Vous êtes sur la page 1sur 16

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD SISTEMAS DE INFORMAO MDULO 7 IVANETE FERREIRA DA SILVA RA 979009

PORTIFLIO 01
Anlise de Sistemas II

........................................................................................................................................................... Guarulhos 2012

IVANETE FERREIRA DA SILVA

PORTIFLIO 01 Anlise de Sistemas II

Trabalho apresentado ao Curso Sistema de informao da Faculdade ENIAC para a disciplina Anlise de Sistemas II. Prof. Denilson

Guarulhos 2012

ATIVIDADE PROPOSTA
Para cada case : - Construir o Diagrama de Caso de Uso e tambm a sua documentao.

Estudo de Caso 01 Sistema para locadora de veculos


1- Diagrama de caso de uso

Sistema para locao de veculos


Cadastrar clientes * Cadastrar veculos * Registrar reservas * * * * * * * Registrar histrico do veculo

* Administrativo *

Verificar situao do veculo

Programar reviso

Consultar disponibilidade * Consultar histrico do cliente * * * * * * * Atendentes * Registrar veculos alugados Verificar CNH cliente * * * * Cliente Fsico ou Jurdico Alugar veculo * *

2 - Documentao ou detalhamento do caso de uso 2.1 - Caso de Uso: Cadastrar Clientes

Cadastrar clientes * *

Administrativo

a. Breve Descrio: o Processo de cadastramento de clientes para acelerar o atendimento e gerar histrico.

b. Atores: Administrativo. c. Pr-condies: o O cliente dever informar seus dados pessoais como nome, sexo, data de nascimento e endereo; o O cliente dever informar os dados de seus documentos como cpf ou cnpj e inscrio estadual. o O cliente dever informar seus meios de contato. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar os clientes cadastrados em sua ordem, mas tambm dever mostrar o resultado de busca por nome ou cdigo do cliente. e- Fluxo bsico o o o o o O administrador far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo. Preencher nome, cdigo, sexo, data de nascimento e endereo;

o Preencher o numero de documentao do cliente. Ser cadastrado os meios de contato como telefone e e-mail. o O administrador finalizar o cadastro clicando no boto cadastrar. Para busca o administrador digitar o cdigo ou nome do cliente procurado. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.2 Caso de Uso: Cadastrar Veculos


Cadastrar veculos * *

Administrativo

a. Breve Descrio: o Processo de cadastramento de veculos para facilitar o controle de estoque e localizar mais rapidamente o veculo procurado pelo cliente. b. Atores: Administrativo c. Pr-condies: o O veculo dever ter numero de placa. o O veculo dever ter numero do chassis, de motor, tipo e cor para registro no sistema.

d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar os veculos cadastrados em sua ordem, mas tambm dever mostrar o resultado de busca por modelo, categoria ou tipo. e- Fluxo bsico o o o o O administrativo far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo. Preencher placa, numero do chassis, de motor, tipo e cor e foto.

o O administrativo finalizar o cadastro clicando no boto cadastrar. Para busca, ser digitado o cdigo, tipo ou modelo do veculo procurado. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.3 - Caso de Uso: Registrar reservas

Registrar reservas * *

Administrativo

a. Breve Descrio: o Processo de registro de reservas, deixa em reserva o veculo requisistado pelo cliente na filial, dia e horrios pr agendados.

b. Atores: Administrativo. c. Pr-condies: o O veculo dever estar em condies mecnicas para ser alugado; o O veculo dever estar disponvel para locao; o O cliente dever estar cadastrado no sistema e com a CNH em dia. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar os registros cadastrados em sua ordem, mas tambm dever mostrar o resultado de busca por cpf ou cnpj do cliente e at mesmo tipo. e- Fluxo bsico o o o O administrativo far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o O administrativo finalizar o cadastro clicando no boto registrar. Para busca, ser digitado o cdigo do cliente, tipo ou modelo do veculo procurado. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.4 - Caso de Uso: Registrar histrico do veculo

Registrar histrico do veculo * *

Administrativo

a. Breve Descrio: o Processo de registro de histrico dos veculos, mostrar nmero de horas de uso, quilometragem total atual, quilometragem mdia diria e tabela de revises feitas. b. Atores: Administrativo. c. Pr-condies: o O veculo dever ser vistoriado entre as locaes; o Dever ser verificado quilometragens e desgastes; d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar os registros de histrico por data em sua ordem, mas tambm dever mostrar o tipo de veculo pela busca.

e- Fluxo bsico o o O administrativo far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o O administrativo finalizar o registro clicando no boto registrar. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.5 - Caso de Uso: Verificar situao do veculo

