Vous êtes sur la page 1sur 12

ndice Introduo....

02 O impacto da Contabilidade no desenvolvimento das pequenas e medias empresas03 Caracterizao e Critrios de Enquadramento das Pequenas e Mdias Empresas..04 O processo e os resultados da implementao de ERPs em PMEs.07 Vantagens e dificuldades na implementao de ERP em empresa de mdio porte..09 Concluso....11 Bibliografia..12

Introduo muito comum que pequenas e mdias empresas (PME) sejam fundadas e/ou dirigidas por uma equipe de direco. Assim, as PME que tm sua gesto estratgica realizada por uma equipe de direco so muito numerosas. Contudo, os processos relacionados gesto estratgica realizada por estas equipe so pouco estudados. Isto caracteriza uma importante necessidade de pesquisa, especialmente no que diz respeito s equipes com mais de dois anos de actuao, segundo revela uma cuidadosa reviso da literatura. Alm disto, a pesquisa em estratgia de PME continua necessitando de estudos descritivos, como j salientavam HANLON e SCOTT (1995), HENDRY, ARTHUR e JONES (1995) e MCCARTHY e LEAVY (2000). As organizaes empresariais de todo o mundo vm sofrendo uma srie de mudanas de carcter mercadolgico, tecnolgico e social. No quadro mercadolgico, possvel destacar a ruptura das fronteiras comerciais e a consequente globalizao da economia, assim como observa-se a desagregao de grandes centros de produo, dando origem a novos mercados e ao desenvolvimento de pequenas empresas. No campo tecnolgico, a qualidade, a produtividade e a competitividade governam as aces empresariais em busca de novas tecnologias, que proporcionem a sobrevivncia e a prosperidade das organizaes em uma poca de rpidas transformaes. No que se refere s alteraes de ordem social, redescobre-se a importncia dos recursos humanos como factor fundamental para a promoo e alavancagem do processo de mudana pelo qual as empresas vm passando. Os grandes desafios enfrentados pelos pases, hoje, esto intimamente relacionados com as contnuas e profundas transformaes sociais ocasionadas pela velocidade com que so gerados novos conhecimentos cientficos e tecnolgicos, sua rpida difuso e uso nas organizaes. Estas tm sofrido fortes impactos, provocados pelo frequente emprego de novas tecnologias que, constantemente, alteram hbitos, valores e tradies. Os grandes avanos de produtividade so, tambm, impulsionados pela melhoria da gesto empresarial, assim como pelo progresso cientfico e tecnolgico, em ritmo cada vez mais acelerado.

O impacto da Contabilidade no desenvolvimento das pequenas e medias empresas Tendo em conta contabilidade um sistema de registo de patrimnio capital e de recolha de dados provenientes de uma organizao ou empresa, pode se deduzir que a contabilidade tem um impacto no desenvolvimento das pequenas e medias empresas, visto que para tornar notvel o incremento do patrimnio dentro das PMEs preciso que haja exactido no registo e na recolha desses dados. A contabilidade estuda os patrimnios das PMEs para o mercado, visto que, este sendo competitivo, as PMEs demandaram o mercado conforme os seus bem e servios para satisfazerem os seus consumidores, neste caso as pequenas empresas tm uma demanda insatisfatria em relao a mdias empresas. As mdias empresas demandam o mercado com alto nvel de bens e servios, elas tm elevados ndices dos valores activos dos seus patrimnios. Haver desvantagens neste caso para as pequenas empresas visto que a sua demanda no satisfaz com as necessidades do maior numero dos consumidores, e como sendo o seu valor patrimonial inferior elas poucas vezes conseguem satisfazerem uma nao s apenas satisfazendo uma determinada rea ou regio, isto , no satisfaz com sua a demanda um pas s satisfazendo uma regio ou provncia.

Caracterizao e Critrios de Enquadramento das Pequenas e Mdias Empresas

Definir uma empresa como Pequena, Mdia ou de Grande porte depende de parmetros e critrios nem sempre aceitos oficialmente contemplando a diferenciao entre um porte e outro sem restries. Os parmetros mais utilizados para a classificao, enquadramento e definio do porte das empresas so geralmente o facturamento e o nmero de funcionrios. A respeito do assunto, De Bortoli Neto (1980, p.12) afirma: A literatura especializada aponta como critrio usualmente mais utilizado internacionalmente para a caracterizao das PMEs alguns parmetros como o valor do capital mais reservas, o valor do imobilizado, o facturamento ou o nmero de empregados.

