Vous êtes sur la page 1sur 32

Elegance

Sistemas de fachada

Sapa Building System

Elegance 52 um sistema de fachada abrangente que associa a tecnologia e o design s exigncias dos projectos de construo contemporneos. Todos os sistemas Elegance 52 utilizam uma subestrutura comum de 52 mm de largura, com uma vista reduzida dos encaixes, mas que permite os requisitos de fora e inrcia necessrios para a maioria das aplicaes.
Os principais factores que influenciaram a concepo do sistema Elegance 52 foram a resistncia a condies atmosfricas adversas, o isolamento trmico, os elementos de conexo dos edifcios e a facilidade de fabrico.

Gama de solues extensa Todas as aplicaes do sistema Elegance 52 assentam num conjunto de montantes e travessas resistentes, com uma leitura frontal de 52 mm de largura. H toda uma variedade de profundidades de perfis capazes de satisfazer os requisitos estruturais e assegurar a soluo mais econmica. Elegance 52 est disponvel em diferentes mdulos, cada uma delas oferecendo caractersticas de design nicas: - Elegance 52 ST (tradicional) - Elegance 52 HL (tramo horizontal) - Elegance 52 IT (soluo janela projectante) - Elegance 52 IN (design industrial) - Elegance 52 FR (resistente ao fogo) - Elegance 52 Anti-intruso (classe 2) - Elegance 52 SX (soluo VEA) - Elegance 52 SG (soluo VEC) - Elegance 52 GF (soluo VEB) - Elegance 52 Eco - Elegance 52 Eco IT - Elegance 72 (sistema de fachada modular) - Elegance SC (Proteco Solar) - Elegance 52 PV (BIPV) O sistema Elegance 52 pode ser utilizado em aplicaes verticais, em declive ou em coberturas. Oferece vrias solues de ligao a outros nveis de sistemas de fachada e materiais de construo, apresentando sempre a mxima resistncia a condies atmosfricas adversas e uma vista reduzida dos encaixes. O sistema Elegance 52 permite a integrao nos sistemas de janelas e de portas existentes na gama de produtos Sapa Building System. Fabrico e Instalao A drenagem pode ser efectuada por compartimen tao ou em cascata. Perfis de alumnio especialmente desenvolvidos, de forma a assegurar uma maior inrcia para vos extremamente grandes e uma ligao e ancoragem contnuas dos montantes. Vedao atravs de perfis isolantes em EPDM. Conforme o tipo de aplicao, o sistema pode ter um tipo de ligao montante/montante ou montante/ travessa. A montagem frontal das travessas possibilitada pela utilizao de acessrios de mola. Foi desenvolvida uma soluo de espaamento de montante para situaes em que seja necessrio um apoio extra para as travessas. Ferramentas de puno especificamente projectadas para Elegance 52 asseguram uma pr-fabricao precisa e rpida dos furos de drenagem e dos cortes das travessas. Gabaritos de perfurao facilitam o posicionamento das peas de fixao durante a pr-fabricao do sistema.

Elegance 52 ST uma soluo de fachada tradicional com ruptura de ponte trmica, que oferece vrias opes de design devido utilizao de montantes e de tampas de diferentes formas. Elegance 52 ST apresenta solues para aplicaes verticais, em declive ou em coberturas e pode dar resposta a casos de sistemas de fachada angulares.

Elegance 52 ST

Caractersticas da soluo Elegance 52 ST compatvel com painis e vidros com enchimento entre os 4 e os 50 mm. O sistema pode ser auto-portante ou utilizado em combinao com uma estrutura de sustentao. O ST capaz de aceitar tolerncias e movimentos causados pela expanso trmica, sem comprometer o seu desempenho a nvel de resistncia a condies atmosfricas adversas. Resistncia a condies atmosfricas adversas: AE750 (EN 12152); RE 750 (EN12154); 3000 Pa (EN 13116)

Dimenses Vista dos perfis Profundidade do montante inrcia (Ixx: vento) Profundidade da travessa inrcia (Ixx: vento) inrcia (Iyy: vidro) 52 mm 41 - 273 mm 9,57 - 1649,7 cm4 22,5 - 199 mm 3,67 - 515,84 cm4 1,09 - 53,03 cm4