Verificar situao do veculo * *

Administrativo

a. Breve Descrio: o Processo para verificar a situao dos veculos mostrar se o veculo est em condies de ser locado e a data de sua ultima. b. Atores: Administrativo. c. Pr-condies: o O veculo dever ter sido vistoriado; o O veculo dever estar liberado; d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar os os veculos liberados por tipo e data em sua ordem, mas tambm dever mostrar o tipo de veculo pela busca. e- Fluxo bsico o o O administrativo far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o O administrativo far a busca do veculo desejado. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.6 - Caso de Uso: Programar reviso


Programar reviso * *

Administrativo

a. Breve Descrio: o Processo programar a reviso do veculo de acordo com o nmero de horas e kilometragem rodada. b. Atores: Administrativo. c. Pr-condies: o O veculo dever ter sido alugado anteriormente; o O veculo dever ter alcanado os requisitos para manuteno e vistoria. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar os veculos para reviso conforme a ordem de vencimento dos reuqisitos necessrios ou mesmo pela maior procura. e- Fluxo bsico o o O administrativo far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o O administrativo far a busca do veculo a ser revisado. o O administrativo agendar dia e horrio para ser feita a reviso. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.7 - Caso de Uso: Consutar disponibilidade

Consultar disponibilidade * * * *

Atendente

Cliente

a. Breve Descrio: o Processo permitir consultar a disponibilidade do veculo procurado pelo cliente.

b. Atores: Atendente, cliente. c. Pr-condies: o O veculo dever ter sido vistoriado; o O veculo dever estar liberado pela reviso; o O veculo no poder estar alugado. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar os veculos por tipo ou disponibilidade e- Fluxo bsico o o O atendente far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o O atendente far a busca do veculo procurado. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.8 - Caso de Uso: Consutar histrico do cliente

Consultar histrico do cliente * *

Atendente

a. Breve Descrio: o Processo permitir consultar o histrico do cliente para maior agilidade no atendimento.

b. Atores: Atendente. c. Pr-condies: o O cliente dever estar cadastrado no sistema e j ter alugado um veculo. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever trazer os dados principais dos clientes. e- Fluxo bsico o o O atendente far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o O atendente far a busca do cliente desejado por cdigo, cpf ou cnpj. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.9 - Caso de Uso: Verificar CNH do cliente

Verificar CNH cliente * * * *

Atendente

Cliente

a. Breve Descrio: o Processo permitir consultar a situao da CNH do cliente e data de vencimento.

b. Atores: Atendente, cliente. c. Pr-condies: o O cliente dever estar cadastrado no sistema e com os dados atualizados. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever trazer os dados da CNH dos clientes. e- Fluxo bsico o O atendente far o login no sistema. o O atendente far a busca do cliente desejado por cdigo, cpf ou cnpj. o O sistemas retornar os dados encontrados. o O atendente verificar a situao da CNH.

2.10 - Caso de Uso: Alugar veculo


Alugar veculo * * * *

Atendente

Cliente

a. Breve Descrio: o Processo permitir liberar o veculo a ser alugado assim como emitir nota e contrado de responsabilidade sobre o mesmo. b. Atores: Atendente, cliente. c. Pr-condies: o O cliente dever estar cadastrado no sistema e com os dados atualizados.

o O veculo dever estar liberado e disponvel. o A CNH do cliente dever estar em dia. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever preencher os documentos necessrios para o aluguel. e- Fluxo bsico o O atendente far o login no sistema. o O atendente far a busca do cliente desejado por cdigo, cpf ou cnpj. o O sistemas retornar os dados encontrados. o O atendente verificar a situao da CNH. o O atendente dever preencher os contratos de aluguel. o O sistema imprimir nota fiscal.

2.11 - Caso de Uso: Registrar veculo alugados


Registrar veculos alugados * *

Atendente

a. Breve Descrio: o Processo registrar os veculos que foram alugados e as datas.

b. Atores: Atendente. c. Pr-condies: o O veculo dever ter sido alugado. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever preencher os dados necessrios para o registro para facilitar uma futura consulta de disponibilidade. e- Fluxo bsico o O atendente far o login no sistema. o O atendente preencher os dados para o registro. o O atendente finalizar clicando no boto registrar.

