Vous êtes sur la page 1sur 19

Sobre o fetichismo da mercadoria como base da mistificao da origem da riqueza

Rodrigo Delpupo Monfardini (UFF) 1

Resumo: O objetivo fazer apontamentos acerca da relao entre o fetichismo da mercadoria, tratado no captulo 1 do Livro I de O Capital, e a mistificao da origem da riqueza, tratada em maior detalhe na ltima seo do Livro III, intitulada Os Rendimentos e Suas Fontes. A ideia que buscaremos sustentar ao longo do artigo que a contradio entre valor e valor-de-uso base do fetichismo da mercadoria que, por sua vez, exacerbado em sua lgica e leva tambm mistificao da origem da riqueza. Palavras-chave: fetichismo da mercadoria; mistificao; aparncia; essncia.

Abstract: The aim of this paper is to make appointments about the relation between fetishism of commodities, which is described in the Chapter 1 of the Volume I of Capital, and the mystification of the wealths origin, which is more described in the last part of the last Volume, titled Revenues and their Sources. The hypothesis which this article will make defense is that the contradiction between value and value in use is the base of fetishism of commodities, which, in its turn, is developed in its logic and creates also the mystification of wealths origin. Keywords: fetishism of commodities; mystification; appearance; essence.

rea ANPEC: rea 1 - Escolas do Pensamento Econmico, Metodologia e Economia Poltica JEL: B14 - Socialist; Marxist

Doutorando em economia da Universidade Federal Fluminense e membro do grupo de pesquisa Teoria Social e Crtica Ontolgica (UFF). E-mail: rodrigodelpupo@gmail.com

Sobre o fetichismo da mercadoria como base da mistificao da origem da riqueza


Introduo Uma leitura atenta de O Capital mostra que h uma sequncia na anlise esboada ao longo dos trs livros, havendo um desdobramento lgico de categorias que parte do captulo 1 do Livro I, no qual se descobre a contradio entre valor e valor-de-uso, base do fetichismo da mercadoria, e culmina na ltima seo do Livro III com o processo de mistificao da origem da riqueza. O objetivo desse trabalho traar algumas notas para relacionar a categoria de fetichismo com o fenmeno da mistificao, o que servir de base para fazer alguns apontamentos a respeito i) do processo de desdobramento lgico de categorias em O Capital e ii) a respeito das importncias relativas do carter objetivo das relaes de produo capitalistas e do tipo de subjetividade adequada a essas relaes. Em outras palavras, o objetivo fazer algumas consideraes a respeito da relao entre o objeto de estudo em O Capital e o mtodo adequado a esse objeto, bem como tratar da dualidade entre objetividade e subjetividade na reproduo das relaes de produo. Com esse objetivo, o presente artigo foi dividido em quatro sees. Na primeira so feitas algumas consideraes a respeito da ideia de essncia e aparncia e, por conseguinte, do papel da esfera subjetiva na reproduo das estruturas sociais. Na segunda busca-se, por um lado, sustentar que a contradio entre valor e valor-de-uso a base do fetichismo da mercadoria e, por outro, apontar a base real desse processo que gera uma falsa aparncia da forma de sociabilidade contida no modo de produo capitalista. Na terceira seo o objetivo sustentar que a noo de mistificao tambm tem por base a contradio entre valor e valor-de-uso, alm de apontar em que sentido essa ideia usada por Marx e por meio de que processo bsico a realidade se apresenta de forma mistificada. Como se pretende sustentar neste artigo que o processo de mistificao perpassa todos os livros de O Capital, sero discutidos os momentos bsicos do desvelamento da mistificao do real nos livros I e II, o que ser feito ainda na seo 3 deste artigo, e do desvelamento da mistificao que se processa no Livro III, que merecer seo parte, a seo 4. Aps essa ltima seo sero feitas algumas consideraes finais.

1. Consideraes sobre essncia e aparncia e o papel da subjetividade na reproduo das estruturas sociais Antes de tratarmos do papel da subjetividade nas noes de fetichismo e mistificao, importante deixar claro o que entendemos por relao entre aparncia e essncia. Grosso modo a aparncia entendida, como buscaremos fundamentar melhor mais frente, como a forma de manifestao de determinado objeto, forma que pode ou no o revel-lo de imediato. Nesse sentido, devem-se fazer trs consideraes. Primeiro, como a existncia dos objetos da natureza independe de uma forma de manifestao compatvel com sua essncia, essa diferena entre essncia e aparncia se aplica tanto ao mundo social quanto ao mundo natural. S para citar dois exemplos: nem a gua precisa manifestar de imediato sua composio qumica e nem o vulcanismo precisa 2

revelar de imediato suas causas. No por acaso que Marx afirma, quando critica a mera sistematizao, por parte da Economia Vulgar, das concepes econmicas cotidianas, baseadas na mera aparncia do processo de produo, que toda cincia seria suprflua se a forma de manifestao e a essncia das coisas coincidissem imediatamente. (MARX, 1985, Livro III, Tomo II, p. 271)2 Aplicando esse raciocnio para os nossos dois exemplos acima, essa no-necessria coincidncia entre aparncia e essncia que fez emergir, respectivamente, as cincias da qumica e da geologia. Sobre isso importante destacar que, pelo menos no que diz respeito ao mundo natural, no h na natureza dos objetos do mundo a necessidade de manifestao de qualquer tipo para que a sua existncia seja assegurada. Em outros termos, a existncia dos objetos do mundo est assegurada independentemente de eles se manifestarem ou no, e independentemente de se manifestarem de forma a apresentar claramente o que so, sua essncia. Em segundo lugar, como h uma no-necessria coincidncia entre aparncia e essncia, a aparncia no necessariamente enganosa; se ela o ou no, depende do objeto colocado sob anlise. E, em terceiro lugar, se a aparncia de determinado objeto for enganosa, esse carter falso da forma de manifestao tem por base o prprio objeto, no havendo necessidade de erro do observador para que se consume enquanto tal. Em outras palavras, a falsa aparncia no uma questo de erro na apreenso subjetiva, mas forma objetiva de manifestao que decorre necessariamente da prpria natureza do objeto. Explicitado que a diferena entre aparncia e essncia vale tanto para o mundo social quanto para o natural, que a aparncia no necessariamente enganosa para qualquer objeto e que a falsa aparncia tem uma base objetiva, desceremos no nvel de anlise para tratar, primeiro, da especificidade que a dicotomia entre aparncia e essncia gera no mundo social em especfico para, ento, tratar do processo de mistificao da origem da riqueza. Na sociedade, a dicotomia entre essncia e aparncia tem uma implicao especfica. Se com relao aos fenmenos da natureza em geral uma apreenso equivocada no implica nenhuma modificao da natureza em si, o mesmo no se pode dizer da sociedade: tendo como pressuposto de sua reproduo o agir finalstico dos indivduos, e sendo esses agires guiados por uma determinada apreenso da realidade, o mundo social tem como pressuposto uma compreenso do mundo por parte dos indivduos que os movimente na direo de reproduzir aquelas determinadas estruturas sociais3. O movimento da Terra em relao ao Sol o mesmo independentemente de as pessoas acreditarem que a Terra gira em torno do Sol ou que o Sol gira em torno da Terra. Mas a existncia social de Deus, por exemplo, independentemente de sua existncia em outro plano, pressuposto da prtica religiosa. Esse ltimo exemplo, bastante famoso, dado pelo prprio Marx em sua tese de doutorado:

Citaremos extensivamente os trs livros de O Capital, o que pode gerar confuso na hora de identificar a qual livro a citao se refere. Para facilitar a consulta, logo aps indicarmos autor e data citaremos tambm o livro e o tomo de onde a citao foi tirada, o que evitar as constantes consultas seo de referncias. Quando o mesmo livro e tomo for citado mais de uma vez e em sequncia, colocaremos ibid na referncia apenas para autor e data, mantendo a indicao do livro e do tomo. 3 Esse carter de interdependncia entre as prticas dos indivduos e a reproduo das estruturas sociais bem trabalhado por Bhaskar (1998). Faremos outras referncias a esse autor mais frente.

