Vous êtes sur la page 1sur 17

UNIVERSIDADE DE SO PAULO (USP) PROGRAMA UNIVESP Ana Cristina Rebelo Gomes Eliane Gomes da Silva Lira rika Patrcia

a da Silva Barros Jos Maria Soares Beranzio Luiz Fernando dos Santos Tavares Marco Aurlio dos Santos Camargo

ENTRE A PRTICA E OS DIREITOS HUMANOS: POSSIBILIDADES E LIMITES DA INCLUSO ESCOLAR.

Lorena 2 Ana Cristina Rebelo Gomes Eliane Gomes da Silva Lira rika Patrcia da Silva Ramos Jos Maria Soares Beranzio Luiz Fernando dos Santos Tavares Marco Aurelio dos Santos Camargo

ENTRE A PRTICA E OS DIREITOS HUMANOS: POSSIBILIDADES E LIMITES DA INCLUSO ESCOLAR.

Projeto de Pesquisa apresentado como parte da avaliao parcial para a disciplina Projeto de pesquisa do curso de ps-graduao em tica, Valores e Cidadania na escola do Programa Univesp em parceira com a Universidade de So Paulo.

Tutor: Bruno Cortez

Turma E Lorena SP 2012

RESUMO Esta pesquisa procura analisar a questo da educao inclusiva em o contexto escolar. A anlise verifica se a unidade escolar bem como os educadores esto levando a efeito aquilo que tem sido proposto quanto educao inclusiva de forma que seja eficaz e atenda a padres de qualidade como demanda a legislao. Diante da necessidade, a pesquisa elencou dois problemas: as dificuldades da escola em adaptar-se s necessidades dos que sero includos e as dificuldades dos professores em lidar com o aluno de incluso. A justificativa para tal empreendimento apia-se no fato de que, apesar de existir uma legislao vigente a respeito da educao inclusiva, a criana com necessidades educativas especiais no tem sido devidamente atendida nas unidades de ensino. Aps tantos anos de embate,a situao parece no ter avanado,requerendo uma ao por parte da sociedade como um todo que seja eficaz no sentido de promover a incluso e no a excluso,conforme se observa no contexto de muitas escolas em nosso pas. No intuito de promover tal reflexo, dois objetivos foram levantados:verificar a estrutura fsica das unidades de ensino sob a tica dos educadores quanto educao inclusiva e observar no discurso dos educadores as condies emocionais em relao efetivao da educao inclusiva demonstrados por pais, educadores e alunos. As hipteses decorrentes dos problemas e objetivos propostos seriam a constatao de que a estrutura fsica das unidades de ensino no se adequam s necessidades das crianas e jovens com necessidades educativas especiais e que os professores no esto preparados pedaggica e emocionalmente para trabalhar com as crianas e jovens com necessidades educativas especiais.Foram entrevistados professores de escolas estaduais, municipais e particulares da regio do Vale do Paraba atravs de um questionrio direcionado para averiguar as hipteses.

Palavras chaves: Educao Inclusiva, Escola, Professores,Declarao de Salamanca, Lei de Diretrizes e Bases(LDB),Parmetros Curriculares Nacionais(PCNs).

ABSTRACT This researches search analyze the question of the inclusive education in the school context. The analysis verifies itself the school unit as well like the educators put into effect what has been proposed as regards the inclusive education so that be efficient and attend to standards of quality as demand the legislation. Faced with the need, to research listed two problems: the difficulties of the school in adapt itself to the needs than will be included and the difficulties of the professors in deal with the student that will be included . The justification for such undertaking supports itself in the fact of that, in spite of an in force legislation exist as to the inclusive education, the infant with special educational needs properly has not been attended in the units of education. After so many years of crash it situation looks not to have advanced, demanding an action on the part of the society as a whole one that be efficient in the sense of promote the enclosure and not the exclusion is observed in the context of many schools in our country. In the design of promote such reflection, two objectives were raised: verify the physical structure of the units of education under the point of view of the educators as regards the inclusive education and observe in the talk of the educators the emotional conditions regarding the implementation of the inclusive education shown by parents, educators and students. The resulting hypotheses of the problems and objectives proposed would be the verification of that the physical structure of the units of education do not itself adapt to the needs of the infants and youths with special educational needs and that the professors are not prepared pedagogical and emotionally for work with the infants and youths with special educational needs. They were interviewed professors of private, municipal, and state schools of the region of the Vale do Paraiba through a questionnaire with questions directed for ascertain the hypotheses. Keywords: Inclusive education, School, Professors, Statement of Salamanca, Law of Directives and Bases (LDB), National Curricular Parameters (PCNs). INTRODUO Esta pesquisa assume como objeto de estudo a temtica da incluso nas unidades de ensino. evidente que o assunto apresenta-se como um dos maiores desafios educacionais do presente momento. Conforme dados veiculados pelo Censo Demogrfico do IBGE/2000, h um grande nmero de crianas e jovens que se encontram fora do contexto escolar: Populao total: 169.872.856 Populao com deficincia - 24.600.256 Populao de 0 - 17 anos com deficincia: 2.850.604 0 - 4 anos : 370.530 5 - 9 anos: 707.763 10 - 14 anos: 1.083.039 15 - 17 anos: 689.272 18 - 24 anos: 1.682.760 _______________________________________ Fonte: Censo Demogrfico/ IBGE/2000 Percebe-se no primeiro que existem 2.850.604 pessoas com necessidades educativas especiais. Destas, somente 700.624 esto matriculadas em salas regulares. A pergunta que se faz necessria : Onde esto as demais?