Comentando ainda sobre as caractersticas ou particularidades das pequenas empresas que podem servir de critrios de classificao para diferenci-las das empresas de maior porte, De Bortoli Neto (1980, p.13) diz: Referimo-nos como critrio diferencial dessas empresas, em relao s de maior porte, a peculiaridades especficas atinentes organizao de sua direco, suas funes e as relaes entre a direco e a propriedade, como pontos capazes de diferenciar tais empreendimentos. Na pequena empresa reduzido o nmero de pessoas que ocupam postos directivos, sendo muito comum essa tarefa ser desempenhada por uma nica pessoa.

Acrescentando a essas peculiaridades outros aspectos, KASSAI (1996, p.84) apresenta uma srie de caractersticas que podem caracterizar a diferenciao entre uma pequena empresa de uma empresa de maior porte, conforme Quadro abaixo:

Comparao entre caractersticas de Grandes e Pequenas Empresas

De forma geral, os critrios utilizados para a classificao das empresas em Pequeno, Mdio e Grande porte, so de acordo com PINHEIRO (1996), de naturezas quantitativas, qualitativas ou uma combinao de ambos.

FILION apud PINHEIRO (1996), diz que a primeira definio oficial e legal para a pequena empresa foi dada pelos EUA por meio do Selective Service Act, de 1948. Estabelecia os seguintes critrios para que uma entidade fosse considerada como pequena empresa: Posio no comrcio ou indstria da qual faz parte no seja dominante; Nmero de seus empregados no seja superior a 500; Seja possuda e operada independentemente.

O parmetro de definio para as PMEs adoptado pela Resoluo Mercosul GMC n. 90/93, que institui a poltica de apoio as MPMEs, mantido pela Resoluo Mercosul GMC n. 59/98, que dispe sobre a Etapa II da referida poltica, estabelece a seguinte classificao, conforme a tabela abaixo:

Classificao de empresas segundo Resolues GMC Mercosul

Essas Resolues do MERCOSUL estabelecem ainda que para se enquadrarem nesses critrios, as MPMEs no devero estar controladas por outra empresa ou pertencer a um grupo econmico que em seu conjunto supere os valores estabelecidos e que perdero a condio de MPMEs as empresas que por dois anos consecutivos superarem os parmetros estabelecidos.

O processo de implementao de ERP, no entanto, apresenta de acordo com a literatura, aspectos relevantes no tocante aos resultados decorrentes da sua adopo, no somente em termos de benefcios e vantagens obtidas como tambm no que se refere a: dificuldades, problemas e desafios a serem enfrentados quando da sua implementao. Diferentes estudos tm enfocado os impactos e efeitos da implementao de ERP em grandes corporaes, porm, ainda so poucas as pesquisas que tratam dos aspectos relevantes decorrentes da implementao de ERP em pequenas e mdias empresas, cuja realidade difere bastante das empresas de grande porte, em funo das particularidades e caractersticas prprias desse segmento. Assim, este trabalho foi desenvolvido com o propsito de apresentar os aspectos relevantes apontados pela literatura no que se refere implementao de sistemas ERP em pequenas e mdias empresas, destacando os resultados e concluses de pesquisas realizadas em empresas desse segmento, como forma de trazer discusso os aspectos especficos presentes no processo de implementao de ERP em PMEs.

O processo e os resultados da implementao de ERPs em PMEs MENDES e ESCRIVO FILHO (2003, p.255) afirmam que A implantao de ERP nas PMEs um facto que gera preocupao e cuidados, pois esse segmento, em geral, no possui muitos recursos disponveis para investimentos em tecnologia.

Os resultados de pesquisa que elaboraram com dez empresas dos mais variados sectores, enquadradas como pequenas empresas, segundo o critrio de classificao dos fornecedores de ERP, revelou que esse segmento especfico de empresas opta por solues cuja implantao possa ser conduzida internamente, com pequeno auxlio de empresa de consultoria, mediante contratao de uma equipe pequena constituda por um gerente de projecto e um analista. MENDES e ESCRIVO FILHO (2003, p. 255).

