razoabilidade, mediante apreciao da Coordenao do Concurso Pblico. Os candidatos aprovados sero contratados para exerccio das atribuies nas cidades definidas no Anexo I deste Edital, conforme opo feita no ato da inscrio, podendo ser chamados para vagas em outras cidades geograficamente mais prximas, conforme previsto no subitem 12.11 deste Edital. A convocao dos candidatos observar rigorosamente a ordem de classificao, para a localidade escolhida, e a contratao dar-se- mediante contrato de trabalho, regido pela Consolidao das Leis do Trabalho. Caso seja convocado candidato aprovado de outra localidade, nos termos do subitem 12.11, haver obedincia ordem de classificao daquele cadastro de reserva tcnica. A aprovao no Concurso Pblico gera apenas mera expectativa de direito convocao e contratao, adstrita rigorosa observncia da ordem de classificao e do prazo de validade do Concurso Pblico, a depender da existncia de vaga e de acordo com a necessidade, convenincia e oportunidade da Sanepar. O prazo de validade do Concurso Pblico de 2 (dois) anos, contados a partir da data da publicao do Edital de Homologao do resultado final no Dirio Oficial do Estado do Paran, prorrogvel por uma nica vez, por igual perodo, a critrio da Sanepar.

1.2.

1.3. 1.4. 1.5.

1.6.

1.7.

1.8.

1.9.

1.10. Dentro do prazo de validade do Concurso Pblico, podero ser convocados os candidatos aprovados, para a contratao em cargos com vagas remanescentes ou novas vagas, observada rigorosamente a ordem de classificao.

1/60

1.11. O cadastro de reserva se d dentro do cargo/especialidade/localidade escolhido pelo candidato no ato de inscrio. Este Edital no prev banco de reserva nico, conforme item 3 deste Edital. 1.12. Ser admitida a impugnao deste Edital, no prazo de 5 (cinco) dias teis a contar da sua publicao, dirigida Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina UEL, mediante protocolo na Diviso de Protocolo e Comunicao, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, km 380, Campus da UEL, no horrio das 8h s 12h e das 14h s 18h. 2. DOS CARGOS, ESPECIALIDADES, ESCOLARIDADE, SALRIOS, ATRIBUIES, REQUISITOS, CARGA HORRIA, TAXA DE INSCRIO E LOCAL DA VAGA E/OU FORMAO DE CADASTRO DE RESERVA. Dos Cargos, Escolaridade e Especialidades:

2.1.

CARGO TCNICO PROFISSIONAL - Escolaridade: ENSINO MDIO TCNICO Tcnico Ambiental; Tcnico de Agrimensura; Tcnico de Contabilidade; Tcnico de Instrumentao; Tcnico de Segurana do Trabalho; Tcnico Eletrnico; Tcnico em Edificaes; Tcnico em Eletromecnica; Tcnico em Eletrotcnica; Tcnico em Mecatrnica; Tcnico em Transaes Imobilirias; Tcnico Mecnico; Tcnico Qumico. R$ 50,00 (cinquenta reais).

Especialidades

Taxa de inscrio

CARGO PROFISSIONAL - Escolaridade: ENSINO SUPERIOR Administrador; Advogado; Arquiteto Urbanista; Bilogo; Bioqumico; Contador; Economista; Engenheiro Agrnomo; Engenheiro Ambiental; Engenheiro Cartogrfico; Engenheiro Civil; Engenheiro de Controle e Automao; Engenheiro de Segurana do Trabalho; Engenheiro Eletricista;

Especialidades

2/60

Engenheiro Florestal; Engenheiro Mecnico; Engenheiro Qumico; Engenheiro Sanitarista; Gegrafo; Gelogo; Mdico do Trabalho; Qumico. Taxa de inscrio 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. R$ 100,00 (cem reais).

Os requisitos do cargo/especialidade para contratao devero ser comprovados pelo candidato no ato da convocao, mediante apresentao dos documentos oficiais, conforme previsto no Anexo I deste Edital. Os salrios, atribuies dos cargos/especialidades, requisitos e local para escolha da vaga so os definidos no Anexo I deste Edital. No ser aceito comprovante de escolaridade que no seja especificamente aquele definido no Anexo I deste Edital. A contratao somente ser efetivada mediante a comprovao, por meio de documentos oficiais, dos requisitos previstos no item 15 deste Edital. Considerando que o desenvolvimento de determinadas atividades requer a conduo de veculos da Sanepar (motocicletas, automveis, caminhonetes e caminhes), os candidatos admitidos, nas vagas que exigirem CNH, devero possuir habilitao legal, alm de habilidade, para conduzir tais veculos. No haver qualquer vantagem adicional decorrente desse fato. O candidato admitido dever ter disponibilidade para a realizao de servios inadiveis fora da jornada normal de trabalho e viagens a servio, quando necessrio. DO CADASTRO DE RESERVA O Cadastro de Reserva ser integrado por todos os candidatos aprovados e classificados no Concurso Pblico, que podero ser convocados futuramente, caso surjam novas vagas. A convocao por meio do Cadastro de Reserva obedecer rigorosamente ordem de classificao final dos candidatos aprovados e classificados, observando-se o cargo, a especialidade e o local da vaga para os quais o candidato foi aprovado, conforme subitem 1.11 deste Edital. A contratao dos candidatos integrantes do Cadastro de Reserva observar todos os procedimentos e critrios estabelecidos neste Edital, inclusive os referentes Avaliao Mdica. Apurado o nmero de vagas que ser ocupado por meio do Cadastro de Reserva, ou quando o nmero de candidatos convocados por meio desse Cadastro permitir a aplicao dos percentuais de reserva de vagas previstos neste Edital, sero convocados, existindo, candidatos com deficincia e candidatos afrodescendentes classificados, de acordo com os limites legais e os previstos neste Edital. A incluso no Cadastro de Reserva gera para o candidato apenas a expectativa de direito convocao e contratao, ficando reservado Sanepar o direito de proceder s contrataes, em nmero que atenda ao interesse e s necessidades do servio, dentro do prazo de validade do Concurso Pblico. O prazo de validade do Cadastro de Reserva esgotar-se- em 2 (dois) anos, a contar da data de publicao do Edital de homologao do resultado final do Concurso Pblico, podendo vir a ser prorrogado, uma nica vez, por igual perodo, a critrio da Sanepar. Os candidatos inclusos no Cadastro de Reserva no sero convocados pessoalmente para quaisquer atos decorrentes do Concurso Pblico, sendo todos os atos publicados nos endereos eletrnicos www.cops.uel.br e www.sanepar.com.br. O Ato Oficial de Convocao ser por meio do endereo

2.7. 3. 3.1. 3.2.

3.3. 3.4.

3.5.

3.6.

3.7.

3/60

eletrnico www.sanepar.com.br., sendo de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento via endereo eletrnico. 4. 4.1. DAS VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICINCIA s pessoas com deficincia fica assegurado o direito de se inscreverem no presente Concurso Pblico, nos limites estabelecidos nos termos do artigo 5 do Decreto n 5.296 de 02/12/2004, que alterou a redao do artigo 4 do Decreto Federal n 3.298 de 20/12/1999, que dispe sobre a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia.

4.1.1. Quando a aplicao do percentual de vaga reservada pessoa com deficincia resultar em nmero fracionado, este ser elevado at o primeiro nmero inteiro subsequente, desde que no ultrapasse 5% (cinco) das vagas divulgadas no Edital para cada cargo/especialidade/local e para cargo/especialidade/local com nmero de vagas igual ou superior a 5 (cinco). 4.2. Consideram-se pessoas com deficincia as que se enquadram nas categorias discriminadas nos artigos 3 e 4 do Decreto Federal n 3.298/99 e pela Redao dada pelo Decreto n 5.296/2004: I - Deficincia Fsica - alterao completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da funo fsica, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputao ou ausncia de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congnita ou adquirida, exceto as deformidades estticas e as que no produzam dificuldades para o desempenho de funes; II - Deficincia auditiva - perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequncias de 500HZ, 1.000HZ, 2.000HZ e 3.000HZ; III - Deficincia visual - cegueira, na qual a acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica; a baixa viso, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica; os casos nos quais a somatria da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60; ou a ocorrncia simultnea de quaisquer das condies anteriores. IV - Deficincia mental - funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, com manifestao antes dos dezoito anos e limitaes associadas a duas ou mais reas de habilidades adaptativas, tais como: comunicao; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilizao dos recursos da comunidade; sade e segurana; habilidades acadmicas; lazer; e trabalho. V - Deficincia mltipla - associao de duas ou mais deficincias. No sero considerados como deficincia os distrbios passveis de correo. O candidato com deficincia participar do Concurso Pblico em igualdade de condies com os demais candidatos no que se refere ao contedo das provas, avaliao, aos critrios de aprovao, ao horrio e ao local de aplicao das provas e pontuao mnima exigida para aprovao, conforme art. 17 da Lei Estadual n 13.456/02 e art. 38 da Lei Estadual n 15.139/06. O candidato que for nomeado na condio de pessoa com deficincia no poder arguir ou utilizar essa condio para pleitear ou justificar mudana de cargo/especialidade, relotao, reopo de vaga, reduo de carga horria, alterao de jornada de trabalho, limitao de atribuies e assistncia de terceiros no ambiente do trabalho e para o desempenho das atribuies do cargo/especialidade. O resultado das inscries dos candidatos que se declararam com deficincia ser divulgado no dia 10 de maio de 2013, s 17h, no endereo eletrnico: www.cops.uel.br, juntamente com o resultado das inscries gerais. Na hiptese de no existirem candidatos inscritos, aprovados ou habilitados para as vagas reservadas pessoa com deficincia, as vagas respectivas e remanescentes sero ocupadas pelos demais candidatos aprovados e habilitados na lista geral, observada a ordem geral de classificao. No perodo experimental, o empregado deficiente fsico ser avaliado pelo gerente com apoio de comisso multidisciplinar, que ir considerar a viabilidade das condies de acessibilidade e as adequaes do ambiente de trabalho na execuo das tarefas, bem como a possibilidade de uso, pelo empregado, de

4.3. 4.4.

4.5.

4.6.

4.7.

4.8.

4/60

equipamentos ou outros meios de que habitualmente necessite. A pessoa com deficincia fsica ter seu desempenho avaliado da mesma forma que os demais empregados, conforme subitem 15.13. 4.9. O percentual de vagas reservado ao deficiente fsico ser observado ao longo do perodo de validade do Concurso Pblico, inclusive em relao s vagas que surgirem ou que forem criadas e que vierem a ser preenchidas por meio do Cadastro de Reserva. DAS VAGAS PARA AFRODESCENDENTES Ao candidato afrodescendente, amparado pela Lei Estadual n 14.274/2003, reservado 10% (dez por cento) das vagas divulgadas neste Edital para cada especialidade/local, dentro do prazo de validade do Concurso Pblico, devendo o candidato observar, no ato da inscrio, alm das condies gerais estabelecidas neste Edital, tambm as condies especiais previstas neste item, para que possa fazer uso das prerrogativas disciplinadas em lei e neste Edital.

5. 5.1.

5.1.1. Quando a aplicao do percentual de vaga reservada ao afrodescendente resultar em frao igual ou superior a 0,5 (zero vrgula cinco), arredondar-se- para o nmero inteiro superior, ou para o nmero inteiro inferior, quando resultar em frao menor que 0,5 (zero vrgula cinco). 5.2. O percentual de vagas reservado ao afrodescendente ser observado ao longo do perodo de validade do Concurso Pblico, inclusive em relao s vagas que surgirem ou que forem criadas e que vierem a ser preenchidas por meio do Cadastro de Reserva. Para efeitos do previsto neste Edital, considera-se afrodescendente aquele que assim se declare expressamente no momento da inscrio, identificando-se como de cor preta ou parda e como pertencendo etnia negra, conforme o disposto no pargrafo nico do art. 4 da Lei Estadual n 14.274/03. O candidato que no efetuar a inscrio com observncia do previsto no subitem 5.3 deste Edital no concorrer s vagas reservadas a candidatos afrodescendentes, mas automaticamente s vagas de ampla concorrncia. Se aprovado e classificado, o candidato que se declarou afrodescendente ser submetido a procedimento para verificao da condio declarada nos termos do subitem 5.3 deste Edital, a ser procedido segundo aferio da cor preta ou parda da pele do candidato e como pertencendo etnia negra, constituindo-se este procedimento como uma das fases do Concurso. O procedimento previsto no subitem 5.5 deste Edital ser realizado em data anterior contratao, por meio de comisso designada pela Sanepar especialmente para este fim, e ser realizado em dias, horrios e locais a serem divulgados por meio de edital especfico, no endereo eletrnico www.sanepar.com.br. Detectada a falsidade na declarao a que se refere o subitem 5.3, confirmada pela verificao prevista no subitem 5.5 deste Edital, o candidato ser eliminado do Concurso Pblico, com anulao de todos os atos e efeitos j produzidos, se candidato, e pena de demisso se contratado, conforme previsto no art. 5 da Lei Estadual n 14.274/03. O candidato afrodescendente participar do Concurso Pblico em igualdade de condies com os demais candidatos no que se refere ao contedo, s avaliaes, aos critrios de aprovao, ao horrio e ao local de aplicao das provas e s pontuaes mnimas exigidas para aprovao, conforme previsto no art. 2 da Lei Estadual n 14.274/03. O candidato que, quando convocado para a realizao da verificao a que se refere o subitem 5.5, no comparecer, ser considerado eliminado do Concurso Pblico. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIO E PAGAMENTO DA TAXA A inscrio no Concurso Pblico implicar a aceitao tcita das normas estabelecidas neste Edital e em outros que forem publicados durante a realizao do Concurso Pblico, cujas regras, normas, critrios e condies obrigam-se os candidatos a cumprir.

5.3.

5.4.

5.5.

5.6.

5.7.

5.8.

5.9. 6. 6.1.

5/60

6.2.

A inscrio poder ser efetuada a partir das 17h do dia 2 de abril de 2013 at s 23h do dia 2 de maio de 2013, somente via internet, no endereo eletrnico www.cops.uel.br, em cujo stio existir um link com o formulrio destinado inscrio, que dever ser devidamente preenchido pelo candidato. Ao final da inscrio, dever o candidato imprimir o boleto bancrio para o pagamento da taxa de inscrio. O candidato dever efetuar inscrio para um cargo/especialidade/local da vaga, pois a Prova Objetiva ser aplicada simultaneamente para todos os cargos/especialidades previstos neste Edital. O valor da taxa de inscrio de R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cargos/especialidades Tcnico Profissional (mdio tcnico) e R$ 100,00 (cem reais) para os cargos/especialidades Profissional (superior), cujo pagamento dever ser efetuado at o dia 3 de maio de 2013, em qualquer agncia bancria credenciada, durante o horrio regular de atendimento bancrio, mediante a apresentao do boleto bancrio. No ato da inscrio, o candidato dever ainda escolher a cidade para a realizao da Prova Objetiva, indicando uma, entre as cidades de: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maring, Paranava, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Aps a efetivao da inscrio, no ser aceito qualquer pedido de alterao de cidade para a realizao da Prova. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrio, o candidato deve inteirar-se das regras deste Edital e certificar-se de que preenche ou preencher todos os requisitos exigidos para o cargo/especialidade at a data da convocao, e para a contratao, observado o constante no item 15, pois o valor da taxa, uma vez pago, no ser restitudo, em qualquer hiptese. A inscrio somente ser efetivada aps a confirmao do pagamento do valor inerente taxa de inscrio, no se responsabilizando a Companhia de Saneamento do Paran Sanepar, nem a Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL COPS/UEL, pelo no recebimento da confirmao bancria do recolhimento do valor da taxa de inscrio. Na hiptese de mltiplas inscries, ser mantida a ltima que tiver sido efetivada. No sero aceitas solicitaes de mudana de opo de cargo/especialidade/local da vaga depois de efetivada a inscrio, sendo a opo de exclusiva responsabilidade do candidato, no ato da inscrio. No ser concedida iseno ou dispensa, parcial ou integral, do valor da taxa de inscrio.

6.3. 6.4.

6.5.

6.6.

6.7.

6.8.

6.9.

6.10. Aps 5 (cinco) dias teis do efetivo pagamento do boleto bancrio, o candidato poder acompanhar, no endereo eletrnico www.cops.uel.br, a situao de sua inscrio, devendo, em caso de alguma divergncia, entrar em contato com a Cops/UEL, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, km 380, Caixa Postal 10011, CEP 86057-970, Londrina-PR. 6.11. A relao geral dos candidatos que tiveram as inscries homologadas ser divulgada s 17h no dia 10 de maio de 2013, no endereo eletrnico www.cops.uel.br. 6.12. O candidato que tiver sua inscrio indeferida poder interpor recurso dirigido Cops/UEL, no prazo de 2 (dois) dias teis, contados da data da divulgao da relao de candidatos inscritos, observando um dos procedimentos a seguir: 6.12.1. Protocolo do recurso na Diviso de Protocolo e Comunicao da UEL, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, km 380, Campus da Universidade Estadual de Londrina, no horrio das 8h s 12h e das 14h s 18h; ou 6.12.2. Envio do recurso por meio de correspondncia SEDEX, aos cuidados da Cops/UEL, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, km 380, Caixa Postal 10011, CEP 86057-970, Londrina-PR. 6.13. Na hiptese de mero erro material de dados cadastrais digitados incorretamente no ato da inscrio, o candidato dever informar quais as alteraes que devem ser procedidas, mencionando tambm os dados que identificam a sua inscrio, por meio do FAX (43) 3328-4448, aos cuidados da Cops/UEL. 6.14. Os locais de realizao das provas sero divulgados pela internet, no endereo eletrnico www.cops.uel.br, a partir das 17h do dia 17 de junho de 2013. 6.15. O Candidato dever imprimir o Carto de Inscrio, disponvel no mesmo endereo eletrnico www.cops.uel.br, no qual estaro indicados o local, o horrio e o endereo de realizao da Prova

6/60

Objetiva, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato a obteno do Carto de Inscrio por meio de impresso. 6.16. O Carto de Inscrio somente ser vlido se trouxer afixadas a fotografia e a cpia da Cdula de Identidade. 6.17. O candidato dever apresentar o Carto de Inscrio para o ingresso do candidato na sala de prova, juntamente com um dos documentos de identificao original, descritos no subitem 8.6 deste Edital, observados os subitens 8.7, 8.8 e 8.9. O Carto de Inscrio ser recolhido no dia da Prova pelo fiscal de sala. 6.18. A Cops/UEL no se responsabilizar por inscries no recebidas em decorrncia de falhas de comunicao, congestionamento de linhas de comunicao, bem como outros fatores de ordem tcnica que impossibilitem a transferncia de dados. 7. 7.1. DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PARA INSCRIO APLICVEIS PESSOA COM DEFICINCIA Antes de efetuar a inscrio, o candidato com deficincia dever avaliar se a deficincia apresentada permite o exerccio da atividade profissional, conforme as atribuies dos cargos especificadas no Anexo I deste Edital. O candidato com deficincia dever especificar, na ficha de inscrio, o tipo de deficincia e se necessita de condio especial para realizar a prova. Alm de atender s condies especiais do item 4 e s gerais do item 6, o candidato com deficincia deve ainda atender aos procedimentos previstos neste item, assecuratrios do tratamento especial. O candidato com deficincia dever fazer a opo por cargo/especialidade/local da vaga no momento da inscrio, mediante o preenchimento do Formulrio de Inscrio, que deve ser instrudo com os seguintes documentos: a) laudo mdico original atestando a espcie e o grau ou nvel da deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doena CID, bem como a provvel causa da deficincia; b) requerimento de tratamento diferenciado, se for o caso, indicando as condies de que necessita para a realizao das provas; c) requerimento de tempo adicional de, no mximo, 1 (uma) hora para a realizao das provas, se for o caso, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da rea de sua deficincia. O candidato com deficincia dever declarar essa condio ao efetivar sua inscrio e enviar, at o dia 3 de maio de 2013, Cops, situada na Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, km 380, Caixa Postal 10011, CEP 86057-970, Londrina-PR, por meio de correspondncia, via SEDEX, o laudo mdico a que se refere a alnea a do subitem 7.4 deste Edital. Os requerimentos referidos nas alneas b e c do subitem 7.4 deste Edital devero ser formalizados, instrudos e enviados pelo candidato, na forma do subitem 7.7, obrigatoriamente, at o dia 3 de maio de 2013, e sero analisados pela Coordenao do Concurso Pblico, segundo critrios de viabilidade e razoabilidade. Os requerimentos referidos nas alneas b e c do subitem 7.4 deste Edital devero ser encaminhados Cops, situada na Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, km 380, Caixa Postal 10011, CEP 86057-970, Londrina-PR, por meio de correspondncia, via SEDEX, at a data mencionada no subitem 7.6. Os requerimentos em desacordo com o previsto neste Edital no sero aceitos. O candidato com deficincia que no realizar a inscrio de acordo com o disposto nos subitens 7.2, 7.4 e 7.5 deste Edital no receber o atendimento diferenciado previsto nas alneas b e c do subitem 7.4.

7.2. 7.3. 7.4.

7.5.

7.6.

7.7.

7.8. 7.9.

7.10. Ao efetuar a inscrio no Concurso Pblico como pessoa com deficincia, o candidato adere s regras deste Edital e automaticamente fica ciente, para todos os efeitos e fins de direito, que, se aprovado e classificado dentre o nmero de vagas reservadas, ser submetido, previamente contratao, a

7/60

procedimento de avaliao da sua condio de pessoa com deficincia. O no comparecimento avaliao na data agendada caracterizar desistncia e ensejar sua eliminao do Concurso. 7.11. Para inscrio como pessoa com deficincia, o candidato dever observar, no momento da inscrio, os procedimentos especficos previstos nos subitens 7.2, 7.4, 7.5, 7.6 e 7.7 deste Edital, assecuratrios de tratamento especial a esse grupo, caso contrrio no concorrer s vagas reservadas, mas automaticamente s vagas de ampla concorrncia, nem ter direito s prerrogativas asseguradas neste Edital s pessoas com deficincia. 8. 8.1. DA PROVA OBJETIVA A Prova Objetiva conter 40 (quarenta) questes de mltipla escola para especialidades de Tcnico Profissional e 40 (quarenta) questes de mltipla escolha para especialidades Profissional, de acordo com as especificidades do cargo, conforme o estabelecido no subitem 8.2. A pontuao da Prova Objetiva ser a soma dos pontos obtidos nas reas de Conhecimento que comporo a Prova. A Prova Objetiva ter carter eliminatrio e classificatrio e abranger os contedos programticos constantes do Anexo II deste Edital, com questes de mltipla escolha (a, b, c, d, e), distribudas entre as reas dispostas nos quadros a seguir:

8.2.

8.2.1. ESCOLARIDADE: NVEL MDIO TCNICO / TCNICO PROFISSIONAL REA DE CONHECIMENTO Lngua Portuguesa Matemtica Conhecimentos Gerais/Atualidades Conhecimentos Especficos Total de Questes 8.2.2. ESCOLARIDADE: NVEL SUPERIOR / PROFISSIONAL REA DE CONHECIMENTO Lngua Portuguesa Conhecimentos Gerais/Atualidades Conhecimentos Especficos Total de Questes 8.3. 8.4. NMERO DE QUESTES 12 8 20 40 NMERO DE QUESTES 8 7 5 20 40

A Prova Objetiva ser aplicada no dia 23 de junho de 2013, com incio s 14h, nos locais a serem divulgados no Carto de Inscrio dos candidatos, observado o horrio oficial de Braslia-DF. O candidato dever comparecer ao local designado para a realizao da prova s 13h, munido de Carto de Inscrio, conforme subitens 6.16 e 6.17, lpis, borracha, caneta esferogrfica transparente com tinta preta e, obrigatoriamente, de documento original de identificao, observados os subitens 8.6, 8.7, 8.8 e 8.9 deste Edital. Os portes de acesso aos locais de realizao da prova sero abertos s 13h20min e fechados s 14h, ficando impedido de ingressar, por qualquer motivo, o candidato que chegar ao local de prova aps o horrio estipulado.

8.5.

8/60

8.6.

O ingresso na sala de provas somente ser permitido ao candidato munido de um dos documentos abaixo discriminados, apresentando forma legvel e em via original: I - Cdula de Identidade Civil (RG); II - Carteira de identidade fornecida por rgo ou conselho de representao de classe; III - Carteira Nacional de Habilitao com fotografia, na forma da Lei n 9.053/07 Cdigo de Trnsito Brasileiro; IV - Passaporte brasileiro, Certificado de Reservista, carteiras funcionais expedidas por rgo pblico, que, por lei federal, valham como identidade. No sero aceitos como documentos de identidade para ingresso na sala de prova: Carteira de Trabalho, Certido de Nascimento, Ttulo Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitao sem foto, carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade, documentos ilegveis, no identificveis e/ou danificados. No ser aceita cpia de documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo de documento de identidade. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realizao das provas, documentos de identidade original, por motivo de roubo, furto ou extravio, dever apresentar o registro da ocorrncia em rgo policial expedido, no mximo, h 90 (noventa) dias, sob pena de ficar impedido de realizar a prova.

8.7.

8.8. 8.9.

8.10. No ser aplicada a Prova Objetiva ou procedido qualquer outro exame, em qualquer hiptese, em local ou data ou em horrio diferente dos prescritos neste Edital, em editais especficos referentes s fases deste Concurso Pblico e no Carto de Inscrio do candidato. 8.11. No ser permitida, durante a realizao da prova, a comunicao entre os candidatos nem a utilizao de mquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotaes, rguas de clculo, impressos ou qualquer outro material de consulta. 8.12. No ser permitido, no dia da realizao da prova, o uso de aparelhos eletrnicos (bip, telefone celular, ipod, notebook, receptor, gravador e similares) que possam comprometer a segurana do Concurso Pblico. O descumprimento da presente prescrio implicar a eliminao do candidato, caracterizando-se como tentativa de fraude. 8.13. No ser permitida, durante a realizao da Prova Objetiva, a utilizao de gorros, bons, culos escuros e de relgios, cujos objetos devero ser guardados pelos candidatos em local que impea sua visibilidade. 8.14. O no comparecimento do candidato Prova Objetiva implicar a sua eliminao do Concurso Pblico. 8.15. O candidato que usar de atitudes de desacato ou desrespeito com quaisquer dos fiscais ou responsveis pela aplicao da prova, bem como aquele que descumprir o disposto nos subitens 8.10, 8.11, 8.12 e 8.13 deste Edital, ser excludo do Concurso Pblico. 8.16. A durao da Prova Objetiva ser de 4 (quatro) horas, includo a o tempo para o preenchimento do Carto-Resposta. O controle do tempo de aplicao da prova e as informaes a respeito do tempo transcorrido, durante a realizao da Prova, sero feitos pelos fiscais de sala. 8.17. de responsabilidade do candidato comparecer ao local de prova, no horrio estipulado no subitem 8.4, para incio da realizao da Prova Objetiva, bem como observar o tempo destinado realizao da Prova e preenchimento do Carto-Resposta (subitem 8.16 deste Edital). 8.18. As respostas s questes objetivas devero ser transcritas para o Carto-Resposta com caneta esferogrfica transparente com tinta preta, devendo o candidato assinalar uma nica resposta para cada questo. 8.19. As respostas s questes da Prova Objetiva, lanadas no Carto-Resposta, sero corrigidas por meio de processamento eletrnico. 8.20. No sero computadas questes no assinaladas ou com mais de uma resposta, emendas ou rasuras ou em discordncia com o subitem 8.18. 8.21. O candidato responsvel pelo correto preenchimento do Carto-Resposta e pela sua conservao e integridade, pois no haver substituio do Carto, salvo em caso de defeito de impresso.