O que eu represento realmente (realiter) uma representao real para mim, atua sobre mim; e, nesse sentido, todos os deuses pagos ou cristos possuram uma existncia real. O antigo Moloch no exerceu uma dominao? O Apoio dlfico no era uma potncia real na vida dos gregos? [...] Se algum acredita possuir 100 tleres, se essa no para ele apenas uma representao arbitrria, subjetiva, se ele acredita nela, ento os 100 tleres imaginados tm para ele o mesmo valor de 100 tleres reais. Por exemplo, ele contrair dvidas em funo desse seu dado imaginrio, o qual ter uma ao efetiva: foi assim, de resto, que toda a humanidade contraiu dvidas contando com seus deuses. (MARX, apud LUKCS, 1979, p. 13)

Na interpretao de Lukcs, Marx busca deixar claro nessa passagem que determinada ideia que influencie o agir dos indivduos, mesmo sendo falsa, possui efetividade social e, portanto, tem uma determinada forma real de existncia, no podendo ser descartada como mero erro de compreenso do mundo. A partir disso, pode-se afirmar que se a apreenso do mundo por parte dos indivduos tem reflexos sobre a sua prtica e, por conseguinte, essas ideias tm a capacidade de criar determinadas formas de ser, pode-se afirmar tambm que a falsa aparncia de dado objeto social faz com que os indivduos se portem perante o mesmo de modo diferente do que fariam caso estivessem diante da prpria essncia do objeto; e, dado que a existncia dos objetos sociais depende do agir dos indivduos, pode-se dizer que a compreenso falsa do objeto retroage sobre o mesmo de alguma forma. Em suma, pode-se dizer que existe uma relao de interdependncia entre objetos sociais e a compreenso que se tem deles. Saindo do campo da religio e voltando para o campo da crtica da economia poltica, o que pretendemos sustentar que a relao interdependente entre essncia e aparncia dos objetos sociais est no cerne das noes de fetichismo e de mistificao. Apenas para citar um exemplo referente ao nosso tema, a mais-valia se apresenta sob formas mistificadas, como o lucro. E no poderia ser diferente, pois se a mesma se apresentasse tal como , como trabalho no-pago, a sua base de existncia no estaria assegurada. Em outras palavras, o lucro uma das formas necessrias de manifestao da maisvalia: no s o lucro (aparncia) depende da mais-valia (essncia) para existir, mas o oposto tambm verdadeiro, isto , a mais-valia (essncia) depende, para existir, de uma forma dissimulada de manifestao. Para citar outro exemplo, podemos comentar tambm a forma salrio: o salrio visto como o pagamento pelo dia de trabalho e tem que se apresentar como tal. Numa realidade em que as trocas so trocas de equivalente, na cabea dos trabalhadores deve estar a ideia de que recebem o equivalente pela mercadoria que fornecem. Desse modo, a categoria valor da fora de trabalho s existe se existe a forma fenomnica salrio, isto , s possvel se pagar o necessrio reproduo da fora de trabalho se esse pagamento se apresenta como o equivalente do trabalho fornecido. Em suma, lucro e salrio no so apenas formas dissimulas de manifestao da mais-valia e do valor da fora de trabalho; so tambm suas formas necessrias. Lucro e salrio dependem, para existir, da existncia da mais-valia e do valor da fora de trabalho; mas o oposto tambm verdadeiro: a mais-valia e o valor da fora de trabalho dependem da existncia de lucro e salrio. essa relao interdependente entre falsas ideias e estruturas sociais que parece ser a base da ideia de mistificao e fetichismo presente em O Capital. Em suma, enquanto a existncia dos objetos do mundo natural no tem como pressuposto formas falsas de aparncia, sendo a aparncia uma manifestao acidental desses dados objetos, no mundo social as formas falsas de aparncia sempre guardam relao com determinadas estruturas sociais. O carter necessrio das falsas ideias 4

advm de uma relao interdependente entre as ideias e as estruturas sociais que elas representam: as ideias s existem se existem as estruturas, mas o oposto tambm verdadeiro. Fazendo uma apropriao dos termos do Realismo Crtico4, o mundo natural apresenta uma relao entre essncia e aparncia que assimtrica, pois a aparncia depende de uma essncia que a gere, ao passo que a essncia independe de suas formas de manifestao; o mundo social, por outro lado, apresenta uma relao entre a essncia e a aparncia que simtrica, visto que existe uma interdependncia existencial e uma dupla direo de causalidade entre as duas. Feitas essas consideraes a respeito da relao entre essncia e aparncia no mundo social, podemos finalmente partir para a anlise do papel da aparncia e da subjetividade no fetichismo da mercadoria e no processo de mistificao da origem da riqueza. Comearemos, na prxima seo, pela anlise do fetichismo e de sua relao com a contradio entre valor e valor-de-uso.

2. O Fetichismo da mercadoria No captulo 1 de O Capital, Marx trabalha exaustivamente a contradio entre valor e valor-de-uso e chega quilo que chama de fetichismo da mercadoria. Sobre esse processo, pretende-se agora retomar alguns dos seus principais pontos para, adiante, sustentar a ideia de que a mistificao da origem da riqueza tem como base essa contradio bsica da mercadoria. Como sinalizado nos primeiros captulos de O Capital, a generalizao do processo de troca faz com que aparea uma contradio entre o carter particular do valor-de-uso da mercadoria e a necessidade de sua comparao com as demais mercadorias no processo de troca. E, apesar de o valor entrar em contradio com a particularidade dos valores de uso, no pode eliminar essa particularidade visto que ela pressuposto da troca. Afinal, valores de uso iguais no se trocam. por isso que em uma sociedade mercantil a contradio entre valor e valor-de-uso ineliminvel. Essa contradio, com o avano da economia mercantil, leva ao desenvolvimento da forma do valor. Isso porque medida que o volume de trocas vai aumentando e adquirindo maior importncia na sociedade, o carter particular do valor-de-uso se coloca como um empecilho cada vez maior troca, isto , se contrape com mais violncia ao valor, o que exige que esse ltimo possua uma expresso cada vez mais separada dos valores de uso. a contradio entre valor e valor-de-uso que fez com que a forma simples do valor, na qual uma mercadoria especfica possui uma permutabilidade direta apenas com uma outra mercadoria especfica, se tornasse insuficiente quando as trocas adquiriram maior importncia. Todavia, como lembra Marx, o problema surge simultaneamente com os meios de sua soluo (2003, Livro I, Tomo I, p. 113). A forma total ou extensiva do valor supera essa dificuldade na medida em que o valor da mercadoria passa a ser representado numa srie de outras mercadorias, o que implica que perde importncia o valor-de-uso especfico no qual se manifesta. Mas, de acordo com o autor, a continuidade do desenvolvimento do carter mercantil da sociedade torna insuficiente tambm essa forma, pois: Primeiro, a
O Realismo Crtico uma corrente da filosofia da cincia que tem como um de seus principais expoentes o filsofo britnico Roy Bhaskar. Os termos que sero utilizados em seguida esto presentes em Bhaskar (1998).
4

expresso do valor fica incompleta, por nunca terminar a sria que a representa. [...] Segundo, um mosaico multifacetado de expresses de valor dspares, desconexas. (ibid., Livro I, Tomo I, p. 86) A insuficincia dessa forma exige que uma nica mercadoria sirva de referncia para o valor de todas as outras, caracterizando a forma geral do valor. Essa , segundo Marx, a forma que primeiro relaciona as mercadorias, como valores, umas com as outras, fazendo-as revelarem-se, reciprocamente, valores de troca. (ibid., Livro I, Tomo I, p. 88) A forma geral do valor tem uma diferena qualitativa importante com relao s duas formas antecedentes:
As duas formas anteriores expressam o valor de cada mercadoria isolada, seja numa nica mercadoria de espcie diversa, seja numa srie de mercadorias diferentes. Em ambos os casos, assumir uma forma de valor , por assim dizer, negcio privado de cada mercadoria, onde no h participao das outras [...]. A forma geral do valor, ao contrrio, surge como obra comum do mundo das mercadorias. [...] Evidencia-se, desse modo, que a realidade do valor das mercadorias s pode ser expressa pela totalidade de suas relaes sociais, pois essa realidade nada mais que a existncia social delas, tendo a forma do valor, portanto, de possuir validade social reconhecida. (ibid., Livro I, Tomo I, p. 88, itlicos adicionados)