Outra constatao dos autores nessa pesquisa destaca que apesar de no terem focado o processo de migrao de sistemas antigos para o ERP, em algumas empresas pesquisadas sequer havia outro sistema de informao, sendo o ERP o primeiro sistema por elas adquirido.

Quanto aos resultados obtidos com a implementao do ERP, a pesquisa realizada por MENDES & ESCRIVO FILHO (2002, p.291) com 10 empresas de pequeno porte, apontou uma srie de melhorias citadas pelas referidas empresas, que os autores agruparam em quatro categorias, a saber:

1.

Evoluo da base tecnolgica permitindo: Reduo no tempo de processamento das informaes; Obteno das informaes em tempo real; Agilidade nas tarefas da empresa, pela optimizao e uniformizao dos procedimentos internos.

2.

Integrao entre as diversas reas da empresa: Auxiliada pela adopo de um nico sistema em toda a empresa; Auxilia o controlo e integridade das informaes, pois elimina redundncia dos dados; Permite a reduo do fluxo de papis.

3. Impacto no controle e gesto da empresa que pode ser percebido por: Diminuio no trabalho de tarefas administrativas; Melhoria no desempenho da empresa; Crescimento da empresa, possibilitado pelo controle em suas tarefas; Centralizao das actividades administrativas; Optimizao da comunicao; Tomada de decises com informaes obtidas em tempo real; Maior comprometimento e responsabilidade do funcionrio no apontamento;

4. Impacto na administrao de recursos humanos da empresa, percebido por: Reduo de custos por meio da reduo de mo-de-obra e de horas extras; Racionalizao de recursos; Melhoria do nvel tcnico dos funcionrios em informtica.

A mesma pesquisa, ao confrontar o referencial terico existente com a prtica empresarial no tocante s barreiras e dificuldades enfrentadas com a implementao de sistemas ERP em pequenas e mdias empresas, conclui tambm que diferentemente das implementaes nas empresas de grande porte, algumas dificuldades enfrentadas pelas PMEs na implementao de ERP nem sequer so mencionadas na literatura e outras que aparecem repetidamente no referencial terico nem so relatadas pelas empresas pesquisadas.

Confirma-se a a carncia de um aprofundamento maior no estudo das implementaes de sistemas de gesto integrados no segmento das PMEs. Comentando sobre esse aspecto Mendes & Escrivo Filho (2002, p. 292) dizem: Confrontando o referencial terico com a prtica empresarial percebeu-se que a dificuldade mais citada pelas pequenas empresas, que a resistncia dos funcionrios, passa praticamente despercebida pelos autores analisados.

Vantagens e dificuldades na implementao de ERP em empresa de mdio porte

10

Dos mecanismos da promoo das Pequenas e mdias empresas (PMEs) como factor de desenvolvimento de economia nacional, constata-se quatro factores que afectam o desenvolvimento das PMEs: O acesso a crdito; Os padres de crescimento econmico; O ambiente institucional; As infra-estruturas.

A problemtica de acesso ao crdito e o ambiente institucional de desenvolvimento empresarial constituem os factores que mais afectam o aumento de peso das PMEs no produto interno bruto e nas exportaes. Por isso por um lado, aces com vista a reduo das incertezas sobre as PMEs; aces que dizem reduzir os custos do capital, as exigncias requeridas e, noutro lado, aces com vistas a reduzir o volume de impostos cobrados, aces que proporcionam um ambiente em que as empresas possam facilmente registar-se, crescer, reinvestir seus lucros.

11

Concluso Como j enfatizado no desenvolvimento deste trabalho, a realidade das pequenas e mdias empresas, em razo de suas peculiaridades e caractersticas prprias, em muito difere do segmento das grandes corporaes. Embora o conceito e filosofia dos sistemas ERP no se alterem ao serem adoptados por um ou por outro porte de empresas, os resultados decorrentes da sua implementao variam e podem diferir bastante, em funo do ambiente organizacional, cultural e socioeconmico onde so implementados.

12

Bibliografia

Vous aimerez peut-être aussi