9/60

8.22. O candidato somente poder retirar-se da sala de prova aps 1 (uma) hora do incio da Prova Objetiva, devendo, antes de se retirar do recinto da sala, entregar aos aplicadores da Prova, o Caderno de Prova e o Carto-Resposta. 8.23. Ao final do tempo destinado realizao da prova, em cada sala, obrigatria a sada simultnea dos 3 (trs) ltimos candidatos, os quais devero assinar a ata de encerramento da aplicao da Prova naquela sala. 8.24. Durante a realizao da Prova, no ser permitido ao candidato ausentar-se do recinto da sala, a no ser em caso especial e desde que acompanhado por um fiscal. 8.25. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realizao da prova dever levar um acompanhante, que ficar em um local reservado para essa finalidade e que ser o responsvel pela guarda da criana. A candidata que no levar acompanhante no realizar a Prova. 8.26. Visando preservar a segurana e a credibilidade do Concurso Pblico, por ocasio da realizao da Prova, todos os candidatos inscritos sero identificados por coleta da impresso digital. 8.27. Para a obteno do resultado da Prova Objetiva, sero observados os seguintes clculos: 8.27.1. Clculo para obteno do resultado da Prova Objetiva para a Escolaridade de NVEL MDIO TCNICO / TCNICO PROFISSIONAL: REA DE CONHECIMENTO Lngua Portuguesa Matemtica Conhecimentos Gerais/Atualidades Conhecimentos Especficos FRMULA N de acertos X Peso 2 N de acertos X Peso 2 N de acertos X Peso 2 N de acertos X Peso 3 PONTOS (Mximo) 16 14 10 60 Mximo 100 pontos

Total de Pontos da Prova Objetiva

8.27.2. Clculo para obteno do resultado da Prova Objetiva para a Escolaridade de NVEL SUPERIOR / PROFISSIONAL REA DE CONHECIMENTO Lngua Portuguesa Conhecimentos Gerais/Atualidades Conhecimentos Especficos FRMULA N de acertos X Peso 2 N de acertos X Peso 2 N de acertos X Peso 3 PONTOS (Mximo) 24 16 60 Mximo 100 pontos

Total de Pontos da Prova Objetiva 8.28. A Prova Objetiva ter pontuao mxima de 100 (cem) pontos.

8.29. Sero considerados classificados todos os candidatos que obtiverem, no mnimo, 40% (quarenta por cento) da pontuao mxima da Prova. Sero automaticamente excludos do Concurso Pblico os candidatos que no obtiverem a pontuao mnima prevista neste subitem. 9. 9.1. DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA No dia 24 de junho de 2013, s 17h, sero divulgados a prova e o gabarito oficial provisrio das questes objetivas, no endereo eletrnico www.cops.uel.br.

10/60

9.2.

A partir da divulgao do gabarito provisrio da Prova Objetiva, ter o candidato o prazo de 2 (dois) dias teis para interpor recurso, utilizando-se de formulrio especfico que estar disponvel no endereo eletrnico www.cops.uel.br. Os recursos devero ser protocolados na forma descrita no subitem 9.5. O candidato dever utilizar um formulrio para cada questo. Formulrios contendo mais de uma questo no sero aceitos. Sero admitidos recursos relativos ao gabarito provisrio, formulao e ao contedo das questes da Prova Objetiva, desde que devidamente fundamentados. Os recursos devero ser protocolados junto Diviso de Protocolo e Comunicao da Universidade Estadual de Londrina, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445, km 380, Caixa Postal 10011, CEP 86057-970, em Londrina-PR, das 8h s 12h e das 14h s 18h, ou postados, via SEDEX, ao endereo acima, desde que dentro dos prazos estabelecidos no subitem 9.2 deste Edital, aos cuidados da Cops/UEL. Os recursos interpostos fora de prazo no sero admitidos nem analisados no mrito. A Cops/UEL no se responsabiliza pelo no recebimento de recursos enviados via SEDEX. Os recursos que no estiverem redigidos no formulrio especfico (subitem 9.3) e no forem fundamentados (subitem 9.4), bem como os que forem encaminhados por via postal comum, fax ou correio eletrnico, no sero admitidos nem analisados. Os recursos sero apreciados pela Cops/UEL, que emitir parecer no prazo de at 15 (quinze) dias teis, contados a partir do trmino do prazo de interposio. O resultado dos recursos da Prova Objetiva ser dado a conhecer, coletivamente, mediante publicao do gabarito oficial definitivo a ser publicado no endereo eletrnico www.cops.uel.br As respostas dos recursos estaro disposio do recorrente nos autos do processo, na secretaria da Cops/UEL, pelo prazo de 15 (quinze) dias a contar da publicao do gabarito oficial definitivo.

9.3. 9.4. 9.5.

9.6. 9.7. 9.8.

9.9.

9.10. Os pontos relativos s questes objetivas que, porventura, forem anuladas, sero atribudos a todos os candidatos que se submeteram respectiva prova. Se houver alterao de alternativa (a, b, c, d, e) divulgada pelo gabarito provisrio como sendo a correta, os efeitos decorrentes sero aplicados a todos os candidatos, independentemente de terem ou no recorrido, ou de terem ou no marcado a opo divulgada como correta pelo gabarito provisrio. 9.11. No sero admitidos recursos relativos ao preenchimento incompleto, equivocado, em duplicidade ou incorreto do Carto-Resposta, nem por motivo de resposta que apresentar rasura ou emenda ou em descumprimento do previsto no subitem 8.18. 9.12. No caber pedido de reconsiderao ou de reviso de resultado de recurso. 10. DOS CRITRIOS DE DESEMPATE

10.1. Em caso de empate na pontuao final do Concurso Pblico, ter preferncia o candidato que tiver: a) Idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, at o ltimo dia de inscrio neste concurso pblico, conforme art. 27, pargrafo nico, do Estatuto do Idoso; b) Maior acerto do nmero de questes da Prova Objetiva de Conhecimentos Especficos; c) Maior acerto do nmero de questes da Prova Objetiva de Lngua Portuguesa; d) Maior acerto do nmero de questes da Prova Objetiva de Matemtica, quando houver; e) Maior acerto do nmero de questes da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais/Atualidades; f) Maior idade, excetuando-se o critrio definido na alnea a; 11. DO RESULTADO E DA CLASSIFICAO NA PROVA OBJETIVA

11.1. Aps a anlise dos recursos, a publicao do resultado da Prova Objetiva ser feita em 3 (trs) listas, quando couber, por nome/RG e em ordem decrescente de pontuao, cargo/especialidade e local de vaga: a primeira lista, geral, conter a pontuao de todos os candidatos, inclusive a das pessoas com

11/60

deficincia e a dos afrodescendentes; a segunda lista conter somente a pontuao dos candidatos com deficincia; a terceira lista, somente a pontuao dos candidatos afrodescendentes. 11.2. A pontuao obtida pelo candidato aprovado na Prova Objetiva definir a classificao do candidato no resultado final do Concurso. 11.3. O resultado final ser homologado e divulgado por meio de Edital publicado no Dirio Oficial do Estado do Paran, e mediante divulgao na internet, nos endereos eletrnicos www.cops.uel.br e www.sanepar.com.br. 12. DO APROVEITAMENTO DOS CANDIDATOS HABILITADOS

12.1. Os candidatos sero aproveitados de acordo com a classificao final, ressalvado o atendimento do percentual legal de 5% (cinco por cento) para pessoa com deficincia, de acordo com os subitens 4.1 e 4.1.1 deste Edital, e de 10% (dez por cento) para afrodescendentes, de acordo com o subitens 5.1 e 5.1.1, entre os quais sero chamados aqueles com melhor colocao no quadro de classificao, de forma a assegurar, no contingente de contrataes, os percentuais de reserva estabelecidos neste Edital, cabendo ao candidato manter-se atento na consulta ao endereo eletrnico www.sanepar.com.br . 12.2. Os candidatos aprovados no Concurso sero aproveitados, preferencialmente, nas localidades para as quais fizeram a opo, conforme disposies deste Edital. 12.3. responsabilidade do candidato manter seu endereo atualizado para viabilizar os contatos necessrios, a critrio da Sanepar. 12.4. Fazendo uso da prerrogativa prevista neste Edital, a Sanepar no se responsabilizar por eventuais prejuzos decorrentes de: a) Endereo no atualizado; b) Endereo de difcil acesso; c) Correspondncia devolvida pela ECT por razes de fornecimento e/ou endereo errado do candidato; d) Correspondncia recebida por terceiros. 12.5. Uma vez convocado para incio do processo admissional, o candidato ter o prazo de 5 (cinco) dias teis a partir da data da publicao de Edital no endereo eletrnico www.sanepar.com.br para se apresentar no endereo divulgado, para comprovao dos requisitos (escolaridade, CNH, Registro no Conselho de Classe e experincia, quando solicitado no Anexo I). 12.6. No sero aceitos protocolos para obteno de Registro no Conselho de Classe ou obteno da Carteira Nacional de Habilitao. Estes documentos devero estar dentro do perodo de validade. 12.7. Aps a comprovao dos requisitos exigidos no Anexo I, o candidato ter 10 (dez) dias teis para a realizao dos Exames Mdicos Admissionais. 12.8. O candidato considerado apto pelo mdico do trabalho da Sanepar ter 30 (trintas) dias corridos, para firmar o contrato de trabalho, de acordo com a convenincia, necessidade e urgncia da Sanepar. 12.9. O candidato que descumprir qualquer um dos prazos descritos nos subitens 12.5, 12.7 e 12.8 deste Edital ser considerado desistente e excludo do Concurso Pblico. 12.10. Nos casos em que a vaga de um cargo/especialidade for destinada para um municpio especfico conforme indicado na coluna "local da vaga" (Anexo I), e o candidato inscrito para essa vaga for convocado para ocup-la e se recusar a faz-lo, ser considerado desistente e eliminado do Concurso Pblico. 12.11. Quando uma vaga prevista para um municpio especfico no for preenchida por falta de candidatos aprovados, poder ser oferecida a candidatos aprovados para a mesma especialidade em outros municpios, respeitadas a ordem de classificao e a localidade geograficamente mais prxima da localidade da vaga, bem como as seguintes consideraes: 12.11.1. O candidato convidado a ocupar uma vaga em municpio diferente daquele para o qual se inscreveu poder recusar a vaga oferecida, sem prejuzo de sua classificao e de sua opo quando da inscrio,

12/60

devendo preencher o Termo de Desistncia Temporria; o no preenchimento deste documento acarretar a eliminao do candidato do Concurso Pblico. 12.11.2. O candidato convidado a ocupar uma vaga em municpio diferente daquele para o qual se inscreveu e aceit-la dever assinar o Termo de Aceitao da Vaga. 12.11.3. O candidato que, por duas vezes, recusar uma vaga em municpio diferente daquele para o qual se inscreveu, no receber novo convite dessa natureza, sem prejuzo da opo feita no ato de inscrio. 12.12. O candidato que informar, no momento da inscrio, sua condio de aposentado, uma vez classificado e convocado, dever apresentar, na Sanepar, a documentao relativa aposentadoria, como tambm os demais requisitos exigidos no Anexo I, para anlise da possibilidade legal de contratao, luz dos preceitos constitucionais e da legislao previdenciria que rege a matria. 13. DA CONVOCAO

13.1. A convocao dos candidatos ser feita por meio de Edital especfico que ser publicado no endereo eletrnico www.cops.uel.br at a data de divulgao dos resultados do Concurso (homologao) e no endereo eletrnico www.sanepar.com.br aps a data de divulgao dos resultados do Concurso (homologao). Caber ao candidato manter-se atento consulta aos endereos eletrnicos indicados. 13.2. O candidato que no atender ao prazo estabelecido no Edital de convocao e deixar de comparecer ao local indicado, bem como o candidato que no satisfizer as exigncias previstas neste Edital para a contratao, ser eliminado do Concurso Pblico, reservando-se a Sanepar o direito de convocar o prximo candidato da lista de classificados. 13.3. Os candidatos sero convocados segundo a ordem de classificao, conforme o nmero de vagas existentes, para a realizao do Exame Mdico Admissional. 13.4. Os candidatos classificados e no convocados s vagas ofertadas por meio deste Edital integraro cadastro de reserva, pelo perodo de validade do Concurso Pblico. Entende-se por cadastro de reserva o contingente de candidatos habilitados passveis de convocao pela Sanepar, de acordo com critrios de necessidade, convenincia e oportunidade. 13.5. Este Edital no prev cadastro de reserva tcnica geral, mas cadastro de reserva tcnica exclusivo e independente para o cargo/especialidade e localidade propostos no Anexo I. 13.6. Este Edital no prev final de lista para candidatos desistentes. Uma vez convocado e no havendo interesse no momento da convocao, o candidato que no assumir a vaga ser considerado desistente e desclassificado do certame, salvo os casos previstos nos subitens 12.11 e 12.11.1. 14. DOS EXAMES MDICOS ADMISSIONAIS AVALIAO MDICA

14.1. Esta etapa ter carter eliminatrio. 14.2. O Exame Mdico Admissional ser de responsabilidade da Companhia de Saneamento do Paran Sanepar. 14.3. Os candidatos convocados sero submetidos, previamente contratao, a exame clnico geral, e em funo deste, a exames especializados e complementares para avaliao de sua capacidade fsica e mental para o desempenho das atividades e atribuies do cargo/especialidade, tendo tais exames a finalidade de detectar condies que venham a constituir-se em restries ao pleno desempenho das atividades inerentes funo pretendida ou o agravamento das mesmas, alm de riscos sade na execuo destas. 14.4. Se necessrio, o candidato poder ser re-examinado ou submetido s avaliaes clnicas especializadas conforme determinao do mdico do trabalho da Sanepar. 14.5. O candidato que no apresentar quaisquer alteraes patolgicas que o contraindiquem ao desempenho das atribuies do cargo/especialidade ser considerado apto. 14.6. Os candidatos que no forem considerados aptos nos Exames Mdicos Admissionais sero eliminados do Concurso Pblico.

13/60

14.7. A indicao de inaptido nos Exames Mdicos Admissionais para o exerccio das respectivas especialidades no pressupe a existncia de incapacidade laborativa permanente; indica, to somente, que o candidato no atendeu, poca dos exames, aos parmetros exigidos para o exerccio das funes inerentes ao cargo, na Sanepar. 14.8. O motivo da inaptido mdica s ser divulgado ao candidato, atendendo aos ditames da tica, pela rea mdica responsvel pela conduo dos exames. 14.9. O candidato com deficincia que for convocado para a etapa Exames Mdicos Admissionais dever submeter-se aos exames conforme subitem 14.3 e queles necessrios comprovao da deficincia declarada e de compatibilidade para o exerccio da atividade, se solicitado pelo mdico do trabalho. 14.10. O resultado da etapa Exames Mdicos Admissionais ser expresso com a indicao de apto ou inapto para o exerccio das atribuies do cargo/especialidade, cujo parecer final de competncia do mdico do trabalho da Sanepar. 14.11. O no comparecimento aos Exames Mdicos Admissionais agendados no prazo de 10 (dez) dias teis caracterizar desistncia e ensejar a eliminao do candidato do Concurso Pblico. 15. DA CONTRATAO

15.1. A admisso do candidato no cargo/especialidade est condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos: a) Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidado portugus que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigaes civis e gozo dos direitos polticos (Constituio Federal, 1 do Art. 12 e Decreto n 70.436 de 18/04/72); b) Encontrar-se no pleno exerccio dos direitos civis e polticos; c) Atender aos requisitos de escolaridade, registro no conselho de classe, carteira nacional de habilitao e experincia de acordo com o contido no Anexo I deste Edital; d) Ter idade mnima de 18 anos comprovada at a data da admisso; e) Apresentar Certido de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Endereo atualizado, Cdula de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdncia Social, Cadastro de Pessoa Fsica - CPF regularizado e Ttulo Eleitoral; os candidatos do sexo masculino devero estar em dia com as obrigaes militares; f) Ter disponibilidade para viagens, no exerccio da funo, de acordo com os interesses e necessidades da Sanepar; g) Ter possibilidade de cumprir escalas de revezamento aos sbados, domingos e feriados, de acordo com os interesses e necessidades da Sanepar; h) Ter disponibilidade para dirigir veculos conforme interesse e necessidade da Empresa; i) No estar em exerccio remunerado de qualquer cargo, emprego ou funo pblica em quaisquer tipos de entidades: empresa pblica, sociedade de economia mista, suas controladas ou coligadas; autarquias vinculadas Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal, inclusive Fundao Civil mantida ou subvencionada pelo Poder Pblico; j) No ser servidor pblico que tenha solicitado vacncia do cargo pblico que ocupa por outros motivos que no seja exonerao ou demisso; k) No estar em licena sem vencimento, decorrente de vnculo com empresa pblica e demais entidades arroladas na alnea i; l) No receber proventos de aposentadorias ou remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis previstos na Constituio Federal. 15.2. Os documentos comprobatrios dos requisitos, tais como: escolaridade, registro no conselho de classe, carteira nacional de habilitao e experincia profissional, estabelecidos no Anexo I deste Edital, devero ser apresentados pelo candidato no prazo de 5 (cinco) dias teis, contados da data do Edital de Convocao publicado no endereo eletrnico www.sanepar.com.br.

14/60

15.3. Os demais requisitos constantes no subitem 15.1 devero ser entregues em data posterior estabelecida pela Sanepar, a qual ser agendada aps o candidato ser considerado apto pelo mdico do trabalho da Sanepar. 15.4. Os documentos comprobatrios de escolaridade diplomas registrados ou certificados acompanhados de histrico escolar devem referir-se a cursos devidamente reconhecidos pelo Ministrio da Educao e Cultura (MEC), Conselho Nacional de Educao (CNE) ou Conselho Estadual de Educao (CEE). No ser aceito comprovante de escolaridade que no seja especificamente aquele definido no Anexo I deste Edital. 15.5. No sero aceitos protocolos de Conselho de Classe, somente registro provisrio ou definitivo, conforme procedimento estabelecido pelo prprio Conselho de Classe. 15.6. Para a comprovao da CNH (Carteira Nacional de Habilitao), no sero aceitos protocolos de processos em andamento. 15.7. Sero aceitas tambm declaraes ou atestados de concluso de curso em que constem as disciplinas cursadas, frequncia, avaliao e carga horria, acompanhados de Histrico Escolar convalidado pela instncia superior quela que promoveu o curso. 15.8. Os diplomas e certificados, obtidos no exterior, para que tenham validade, devero estar revalidados por instituio pblica de ensino brasileira, de acordo com a legislao vigente, e apresentados por meio de traduo juramentada. 15.9. A comprovao da experincia exigida como requisito para contratao no cargo dever ser efetuada, mediante a apresentao da Carteira de Trabalho e Previdncia Social ou certido com firma reconhecida em Cartrio, em que conste que o candidato exerceu atribuies afins s inerentes ao cargo/especialidade. 15.10. O encaminhamento para os exames mdicos admissionais, de carter eliminatrio, somente ser efetuado se o candidato comprovar previamente que atende os requisitos estabelecidos no Anexo I, observados os prazos previstos no subitem 12.5 deste Edital. 15.11. No sero admitidos ex-empregados da Sanepar que tenham sido desligados por justa causa. Caso haja candidato aprovado nesta condio, este ser automaticamente desclassificado do Concurso Pblico. 15.12. O empregado da Sanepar aprovado neste concurso dever rescindir o Contrato de Trabalho vigente para assumir a vaga relativa ao cargo para o qual prestou o novo concurso. Caso no aceite, dever assinar Termo de Desistncia, permanecendo no seu cargo de origem. 15.13. A contratao ser efetuada em carter experimental nos primeiros 90 (noventa) dias. Nesse perodo, o empregado ser submetido avaliao da Sanepar, sob o aspecto da capacidade e adaptao ao trabalho, bem como sob o aspecto disciplinar; caso aprovado, o contrato converter-se-, automaticamente, em prazo indeterminado; caso no atenda s expectativas da Sanepar, o contrato de experincia ser rescindido com o pagamento das verbas remuneratrias, na forma da lei. 15.14. A contratao tem carter de exclusividade em razo da necessidade do cumprimento da jornada de trabalho prevista no Edital, bem como, pela proibio de cumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios nos termos do artigo 37, XVI e XVII da Constituio Federal. 15.15. Na hiptese de o empregado se afastar por motivo de acidente ou licena maternidade, durante o perodo experimental, o Contrato de Trabalho ser suspenso conforme artigo 476 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT. O perodo experimental por conta da suspenso do contrato ter continuidade aps o retorno do empregado. 15.16. O candidato na condio de pessoa com deficincia, mesmo que aprovado e classificado no Concurso Pblico, por ocasio de sua convocao para incio do processo admissional, ser submetido a uma Avaliao Mdica, para comprovar a compatibilidade da deficincia com as atividades a serem exercidas, conforme previsto no subitem 14.9 deste Edital. 15.17. Ser eliminado, mesmo que aprovado, classificado e convocado, o candidato cuja deficincia for considerada incompatvel com as atividades do cargo/especialidade.

15/60

15.18. Para preenchimento das vagas que surgirem ao longo do perodo de validade do Concurso Pblico, a cada 20 (vinte) candidatos contratados, 1 (uma) vaga ser preenchida por candidato inscrito na condio de pessoa com deficincia, observadas a pontuao mnima de aprovao bem como a ordem classificatria dos aprovados que concorreram para estas vagas. 15.19. Para preenchimento das vagas que surgirem ao longo do perodo de validade do Concurso Pblico, a cada 10 (dez) candidatos contratados, 1 (uma) vaga ser preenchida por candidato afrodescendente, observadas a pontuao mnima de aprovao bem como a ordem classificatria. 15.20. Para suprimento das vagas, quando, de acordo com o previsto no Edital, houver necessidade de preenchimento por candidato deficiente fsico ou afrodescendente (sobreposio de cota), ser dada preferncia ao melhor pontuado na listagem geral, ficando o segundo cotista no aguardo do surgimento da prxima vaga. 15.21. A inexatido das declaraes e/ou informaes prestadas na ficha de inscrio ou a apresentao irregular de documentos, ainda que verificado posteriormente, eliminar o candidato do Concurso Pblico, anulando-se todos os atos decorrentes da respectiva inscrio, classificao, convocao e contratao. 16. DAS VANTAGENS

16.1. Os candidatos contratados tero direito s seguintes vantagens: a) Auxlio Alimentao no valor de R$ 638,21 (seiscentos e trinta e oito reais e vinte e um centavos) com participao do empregado em R$ 19,14 (dezenove reais e catorze centavos), de acordo com o PAT Programa de Alimentao do Trabalhador. b) Possibilidade de adeso em Plano de Sade (Mdico e Odontolgico). c) Possibilidade de adeso no Plano de Previdncia Complementar. d) Vale Transporte ser concedido conforme legislao em vigor. 16.2. A carga horria para todos os cargos/especialidades de 40 (quarenta) horas semanais com jornada de 8 (oito) horas dirias, exceto para: os mdicos cuja carga horria de 20 (vinte) horas semanais com jornada de 4 (quatro) horas dirias; e em atividades especiais de trabalho, cuja carga horria de 36 (trinta e seis) horas semanais com jornada de 6 (seis) horas dirias, conforme ACT 2012/2013. 16.3. Os salrios praticados pela Empresa constam de Tabela Salarial, onde h a diviso por nveis de complexidade. 16.4. A Sanepar atende ao disposto na Lei 4.950-A/66 para os profissionais nela arrolados. 17. DAS DISPOSIES GERAIS

17.1. As publicaes oficiais referentes ao Concurso Pblico, de responsabilidade da Sanepar, sero feitas no Dirio Oficial do Estado do Paran (homologao do resultado e prorrogao conforme subitem 1.9), no endereo eletrnico www.sanepar.com.br e, a seu critrio e convenincia, em jornais de grande circulao. 17.2. Os candidatos que aceitarem vaga em localidade diversa da de opo no tero qualquer acrscimo remuneratrio. 17.3. Na hiptese de cancelamento, revogao ou anulao do Concurso Pblico, os candidatos no tero nenhum direito assegurado quanto aos efeitos do Concurso. 17.4. A qualquer tempo, poder ser anulada a inscrio, a prova e/ou a contratao do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declaraes e/ou quaisquer irregularidades na prova e/ou nos documentos apresentados. 17.5. As localidades citadas no campo LOCAL DA VAGA (Anexo I) referem-se s Sedes Regionais, sendo que o candidato contratado tambm atender s localidades pertencentes Gerncia Regional, devendo, portanto, ter disponibilidade para viagens. 17.6. Os pedidos de transferncia s sero avaliados aps 2 (dois) anos da data de admisso, caso haja disponibilidade de vaga ou por interesse da empresa. Tal disposio aplica-se a todos os candidatos

16/60

contratados nas localidades de origem do concurso, como tambm para os candidatos contratados em localidades diversas s de origem do concurso, ressalvados os casos de interesse e convenincia da Sanepar para atender necessidade de servio. 17.7. A inscrio do candidato implicar o conhecimento das presentes instrues e aceitao integral das condies previstas para o Concurso Pblico, as quais esto estabelecidas neste Edital e nos seus Anexos e em outros a serem eventualmente divulgados. 17.8. No sero fornecidos exemplares de provas relativas a concursos anteriores. 18. DAS DISPOSIES FINAIS

18.1. de exclusiva responsabilidade do candidato inscrito a interpretao, conhecimento e cincia deste Edital, bem como acompanhar a publicao ou divulgao dos atos relativos ao Concurso Pblico, instrues e comunicados ao longo do perodo em que se realiza este Concurso Pblico, divulgados na internet, no endereo eletrnico www.cops.uel.br e/ou no endereo eletrnico www.sanepar.com.br ou no Dirio Oficial do Estado do Paran, conforme subitem 17.1, obrigando-se a atender aos prazos e condies estipulados neste Edital e nos que forem publicados durante a execuo do Concurso Pblico, no podendo deles alegar desconhecimento ou discordncia. 18.2. O candidato aprovado e classificado no Concurso Pblico obriga-se a manter atualizado o seu endereo junto Cops/UEL, por meio do endereo eletrnico www.cops.uel.br, at a data da homologao do resultado final do Concurso Pblico, aps o que dever o endereo ser mantido atualizado junto Sanepar, atravs de correspondncia Unidade de Recursos Humanos, sito Rua Engenheiros Rebouas, 1376 Rebouas Curitiba-PR - CEP 80.215-900, para a hiptese de a Sanepar julgar necessrio o contato individual com o candidato. 18.3. As despesas decorrentes da participao no Concurso Pblico correro s expensas do candidato, assim como as despesas decorrentes de deslocamento ou mudana de domiclio para a contratao no emprego. 18.4. Para atender s determinaes governamentais ou convenincia administrativa, a Sanepar poder alterar o seu Plano de Cargos e Salrios vigente. Todos os parmetros considerados para as presentes instrues se referem aos termos dos Regulamentos em vigor. Qualquer alterao porventura ocorrida no atual sistema, por ocasio da admisso ou readmisso dos candidatos, significar, por parte destes, a integral e irrestrita adeso ao novo Plano de Cargos e Salrios. 18.5. Os candidatos que vierem a ser convocados para ingresso na Sanepar assinaro contrato de trabalho que se reger pelos preceitos da Consolidao das Leis do trabalho (CLT), sujeitando-se s Normas de Recursos Humanos e ao Plano de Cargos e Salrios vigente poca da admisso ou readmisso. 18.6. Todos os prazos fixados neste Edital correro a partir das datas de suas publicaes. 18.7. O descumprimento de quaisquer das instrues deste Edital implicar a eliminao do candidato do Concurso Pblico. 18.8. At a homologao do Concurso os casos omissos sero deliberados pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina Cops/UEL, em conjunto com a Companhia de Saneamento do Paran Sanepar. 18.9. Aps a homologao do Concurso Pblico, os casos omissos sero deliberados pela Comisso de Concurso da Companhia de Saneamento do Paran Sanepar. Curitiba, 2 de abril de 2013. FERNANDO EUGENIO GHIGNONE DIRETOR-PRESIDENTE COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARAN Sanepar

17/60

ANEXO I EDITAL N 002/2013 CARGO, ESPECIALIDADE, SALRIO, NMERO DE VAGAS, LOCAL DA VAGA, REQUISITOS E ATRIBUIES

CARGO TCNICO PROFISSIONAL (Escolaridade: Ensino Mdio Tcnico) CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico Ambiental SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva LOCAL DA VAGA: Cascavel, Cornlio Procpio, Curitiba e Regio Metropolitana, Foz do Iguau, Francisco Beltro, Londrina, Maring, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio Tcnico em Meio Ambiente; Tcnico em Saneamento; Tcnico em Controle Ambiental ou Tcnico em Qumica Ambiental. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: Desenvolver atividades dos diversos setores que envolvem as reas de controle de processos (gua e esgoto), operao de sistemas (gua e esgoto), dimensionamento de mquinas/equipamentos, redes e condutores e operao/manuteno eletromecnica (conjunto moto-bomba, painel de comando). Auxiliar na implementao de projetos. Realizar anlises fsico-qumicas e microbiolgicas dos efluentes. Realizar levantamentos, estudos, acompanhamentos, monitoramentos e intervenes junto aos processos de captao e tratamento de guas, efluentes e resduos, bem como junto ao meio ambiente, com vistas ao sustentvel aproveitamento dos recursos naturais, preservao e recuperao da natureza, cumprimento da legislao ambiental e qualidade do produto final da Empresa. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico de Agrimensura SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva LOCAL DA VAGA: Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa e Londrina. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Agrimensura. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: PROJETOS E SERVIOS TOPOGRFICOS Realizar levantamentos topogrficos de reas e faixas para projetos de unidades de sistemas de saneamento. Efetuar levantamento cadastral e planialtimtrico para demarcao de reas diversas. Efetuar levantamentos planialtimtricos para elaborao de elementos para desapropriao ou servido. Elaborar memoriais descritivos, plantas e croquis para desapropriao ou servido. Executar compatibilizao de matrculas de imveis com levantamentos de campo. Elaborar projetos executivos de pequenas regies a serem atendidas por redes coletoras de esgoto (levantamento topogrfico e de interferncias bem como elaborao de ordem de servio em planilha eletrnica e desenho esquemtico em CAD). Elaborar levantamentos topogrficos para legalizao de reas diversas. Fiscalizar servios topogrficos prestados por empresas contratadas. Efetuar transporte de cota e coordenadas. Realizar trabalho em escritrio, tais como: desenhar curvas de nvel, clculo de volumes, gerar perfil, etc. Utilizao e manuseio de equipamentos topogrficos eletrnicos. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas.