Vedao Espessura do enchimento Mtodo de vedao 4 - 50 mm Vedao com perfis isolantes em EPDM

Desempenho Ruptura de ponte trmica Isolamento trmico E N ISO 10077-2 Permeabilidade ao ar Estanquidade gua Resistncia ao vento Acstica: vidro 6/15/4 vidro 10/15/6 vidro 12/16/44.2 Ensaio de impacto Rw(C;Ctr) = 34(0;-2)dB Rw(C;Ctr) = 36(-1;-2)dB Rw(C;Ctr) = 42(-2;-5)dB classe 5 EN14019 AE 750 RE 750 3000 Pa EN 12152 EN 12154 EN 13116 4 - 36 mm Ucw < 1,4 W/m2K com vidro Ug = 1,2 W/m2K

Estes dados so apenas uma indicao. Para mais informaes, por favor consulte a sua unidade comercial local da Sapa Building System Portugal.

Design Uma grande variedade de tampas decorativas (chanfrado arredondado, rectangular, aerodinmico, etc.) oferece liberdade para a criao de geometrias visualmente interessantes. A combinao de diferentes tampas para aplicaes horizontais e verticais permite criar caractersticas externas bastante variadas. Existem montantes de diferentes formas indicados para elementos de design interno. Os montantes e as travessas podem ser alinhados no interior ou apresentar um aspecto especificamente diferente para realar o design vertical, comple mentando o design global do edifcio. Foram criadas vrias solues, entre as quais montantes com ngulos de 90 ou ngulos variveis, com uma utilizao mnima de materiais, que permitem que as vistas frontais sejam mais reduzidas. A combinao das diferentes formas montantes/ travessas com uma extensa gama de cores, abre um leque de opes quase ilimitado.

4-24 mm

8-38 mm

20-50 mm

52 mm

Elegance 52 HL uma soluo especfica para quando necessrio uma leitura horizontal. O sistema baseia-se na estrutura bsica do Elegance 52 ST e cria um efeito horizontal contnuo atravs da substituio das tampas verticais por um perfil oculto, isolado por um vedante. O perfil oculto continua a permitir o isolamento hermtico do vidro contra a estrutura e a vedao esconde o detalhe vertical, realando mais a tampa horizontal. Existe uma grande variedade de perfis que podem ser utilizados como tampas, de forma a integrarem-se no design global do edifcio.

Elegance 52 HL

Elegance 52 IN

Elegance 52 IN baseia-se nos mesmos princpios de drenagem, acoplamento, fabrico e isolamento trmico da Elegance 52 ST, mas utiliza uma gama especial de montantes e de travessas para criar um efeito de design interior mais esguio. Foram includas as solues de ancoragem e de dilatao resultantes . Enquanto a Elegance 52 ST utiliza perfis tubulares, os perfis da Elegance 52 IN so em forma de I ou T. No seu exterior, o sistema compatvel com uma srie de perfis de aperto de presso e tampas que so utilizadas no sistema de fachada tradicional.

Os sistemas de fachada no s devem ser slidos e apresentar vistas reduzidas, como tambm devem ser resistentes ao fogo. Elegance 52 FR demonstra que possvel incluir todas essas propriedades num s sistema. Elegance FR, resistente ao fogo, utilizado para uma segurana mxima das fachadas verticais e oferece uma proteco inovadora contra o fogo e fumo.

Elegance 52 FR

10 52 mm

Elegance 52 Anti-intruso (classe 2)

Elegance 52 anti-intruso (classe 2), oferece uma proteco eficiente contra o arrombamento. Os elementos de fixao especiais previnem o roubo das vedaes da fachada. O design externo no prejudicado. E a liberdade criativa continua a estar assegurada graas s formas e opes de cores personalizadas. O sistema Elegance 52 de fachada anti-intruso traduz-se num desempenho de segurana amplamente testado.

