Vous êtes sur la page 1sur 6

APLICAO DA LEI PENAL 1.

PRINCPIO DA LEGALIDADE Pelo princpio da legalidade, tambm chamado de princpio da reserva legal, uma pessoa somente pode ser processada e condenada, se anteriormente ao fato por ele praticado, existir uma lei que o considere como crime. Mesmo tratando-se de um fato imoral ou danoso, o agente no pode responder criminalmente pelo fato, mesmo que aps o cometimento do mesmo, venha uma lei a estabelec-lo como ilcito criminal. Somente a lei, portanto, pode estabelecer um fato como sendo criminoso e estabelecer a pena respectiva. Quanto a medida provisria, prevista no artigo 62, da Constituio Federal, denota-se que esta tem fora de lei enquanto no convertida em lei pelo Congresso, ou no revogada por outra lei ou medida provisria. No entanto, nos termos do prprio artigo 62, da Constituio (1 o, alnea b), vedada a edio de medidas provisrias sobre matria relativa a direito penal(...), dentre outras. Fundamento: Artigo 1, do Cdigo Penal: No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal Art. 5, inciso XXXIX, da Constituio Federal: No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal Artigo 5, inciso II, da Constituio Federal:

Ningum ser obrigado a fazer, ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude de lei O princpio da legalidade atinge no somente a descrio do fato ilcito, como tambm a pena por ele aplicada. Isto significa dizer, que no havendo pena definida para um tipo penal j existente, no poder o delinqente ser punido e tampouco responsabilizado penalmente. Outros princpios decorrem do princpio da legalidade e que so implcitos ao mesmos, tais como: Princpio da interveno mnima o direito penal somente deve intervir nos casos muito graves aos bens jurdicos, deixando os demais para soluo extrapenal. Princpio da proporcionalidade a estipulao da pena, deve ser proporcional ao crime previsto. Princpio da humanidade na execuo penal, o condenado deve ser reinserido na sociedade, com a participao dessa, buscando a recuperao do indivduo. Princpio da culpabilidade o agente deve responder pela ao praticada, e no por sua vida pregressa. 2.LEI PENAL NO TEMPO De modo geral, a lei rege os fatos praticados durante sua vigncia, o denominado princpio tempus regit actum. No entanto, a lei pode ter eficcia, mesmo no tendo mais vigncia, ou em razo de fatos ocorridos antes da sua entrada em vigor, quando ocorre a ultratividade e retroatividade da lei penal no tempo. RETROATIVIDADE, quando a lei aplicada a um fato ocorrido antes da sua vigncia;

ULTRATIVIDADE, quando uma lei aplicada, mesmo depois de j ter sido revogada. Conflito de leis penais quando um crime praticado na vigncia de uma lei e posteriormente outra lei entra em vigor, com redao mais benfica ou prejudicial. Para solucionar o conflito de leis penais, citam-se os princpios da lei penal no tempo, quais sejam: Novatio legis incriminadora aquela que torna tpico um fato anteriormente no previsto como crime. quando se cria uma nova figura penal, com punio (sano) para tanto. A lei nova, pelo princpio da anterioridade, no poder ser aplicada aos casos j ocorridos, mas to somente queles praticados aps sua entrada em vigor. Abolitio criminis ao contrrio da novatio legis incriminadora, a abolitio criminis ocorre quando a lei deixa de considerar crime, a prtica de determinado fato, at ento descrito como ilcito penal. Dispe o Cdigo Penal, artigo 2, que: Ningum pode ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria Por este princpio, aquele que praticar um fato que at ento era tido como criminoso, no estar mais incorrendo na prtica de qualquer crime. Da mesma forma, aquele que j tiver praticado o fato, enquanto ainda era tido como criminoso, no responder mais pelo mesmo, pela extino da punibilidade (artigo 107, III, CP). Trata-se, ento, da aplicao do princpio da retroatividade da lei mais benigna. No h mais interesse do Estado, em punir o infrator de determinado crime (ex-crime).