18/60

CARGO: Tcnico Profissional

Especialidade: Tcnico de Contabilidade

SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Contabilidade. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. RESUMO DAS ATRIBUIES: Desenvolver Atividades de Anlise de Documentos, Pagamentos, Recolhimento de Impostos, Registro Financeiro e Contbil, Consolidao e Conciliao de Contas Contbil e Bancrias, Classificao, Arquivo e Pesquisa de Documentos, utilizando-se de sistemas informatizados. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico de Instrumentao SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Apucarana, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguau, Londrina e Pato Branco. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Instrumentao. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm, para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: MANUTENO DE INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE AUTOMAO Executar manuteno em instrumentos utilizados nos processos de medio de vazo, presso, nvel e instrumentao analtica. Executar atividade de manuteno e programao de equipamentos utilizados nos sistemas de automao e controle (UTRs, CLPs, inversores de frequncia e rdios modem). Fornecer suporte tcnico no startup de sistemas e na fiscalizao de obras para implantao de sistemas automatizados e de instrumentao. Realizar acompanhamento tcnico nos startup e fiscalizar a instalao de sistemas supervisrios e a manuteno de sistemas existentes. Desenvolver documentao e fornecer apoio e treinamento s atividades de operao de sistemas de controle operacional. Executar desenho tcnico de sistemas de automao e controle, assistido por computador. Interpretar e aplicar simbologia e fluxogramas de instrumentao. Elaborar e diagramar dispositivos de comando, fora e eletro-pneumticos. Interpretar diagramas eltricos de circuitos CC/CA, de instalaes eltricas de baixa tenso, de sistemas de aterramento e proteo de descargas atmosfricas, de hidrulica de pneumtica e automao. Realizar atividades em sistemas de presso e medio de nvel por meios diretos e indiretos. Executar atividades relacionadas a medidores de vazo, de temperatura, (bimetlicos, termopares, termorresistncias). Elaborar projetos bsicos em elementos de controle, conceitos e suas finalidades, malhas de controle, tipos de controle (on-off, proporcional). Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico de Segurana do Trabalho SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Londrina - 2 (duas) vagas; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional tcnica de nvel mdio em Tcnico em Segurana do Trabalho. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no Ministrio do Trabalho e Emprego. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: PREVENO E PROMOO DA SEGURANA NO TRABALHO Executar anlise de riscos ambientais no trabalho. Propor medidas corretivas para a eliminao de condies inseguras. Realizar treinamentos, promovendo as instrues de segurana, de forma a permitir e garantir a integridade do trabalhador. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas.

19/60

CARGO: Tcnico Profissional

Especialidade: Tcnico de Segurana do Trabalho

SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba 1 (uma) vaga e Pato Branco 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional tcnica de nvel mdio em Tcnico em Segurana do Trabalho. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no Ministrio do Trabalho e Emprego. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: PREVENO E PROMOO DA SEGURANA NO TRABALHO Executar anlise de riscos ambientais no trabalho. Propor medidas corretivas para a eliminao de condies inseguras. Realizar treinamentos, promovendo as instrues de segurana, de forma a permitir e garantir a integridade do trabalhador. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico de Segurana do Trabalho SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Arapongas, Matinhos e Santo Antnio da Platina. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional tcnica de nvel mdio em Tcnico em Segurana do Trabalho. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no Ministrio do Trabalho e Emprego. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: PREVENO E PROMOO DA SEGURANA NO TRABALHO Executar anlise de riscos ambientais no trabalho. Propor medidas corretivas para a eliminao de condies inseguras. Realizar treinamentos, promovendo as instrues de segurana, de forma a permitir e garantir a integridade do trabalhador. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional LOCAL DA VAGA: Curitiba. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Eletrnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: Realizar o detalhamento e desenvolvimento de projetos eletrnicos voltados a rdio comunicao, informtica, automao e instrumentao de sistemas, partindo de levantamento de dados em campo e de projetos executivos fornecidos (hidrulicos, topogrficos etc.). Apoiar a fiscalizao das obras desde a etapa de projeto. Manter o cadastro de projetos atualizado conforme instalado. FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS Realizar anlise, acompanhamento, fiscalizao de empreendimentos/obras de rdio comunicao, informtica, automao e instrumentao de sistemas eletrnicos. Controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir fatura e desembolso de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidos pela empresa na instalao de rdio comunicao, informtica automao e instrumentao dos sistemas eletrnicos. Assessorar tecnicamente o recebimento de equipamentos na rea de telecomunicao, auxiliando nas diversas unidades na conferncia das especificaes. Emitir relatrios, pareceres e laudos tcnicos. MANUTENO DE INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE AUTOMAO Realizar a manuteno em sistemas eletrnicos nos instrumentos utilizados nos processos de medio de vazo, presso, nvel e instrumentao analtica. Atuar na atividade de manuteno e programao de equipamentos utilizados nos sistemas de automao e controle (UTRs, CLPs, inversores de frequncia e rdios modem). Fornecer suporte tcnico no startup de sistemas e na fiscalizao de obras para implantao de sistemas de rdio comunicao, informtica, automao e instrumentao de sistemas automatizados e de sua Especialidade: Tcnico Eletrnico SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva.

20/60

instrumentao. Realizar acompanhamento tcnico nos startup e fiscalizar a instalao de sistemas de eletrnica em sistemas supervisrios e a manuteno de sistemas existentes. Desenvolver documentao, fornecendo apoio e treinamento s atividades de operao e manuteno, no gerenciamento de backups destes sistemas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico em Edificaes SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Foz do Iguau - 1 (uma) vaga, Francisco Beltro - 1 (uma) vaga e Guarapuava - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Edificaes ou Tcnico em Construo Civil. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Curso de AUTOCAD comprovado atravs de certificado de concluso de curso. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: Executar e interpretar projetos, inclusive relatrios e descritivos tcnicos. Preparar estimativas de materiais e mo de obra a serem utilizados de acordo com o projeto. Elaborar e organizar o arquivo de projetos, documentos e acervo tcnico da obra. Acompanhar, conferir e certificar o cadastramento das obras durante e aps a execuo das mesmas, bem como as faturas mensais de servios contratados junto s empreiteiras. Desenvolver planos de custos e outros levantamentos relacionados autorizao para investimentos, licitaes etc. Acompanhar e fiscalizar as obras, vistoriando a mo de obra e os servios executados, de acordo com os projetos, MOS e normas tcnicas. Executar levantamentos cadastrais para verificar a viabilidade da execuo das obras. Analisar o comportamento operacional dos sistemas e propor melhorias visando eficincia operacional. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico em Edificaes SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paran, Telmaco Borba e Unio da Vitria. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Edificaes ou Tcnico em Construo Civil. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Curso de AUTOCAD comprovado atravs de certificado de concluso de curso. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm, para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: Executar e interpretar projetos, inclusive relatrios e descritivos tcnicos; Preparar estimativas de materiais e mo de obra a serem utilizados de acordo com o projeto. Elaborar e organiza o arquivo de projetos, documentos e acervo tcnico da obra. Acompanhar, conferir e certificar o cadastramento das obras durante e aps a execuo das mesmas, bem como as faturas mensais de servios contratados junto s empreiteiras. Desenvolver planos de custos e outros levantamentos relacionados autorizao para investimentos, licitaes etc. Acompanhar e fiscalizar as obras, vistoriando a mo de obra e os servios executados, de acordo com os projetos, MOS e normas tcnicas. Executar levantamentos cadastrais para verificar a viabilidade da execuo das obras. Analisar o comportamento operacional dos sistemas e propor melhorias visando eficincia operacional. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas.

21/60

CARGO: Tcnico Profissional

Especialidade: Tcnico em Eletromecnica

SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Cascavel - 1 (vaga), Curitiba e Regio Metropolitana - 1 (vaga), Londrina 1 (vaga); e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado de concluso ou diploma de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Eletromecnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para viagens. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: Executar, planejar, manter, organizar, aprimorar e controlar atividades em instalaes industriais, utilizando ferramentas e mtodos de anlise e aplicando novas tecnologias nas reas de eletrotcnica e mecnica. Realizar inspeo de materiais de saneamento em geral e de materiais eltricos e mecnicos, aplicados em obras dos sistemas de abastecimento de gua ou coleta e tratamento de esgoto. Desenvolver manuais de especificaes tcnicas de materiais em geral. FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS Executar anlise, acompanhamento, fiscalizao de obras/empreendimentos/obras eltricos e mecnicos. Controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir faturas e desembolsos de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na instalao dos equipamentos eltricos e mecnicos. MANUTENO PREVENTIVA E CORRETIVA DE EQUIPAMENTOS Executar a manuteno preventiva e corretiva, consertos regulagem e recondicionamento em aparelhos/equipamentos eletromecnicos (eltricos e mecnicos). Atuar tecnicamente nos projetos de instalaes e montagens eletromecnicas e no controle da qualidade de servios executados. Realizar servios de calibrao e aferio de aparelhos/equipamentos. Realizao de atividades de campo envolvendo anlise, diagnstico e substituio de equipamentos eletromecnicos destinados ao tratamento e bombeamento de gua e esgoto. Participar e executar leituras e inspees em equipamentos. OPERAO E MANUTENO DE EQUIPAMENTOS EM SISTEMAS eletromecnicos Executar projetos, manuteno em sistemas eletromecnicos, redes estruturadas e de telefonia e controlar a qualidade em instalaes eltricas, redes e equipamentos. Inspecionar equipamentos e componentes de condicionamento de energia eltrica (no-break, estabilizadores etc.).Verificar especificaes bsicas para aquisies de materiais e nas manutenes programadas. PROJETOS E ORAMENTOS DE OBRAS - Elaborar projetos, oramentos, acompanhamento e controle de obras eletromecnicas (eltricas e mecnicas). Elaborar cadastramento informatizado de dados e de outros mapas temticos para confeco de projetos. Executar coleta e cotao de preos junto a fornecedores de produtos e servios. Proceder anlise tcnica para padronizao e controle da qualidade. Acompanhar a manuteno de instalaes eletromecnicas (eltricas e mecnicas). PROJETOS ELTRICOS PARA AUTOMAO - Detalhar e desenvolver projetos eltricos voltados automao e instrumentao de sistemas, partindo de levantamento de dados em campo e de projetos executivos fornecidos (hidrulicos, topogrficos etc.). Apoiar a fiscalizao das obras desde a etapa de projeto. Manter o cadastro de projetos, atualizado conforme instalado. MANUTENO DE INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE MEDIO E AUTOMAO Executar a manuteno em instrumentos utilizados nos processos de medio de vazo, presso, nvel e instrumentao analtica. Atuar na atividade de manuteno e programao de equipamentos utilizados nos sistemas de automao e controle (UTRs, CLPs, inversores de freqncia e rdios modem). Fornecer suporte tcnico no startup de sistemas e na fiscalizao de obras para implantao de sistemas automatizados e de instrumentao. Realizar acompanhamento tcnico nos startup e fiscalizar a instalao de sistemas supervisrios e a manuteno de sistemas existentes. Desenvolver documentao, fornecendo apoio e treinamento s atividades de operao e manuteno, no gerenciamento de backups destes sistemas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. Observao: O profissional poder desempenhar atividades em espaos confinados e de difcil acesso, sendo necessrio o manuseio de equipamentos. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico em Eletromecnica SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Apucarana, Campo Mouro, Cianorte, Francisco Beltro, Guaratuba, Matinhos e Umuarama.

22/60

REQUISITOS: Certificado de concluso ou diploma de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Eletromecnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para viagens. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm, para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: Executar, planejar, manter, organizar, aprimorar e controlar atividades em instalaes industriais, utilizando ferramentas e mtodos de anlise e aplicando novas tecnologias nas reas de eletrotcnica e mecnica. Realizar inspeo de materiais de saneamento em geral e de materiais eltricos e mecnicos, aplicados em obras dos sistemas de abastecimento de gua ou coleta e tratamento de esgoto. Desenvolver manuais de especificaes tcnicas de materiais em geral. FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS Executar anlise, acompanhamento, fiscalizao de obras/empreendimentos/obras eltricos e mecnicos. Controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir faturas e desembolsos de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na instalao dos equipamentos eltricos e mecnicos. MANUTENO PREVENTIVA E CORRETIVA DE EQUIPAMENTOS Executar a manuteno preventiva e corretiva, consertos, regulagem e recondicionamento em aparelhos/equipamentos eletromecnicos (eltricos e mecnicos). Atuar tecnicamente nos projetos de instalaes e montagens eletromecnicas e no controle da qualidade de servios executados. Realizar servios de calibrao e aferio de aparelhos/equipamentos. Realizao de atividades de campo envolvendo anlise, diagnstico e substituio de equipamentos eletromecnicos destinados ao tratamento e bombeamento de gua e esgoto. Participar e executar leituras e inspees em equipamentos. OPERAO E MANUTENO DE EQUIPAMENTOS EM SISTEMAS eletromecnicos Executar projetos, manuteno em sistemas eletromecnicos, redes estruturadas e de telefonia e controlar a qualidade em instalaes eltricas, redes e equipamentos. Inspecionar equipamentos e componentes de condicionamento de energia eltrica (no-break, estabilizadores etc.). Verificar especificaes bsicas para aquisies de materiais e nas manutenes programadas. PROJETOS E ORAMENTOS DE OBRAS - Elaborar projetos, oramentos, acompanhamento e controle de obras eletromecnicas (eltricas e mecnicas). Elaborar cadastramento informatizado de dados e de outros mapas temticos para confeco de projetos. Executar coleta e cotao de preos junto a fornecedores de produtos e servios. Proceder a anlise tcnica para padronizao e controle da qualidade. Acompanhar a manuteno de instalaes eletromecnicas (eltricas e mecnicas). PROJETOS ELTRICOS PARA AUTOMAO - Detalhar e desenvolver projetos eltricos voltados automao e instrumentao de sistemas, partindo de levantamento de dados em campo e de projetos executivos fornecidos (hidrulicos, topogrficos etc.). Apoiar a fiscalizao das obras desde a etapa de projeto. Manter o cadastro de projetos, atualizado conforme instalado. MANUTENO DE INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE MEDIO E AUTOMAO Executar a manuteno em instrumentos utilizados nos processos de medio de vazo, presso, nvel e instrumentao analtica. Atuar na atividade de manuteno e programao de equipamentos utilizados nos sistemas de automao e controle (UTRs, CLPs, inversores de frequncia e rdios modem). Fornecer suporte tcnico no startup de sistemas e na fiscalizao de obras para implantao de sistemas automatizados e de instrumentao. Realizar acompanhamento tcnico nos startup e fiscalizar a instalao de sistemas supervisrios e a manuteno de sistemas existentes. Desenvolver documentao, fornecendo apoio e treinamento s atividades de operao e manuteno, no gerenciamento de backups destes sistemas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. Observao: O profissional poder desempenhar atividades em espaos confinados e de difcil acesso, sendo necessrio o manuseio de equipamentos. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico em Eletrotcnica SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Cascavel - 1 (uma) vaga, Curitiba e Regio Metropolitana - 1 (uma) vaga, Londrina - 1 (uma) vaga, Maring - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado de concluso ou diploma de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Eletrotcnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para viagens. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm para realizao de escala de

23/60

sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: Realizar inspeo de materiais eltricos, aplicados em obras dos sistemas de abastecimento de gua ou coleta e tratamento de esgoto. Desenvolver manuais de especificaes tcnicas de materiais em geral. FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS Executar anlise, acompanhamento, fiscalizao de obras/empreendimentos/obras eltricas. Controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir faturas e desembolsos de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na instalao dos equipamentos eltricos. MANUTENO PREVENTIVA E CORRETIVA E PREDETIVA DE EQUIPAMENTOS Executar a manuteno preventiva, corretiva e predetiva; consertos regulagem e recondicionamento em aparelhos/equipamentos eltricos. Atuar tecnicamente nos projetos de instalaes e montagens eltricas e no controle da qualidade de servios executados. Realizar servios de calibrao e aferio de aparelhos/equipamentos eltricos. Realizao de atividades de campo envolvendo anlise, diagnstico e substituio de equipamentos destinados ao tratamento e bombeamento de gua e esgoto. OPERAO E MANUTENO DE EQUIPAMENTOS EM SISTEMAS ELTRICOS Executar projetos, manuteno em sistemas eltricos, redes estruturadas e de telefonia e controlar a qualidade em instalaes eltricas, redes e equipamentos. Inspecionar equipamentos e componentes de condicionamento de energia eltrica (no-break, estabilizadores etc.). Verificar especificaes bsicas para aquisies de materiais e nas manutenes programadas. PROJETOS E ORAMENTOS DE OBRAS - Elaborar projetos, oramentos, acompanhamento e controle de obras eltricas. Elaborar cadastramento informatizado de dados e de outros mapas temticos para confeco de projetos. Executar coleta e cotao de preos junto a fornecedores de produtos e servios. Proceder a anlise tcnica para padronizao e controle da qualidade. Acompanhar a manuteno de instalaes eltricas. PROJETOS ELTRICOS PARA AUTOMAO - Detalhar e desenvolver projetos eltricos voltados a automao e instrumentao de sistemas, partindo de levantamento de dados em campo e de projetos executivos fornecidos (hidrulicos, topogrficos etc.). Apoiar a fiscalizao das obras desde a etapa de projeto. Manter o cadastro de projetos, atualizado conforme instalado. MANUTENO DE INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE AUTOMAO Executar a manuteno em instrumentos utilizados nos processos de medio de vazo, presso, nvel e instrumentao analtica. Atuar na atividade de manuteno e programao de equipamentos utilizados nos sistemas de automao e controle (UTRs, CLPs, inversores de frequncia e rdios modem). Fornecer suporte tcnico no startup de sistemas e na fiscalizao de obras para implantao de sistemas automatizados e de instrumentao. Realizar acompanhamento tcnico nos startup e fiscalizar a instalao de sistemas supervisrios e a manuteno de sistemas existentes. Desenvolver documentao, fornecendo apoio e treinamento s atividades de operao e manuteno, no gerenciamento de backups destes sistemas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico em Eletrotcnica SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Campo Mouro, Cianorte, Francisco Beltro, Guaratuba, Matinhos e Umuarama. REQUISITOS: Certificado de concluso ou diploma de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Eletrotcnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para viagens. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: Realizar inspeo de materiais eltricos, aplicados em obras dos sistemas de abastecimento de gua ou coleta e tratamento de esgoto. Desenvolver manuais de especificaes tcnicas de materiais em geral. FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS Executar anlise, acompanhamento, fiscalizao de obras/empreendimentos/obras eltricas. Controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir faturas e desembolsos de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na instalao dos equipamentos eltricos. MANUTENO PREVENTIVA E CORRETIVA E PREDETIVA DE EQUIPAMENTOS Executar a manuteno preventiva, corretiva e predetiva; consertos regulagem e recondicionamento em aparelhos/equipamentos eltricos. Atuar tecnicamente nos projetos de

24/60

instalaes e montagens eltricas e no controle da qualidade de servios executados. Realizar servios de calibrao e aferio de aparelhos/equipamentos eltricos. Realizao de atividades de campo envolvendo anlise, diagnstico e substituio de equipamentos destinados ao tratamento e bombeamento de gua e esgoto. OPERAO E MANUTENO DE EQUIPAMENTOS EM SISTEMAS ELTRICOS Executar projetos, manuteno em sistemas eltricos, redes estruturadas e de telefonia e controlar a qualidade em instalaes eltricas, redes e equipamentos. Inspecionar equipamentos e componentes de condicionamento de energia eltrica (no-break, estabilizadores etc.). Verificar especificaes bsicas para aquisies de materiais e nas manutenes programadas. PROJETOS E ORAMENTOS DE OBRAS - Elaborar projetos, oramentos, acompanhamento e controle de obras eltricas. Elaborar cadastramento informatizado de dados e de outros mapas temticos para confeco de projetos. Executar coleta e cotao de preos junto a fornecedores de produtos e servios. Proceder a anlise tcnica para padronizao e controle da qualidade. Acompanhar a manuteno de instalaes eltricas. PROJETOS ELTRICOS PARA AUTOMAO - Detalhar e desenvolver projetos eltricos voltados a automao e instrumentao de sistemas, partindo de levantamento de dados em campo e de projetos executivos fornecidos (hidrulicos, topogrficos etc.). Apoiar a fiscalizao das obras desde a etapa de projeto. Manter o cadastro de projetos, atualizado conforme instalado. MANUTENO DE INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE AUTOMAO Executar a manuteno em instrumentos utilizados nos processos de medio de vazo, presso, nvel e instrumentao analtica. Atuar na atividade de manuteno e programao de equipamentos utilizados nos sistemas de automao e controle (UTRs, CLPs, inversores de frequncia e rdios modem). Fornecer suporte tcnico no startup de sistemas e na fiscalizao de obras para implantao de sistemas automatizados e de instrumentao. Realizar acompanhamento tcnico nos startup e fiscalizar a instalao de sistemas supervisrios e a manuteno de sistemas existentes. Desenvolver documentao, fornecendo apoio e treinamento s atividades de operao e manuteno, no gerenciamento de backups destes sistemas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico em Mecatrnica SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba e Regio Metropolitana - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Mecatrnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: PROJETOS ELTRICOS PARA AUTOMAO Realizar o detalhamento e desenvolvimento de projetos eltricos voltados automao e instrumentao de sistemas, partindo de levantamento de dados em campo e de projetos executivos fornecidos (hidrulicos, topogrficos etc.). Apoiar a fiscalizao das obras desde a etapa de projeto. Manter o cadastro de projetos atualizado conforme instalado. FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS Realizar anlise, acompanhamento, fiscalizao de empreendimentos/obras eltricas voltados a automao e instrumentao de sistemas. Controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir fatura e desembolso de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidos pela empresa na instalao dos sistemas voltados a automao e instrumentao. PROJETOS DE AUTOMAO Realizar o detalhamento e desenvolvimento de projetos eltricos voltados automao e instrumentao de sistemas, partindo de levantamento de dados em campo e de projetos executivos fornecidos (hidrulicos, topogrficos etc.). Apoiar a fiscalizao das obras e acompanhar as etapas desde o projeto. Manter o cadastro de projetos atualizado com base no instalado. MANUTENO DE INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE AUTOMAO Realizar a manuteno em instrumentos utilizados nos processos de medio de vazo, presso, nvel e instrumentao analtica. Atuar na atividade de manuteno e programao de equipamentos utilizados nos sistemas de automao e controle (UTRs, CLPs, inversores de frequncia e rdios modem). Fornecer suporte tcnico no startup de sistemas e na fiscalizao de obras para implantao de sistemas automatizados e de instrumentao. Realizar acompanhamento tcnico nos startup e fiscalizar a instalao de sistemas supervisrios e a manuteno de sistemas existentes. Desenvolver documentao, fornecendo apoio e treinamento s atividades de operao e manuteno, no gerenciamento de backups destes sistemas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas.

25/60

CARGO: Tcnico Profissional

Especialidade: Tcnico em Mecatrnica

SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Guaratuba e Matinhos. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Mecatrnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: PROJETOS ELTRICOS PARA AUTOMAO Realizar o detalhamento e desenvolvimento de projetos eltricos voltados a automao e instrumentao de sistemas, partindo de levantamento de dados em campo e de projetos executivos fornecidos (hidrulicos, topogrficos etc.). Apoiar a fiscalizao das obras desde a etapa de projeto. Manter o cadastro de projetos atualizado conforme instalado. FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS Realizar anlise, acompanhamento, fiscalizao de empreendimentos/obras eltricas voltados a automao e instrumentao de sistemas. Controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir fatura e desembolso de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidos pela empresa na instalao dos sistemas voltados a automao e instrumentao. PROJETOS DE AUTOMAO Realizar o detalhamento e desenvolvimento de projetos eltricos voltados a automao e instrumentao de sistemas, partindo de levantamento de dados em campo e de projetos executivos fornecidos (hidrulicos, topogrficos etc.). Apoiar a fiscalizao das obras e acompanhar as etapas desde o projeto. Manter o cadastro de projetos atualizado com base no instalado. MANUTENO DE INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE AUTOMAO Realizar a manuteno em instrumentos utilizados nos processos de medio de vazo, presso, nvel e instrumentao analtica. Atuar na atividade de manuteno e programao de equipamentos utilizados nos sistemas de automao e controle (UTRs, CLPs, inversores de freqncia e rdios modem). Fornecer suporte tcnico no startup de sistemas e na fiscalizao de obras para implantao de sistemas automatizados e de instrumentao. Realizar acompanhamento tcnico nos startup e fiscalizar a instalao de sistemas supervisrios e a manuteno de sistemas existentes. Desenvolver documentao, fornecendo apoio e treinamento s atividades de operao e manuteno, no gerenciamento de backups destes sistemas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico em Transaes Imobilirias SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 1 (uma) vaga, Londrina 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Transaes Imobilirias. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: REGULARIZAO IMOBILIRIA DE IMVEIS Executar os procedimentos de forma a obter a regularizao imobiliria dos imveis ocupados pela empresa com base em memoriais descritivos e plantas, junto a Cartrios, Prefeituras e outros rgos oficiais. Auxiliar na coleta de dados para avaliao de imveis. Analisar e preparar processos para ressarcimento de danos causados a terceiros. Atuar junto a rgos competentes e cartrios, para obteno de documentao necessria preparao de aes desapropriatrias. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico em Transaes Imobilirias SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cascavel, Ponta Grossa e Maring. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Transaes Imobilirias. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica.