11

Elegance 52 apresenta solues para aplicaes verticais, em declive ou em coberturas, com as mesmas caractersticas de um sistema de fachada. Assegura valor solar passivo Vrias opes de vedao Elevado desempenho Sistema de drenagem eficiente

Aplicaes Elegance 52 em coberturas

12

13

14

Elegance 52 SI

O mdulo Elegance 52 SI (Super Isolamento) cumpre as normas mais rigorosas de isolamento trmico, utilizando tecnologia de isolamento inovadora. Este sistema de fachada de grande isolamento trmico assegura a conformidade com as normas e iniciativas de poupana energtica mais exigentes. Sistema isolantes. Elevado desempenho trmico pela adio de um nico componente. Elevado nvel de isolamento acstico. O elevado nvel de desempenho trmico melhora o isolamento geral do edifcio, gerando um consumo energtico total inferior e melhorando o perfil ambiental do edifcio. modular com diferentes elementos

Ucw < 1,0 W/m2K (com Ug = 0,7 W/m2K, tamanho do elemento 52 mm 1400 x 1600mm) 15

Elegance 52 IT uma soluo de janela projectante, especificamente concebido para permitir a integrao de uma jornada projectante com um impacto visual mnimo nos sistemas Elegance 52 ST e Elegance 52 HL. As projectantes dificilmente se distinguem dos painis fixos.

Elegance 52 IT

Caractersticas da soluo A soluo Elegance 52 IT permite projectante e batente com abertura ao exterior. O vidro est estruturalmente colado ao caixilho. Podem ser utilizados vidros de 20 a 30 mm. As peas de reteno dos vidros asseguram uma total segurana. A drenagem efectuada por compartimentao ou em cascata. Os vrios vedantes asseguram um desempenho perfeito em termos acsticos e de resistncia a condies atmosfricas adversas . A altura mxima permitida para a projectante de 2000mm.

Alternativa possvel integrar alguns sistemas de janelas e portas na Elegance 52 ST e na Elegance 52 HL, utilizando perfis ou acessrios de caixilharia especiais.

Elegance 52 SG

16

Elegance 52 SGTH

17

O mdulo Elegance 52 SG uma soluo de fachada VEC que utiliza a substrutura bsica da Elegance 52 e oferece uma soluo para as combinaes de quadros fixos e de abrir, tanto em aplicaes contnuas como angulares. O sistema de fachada VEC oferece uma vista reduzida, sem apresentar qualquer diferena entre os quadros fixos e de abrir.

Elegance 52 SG

Caractersticas da soluo A utilizao de um sistema de fachada VEC evita a utilizao de tampas, o que se traduz numa superfcie contnua e com vistas mnimas. Elegance 52 SG compatvel com enchimentos de 24 a 28 mm. O Elegance 52 SG inclui um sistema de janela projectante integrada que no apresenta nenhuma diferena visual em relao aos quadros fixos idnticos. Tambm possvel utilizar outros quadros para alm dos quadros VEC. Os vrios perfis isolantes em EPDM asseguram um elevado desempenho em termos acsticos e de resistncia s condies atmosfricas adversas . As peas de reteno asseguram uma total segurana. A variada gama de perfis de montante responde aos requisitos de inrcia e design. Os perfis dos montantes e das travessas podem ser complanares ou em degrau, no interior.

Fabrico As travessas e os montantes apresentam uma ligao montante/montante. Existe uma verso de espaamento de montante para situaes em que a travessa necessita de uma sustentao maior. Conectores especialmente projectados para o sistema tornam a instalao mais fcil. Na sada de ventilao, o vidro est estruturalmente conectado ao perfil anodizado, sendo a ligao do vidro ao perfil efectuada por empresas especializadas e certificadas. Os perfis dos quadros so montados utilizando esquadros cravados ou excntricos. Aps a montagem da ossatura da fachada, os diferentes quadros so posicionados e apertados, utilizando conectores em todos os lados. possvel desmontar os quadros, caso seja necessrio efectuar uma substituio. Vedao Espessura do enchimento Mtodo de vedao 24 - 28 mm vedao estrutural Dimenses Vista interior dos perfis Vista exterior dos perfis Profundidade do montante inrcia (Ixx: vento) Profundidade da travessa inrcia (Ixx: vento) inrcia (Iyy: glass) 52 mm 19 mm 41 - 273 mm 9,57 - 923,84 cm4 36 - 167 mm 4,15 - 308,02 cm4 7,29 - 43,74 cm4

Desempenhos Ruptura de ponte trmica Permeabilidade ao ar Estanquidade gua Resistncia ao vento 600 Pa 600 Pa 1200 Pa 14,8 mm XP P28-004 XP P28-004 XP P28-004

18

Estes dados so uma indicao. Para mais informaes, por favor consulte a sua unidade comercial local da Sapa Building System Portugal.