H um nmero enorme de crianas e jovens com necessidades educativas especiais que no esto sendo atendidas em salas regulares. E as que esto matriculadas nas salas regulares, recebem um atendimento adequado s suas necessidades? Esto inclusas? O que transparece que tanto as unidades de ensino quanto aqueles que trabalham nas mesmas no sabem o que fazer diante do que tem sido chamado de educao inclusiva. Em razo da possibilidade de instituies de ensino e educadores agirem desta forma, a pesquisa procurou averiguar a questo com o propsito de verificar se as atitudes esto sendo condizentes com o que est exposto na legislao brasileira no que se refere educao inclusiva e , caso seja constatado a inadequao, procurar por caminhos,possveis solues para a problemtica. OBJETIVOS Em seu pr-projeto, a pesquisa elencou um objetivo geral e dois especficos: Objetivo geral Realizar um levantamento dos principais aspectos tanto implcitos quanto explcitos envolvidos na implementao e desenvolvimento da educao inclusiva relacionados estrutura fsica das unidades de ensino e ao emocional dos pais , educados e alunos. Para tanto, dividiu o objetivo geral em dois objetivos especficos: Verificar a estrutura fsica das unidades de ensino sob a tica dos educadores quanto educao inclusiva; Observar no discurso dos educadores as condies emocionais em relao efetivao da Educao Inclusiva demonstrados por pais, educadores e alunos. JUSTIFICATIVA A justificativa para tal empreendimento apia-se no fato de que, apesar de existir uma legislao vigente a respeito da educao inclusiva, a criana com necessidades educativas especiais no tem sido devidamente atendida nas unidades de ensino. Aps tantos anos de embate,a situao parece no ter avanado,requerendo uma ao por parte da sociedade como um todo que seja eficaz no sentido de promover a incluso e no a excluso,conforme se observa no contexto de muitas escolas em nosso pas. PRESSUPOSTOS TERICOS:

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de incluso dos alunos portadores de necessidades especiais e distrbio de aprendizagem na rede regular de ensino no que tange o paradoxo entre os limites e as possibilidades na sala de aula. A incluso sob o ponto de vista da realidade vivida pelos professores atravs da sua prtica pedaggica, o acesso fsico dos estabelecimentos de ensino, adaptao curricular, nova forma de avaliao, comprometimento da equipe gestora, formao e capacitao so os pontos que surgem ora como limites ora como possibilidades para alcanarmos a educao inclusiva sob a tica universal dos direitos humanos. Entre a beleza e a modernidade das leis que regem a educao especial e criam possibilidades de uma sociedade inclusiva e o limite imposto pela falta de estrutura das escolas e da capacitao dos professores, a educao inclusiva se perde entre o terico e a prtica desenvolvendo no professor um certo rano quanto a sua posio de professor e educador, e desenvolvendo, tambm, uma certeza de que a incluso no passa de depositar em sua sala de aula os alunos a quem ele no tem capacidade para atender.

Todo esse dilema inspirou a pesquisa que visa descobrir o que os professores da rede municipal de Guaratinguet pensam sobre a incluso e o papel de professor nesta proposta, mostrando as condies de algumas escolas no que tange sua estrutura fsica e pedaggica. METODOLOGIA ENTRE A PRTICA E OS DIREITOS HUMANOS: POSSIBILIDADES E LIMITES DA INCLUSO ESCOLAR.

CAPITULO I: BREVE HISTRICO DA INCLUSO

Ao buscarmos a histria da educao inclusiva foi preciso traar a histria de como o deficiente foi tratado ao longo dos anos, procurando resgatar os diferentes momentos vivenciados por eles at chegarmos aos fatos que influenciaram as conquistas atuais alcanadas pelos indivduos que apresentam necessidades especiais. Se considerarmos que a histria composta de diferentes momentos histricos e que em cada momento, o homem se organiza e age conforme sua necessidade de subsistncia e produo, observaremos que um longo histrico de segregao e desvalorizao assombra as pessoas com deficincia. Observar a evoluo histrica da deficincia refletir como o ser humano se relaciona com o diferente sob diversas ticas, sejam elas morais, religiosas, intelectuais ou materiais. Segundo Silva (1986:p.21): Anomalias fsicas ou mentais, deformaes congnitas, amputaes traumticas, doenas graves e de conseqncias incapacitantes,(...) so to antigas quanto a prpria humanidade. Atravs dos muitos sculos da vida do homem sobre a Terra, os grupos humanos(...) tiveram que parar e analisar o desafio que significavam seus membros mais fracos e menos teis... Ao longo das sociedades primitivas, os deficientes (entre eles podemos tambm considerar os idosos, crianas franzinas e pessoas que ficavam incapacitadas) eram exterminados pois estas comunidades dependiam da natureza e tinham poucos recursos de sobrevivncia, e eles no tinham condies de lutar pela sua prpria subsistncia. Quando o homem primitivo, na transio entre as primeiras comunidades e as sociedades de classe, comea a identificar o componente mtico e religioso, os deficientes continuam a ser exterminados pois caracterizam como determinao dos deuses toda a condio de vida, ou seja, aquele que no continha as caractersticas do guerreiro, que no carregava as virtudes necessrias do ideal consagrado como bom e eficiente no merecia e nem podia continuar a ser um peso para esta sociedade. At mesmo na civilizao greco-romana, o ideal de guerreiro persiste e dita a maneira como devem ser tratados os deficientes e, de forma velada ou no, a prtica de extermnio e abandono continuam ser realizadas. Na cultura espartana (sculos IX a VII A.C.), encontramos que: A vida das crianas era decidida pelos velhos. Um defeito fsico implicava sua condenao morte. Para