26/60

Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: REGULARIZAO IMOBILIRIA DE IMVEIS Executar os procedimentos de forma a obter a regularizao imobiliria dos imveis ocupados pela empresa com base em memoriais descritivos e plantas, junto a Cartrios, Prefeituras e outros rgos oficiais. Auxiliar na coleta de dados para avaliao de imveis. Analisar e preparar processos para ressarcimento de danos causados a terceiros. Atuar junto a rgos competentes e cartrios, para obteno de documentao necessria preparao de aes desapropriatrias. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico Mecnico SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba e Regio Metropolitana - 2 (duas) vagas; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Mecnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm, para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS - Realizar anlise, acompanhamento, fiscalizao de obras/empreendimentos/obras mecnicas; controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir faturas e desembolsos de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na instalao dos equipamentos mecnicos. MANUTENO PREVENTIVA E CORRETIVA DE EQUIPAMENTOS Executar manuteno preventiva, preditiva e corretiva, equipamentos mecnicos; atuar tecnicamente nos projetos de instalaes e montagens mecnicas e no controle da qualidade de servios executados. Realizar servios de calibrao e aferio de aparelhos/equipamentos mecnicos ou peas. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na manuteno dos equipamentos mecnicos.. PROJETOS E ORAMENTOS DE OBRAS - Elaborar projetos, oramentos e acompanhamento e controle de obras mecnicas. Elaborar cadastramento informatizado de dados e de outros mapas temticos para confeco de projetos; executar coleta e cotao de preos junto a fornecedores de produtos e servios. Proceder anlise tcnica para padronizao e controle da qualidade. Elaborar especificaes de componentes (peas ou equipamentos) e normas internas de produo ou montagem. Acompanhar a execuo de obras e instalao de equipamentos mecnicos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na execuo de obras e instalao de equipamentos mecnicos. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. Observao: o profissional poder desempenhar atividades em espaos confinados e de difcil acesso, sendo necessrio o manuseio de equipamentos. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico Mecnico SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Cascavel - 1 (uma) vaga, Londrina - 1 (uma) vaga, Maring 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Mecnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm, para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS - Realizar anlise, acompanhamento, fiscalizao de obras/empreendimentos/obras mecnicas; controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir faturas e desembolsos de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na instalao dos equipamentos mecnicos. MANUTENO PREVENTIVA E CORRETIVA DE EQUIPAMENTOS Executar manuteno preventiva, preditiva e corretiva, equipamentos mecnicos; atuar tecnicamente nos projetos de instalaes e montagens mecnicas e no controle da qualidade de servios executados. Realizar servios de calibrao e aferio de aparelhos/equipamentos mecnicos ou

27/60

peas. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na manuteno dos equipamentos mecnicos.. PROJETOS E ORAMENTOS DE OBRAS - Elaborar projetos, oramentos e acompanhamento e controle de obras mecnicas. Elaborar cadastramento informatizado de dados e de outros mapas temticos para confeco de projetos; executar coleta e cotao de preos junto a fornecedores de produtos e servios. Proceder anlise tcnica para padronizao e controle da qualidade. Elaborar especificaes de componentes (peas ou equipamentos) e normas internas de produo ou montagem. Acompanhar a execuo de obras e instalao de equipamentos mecnicos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na execuo de obras e instalao de equipamentos mecnicos. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. Observao: o profissional poder desempenhar atividades em espaos confinados e de difcil acesso, sendo necessrio o manuseio de equipamentos. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico Mecnico SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Francisco Beltro, Guaratuba, Matinhos e Ponta Grossa. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Mecnica. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm, para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS - Realizar anlise, acompanhamento, fiscalizao de obras/empreendimentos/obras mecnicas; controlar a aplicao de materiais e a medio de servios tcnicos especficos. Elaborar oramentos e quantitativos de materiais. Conferir faturas e desembolsos de recursos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na instalao dos equipamentos mecnicos. MANUTENO PREVENTIVA E CORRETIVA DE EQUIPAMENTOS Executar manuteno preventiva, preditiva e corretiva, equipamentos mecnicos; atuar tecnicamente nos projetos de instalaes e montagens mecnicas e no controle da qualidade de servios executados. Realizar servios de calibrao e aferio de aparelhos/equipamentos mecnicos ou peas. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na manuteno dos equipamentos mecnicos.. PROJETOS E ORAMENTOS DE OBRAS - Elaborar projetos, oramentos e acompanhamento e controle de obras mecnicas. Elaborar cadastramento informatizado de dados e de outros mapas temticos para confeco de projetos; executar coleta e cotao de preos junto a fornecedores de produtos e servios. Proceder anlise tcnica para padronizao e controle da qualidade. Elaborar especificaes de componentes (peas ou equipamentos) e normas internas de produo ou montagem. Acompanhar a execuo de obras e instalao de equipamentos mecnicos. Acompanhar a aplicao e o atendimento s orientaes e condies de segurana, exigidas pela empresa na execuo de obras e instalao de equipamentos mecnicos. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. Observao: o profissional poder desempenhar atividades em espaos confinados e de difcil acesso, sendo necessrio o manuseio de equipamentos. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico Qumico SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba e Regio Metropolitana - 5 (cinco) vagas; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Qumica ou Tcnico em Qumica Industrial. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm, para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: Realizar operao ETAS/ETES, controlando todas as fases inerentes aos processos de tratamento, analisando parmetros fsicoqumicos e bacteriolgicos; inspecionar as unidades das estaes de tratamento, controlar estoques de produtos qumicos, preparar e dosa produtos qumicos; registrar e controla parmetros de medio de vazo e de equipamentos eletromecnicos. Realizar controle de

28/60

qualidade da gua distribuda e do esgoto tratado. Registrar o resultado das anlises, controlar os nveis de reservatrios, lagoas e poos de suco. Realizar tarefas operacionais, otimizaes de ETAS e ETES, alm de executar pequenos reparos. Operar equipamentos de desidratao de lodos, leitos de secagem, remoo de resduos dos processos. Realizar atividades em laboratrios de controle de qualidade de gua e esgoto. Inspeciona os S.A.A. e S.E.E, avaliando as condies operacionais inerentes qualidade da gua distribuda e ao esgoto tratado, propondo adequaes necessrias. Participar de aes em situaes de emergncia que envolvam a qualidade da gua ou acidentes ambientais. Participar em processos de treinamento e planejamento da empresa. Participar nos processos de acompanhamento e recebimento de obras das unidades operacionais de ETAS e ETES. Trabalhar seguindo as normas de segurana, higiene, qualidade e preservao ambiental. ANLISES LABORATRIAIS - Executar ensaios qumicos, fsico-qumicos, microbiolgicos e hidrobiolgicos de gua e esgotos e de controle de qualidade de produtos qumicos. Elaborar pareceres segundo interpretao de dados qumicos/resultados em atendimento a Portaria 2914/2011- MS, Resoluo CONAMA 357/2005, CONAMA 430/2011, CONAMA396/2008 e Normas internas. Realizar calibraes de vidrarias e instrumentos de medio com relatrios e clculos de incerteza. Homologar reagentes, vidrarias e equipamentos de medio. Realizar treinamentos para reas Operacionais e Tcnicas. Elaborar e revisar procedimentos tcnicos. Estabelecer limites de deteco de mtodos de anlises. Elaborar e distribuir reagentes analticos e solues padro. Avaliar relatrios e indicadores. OPERAO DE UMOS - Visita aos sistemas de tratamentos de SANEPAR. Coletas de amostras de gua in natura, tratada e distribuda. Coletas de amostras de esgoto bruto, tratado, esgoto no domstico e corpos receptores. Anlises fsico-qumicas de gua e esgoto. Controle, avaliao e elaborao de produtos/ reagentes qumicos utilizados nos sistemas de tratamento, assim como sua data de validade, condies de armazenamento e estoque. Verificao de condies de funcionamentos dos equipamentos analticos e de processo. Manuteno corretiva e/ou preventiva de equipamentos. Avaliao tcnica dos processos de tratamento e elaborao de pareceres. Avaliao de relatrios e de indicadores operacionais. Elaborao de procedimentos operacionais de Sistemas de Abastecimento de gua e Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgotos. Verificao das condies dos locais como instalaes e estrutura externa e interna obedecendo s leis de Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional. Alm das atribuies descritas anteriormente, executa outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico Qumico SALRIO: R$ 2.000,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Cascavel - 1 (uma) vaga, Londrina - 1 (uma) vaga, Maring - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Qumica ou Tcnico em Qumica Industrial. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm, para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: Realizar operao ETAS/ETES, controlando todas as fases inerentes aos processos de tratamento, analisando parmetros fsicoqumicos e bacteriolgicos; inspecionar as unidades das estaes de tratamento, controlar estoques de produtos qumicos, preparar e dosa produtos qumicos; registrar e controla parmetros de medio de vazo e de equipamentos eletromecnicos. Realizar controle de qualidade da gua distribuda e do esgoto tratado. Registrar o resultado das anlises, controlar os nveis de reservatrios, lagoas e poos de suco. Realizar tarefas operacionais, otimizaes de ETAS e ETES, alm de executar pequenos reparos. Operar equipamentos de desidratao de lodos, leitos de secagem, remoo de resduos dos processos. Realizar atividades em laboratrios de controle de qualidade de gua e esgoto. Inspeciona os S.A.A e S.E.E, avaliando as condies operacionais inerentes qualidade da gua distribuda e ao esgoto tratado, propondo adequaes necessrias. Participar de aes em situaes de emergncia que envolvam a qualidade da gua ou acidentes ambientais. Participar em processos de treinamento e planejamento da empresa. Participar nos processos de acompanhamento e recebimento de obras das unidades operacionais de ETAS e ETES. Trabalhar seguindo as normas de segurana, higiene, qualidade e preservao ambiental. ANLISES LABORATORIAIS - Executar ensaios qumicos, fsico-qumicos, microbiolgicos e hidrobiolgicos de gua e esgotos e de controle de qualidade de produtos qumicos. Elaborar pareceres segundo interpretao de dados qumicos/resultados em atendimento a Portaria 2914/2011- MS, Resoluo CONAMA 357/2005, CONAMA 430/2011, CONAMA396/2008 e Normas internas. Realizar calibraes de

29/60

vidrarias e instrumentos de medio com relatrios e clculos de incerteza. Homologar reagentes, vidrarias e equipamentos de medio. Realizar treinamentos para reas Operacionais e Tcnicas. Elaborar e revisar procedimentos tcnicos. Estabelecer limites de deteco de mtodos de anlises. Elaborar e distribuir reagentes analticos e solues padro. Avaliar relatrios e indicadores. OPERAO DE UMOS - Visita aos sistemas de tratamentos de SANEPAR. Coletas de amostras de gua in-natura, tratada e distribuda. Coletas de amostras de esgoto bruto, tratado, esgoto no domstico e corpos receptores; Anlises fsico-qumicas de gua e esgoto. Controle, avaliao e elaborao de produtos/ reagentes qumicos utilizados nos sistemas de tratamento, assim como sua data de validade, condies de armazenamento e estoque. Verificao de condies de funcionamentos dos equipamentos analticos e de processo. Manuteno corretiva e/ou preventiva de equipamentos. Avaliao tcnica dos processos de tratamento e elaborao de pareceres. Avaliao de relatrios e de indicadores operacionais. Elaborao de procedimentos operacionais de Sistemas de Abastecimento de gua e Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgotos. Verificao das condies dos locais como instalaes e estrutura externa e interna obedecendo s leis de Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional. Alm das atribuies descritas anteriormente, executa outras atividades correlatas. CARGO: Tcnico Profissional Especialidade: Tcnico Qumico SALRIO: R$ 2.000,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Apucarana, Campo Mouro, Cornlio Procpio, Foz do Iguau, Francisco Beltro, Guarapuava, Guaratuba, Matinhos, Paranava, Pato Branco, Ponta Grossa, Pontal do Paran, Toledo, Umuarama e Unio da Vitria. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso de curso de educao profissional de nvel mdio em Tcnico em Qumica ou Tcnico em Qumica Industrial. O curso deve ser reconhecido pelo Ministrio da Educao, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao tcnica. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Disponibilidade para trabalhar em escala de revezamento, inclusive sbados, domingos e feriados, como tambm, para realizao de escala de sobreaviso. RESUMO DAS ATRIBUIES: Realizar operao ETAS/ETES, controlando todas as fases inerentes aos processos de tratamento, analisando parmetros fsicoqumicos e bacteriolgicos; inspecionar as unidades das estaes de tratamento, controlar estoques de produtos qumicos, preparar e dosa produtos qumicos; registrar e controla parmetros de medio de vazo e de equipamentos eletromecnicos. Realizar controle de qualidade da gua distribuda e do esgoto tratado. Registrar o resultado das anlises, controlar os nveis de reservatrios, lagoas e poos de suco. Realizar tarefas operacionais, otimizaes de ETAS e ETES, alm de executar pequenos reparos. Operar equipamentos de desidratao de lodos, leitos de secagem, remoo de resduos dos processos. Realizar atividades em laboratrios de controle de qualidade de gua e esgoto. Inspeciona os S.A.A e S.E.E, avaliando as condies operacionais inerentes qualidade da gua distribuda e ao esgoto tratado, propondo adequaes necessrias. Participar de aes em situaes de emergncia que envolvam a qualidade da gua ou acidentes ambientais. Participar em processos de treinamento e planejamento da empresa. Participar nos processos de acompanhamento e recebimento de obras das unidades operacionais de ETAS e ETES. Trabalhar seguindo as normas de segurana, higiene, qualidade e preservao ambiental. ANLISES LABORATORIAIS - Executar ensaios qumicos, fsico-qumicos, microbiolgicos e hidrobiolgicos de gua e esgotos e de controle de qualidade de produtos qumicos. Elaborar pareceres segundo interpretao de dados qumicos/resultados em atendimento a Portaria 2914/2011- MS, Resoluo CONAMA 357/2005, CONAMA 430/2011, CONAMA396/2008 e Normas internas. Realizar calibraes de vidrarias e instrumentos de medio com relatrios e clculos de incerteza. Homologar reagentes, vidrarias e equipamentos de medio. Realizar treinamentos para reas Operacionais e Tcnicas. Elaborar e revisar procedimentos tcnicos. Estabelecer limites de deteco de mtodos de anlises. Elaborar e distribuir reagentes analticos e solues padro. Avaliar relatrios e indicadores. OPERAO DE UMOS - Visita aos sistemas de tratamentos de SANEPAR. Coletas de amostras de gua in-natura, tratada e distribuda. Coletas de amostras de esgoto bruto, tratado, esgoto no domstico e corpos receptores; Anlises fsico-qumicas de gua e esgoto. Controle, avaliao e elaborao de produtos/ reagentes qumicos utilizados nos sistemas de tratamento, assim como sua data de validade, condies de armazenamento e estoque. Verificao de condies de funcionamentos dos equipamentos analticos e de processo. Manuteno corretiva e/ou preventiva de equipamentos. Avaliao tcnica dos processos de tratamento e elaborao de pareceres. Avaliao de relatrios e de indicadores operacionais. Elaborao de procedimentos operacionais de Sistemas

30/60

de Abastecimento de gua e Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgotos. Verificao das condies dos locais como instalaes e estrutura externa e interna obedecendo s leis de Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional. Alm das atribuies descritas anteriormente, executa outras atividades correlatas.

CARGO PROFISSIONAL (Escolaridade: Ensino Superior) CARGO: Profissional Especialidade: Administrador SALRIO: R$ 3.518,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 2 (duas) vagas; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma, devidamente registrado, de concluso de curso de graduao de nvel superior em Administrao e reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. RESUMO DAS ATRIBUIES: Desenvolver pesquisas, estudos, anlises, interpretao, planejamento, implantao, coordenao e controle dos trabalhos nos campos de administrao geral, como: administrao e seleo de pessoal, organizao, anlise, mtodos e programas de trabalho, oramento, administrao de material e financeira, gesto de processos licitatrios. Assessoramento e consultoria a outras Unidades cujas atribuies envolvam principalmente, a aplicao de conhecimentos inerentes s tcnicas de administrao. Alm das atribuies descritas anteriormente, executa outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Administrador SALRIO: R$ 3.518,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Foz do Iguau, Francisco Beltro, Matinhos e Unio da Vitria. REQUISITOS: Certificado ou diploma, devidamente registrado, de concluso de curso de graduao de nvel superior em Administrao e reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. RESUMO DAS ATRIBUIES: Desenvolver pesquisas, estudos, anlises, interpretao, planejamento, implantao, coordenao e controle dos trabalhos nos campos de administrao geral, como: administrao e seleo de pessoal, organizao, anlise, mtodos e programas de trabalho, oramento, administrao de material e financeira, gesto de processos licitatrios. Assessoramento e consultoria a outras Unidades cujas atribuies envolvam principalmente, a aplicao de conhecimentos inerentes s tcnicas de administrao. Alm das atribuies descritas anteriormente, executa outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Advogado SALRIO: R$ 3.518,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma, devidamente registrado, de concluso de curso de graduao de nvel superior em Direito, e reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro na Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: Desenvolver atividades na esfera do Direito que estejam sob sua responsabilidade. Agilizar a tramitao processual nas questes de elevado interesse para a Companhia e que requerem um maior grau de tato, discernimento, experincia e conhecimento. Propor, contestar e acompanhar aes judiciais. Recorrer decises. Formalizar acordos. Realizar todos os atos necessrios no mbito judicial, extrajudicial e tcnico jurdico. Prestar consultoria Diretoria da Empresa e demais reas. Proceder anlise de rotinas e procedimentos que tenham implicao jurdica de forma direta ou indireta. Participar de reunies e/ou grupos de trabalhos que envolvam a discusso de questes tcnico-jurdica. Representar a Companhia perante reparties pblicas, Secretaria de Estado, Prefeituras Municipais, empresas e rgos. Atuar em defesa dos direitos e interesses da Companhia, inclusive na esfera administrativa, por fora de procurao outorgada pela

31/60

Diretoria, praticando todos os atos necessrios a tal finalidade. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Advogado SALRIO: R$ 3.518,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cascavel, Foz do Iguau, Londrina, Maring e Ponta Grossa. REQUISITOS: Certificado ou diploma, devidamente registrado, de concluso de curso de graduao de nvel superior em Direito, e reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro na Ordem dos Advogados do Brasil OAB. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: Desenvolver atividades na esfera do Direito que estejam sob sua responsabilidade. Agilizar a tramitao processual nas questes de elevado interesse para a Companhia e que requerem um maior grau de tato, discernimento, experincia e conhecimento. Propor, contestar e acompanhar aes judiciais. Recorrer decises. Formalizar acordos. Realizar todos os atos necessrios no mbito judicial, extrajudicial e tcnico jurdico. Prestar consultoria Diretoria da Empresa e demais reas. Proceder anlise de rotinas e procedimentos que tenham implicao jurdica de forma direta ou indireta. Participar de reunies e/ou grupos de trabalhos que envolvam a discusso de questes tcnico-jurdica. Representar a Companhia perante reparties pblicas, Secretaria de Estado, Prefeituras Municipais, empresas e rgos. Atuar em defesa dos direitos e interesses da Companhia, inclusive na esfera administrativa, por fora de procurao outorgada pela Diretoria, praticando todos os atos necessrios a tal finalidade. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional LOCAL DA VAGA: Curitiba. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Arquitetura e Urbanismo, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe CAU, com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: Elaborar planos diretores e projetos; Fiscalizar obras e servios; Prestar servios de consultoria e assessoria; Gerenciar execuo de obras e servios; Desenvolver estudos de viabilidade; Estabelecer polticas de gesto; Ordenar uso e ocupao do territrio; Elaborar oramentos de obras administrativas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Bilogo SALRIO: R$ 3.518,00 Especialidade: Arquiteto Urbanista SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva.

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Curitiba e Ponta Grossa. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Biologia, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: ANLISE E CONTROLE BIOLGICO DE PROCESSOS - Controlar e monitorar: larvas e juvenis do mexilho dourado (Limnoperna fortunei) em estaes, reservatrios e redes de distribuio gua; cianobactrias, eutrofizao (monitoramento de N e P) e microbiologia em sistemas de tratamento de esgoto; organismos patgenos de lodo de esgoto e requisitos biolgicos da gua tratada. Realizar atividades em projetos que envolvem a gesto de mananciais e de bacias. Participar na organizao de reunies e seminrios tcnicos para apresentao e discusso de resultados parciais de projetos. Executar o acompanhamento financeiro e aplicao de recursos disponibilizados. Participar de visitas tcnicas nos projetos em campo. Apoiar o trabalho de pesquisadores. AVALIAO E CONTROLE DE ANLISES HIDRO E MICROBIOLGICAS - Orientar a coleta de amostra para a realizao das anlises Hidrobiolgicas e

32/60

Microbiolgicas. Acompanhar e executar a realizao das anlises em amostras de gua, esgoto ou lodo de esgoto conforme Portaria 2914/2011- MS, Resoluo CONAMA 357/2005, CONAMA 430/2011, CONAMA 396/2008 e Normas internas. Realizar o prepara de solues, padres, reagentes ou meios de cultura para anlises. Ajustar e registrar dados de instrumentos de medio, executar calibrao de vidraria e equipamentos utilizados para a realizao das anlises laboratoriais, calcular erro e incerteza e avaliar critrios de aceitao para conformidade do material. - Preparar relatrios de ensaios, cartas de controle, grficos de acompanhamento de pontos, para acompanhamento das amostras e padres e determinar o limite de deteco dos mtodos para expresso de resultados Especificar materiais e insumos para padronizao dos processos de anlise. Homologar equipamentos. Elaborar processos para a contratao de servios de anlise ou aquisio de itens conforme rea de atuao para atendimento aos limites adequados da anlise e itens de qualidade. - Relatar no conformidades para tomada de aes corretivas. - Buscar alternativas de metodologias de anlises Realizar treinamento aos operadores de ETEs e ETAs quanto aos procedimentos laboratoriais e de coleta de amostras para confiabilidade dos resultados e uso adequado de instrumentos de medio e calibrao de vidraria para manuteno preventiva destes materiais. Administrar e treinar grupo de multiplicadores internamente e junto ao RH. - Gesto de rea de atuao no desenvolvimento de metodologia, fornecedores, orientao tcnica equipe de trabalho para organizao das atividades. - Realizar o planejamento da rea quanto aos investimentos necessrios, materiais e contrataes de servios para atendimento dos cronogramas de anlises. - Elaborar e administrar processos de contratao de servios de anlise e materiais de laboratrio. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Bioqumico SALRIO: R$ 3.518,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Ponta Grossa. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Bioqumica, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: ANLISES LABORATORIAIS - Orientar a coleta de amostra para a realizao das anlises. Acompanhar e executar a realizao das anlises de gua, esgoto e lodo de esgoto conforme Portaria 2914/2011- MS, Resoluo CONAMA 357/2005, CONAMA 430/2011, CONAMA 396/2008 e Normas internas. Realizar o prepara de solues, padres, reagentes ou meios de cultura para anlises. Ajustar e registrar dados de instrumentos de medio, executar calibrao de vidraria e equipamentos utilizados para a realizao das anlises laboratoriais, calcular erro e incerteza e avaliar critrios de aceitao para conformidade do material. Preparar relatrios de ensaios, cartas de controle, grficos de acompanhamento de pontos, para acompanhamento das amostras e padres e determinar o limite de deteco dos mtodos para expresso de resultados. Especificar materiais e insumos para padronizao dos processos de anlise, homologao de equipamentos. Elaborar processos para a contratao de servios de anlise ou aquisio de itens conforme rea de atuao para atendimento aos limites adequados da anlise e itens de qualidade. Relatar no conformidades para tomada de aes corretivas. Buscar alternativas de metodologias de anlises. Realizar treinamento aos operadores de ETEs e ETAs quanto aos procedimentos laboratoriais e de coleta de amostras para confiabilidade dos resultados e uso adequado de instrumentos de medio e calibrao de vidraria para manuteno preventiva destes materiais. Administrar e treinar grupo de multiplicadores internamente e junto ao RH. Gesto de rea de atuao no desenvolvimento de metodologia, fornecedores, orientao tcnica equipe de trabalho para organizao das atividades. Realizar o planejamento da rea quanto aos investimentos necessrios, materiais e contrataes de servios para atendimento dos cronogramas de anlises. Elaborar e administrar processos de contratao de servios de anlise e materiais de laboratrio Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Contador SALRIO: R$ 3.518,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 1 (uma) vaga e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Cincias Contbeis, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de

33/60

Classe com habilitao profissional. RESUMO DAS ATRIBUIES: ANLISE E CONTROLE CONTBIL E FINANCEIRO Realizar a anlise e validao de registros contbeis em sistemas corporativos integrados. Conciliar saldos das contas patrimoniais e de resultados. Elaborar e analisar demonstraes financeiras e contbeis. Elaborar relatrios de custos, receitas e despesas. Avaliar movimentao de saldos de contas a receber e a pagar. Elaborar, analisar e controlar oramentos e fluxos de caixa. Executar atividades de anlise dos processos de pagamentos e aplicao da legislao fiscal para reteno de impostos. Elaborar processos de pagamentos junto a terceiros. Solicitar recursos junto a rgos financiadores e acompanhar e controlar saldos contratuais. Efetuar clculos financeiros. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Contador SALRIO: R$ 3.518,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Foz do Iguau e Ponta Grossa. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Cincias Contbeis, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. RESUMO DAS ATRIBUIES: ANLISE E CONTROLE CONTBIL E FINANCEIRO Realizar a anlise e validao de registros contbeis em sistemas corporativos integrados. Conciliar saldos das contas patrimoniais e de resultados. Elaborar e analisar demonstraes financeiras e contbeis. Elaborar relatrios de custos, receitas e despesas. Avaliar movimentao de saldos de contas a receber e a pagar. Elaborar, analisar e controlar oramentos e fluxos de caixa. Executar atividades de anlise dos processos de pagamentos e aplicao da legislao fiscal para reteno de impostos. Elaborar processos de pagamentos junto a terceiros. Solicitar recursos junto a rgos financiadores e acompanhar e controlar saldos contratuais. Efetuar clculos financeiros. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Economista SALRIO: R$ 3.518,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Economia, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: ANLISE DO MERCADO DE CAPITAIS Executar anlise e estudo de fontes e alternativas para captao de recursos no mercado de capitais (aes, debntures e outros), pelo emprego de metodologias e tcnicas e estudos de viabilidade. CONTROLE DE PROCESSOS Realizar a regulao e controle contbil financeiro. Realizar acompanhamento permanente de processos e contratos. Realizar estudos de viabilidade e avaliao organizacional. GESTO DE PROCESSOS LICITATRIOS Elaborar editais nas modalidades utilizadas pela empresa para aquisio de materiais, equipamentos e servios. Realizar a montagem de cadastro e seleo de fornecedores. Executar a abertura e julgamento de processos licitatrios. Emitir pareceres no encaminhamento e finalizao de processos de compras, corporativas. Estudar a organizao da produo, mtodos de comercializao, tendncias dos mercados, poltica de preos, ndice de produtividade e outros indicadores econmicos. Analisar dados coletados relativos poltica econmica, oramentria, comercial e outras. Analisar dados econmicos e estatsticos coletados por diversas fontes e diferentes nveis. Fazer previses de alteraes de preos, taxas, juros, situao de mercado e outras de interesse econmico, servindo-se de pesquisas, anlises e dados estatsticos. Traar planos econmicos para ajudar a solucionar os problemas enfrentados pela Empresa. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Economista SALRIO: R$ 3.518,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva.

34/60

LOCAL DA VAGA: Cascavel. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Economia, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: ANLISE DO MERCADO DE CAPITAIS Executar anlise e estudo de fontes e alternativas para captao de recursos no mercado de capitais (aes, debntures e outros), pelo emprego de metodologias e tcnicas e estudos de viabilidade. CONTROLE DE PROCESSOS Realizar a regulao e controle contbil financeiro. Realizar acompanhamento permanente de processos e contratos. Realizar estudos de viabilidade e avaliao organizacional. GESTO DE PROCESSOS LICITATRIOS Elaborar editais nas modalidades utilizadas pela empresa para aquisio de materiais, equipamentos e servios. Realizar a montagem de cadastro e seleo de fornecedores. Executar a abertura e julgamento de processos licitatrios. Emitir pareceres no encaminhamento e finalizao de processos de compras, corporativas. Estudar a organizao da produo, mtodos de comercializao, tendncias dos mercados, poltica de preos, ndice de produtividade e outros indicadores econmicos. Analisar dados coletados relativos poltica econmica, oramentria, comercial e outras. Analisar dados econmicos e estatsticos coletados por diversas fontes e diferentes nveis. Fazer previses de alteraes de preos, taxas, juros, situao de mercado e outras de interesse econmico, servindo-se de pesquisas, anlises e dados estatsticos. Traar planos econmicos para ajudar a solucionar os problemas enfrentados pela Empresa. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional LOCAL DA VAGA: Curitiba. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Agronmica, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: GESTO E MANEJO DE BACIAS Elaborar projetos de recuperao de matas ciliares, manejo e prticas agrcolas. Atuar no controle de eroso e revitalizao das reas de mananciais direta ou indiretamente sob responsabilidade da empresa. GESTO DE USO AGRCOLA DE LODO DE ESGOTO Elaborar projetos agronmicos, promover a extenso rural orientando produtores nos vrios aspectos da utilizao do uso agrcola do lodo de esgoto. OUTRAS ATIVIDADES: Elaborar e acompanhar processo de averbao de reserva florestal legal (SISLEG) para reas/propriedades da Sanepar e/ou de seu interesse. Elaborar e gerenciar pedidos de Outorgas e Licenciamentos Ambientais junto aos rgos Estaduais e Federais competentes. Elaborar e acompanhar a implantao de APPs, cortinas verdes, cercas vivas, reserva legal, paisagismo em reas/propriedades da Sanepar e/ou em reas que sejam de interesse da empresa. Realizar diagnstico ambiental e emitir relatrios e pareceres. Realizar monitorias e ministrar cursos e palestras. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro Ambiental SALRIO: R$ 5.771,65 Especialidade: Engenheiro Agrnomo SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva.