Elegance 52 SG

19

20

Elegance 52 SX

O mdulo Elegance 52 SX uma soluo de fachada em que o vidro directamente colocado contra a estrutura tradicional do sistema Elegance 52 ST, utilizando perfis de presso ocultas. O perfil intercalar retido entre os painis de vidro duplo serve de rea de insero dos perfis de presso, que so directamente aparafusadas ranhura central dos montantes e das travessas. Elegance 52 SX constitui-se como uma alternativa aos sistemas de fachada VEC tradicionais, pois tambm cria uma aparncia de superfcie contnua com vidro.

52 mm

Elegance 52 SX IT

35 mm 15 mm

21

O mdulo Elegance 52 ECO uma soluo de fachada em alumnio com vidro fixado mecanicamente, ficando este directamente ligado estrutura tradicional do sistema Elegance 52 ST, no utiliza placas de presso nem tampas exteriores. Uma ranhura especial no perfil intercalar, entre os dois vidros, possibilita a insero de peas de fixao que so directamente aparafusadas ranhura central dos montantes e das travessas. Esta soluo uma alternativa aos sistemas de fachada VEC tradicionais, pois tambm cria uma aparncia de superfcie contnua em vidro.

Elegance 52 SG Eco

A verso Eco IT uma soluo de janela projectante em alumnio, criado para permitir a integrao de uma projectante oculta no sistema Elegance 52 ECO. O vidro est estruturalmente colado ao aro da janela. Existe uma verso com e sem ruptura de ponte trmica. No existe praticamente diferena entre os quadros fixos e os quadros de abrir. Espessura mx. da vedao: 28 mm Altura mx. da projectante 2000 mm

Elegance 52 SG Eco IT

52 mm

35 mm 15 mm

22

23

24

Elegance 52 GF

O mdulo Elegance 52 GF uma soluo de fachada baseada na estrutura da Elegance 52 SG, utilizando bites em vez da colagem do vidro ao painel. A Sapa criou esta soluo para oferecer uma verso em que o vidro fixado na sua posio com bite, como se fosse uma moldura. Esta abordagem permite que os quadros fiquem independentes entre si, mas integrados no sistema de fachada global.

Caractersticas da soluo Existem solues para quadros fixos e para quadros de abrir. Foram criados dois tipos de bites. Vidros de 20 a 30 mm. Tamanho mx. do painel de 1500 x 900 mm (altura x largura). Trata-se de quadros com ruptura de ponte trmica, o que melhora o desempenho energtico total do edifcio. Os quadros so completamente montados na oficina e colocados nos suportes de posicionamento da estrutura

52 mm

35 mm 15 mm

Desempenhos Permeabilidade ao ar Estanquidade gua Resistncia ao vento A2 R5 800 Pa EN 12152 EN 12154 EN 13116

Estes dados so apenas uma indicao. Para mais informaes, por favor consulte a sua unidade comercial local da Sapa Building System Portugal.

25

26

Sistema de Proteco Solar

A gama de Proteco Solar foi desenvolvida para complementar o sistema de fachada Elegance 52 e para dar resposta s crescentes exigncias energticas que se colocam s fachadas dos edifcios. A equipa de assistncia tcnica da Sapa pode fornecerlhe aconselhamento especializado no que diz respeito aplicao correcta dos produtos em qualquer tipo de projecto, incluindo em termos de manuteno e segurana. Esto disponveis lminas de variadas dimenses:

Sistema Wing Lmina Wing - 160mm, 200mm e 250mm

Sistema Bow Lmina Bow 190 mm

Sistema Box Lmina Box 190mm Sistema Wing Sistema Bow Sistema Box

27

Pertencendo ao grupo Orkla, a Sapa Building System tem acesso a todas as fases da cadeia de valor da indstria fotovoltaica. Do silcio ao fabrico das clulas e mdulos, a Sapa Building System fornece um sistema fotovoltaico completo para a envolvente dos edifcios. Nestes procedimentos incluem-se: consultoria de projecto engenharia e design uma gama completa de produtos fotovoltaicos e de alumnio rede de fabrico e instalao servios ps-venda A nossa presena a nvel global, aliada nossa rede local, garantem uma eficiente gesto de projecto, prxima dos nossos clientes, em todas as reas geogrficas. Para alm disso, a Sapa est apta a implementar estas solues BIPV em muitos dos seus sistemas lderes de mercado, tais como, sombreamento solar, sistemas de fachada, cobertura envidraada, estufas e janelas, balaustradas e revestimentos.

Elegance 52 PV (BIPV - Building Integrated Photovoltaics)

O que o BIPV ? Enquanto as solues fotovoltaicas padronizadas so frequentemente utilizadas em aplicaes residenciais ou em centrais solares, o BIPV faculta ao arquitecto novas possibilidades de incorporar a tecnologia solar nos edifcios. Os sistemas fotovoltaicos e a arquitectura podem agora combinar-se numa mistura harmoniosa de design, ecologia e economia. Os nossos mdulos fotovoltaicos integrados nos edifcios criam um mundo de possibilidades. A grande variedade de formas elegantes, cores e estruturas pticas de clulas, vidro e perfis permite a criatividade e uma abordagem moderna ao design arquitectnico. Permite aos projectistas elaborar um projecto energeticamente eficiente, inovador e de prestgio e estabelecer novos padres arquitectnicos para o futuro, combinando elegncia e funcionalidade. Os mdulos fotovoltaicos podem ser incorporados no edifcio em vrias posies: verticalmente, horizontalmente ou em ngulo. Os mdulos podem ser feitos por medida de acordo com as dimenses e os desejos do cliente. Uma seleco de clulas e o seu posicionamento podero ser adaptados de acordo com as especificidades do design do projecto: transparncia, controlo de luz, design do mdulo, sombreamento, dimenses. Uma soluo chave na mo para todo o seu projecto Apoiando-nos nos vastos conhecimentos especializados da Sapa Building System, fornecemos um pacote completo com uma vasta gama de servios: investigamos qual a legislao aplicvel ao projecto em termos de subsdios e garantimos o cumprimento ao pormenor da legislao nacional referente construo . A Sapa 576x976 4% 40-45 27
aSi (silcio amorfo) filme fino

Tipos de clulas fotovoltaicas e sua eficincia dimenses eficincia Wp/m2 Wp/clula

156x156 125x125

16%

120

1.46 - 3.85

Policristalina

156x156 125x125 Monocristalina

18%

130

2.60 - 4.02

125x125

22%

155

2.90 - 3.11

Monocristalina - eficincia elevada

125x125

17%

105

1.90 - 2.20

Monocristalina - semitransparente

576x976

5%

50

32

aSi filme fino 10% ou 20% opacidade

28

Building System d apoio de concepo e engenharia nas ligaes rede pblica, projecto de rede e clculos elctricos, estticos e trmicos. Relativamente instalao, a nossa rede de instaladores e fabricantes experientes presta assistncia completa no que respeita entrega dos componentes BIPV, colaboramos com parceiros de prestgio na indstria da construo. Na Sapa Solar, utilizamos os nossos conhecimentos tcnicos e experincia ao longo de todo o processo de design: desde o primeiro dilogo com o cliente, passando pelos desenhos conceptuais, at ao desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos de alta qualidade, mas de fabrico e instalao simples.

Oferta de assistncia Estudos de engenharia, estrutura do sistema de fachada, clculos de esttica, design, desenhos de pormenores Estudo fotovoltaico, proposta de mdulos, estimativa da produo, dados elctricos, clculo do investimento Oramento do projecto, planeamento, recomendao de instalador qualificado.