que no fosse transmitida a falta de robustez a geraes futuras, a criana portadora de deficincia era atirada do alto do Monte Taigeto.(Figueiredo, 1997 apud Neves,2000) Ou na Repblica de Plato, tem-se a idia de que apenas: ...os bem formados de corpo e de esprito teriam qualquer papel. A criana ou adulto deficiente estariam, nessa hipottica realidade, fadados a morrer.(Silva,1986:p.124). Somente com o advento do cristianismo e a propagao do amor ao prximo, a prtica do extermnio e abandono passam a ser descartadas e a sua ideologia ligada a transformao social e o fim da escravido. Os milagres de Cristo e a esperana que Ele traz s pessoas com deficincia, quando coloca que os deficientes no so castigados de Deus mas veculos da demonstrao da existncia e soberania deste Deus, levam a uma idia de que a deficincia algo que pode ser retirado ou consertado, provocando uma busca incessante da cura atravs de milagres, busca que persiste at hoje. ...Eis que lhe apresentaram um paraltico estendido numa padiola. Jesus, vendo a f daquela gente, disse ao paraltico: "Meu filho, coragem! Teus pecados te so perdoados. .Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: "Este homem blasfema." (Mateus 9,1-11) Jesus entrou numa casa e os cegos aproximaram-se dele. Disse-lhes: Credes que eu posso fazer isso? Sim, Senhor, responderam eles..Ento ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo vossa f. No mesmo instante, os seus olhos se abriram. Recomendoulhes Jesus em tom severo: Vede que ningum o saiba. Mas apenas haviam sado, espalharam a sua fama por toda a regio. Logo que se foram, apresentaram-lhe um mudo, possudo do demnio. O demnio foi expulso, o mudo falou e a multido exclamava com admirao: Jamais se viu algo semelhante em Israel. (Mateus 9,2833) Apresentaram-lhe, depois, um possesso cego e mudo. Jesus o curou de tal modo, que este falava e via. (Mateus,12, 22) Entretanto, no h como desconsiderar que a ideologia crist se misturou com a estrutura feudal e difundiu preceitos morais e sanes religiosas com o fim de manter as massas dependentes da figura do grande senhor feudal, estimulando a passividade e fazendo com que todos os que no fossem capazes de produzir fossem objeto de caridade pois estavam vivendo sob os desgnios de Deus, Neves, 2000 citando Pessotti, 1984, esclarece que: O cristianismo modifica o status do deficiente que (...) passa de coisa a pessoa. Mas a igualdade de status moral ou teolgico no corresponder, at a poca do Iluminismo, a uma igualdade civil, de direitos. Esta complacncia e tolerncia em relao aos deficientes dura at a idade mdia quando ento os deficientes ficaram sujeitos novamente eliminao sob a batuta da inquisio pois eram considerados criaturas malignas e hereges. De acordo com Silva, 1986:p.215: A crena generalizada nas maldies e feitios, na existncia das doenas e das deformidades fsicas ou mentais como indcios da ira de Deus, ou como resultado

da atuao de maus espritos e do prprio demnio, sob o comando direto de bruxas, era s vezes levada a extremos. Com o Renascimento, o homem volta-se para si e busca o avano cientfico e filosfico, deixando para trs as supersties e as crenas, o que trs tambm uma busca pelas explicaes dos fatos e fenmenos que definam as deficincias. Neste ponto histrico, a medicina trata os deficientes como doentes. A Revoluo Francesa, alm da idade contemporanea, trs os movimentos sociais e o capitalismo, neste perodo que se comea a pensar em prestar algum tipo de apoio aos deficientes, mas este apoio esta enraizado no pensamento da fora do trabalho exigida pela revoluo industrial, ou seja, o deficiente no era visto como fora de trabalho e precisava de apoio especializado das instituies. Vale lembrar que nesta poca surgem novos tipos de deficientes, agora fruto no da gentica mas de acidentes de trabalho por causa das parcas condies. Ao manter as pessoas com deficincia enclausurados em instituies especializadas, tiravamnas do contato com a sociedade e apresentava a esta mesma sociedade a sensao de que se estava cuidando daqueles miserveis. J o sculo XX foi pautado pelo tratamento e assistencia s pessoas deficientes com apoio dos avanos das cincias mdicas e psicolgicas, impulsionando as prticas tcnicas e inciando uma busca de maneiras de educar e preparar os deficientes para se auto sustentarem. Esta a poca em que novas formas de habilitar e reabilitar, solues ortopdicas para problemas fsicos, educao especial e formas de comunicao com deficientes visuais e auditivos so estudadas, incrementadas e incentivadas. Apesar disso, neste momento em que tantas possibilidades se abrem, somos assolados pela Segunda Guerra Mundial, e o culto perfeio fsica e mental fez com que muitas pessoas deficientes fossem exterminadas em nome da idia de uma raa favorecida. Entretanto, nesta mesma fase que surgem efetivos servios de reabilitao para atender aos deficientes oriundos das duas grandes guerras num esforo de integrar fora produtiva os mutilados de guerra. E com estes incentivos e inovaes, surge tambm a necessidade entre os pases de fazer um intercambio sobre as novidades e avanos na reabilitao dos deficientes, surgindo assim a 'Rehabilitation International', atravs da ONU e da antiga Liga das Naes. Neste momento histrico h um busca geral por direitos e deveres e nesta busca de direito de todos e para todos com objetivo de uma vida melhor, os deficientes recebem aqui a ideia de participao social da sociedade, que veio a resultar no movimento de integrao e normalizao. Este conceito mesmo sem ser um modelo de incluso como sonhamos, produziu avanos inestimveis para a comunidade deficiente. O conceito de normalizao, mesmo sem ser o ideal, revisou como seriam os servios, metodologias e atitudes em relao s pessoas com deficincia, instalando-se, definitivamente a necessidade de rever, replanejar, reorganizar e, principalmente, educar os deficientes para que estes pudessem exercer e exigir seus direitos. Surgem ento, na dcada de 70, vrios documentos importantes na aquisio de direitos dos deficientes, dentre eles esto: Declarao de Direitos do Deficiente Mental de 20/12/1971 e a Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes de 09/12/1975. Esses movimentos vieram a culminar na dcada de 80, quando foi institudo em 1981 o Ano Internacional das Pessoas Deficientes, que teve como documento principal o Programa Mundial de Ao Relativo s Pessoas com Deficincia e a declarao da ONU da Dcada das Pessoas Portadoras de Deficincia, entre os anos de 1983 e 1992. Toda esta movimentao em busca da renovao de ideias sobre os deficientes tem seu