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Maring. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Ambiental, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: ANLISE E ESTUDOS DE RECURSOS HDRICOS E PESQUISA Elaborar estudos integrados para anlise de recursos hdricos aplicados s bacias de mananciais, disponibilidades hdricas, regionalizao de parmetros hidrolgicos e climatolgicos. Efetuar anlise de riscos associados a

35/60

cheias e estiagens, transporte de sedimentos e efeitos sobre bacias de captao. Realizar estudos qualiquantitativos de bacias hidrogrficas pela aplicao de noes de modelagem matemtica. Realizar a anlise de bacias hidrogrficas com vistas proteo, conservao e recuperao de mananciais. Interpretar as condies ambientais e seus reflexos sobre a qualidade e quantidade de recursos hdricos. Planejar e controlar atividades de monitoramento qualiquantitativo de corpos dgua atravs de coletas e medies, visando a gesto dos recursos hdricos superficiais. Analisar legislaes referentes a meio ambiente e recursos hdricos. Elaborar pareceres tcnicos relacionados com a utilizao de recursos hdricos superficiais e subterrneos. Elaborar processos de solicitao de Outorga de Uso de Recursos Hdricos. Realizar estudos de avaliao ambiental (anlise de diluio de Estaes de Tratamento de Esgotos). Realizar cursos e treinamentos relativos utilizao dos recursos hdricos. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL - elaborao de diagnsticos ambientais dos processos de gua e esgoto, desenvolvimento e acompanhamento dos indicadores ambientais, desenvolvimento do sistema de riscos ambientais nos processos de gua e esgoto, elaborao e acompanhamento de procedimentos e participao na ISO 14.001, gesto do licenciamanto ambiental e da legislao ambiental aplicvel ao saneamento. GESTO DE RESDUOS SLIDOS Realizar o levantamento, estudo e oramento, para a elaborao de projetos aplicados disposio final de resduos slidos urbanos, segundo plano de atuao da empresa. Conhecimento da legislao ambiental pertinente a rea de resduos slidos. Conhecimento na gesto de coleta, transporte e destinao final de resduos slidos e disposio final de rejeitos. Desenvolvimento de estudos de concepo, projetos e obras de aterros sanitrios, concepo de estudos e tecnologias de tratamento de resduos slidos urbanos, realizao de monitoramento ambiental em aterros sanitrios e elaborao de projetos e monitoramento para tratamento de efluentes. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional LOCAL DA VAGA: Curitiba. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Cartogrfica, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: PLANEJAMENTO E CONTROLE CARTOGRFICO Realizar avaliao e controle de bases cartogrficas e temticas digitalizadas, mantendo e organizando na forma de acervo para disponibilizao em projetos de Sistema de Informaes Geogrficas - SIG e como suporte gesto ambiental e de recursos hdricos. Supervisionar, coordenar e prestar orientao tcnica. Estudar e planejar projetos e especificaes. Executar estudos de viabilidade tcnica e econmica. Vistoriar, periciar, avaliar e arbitrar laudo e parecer tcnico. Realizar atividades em topografia e batimetria com levantamento e clculo de pontos topogrficos. Coleta de dados atravs de levantamentos fotogramtricos e por sensoriamento remoto. Interpretao de fotos e imagens. Representao e reproduo cartogrfica analgica ou digital das informaes geogrficas. Modelagem de dados geogrficos. Integrar equipes interdisciplinares em processos de anlise ambiental. Supervisionar projetos e obras de agrimensura e cartografia. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro Civil SALRIO: R$ 5.771,65 Especialidade: Engenheiro Cartogrfico SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva.

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 5 (cinco) vagas e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Civil, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: AVALIAO E PERITAGEM PARA DESAPROPRIAES Realizar avaliao pela anlise e verificao de laudos tcnicos contratados pela empresa, que servem de orientao de negociaes em desapropriaes no mbito administrativo. Participar na elaborao dos processos de avaliao para encaminhamento de desapropriaes judiciais. Atuar como perito assistente da empresa nos

36/60

processos judiciais. AUDITORIA DE EMPREENDIMENTOS - Avaliar o processo de auditoria em todas suas etapas, desde estudos para concepo de projetos at o efetivo gerenciamento da obra e verifica a correta aplicao de dispositivos legais e normas internas pertinentes. Avaliar procedimentos adotados nos Estudos de Viabilidade Tcnica e a eficcia de gesto dos empreendimentos quanto fiscalizao, cumprimento de obrigaes contratuais e verificao de aspectos legais do licenciamento ambiental, legalizao de reas utilizadas e outros. Avaliar a consistncia entre o processo de Medio e Faturamento e os servios efetivamente executados. Verificar procedimentos para recebimento de obras concludas e a sua entrega rea de operaes. Participar de Comisses de Sindicncia e Inquritos Administrativos. DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE PROCESSOS Realizar planejamento e controle de processos operacionais. Elaborar estudos e programas voltados ao acompanhamento e a otimizao de melhorias tcnicas e operacionais. Elaborar especificaes e padres tcnicos aplicveis s aes de desenvolvimento operacional. Elaborar estudos e programas voltados ao planejamento de investimentos para implantao e ampliao de sistemas. Participar na avaliao e desenvolvimento de novas tecnologias para controle e gesto de processos operacionais. Participar de pesquisas, experimentos em campo e da sistematizao de dados operacionais e experimentais em pesquisas. DESENVOLVIMENTO E PROJETOS DE SISTEMAS Realizar estudos e elaborao de projetos de engenharia voltados implantao, ampliao ou reformulao de unidades operacionais relativas aos sistemas de saneamento; fiscalizar as obras por acompanhamento direto, controle e acompanhamento de desembolsos e ordens de servio; receber e certificar concluso de obras atravs de respectivos laudos. Emitir pareceres tcnicos e estudos de viabilidade para novos projetos. FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS Fiscalizar a execuo de obras civis em sistemas, conforme especificaes tcnicas, padres e etapas definidas no projeto e de prazos previstos nos programas de investimentos corporativos. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro Civil SALRIO: R$ 5.771,65

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Cascavel - 1 (vaga), Londrina - 1 (vaga) Maring - 1 (vaga); Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Civil, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: AVALIAO E PERITAGEM PARA DESAPROPRIAES Realizar avaliao pela anlise e verificao de laudos tcnicos contratados pela empresa, que servem de orientao de negociaes em desapropriaes no mbito administrativo. Participar na elaborao dos processos de avaliao para encaminhamento de desapropriaes judiciais. Atuar como perito assistente da empresa nos processos judiciais. AUDITORIA DE EMPREENDIMENTOS - Avaliar o processo de auditoria em todas suas etapas, desde estudos para concepo de projetos at o efetivo gerenciamento da obra e verifica a correta aplicao de dispositivos legais e normas internas pertinentes. Avaliar procedimentos adotados nos Estudos de Viabilidade Tcnica e a eficcia de gesto dos empreendimentos quanto fiscalizao, cumprimento de obrigaes contratuais e verificao de aspectos legais do licenciamento ambiental, legalizao de reas utilizadas e outros. Avaliar a consistncia entre o processo de Medio e Faturamento e os servios efetivamente executados. Verificar procedimentos para recebimento de obras concludas e a sua entrega rea de operaes. Participar de Comisses de Sindicncia e Inquritos Administrativos. DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE PROCESSOS Realizar planejamento e controle de processos operacionais. Elaborar estudos e programas voltados ao acompanhamento e a otimizao de melhorias tcnicas e operacionais. Elaborar especificaes e padres tcnicos aplicveis s aes de desenvolvimento operacional. Elaborar estudos e programas voltados ao planejamento de investimentos para implantao e ampliao de sistemas. Participar na avaliao e desenvolvimento de novas tecnologias para controle e gesto de processos operacionais. Participar de pesquisas, experimentos em campo e da sistematizao de dados operacionais e experimentais em pesquisas. DESENVOLVIMENTO E PROJETOS DE SISTEMAS Realizar estudos e elaborao de projetos de engenharia voltados implantao, ampliao ou reformulao de unidades operacionais relativas aos sistemas de saneamento; fiscalizar as obras por acompanhamento direto, controle e acompanhamento de desembolsos e ordens de servio; receber e certificar concluso de obras atravs de respectivos laudos. Emitir pareceres tcnicos e estudos de viabilidade para novos projetos. FISCALIZAO E

37/60

CONTROLE DE OBRAS Fiscalizar a execuo de obras civis em sistemas, conforme especificaes tcnicas, padres e etapas definidas no projeto e de prazos previstos nos programas de investimentos corporativos. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro Civil SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Apucarana, Campo Mouro, Matinhos, Pato Branco e Santo Antonio da Platina. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Civil, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: AVALIAO E PERITAGEM PARA DESAPROPRIAES Realizar avaliao pela anlise e verificao de laudos tcnicos contratados pela empresa, que servem de orientao de negociaes em desapropriaes no mbito administrativo. Participar na elaborao dos processos de avaliao para encaminhamento de desapropriaes judiciais. Atuar como perito assistente da empresa nos processos judiciais. AUDITORIA DE EMPREENDIMENTOS - Avaliar o processo de auditoria em todas suas etapas, desde estudos para concepo de projetos at o efetivo gerenciamento da obra e verifica a correta aplicao de dispositivos legais e normas internas pertinentes. Avaliar procedimentos adotados nos Estudos de Viabilidade Tcnica e a eficcia de gesto dos empreendimentos quanto fiscalizao, cumprimento de obrigaes contratuais e verificao de aspectos legais do licenciamento ambiental, legalizao de reas utilizadas e outros. Avaliar a consistncia entre o processo de Medio e Faturamento e os servios efetivamente executados. Verificar procedimentos para recebimento de obras concludas e a sua entrega rea de operaes. Participar de Comisses de Sindicncia e Inquritos Administrativos. DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE PROCESSOS Realizar planejamento e controle de processos operacionais. Elaborar estudos e programas voltados ao acompanhamento e a otimizao de melhorias tcnicas e operacionais. Elaborar especificaes e padres tcnicos aplicveis s aes de desenvolvimento operacional. Elaborar estudos e programas voltados ao planejamento de investimentos para implantao e ampliao de sistemas. Participar na avaliao e desenvolvimento de novas tecnologias para controle e gesto de processos operacionais. Participar de pesquisas, experimentos em campo e da sistematizao de dados operacionais e experimentais em pesquisas. DESENVOLVIMENTO E PROJETOS DE SISTEMAS Realizar estudos e elaborao de projetos de engenharia voltados implantao, ampliao ou reformulao de unidades operacionais relativas aos sistemas de saneamento; fiscalizar as obras por acompanhamento direto, controle e acompanhamento de desembolsos e ordens de servio; receber e certificar concluso de obras atravs de respectivos laudos. Emitir pareceres tcnicos e estudos de viabilidade para novos projetos. FISCALIZAO E CONTROLE DE OBRAS Fiscalizar a execuo de obras civis em sistemas, conforme especificaes tcnicas, padres e etapas definidas no projeto e de prazos previstos nos programas de investimentos corporativos. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro de Controle e Automao SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cascavel e Curitiba. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, de concluso de curso de graduao de nvel superior em Engenharia de Controle e Automao, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CONTROLE E AUTOMAO Realizar elaborao de especificaes tcnicas de sensores, atuadores, CLP, equipamentos de comunicao, softwares de superviso, softwares de comunicao entre sistemas. Analisar e aprovar projetos de instrumentao e automao. Elaborar projetos de automao aplicados a processos produtivos. Realizar

38/60

prospeco e avaliao de novas tecnologias. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro de Segurana do Trabalho SALRIO: R$ 5.771,65

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 1 (uma) vaga, Londrina - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia e curso de especializao em nvel de ps-graduao em Segurana do Trabalho reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: Elaborar e/ou executar projetos de normas e sistemas para programas de segurana do trabalho, bem como desenvolver estudos para estabelecimento de mtodos e tcnicas de preveno de acidentes de trabalho e doenas profissionais. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro de Segurana do Trabalho SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cascavel, Maring e Ponta Grossa. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia e curso de especializao em nvel de ps-graduao em Segurana do Trabalho reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: Elaborar e/ou executar projetos de normas e sistemas para programas de segurana do trabalho, bem como desenvolver estudos para estabelecimento de mtodos e tcnicas de preveno de acidentes de trabalho e doenas profissionais. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro Eletricista SALRIO: R$ 5.771,65

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Eltrica, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: CONTROLE DA AUTOMAO E DE ENERGIA Realizar planejamento e anlise para otimizao e controle de despesas com energia eltrica. Planejar e coordenar a execuo de programas para reduo e racionalizao de custos. Realizar diagnsticos de instalao e funcionamento da instrumentao de controle; Interpretar lgicas de sistemas de automao no controle de potncia de elevatrias e propor melhorias. DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE PROCESSOS Realizar planejamento e anlise para otimizao e controle de despesas e custos com energia eltrica. Realizar a anlise e propor diretrizes tcnicas para instalaes e processos eltricos. Planejar e coordenar a execuo de programas para reduo e racionalizao de custos com energia e outros afins. Definir opes tarifrias especficas para as unidades operacionais instaladas. Participar na avaliao e desenvolvimento de novas tecnologias, para controle e gesto de processos eltricos. Participar de pesquisas, experimentos em campo e da sistematizao de dados operacionais e experimentais, voltados a trabalhos cientficos da empresa. PROJETOS E FISCALIZAO DE OBRAS Realizar atividades de elaborao de projetos, planejamento, controle e fiscalizao de obras eltricas. Proceder a anlise tcnica para padronizao e otimizao da manuteno, conforme especificaes e padres tcnicos definidos. Acompanhar as etapas e prazos previstos nos projetos e respectivos programas. Planejar, programar e participar na execuo da manuteno preventiva e corretiva de equipamentos e instalaes eltricas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas.

39/60

CARGO: Profissional

Especialidade: Engenheiro Eletricista

SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cascavel, Londrina, Matinhos e Maring. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Eltrica, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: CONTROLE DA AUTOMAO E DE ENERGIA Realizar planejamento e anlise para otimizao e controle de despesas com energia eltrica. Planejar e coordenar a execuo de programas para reduo e racionalizao de custos. Realizar diagnsticos de instalao e funcionamento da instrumentao de controle; Interpretar lgicas de sistemas de automao no controle de potncia de elevatrias e propor melhorias. DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE PROCESSOS Realizar planejamento e anlise para otimizao e controle de despesas e custos com energia eltrica. Realizar a anlise e propor diretrizes tcnicas para instalaes e processos eltricos. Planejar e coordenar a execuo de programas para reduo e racionalizao de custos com energia e outros afins. Definir opes tarifrias especficas para as unidades operacionais instaladas. Participar na avaliao e desenvolvimento de novas tecnologias, para controle e gesto de processos eltricos. Participar de pesquisas, experimentos em campo e da sistematizao de dados operacionais e experimentais, voltados a trabalhos cientficos da empresa. PROJETOS E FISCALIZAO DE OBRAS Realizar atividades de elaborao de projetos, planejamento, controle e fiscalizao de obras eltricas. Proceder a anlise tcnica para padronizao e otimizao da manuteno, conforme especificaes e padres tcnicos definidos. Acompanhar as etapas e prazos previstos nos projetos e respectivos programas. Planejar, programar e participar na execuo da manuteno preventiva e corretiva de equipamentos e instalaes eltricas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional LOCAL DA VAGA: Curitiba. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Florestal, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: GESTO DE RECURSOS HDRICOS Desenvolver e coordenar projetos relacionados proteo de mananciais; desenvolver pesquisa de campos em diferentes ecossistemas; gerenciamento de unidades de conservao e preservao ambiental. Orientar e acompanhar os projetos de recuperao de matas ciliares, manejo e prticas agrcolas. Atuar no controle de eroso e revitalizao das reas de mananciais direta ou indiretamente sob responsabilidade da empresa. Elaborar pareceres tcnicos relacionados s atividades. Realizar aes educativas, monitorias e ministrar cursos e palestras. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro Mecnico SALRIO: R$ 5.771,65 Especialidade: Engenheiro Florestal SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva.

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cascavel, Curitiba, Londrina, Maring, Matinhos e Ponta Grossa. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Mecnica, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: SUPORTE VOLTADO AO CONTROLE DA QUALIDADE Oferecer suporte em relao ao controle da qualidade nos processos de aquisio de materiais e equipamentos eletromecnicos.

40/60

Coordenar e realizar as inspees de materiais interna e externamente. Analisar e emitir pareceres tcnicos nos processos de compras de materiais e de equipamentos eletromecnicos. Desenvolver especificaes tcnicas de materiais e equipamentos e atividades de avaliao de fornecedores e homologao de materiais. DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO DE PROCESSOS Realizar planejamento de programao e execuo de programas de manuteno preventiva e corretiva de equipamentos mecnicos para todas as unidades envolvidas nos processos operacionais. Desenvolver alternativas para a padronizao, otimizao na utilizao de equipamentos e instalaes mecnicas. Acompanhar projetos e a implantao de melhorias propostas para sistemas instalados. Participar na avaliao e desenvolvimento de novas tecnologias, para controle e gesto de processos mecnicos. Participar de pesquisas, experimentos em campo e da sistematizao de dados operacionais e experimentais em trabalhos tcnicos da empresa. PROJETOS E FISCALIZAO DE OBRAS Realizar a elaborao de projetos, planejamento, controle e fiscalizao de obras mecnicas. Proceder a anlise tcnica para padronizao e otimizao da manuteno, conforme especificaes e padres tcnicos definidos. Acompanhar as etapas e prazos previstos nos projetos e respectivos programas. Planejar, programar e participar na execuo da manuteno preventiva e corretiva de equipamentos e instalaes mecnicas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Engenheiro Qumico SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cascavel, Curitiba e Francisco Beltro. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Qumica, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO E OPERACIONAL Realizar planejamento, avaliao e controle nos processos operacionais. Definir e estabelecer padres para anlise de resultados e de conformidades para controle da qualidade. Desenvolver alternativas para padronizao, otimizao e utilizao de equipamentos e instalaes operacionais. Acompanhar projetos e a implantao de melhorias propostas nos sistemas instalados. Participar na avaliao e desenvolvimento de novas tecnologias para controle e gesto operacional e ambiental. Elaborar laudos tcnicos e periciais. Participar e coordenar pesquisas, experimentos em campo e da sistematizao de dados operacionais e experimentais em pesquisas da empresa. Participar e conduzir atividades relacionadas a cooperaes tcnicas nacionais e internacionais. AVALIAO E CONTROLE DE ANLISES - Realizar planejamento e controle das anlises fsico-qumicas, atravs de instrumentos de medio. Elaborar pareceres segundo interpretao de resultados de ensaios de acordo com a Portaria 2914 MS e Resoluo CONAMA 357 e 430. Validar mtodos de anlises no normatizados, utilizando-se de limites de deteco. Buscar e implantar metodologias alternativas. Elaborar especificaes tcnicas para equipamentos de laboratrio e demais atividades correlatas. ANLISES LABORATORIAIS - Realizar ensaios, planejamento e controle das anlises qumicas de gua e esgoto. Selecionar metodologias, materiais, reagentes analticos e critrios de amostragem. Produzir substncias. Elaborar especificaes tcnicas para equipamentos de Laboratrio. Desenvolver metodologias analticas e controlar processos e sistemas por meio de pesquisas, testes e simulaes de processos e produtos com o uso de instrumentos de medio e limites de deteco. Anlise Sensorial: analisar medir e identificar gosto e odor associados terra e mofo nas guas tratadas das ETAs, devido presena de MIB e Geosmina. Validar mtodos analticos. Elaborar pareceres segundo interpretao de dados qumicos/resultados em atendimento a Portaria 2914/2011- MS, Resoluo CONAMA 357/2005, CONAMA 430/2011, CONAMA 396/2008 e Normas internas. Avaliar relatrios e indicadores. Monitorar impacto ambiental de substncias, fazendo a disposio final de resduos txicos e infectantes. Supervisionar procedimentos qumicos, Coordenar equipes de trabalho, aplicar normas de segurana, sade e meio ambiente, bem como atividades tcnicas, administrativas e de informtica. Projetar sistemas e equipamentos tcnicos. Implantar sistemas de gesto ambiental e de segurana em processos e procedimentos de trabalho ao avaliar riscos. Implantar e fiscalizar aes de controle. Elaborar documentao tcnica de processos. Realizar treinamentos para reas Operacionais e Tcnicas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas.

41/60

CARGO: Profissional

Especialidade: Engenheiro Sanitarista

SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cornlio Procpio, Curitiba e Loanda. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Engenharia Sanitarista, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: ANLISE E ESTUDOS DE RECURSOS HDRICOS E PESQUISA Elaborar estudos integrados para anlise de recursos hdricos aplicados s bacias de mananciais, disponibilidades hdricas, regionalizao de parmetros hidrolgicos e climatolgicos. Efetuar anlise de riscos associados a cheias e estiagens, transporte de sedimentos e efeitos sobre bacias de captao. Realizar estudos qualiquantitativos de bacias hidrogrficas pela aplicao de noes de modelagem matemtica. Analisar bacias hidrogrficas com vistas proteo, conservao e recuperao de mananciais. Interpretar as condies ambientais e seus reflexos sobre a qualidade e quantidade de recursos hdricos. DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO E OPERACIONAL - Realizar planejamento, avaliao e controle em processos de desenvolvimento, pesquisa e inovao. Definir e estabelecer padres para anlise de resultados e de conformidades para controle da qualidade. Desenvolver alternativas para padronizao, otimizao e utilizao de processos e instalaes operacionais. Acompanhar projetos e a implantao de melhorias propostas nos sistemas instalados. Participar na elaborao, desenvolvimento e avaliao de novas tecnologias para melhoria, controle e gesto operacional e ambiental. Elaborar laudos tcnicos e periciais. Participar e coordenar de pesquisas, experimentos em campo e da sistematizao de dados operacionais e experimentais em pesquisas da empresa. Participar e conduzir atividades relacionadas a cooperaes tcnicas nacionais e internacionais. ELABORAO DE PROJETOS DE EDUCAO E GESTO AMBIENTAL Gerenciar e implementar processos para a gesto de riscos e de auditorias em mbito corporativo. Avaliar o desempenho ambiental e operacional de unidade operacionais para diagnosticar e estabelecer controle sobre eventual passivo ambiental da empresa. Atuar no desenvolvimento e controle de indicadores no atendimento a legislao ambiental e de acordos firmados com rgos e Ministrio Pblico. Pesquisar e elaborar projetos e processos de educao scio-ambiental, junto aos empregados, escolas e comunidade. Coordenar eventos de educao scio-ambiental. GESTO DE RESDUOS SLIDOS Realizar o levantamento, estudo e oramento, para a elaborao de projetos aplicados disposio final de resduos slidos urbanos, segundo plano de atuao da empresa. Elaborar estudos integrados para anlise de recursos hdricos aplicados s bacias hidrogrficas, disponibilidades hdricas, regionalizao de parmetros hidrolgicos e climatolgicos. Realizar anlise de riscos associados a cheias e estiagens, transporte de sedimentos e efeitos sobre bacias de captao. Realizar estudos qualiquantitativos de bacias hidrogrficas pela aplicao de noes de modelagem matemtica. Realizar a anlise de bacias hidrogrficas com vistas proteo, conservao e recuperao de mananciais. Interpretar as condies ambientais e seus reflexos sobre a qualidade e quantidade de recursos hdricos. Controlar e elaborar processos de solicitao de Outorga de Uso de Recursos Hdricos. Planejar, controlar e realizar atividades de monitoramento qualiquantitativo de corpos dgua atravs de coletas e medies, visando a gesto dos recursos hdricos superficiais. Elaborar pareceres tcnicos relacionados com a utilizao de recursos hdricos superficiais. Realizar cursos, treinamentos e palestras tcnicas relativos utilizao dos recursos hdricos superficiais. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional LOCAL DA VAGA: Curitiba. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior Bacharelado em Geografia, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: Executa atividades de elaborao de processos de outorga e licenciamento Especialidade: Gegrafo SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva.

42/60

ambiental para mananciais superficiais, subterrneos e lanamento de efluentes em corpos receptores: outorga, licena ambiental - LP, LI, LO, LAS. Reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de carter fsico-geogrfico, biogeogrfico, antropogeogrfico e geoeconmico e as que realizadas em campos gerais e especiais da Geografia, que se fizerem necessrias. Interpretao das condies ambientais refletidas na qualidade e quantidade das guas dos mananciais superficiais. Fundamentos de sensoriamento remoto e sistemas de informaes geogrficas. Elaborao de mapas temticos e anlises ambientais utilizando ferramentas de geoprocessamento (softwares de SIG). Manuseio de dados cartogrficos e processamento digital de imagens. Anlise de bacias hidrogrficas com vistas proteo, conservao e recuperao de mananciais. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Gelogo SALRIO: R$ 5.771,65

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Curitiba - 1 (vaga); e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Geologia, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Experincia mnima de 6 (seis) meses como Gelogo, comprovada atravs de Carteira de Trabalho ou Declarao com firma reconhecida das empresas s quais prestou servios. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: Pesquisar localizao de poos atravs da interpretao foto-area, estudos geomorfolgicos, geotectnicos e estratigrficos. Elaborar projetos de poos tubulares profundos atravs de estimativa de vazo, dimensionamento e seleo de mtodos de perfurao e previso de concluso da obra, bem como efetuar oramento para fins licitatrios. Definir o teste de vazo final atravs de anlise, dimensionar a capacidade das bombas e efetuar estimativas de produo. Definir revestimentos dos poos com base na anlise do perfil litolgico. Efetuar anlise do relatrio conclusivo dos poos e da qualidade da gua. Definir mtodos de manuteno dos poos em operao, bem como a operao dos mesmos. Acompanhar a perfurao dos poos e efetuar as medies parciais e finais junto com as empreiteiras de obras. Realizar trabalhos de prospeco e pesquisa de disponibilidades hdricas e qualidade das guas subterrneas, atravs de interpretao foto-area, levantamentos geolgicos, geoqumicos, geofsicos, geomorfolgicos, geotectnicos e estratigrficos. Elaborar pareceres tcnicos relacionados com a utilizao de recursos hdricos subterrneos. Avaliar relatrios de poos e da qualidade da gua subterrnea. Controlar e elaborar processos de solicitao de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hdricos Subterrneos; Controlar e avaliar dados de monitoramento dos poos, visando a gesto da utilizao dos recursos hdricos subterrneos; Realizar avaliao e estudos relativos a impactos ambientais da utilizao dos recursos hdricos subterrneos. Realizar cursos, treinamentos e palestras tcnicas, relativos utilizao dos recursos hdricos. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Mdico do Trabalho SALRIO: R$ 3.518,00

LOCAL DA VAGA E N DE VAGAS: Londrina - 1 (uma) vaga; e Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificados ou diplomas de concluso, devidamente registrados, de curso de graduao de nvel superior em Medicina e curso de especializao em nvel de ps-graduao em Medicina do Trabalho, reconhecidos pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Carga horria de quatro horas. RESUMO DAS ATRIBUIES: Desenvolver atividades relativas a exames mdicos ocupacionais. Participar da elaborao e acompanhamento do PCMSO - Programa de Controle de Sade Ocupacional. Analisar e elaborar estatsticas dos exames mdicos ocupacionais. Elaborar laudos tcnicos de atividades desenvolvidas para aposentadorias especiais. Realizar inspees nos locais de trabalho, atender e encaminhar casos de emergncia. Participar de programas para anlise do absentesmo e/ou sade do trabalhador e demais atividades correlatas. Participar de campanhas de sade. Analisar as condies que determinam alguns acidentes de trabalho. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas.

43/60

CARGO: Profissional LOCAL DA VAGA: Curitiba.