Instalao de projecto BIPV Fornecimento de todos os componentes, perfis, mdulos e sistema elctrico para fotovoltaico Engenharia, apoio de instalao, gesto local, assistncia administrativa Rede de instaladores qualificados, combinando conhecimentos electricidade. especializados em fachadas e

Combinaes possveis de tipos de clulas e de espaamento

aSi filme fino Policristalina Monocristalina aSi filme fino Eficincia Elevada 10% 20% transparncia 5 mm de distncia 3 mm de distncia transparncia 180 160 140 120 100 80 60 40 20 0 Potncia Wp/m2

Monocristalina Semitransparente 5 mm de distncia

Monocristalina Eficincia Elevada 25 mm de distncia

Policristalina 50 mm de distncia 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Transparncia

29

Elegance 72 uma soluo de fachada modular que combina os benefcios do controlo de produo em fbrica com a rapidez da instalao em obra. As unidades modulares so fabricadas, incluindo as unidades de vedao, em condies de oficina, onde a qualidade pode ser rigorosamente controlada. Os dispositivos de fixao so incorporados no permetro, assegurando a facilidade de manuseamento durante o transporte e descarga na obra. A colocao dos painis modulares exige menos tempo que a construo de um sistema de fachada tradicional e, para as instalaes em que no seja possvel ou prtico utilizar andaimes, podem ser utilizadas gruas para colocar os painis em posio, de forma rpida, eficiente e, acima de tudo, segura. Elegance 72 pode incorporar janelas e portas da gama Sapa Building System, bem como dos sistemas Elegance 52 e Elegance SC, e energia fotovoltaica atravs do nosso sistema BIPV, apresentando assim uma soluo de fachada completa para qualquer tipo ou estilo de edifcio. Disponibilizamos a soluo em alumnio com vidro exterior colado ou encaixilhado. A escolha de tramos horizontais ou verticais tambm faz parte da oferta.

Elegance 72

30

Produo As unidades modulares so fabricadas na fbrica, incluindo as unidades de vidro colado. Desta forma optimiza-se: - Processo de produo - Custo de mo-de-obra - Controlo mximo da qualidade - Ausncia de influncia das condies climatricas. Vedao rpida sem aparafusar, recorrendo aos diversos bites externos.

Instalao Os caixilhos so montados num nvel de cada vez. As unidades so colocadas em posio por meio de gruas ou guinchos e fixadas a partir do interior do edifcio, reduzindo os custos e estimulando condies de trabalho mais seguras. Ligaes secas entre a junta de dilatao, para uma estanquidade gua at 1500 Pa. O armazenamento de materiais de revestimento e o manuseamento de vidros na obra podem ser completamente eliminados uma grande vantagem para obras em centros urbanos congestionados. Qualidade e desempenho significativamente melhorados, uma vez que os painis da fachada so produzidos fora de obra num ambiente de fbrica controlado.

Rentvel Verificam-se redues nos custos em termos de preliminares de obra e de andaimes. Opo da normalizao para economias de escala e optimizao do material. Melhores tempos de programao que levam a uma ocupao antecipada e a uma rendibilidade mais rpida do investimento para o dono da obra. A construo menos afectada pelas condies atmosfricas adversas . Controlo mais eficiente dos materiais, incluindo menos resduos, perdas e danos. Os painis de fachada so fabricados fora da obra e so colocados em posio por gruas, tornando esta soluo extremamente eficiente em locais em que o acesso obra restrito.

31

Sapa Building System um dos maiores fornecedores europeus de sistemas de alumnio para construoe faz parte do grupo sueco Sapa. A actividade principal o desenvolvimento e distribuio de sistemas de perfis de alumnio. O objectivo da Sapa Building System a criao de sistemas correctamente desenvolvidos e solues de projecto que proporcionem aos fabricantes, arquitectos, investidores e proprietrios um valor acrescentado tangvel. Portas e Janelas Sistemas de Correr Sistemas de fachada Estufas Balaustradas, portes e outros BIPV

O seu fabricante local da Sapa Building System

Sapa Portugal, S.A.


Postal address Sintra Business Park, Zona Industrial da Abrunheira, Edifcio 2, 1A, 2710-089 Sintra - Portugal Tel. +351 219 252 600 Fax +351 219 252 699 E-mail info.geral.pt@sapagroup.com Website www.sapabuildingsystem.pt

FEL52-PT 07-2009

Vous aimerez peut-être aussi