O valor, ao mesmo tempo em que se separa dos valores de uso particulares, passando a se expressar em uma mercadoria especfica, se ala ao patamar de articulador dos diferentes produtos do trabalho, ao papel de fundador de uma forma de sociabilidade fundada na relao entre as mercadorias. A forma do valor deixa de estar restrita a cada troca especfica e passa se colocar como o elemento articulador das trocas. De elemento subordinado a outros tipos de relaes sociais, passa a elemento ativo e criador de relaes. A forma dinheiro do valor, que sucede a forma geral, s se diferencia da anterior pelo fato de o ouro passar a ser a mercadoria que assume o papel de equivalente geral. Na passagem seguinte, Marx resume o processo, gerado pela contradio entre valor e valor-de-uso, de desdobramento da mercadoria em mercadoria e dinheiro:
O desenvolvimento histrico da troca desdobra a oposio, latente na natureza das mercadorias, entre valor-de-uso e valor. A necessidade, para o intercmbio, de exteriorizar essa oposio exige forma independente para o valor da mercadoria e persiste at que, finalmente, satisfeita com a duplicao da mercadoria em mercadoria e dinheiro. Os produtos do trabalho se convertem em mercadorias no mesmo ritmo em que determinada mercadoria se transforma em dinheiro. (ibid., Livro I, Tomo I, pp. 111-112)

Nessa forma, a contradio entre valor e valor-de-uso, apesar de no se resolver, cria o meio pelo qual pode se mover5: o dinheiro, sendo a mercadoria que tem como seu valorde-uso especfico6 a funo de servir de equivalente geral da riqueza, d uma forma

A diferenciao das mercadorias em mercadorias e dinheiro no faz cessar essas contradies, mas gera a forma dentro da qual elas podem se mover. (ibid., p. 131) 6 Em outras palavras, o seu valor-de-uso formal: duplo o valor-de-uso da mercadoria dinheiro. Alm de possuir o valor-de-uso inerente a sua qualidade de mercadoria o ouro, por exemplo, serve para obturar dentes, de matria-prima para artigos de luxo etc. , adquire um valor-de-uso formal que decorre de sua funo social especfica. (ibid., p. 114)

autnoma ao valor e, portanto, o liberta das restries colocadas pelo carter particular dos valores de uso. Tendo em vista a forma mais evoluda do valor, a forma dinheiro, possvel observar dois resultados atingidos nesse processo de desenvolvimento: primeiro, o valor ganha expresso autnoma em relao ao valor-de-uso; e, segundo, o valor passa a ser o articulador das relaes sociais de produo. Atentemos a esse segundo ponto, pois ele que serve de base para aquilo que Marx chamou de fetichismo da mercadoria. A mercadoria, simples produto do trabalho, possui o carter misterioso de se relacionar por si mesma com as demais mercadorias:
[...] logo que [a mesa, por exemplo,] se revela mercadoria, transforma-se ao mesmo tempo em algo perceptvel e impalpvel. Alm de estar com os ps no cho, firma sua posio perante as outras mercadorias e expande as ideias fixas de sua cabea de madeira, fenmeno mais fantstico do que se danasse por iniciativa prpria. A mercadoria misteriosa simplesmente por encobrir as caractersticas sociais do prprio trabalho dos homens, apresentando-as como caractersticas materiais e propriedades sociais inerentes aos produtos do trabalho; por ocultar, portanto, a relao social entre os trabalhos individuais dos produtores e o trabalho total, ao refleti-la como relao social existente, margem deles, entre os produtos do seu prprio trabalho. Atravs dessa dissimulao, os produtos do trabalho se tornam mercadorias, coisas sociais, [...]. Uma relao social definida, estabelecida entre os homens, assume a forma fantasmagrica de uma relao entre coisas. [...] Chamo a isso de fetichismo, que est sempre grudado aos produtos do trabalho, quando so gerados como mercadorias. inseparvel da produo de mercadorias. (ibid., Livro I, Tomo I, pp. 9394, itlicos adicionados)

Nessa passagem fica clara a relao entre o fetichismo e a forma dinheiro do valor, na qual as mercadorias se relacionam entre si e o valor passa a ter um papel de criador de relaes. Desse modo, o fetichismo, em ltima instncia, resultado da contradio entre valor e valor-de-uso: essa contradio que leva ao desenvolvimento da forma do valor at o nvel em que ele se expressa numa forma autnoma em relao ao valor-deuso e passa a articular as relaes entre as mercadorias. Destacada essa relao entre o fetichismo e a contradio entre valor e valor-de-uso, necessrio agora destacar um elemento presente na anlise de Marx, que o da relao entre o aspecto objetivo e subjetivo do processo. O fetichismo da mercadoria possui pelo menos trs caractersticas essenciais: o processo por meio do qual a riqueza, que por essncia social e se produz numa forma especfica de organizao social, i) se expressa nas coisas; ii) se apresenta como se fosse propriedade das prprias coisas, o que combinado com i) leva reificao das relaes sociais; e iii) gera um movimento das trocas que organizado pelo prprio valor e no por indivduos conscientes dessa relao. Esses pontos esto sintetizados no seguinte trecho da passagem citada acima, na qual o aspecto subjetivo colocado no cerne do que Marx chama de fetichismo: Uma relao social definida, estabelecida entre os homens, assume a forma fantasmagrica de uma relao entre coisas. Mas, apesar de a riqueza ser expressa nas coisas, o que confere o seu carter objetivo, e se apresentar como propriedade das coisas, o que confere o seu efeito subjetivo, necessrio fazer algumas consideraes a respeito da relao social em si e de sua forma de manifestao. Buscando as causas do carter misterioso da mercadoria, isto , a base 7

real desse carter misterioso, Marx afirma que a prpria relao real uma relao entre coisas, sendo a sua apreenso subjetiva uma apreenso das relaes tais como se processam. Nas palavras do autor,
[...] os trabalhos privados atuam como partes componentes do conjunto do trabalho social, apenas atravs das relaes que a troca estabelece entre os produtos do trabalho e, por meio destes, entre os produtores. Por isso, para os ltimos, as relaes sociais entre seus trabalhos privados aparecem de acordo com o que realmente so, como relaes materiais entre pessoas e relaes sociais entre coisas, e no como relaes sociais diretas entre indivduos em seus trabalhos. (ibid., Livro I, Tomo I, p. 95)