Estudo de Caso 02 Sistema para administrao de clinicas mdicas


1- Diagrama de caso de uso

Sistema para administrao de clinica mdica


Cadastrar pacientes * * * * Atendente Marcar consultas

Cadastrar medicamentos * * * * * Administrativo * Controlar consultas Cadastrar mdicos

Preencher receitas * * * *

Mdicos

Paciente

2 - Documentao ou detalhamento do caso de uso 2.1 - Caso de Uso: Cadastrar pacientes


Cadastrar pacientes * *

Atendente

a. Breve Descrio: o Processo de cadastramento de pacientes para acelerar o atendimento e gerar pronturio.

b. Atores: Atendente. c. Pr-condies: o O paciente dever ser cliente da clinica do grupo;

o O paciente dever informar os dados pessoais. o O paciente dever informar seus meios de contato. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar os pacientes cadastrados por nome ou especialidade, mas tambm dever mostrar o resultado de busca por especialidade ou cdigo do cliente. e- Fluxo bsico o o o o o O atendente far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo. Preencher nome, cdigo, sexo, data de nascimento e endereo;

o Preencher o numero de documentao. Ser cadastrado os meios de contato como telefone e e-mail. o O atendente finalizar o cadastro clicando no boto cadastrar. Para busca o atendente digitar o cdigo ou nome do cliente procurado. o O sistemas retornar os dados encontrados. 2.2 Caso de Uso: Marcar consultas
Marcar consultas * *

Atendente

a. Breve Descrio: o Processo de marcao de consultas informar ao atendente dia e horrio disponvel para a especialidade desejada. b. Atores: Atendente c. Pr-condies: o O paciente dever ter um plano de sade do grupo. o Dever ter vaga na especialidade desejada.

d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever filtrar as consultas informando dias e horrios disponveis. e- Fluxo bsico o o O atendente far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o o

O atendente finalizar o cadastro clicando no boto cadastrar. Para busca, ser digitado o nome do mdico ou paciente.

o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.3 - Caso de Uso: Cadastrar medicamentos

Cadastrar medicamentos * *

Administrativo

a. Breve Descrio: o Processo de cadastro de medicamentos facilitar o preenchimento das receitas assim como impresso, evitando assim erros de entendimento. b. Atores: Administrativo. c. Pr-condies: o O medicamento dever estar registrado na anvisa. o O mdico dever solicitar o cadastramento do mesmo. d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar os medicamentos por ordem alfabtica. e- Fluxo bsico o o o O administrativo far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o O administrativo finalizar o cadastro clicando no boto registrar. Para busca, ser digitado o cdigo medicamento ou nome. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.4 - Caso de Uso: Cadastrar mdicos

Cadastrar mdicos * *

Administrativo

a. Breve Descrio: o Processo de cadastro de mdicos e suas respectivas especialidades.

b. Atores: Administrativo. c. Pr-condies: o O mdico dever ser formado e ter CRM vlido; o O mdico dever atender pelos planos no grupo mdico; d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema cadastrar nome, especialidades dos mdicos para controle. e- Fluxo bsico o o O administrativo far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o O administrativo preencher nome, CRM, especialidades e dados pessoais dos porfissionais. o O administrativo finalizar o registro clicando no boto registrar. o O sistemas retornar os dados encontrados.

2.5 - Caso de Uso: Preencher receitas

Preencher receitas * * * *

Mdicos

Paciente

a. Breve Descrio: o Processo para preencher receitas facilitar e ajudar na agilizao do processo.

b. Atores: Mdicos, paciente. c. Pr-condies: o O paciente dever ter passado em consulta; o O mdico dever informar o medicamento a ser aviado, instruo ou atestado; d. Requisitos Especiais (No-Funcionais): O sistema dever ordenar e imprimir o medicamento, instruo ou atestado.

e- Fluxo bsico o o O mdico far o login no sistema. Preencher todos os campos do formulrio em questo.

o O mdico far a busca do medicamento desejado. o O sistemas retornar os dados encontrados. o O mdico enviar a receita para a impresso.

CONCLUSO / PARECER
A anlise que deve ser desenvolvida tem objetivo tratar do processo de definio dos requisitos de software, por isto todas as atividades de desenvolvimento precisam ser criteriosamente elaboradas e desenvolvidas, essencial que a equipe de desenvolvimento compreenda exatamente o que esperado do aplicativo a ser construdo e tambm o que o no . Isso pode parecer bvio, mas nem sempre fica claro para todos os envolvidos do projeto qual ser o alcance da aplicao. A equipe tambm deve preocupar-se com o desempenho e com a interface exigida pelo cliente. Esse processo deve lidar com diferentes pontos de vista e usar uma combinao de mtodos, ferramentas e pessoal, para assim extrair, analisar e modelar o programa a ser desenvolvido. Uma etapa de grande importncia que os requisitos, tanto para o sistema como para o software, devem ser documentados, prototipados e revistos com o cliente.

Vous aimerez peut-être aussi