pice em 1993 com o documento Normas sobre a Equiparao de Oportunidades para Pessoas com Deficincia, cujo o objetivo principal consolidar a ideia do deficiente como cidado ativo e participante. No Brasil, a histria da deficincia acompanha o desenrolar mundial, apesar dos direitos e garantias individuais serem declarados no artigo 113 inciso 1 na moderna Constituio Federal Brasileira de 1934, ela mesmo apresenta no artigo 138 o carter assistencialista mundial da poca. Art 113 - A Constituio assegura a brasileiros e a estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade dos direitos concernentes liberdade, subsistncia, segurana individual e propriedade, nos termos seguintes: 1) Todos so iguais perante a lei. No haver privilgios, nem distines, por motivo de nascimento, sexo, raa, profisses prprias ou dos pais, classe social, riqueza, crenas religiosas ou idias polticas. Art 138 - Incumbe Unio, aos Estados e aos Municpios, nos termos das leis respectivas: a) assegurar amparo aos desvalidos, criando servios especializados e animando os servios sociais, cuja orientao procuraro coordenar; b) estimular a educao eugnica; c) amparar a maternidade e a infncia; d) socorrer as famlias de prole numerosa; e) proteger a juventude contra toda explorao, bem como contra o abandono fsico, moral e intelectual; f) adotar medidas legislativas e administrativas tendentes a restringir a moralidade e a morbidade infantis; e de higiene social, que impeam a propagao das doenas transmissveis; g) cuidar da higiene mental e incentivar a luta contra os venenos sociais. Na dcada de 50, assim como o resto do mundo, o carter de atendimento no Brasil e comeam a surgir entidades assistencialistas, tais como: as APAES ou a Federao Nacional das Sociedades Pestalozzi. E, na dcada 70, aqui no Brasil, tambm, passam a ser organizados mobilizaes significativas que culminaram na Constituio Federal de 1988, conhecida como Constituio Cidad, onde o texto engrandece a cidadania e a dignidade humana fundamentais para o Estado Democrtico de Direito, j privilegiando as pessoas deficientes nos artigos 205, 206, 208 e 213: Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 206. O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; Art. 208. O dever do Estado com a Educao ser efetivado mediante a garantia de:

III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - atendimento em creche e pr-escola s crianas de 0 a 6 anos de idade. Art. 213. Os recursos pblicos sero destinados s escolas, podendo ser dirigidos a escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei, que: I - comprovem finalidade no lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educao. Mas a histria da educao inclusiva no seria a mesma sem as tentativas desenvolvidas por Jean Marc Itard, no incio do sculo XIX, de educar uma criana de doze anos de idade, chamado Vitor, que ficou conhecido como o Selvagem de Aveyron. Itard reconhecido como o primeiro estudioso a usar mtodos sistematizados para o ensino de deficientes, ele acreditou que a inteligncia de seu aluno, diagnosticado com idiotia, era educvel. Edward Seguin (1812-1880), mdico, que inspirado por Itard, criou um mtodo de treinamento, que consistia em estimular o crebro por meio de atividades fsicas e sensoriais. Seguin fundou em 1837, uma escola para idiotas e foi o primeiro presidente de uma organizao de profissionais, que atualmente conhecida como Associao Americana sobre Retardamento Mental (AAMR). No podemos esquecer de citar Maria Montessori (1870-1956), pois ela foi uma importante educadora que contribuiu muito para a evoluo da educao especial. Tambm influenciada por Itard, desenvolveu um programa de treinamento para crianas deficientes mentais, baseado no uso sistemtico e manipulao de objetos concretos. No campo educacional inevitvel que o desenvolvimento do atendimento aos deficientes refletisse o cenrio mundial e passou a desenvolver mtodos e tcnicas de ensino que permitissem o desenvolvimento pedaggico de todos. A culminncia para a incluso, efetiva, social e educacional, das pessoas deficientes foi a Conferncia Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada entre 7 e 10 de junho de 1994, na cidade espanhola de Salamanca que formulou a Declarao de Salamanca que trata de princpios, polticas e prticas na rea das necessidades educativas especiais. Este foi um grande marco na histria da educao. Ao pesquisarmos sobre a histria da Educao Especial vimos que todos os historiadores identificam quatro estgios distintos no desenvolvimento do atendimento aos alunos com necessidades especiais, muitas vezes confundindoos com a prpria histria social das pessoas com deficincia, que so: 1- Era pr-crist onde os deficientes eram perseguidos ou eliminados; 2- Entre os sculos XVIII e XIX, comea a fase de institucionalizao onde os deficientes eram segregados e protegidos por instituies residenciais; 3- Iniciado no fim do sculo XIX, foi marcado pela criao de escolas e/ou classes especiais e pblicas para oferecer uma educao especial ao deficiente a parte da sociedade; 4-Em por volta dos anos 70, a integrao, que seria um movimento de integrar o indivduo deficiente em ambientes sociais.