Marx afirma isso (que essas relaes aparecem tais como so) apesar de as relaes sociais serem, em ltima instncia, relaes entre indivduos, o que deixou claro na passagem anterior: Uma relao social definida, estabelecida entre os homens, assume a forma fantasmagrica de uma relao entre coisas. (ibid., Livro I, Tomo I, p. 94, itlicos adicionados) Isso ocorre porque essas relaes s assumem o carter de relaes sociais porque mediadas pelas coisas, porque as mercadorias, ao se colocarem frente a frente no mercado, articulam por si mesmas as trocas e os produtores. Em outras palavras, a forma de sociabilidade baseada no mercado no fundada de modo consciente: o desenvolvimento das trocas e, portanto, da dimenso do valor, que articula cada vez mais os produtores individuais e os coloca, por meio de uma crescente diviso do trabalho, em uma relao de interdependncia cada vez mais profunda, fundando uma forma nova de sociabilidade. Essa a base real do carter misterioso da mercadoria, isto , o fundamento objetivo do fetichismo. Pensando em termos de essncia e aparncia, uma relao social (essncia), por ser mediada por coisas, aparece de imediato como propriedade de coisas, gerando o fenmeno da reificao; e essa relao reificada, tendo um carter de articulador das trocas, gera tambm um domnio sobre os indivduos, caracterizando o fetichismo. Desse modo, fica explicado porque a sociedade mercantil possui uma aparncia que dissimula a sua essncia. Explicitado que a contradio entre valor e valor-de-uso leva ao fetichismo da mercadoria, isto , a uma reificao das relaes sociais, que passam, por conseguinte, a se desenvolver independentemente da vontade dos indivduos, pode-se ento passar para a anlise do fenmeno de mistificao da origem da riqueza. Como defenderemos na prxima seo, a mistificao dos aspectos bsicos da essncia do modo de produo capitalista tem como base esse auto-movimento de relaes sociais reificadas, caracterstico do fetichismo, que dominando a mercadoria domina a produo de riqueza como um todo.

3. Sobre a noo de mistificao A noo de mistificao aparece principalmente no Livro III de O Capital, particularmente na seo Os Rendimentos e Suas Fontes, e empregada para nomear o processo por meio do qual a riqueza se apresenta aos indivduos sob uma forma distorcida. A mais-valia, por exemplo, produto do trabalho humano, se apresenta sob a forma mistificada de lucro, na qual o vnculo imediato no o trabalho, mas sim o capital. J o valor da fora de trabalho, que indica a parcela do produto do trabalho que deve ser utilizada para reproduzir a prpria fora de trabalho, se apresenta sob a forma mistificada de salrio, remunerao pelo trabalho que foi fornecido.

Nossas consideraes a respeito da noo de mistificao se estruturaro em dois eixos, trabalhados simultaneamente: i) sinalizar o tipo de relao entre essncia e aparncia que est presente na mistificao e ii) traar o caminho que comea na contradio entre valor e valor-de-uso, passa pelo fetichismo da mercadoria e termina com o processo de mistificao. No captulo 48 do Livro III de O Capital, primeiro captulo da seo Os Rendimentos e Suas Fontes, encontra-se um pequeno trecho que serve de resumo do trajeto percorrido por Marx para desvelar a mistificao na qual esto envoltas as categorias econmicas. Tomaremos esse trecho como base para nossas consideraes de a partir de agora. No comeo do trecho a seguir, Marx aponta a conexo entre reificao e mistificao e, num segundo passo, aponta a relao que faz com que haja uma progressiva mistificao da realidade. Nas palavras do autor:
Ao examinar as categorias mais simples do modo de produo capitalista e mesmo da produo de mercadorias, ao examinar a mercadoria e o dinheiro, j demonstramos o carter mistificador que transforma as relaes sociais, a que os elementos materiais da riqueza servem como portadores na produo, em propriedades dessas prprias coisas (mercadorias) e, de modo ainda mais explcito, a prpria relao de produo em uma coisa (dinheiro). (MARX, 1985, Livro III, Tomo II, pp. 277-278, itlicos adicionados)

Nesse trecho, Marx faz uma conexo clara entre a ideia de mistificao, que trabalha mais detidamente na seo Os Rendimentos e Suas Fontes, e o fetichismo da mercadoria, que emerge da contradio entre valor e valor-de-uso. Como j apontamos, a contradio entre valor e valor-de-uso gera uma expresso autnoma do valor, o dinheiro, o que ocorre num nvel de desenvolvimento das relaes mercantis em que o valor se ala categoria de articulador das trocas e fundador de novos tipos de relao. Assim, como para os produtores as relaes sociais entre seus trabalhos privados aparecem de acordo com o que realmente so, como relaes materiais entre pessoas e relaes sociais entre coisas, e no como relaes sociais diretas entre indivduos em seus trabalhos (MARX, 2003, Livro I, Tomo I, p. 95), emerge um carter reificado das relaes, isto , as relaes sociais passam a ser mediadas pelas coisas e, por isso, aparecem imediatamente como propriedades das coisas. essa aparncia, gerada pela contradio entre valor e valor-de-uso, que serve de base ao processo de mistificao delineado em O Capital. Nessa passagem est explcito inclusive que o prprio fetichismo possui um carter mistificador, pois a mistificao est no fato de as relaes sociais aparecerem como propriedades das coisas. Como buscaremos fundamentar com as passagens seguintes, o carter reificador do fetichismo a base do processo de misticao, analisado ao longo dos trs livros de O Capital. Logo abaixo Marx j sinaliza nesse sentido, quando retoma o caminho tomado desde o incio do Livro I para desvelar o processo de mistificao do real:
Considerando-se inicialmente o capital no processo de produo imediato como sugadouro de mais-trabalho, ento essa relao ainda muito simples e o nexo interno real se impe aos portadores desse processo, aos prprios capitalistas e est em sua conscincia. A violenta luta em torno dos limites da jornada de trabalho demonstra isso de modo contundente. (ibid, Livro III, Tomo II, p. 278)

Mas, ainda na esfera da produo (Livro I), h mecanismos que obscurecem esse processo de fundo: 9

Mas mesmo dentro dessa esfera no mediada, na esfera desse processo imediato entre trabalho e capital, isso no fica to simples. Com o desenvolvimento da mais-valia relativa no autntico modo de produo especificamente capitalista, com que se desenvolvem as foras produtivas sociais do trabalho, essas foras produtivas e as conexes sociais do trabalho aparecem no processo imediato de trabalho como deslocadas do trabalho para o capital. (ibid, Livro III, Tomo II, p. 278)

Aqui ele aponta o processo decorrente da busca de mais-valia extra: os vrios capitalistas, buscando um maior lucro, tendem a buscar um aumento de produtividade para produzir a um custo inferior ao dos concorrentes. No entanto, como todos os capitalistas so compelidos a esse processo por causa da concorrncia, sucede uma queda dos custos de todos os produtores quando essa nova tcnica de reduo de custos se dissemina, o que reduz o valor unitrio das mercadorias e acaba com a mais-valia extra. Mas o processo de busca de mais-valia extra, atuando tambm sobre o setor que produz os meios de subsistncia dos trabalhadores, faz cair o valor da fora de trabalho, tornando possvel aumentar a parcela destinada mais-valia. Desse modo, ao processo consciente de busca de mais-valia extra est associado um processo inconsciente de obteno de mais-valia relativa, o que a base real da mistificao dessa ltima. Em ltima instncia, contudo, o carter reificado das relaes de produo que gera a mistificao: o fetichismo , com o seu carter automovente de relaes sociais reificadas, a base do valor que se valoriza, o capital, que por sua vez o articulador do processo de produo. Como esse ltimo subordina as foras produtivas e domina o processo de produo, faz os ganhos de produtividade aparecerem de imediato como consequncia dele. Em suma, o incremento das foras produtivas do trabalho aparece como sendo resultado do incremento da fora produtiva de uma coisa, o capital. Mas, alm do processo de produo imediato, entra em cena o processo de circulao, objeto do Livro II, que implica novas determinaes reificantes no processo:
Intervm ento o processo de circulao, que, em suas mudanas de matria e de forma, recai no mesmo grau sobre todas as partes do capital, mesmo do capital agrcola, em que se desenvolve o modo de produo especificamente capitalista. Esta uma esfera em que as relaes da produo original de valor passam para o segundo plano. [...] E tanto a restituio dos valores adiantados na produo quanto especialmente a mais-valia contida nas mercadorias parecem no apenas se realizar na circulao, mas se originar dela, iluso consolidada especialmente por duas circunstncias: primeiro, o lucro na venda, que depende de trapaa, astcia, experincia, habilidade e mil conjunturas de mercado; h, porm, a circunstncia de que aqui, ao lado do tempo de trabalho, entra um segundo elemento determinante: o tempo de circulao. bem verdade que este s atua como obstculo negativo na formao de valor e de mais-valia, mas tem a aparncia de ser uma causa to positiva quanto o prprio trabalho e de trazer uma determinao proveniente da natureza do capital e independente do trabalho. (MARX, 1985, Livro III, Tomo II, p. 278, itlicos adicionados)

Aqui a base real da mistificao que, sendo a circulao um pressuposto da realizao da produo, essa esfera acaba por exercer determinaes sobre a apropriao de maisvalia, fazendo com que parte da riqueza se apresente como sendo proveniente da prpria circulao. Em outras palavras, a dominao da circulao por uma coisa, o capital, que faz com que essa esfera se apresente como autnoma em relao produo de riqueza. No Livro III de O Capital Marx busca analisar o processo global da produo capitalista, entendido como unidade entre processo de produo e circulao (temas dos 10

Livros I e II, respectivamente). Essa unidade j demonstrada na Seo III do Livro II, onde se aponta a possibilidade de abandonar os nveis de abstrao adotados no estudo separado de produo e circulao. Feito isso, o que se impe como tarefa no Livro III o retorno progressivo ao mundo dos fenmenos, dando inteligibilidade s vrias formas de manifestao do processo de produo. Segundo Marx, o objetivo
encontrar e expor as formas concretas que surgem do processo de movimento do capital considerado como um todo. Em seu movimento real, os capitais se defrontam em tais formas concretas, para as quais a figura do capital no processo de produo direto, bem como sua figura no processo de circulao, s aparece como momento especfico. As configuraes do capital, como as desenvolvemos neste livro, aproximamse, portanto, passo a passo, da forma em que elas mesmas aparecem na superfcie da sociedade, na ao dos diferentes capitais entre si, na concorrncia e na conscincia costumeira dos agentes da produo. (MARX, 1984b, Livro III, Tomo I, p. 23)

Podemos dizer que, por essas caractersticas, o Livro III onde a ideia de mistificao aparece de forma mais clara. A seguir, comearemos a tratar das sees mais importantes do Livro III no que diz respeito ideia de mistificao. A Seo I trata do processo por meio do qual a mais-valia se apresenta sob a forma de lucro. A Seo II, do processo no qual a lucro se transforma em lucro mdio e, desse modo, do processo por meio do qual o lucro de determinado capital aparece como uma riqueza atribuda no ao mais-trabalho que consegue extorquir, mas ao prprio tamanho desse capital. A Seo IV trata do processo de autonomizao das formas funcionais do capital, que apaga os nexos de determinadas formas do capital com a produo. A Seo V, do processo por meio do qual o capital vira mercadoria e aparece a forma juro, forma mistificada da mais-valia. E, por fim, a Seo VII, onde se busca desvelar a mistificao envolvida nas formas de aparecer da riqueza produzida (salrio, renda e juro). 4. O Livro III de O Capital e a noo de mistificao 4.1 A transformao da mais-valia em lucro Na primeira seo do livro o que Marx busca explicar o processo por meio do qual a riqueza excedente produzida no se mostra de imediato como tendo origem no trabalho (tal como identificado no Livro I), tendo a aparncia de provir tambm de outras fontes. J no Livro I, todos os componentes do processo de produo so componentes do processo de produo de valor e esto subordinados lgica do capital. O trabalho, estando sob a forma de capital varivel e tendo como valor-de-uso produzir valor, faz com que a mais-valia, fruto da diferena entre o valor novo produzido pelo trabalho e o valor recebido pelos trabalhadores, seja mistificada: o lucro, forma transmutada da mais-valia, fruto do capital total adiantado, do qual o trabalho apenas uma parte (capital varivel). Como os componentes do processo de produo se indiferenciam como capital, a mais-valia parece provir de todo o capital adiantado e, portanto, aparece como lucro do capital. No total de capital despendido s se faz valer uma diferena: entre capital fixo e capital circulante. Em termos gerais, capital circulante aquele que entra completamente em um mesmo processo de produo, como por exemplo as matrias-primas e matrias auxiliares; o capital fixo aquele que participa de mais de um processo de produo,

11

como os meios de trabalho (mquinas, ferramentas)7. O trabalho, estando sob a forma de capital (capital varivel) e dada a sua caracterstica de ser fornecido dentro de um mesmo processo produtivo, se iguala s matrias-primas, aparecendo junto com elas sob a forma de capital circulante:
Essa diferena entre capital fixo e capital circulante em relao ao clculo do preo de custo s comprova, portanto, o surgimento aparente do preo de custo a partir do valor-capital despendido ou do preo que os elementos de produo despendidos, inclusive o trabalho, custam ao prprio capitalista. Por outro lado, a parte varivel de capital, desembolsada em fora de trabalho, identificada aqui expressamente, com referncia formao do valor e sob a rubrica de capital circulante, com o capital constante (a parte de capital consistente em materiais de produo), consumando-se assim a mistificao do processo de valorizao do capital (MARX, 1984b, Livro III, Tomo I, p. 28).

Enquanto o valor de uma mercadoria a soma do capital constante, capital varivel e mais-valia, o preo de custo a soma de capital fixo e capital circulante, ao qual se agrega o lucro. A riqueza, que em essncia composta de trabalho vivo e trabalho morto, sendo a mais-valia um excedente de trabalho vivo, na aparncia composta de capital em forma fixa e circulante, sendo o lucro um produto dessas duas partes do capital. O poder de gerar riqueza deslocado do trabalho para o capital e, desse modo, a mais-valia transforma-se em lucro: de produto do trabalho em produto do capital.
No que, inicialmente, tange ao capital despendido na produo, a mais-valia parece originar-se por igual de seus distintos elementos de valor, que consistem em meios de produo e em trabalho. Pois esses elementos entram por igual na formao do preo de custo. Eles agregam por igual seus valores disponveis como adiantamentos de capital ao valor-produto e no se diferenciam como grandezas de valor constante e varivel. (ibid, Livro III, Tomo I, pp. 28-29)

E o tamanho desse excedente depende da circulao, fazendo com que a mercadoria possa ser vendida abaixo do seu valor e ainda assim com lucro. O capitalista, desse modo, tende a considerar o preo de custo como o preo mnimo de venda, preo pelo qual ele ao menos recupera o capital adiantado, e o lucro aparece como um simples excedente sobre o preo de custo, e no como trabalho no-pago.
O excedente de valor, ou mais-valia, realizado por ocasio da venda da mercadoria aparece, por isso, ao capitalista como excedente de seu preo de venda sobre seu valor, ao invs de como excedente de seu valor sobre seu preo de custo, de modo que a mais-valia contida na mercadoria no se realiza pela venda desta, mas se origina da prpria venda. (ibid, Livro III, Tomo I, p. 30)

Desse modo, para o capitalista individual, a mais-valia realizada por ele mesmo depende tanto da luta recproca por vantagens quanto da explorao direta do trabalho. (ibid, Livro III, Tomo I, p. 34) E a prpria taxa de lucro se distingue da taxa de maisvalia: enquanto essa ltima se refere proporo entre o trabalho pago e o no-pago, a categoria aparencial de lucro se refere proporo entre o excedente e o total de capital despendido. E a taxa de lucro o indicador, para o capitalista, da rentabilidade do capital, pois ela a categoria se manifesta aos agentes do processo de produo. Assim, pelo fato de que todas as partes do capital aparecem igualmente como fontes de valor excedente (lucro), a relao-capital mistificada (ibid, Livro III, Tomo I, 35).