Essa disposio aplicada, ainda, para aqueles que j estejam cumprindo pena pela prtica deste crime (que j tenham sido julgados), extinguindo-se todos os efeitos penais. No entanto, apenas os efeitos penais so extintos, sendo que, se j houver sentena condenando um infrator por fato que a lei deixa de considerar crime, verifica-se que os efeitos civis da sentena penal, continuaro valendo (artigo 91, I, CP). Novatio legis in pejus aquela que prev situaes mais severas que a lei anterior, para os tipos penais j existentes. o caso de leis que aumentam a sano dos delitos, que estabelecem novas circunstncias agravantes ou causas de aumento de pena, que eliminam causas de diminuio da pena ou circunstncias atenuantes, por exemplo (Lei dos Crimes Hediondos). Aplica-se, neste caso, o princpio da irretroatividade da lei mais severa, previsto no artigo 5o, inciso XL, da Constituio, que diz: A lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru . Novatio legis in mellius ocorre quando entra em vigor, lei nova mais favorvel que a anterior. Pode a lei favorecer o agente convertendo a pena privativa de liberdade em restritiva de direitos, criando circunstncias atenuantes ou causas de diminuio da pena, etc. O fundamento legal o artigo 2, nico, do CP, que assim dispe: A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. o caso da Lei 9.714/98, que estabeleceu novas penas restritivas de direito, estendendo aos casos de recluso at quatro anos. CONJUGAO DE LEIS Somente com a anlise de um caso concreto, poder se estabelecer qual lei deve ser aplicada, o que importa, que a lei mais favorvel,

retroativa (abolitio criminis e novatio legis in mellius), ao contrrio da lei mais severa (novatio legis incriminadora e novatio legis in pejus). O que pode acontecer que uma lei beneficie o agente possibilitando a converso da pena para uma mais branda, mas prejudicar-lhe de outra forma, aumentando o tempo de cumprimento. Nesse caso, pode-se aproveitar apenas parte da lei, ou seja, aquela parte que melhor aproveitar ao agente. LEIS TEMPORRIAS E EXCEPCIONAIS As leis penais temporrias (que estabelecem o prazo para sua durao) e as leis penais excepcionais (vigentes apenas durante determinada ocasio de emergncia), possuem ultratividade, ou seja, aplicam-se aos fatos cometidos durante sua vigncia, mesmo depois de revogadas. No se aplica, nestes casos, o abolitio criminis, pois trata-se de uma exceo prevista na prpria legislao, nos termos do artigo 3, do Cdigo Penal, que assim dispe: A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. No se trata da falta de interesse do Estado em punir o agente, como acontece com a abolitio criminis, mas sim da desnecessidade da continuidade de vigncia da lei (cessao da situao de emergncia ou calamidade). A RETROATIVIDADE E A LEI PENAL EM BRANCO Quanto a lei penal em branco, ou seja, aquela que depende de complementao, tem de se fazer uma distino: 1.se a norma penal em branco tem carter excepcional ou temporrio, aplica-se a regra do artigo 3, do CP (ultratividade); 2.Se no possui este carter (excepcional ou temporrio), aplica-se o artigo 2, do CP (abolitio criminis).

TEMPO DO CRIME importante apurar o tempo do crime, para sabermos qual lei deve ser aplicada. Ou seja, qual lei estava em vigor, no momento do crime. O artigo 4., do Cdigo Penal, define que: Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado Assim, no caso do agente que praticou um crime na vigncia de uma lei, mas cuja consumao somente operou-se na vigncia de outra, dever-se- aplicar as regras dispostas na lei que estava em vigncia, no momento da ao (ou omisso), a no ser que a lei nova vier a favorecer o ru, ocasio em que essa ser aplicada. Existem casos, no entanto, que o crime permanente, ocorrendo confuso entre a ao e a consumao, como no caso do seqestro. Sobrevindo lei mais severa durante o tempo em que o infrator estiver com a vtima, ainda que outro tenha sido o momento inicial do constrangimento, aplica-se a lei mais severa.

Vous aimerez peut-être aussi