CAPITULO II: MECANISMOS EXCLUDENTES IMPLCITOS E EXPLCITOS PRESENTES NA ESCOLA

Comentar sobre excluso no comentar sobre alfabetizao ou temas similares que requerem aparatos pedaggicos para a sua soluo; comentar sobre excluso disseminar o assunto na unidade escolar como um problema real; sua realidade vem sendo no s da escola, mas da sociedade. A sociedade tambm precisa concordar assim como os professores e administradores escolares vm fazendo; bvio que o comeo se d pelo ensino, pela educao para que a assimilao acontea. Assimilao deve ser a palavra certa para se ajustar ao termo excluso, pois outra que desencadearia continuidade na lgica seria aceitao, mas esta causa dissabores quando se refere precisamente a um deficiente fsico, seja este tomado por qualquer imperfeio corporal. O verbo assimilar precisa ser introduzido discusso que envolve a excluso para que esta se internalize e consiga deste modo, no s valer o seu significado como prega o dicionrio: tornar semelhante, ou igual, assemelhar, porm compenetrarse de vez nas pessoas e fazer com que estas se apropriem do termo e daqueles que a ele esto sujeitos, confraternizando-se j que os indivduos so iguais, pertencem a uma irmandade para Deus. Da quantia de projetos que foram implantados ainda pouco; haver tempo e dcadas caso seja necessrio para que o globo se convena profundamente de tal caso. Lembrar-se que a excluso ganhou campo h mais ou menos dez ou que sejam doze anos muito significativo para ter uma ideia de que sero precisos mais cinquenta, ou qui, um sculo para a sua derradeira estabilizao. A escola, local grande e concreto para um trabalho neste sentido, possui em suas entranhas obstculos srios para o desenvolvimento e a erradicao do choque que se origina ao ouvir incluso. O espao fsico que se encontra nas unidades escolares ainda est aqum de receber alunos que estejam dentro das deformidades desta vida, e mesmo assim o Estado se prontifica de forma severa neste quesito e obriga as instituies escolares a acolher, sem, ao menos, possibilitar um profissional que d apoio. Algumas prefeituras mantm psiclogos, mas as demandas requerem mais e muito mais; no basta apenas pr, necessita-se com urgncia dar suporte e manuteno a este para que o corpo docente compreenda e possa realizar um trabalho verdadeiro no que diz respeito educao.

Uma coisa clara: as escolas e o sistema educacional no funcionam de modo isolado. O que acontece nas escolas um reflexo da sociedade em que elas funcionam. Os valores, as crenas e as prioridades da sociedade permearo a vida e o trabalho nas escolas e no pararo nos seus portes. Aqueles que trabalham nas instituies de ensino so cidados da sua sociedade e da comunidade local; portanto, possuem a mesma gama de crenas e atitudes com qualquer outro grupo de pessoas; tambm o so aqueles que administram o sistema educacional como um todo, incluindo os que so designados para o posto, os membros eleitos do governo local, os diretores de escola e os administradores. (Mittler, pg. 24, 2003)

Por isto e por tantos outros problemas que se chega a uma concluso: a dificuldade encontrada para trabalhar com a incluso. notrio que os obstculos esto em toda a parte, no fcil dar crditos a um indivduo que no do seu ncleo familiar normal, como no fcil quando se trata de um deficiente fsico entregue a uma cadeira de rodas, onde seus movimentos se resumem a meras idas e vindas da cabea e nada mais. Como a unidade escolar poder trabalhar com crianas nessas condies? Como a unidade escolar conseguir chegar evidncia dos fatos e compreenso dos saberes, se este ser humano est atrelado paralisia? Haver necessidade urgente de um auxlio para tal desenvolvimento das atividades, como assimilao geral dos acontecimentos. Este auxlio traz em si o poder pblico como grande aliado ou como grande propulsor das aes, j que somente a vontade de cooperar para com estes seres no basta; jamais se bastar algo diante de situaes que exijam algo mais da parte das pessoas, mesmo porque casos como este, citado acima, merecem cuidados, ateno e precauo extrema para que ocorra um transporte seguro, uma permanncia garantida e um estado, por ordem do incluso, de bem-estar. A sociedade funciona como a escola perpetrou o ensino h anos, isto , como vem perpetrando o ensino h anos. Neste momento, como em outros, cabe escola mudar o seu trato com o ensino e revelar um projeto voltado no mais para quem pobre e necessita de um banho de escolaridade, mas um projeto amplo no que se refere ao semelhante, ao crescimento enquanto cidado crtico e enquanto ser pensante de aes, de sentimentos e de valores. A excluso to propagada no meio social cabe a pensamentos mesquinhos, a educaes em que s o sujeito normal visvel, digno de ser reconhecido; a excluso no est exclusivamente no espao fsico, porm est mais fulgente no olhar atribudo ao deficiente, na averso por aquele indivduo que ser humano, que, tambm, um homem que cogita, que respira e possui emoes. Ainda, conforme Mittler, (2000), a essncia da incluso que deve haver uma investigao sobre o que est disponvel para assegurar aquilo que relevante e acessvel a qualquer aluno da escola. As investigaes ficam para a polcia e para o seu trabalho com o narcotrfico ou os roubos; nada se investiga no que diz respeito escola, ao espao que a ela pertence. Coloca-se ou joga-se nos braos da escola para que esta resolva e cumpra o seu papel, mas que papel este se nem governantes conhecem, apenas acham belo e condizente porque outras naes esto fazendo ou, pelo menos, tentam. O que se esquece que estas naes no possuem problemas de superpopulao na idade escolar, especialmente nas metrpoles. Muitas regies brasileiras esto cheias em demasia, o que impossibilita uma atividade coordenada de carter fsico e intelectual necessria realizao de tarefa que implique incluso ou de qualquer outra. Em pases, como o Brasil, no h averiguao muito menos uma prestao de servio harmnica com os excludos. Os mecanismos de excluso esto a revelia; medidas no so tomadas, solues muito menos encontradas, o respeito pelo prximo perdeu-se no tempo, todavia tentam resgat-lo, enquanto uma grande massa articula e dita regras, sem d e nem piedade. Os excludos so verdadeiramente postos de lado por muitos indivduos e nem sequer questionados sobre uma melhoria que facilitaria o percurso deles e o estado de felicitaes que de direito de qualquer cidado. 2.1 - RECEIO DE PROFESSORES E PAIS Tudo que diferente, causa estranheza e temor no ser humano, pois culturalmente, ser diferente visto como algo negativo, que prova a incapacidade para a produtividade em sociedade. Ser diferente uma caracterstica que