Especialidade: Medico do Trabalho

SALRIO: R$ 3.518,00

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. REQUISITOS: Certificados ou diplomas de concluso, devidamente registrados, de curso de graduao de nvel superior em Medicina e curso de especializao em nvel de ps-graduao em Medicina do Trabalho, reconhecidos pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. Carga horria de quatro horas. RESUMO DAS ATRIBUIES: Desenvolver atividades relativas a exames mdicos ocupacionais. Participar da elaborao e acompanhamento do PCMSO - Programa de Controle de Sade Ocupacional. Analisar e elaborar estatsticas dos exames mdicos ocupacionais. Elaborar laudos tcnicos de atividades desenvolvidas para aposentadorias especiais. Realizar inspees nos locais de trabalho, atender e encaminhar casos de emergncia. Participar de programas para anlise do absentesmo e/ou sade do trabalhador e demais atividades correlatas. Participar de campanhas de sade. Analisar as condies que determinam alguns acidentes de trabalho. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas. CARGO: Profissional Especialidade: Qumico SALRIO: R$ 5.771,65

N DE VAGAS: Cadastro de Reserva. LOCAL DA VAGA: Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa e Londrina. REQUISITOS: Certificado ou diploma de concluso, devidamente registrado, de curso de graduao de nvel superior em Qumica, reconhecido pelo Ministrio da Educao. Registro no respectivo Conselho de Classe com habilitao profissional. Disponibilidade para viagens. Carteira Nacional de Habilitao categoria B. RESUMO DAS ATRIBUIES: AVALIAO E CONTROLE DE ANLISES QUMICAS Realizar planejamento e controle das anlises fsico-qumicas, atravs de instrumentos de medio. Elaborar pareceres segundo interpretao de resultados de ensaios de acordo com a Portaria 518 MS e Resoluo CONAMA 357. Validar mtodos de anlises no normatizados, utilizando-se de limites de deteco. Buscar e implantar metodologias alternativas. Elaborar especificaes tcnicas para equipamentos de laboratrio. AVALIAO E CONTROLE DE PASSIVO AMBIENTAL - Avaliar desempenho operacional das instalaes operacionais para diagnstico e ampliao do controle sobre potencial passivo ambiental da empresa. Atuar em auditorias ambientais e no desenvolvimento e controle de indicadores com fundamento na legislao ambiental vigente. ANLISES LABORATORIAIS - Realizar ensaios, planejamento e controle das anlises qumicas de gua e esgoto. Selecionar metodologias, materiais, reagentes analticos e critrios de amostragem. Produzir substncias. Elaborar especificaes tcnicas para equipamentos de Laboratrio. Desenvolver metodologias, utilizar instrumentos de medio e estabelecer limites de deteco. - Anlise Sensorial: analisar medir e identificar gosto e odor associados terra e mofo nas guas tratadas das ETAs, devido presena de MIB e Geosmina. - Validar mtodos analticos. - Elaborar pareceres segundo interpretao de dados qumicos/resultados em atendimento a Portaria 2914/2011- MS, Resoluo CONAMA 357/2005, CONAMA 430/2011, CONAMA 396/2008 e Normas internas. - Avaliar relatrios e indicadores. - Fazer a gesto da disposio final de resduos txicos e infectantes. - Supervisionar procedimentos qumicos. Coordenar equipes de trabalho, aplicar normas de segurana, sade e meio ambiente, bem como atividades tcnicas, administrativas e de informtica. Elaborar documentao tcnica de processos. Realizar treinamentos para reas Operacionais e Tcnicas. Alm das atribuies descritas anteriormente, podero ser desenvolvidas outras atividades correlatas.

44/60

ANEXO II EDITAL N 02/2013 CONTEDO PROGRAMTICO DA PROVA OBJETIVA CARGO TCNICO PROFISSIONAL (Escolaridade: Ensino Mdio Tcnico) LNGUA PORTUGUESA: Compreenso e interpretao de textos. Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gneros. Localizao de informaes explcitas no texto. Inferncia de sentido de palavras e/ou expresses. Inferncia de informaes implcitas no texto e das relaes de causa e conseqncia entre as partes de um texto. Distino de fato e opinio sobre esse fato. Interpretao de linguagem no verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimento das relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios, preposies, locues etc. Reconhecimento das relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para sua continuidade. Identificao de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuao, da explorao de recursos ortogrficos e/ou morfossintticos, de campos semnticos e de outras notaes. Identificao de diferentes estratgias que contribuem para a continuidade do texto (anforas, pronomes relativos, demonstrativos etc.). Compreenso de estruturas temtica e lexical complexas. Ambiguidade e parfrase. Relao de sinonmia entre uma expresso vocabular complexa e uma palavra. MATEMTICA: Operaes com nmeros inteiros, fracionrios e decimais. Conjunto e funes. Progresses aritmticas e geomtricas. Logaritmos. Porcentagem e juros. Razes e propores. Medidas de tempo. Equaes de primeiro e segundo grau; sistemas de equaes. Relaes trigonomtricas. Formas geomtricas bsicas. Permetro, rea e volume de figuras geomtricas. Grficos e tabelas. Porcentagem. Resoluo de problemas. CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES: Noes gerais sobre temas da vida econmica, poltica e cultural do Paran, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as polticas pblicas para o meio ambiente, sade, educao, trabalho, segurana, assistncia social e juventude. tica e Cidadania. Aspectos relevantes das relaes entre os Estados e Povos. Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei n 8.069/90): Parte Geral: Ttulo I Das Disposies Preliminares; Ttulo II Dos Direitos Fundamentais. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Tcnico Ambiental Legislao ambiental e sanitria (Resoluo CONAMA 275/05). Tcnicas de coleta e anlise fsico-qumica de amostras de gua. Tcnica de filtrao da gua em ETAs. Tratamento qumico da gua: floculao, decantao, flotao. Ao biolgica no tratamento da gua. Anlise bacteriana em gua. Dinmica da biota aqutica em filtrao de gua. Danos causados aos cursos de gua. Tipos de captao de gua. Tratamento de gua: padres e classes dos recursos hdricos superficiais; processos de tratamento da gua; ensaios e testes de controle de qualidade; padres de potabilidade; proteo da gua tratada; operao e manuteno dos sistemas de distribuio; controle da qualidade da gua; manuteno de instalaes e equipamentos. Tratamento de efluentes: nveis, processos e sistemas de tratamento de efluentes; padres de lanamento e de qualidade do corpo receptor; tratamento e disposio final do lodo; operao e manuteno das unidades de tratamento; anlise de desempenho dos processos de tratamento; manuteno de instalaes e equipamentos. Monitoramento de efluentes, qualidade do ar e do solo: parmetros de qualidade das guas; caracterizao da qualidade dos efluentes; impacto do lanamento de efluentes nos corpos receptores; parmetros da qualidade do ar e do solo; procedimentos para coleta e preservao de amostras de guas, efluentes, solo e ar; tcnicas analticas e principio dos mtodos para determinao da qualidade das guas e dos efluentes; manuteno de instalaes e equipamentos. Noes de gesto e educao ambiental: educao ambiental para sustentabilidade e participao social; capacitao e treinamento de quadros tcnicos; gerenciamento de bacias hidrogrficas; conservao dos recursos hdricos e do solo; projetos de desenvolvimento sustentvel. Manejo de resduos slidos: gerao e caractersticas; classificao; tipos e anlise dos sistemas de coleta; transporte e triagem; disposio e tratamento; gerao e tratamento do chorume; monitoramento dos sistemas de disposio;

45/60

monitoramento dos sistemas de tratamento. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Tcnico em Agrimensura Topografia: Introduo; Definies; Diviso da topografia; Utilizao da topografia; Sistemas de coordenadas; Classificao dos erros de observao; Normalizao: NBR 8.196/1999 - Desenho tcnico (Emprego de escalas); NBR 13.133/1994 Execuo de levantamento topogrfico e acessrios (Trenas, balizas, piquetes, nvel de cantoneira, etc.). Medies e dispositivos: Medidas diretas e indiretas de distncias; Correes ambientais das distncias obtidas com medidores eletrnicos de distncia; Medio de Direes (ngulos horizontais e verticais); Equipamentos de medio (Teodolito, Estaes totais); Classificao dos medidores; Mtodos de medida angular. Orientao: Norte magntico e geogrfico; Azimute e Rumo; Clculo da declinao magntica; Transformao de norte magntico em geogrfico e vice e versa; Utilizao da bssola; Mtodos de determinao do norte verdadeiro. Clculos de reas: Processo grfico; Processo computacional; Processo mecnico; Processo analtico. Levantamento Planimtrico: Clculo das coordenadas na planimetria; Mtodos de levantamento planimtrico; Poligonal fechada; Poligonal aberta; Poligonal enquadrada; Fechamento angular. Levantamento Altimtrico: Mtodos para determinao de cotas e altitudes; Equipamentos utilizados em nivelamento geomtrico; Verificao e aferio de nveis topogrficos; Datuns altimtricos utilizados no Brasil; Construo de marcos altimtricos RRNN e RN; Clculo de nivelamento geomtrico aberto e fechado; Processos de correo altimtrica; Mtodos para interpolao de curvas de nvel eqidistncia vertical. Levantamento Planialtimtrico: Mtodos para levantamentos planialtimtricos; Uso do teodolito e Estao total para levantamentos planialtimtricos; Uso de programas para processamentos dos dados de campo; Uso de programas para estruturao de desenhos tcnicos tipo CAD. Normatizao e Legislao: Noes bsicas de registro pblico de imveis; Instituio de Servido Administrativa; Desapropriao. Georreferenciamento de Imveis Rurais: Lei Federal n 10.267/2001; Decreto Federal n 4.449/2002. Levantamento TopogrficoCadastral: Confeco de plantas planialtimtricas georreferenciadas e elaborao de memorial descritivo. Legislao ambiental e do setor de saneamento: Resolues CONAMA n 001/1986, 237/1997 e 377/2006; Resoluo SEMA n 021/2009; Leis Federais n 4.771/1965 e 11.445/2007. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Tcnico de Contabilidade Administrao Geral, Noes de Direito, Matemtica Financeira, tica Profissional, Noes de Estatstica, Noes de Legislao Tributria, Contabilidade de Custos, Contabilidade Geral: Conceitos, objeto, funes e finalidade da contabilidade, Atos e Fatos Administrativos, Mtodo das Partidas Dobradas, Registros Contbeis, Regime de Competncia e Regime de Caixa, Contas Patrimoniais e Contas de Resultado, Depreciao, Amortizao e Provises; Princpios Fundamentais da Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Tcnico de Instrumentao Conhecimentos bsicos em desenho tcnico assistido por computador: interpretao e aplicao de simbologia e fluxogramas de instrumentao; diagramas e dispositivos de comando, fora e eletro-pneumticos. Conhecimentos de eletricidade; circuitos CC/CA e instalaes eltricas de baixa tenso; eletrnica analgica e digital; hidrulica; pneumtica; automao (acionamentos eltricos, hidrulicos e pneumticos). Conhecimentos bsicos de presso (converses de unidades, elementos de medio, manmetros, acessrios e dispositivos transmissores), medidores de nvel por meios diretos e indiretos. Medidores vazo (placas de orifcio, pilots, Venturi). Conceitos de medidores de temperatura (bimetlicos, termopares, termoresistncias). Conhecimentos bsicos em elementos de controle: conceitos e finalidades; malhas de controle; tipos de controle (on-off, proporcional); tipos de vlvulas e acessrios. Conhecimentos bsicos de motores e bombas. Conhecimentos de CLPs (arquitetura, aplicaes, linguagens de programao, integrao de CLPs com eletro-pneumtica e hidrulica, tcnicas de instalao e de manuteno). Conhecimentos bsicos de informtica industrial, sistema operacional Windows e aplicativos Office. Conhecimentos bsicos de Redes de Dados: arquitetura, topologias, protocolos Ethernet e TCP/ IP, modelo OSI, nveis hierrquicos, meios fsicos de transmisso. Conhecimentos de normas regulamentadoras do Ministrio do Trabalho para o exerccio das atribuies. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade.

46/60

Tcnico de Segurana do Trabalho o Lei n . 6514/1977 e suas ulteriores atualizaes: CLT, Captulo V, Ttulo II Da Segurana e Medicina do o Trabalho. Portaria MTb n . 3214/1978 e suas atualizaes: Normas Regulamentadoras. Normas de Higiene o o Ocupacional (NHO) da Fundacentro. Lei n . 8213/1991 e Decreto n . 3048/1999 e suas atualizaes: acidente do trabalho. ABNT NBR 14280:2001: Cadastro de acidente do trabalho procedimento e classificao. ABNT NBR 9061:1985: Segurana em escavaes a cu aberto e procedimento. ABNT NBR 14787:2001: Espao confinado Preveno de acidentes, procedimentos e medidas de proteo. ABNT NBR 7500:2012 Identificao para transporte terrestre, manuseio, movimentao e armazenamento de produtos. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Tcnico Eletrnico Noes bsicas de gerenciamento de projeto; Noes de desenho tcnico assistido por computador: CAD para aplicao eletro/eletrnica e projetos; Eletricidade bsica; Eletro-eletrnica bsica; Bsico de sistemas de Aterramento e Proteo de Descargas Atmosfricas; Conhecimentos bsicos sobre medio de vazo, presso e nvel; Princpios bsicos de Hidrulica; Conhecimentos de Eletrnica Digital; CLPs: arquitetura, aplicaes, linguagens de programao, integrao de CLPs com eletropneumtica/hidrulica, tcnicas de instalao e procedimentos de manuteno; Meios de transmisso; Nveis hierrquicos de redes industriais; Conhecimentos bsicos de Malhas de Controle; Conhecimentos WORD, EXCEL; Noes de planejamento e controle em manuteno corretiva, preventiva, e preditiva; Sistema Mtrico de Unidades e Converso de Unidades; Conhecimentos bsicos de Windows XP e Windows 2000 instalao, configurao, procedimentos backup, gerenciamento e segurana de rede; Conhecimentos bsicos de Redes de Dados: arquitetura, topologias, protocolos Ethernet e TCP/ IP, modelo OSI, meios fsicos de transmisso; Conhecimentos bsicos em ingls. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Tcnico em Edificaes Topografia; Mecnica dos Solos/Fundaes; Materiais de Construo; Construo Civil; Concreto; Reservatrios de Acumulao e de Distribuio; Tipos de Captao; Clculo de Potncia de Bombas; Instalaes Prediais de gua Fria e de esgotamento sanitrio; Conhecimentos bsicos de Meio Ambiente e Legislao Ambiental Controle e acompanhamento de obras e servios; Anlise dos custos de empreendimentos; Medio de servios (Lei n 8.666/93 referente licitao de obras, contratao e fiscalizao de servios); Levantamento quantitativo, planejamento, cronograma fsico-financeiro; Oramentos; Conhecimentos Bsicos de Informtica. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do cargo/especialidade. Tcnico em Eletromecnica Conhecimento necessrio para especificar e substituir, mancais, rolamentos, retentores, buchas, anis, correias, polias, eixos, chavetas, rodas dentadas e engrenagens; Conhecimento necessrio para especificar e substituir, motorredutores; Conhecimento necessrio para indicar a adequada aplicao de tipos de materiais para usos especficos em determinadas peas mecnicas tais como ligas de ao, bronze, alumnio e plsticos de engenharia; Interpretao de desenhos e esquemas mecnicos; Noes de processos de fabricao de peas mecnicas tais como usinar, retificar, fresar, polir e endurecer; Conhecer os conceitos de grandezas fsicas tais como torque, fora, atrito, presso, potncia e energia; Conhecer os conceitos de funcionamento de bombas centrfugas e de deslocamento positivo; Noes de hidrulica tais como vazo, presso e perda de carga; Noes de aplicao de vlvulas e conexes hidrulicas e seus tipos de materiais; Conhecimento necessrio para planejar e executar rotinas de lubrificao de equipamentos; Conhecimento para execuo de substituio e alinhamento de acoplamentos mecnicos; Conhecimento na utilizao de instrumentos de medio e ajuste mecnicos tais como paqumetros, micrometros e relgio comparador; Conhecimento de materiais industriais de baixa tenso e alta tenso; Interpretao de projetos e diagramas eltricos de fora e de comando; Simbologia eltrica conforme ABNT e norma ISO; Conhecimento para especificar, instalar e parametrizar dispositivos de partida de motores de induo tais como conversores de Freqncia e Soft Starters; Conhecimento para especificar, instalar e ajustar dispositivos de proteo e controle eltrico tais como rels trmicos, disjuntores, disjuntores motor e contactores; Noes de automao; Noes de pneumtica; Noes de instrumentao; Noes de soldagem; Clculo de corrente de motores de induo, potncias e fator de potncia; Desenho: uso de escala e simbologia; Planejamento e controle da manuteno corretiva e preventiva em sistemas de abastecimento de gua e tratamento de esgoto; Planejamento de obras eletromecnicas; Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do cargo/especialidade.

47/60

Tcnico em Eletrotcnica Conhecimento de materiais industriais de baixa tenso e alta tenso; Anlise de diagramas eltricos de fora e de comando; Anlise de projetos eltricos; Simbologia eltrica conforme ABNT e norma ISO; Conhecimento sobre projetos de instrumentao e controle; Conhecimento sobre acionamento de motores de induo; Conhecimento de Conversores de Freqncia, Soft Starters; Conhecimentos sobre Controlador Lgico Programvel (PLC): hardware, software, linguagens de programao de acordo com a norma IEC 6 1131-3; Noes sobre estratgias de controle em malha aberta e fechada; Noes de informtica: sistema operacional (windows), planilhas de clculos, editores de texto, conceitos bsicos sobre software e hardware. Planejamento de obras eltricas; Planejamento e controle da manuteno corretiva e preventiva em sistemas de abastecimento de gua e tratamento de esgoto; Projeto de sistemas de comando e proteo de quadros de comando de motores de induo; Especificao de cabos de fora, de comando e eletrodutos; Noes sobre iluminao interna e externa; Desenho tcnico representao de um objeto em vista nica e em vrias vistas, escalas, cotas, corte, simbologia de equipamentos eltricos, diagramas unifilares e multifilares. Conhecimentos sobre software autocad: representao em 2D, impresso em arquivo plt, escalas; Comando eletropneumtico e pneumtica; Conhecimentos sobre circuitos eltricos; Conhecimentos sobre medio de grandezas eltricas; Conhecimentos sobre correo de fator de potncia; Conhecimentos sobre grandezas fsicas: presso, vazo, temperatura e converso de unidades; Conhecimento tcnico sobre: medidor de vazo, sensor de presso, sensor de nvel e sensores analticos; Conhecimentos sobre redes de automao industrial: meios fsicos, topologias, nveis e protocolos Profibus, Profinet, Modbus RTU, Modbus TCP, ASi-interface; Conhecimentos sobre sistemas supervisrios Scada; Noes sobre sistemas de comunicao distncia ponto a ponto e multiponto; Noes sobre sistemas ininterrupto de energia; Conhecimento das normas de BT NBR 5410 e de MT NBR 14039; Clculo de corrente de motores de induo, potncias e fator de potncia; Inspeo de quadros de comando e cubculos, em fbrica. Conhecimento da Norma Regulamentadora NR10. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do cargo/especialidade. Tcnico em Mecatrnica Noes bsicas de gerenciamento de projeto; Noes de desenho tcnico assistido por computador: CAD para aplicao eletro/eletrnica e projetos; Eletricidade bsica; Eletro-eletrnica bsica; Bsico de sistemas de Aterramento e Proteo de Descargas Atmosfricas; Conhecimentos bsicos sobre medio de vazo, presso e nvel; Princpios bsicos de Hidrulica; Conhecimentos de Eletrnica Digital; CLPs: arquitetura, aplicaes, linguagens de programao, integrao de CLPs com eletropneumtica/hidrulica, tcnicas de instalao e procedimentos de manuteno; Meios de transmisso; Nveis hierrquicos de redes industriais; Conhecimentos bsicos de Malhas de Controle; Conhecimentos WORD, EXCEL; Noes de planejamento e controle em manuteno corretiva, preventiva, e preditiva; Sistema Mtrico de Unidades e Converso de Unidades; Conhecimentos bsicos de Windows XP e Windows 2000 instalao, configurao, procedimentos backup, gerenciamento e segurana de rede; Conhecimentos bsicos de Redes de Dados: arquitetura, topologias, protocolos Ethernet e TCP/ IP, modelo OSI, meios fsicos de transmisso; Conhecimentos bsicos em ingls. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Tcnico em Transaes Imobilirias Direito e Legislao; Operaes Imobilirias; Noes de Construo Civil; Economia e Mercado; tica e Trabalho; Tcnicas Comerciais; Administrao e Negociao em Venda. Marketing Imobilirio; Matemtica Financeira; Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Tcnico Mecnico Metrologia. Instrumentos de medio e aferio. Elementos de mquinas. Desenho tcnico mecnico. Sistema Internacional de Unidades. Lubrificao. Resistncia dos materiais. Sistemas hidrulicos e pneumticos: Instalaes completas de ar comprimido contendo compressor, secador, vlvulas e filtros. Ajustagem. Gesto da Manuteno: Manuteno Preventiva. Corretiva e Preditiva. Materiais de construo mecnica (metlicos e no metlicos). Noes de eletrotcnica. Interpretao de Normas Tcnicas nacionais e internacionais. Soldagem: defeitos de solda, parmetros de soldagem, tipos de eletrodos, gases para soldagem. Corroso e proteo de superfcies. Tubulaes Industriais. Noes de Mquinas de fluxo: Clculo de perda de carga; Noes de Interpretao de curva de bombas centrfugas. Tecnologia dos materiais. Mquinas e aparelhos mecnicos. Noes de automao. Conhecimento da Norma Regulamentadora NR10; Noes bsicas de estatstica e amostragem. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade.

48/60

Tcnico Qumico Segurana de laboratrio. Equipamento de proteo individual e coletivo utilizado em laboratrio de anlises qumicas. Substncias qumicas e propriedades peridicas dos elementos. Ligaes qumicas e estruturas moleculares. Reaes qumicas e estequiometria. Funes inorgnicas: cidos, bases e sais (nomenclatura e frmulas). Cintica qumica: velocidade das reaes; fatores que influenciam a velocidade das reaes. Equilbrio qumico: constante de equilbrio; equilbrio cido-base (clculo de pH, soluo tampo e solubilidade). Compostos orgnicos: estrutura e propriedades dos compostos de carbono e funes orgnicas. Clculos para preparao e diluio de solues: m/m, m/v, molar e quantidade de matria (ppm, ppb e ppt). Padronizao de solues. Manuseio e armazenagem de produtos qumicos. Estocagem, destinao e tratamento de resduos qumicos. Tcnicas de anlise: gravimetria, titulometria, turbidimetria e potenciometria. Princpios bsicos dos mtodos cromatogrficos (CG, CG/EM e CLAE). Princpios bsicos dos mtodos espectrofotomtricos (VIS e EAA). Parmetros analticos de medies: reprodutibilidade, linearidade, preciso, exatido, recuperao, limite de deteco, limite de quantificao, desvio padro. Toxicidade e segurana de produtos qumicos utilizados (cidos, bases e solventes) nas anlises dos parmetros listados na Portaria 2914/2011MS, Conama 357/2005, Conama 375/2006, Conama 396/2008 e Conama 430/2011 Equipamentos de proteo individual e coletivo frequentemente utilizados em laboratrio de gua e esgoto, segurana em Laboratrio. Preparo de solues; composio em massa, volume e quantidade de matria (ppm, ppb, ppt) Clculos para preparao e diluio de solues, padronizao de solues, Manuseio e armazenagem de produtos qumicos. Estocagem e disposio final dos resduos txicos e infectantes. Princpios tericos das tcnicas de anlise: potenciometria, gravimetria, turbidimetria e titulometria. Princpios bsicos dos mtodos cromatogrficos (GC/MS, HPLC e IC). Conhecimento da NBR ISO-IEC 17025 e fundamentos tericos dos componentes dos resultados de medies; exatido, repetitividade, reprodutibilidade, desvio padro, incerteza de medio, erros e correo Princpios tericos dos mtodos espectrofotomtricos (UV/Visvel e ICP/OES). Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade.

CARGO PROFISSIONAL (Escolaridade: Ensino Superior) LNGUA PORTUGUESA: Compreenso e interpretao de textos, com elevado grau de complexidade. Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gneros. Localizao de informaes explcitas no texto. Inferncia de sentido de palavras e/ou expresses. Inferncia de informaes implcitas no texto e das relaes de causa e conseqncia entre as partes de um texto. Distino de fato e opinio sobre esse fato. Interpretao de linguagem no verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimento das relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios, preposies, locues etc. Reconhecimento das relaes entre partes de um texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para sua continuidade. Identificao de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuao, da explorao de recursos ortogrficos e/ou morfossintticos, de campos semnticos, e de outras notaes. Identificao de diferentes estratgias que contribuem para a continuidade do texto (anforas, pronomes relativos, demonstrativos etc.). Compreenso de estruturas temtica e lexical complexas. Ambiguidade e parfrase. Relao de sinonmia entre uma expresso vocabular complexa e uma palavra. CONHECIMENTOS GERAIS/ATUALIDADES: Noes gerais sobre temas da vida econmica, poltica e cultural do Paran, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as polticas pblicas para o meio ambiente, sade, educao, trabalho, segurana, assistncia social e juventude. tica e Cidadania. Aspectos relevantes das relaes entre os Estados e Povos. Estatuto da Criana e do Adolescente ECA (Lei n 8.069/90): Parte Geral: Ttulo I Das Disposies Preliminares; Ttulo II Dos Direitos Fundamentais. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Administrador Fundamentos da administrao; evoluo histrica; significado da administrao; o papel do gerente na administrao da qualidade; administrao estratgica; funes administrativas: planejamento (estratgico, ttico

49/60

e operacional), organizao, direo e controle; novos paradigmas da administrao; tica e responsabilidade social das empresas; administrao participativa; administrao na era digital: processos organizacionais, reengenharia, benchmarking e tecnologia da informao. Administrao Pblica: formas histricas de administrao pblica (patrimonialista, burocrtica e gerencial); evoluo da administrao pblica no Brasil e reformas administrativas. Recursos Humanos: o sistema de administrao de recursos humanos; a interao entre pessoas e organizaes; recrutamento e seleo; treinamento e desenvolvimento de pessoal; desenvolvimento organizacional; remunerao e carreiras; avaliao de desempenho; qualidade de vida no trabalho. Lei de Responsabilidade Fiscal: inovaes introduzidas pela LRF; efeitos no planejamento e no processo oramentrio; limites para despesas de pessoal; limites para a dvida; transferncias voluntrias; gesto Governamental: oramento na Constituio Brasileira de 1988 (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e Lei Oramentria Anual); patrimonial; mecanismos de transparncia, controle e fiscalizao.licitao: conceito, finalidades, princpios, objeto, obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade, modalidades; controle e avaliao da execuo oramentria. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Advogado Direito Constitucional: Constituio - Conceito; Classificao; Normas Constitucionais; Aplicao e Eficcia; Normas Programticas e Princpios Constitucionais Vinculantes; Disposies Constitucionais Transitrias; Poder Constituinte Originrio e Derivado; Reforma e Reviso Constitucional; Controle da Constitucionalidade; Sistema Brasileiro - Evoluo; Normas Constitucionais; Inconstitucionais; Ao Direta de Inconstitucionalidade; Ao Declaratria de Constitucionalidade; Inconstitucionalidade por Omisso; Ao de Argio de descumprimento de preceito fundamental; Controle Difuso de constitucionalidade das Leis Municipais; Direitos e Garantias Individuais e Coletivas; Princpio da Legalidade; Princpio da Isonomia; Regime Constitucional da Propriedade: Desapropriao; Hbeas Corpus; Mandado de Segurana; Ao Popular; Ao Civil Pblica; Direitos Sociais; Poder Judicirio: Organizao; Justia Federal e Estadual, Justia Especial; Competncia; Administrao Pblica; Princpios Constitucionais; Concesso para a prestao de servios pblicos ( art. 175 da CF/88)Poltica e execuo de aes de saneamento bsico ( art. 200 inciso IV CF/88); Nacionalidade; Partidos Polticos; Sistema Eleitoral; Justia Eleitoral; Crimes Eleitorais; Poltica Urbana; Meio Ambiente; A Seguridade Social; Previdncia Social. Direito Administrativo: Administrao Pblica Direta e Indireta: rgos e Entidades; Autarquias; Fundaes; Agncias executivas e reguladoras; Atos e fatos administrativos; Classificao dos Atos Administrativos; Elementos do Ato Administrativo; Vinculao e Discricionariedade do Ato Administrativo; Perfeio, validade e eficcia dos Atos Administrativos; Atributos do Ato Administrativo; Teoria dos Motivos Determinantes; Formas de extino dos Atos Administrativos; Atos Administrativos Invlidos; Convalidao; Contratos Administrativos; Conceitos e Caracteres Jurdicos; As Diferentes Espcies de Contratos Administrativos; Os Convnios Administrativos; Formao dos Contratos Administrativos; Licitao: conceito, princpios, fundamentos, modalidades e procedimentos; Lei n 8666/93 e demais alteraes, Lei 10.520/2002; Execuo dos Contratos Administrativos; Inexecuo sem culpa: teoria da impreviso, caso fortuito e fora maior, fato do Prncipe, fato da Administrao, extino dos contratos administrativos; Poderes Administrativos; Poder hierrquico, disciplinar e normativo; Poder de Polcia: conceito e setores de atuao; polcia administrativa e polcia judiciria; caractersticas; liberdades pblicas e o poder de polcia; Regime Jurdico das guas Pblicas; Utilizao e ocupao dos Bens Pblicos: Permisso e Concesso de uso, Aforamento, Concesso de domnio pleno; Interveno do Estado na Propriedade Privada; Servides Administrativas; Requisio e Ocupao Temporria; A Desapropriao por Utilidade Pblica: conceito e fundamentos jurdicos; Procedimento Administrativo e Judicial; A Indenizao; Desapropriao por Zona e Direito e Extenso; Retrocesso; Legalidade da suspenso do abastecimento de gua em caso de inadimplemento; Natureza jurdica da cobrana pela coleta e tratamento de esgotos sanitrios; Contratao direta em concesses de servios de saneamento; Interesse supra municipal nas conurbaes em matria de saneamento; Dispensa de declarao de utilidade pblica nas aes de servido administrativa; Aspectos da Lei Estadual n 13.962/02; Fundamento legal das concessesconvnio; Possibilidade e fundamentao legal da cobrana da taxa de coleta de lixo na conta de gua. Direito Civil: A Pessoa Natural como Sujeito de Direito; Personalidade: Conceito, Incio e Fim; Capacidade de Direito e de Fato; Incapacidade Absoluta e Relativa; Capacidade e Legitimao; A Pessoa Jurdica de Direito Privado; Noo; Classificao; Aquisio da Personalidade; Domiclio; Capacidade e Representao; Extino; Teoria Geral do Fato Jurdico; Classificao; Aquisio, Modificao, Perda e Extino de Direitos; Vcios ou Defeitos dos Atos e Negcios Jurdicos; Elementos Acidentais dos Negcios Jurdicos: Condio, Termo e Encargo; Inexistncia, Nulidade e Anulabilidade dos Atos e Negcios Jurdicos; Ineficcia; Efeitos da Declarao de Nulidade e de Anulabilidade; Prescrio; Conceito e Fundamentos; Decadncia e Caducidade de Direitos;