Para mais informaes, ver O Capital, Livro II, Seo II, captulo 8 (Capital Fixo e Capital Circulante), em Marx (1984).

12

Marx, no captulo 2 do Livro III, oferece um resumo da mistificao engendrada pela transformao da mais-valia em lucro:
Na mais-valia a relao entre capital e trabalho est posta a nu; na relao entre capital e lucro, isto , entre capital e mais-valia, como ela aparece, por um lado, como excedente realizado no processo de circulao, acima do preo de custo da mercadoria, por outro, como excedente determinado mais de perto por sua relao com o capital global, o capital aparece como relao consigo mesmo, uma relao em que ele, como soma original de valor, se distingue de um valor novo, por ele mesmo posto. Que ele produz esse valor novo durante seu movimento atravs do processo de produo e do processo de circulao, isso est na conscincia. Mas como isso ocorre, est mistificado e parece provir de qualidades ocultas, inerentes a ele (ibid, Livro III, Tomo I, pp. 37-38).

4.2 A transformao do lucro em lucro mdio Um novo mecanismo da mistificao gerado com a transformao do lucro em lucro mdio, tema da Seo II do Livro III. O problema fundamental dessa seo mostrar o processo por meio do qual o valor excedente, que trabalho no-pago, aparece para cada capital individual como um percentual do volume de capital. Isto , o problema a resolver como capitais de igual grandeza, mas que possuem composies diferentes de capital varivel (o elemento que gera valor), recebem em mdia o mesmo lucro. Aqui Marx apresenta uma nova determinao do processo de circulao sobre a apropriao da riqueza produzida: a concorrncia, que iguala a taxa de lucro de setores com diferentes composies orgnicas. Expliquemos brevemente esse processo. Os capitais buscam aumentar o lucro do qual se apropriam. Assim, se determinado setor tem um nvel de lucratividade acima da mdia, capitais tendem a migrar para esse setor para se apropriar desse lucro excedente. medida que novos capitais entram no setor, a concorrncia dentro dele aumenta e, como tendncia, a sua lucratividade reduz-se lucratividade mdia. Desse modo, setores com menor composio orgnica, isto , que empregam proporcionalmente mais-trabalho e, portanto, tm maior taxa de mais-valia, no podem se apropriar de um lucro equivalente a essa mais-valia. Se por algum motivo isso chegasse a ocorrer, capitais migrariam de outros setores para se apropriar desse lucro mais elevado e, como tendncia, levariam queda desse lucro mdia. A concorrncia , ento, um mecanismo de mediao por meio do qual a riqueza apropriada por determinado capital no a riqueza que ele produz, mas uma cota da mais-valia global produzida. Ela um processo inconsciente de repartio dos ganhos obtidos pela atuao em conjunto dos diversos capitais. A diferena entre mais-valia e lucro, j apontada na Seo I do Livro III, ganha na Seo II uma nova dimenso. Nessa seo j se aponta que a mais-valia uma categoria da produo de riqueza e, como tal, reflete a proporo entre trabalho pago e no-pago, enquanto o lucro uma categoria da apropriao de riqueza, referindo-se quantidade de riqueza que possvel apropriar com o emprego de determinado capital. Enquanto a mais-valia se refere diretamente ao trabalho, o lucro se refere diretamente ao prprio capital. E, no modo de produo capitalista, a referncia tem de ser o lucro: o que interessa ao capital se valorizar, se expandir, e isso no depende de quanto ele produz, mas de quanto ele se apropria. Assim, dado capital busca se apropriar de, no mnimo, a taxa de lucro mdia, e no da mais-valia que ele mesmo produz. Se na Seo I do Livro III o lucro j no est diretamente ligado mais-valia, aparecendo como fruto do capital total despendido (preo de custo), na Seo II a 13

distncia com relao mais-valia se amplia ainda mais: o lucro, alm de se referir ao montante de capital despendido, balizado por uma taxa mdia, que independe da atividade na qual o capital est empregado. A referncia do empresrio para julgar o sucesso ou fracasso em determinada empreitada no a mais-valia produzida pelo capital empregado, mas a taxa mdia de lucro: o seu sucesso ser tanto maior quanto maior for o lucro em relao ao lucro mdio, e o fracasso tanto maior quanto mais baixo for o lucro em relao mdia. 4.3 Seo IV do Livro III: o processo de autonomizao das formas funcionais do capital O capital, para realizar a mais-valia produzida, deve passar pelo processo de circulao. E, como discutido na seo 4 (a respeito do Livro II), o capital deve assumir trs formas: a de capital produtivo (empregado no processo imediato de produo), a de capital-mercadoria e a de capital-dinheiro. O processo de produo, portanto, pressupe capital empregado no apenas na esfera diretamente produtiva, mas tambm na forma de tesouro (dinheiro) e na forma de mercadoria. As formas de dinheiro e de mercadoria, apesar de no produzirem mais-valia, so formas necessrias a sua produo, no sendo possvel suprimi-las. Mas os recursos empregados nessas formas podem ser reduzidos por meio da especializao de parcelas do capital no comrcio de mercadorias e no comrcio de dinheiro, passando inclusive a pertencer a capitalistas separados. As leis gerais de funcionamento do capital levam ao processo de autonomizao das formas funcionais, que tem pelo menos duas grandes vantagens. A primeira a liberao de capital do processo produtivo: os vrios capitais-mercadoria e capitaisdinheiro, que atuavam junto com os diversos capitais produtivos, se separam deles e se concentram em capitais maiores, reduzindo custos de escritrio e tesouraria, alm de empregar funcionrios especializados em cada funo. A segunda vantagem a elevao da taxa anual de mais-valia, decorrente da elevao da velocidade de rotao do capital, que por sua vez ocorre por dois motivos: i) o capital produtivo se defronta com um nmero muito menor de compradores (que agora so os capitalistas que encarnam o capital de comrcio de mercadorias), fazendo com que a venda da mercadoria se realize mais rapidamente do ponto de vista do capital produtivo; e ii) com a forma capital de comrcio de dinheiro os vrios caixas dos capitalistas industriais se centralizam em algumas instituies de intermediao, possibilitando a reduo dos procedimentos de pagamento e recebimento entre capitalistas. Esse processo de autonomizao tem determinaes novas para a mistificao. Como o capital de comrcio de mercadorias e capital de comrcio de dinheiro se especializam e funcionam como capitais autnomos, separados do processo produtivo, eles requerem um lucro para funcionar. E como demonstrado nas Sees I e II do Livro III, o lucro no fruto da mais-valia produzida por determinado capital, mas uma cota da mais-valia global produzida, fazendo com que o capital comercial, mesmo no produzindo diretamente mais-valia, entre no rateio: apesar de no ser produtivo ele tambm capital, e enquanto tal tem direito a um lucro proporcional ao seu tamanho. o lucro comercial, uma cota da mais-valia total produzida. Esse processo leva a uma nova dimenso da mistificao: o lucro se afasta ainda mais do processo imediato de produo, sendo atribudo cada vez mais a caractersticas ocultas do prprio capital.

14

Mas esse processo de autonomizao cria ainda novas determinaes, levando a novas dimenses do processo de mistificao. dessas consequncias do processo de autonomizao que trataremos a seguir. 4.4 Seo V do Livro III: Diviso do lucro em juro e lucro do empresrio. O capital portador de juros Nesse momento da anlise j existe uma taxa mdia de lucro, isto , ao capital j atribudo um rendimento de acordo com a sua grandeza, independentemente da atividade na qual ele est empregado (produtiva ou improdutiva). Alm disso, j existe o capital de comrcio de dinheiro, capital-dinheiro autonomizado. Dada essa base, j se abre a possibilidade de a dinmica auto-expansiva do capital, que leva a uma mercantilizao crescente da riqueza, transformar o prprio capital em mercadoria.
Dinheiro [...] pode na base da produo capitalista ser transformado em capital e, em virtude dessa transformao, passar de um valor dado para um valor que se valoriza a si mesmo, que se multiplica. Produz lucro, isto , capacita o capitalista a extrair dos trabalhadores determinado quantum de trabalho no-pago, mais-produto e mais-valia, e apropriar-se dele. [...] Nessa qualidade de capital possvel, de meio para a produo de lucro, torna-se mercadoria [...]. O capital enquanto capital se torna mercadoria. (Marx, 1984b, Livro III, Tomo I, p. 255)

Quando o prprio capital vira mercadoria h a separao entre capital propriedade, aquele que emprestado mediante recebimento de juros, e capital funo, aquele diretamente empregado no processo produtivo. O capital propriedade o capital portador de juros, que recebe uma remunerao pelo simples fato de ser capital. No capital portador de juros toda a mediao entre adiantamento do capital e a realizao da mais-valia produzida fica apagada: desaparecem o processo de compra e venda de mercadorias e a passagem pelo processo produtivo. Surge o D D, capital como dinheiro que se valoriza, capital consigo mesmo. De acordo com Marx, a determinao social antagnica da riqueza material seu antagonismo ao trabalho enquanto trabalho assalariado j est, independentemente do processo de produo, expressa na propriedade de capital enquanto tal. (ibid, Livro III, Tomo I, p. 267) Com a separao entre capital funo e capital propriedade, a mais-valia se divide em duas remuneraes distintas: ganho empresarial, atribudo ao capitalista funcionante, e juro, atribudo ao capitalista proprietrio. O lucro, que no processo imediato de produo apresenta relaes com a explorao do trabalho direto j muito atenuadas com a aparncia do preo de custo e com a formao do lucro mdio, se distancia ainda mais de sua origem com o aparecimento do ganho empresarial: como atribudo ao capitalista em funo, o ganho empresarial chega a se confundir com uma remunerao de gerncia, aparecendo quase como salrio. Afinal, se o capitalista em funo no incorresse na atividade de empregar capital, com todos os riscos que ela envolve, no obteria esse ganho8. Enquanto isso o juro, a outra parte da mais-valia, aparece como fruto direto do capital, como natural dele. Nessa forma a mistificao da origem da
Aqui entra um fator importante, que Carcanholo (2003) chamou de sagacidade do empresrio. No captulo 2 do Livro III, Tomo II (MARX, 1984), em trecho tambm citado por Carcanholo, diz Marx: [...] para o capitalista individual, a mais-valia realizada por ele mesmo depende tanto da luta recproca por vantagens quanto da explorao direta do trabalho (p. 34). O lucro empresarial depende diretamente da atividade do capitalista, entre as quais encontra-se a sua atuao no processo de circulao, isto , na compra de meios de produo e na venda das suas mercadorias (citando o caso do capital produtivo). Quanto maior a sua sagacidade, quanto maior o seu trabalho, maior tende a ser o seu ganho.
8

15

mais-valia atinge o grau mximo, pois nela a relao com o processo de explorao do trabalho est totalmente apagada: a mais-valia aparece como fruto de uma coisa, capital, e no de uma relao social. o desenvolvimento mximo do fetichismo: o capital uma coisa no s que se expande, mas que se expande por si mesma, por um processo prprio dele, sem ligao com nenhuma relao social. Essa relao emana de uma coisa e, portanto, reificada e, desse modo, vista como natural. , em outras palavras, mistificada. A partir da constituio do capital portador de juros apresenta-se um processo de mistificao crescente da realidade, pois a partir dessa forma emergem ainda novas formas. Quando a forma juro se dissemina, todo capital passa a ter a capacidade de prover juros. E, tambm o oposto comea a aparecer como verdadeiro: todo rendimento parece provir de um capital, ser juro de um capital. Quando a mercantilizao atinge os fluxos de riqueza, como o salrio por exemplo, permitindo que sejam transacionados o direito de apropriao de rendas futuras, surge o capital fictcio: algo que no capital mas funciona como capital. Aqui no trataremos do capital fictcio em maior detalhe9. O que podemos dizer que a partir da exacerbao da lgica do capital portador de juros abre-se o caminho para um processo de mistificao crescente do processo de produo de riqueza: do capital portador de juros emerge o capital fictcio; essa lgica se amplia, gerando formas de capital fictcio que no possui nem mesmo um fluxo de rendimento como base, mas sim outro capital fictcio. Alguns apontam inclusive o surgimento de lucros fictcios, fruto do processo de exacerbao da lgica do capital fictcio10. O que apontamos que na forma do capital portador de juros a apropriao j se autonomizou da produo, mas com a exacerbao da lgica do capital fictcio a distncia entre produo e apropriao tende a crescer ainda mais por determinados perodos de tempo11. 4.5 O fecho lgico de O Capital e a mistificao da origem da riqueza: a seo sobre Os rendimentos e suas fontes A Seo VII do Livro III o fecho lgico de O Capital. Os procedimentos de abstrao adotados nos Livros I e II deram a base para a compreenso da totalidade do processo, possibilitando a anlise das categorias aparenciais realizada no Livro III. Esses fenmenos parciais no possibilitam ver qual a origem da riqueza no modo de produo capitalista, que aparece sob as formas de salrio, renda da terra, juro, ganho empresarial. Dados os vrios processos sociais de mediao entre a produo e a apropriao da riqueza, trabalhados ao longo de O Capital e retomados neste trabalho em seus momentos bsicos, a origem mesma da riqueza fica dissimulada, ficando visvel somente a base para a sua apropriao. Assim, o salrio, que apropriado por meio do trabalho, visto como tendo origem no prprio trabalho e sendo o seu justo pagamento; a renda, que apropriada por meio da propriedade privada da terra, vista como tendo origem na prpria terra, em suas capacidades naturais; e o juro, que apropriado pelo capital propriedade, visto como sendo fruto do prprio capital.

O tema do capital fictcio aparece de forma mais clara no captulo 29 do Livro III de O Capital (MARX, 1985, Livro III, Tomo II, pp. 9-17). 10 Sobre lucros fictcios, cf. Carcanholo&Nakatani (1999). 11 Esse distanciamento por determinados perodos pois limitado pelas crises, que queimam parte do estoque de capital fictcio quando esse atinge grande volume. Sobre o tema das crises do capitalismo em Marx, cf. M. Carcanholo (1997).

16

Assim, o fecho lgico de O Capital desfazer a aparncia de a riqueza ter como origem capital, terra e trabalho, que so na realidade os meios pelos quais a riqueza apropriada. O objetivo mostrar que produo e apropriao so momentos distintos: entre a produo e a apropriao h vrios processos sociais de mediao, descritos ao longo de O Capital, que fazem com que a apropriao seja o momento imediatamente visvel e a produo o momento mediado e oculto na imediaticidade. E como capital, terra e trabalho so os meios pelos quais a riqueza apropriada, eles aparecem como a prpria fonte da riqueza: na aparncia, produo e apropriao se confundem. Logo no primeiro captulo da Seo VII (captulo 48, A frmula trinitria), Marx mostra o absurdo da trindade capital/juros, terra/renda e trabalho/salrio. O seu primeiro passo mostrar que uma riqueza que se apresenta como mercadoria, e como tal deve ter uma substncia comum que possibilite a troca, no pode provir de fontes que no tem nada em comum umas com as outras. Ele trata de cada uma dessas fontes em separado, comeando pelo capital:
Mas o capital no uma coisa, mas determinada relao de produo, social, pertencente a determinada formao scio-histrica que se representa numa coisa e d um carter especificamente social a essa coisa. O capital no a soma dos meios de produo materiais e produzidos. O capital so os meios de produo transformados em capital, que, em si, so to pouco capital quanto ouro ou prata so, em si, dinheiro. [...] Aqui temos, portanto, uma forma social determinada, primeira vista muito mstica, de um dos fatores de um processo social de produo historicamente fabricado. (Marx, 1985, Livro III, Tomo II, pp. 269-270)

Em todo o desenvolvimento anterior em O Capital, Marx demonstrou que o capital uma relao social especfica, que d determinada forma aos meios de produo e ao trabalho (que no modo de produo capitalista se apresenta como capital varivel), o que faz com que os meios de produo sejam vistos como capital independentemente da relao social qual est submetido. O fato de os meios de produo, sob a forma de capital, serem um elemento necessrio ao processo produtivo, faz com que parte da riqueza produzida aparea como sendo fruto de sua prpria constituio como capital. Em seguida, trata da terra:
E, agora, ao lado disso, a terra, a natureza inorgnica enquanto tal, rudis indigestaque moles, em todo o seu primitivismo selvtico. Valor trabalho. Mais-valia no pode ser, por isso, terra. Absoluta fertilidade do solo faz apenas com que certo quantum de trabalho d certo produto, dependendo da fertilidade natural do solo. A diferena na fertilidade do solo faz com que as mesmas quantidades de trabalho e capital, portanto o mesmo valor, se expressem em diferentes quantidades de produtos agrcolas e que, portanto, esses produtos tenham diferentes valores individuais. A equalizao desses valores individuais at serem valores de mercado faz com que as vantagens do solo frtil sobre o inferior [...] sejam transferidas do lavrador ou do consumidor para o proprietrio de terras. (ibid, Livro III, Tomo II, p. 270)

A terra, que est presente em qualquer sociedade, no modo de produo capitalista aparece como tendo a capacidade de criar no s valores-de-uso, mas tambm valor. Estando apagada a origem da riqueza, a terra, por ser fonte de rendimento, aparece como sendo a prpria produtora desse rendimento: ela um elemento necessrio no processo de produo e seus diferenciais de fertilidade proporcionam um diferencial de renda a apropriar. Assim, um elemento natural, pertencente a qualquer forma de produo em qualquer tempo e lugar, aparece como produtor de valor, forma especfica de riqueza. De suas caractersticas naturais parece emanar riqueza sob a forma mercantil. 17

Por ltimo, o trabalho:


E, por fim como terceiro elemento nessa unio, um mero fantasma: o trabalho, que no nada mais que uma abstrao e, considerado em si, nem sequer existe ou, se consideramos o que se pretende dizer, a atividade produtiva do ser humano genericamente, mediante a qual ele intermedeia o metabolismo com a natureza, despojada no s de toda forma social e de toda determinao social do carter, mas mesmo em sua mera existncia natural, independente da sociedade, desligada de todas as sociedades e como exteriorizao e afirmao da vida comuns ao homem, que ainda no , no entanto, social e ao homem socialmente determinado de algum modo. (ibid, Livro III, Tomo II, p. 270)

Desse modo, o trabalho aparece completamente abstrato, como algo para alm da sociedade: o trabalho visto como atividade que cria valor, para alm de qualquer forma social de produo. Ele no trabalho sob condies especficas, o trabalho, forma indiferenciada que no possibilita compreender nem o modo de produo capitalista nem as formas anteriores de reproduo social. Assim, trs coisas completamente distintas aparecem produzindo a mesma substncia: valor. O valor advm da terra (natureza), do trabalho (atividade humana) e do capital (relao social consubstanciada em meios de produo). O fato de serem meios de apropriao faz com que, imediatamente, sejam identificadas como a prpria fonte do valor. A respeito da iluso de que o valor se origina de seus prprios componentes, comenta Marx:
[...] os diferentes componentes do valor da mercadoria obtm formas autnomas nos rendimentos e como tais so referidos no ao valor da mercadoria como sua fonte, mas aos elementos materiais particulares de produo como suas fontes. Esto realmente relacionados com eles, mas no como componentes do valor, mas como rendimentos, como esses componentes de valor que recaem nessas categorias determinadas de agentes da produo: o trabalhador, o capitalista, o proprietrio da terra. (ibid, Livro III, tomo II, p. 290)

Como buscamos mostrar na discusso das sees anteriores do Livro III, h um processo de mediao entre produo e apropriao, inerente relao-capital, que faz com que a mais-valia no remeta diretamente sua fonte, o processo de produo, mas ao prprio capital. Em suma, relaes sociais capitalistas geram mecanismos de mediao entre produo e apropriao, fazendo desaparecer o trabalho como fonte da riqueza e deixando aparente apenas o meio pelo qual a riqueza apropriada. Por esse processo, a riqueza reificada, aparece como advinda das prprias coisas. A riqueza, em sntese, tem sua origem mistificada.

Consideraes finais O que buscamos sustentar nesse artigo foi que o fundamento ltimo da mistificao, processo descrito em maior detalhe na ltima seo do Livro III, est no comeo do Livro I, na contradio entre valor e valor-de-uso. O fetichismo da mercadoria, decorrente dessa contradio, mistifica a realidade ao tornar relaes sociais historicamente especficas em propriedades naturais das coisas. Como toda cincia seria suprflua se a forma de manifestao e a essncia das coisas coincidissem imediatamente12, o que Marx faz buscar qual o fundamento da no
12

MARX, 1985, Livro III, Tomo II, p. 271.

18

coincidncia entre essncia e aparncia no modo de produo capitalista para, ento, esboar o mtodo adequado para dar uma explicao adequada das categorias econmicas essenciais e das leis gerais de funcionamento do capitalismo. por isso que, apesar de discutida de modo mais explcito basicamente nos primeiros captulos de O Capital, a contradio entre valor e valor-de-uso na verdade perpassa a reflexo de toda a obra. Podemos dizer, numa frase, que O Capital tem por objetivo principal desvelar a mistificao na qual est envolto o modo de produo capitalista.

Referncias bibliogrficas BHASKAR, R. (1998) Societies. In: Critical Realism: essential readings. London and New York: Routledge, pp. 206-257. CARCANHOLO, M. (1997) Formas, Contedo e Causa: uma proposta de interpretao marxista para o fenmeno crise. Leituras de Economia Poltica, Campinas, IEUNICAMP, n. 5, dez. de 1997. CARCANHOLO, R. NAKATANI, P. (1999) O capital especulativo parasitrio: uma preciso terica sobre o capital financeiro, caracterstico da globalizao. In: Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 20, n. 1, pp. 264-304, jun. de 1999. CARCANHOLO, R. (2003) Sobre a ilusria origem da mais-valia. In: Crtica Marxista, So Paulo, v. 16, p. 76-95. LUKCS, G. (1979). Ontologia do Ser Social Os Princpios Ontolgicos Fundamentais de Marx. So Paulo: LECH. MARX, K. (2003) O Capital. Livro I, Tomo I. So Paulo: Civilizao Brasileira. MARX, K. (1984) O Capital. Livro II. So Paulo: Abril Cultural. ______. (1984b) O Capital. Livro III, Tomo I. So Paulo: Abril Cultural. ______. (1985) O Capital. Livro III, Tomo II. So Paulo: Abril Cultural.

19

Vous aimerez peut-être aussi