histrica e socialmente exclui e segrega o indivduo, colocando-o margem da sociedade. De acordo com o desenvolvimento da histria da educao no Brasil, e com o desenvolver dos direitos Humanos aqui e no mundo, a discusso a cerca da incluso tornou-se inevitvel nos meios educacionais. A lei foi criada, homologada e colocada em prtica em nosso pas. A partir da, diversas questes, dvidas e temores surgiram por parte de pais, alunos e professores. As dvidas de cada um deles em relao incluso, provavelmente so diferentes em relao aos papis que cada um exerce em relao criana, por exemplo, em relao aos pais, o temor de que o filho no se adapte ao novo ambiente escolar, ou ento seja maltratado e rejeitado pelos colegas. Neste aspecto, importante pontuar a real responsabilidade da famlia em relao a incluso. Os pais tem um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer criana. No caso das crianas com necessidades especiais, tal papel se torna ainda mais decisivo, pois, para que a incluso acontea, necessrio que ocorra uma aceitao de tais necessidades e esse aspecto deve comear a acontecer dentro da famlia, mais especificamente por parte dos pais. Tal aceitao nem sempre fcil ou ocorre de forma imediata, pois o nascimento de um filho especial rompe com uma gama de sonhos e planos que os pais arquitetam consciente ou inconscientemente para seus descendentes. Aceitar esse filho um processo que ser nico para cada famlia e a escola ao incluir essas crianas em salas regulares estar envolvida intrinsecamente na dinmica familiar, remexendo nos medos, nas expectativas, nas frustraes e nos sonhos dos pais em relao aos seus filhos. O apoio e o respaldo profissional de outros especialistas educacionais, deve tambm se estender aos pais no que diz respeito a incluso. A retirada das crianas com necessidades especiais de espaos especializados como a APAE por exemplo, pode despertar nesses pais fortes sentimentos de insegurana e medo, que podem atrapalhar o desenvolvimento do processo de incluso de seus filhos, caso no sejam devidamente trabalhados. Assim, a escola precisa fazer com que eles se sintam parte fundamental da incluso, pois a co-responsabilidade no desenvolvimento educacional de seus filhos tambm faz parte de seus papis de pai e me. Em relao aos professores, as angstias so inmeras. Existe o medo do que diferente, de no saber como lidar com esse diferente e de como trabalhar, tanto pedagogicamente, quanto afetivamente em sala de aula. Outro aspecto a ser considerado o papel do professor, pois difcil repensar sobre o que estamos habituados a fazer, alm do mais a escola est estruturada para trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade. ( artigo incluso escolar: um desafio entre o ideal e o real) A escola sempre buscou nivelar os alunos, coloc-los em igualdade no aspecto da aprendizagem. A incluso vem em contrapartida a esta ideia, pois agora a escola deve reconhecer e valorizar a diversidade, incluindo todos. Na incluso, quem est diretamente envolvido com as angstias da aprendizagem dos alunos o professor. Muitas vezes sua formao precria a causadora da maioria de suas angstias em relao incluso, pois o medo vem do desconhecido. Nesse aspecto a incluso falada, difundida e discutida nas Universidades e nos cursos de formao, mas no compreendida em toda sua complexidade no que diz respeito a sua efetivao em sala de aula. De acordo com a lei, os professores devem estar devidamente capacitados para atuar na educao inclusiva, como pontua a Lei de Diretrizes e Bases da Educao:

professores com especializao adequada em nvel mdio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integrao desses educandos nas classes comuns(art.59,III) Porm, a formao inicial dos professores na maioria das vezes, no supre nem mesmo as necessidades mais bsicas e vitais do sistema educacional, que dir ento os novos desafios da incluso! preciso que os educadores estejam preparados com conhecimentos tcnicos, tericos e tambm munidos de uma bagagem emocional positiva, ou seja, necessrio que o professor passe pelo mesmo processo de aceitao que os pais de crianas com necessidades especiais passam. Esse processo de aceitao por parte dos professores no tem os mesmos aspectos que o processo pelo qual passa a famlia, pois os papis so diferentes. O professor precisa primeiramente romper com a ideia de homogeneidade que permeia a educao, mesmo que de forma implcita, pois cada criana nica em suas habilidades e dificuldades, mesmo as ditas normais. Outro mito o professor ser o nico responsvel pelo processo de aprendizagem dos alunos; ele um dos principais responsveis, mas no est sozinho nesta jornada. A escola como um todo responsvel pela educao das crianas, assim, no processo de incluso o professor no o nico a ser responsabilizado pelo sucesso ou fracasso dos alunos com necessidades especiais . A aceitao de seus prprios limites como pessoa e profissional tambm de suma importncia para a otimizao do processo de incluso, pois ao aceitar as prprias limitaes, o professor buscar novos caminhos para suas angstias e expectativas, percebendo que tambm possui necessidades especiais, e nem por isso poder ser excludo do processo educacional. Isso levar o professor a entender, que o ser humano igual em seus direitos e deveres, porm, nico em suas habilidades e necessidades, no podendo ser negado a ningum o acesso a educao de qualidade, com a promoo de uma convivncia democrtica e respeitosa entre todos os diferentes.