50/60

Prescrio e Decadncia; Causas que Impedem, Suspendem e Interrompem a Prescrio; Prazos de Prescrio e de Decadncia; A Prescrio e a Fazenda Pblica; Obrigao; Elementos Constitutivos; Modalidades de Obrigao; Obrigaes Solidrias; Solidariedade Ativa e Passiva; Obrigaes Pecunirias; Correo Monetria; Dvidas de Valor; Cumprimento das Obrigaes; Noes de Pagamento e Extino da Obrigao sem Pagamento; Pagamento indevido, Pagamento por consignao; No Cumprimento das Obrigaes; Teoria do Inadimplemento; Impossibilidade da Prestao: Espcies; Mora; Impossibilidade Superveniente; Caso Fortuito e Fora Maior; Onerosidade Excessiva; Teoria da Impreviso; Responsabilidade Civil por Atos Ilcitos: Elementos ou Pressupostos; Responsabilidade Civil por Fato Alheio; Dever de Indenizar; Danos Abrangidos pela Indenizao; Formas de Indenizao; Perdas e Danos conceito e aplicao do Direito do Consumidor; Clusula Penal; Responsabilidade Objetiva; Teoria do Risco; A Responsabilidade Objetiva no Direito Brasileiro; Contratos; Transformaes do Direito Contratual; Dirigismo Contratual; Contrato de Adeso; Compra e Venda; Elementos Essenciais; Obrigaes das Partes; Clusulas Especiais; Promessas de Compra e Venda; Modalidades; Forma; Efeitos; Doao; Revogao, Reverso, Reduo e Nulidade; Posse; Conceito e Teorias; Posse e Deteno; Classificao e Carter da Posse; Posse dos Bens Pblicos; Proteo Possessria; Efeitos da Posse; Direito aos Frutos, Benfeitorias e Acesses, Direito de Reteno, Situao do Possuidor na Hiptese de Perda ou Deteriorao da Coisa; Direito de Propriedade; Fundamentos; Conceito e Elementos; Extenso; Restries; Funo Social da Propriedade; Reforma Agrria; Propriedade Imvel; Modos de Aquisio: Registro Imobilirio e seus Efeitos; Acesso; Usucapio; Herana; Perda da Propriedade Imvel; Diversas Formas; Desapropriao; Servides Prediais; Conceito; Classificao; Disciplina Jurdica; Extino; Usufruto; Noo; Disciplina Jurdica; Extino; Hipoteca; Conceito; Classificao; Constituio; Efeitos; Extino; Usucapio; Usucapio Especial; Espcies de Sucesso Hereditria; Abertura da Sucesso; Transmisso, Aceitao e Renncia da Herana; Sucesso Legtima; Ordem de Vocao Hereditria; Direito de Representao; Herdeiros Necessrios; Legtima; Colao. Direito do Trabalho e Processual do Trabalho: Contrato individual de trabalho: conceito, elementos e requisitos; Nota caracterstica do contrato de trabalho e classificao entre os contratos privados; Natureza jurdica; Distino de contratos afins; Sujeito do contrato de trabalho: o empregador; Despersonalizao do empregador; Sucesso; Solidariedade e Subsidiariedade; Sujeito do contrato de trabalho: o empregado; Empregado rural e domstico; Trabalhador temporrio; Trabalhadores autnomos e eventuais; Trabalho da mulher e do menor; Classificao do contrato de trabalho; Contrato por tempo determinado; Salrio e remunerao; Princpios de proteo ao salrio; Equiparao salarial; Durao do trabalho; Jornada de trabalho; Prorrogao; Intervalo; Repouso semanal remunerado; Feriados; Frias; Alterao do contrato de trabalho; Suspenso e interrupo do contrato de trabalho; Fora maior e factum principis; Extino do contrato de trabalho; Garantia de emprego; Aviso Prvio; Indenizao; Estabilidade; Fundo de Garantia por Tempo de Servio; Prescrio e decadncia; Liberdade sindical; Organizao sindical brasileira; Contribuio sindical; Convenes e acordos coletivos; Conflitos coletivos de trabalho; Greve; Dissdio individual e dissdio coletivo: conceito e distino; Organizao e funcionamento da Justia do Trabalho; Jurisdio e competncia da Justia do Trabalho; Competncia material; Competncia territorial; Competncia funcional; Poder Normativo da Justia do Trabalho; Dissdio Coletivo; Sentena normativa; Das partes; Capacidade postulatria; Representao e assistncia; Substituio processual; Assistncia Judiciria; Honorrios advocatcios; Petio inicial; Requisitos; Pedido; Reclamao verbal; Indeferimento; Inpcia; Audincia; Comparecimento das partes; Arquivamento e revelia; Conciliao; Momento e efeitos; Da resposta do reclamado; Formas; Excees; Contestao; Reconveno; Das provas no processo do trabalho; Depoimento pessoal; Prova documental; Documentos; Momento; Prova pericial; Testemunhas; Compromisso: impedimentos e conseqncias; Recursos no processo do trabalho; Disposies gerais; Efeitos suspensivo e devolutivo; Recursos no processo de cognio; Recursos no processo de execuo; Liquidao de sentena; Formas; Liquidao e impugnao; Processo de execuo; Modalidades da execuo; Citao; Penhora e avaliao; Expropriao de bens do devedor; Arrematao e adjudicao; Remio; Fraude execuo; Embargos execuo e impugnao do exeqente; Embargos de terceiro; Procedimentos especiais; Inqurito judicial para apurao de falta grave; Consignao em pagamento; Ao Rescisria; Mandado de Segurana; Contribuies previdencirias e fiscais. Direito Processual Civil: O Direito Processual Civil e os demais ramos do Direito; Sua Diviso; Perfil Histrico; As Codificaes Brasileiras; A Norma Processual e suas Caractersticas; Norma Processual e Norma Material; A Lei Processual no Tempo e no Espao; Jurisdio; As Vrias Funes do Estado; Caractersticas da Funo Jurisdicional; Seus Limites; Jurisdio Voluntria; Competncia; Critrios de Dividir a Competncia; Competncia Absoluta e Relativa; Modificaes da Competncia; Ao; Sua Natureza Jurdica; Condies das Aes; Classificao das Aes; Processo; Sua Natureza Jurdica; A Relao Processual; Tipos de Processo; Pressupostos Processuais; 12 Sujeitos do Processo; Capacidade Processual do Juiz e das Partes; Absteno e Recusa do Juiz; Substituio Processual e Sucesso das Partes; Assistncia Judiciria; Litisconsrcio; Interveno de Terceiros; Atos

51/60

Processuais; Atos das Partes e Atos do Juiz; A Forma dos Atos Processuais; Nulidade; Lugar para a Prtica dos Atos Processuais; Cooperao Jurisdicional Interna e Externa; Tempo para a Prtica dos Atos Processuais; Prazos Processuais; Impulso Processual e Precluso; Procedimento; Processo e Procedimento; Os Vrios Tipos de Procedimento; A Tutela Antecipatria e a Tutela do art. 461 do CPC; Procedimento Ordinrio; Suas Fases e Respectivos Atos; Procedimento Sumrio; Juizados Especiais; Instruo Probatria; Conceito e Objeto da Prova; nus da Prova; O Procedimento Probatrio; Antecipao da Prova e Prova Emprestada; A Posio do Juiz na Apreciao da Prova; As Provas em Espcie; A Sentena; Conceito e Requisitos; Classificao das Sentenas de Procedncia do Pedido; As Sentenas de Improcedncia; Publicao da Sentena; Vcios e Correes da Sentena; Recursos; Princpios Gerais; Pressupostos Objetivos e Subjetivos para a Interposio dos Recursos; Variao do Recurso; Efeitos dos Recursos; Extino dos Recursos; Os Recursos em Espcie; A Coisa Julgada; Coisa Julgada e Precluso; Doutrina sobre a Coisa Julgada; Coisa Julgada Formal e Coisa Julgada Material; Limites Objetivos e Subjetivos da Coisa Julgada; A Clusula "rebus sic stantibus"; A Ao Rescisria; Processo de Execuo; Princpios e Pressupostos da Execuo; O ttulo; Liquidao de Sentena; Execuo Provisria; Bens Sujeitos Execuo; Fraude Execuo e Fraude contra Credores; Execuo por Coisa Certa ou em Espcie; Execuo das Obrigaes de Fazer e de No Fazer; Execuo por Quantia Certa Contra Devedor Solvente; Execuo por Quantia Certa Contra Devedor Insolvente; Embargos do Devedor; Natureza Jurdica; Casos e Oportunidade de Cabimento; Procedimento; Embargos de Terceiro; Natureza Jurdica; Legitimidade para Embargar; Procedimento; Processo Cautelar; Contedo e fim do Processo Cautelar; Condies da Ao e Mrito Cautelar; A Posio do Cdigo de Processo Civil; Autonomia do Processo Cautelar; Caractersticas das Medidas Cautelares; Medidas Cautelares Tpicas e Atpicas; Aes Constitucionais; Mandado de Segurana; Ao Popular; Aes Coletivas; Procedimentos Especiais; Aes Possessrias; Inventrio e Partilha; Ao Discriminatria; Ao De Desapropriao; Lei de Execuo Fiscal (Lei n. 6.830/80); Ao civil pblica. Direito Ambiental: Direitos Coletivos e Interesses Difusos; Competncias Legislativas, Executivas e Judiciais para a Proteo Ambiental e Cultural; Juzos de Proteo Ambiental e cultural; Ao Popular; Ao Civil Pblica; Ao de Desapropriao; Ao Discriminatria; Aes Privadas auxiliares de proteo ambiental; Espaos Ambientais Protegidos e Unidades de Conservao; Sistema Nacional de Unidades de Conservao; Tombamento e Limitaes Ambientais; Bens Ambientais e Culturais; Patrimnio Ambiental, Cultural, Histrico, Artstico, Arqueolgico, Gentico; Proteo da Biodiversidade e da Sociodiversidade; Licenciamento Ambiental; Estudos de Impacto Ambiental - EIA; Relatrio de Impacto Ambiental -RIMA- Outros estudos e relatrios; Dano Pblico Ambiental e Cultural; Responsabilidade Civil dos particulares e do Estado; Responsabilidade objetiva; Histrico; Crimes Ambientais; Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica; Legislao sobre guas; Direito Ambiental do Trabalho. DIREITO EMPRESARIAL: Empresa e empresrio; Estabelecimento empresarial; Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar n 48, de 10.12.84, Lei n. 9.317, de 5.12.96, Lei n. 9.841, de 5.10.99); Direito Societrio: Cdigo Civil de 2002: Sociedade empresria: a) conceito de sociedade; b) formao e diviso do capital; c) responsabilidade dos scios; d) personalidade jurdica; e) desconsiderao da personalidade jurdica; f) classificao das sociedades; g) constituio das sociedades.Das sociedades em espcie: a) sociedade em comum; b) sociedade em conta de participao; c) sociedade simples; d) sociedade em nome coletivo; e) sociedade em comandita simples; f) sociedade limitada; g) sociedade annima (constituio, espcies, formao, aumento e reduo do capital social, ttulos de sua emisso, direitos e obrigaes dos acionistas e do controlador, responsabilidade dos Administradores); h) sociedade em comandita por aes. A sociedade de economia mista e suas peculiaridades. Ligaes Societrias: a) sociedade controladora; b) sociedades coligadas; c) subsidiria integral; d) grupo societrio; e) consrcio. Ttulos de crdito: Cdigo Civil de 2002 e Lei Uniforme: a) caractersticas de ttulos de crdito; b) circulao dos ttulos de crdito; c) conceito de ttulo de crdito; d) requisitos essenciais e no essenciais. Classificao dos ttulos de crdito: a) ttulos de crdito nominativos; b) ttulos de crdito ao portador; ttulos de crdito ordem. Institutos cambirios: a) aval; b) endosso; c) protesto (Lei n. 9.492, de 10.09.97); d) aceite. 6.3 Ttulos de crdito em espcie: a) letra de cmbio; b) nota promissria; c) duplicata; d) cheque; e) debntures. Recuperao judicial, extrajudicial falncia do empresrio e da sociedade empresria (Lei n. 11.101 de 9 de fevereiro de 2005): Disposies preliminares e comuns recuperao judicial e falncia: a) verificao e da habilitao de crditos; b) administrador judicial e comit de credores; c) assemblia geral de credores. Recuperao judicial: a) objetivo; b) legitimidade ativa; c) requisitos; d) crditos abrangidos e excees; e) meios para a obteno da recuperao da empresa; f) pedido e processamento da recuperao judicial; g) plano de recuperao judicial.Recuperao judicial das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte: plano especial. Recuperao extrajudicial. Convolao da recuperao judicial em falncia. Falncia: a) objetivo; b) juzo universal; c) efeito da sentena em relao s dvidas; d) classificao dos crditos e ordem de preferncia; Procedimento e decretao da falncia; f) direitos e deveres do falido; g) autofalncia; h) efeitos da decretao da falncia sobre as obrigaes do devedor; i) Aes

52/60

falimentares. DIREITO DO CONSUMIDOR: Direito do Consumidor (Lei n. 8078, de 11 de setembro de 1990). Direitos Bsicos do Consumidor. Conceitos de consumidor. Conceito de fornecedor. Da responsabilidade pelo fato do produto e do servio. Decadncia e prescrio. Desconsiderao da personalidade jurdica. Das prticas comerciais e da proteo contratual: a) oferta; b) publicidade; c) das prticas abusivas; d) cobrana de dvidas; e) bancos de dados; f) regras gerais de proteo do consumidor em relao ao contrato; g) garantia legal e contratual; h) contrato de adeso. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Arquiteto e Urbanista Projeto de Arquitetura. Mtodos e tcnicas de desenho e projeto. Programao de necessidades fsicas de atividades e layouts. Controle ambiental de edificaes (trmico, ventilao, acstico e luminoso). Esquadrias. Desenvolver projetos de edificaes, espaos arquitetnicos, paisagismo, estudos luminotcnicos, estudos de topografia e movimentao de terra (corte/aterro/compensao). Anlise de ergonomia. Compatibilizar projetos de arquitetura, suas especialidades e complementares. Especificaes de materiais. Conhecimento das legislaes pertinentes aos objetos afins da empresa, sobre licitaes, contratos e que regulamentam a profisso de Arquiteto com a nova Lei 12.378/2010 que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR, desvinculando os arquitetos do antigo sistema CONFEA/CREA. NBR 9050/2004 - Acessibilidade Universal e NBR 9077/2001 - Sadas de Emergncia em Edifcios. Analisar e interpretar projetos complementares de: sondagens, fundaes, estruturas em concreto, ao, madeira, instalaes eltricas, de telefonia, dados, voz, telemtica, som, sistema de deteco de fumaa, sistema de TV e vdeo vigilncia, alarmes, instalaes hidrossanitrias, preveno contra incndio, elevadores, ventilao e exausto, ar condicionado, impermeabilizao e cobertura. Servios de saneamento: sistemas de coleta de guas pluviais. Instalaes prediais de gua potvel. Instalaes de gua fria e quente, de gua gelada e filtrada. Drenagem. Instalaes especiais: tanques e caixas de gua e sistemas pressurizados. Esgotos sanitrios Produo tcnica e especializada, servios de consultoria e assessoria. Desenvolver estudos de viabilidade tcnico/financeira. Elaborar planos diretores. Ordenar uso e ocupao do territrio. Elaborar vistorias e laudos periciais. Noes de sustentabilidade, meio ambiente e suas legislaes especficas. Planejamento, Gesto e Fiscalizao de obras e servios. Oramento, cronograma fsico/financeiro, levantamento de quantitativos e qualitativos e composio de custos. Padronizao, mensurao e controle de qualidade. Execuo e fiscalizao de obra e servio tcnico. Execuo de instalao, montagem e reparo. Estudos de viabilidade tcnico-financeira. Construo e organizao do canteiro de obras. Informtica aplicada arquitetura, conhecimento de ferramentas de trabalho baseadas em plataformas Windows, Linux, Autocad 2D e 3D, Word, Excel, Project e Powerpoint. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Conhecimentos das novas certificaes quanto ao aspecto da sustentabilidade e eficincia energtica de edificaes - Selos nacionais AQUA e Procel Edifica e selo LEED/GBC-Brasil. Conhecimentos dos conceitos da arquitetura bioclimtica e de interpretao e aplicao de cartas solares. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do cargo/especialidade. Bilogo Ecologia Geral. Limnologia. Ficologia. Microbiologia de gua, esgoto e resduos slidos. Gesto de recursos hdricos. Legislao ambiental (Portaria 518 MS, CONAMA 357, etc.). Indicadores de qualidade de gua. Coleta e preservao de amostras de gua, esgoto e lodo. Controle de qualidade em anlises laboratoriais. Metodologia padro para anlise fsica, qumica e biolgica de gua e esgoto. Mtodos analticos para algas e cianobactrias. Controle e monitoramento de eutrofizao e espcies invasoras. Conhecimento da NBR ISO-IEC 17025 e fundamentos tericos dos componentes dos resultados de medies; exatido, repetitividade, reprodutibilidade, desvio padro, incerteza de medio, erros e correo. Princpios metodolgicos de anlises aplicados em gua, esgoto e lodo, para atendimento Portaria 2914/2011 MS, Conama 357/2005, Conama 375/2006, Conama 396/2008 e Conama 430/2011. Mtodos analticos microbiolgicos para gua, esgoto e lodo. Identificao em amostras de gua Giardia e Cryptosporidium Doenas de veiculao hdrica. Princpios bsicos da biossegurana para laboratrio de microbiologia/hidrobiologia. Mtodos analticos de identificao e contagem de cianobactrias e deteco de cianotoxinas. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Bioqumico Conhecimento da NBR ISO-IEC 17025 e fundamentos tericos dos componentes dos resultados de medies; exatido, repetitividade, reprodutibilidade, desvio padro, incerteza de medio, erros e correo. Princpios

53/60

metodolgicos de anlises aplicados em gua, esgoto e lodo, para atendimento Portaria 2914/2011 MS, Conama 357/2005, Conama 375/2006, Conama 396/2008 e Conama 430/2011. Mtodos analticos microbiolgicos para gua, esgoto e lodo. Identificao em amostras de gua Giardia e Cryptosporidium Doenas de veiculao hdrica. Princpios bsicos da biossegurana para laboratrio de microbiologia/hidrobiologia. Mtodos analticos de identificao e contagem de cianobactrias e deteco de cianotoxinas. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do cargo/especialidade. Contador Contabilidade Geral; Princpios fundamentais de contabilidade; Sistematizao e contabilizao das operaes comerciais; Sistematizao e contabilizao das operaes financeiras; Depreciao, amortizao e exausto; Provises; Reservas; Demonstraes contbeis obrigatrias Lei n 6.404/76 e suas alteraes constantes na Lei n 11.638/2007; Normas Contbeis da CVM Comisso de Valores Mobilirios, Pronunciamentos da CPC Comit de Pronunciamentos Contbeis e Normas Brasileiras de Contabilidade do CFC Conselho Federal de Contabilidade; Demonstraes contbeis adicionais para investidores; Publicao das demonstraes contbeis; Investimentos Mtodo da equivalncia patrimonial; Ganhos ou perdas de capital; Transao entre partes relacionadas; Remunerao do capital prprio; Demonstraes financeiras consolidadas; Anlise EconmicoFinanceira; Elementos fundamentais para anlise das demonstraes financeiras; Objetivo de anlise de balanos; Tcnicas de anlise de balanos; Padronizao das demonstraes; Avaliao do desempenho empresarial; Mecnica e anlise dos ndices financeiros; Anlise atravs de ndices; Descrio detalhada dos ndices; ndices padro; Anlise horizontal/vertical; Tpicos especiais de anlise de balano; ndices de avaliao de aes; ndices de prazos mdios: a dinmica da empresa; Anlise do capital de giro; Alavancagem financeira e as diversas taxas de retorno; Anlise da gesto do lucro; Desdobro das taxas de retorno; Integrao das tcnicas de anlise; Capital: investimento operacional em giro e capital de giro; Gesto dos investimentos no giro dos negcios; Contabilidade de Custos Terminologia contbil e de custos; Princpios de avaliao de estoques; Classificao e nomenclatura de custos; Esquema bsico da contabilidade de custos; Critrio e mtodos de rateio dos custos; Custos para deciso; Anlise do equilbrio e planejamento de custo volume lucro; Custos para controle e gesto de negcios; Oramento empresarial; Implantao de sistemas de custos. Direito: noes de Direito Civil (desapropriaes, servido, posse, propriedade, indenizao); noes de Direito Processual (prova pericial, perito, assistente tcnico, laudo pericial e quesitos); noes de percias judiciais contbeis; noes de clculos judiciais (cveis e trabalhistas). Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Economista A Introduo Economia, Sistemas Econmicos, Introduo a Microeconomia, Bens, Servios e Fatores de Produo, Estrutura de mercado, Introduo macroeconomia, Conceitos macroeconmicos, Polticas macroeconmicas,Teorias inflacionrias, Conceito de Renda Sua Repartio, Salrio, Juros e Lucros, Impostos, Produto Nacional, Renda e Emprego, Consumo, Poupana e Investimento, Noes de Contabilidade Nacional. Formao Econmica do Brasil, Estrutura e Organizao de Mercados, Economia Brasileira Contempornea, Economia do Setor Pblico, Economia Monetria, Anlise Econmico-Financeira, Desenvolvimento Scio-Econmico, Teoria dos Ciclos Econmicos, Anlise Econmica de Investimentos, Economia Paranaense, Histria do Pensamento Econmico, Economia Internacional. - Estatstica / Indicadores de desempenho; Anlise de ndices, custos; Gesto de Contratos; Direito bsico - Legislao ( direito publico e privado); Economia Ambiental (sustentabilidade ambiental). Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do cargo/especialidade. Engenheiro Agrnomo Interpretao e aplicao da Resoluo Conama n 357 de 17 de maro de 2005 e Resoluo Conama 430, de 13 de maio ds 2011.Origem, razo e interpretao do Cdigo Florestal (lei n 4.711 de 15/09/75); Interpretao e aplicao da Lei Federal n 7.803/89, Decreto Estadual n 387/99, Portaria IAP n 233/04 quanto a averbao de reserva legal; Interpretao e aplicao da Resoluo CONAMA n 375/06, Resoluo CONAMA n 380/06 e Resoluo SEMA 021/09 quanto ao uso agrcola de lodo de esgoto; Interpretao da Legislao de Recursos Hdricos Lei Federal n 9.433/97; Lei Estadual n 12.726/99 e Decretos que estruturam a Gesto de Recursos Hdricos no Estado do Paran; Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrogrficas: Introduo hidrologia ; Ciclo hidrolgico; Escoamento; Evaporao e evapotranspirao; Delimitao de bacias hidrogrficas em cartas planialtimtricas; Curva hipsomtrica; Curva de declividade; Clculo dos principais coeficientes caractersticos das bacias hidrogrficas; Diviso da bacia hidrogrfica segundo a declividade dos solos; Delimitao das reas

54/60

de utilizao especial e proteo permanente; Sementes e Viveiros Florestais: Morfologia, colheita, beneficiamento e armazenamento de sementes florestais; Testes fsicos e qumicos de determinao da qualidade das sementes; Vigor de sementes; Quebra de dormncia; Viveiros florestais: tipos, escolha do local, preparo do canteiro; Semeadura; Repicagem; Poda de razes e rea; Densidade; Adubao; Estudos dos padres da qualidade das mudas; Planejamento econmico do viveiro; Aspectos scio-econmicos; Generalidades sobre o lixo no Brasil; Gerenciamento; Classificao, composio, peso especfico, gerao per capita dos resduos; Tipos de geradores de resduos; Gesto integrada de resduos slidos; Tratamento; Disposio final; Seleo de reas, operao, generalidades de aterros sanitrios, clculo de volume e vida til de aterros sanitrios; Avaliao de impacto ambiental: conceitos bsicos metodologia geral identificao dos elementos medidas de mitigao; Ecologia: Histrico; A biosfera e seu equilbrio; Efeitos da tecnologia sobre o equilbrio ecolgico; Poluio; Preservao e conservao dos recursos naturais; Variabilidade e diversidade das espcies vegetais; Fatores do meio ambiente; Ciclagem de nutrientes; A comunidade e o ecossistema agrcola; Competio; Sucesso e rotao de culturas; Zoneamentos ecolgicos; Sistemtica vegetal: Classificao e nomenclatura (taxonomia vegetal); Solos: Gnese; Morfologia e classificao; Qumica, fsica e biologia do solo; Fertilidade e fertilizantes; Levantamento; Manejo e conservao do solo; Climatologia e Meteorologia Agrcola: Atmosfera; Sistema sol-terra; Temperatura; Presso; Umidade; Vento; Nuvens; Massas de ar e frentes; Observaes meteorolgicas; Relaes planta-atmosfera; Balano de energia; Microclima; Classificaes climticas; Conservao da Natureza e Paisagismo: Recursos naturais renovveis; Planejamento de ocupao e uso da terra; Mananciais hdricos; Impacto ambiental e reas degradadas; Conservao e manejo de fauna; Manejo de reas silvestres; Paisagismo e arborizao; Parques e recreao; Difuso e Comunicao Rural: Introduo extenso agrcola; Teorias econmicas; Evoluo histrica e mudanas no meio rural; Meio Ambiente; Atividades econmicas industrializao; A questo agrria; Atividade agrcola junto ao pequeno produtor; Tcnicas de comunicao; Anlise de custos e benefcios do setor agrcola; Bases para uma estratgia de extenso. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies de cargo/especialidade. Engenheiro Ambiental Legislao: Lei n 6938 de 31/08/1981: Poltica Nacional do Meio Ambiente; Lei n 8666, de 21/06/93: Licitaes e Contratos da Administrao Pblica e suas alteraes; Lei n 8987 de 13/02/1996 e Lei n 9074, de 7/07/95: Concesses de servios pblicos e de obras pblicas; Lei Federal n 9433 de janeiro/97: Poltica Nacional de Recursos Hdricos; Lei Federal n 9605 de 12/02/1998: Lei de crimes ambientais; Resoluo CONAMA n 001/86: EIA/RIMA; Resoluo CONAMA n 357 de 17/03/2005; Resoluo CONAMA n 237/97: Licenciamento Ambiental; Resoluo CONAMA n 404/08: Licenciamento ambiental de aterro sanitrio de pequeno porte; Resoluo CONAMA n 430/2011, que dispe sobre condies e padres de lanamento de efluentes; Resoluo CONAMA n 01/1990, que dispe sobre a poluio sonora; Lei Estadual n 12493 de 22/01/99: Resduos Slidos no Estado do Paran; Lei Estadual n 12.726 de 26/11/1999; Lei Estadual n 13.448 de 11/01/2002; Responsabilidade civil por danos ambientais; Lei n 11.107, de 06/04/2005: Lei dos consrcios pblicos; Lei n 11.445 de 05/07/2007: Diretrizes nacionais para o saneamento bsico; Lei n 12.305 de 02/08/2010: Poltica Nacional de Resduos Slidos; Normas Tcnicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas: NBR 10.004:2004 - Classificao dos resduos slidos; NBR 13.896 - Aterro de Resduos No Perigosos - Critrios para Projeto, Implantao e Operao; NBR 13.895 - Construo de Poos de Monitoramento e Amostragem; NBR 9.897 - Planejamento de Amostragem de Efluentes Lquidos e Corpos Receptores; Norma NBR ISO 14001 de dezembro/2004; Norma NBR ISO 19011 de abril/2012; Aspectos Ambientais; Fundamentos do desenvolvimento sustentvel; Ecologia geral; Noes de anlise social e econmica de projetos; Gesto integrada de resduos slidos; Gesto consorciada de aterros sanitrios; Tratamento de lixiviados de aterros; Tratamento e aproveitamento energtico de biogs; Atualidades sobre catadores e associaes de catadores de materiais reciclveis; Acondicionamento, coleta, transporte e tratamento de Resduos Slidos; Poltica Nacional de Resduos Slidos; Contexto atual dos Resduos Slidos no Brasil; Noes de projeto e dimensionamento de aterros sanitrios; Caracterizao de resduos; Avaliao de impacto ambiental: conceitos bsicos metodologia geral identificao dos elementos medidas de mitigao. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Engenheiro Cartogrfico 1 - Cartografia bsica: 1.1 - Conceitos. 1.2 - Representao da Terra no plano. 1.3 - Sistemas de coordenadas. 1.4 - Projees cartogrficas. 1.5 - Projeo UTM. 1.6 - Coleta direta e indireta de dados. 1.7 - Cartografia temtica. 1.8 - Leitura de cartas e mapas. 2 Topografia: 2.1 - Conceitos. 2.2 - Medida de distncias e ngulos. 2.3 - Orientao. 2.4 - Posicionamento planimtrico e altimtrico. 2.5 - Levantamentos planialtimtricos. 2.6 -

55/60

Locao. 2.7 - Terraplenagem. 2.8 - Clculo de reas e volumes. 2.9 - Diviso de reas. 2.10 - Levantamento para fins estatsticos. 2.11 - Instrumentos e mtodos de medio. 2.12 Normalizao da ABNT. 3 Cadastro: 3.1 - Conceito de cadastro imobilirio, finalidades e importncia. 3.2 - Tcnicas cadastrais. 3.3 - Cadastro rural e urbano. 4 - Construo de cartas: 4.1 - Plano geral de construo de cartas. 4.2 - Coleta de dados. 4.3 Concepo e projetos de cartas no topogrficas. 4.4 - Arquivamento de cartas. 5 Fotogrametria: 5.1 Conceitos. 5.2 - Noes de tcnica fotogramtrica. 5.3 - Modelo estereoscpico: obteno, uso, geometria. 5.4 Fundamentos matemticos da fotogrametria. 5.5 - Erros na fotogrametria. 5.6 - Aerotriangulao. 5.7 Ortofotocartas. 5.8 - Cobertura aerofotogramtrica. 6 - Clculo de ajustamento: 6.1 - Teoria dos erros de observao. 6.2 - Princpio do mtodo dos mnimos quadrados. 6.3 - Elipse e elipside de erros. 6.4 Propagao dos erros. 6.5 - Classificao dos modelos de ajustamento. 6.6 - Anlise do resultado do ajustamento. 7 - Astronomia de posio: 7.1 - Definies fundamentais. 7.2 - Elementos de trigonometria esfrica. 7.3 - Sistemas de coordenadas astronmicas. 7.4 - Sistemas de tempo. 7.5 - Variaes das coordenadas celestes. 7.6 - Determinaes astronmicas locais (ou expeditas) e de preciso (ou 2. ordem). 8 Geodsia: 8.1 - Conceitos. 8.2 - Modelos terrestres. 8.3 - Geometria do elipside. 8.4 - Sistemas de referncia. 8.5 - Datum. 8.6 - Transporte de coordenadas. 8.7 - Determinao do elipside. 8.8 - Sistema de coordenadas: SAD 69, WGS 84. 8.9 - Mtodos de medida e posicionamento em geodsia. 8.10 - Geodsia celeste. 8.11 - Estabilidade das estruturas geodsicas. 9 - Posicionamento por GNSS: 9.1 - Conceitos sobre GNSS. 9.2 - Caractersticas gerais. 9.3 - Estrutura do sinal GNSS. 9.4 - Clculo das coordenadas do receptor. 9.5 - PDOP. 9.6 - Tcnicas de levantamento: estticas e dinmicas. 9.7 - Mtodos diferenciais. 9.8 - Definio e uso de RTK. 9.9 DGPS; RTK e WADGPS. 9.10 - Vantagens dos mtodos. 9.11 - Limitaes operacionais. 9.12 - Fontes de erros GPS. 9.13 Degradao da preciso. 9.14 - Tipos de receptores: principais caractersticas de um receptor. 9.15 - Aplicaes de GPS. 10 - Cartografia automatizada: 10.1 - Elementos matemticos de computao grfica. 10.2 - Estrutura de computao grfica.10.3 - Mtodos digitais. 10.4 - Cartografia digital: conceito. 10.5 - Tecnologia de produo cartogrfica. 10.6 - Dispositivos para entrada e sada de dados cartogrficos. 10.7 - Estruturas de dados cartogrficos e no cartogrficos. 10.8 - Anlise cartogrfica. 11 - Sistemas de informaes geogrficas SIGs: 11.1 - Fundamentos em SIGs. 11.2 - Elementos de SIG. 11.3 - Geoprocessamento. 11.4 - Aquisio de dados espaciais. 11.5 - Qualidade de dados e dos mapas digitais. 11.6 - Aplicaes em SIG. 11.7 - Gerao de bases de dados digitais. 11.8 - Anlise espacial. 12 - Interpretao de imagens: 12.1 - Feies bsicas. 12.2 Interpretao de fotografia areas, imagens de radar, imagens a nvel orbital. 13 - Processamento de imagens: 13.1 - Conceitos: formatos, estatstica e descrio da imagem. 13.2 - Caractersticas. 13.3 - Tipos de imagem e imageamento. 13.4 - Fundamentos matemticos e estatsticos do processamento digital. 13.5 - Reconhecimento de padres e anlise de imagens. 14 - Sensoriamento remoto: 14.1 - Conceitos. 14.2 - Princpios gerais: princpios fsicos, nveis de aquisio de dados. 14.3 - Comportamento espectral de alvos. 14.4 - Mtodos de extrao de informaes. 14.5 - Principais sistemas sensores e produtos. 14.6 - Fundamentos de interpretao: interpretao visual e tratamento digital. 15 Softwares: 15.1 Conhecimento bsico em AUTOCAD Map. 14.2 Conhecimento bsico em ARCGIS for Desktop. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do cargo/especialidade. Engenheiro Civil Informtica: ferramentas para manipulao de arquivos; Editor de textos; Editor de planilhas; Internet; Autocad 2002, MicroStation, ferramentas para acompanhamento de projetos (MS Project, Primavera, etc); Estatstica: variveis aleatrias e suas distribuies de probabilidade (principais distribuies discretas e contnuas); Topografia: fundamentos de Topografia (medies, clculos e representaes de ngulos e distncias); Planimetria; Altimetria; Curvas de nvel; Escalas; Instrumentos topogrficos; Taqueometria; Desenho topogrfico; Nivelamento; Clculo de reas e volumes; Locao de projetos; Mecnica dos fluidos; Esttica dos fluidos; Cinemtica dos fluidos; Escoamento dos fluidos incompressveis; Quantidade de movimento; Escoamento dos fluidos reais; Semelhana e anlise dimensional; Clculo de condutos; Escoamento permanente em canais; Medidas de escoamento; Escoamento de fluidos ideais compressveis; Recursos hdricos; Ciclo hidrolgico; Balano hdrico; Meteorologia; Mtodos hidrolgicos; Cheias; Estiagens; Obras hidrulicas (barragens e vertedouros); Saneamento ambiental; A biosfera e seu equilbrio; Fatores que comprometem a salubridade ambiental; Efeitos da tecnologia sobre o equilbrio ecolgico; A preservao dos recursos naturais; Estruturao e reestruturao sanitria das cidades; Qualidade da gua; Noes de tratamento de gua para abastecimento; Dimensionamento de sistemas pblicos de abastecimento de gua para zona rural e urbana; Sistemas de tratamento de esgoto; Estruturas; Diagramas de esforos em vigas e prticos planos de estruturas isoestticas; Dimensionamento de estruturas de concreto aramado (flexo de vigas, toro de vigas, flexo de lajes, toro de lajes, pilares); Patologia das estruturas de concreto armado; Tcnicas de recuperao e reforo de estruturas de

56/60

concreto; Manuteno preventiva das estruturas; Estruturas metlicas; Estruturas de madeira; Estruturas de concreto pretendido; Estruturas pr-moldadas; Fundaes: tipos de fundaes; Dimensionamento, aplicao e execuo de fundaes; Rebaixamento do lenol fretico e recalque de fundaes; Mecnica dos solos; Geologia; Investigaes geotcnicas; Anlise granulomtrica; ndices fsicos; Compactao dos solos; Classificao dos solos; Distribuio de presso nos solos; Permeabilidade dos solos; Resistncia ao cisalhamento dos solos; Empuxos de terra e contenes; Estabilidade de taludes; Noes de Direito Civil (desapropriaes, servido, posse, propriedade, indenizao); Noes de Direito Processual (prova pericial, perito, assistente tcnico, laudo pericial, quesitos); Noes de Percias judiciais, avaliatrias de imveis. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do cargo/especialidade. Engenheiro de Controle e Automao Desenho tcnico assistido por computador: CAD para aplicao eletro/eletrnica; noes de simulao grfica; Instrumentos bsicos de medio linear, angular e posio; dispositivos de controle dimensional; simbologia eletro/eletrnica; comandos eltricos; comandos de reverso e partida estrela-tringulo; eletro-pneumtica (simbologia, vlvulas e interpretao de circuitos); eletro-hidralica: normas, simbologia, motores, bombas, vlvulas proporcionais e de controle; Circuitos lgicos; Controle de sistemas eletromecnicos; Eletrnica para automao industrial: componentes eletrnicos e optoeletrnicos; transdutores inteligentes; eletrnica de baixa potncia: circuitos analgicos e digitais; microcomputadores e microcontroladores; eletrnica de potncia; circuitos de alta e baixa tenso; controladores de velocidade; motores CC; motores: passo, lineares e CA; inversores de freqncia; sistemas servocontrolados; Sistemas fluidomecnicos; Dispositivos eletro-mecnicos: sistemas de atuao (acionamentos eltricos, hidrulicos e pneumticos); circuitos eletrohidrulicos e eletropneumticos industriais; sensores, transdutores e atuadores; controladores lgicos programveis; dispositivos de segurana; Controle de sistemas: simbologia; malhas de controle; ganho proporcional, integral e derivativo (PID); noes de controle avanado; Instrumentao bsica: multmetros, osciloscpios analgicos e digitais, analisadores lgicos digitais; caractersticas estticas e dinmicas dos instrumentos e sensores; Fundamentos da engenharia da qualidade; Redes de comunicao em ambiente industrial: comunicao digital (mtodos fsicos de transmisso, topologias e controle de acesso); modelo de camadas ISO/OSI; Protocolos de redes industriais: ethernet industrial, modbus, profibus, AS-I interface; Instrumentao industrial: medio de vazo, presso, nvel, temperatura e analisadores de processo; instrumentos e aplicao; Controladores Lgicos Programveis: arquitetura, aplicaes, linguagem de programao, integrao com processos (eltricos, eletropneumticos/hidrulicos, instrumentao); Sistemas supervisrios: arquitetura e aplicao; Administrao dos sistemas de produo: tcnicas. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Engenheiro de Segurana do Trabalho o Lei n . 6514/1977 e suas ulteriores atualizaes: CLT, Captulo V, Ttulo II Da Segurana e Medicina do o Trabalho. Portaria MTb n . 3214/1978 e suas atualizaes: Normas Regulamentadoras. Normas de Higiene o o Ocupacional (NHO) da Fundacentro. Lei n . 8213/1991 e Decreto n . 3048/1999 e suas atualizaes: acidente do trabalho e atividades especiais. ABNT NBR 14280:2001: Cadastro de acidente do trabalho procedimento e classificao. ABNT NBR 9061:1985: Segurana de escavao a cu aberto procedimento. ABNT NBR 14787:2001: Espao confinado Preveno de acidentes, procedimentos e medidas de proteo. ABNT NBR 15481 Transporte rodovirio de Produtos Perigosos requisitos mnimos de segurana. ABNT NBR 7500:2012 Identificao para transporte terrestre, manuseio, movimentao e armazenamento de produtos. Sistema de Gesto de Segurana e Sade Ocupacional conforme OSHAS 18.001:200. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Engenheiro Eletricista Clculo diferencial e integral; geometria analtica; lgebra linear; mtodos numricos; fsica geral; estatstica e probabilidade; circuitos eltricos RL, RC e RLC; materiais eltricos industriais de alta e baixa tenso; dimensionamento de equipamentos eltricos de fora, proteo, comando e medio; projetos de sistemas industriais; clculo da queda de tenso; clculo de curto-circuito; projetos de sistemas de comando automtico, manual e de controle operacional; aplicao de conversores de freqncia, CLP e Soft-Startes; Anlise de projetos eltricos de fora, comando e proteo; Noes de mecnica dos fludos e hidrulica aplicada; Manuteno corretiva, preventiva e preditiva em sistemas eltricos industriais; Conhecimento de Normas de B.T. (ABNT NBR 5410:2004) e M.T. (ABNT NBR 14039:2005). Conhecimento sobre testes de transformadores de fora e motores; Inspeo de quadros de comando e cubculos; mquinas sncronas e assncronas;

57/60

transformadores; acionamentos; Segurana e Sade no Trabalho; Primeiros Socorros; Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva EPIs e EPCs; Segurana em Instalaes e servios de eletricidade - NR10, Conhecimento de AUTOCAD, Conhecimento de informtica bsica. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Engenheiro Florestal Ecologia Florestal: Histrico; A biosfera e seu equilbrio; Efeitos da tecnologia sobre o equilbrio ecolgico; Poluio; Preservao e conservao dos recursos naturais; Variabilidade e diversidade das rvores florestais; Fatores do meio ambiente florestal; Ciclagem de nutrientes; Stio; A comunidade e o ecossistema florestal; Competio; Sucesso florestal; Zoneamentos ecolgicos; Formaes florestais do Brasil; Antropologia Rural: Antropologia como cincia; A diversidade das sociedades humanas; Abordagens sociolgicas e antropolgicas do meio rural; Expanso do capitalismo e suas conseqncias na agricultura brasileira; Forma de relao de trabalho: campons e proletrio; Solos Florestais: Gnese; Morfologia e classificao; Qumica, fsica e biologia do solo; Fertilidade e fertilizantes; Levantamento; Manejo e conservao do solo para fins florestais; Climatologia e Meteorologia Florestal: Atmosfera; Sistema sol-terra; Temperatura; Presso; Umidade; Vento; Nuvens; Massas de ar e frentes; Observaes meteorolgicas; Relaes planta-atmosfera; Balano de energia; Clima florestal; Classificaes climticas; Legislao Agrria, Ambiental e de Recursos Hdricos: Origem, razo e interpretao do Cdigo Florestal (Leis Federais n 12.651 de 25/05/12 e n 12.727 de 17/10/12); Interpretao e aplicao da Resoluo Conama n 357 de 17/05/2005; Interpretao da Legislao de Recursos Hdricos Lei Federal n 9.433/97; Lei Estadual n 12.726/99 e Decretos que estruturam a Gesto de Recursos Hdricos no Estado do Paran; Sementes e Viveiros Florestais: Morfologia, colheita, beneficiamento e armazenamento de sementes florestais; Testes fsicos e qumicos de determinao da qualidade das sementes; Vigor de sementes; Quebra de dormncia; Viveiros florestais: tipos, escolha do local, preparo do canteiro; Semeadura; Repicagem; Poda de razes e rea; Densidade; Adubao; Estudos dos padres da qualidade das mudas; Planejamento econmico do viveiro; Conservao da Natureza e Paisagismo: Recursos naturais renovveis; Planejamento de ocupao e uso da terra; Mananciais hdricos; Impacto ambiental e reas degradadas; Conservao e manejo de fauna; Manejo de reas silvestres; Paisagismo e arborizao; Parques e recreao; Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrogrficas: Introduo hidrologia florestal; Ciclo hidrolgico; Distribuio das chuvas nas florestas; Infiltrao da gua nos solos florestais; Escoamento superficial nas florestas; Influncia das florestas no regime dos rios; Evaporao e evapo-transpirao; Delimitao de bacias hidrogrficas em cartas planialtimtricas; Curva hipsomtrica; Curva de declividade; Clculo dos principais coeficientes caractersticos das bacias hidrogrficas; Diviso da bacia hidrogrfica segundo a declividade dos solos; Delimitao das reas de utilizao especial e proteo permanente; Conhecimentos bsicos de Cartografia, Sensoriamento Remoto, GPS (GNSS) e Geoprocessamento: softwares livres; Difuso e Comunicao Florestal: Introduo extenso florestal; Teoria econmica; Evoluo histrica e mudanas no meio rural; Meio ambiente; Atividades econmicas industrializao; A questo agrria; Atividade florestal junto ao pequeno produtor; O papel das instituies florestais; Tcnicas de comunicao; Anlise de custos e benefcios do setor florestal; Bases para uma estratgia de extenso; Sinecologia: Comunidade florestal; Mudanas no ecossistema florestal; Competio; Tolerncia; Sucesso florestal; Conceito de climax; Efeitos de distrbios; A avaliao especial na floresta; Anlise dos ecossistemas florestais; Formaes florestais do Brasil e do mundo. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade Engenheiro Mecnico Clculo diferencial e integral univarivel; Clculo vetorial e matricial; Resistncia dos Materiais, trao e compresso em regime elstico, anlise de tenses e deformaes, estado plano de tenses; Forca cortante e momento fletor; Toro e momento torsor; Momento de inrcia de figuras planas; Elementos de mquinas; Seleo e dimensionamento de sistemas de transmisso por acoplamentos, engrenagens, correntes e correias; Seleo e dimensionamento de mancais; Sistemas de unidades; Seleo, operao e instalao de bombas centrfugas, moto-bombas e ventiladores; Clculo da potncia e do rendimento; Curvas caractersticas e especificao de bombas, moto-bombas e ventiladores; Tubulaes, meios de ligaes, vlvulas e acessrios; Perda de carga em tubulaes; Desenho de tubulaes; Operao, seleo e instalao de vlvulas; Noes de processos de fabricao; Planejamento e controle de produo e gerenciamento de obras; Planejamento da manuteno; Manuteno preventiva, preditiva e corretiva; Resistncia de materiais; Elementos de mquina; Sistemas de unidade; Especificao e seleo de motobombas; Tubulaes, meios de ligao, vlvulas e acessrios; Noes de processos de fabricao ISSO 9001/2008 (itens 4.2.4; 7.4.3; 7.5.3; 7.6; 8.2.2);

58/60

Metalografia de materiais ferrosos, interpretao de resultados. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do cargo/especialidade. Engenheiro Qumico Estatstica; Instalaes prediais hidrulicas, de gua fria e de esgoto sanitrio; Planejamento e controle de obras; Higiene e segurana no trabalho; Conhecimento de Informtica: Windows, Word, Excel, Power Point, Autocad; Hidrulica e hidrometria; Hidrologia estiagem e enchentes; Qumica orgnica; Qumica inorgnica; Projetos de obras hidrulicas e sanitrias; Noes de biologia. Equipamentos de proteo individual e coletivo frequentemente utilizados em laboratrio de gua e esgoto. Conhecimento da NBR ISO-IEC 17025 e fundamentos tericos dos componentes dos resultados de medies; exatido, repetitividade, reprodutibilidade, desvio padro, incerteza de medio, erros e correo Fundamentos tericos das tcnicas de anlise: potenciometria, gravimetria, turbidimetria, titulometria, espectrofotometria UV / visvel e emisso tica por plasma induzido, cromatografia gasosa com detector de massa, cromatografia lquida com detector de massa e cromatografia inica. Princpios metodolgicos de anlises aplicados em gua, esgoto e lodo para atendimento Portaria 2914/2011 MS, Conama 357/2005, Conama 375/2006, Conama 396/2008 e Conama 430/2011. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Engenheiro Sanitarista Legislao: Lei n 6938 de 31/08/1981: Poltica Nacional do Meio Ambiente; Lei n 8666, de 21/06/93: Licitaes e Contratos da Administrao Pblica e suas alteraes; Lei n 8987 de 13/02/1996 e Lei n 9074, de 7/07/95: Concesses de servios pblicos e de obras pblicas; Lei Federal n 9433 de janeiro/97: Poltica Nacional de Recursos Hdricos; Lei Federal n 9605 de 12/02/1998: Lei de crimes ambientais; Resoluo CONAMA n 001/86: EIA/RIMA; Resoluo CONAMA n 357 de 17/03/2005; Resoluo CONAMA n 237/97: Licenciamento Ambiental; Resoluo CONAMA n 404/08: Licenciamento ambiental de aterro sanitrio de pequeno porte; Resoluo CONAMA n 430/2011, que dispe sobre condies e padres de lanamento de efluentes; Resoluo CONAMA n 01/1990, que dispe sobre a poluio sonora; Lei Estadual n 12493 de 22/01/99: Resduos Slidos no Estado do Paran; Lei Estadual n 12.726 de 26/11/1999; Lei Estadual n 13.448 de 11/01/2002; Responsabilidade civil por danos ambientais; Lei n 11.107, de 06/04/2005: Lei dos consrcios pblicos; Lei n 11.445 de 05/07/2007: Diretrizes nacionais para o saneamento bsico; Lei n 12.305 de 02/08/2010: Poltica Nacional de Resduos Slidos; Normas Tcnicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas: NBR 10.004:2004 - Classificao dos resduos slidos; NBR 13.896 - Aterro de Resduos No Perigosos - Critrios para Projeto, Implantao e Operao; NBR 13.895 - Construo de Poos de Monitoramento e Amostragem; NBR 9.897 - Planejamento de Amostragem de Efluentes Lquidos e Corpos Receptores; Norma NBR ISO 14001 de dezembro/2004; Norma NBR ISO 19011 de abril/2012; Aspectos Ambientais; Fundamentos do desenvolvimento sustentvel; Ecologia geral; Noes de anlise social e econmica de projetos; Gesto integrada de resduos slidos; Gesto consorciada de aterros sanitrios; Tratamento de lixiviados de aterros; Tratamento e aproveitamento energtico de biogs; Atualidades sobre catadores e associaes de catadores de materiais reciclveis; Acondicionamento, coleta, transporte e tratamento de Resduos Slidos; Poltica Nacional de Resduos Slidos; Contexto atual dos Resduos Slidos no Brasil; Noes de projeto e dimensionamento de aterros sanitrios; Caracterizao de resduos; Avaliao de impacto ambiental: conceitos bsicos metodologia geral identificao dos elementos medidas de mitigao. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Gegrafo Cartografia, Conceitos gerais de Geoprocessamento, Softwares de SIG, GPS e Sensoriamento Remoto Intemperismo. Processos fluviais e aluviais. Conceitos de bacia hidrogrfica e clculos afins. Padres de drenagem e divisores de bacias Relevo: formas e tipos. Faixa de proteo nas reas de preservao ambiental Resoluo CONAMA: classificao das guas doces. Legislao Ambiental e Legislao de Recursos Hdricos. Planejamento ambiental, macro e micro bacias, unidades territoriais e conceitos. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Gelogo Hidrogeologia bsica: ciclo hidrolgico; geologia da ocorrncia das guas subterrneas; porosidade e permeabilidade; tipos de aquferos; hidrogeoqumica; parmetros hidrodinmicos de aqferos transmissividade e coeficiente de armazenamento. Hidrogeologia aplicada: hidrogeologia ambiental; remediao de reas contaminadas; gesto integrada de recursos hdricos; aspectos da legislao. Poos tubulares: locao de poos

59/60

tcnicas; projeto e construo de poos tubulares; mtodos e tcnicas de perfurao e manuteno; testes de bombeamento; hidrulica de poos. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Mdico do Trabalho Normas Regulamentadoras: Portaria 3214 junho de 1978; NR 07 Programa de Controle de Sade Ocupacional; NR 15 Atividades e Operaes Insalubres; NR 17 Ergonomia; NR 24 Condies Sanitrias de conforto nos locais de trabalho; NR 9 - Programas de Preveno de Riscos Ambientais, NR 33 - Segurana e Sade no Trabalho em Espaos confinados, NR 35 - Trabalho em altura; Legislao Previdenciria: Auxlio Doena; Auxlio Acidente; Aposentadoria Especial e Invalidez; Acidente do Trabalho e Doena Ocupacional; Patologias Ocupacionais: Dermatoses; Intoxicaes; Lombocitalgias; Tenossinovites; Doenas relacionadas ao trabalho de acordo com o Ministrio da Sade; Doenas Infecto-contagiosas; Atendimento Emergencial de acordo com ATLS (Advance Trauma Life Suport); Campanhas Educacionais; Cdigo de tica Mdica; Noes Bsicas de Informtica. Vacinao dos Trabalhadores; Psicopatologia do Trabalho; Trabalho noturno e em turnos; Atendimento Pr-Hospitalar; NTEP (Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio) Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade. Qumico Equipamentos de proteo individual e coletivo freqentemente utilizados em laboratrio de gua e esgoto; Fundamentos tericos dos componentes dos resultados de medies; exatido, repetitividade, reprodutibilidade, desvio padro, incerteza de medio, erros e correo; Fundamentos tericos das tcnicas de anlise: gravimetria, turbidimetria, espectrofotometria, cromatografia gasosa, cromatografia gasosa com detetor de massa e cromatografia lquida de alta resoluo; Princpios metodolgicos de anlises aplicados em gua e esgoto de: DBO teste de DBO 5 dias DQO dicromato de potssio fluxo aberto e de fluxo fechado com microdigesto; Fosfato cloreto estanoso e cido ascrbico; Detergentes aninicos Substncias reativas ao azul de metileno (MBAS); Sulfato Turbidimtrico. Equipamentos de proteo individual e coletiva frequentemente utilizados em laboratrio de gua e esgoto. Conhecimento da NBR ISO-IEC 17025 e fundamentos tericos dos componentes dos resultados de medies; exatido, repetitividade, reprodutibilidade, desvio padro, incerteza de medio, erros e correo. Fundamentos tericos das tcnicas de anlise: potenciometria, gravimetria, turbidimetria, titulometria, espectrofotometria UV / visvel e emisso tica por plasma induzido, cromatografia gasosa com detector de massa, cromatografia lquida com detector de massa e cromatografia inica. Princpios metodolgicos de anlises aplicados em gua, esgoto de DBO teste de DBO 5 dias; DBQ dicromato de postssio e de fluxo fechado com microdigesto; Fosfato cloreto estanoso e cido ascrbico; Detergentes aninicos Substncias reativas ao azul de metileno (MBAS) Turbidimtrico para atendimento Portaria 2914/2011 MS, Conama 357/2005, Conama 396/2008 e Conama 430/2011. Contedo especfico sobre temas contidos no resumo das atribuies do emprego/especialidade.

60/60

Vous aimerez peut-être aussi