CAPTULO III: O DESENVOLVIMENTO DISCENTE NA INCLUSO Ao receber a notcia que est grvida, a futura mame coloca suas expectativas naquele ser, que far parte da famlia. Suas expectativas vo alm do sexo ou do enxoval.Cria-se uma esperana, dvidas e receios, ser capaz de cuidar daquele beb em todos os seus aspectos morais, sociais e afetivos? Ciente da sua responsabilidade, os nove meses so de pura surpresa a cada desenvolvimento do feto no seu ventre. No dia to esperado, o nascimento daquele que far parte da sua vida eternamente, uma surpresa: no exatamente aquilo que sonhou, o seu beb tem alguma deficincia que ter que conviver at o fim de seus dias. E agora, o que fazer? O castelo lindo de areia desmanchado por uma enorme onda,que sem piedade levou tudo embora. Uma nova adaptao e aprendizado entre a me e o beb vo se desenvolvendo que vai alm dos aspectos citados acima. O primeiro passo a ser adquirido e mais difcil o da aceitao. Aceitar as condies reais de seu filho acarreta problemas familiares, pois gera conflitos e questionamentos como, de quem a culpa por ele ter nascido assim? Aps a estruturao familiar, entra o segundo conflito,que inseri-lo na sociedade. Winnicott (1960) diz que responsabilidade e dever da famlia apresentar o membro da famlia as demais sociedades, escola, clubes, igrejas, entre outras. E mediante deficincia a famlia tem que estar pronta e preparada para esse

desafio; transmitir conhecimento e segurana sobre a sua deficincia, as outras instituies que iro trabalhar com seu filho. Segundo a Lei de Diretrizes de Bases da Educao Nacional (1996), no artigo 4- III diz que assegurado o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, entre outras leis que asseguram o direito das crianas portadoras de necessidades especiais. Mediante a esses direitos a escola tem por obrigao aceit-los e fazer de tudo para verdadeiramente inclu-los, visando pelo seu aprendizado e bem-estar dentro da unidade escolar, criando situaes que os livre do bullying ou cobranas excessivas que eles no tem condies normais de atribuir em determinadas atividades. Assim como os pais, a equipe docente, tambm, sonha com alunos perfeitos e normais, que no tragam um trabalho extra, adaptao do currculo, ou desestruture o que j adquiriu e est acostumado. Ao receber um aluno de necessidades especiais desde as mais comuns como visual ou auditiva, ou as mais complicadas, exige-se da escola e do docente, conhecimentos e aprendizados para aprender a conviver e oferecer o melhor tipo de conhecimento quele aluno. Mas o que acontece infelizmente que ningum est preparado fisicamente, psicologicamente, emocionalmente e profissionalmente para trabalhar com esse tipo de aluno. Com as mesmas dvidas e receios, o aluno real e tem direito educao, o que fazer e como fazer? No desenvolvimento desta criana na escola haver obstculos entre os quais o professor deve conhecer para poder atuar com preciso. Esse desenvolvimento complexo! Se d em um processo embaraado da pessoa com o ambiente. um processo que requer pertincia e determinao docente; o tempo se incumbir de uma ou pequenas evolues, mas significativas para o aluno. Dentre os diversos problemas algumas sndromes fazem ou podem vir a fazer parte do cotidiano docente. Conhec-las uma forma de verificar at que ponto o aluno ser capaz dentro de suas capacidades de aprender, evitando frustraes por ambas as partes: docente e discente. Segundo a Revista Ciranda da Incluso (2010), algumas sndromes so comuns entre os estados mrbidos que afetam os alunos que demonstram deficincia intelectual. A deficincia intelectual, mais conhecida do corpo docente, assola h dcadas inmeras crianas e pe os professores em situaes comprometedoras, com as quais ensinar no bem transmitir e, s vezes, construir conhecimentos no aluno incluso, mas faz-lo compenetrar-se na temtica da aprendizagem, retendo o mnimo possvel para que, aos poucos, ele galgue os seus degraus e atinja parte do aprendizado. Atingir por completo ser demais; sua deficincia intelectual no suportar e poder causar exausto para os dois lados. A sndrome de Down a mais comum entre as deficincias intelectuais. considerada como um acidente gentico e as pessoas que a apresentam podem estudar com regularidade nas unidades escolares, tendo os colegas como apoiadores, incentivadores para as tarefas escolares. Geralmente essas crianas so carinhosas e veem o professor com um pai; a amizade aqui cresce e pode tornar-se em um lao amigvel, o que ajudar muito para o desenvolvimento discente. H os casos agressivos, porm caber ao docente e aos colegas terem pacincia e cautela nos tratos. A sndrome do X frgil ocorre mais frequentemente entre os homens, cerca de um caso para cada seiscentos nascimentos de meninos. A sndrome X frgil tem como caracterstica a dificuldade na aquisio da linguagem, a dificuldade de aprendizagem, as alteraes no comportamento como hiperatividade e pouca ateno. O preparo da escola para o recebimento de um aluno nessa condio

fundamental, mas quem est devidamente preparado para tal fato quando o mesmo se apresenta to remoto, com probabilidades reais de existncia? A pergunta aqui ser que esta criana vai aprender e como aprender, tambm? No h respostas, as solues aparecero. Os auxlios devero ser a chave para o negcio dessa empreitada. Quanto sndrome de Williams, pouco conhecida, os alunos so muito sociveis, timos contadores de histrias, com boa percepo musical, mas apresentam dificuldades relativas ao raciocnio espacial, soluo de problemas e coordenao motora fina, e dificuldades para aprender a ler e a escrever. Mais um caso a ser estudado, j que a evoluo enigmtica desses casos cresce e clama por socorros, clama por professores que possam ajudar em seus singelos ensinamentos, porm enormes e dignos laos fraternos. A sndrome de Asperger mais uma entre as tantas existentes que vem tirar o sono, porm exigir do corpo docente dedicao para cooperar com estes alunos que requerem, isto , que precisam de um lugar ao sol como todos. Esta sndrome ganhou campo e vem sendo fonte de estudos h exatos dezoito anos e faz da criana seu refm, coagindo-a e deixando muitos estudiosos desgostosos com a sua proliferao e a forma como detm os pequenos e os faz de suas cobaias para testar a sua resistncia. O que muitas sndromes ou doenas fazem exatamente isto: testam at que ponto o indivduo alcana, at que ponto ele assimila; o que em determinados casos acontece que essas pessoas se superam, do a volta e se constroem junto dos demais, numa ajuda constante com o crescimento da nao, almejando a sua ascenso e o crescimento gradativo dos povos. No basta investigar ou esperar; basta que as contribuies surjam e deem a esses pupilos inclusos condies de permanncia e de desenvolvimento gradativo, dentro das capacidades de cada um, respeitando os limites, as situaes e as potencialidades que so vrias. O trabalho docente com alunos inclusos dever ser contundente, por mais que aborrea, por mais que projete desistncia. Crianas com problemas so meramente crianas, o que as faz ser distintas est na sua inabilidade de reter, na sua ausncia de locomoo independente, todavia essa mesma distino no pode permitir que os olhares alheios se detenham dificuldade em si. evidente que o apoio do poder pblico ser de tamanha grandeza e eficcia para o desenrolar das atividades; sem a cooperao de pessoal especializado para apontar o diagnstico e ajudar a traar rumos levar o professor frustrao, quem sabe ao prprio descaso, renunciando veridicamente ao ofcio de ensinar. Cabe , sim ,ressaltar o que fazer perante os casos citados ou perante os casos mais complexos, cabe, ainda, cair na perplexidade de como tudo imposto, exigido sem reconhecimento dos governantes, sem que estes possam direcionar com as leis e o dinheiro pblico o destino real do pas. O desenvolvimento de quaisquer alunos s se concretizar quando o Estado intervier com preciso, no mais fixando normas, diretrizes, mas atuando em conjunto para um futuro promissor. Ressaltamos que estas dicas metodolgicas, que cada professor dentro da sua realidade usar ou no, foram mencionadas para conhecimento, podendo e devendo ser adaptadas e reestruturadas conforme a necessidade dos alunos que esto inseridos na sala de aula. Ao elencar procedimentos para o desenvolvimento discente, o docente dever atentar para as limitaes apresentadas pelo aluno de incluso. A no observao das limitaes do discente resultar em frustrao tanto para o professor quanto para o aluno.

Constituio Federal de 1988 Declarao de Salamanca e LDB e a realidade das escolas de Guaratinguet No que tange as leis que asseguram a educao para os deficientes o Brasil tem se superado em modernidade. A Constituio Federal de 1988, seis anos anterior a famosa Declarao de Salamanca em seu artigo 208, inciso III, j assegurou a educao pblica aos deficientes: Atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; (p.34) Somente em 1994, em um encontro entre vrios pases, em Salamanca, a UNESCO, produziu um documento que norteia as polticas pblicas para a educao das pessoas deficientes, este documento visa: - se reconhea que cada criana tem caractersticas, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem prprios; - que os sistemas educativos sejam projetados e que os programas educacionais sejam ampliados de tal modo que tenham como objetivo as diferentes caractersticas e necessidades de cada pessoa; - que os programas de estudo sejam adaptados s necessidades das crianas e no o contrrio, sendo que as que apresentam necessidades educativas especiais devem receber apoio na sala regular e no em local especfico; - que os gestores e os orientadores de escolas devem criar procedimentos mais flexveis de gesto, remanejando recursos econmicos e pedaggicos, com o objetivo de diversificar as aes educativas; - que a responsabilidade com a criana com necessidades educacionais especiais do corpo docente, e no cada professor em particular; A Declarao de Salamanca afirma que [...] o termo necessidades educacionais especiais refere-se a todas aquelas crianas ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em funo de deficincias ou dificuldades de aprendizagem. [...] (UNESCO, 1994, p. 03). Em 1996, o Brasil ao traar as diretrizes da nossa educao, apenas dois anos depois de Salamanca, determina atravs da LDB - Lei de Diretrizes e Bases - LDB, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 -, que em seu Captulo V, artigo 58, afirma: Entende-se por educao especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. (BRASIL, 1996). Vale ressaltar que a modernidade das leis e suas boas intenes no asseguram as possibilidades e oportunidades aos deficientes pois os limites para sua execuo so enormes e o atendimento especializado ineficaz. Ao avaliarmos quatro escolas na cidade de Guaratinguet, observamos que os limites fsicos so assustadores e impossibilitadores de um atendimento de qualidade. 1) Na escola A, escola de educao infantil e ensino fundamental, conta com uma aluna cadeirante desde de 2010, mas o banheiro no lhe oferece acesso, no h barras, apesar da porta ser de um metro, o ptio de lajotas e pedriscos o que impede a criana de se locomover com liberdade e a turma que deveria ter quinze alunos, como dita a lei, tem vinte e um, sendo que tem mais duas crianas deficientes intelectuais. 2) Na escola B, escola de ensino fundamental, tem duas turmas de quarto ano que contam com trs alunos inclusos cada e uma tem vinte e seis alunos e a outra vinte e quatro. As crianas freqentam sala de recursos, mas as professoras no contam com apoio de ADI (ajudante de desenvolvimento infantil) e nem de estagirio.

3) Na escola C, escola de ensino fundamental, uma professora trabalha no turno da manh com uma turma de quinto ano com vinte nove alunos dos quais trs alunos com deficincia intelectual e no turno da tarde com uma turma de quarto ano com vinte e dois alunos dos quais trs so deficientes auditivos, a escola conta com apenas uma estagiria que se divide com as outras turmas, mas apenas no turno da tarde. Esta escola uma das duas escolas guaratinguetaenses que atende aos alunos com deficincia auditiva e tem uma especialista em educao em libras, mas no conta com nenhuma interprete. 4) Escola D, recentemente ampliada, foi proporcionada acessibilidade da seguinte maneira, barra no banheiro, vaso sanitrio elevado, mas, inacreditavelmente, a porta do banheiro de setenta e cinco centmetros, h um degrau para chegar ao banheiro e o corredor de acesso estreito e fechado por grades onde no passa uma cadeira de rodas! REFERNCIAS MITTLER, Peter. Educao Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi