Vous êtes sur la page 1sur 27

F

Francisco Cndido Xavier e Carlos A. Bacelli (Autores Diversos)

NDICE
NDICE..............................................................................................................................3 PREFCIO........................................................................................................................4 APRESENTAO............................................................................................................5 AUTO CONHECIMENTO..............................................................................................6 A CHAVE MGICA......................................................................................................7 RECADO DE COMPANHEIRO....................................................................................8 DEUS NO TE FALTAR...........................................................................................9 CARIDADE DA LUZ...................................................................................................10 DECLOGO DA PALAVRA......................................................................................11 VOC IMPORTANTE..............................................................................................12 RESPOSTA DO ALTO.................................................................................................13 RECEITA PARA TODOS OS MALES......................................................................14 AFETO............................................................................................................................15 DIVINO RECURSO......................................................................................................16 HOJE E AGORA...........................................................................................................17 ESTUDO DA TENTAO..........................................................................................18 MELHOR ASSIM..........................................................................................................19 NA FRENTE DO BEM................................................................................................20 DEUS TE DEFENDER..............................................................................................22 IMAGENS DA VIDA...................................................................................................23 AGRADECIMENTOS ESQUECIDOS.........................................................................24 REFGIO........................................................................................................................25 AINDA............................................................................................................................27

PREFCIO
Leitor amigo. As indagaes de amigos, sedentos de f, prosseguem chegando em busca de nossa ateno. * As perguntas so diversas, como sejam: qual a maneira mais simples de se obter o autoconhecimento? Como sanar as nossas dificuldades no terreno afetivo? Como entender os irmos que se nos afastam dos ideais? Qual o sentido da posse? De que modo ampliar os nossos conceitos de f e beneficncia? Existem respostas da Vida Superior para as preces dos homens? E acrescentam: No desejamos, porm, quaisquer indicaes complicadas... Estimaremos receber apontamentos simples e resumidos, segundo as parcelas de tempo das quais dispomos para refletir nos temas espirituais... * Reunidos sobre as peties e anotaes dos irmos do Plano Fsico, alguns companheiros e ns organizamos o presente volume com captulos de tamanho quase diminuto para os nossos dilogos com os leitores, atravs de meditao. * Albino Teixeira, dedicado seareiro do Evanglico de Jesus, nos trouxe a cooperao do mdium amigo Carlos A. Bacelli que se prontificou a colaborar conosco (*), entregando-nos produes diversas de sua lavra medinica e aqui temos o pequeno volume que ofertamos aos nossos irmos do mundo, a fim de promover as nossas conversaes, pensamento a pensamento, com relao anos nossos assuntos da Terra e da Espiritualidade. * Explicando o objetivo de nosso trabalho modesto, aqui ficamos rogando ao Senhor nos ilumine a compreenso para que possamos entender melhor a vida e mais facilmente atender nos nossos deveres, ante a luz da imortalidade. EMMANUEL Uberaba, 15 de agosto de 1984 (Pgina recebida pelo mdium Francisco Cndido Xavier). (*) As mensagens de nmeros impares, neste livro, foram psicografadas pelo mdium Carlos A. Bacelli, e as de nmeros pares foram psicografadas pelo mdium Francisco Xavier. (NOTA DE EMMANUEL).

APRESENTAO
Amigos leitores. com grande reconforto que apresentamos neste volume algumas das pginas produzidas por vrios Amigos Espirituais, atravs da mediunidade psicogrfica do nosso companheiro Carlos A. Bacelli, dedicado medianeiro da Nova Revelao. Satisfeitos por incorporar-lhe o concurso na obra de Emmanuel, consagrada f e paz, esperana e aos servios de amor ao prximo, pedimos aos Mentores do Mais Alm fortalecerem o nosso irmo Bacelli, em sua jornada medinica, a fim de que ele continue apoiado na confiana em Jesus e resoluto nas realizaes do Bem, compreendendo Kardec para melhor servir a Jesus. Albino Teixeira Uberaba, 15 de agosto de 1984 (Pgina recebida pelo mdium Carlos A. Bacelli).

AUTO CONHECIMENTO
Albino Teixeira Se queres verdadeiramente encontrar-te, sai de ti mesmo. Como poderias realizar o autoconhecimento no clima do egosmo? Como saber quem s, desconhecendo como reages diante dos outros? Como ser possvel algum entregar-se a demoradas introspeces, se no muito longe h fome e dor, lagrima e sofrimento? Disse o Senhor: - Que brilhe a tua luz!.... Ele mesmo, a luz do mundo, no permaneceu nos paramos celestiais no xtase dos bem-aventurados. _ Eu vim para que tenham vida, e vida em abundncia. Se desejas conhecer-te, no feche os olhos para o mundo, trancando-te em tuas emoes. Na ao do trabalho que entende socorro a todos, ver-te-s como s.

A CHAVE MGICA
Andr Luiz. A chave da simpatia est ao seu dispor. Com ela ser-lhe- possvel atingir a oportunidade para as melhores realizaes. apoio que voc pode dar. Em qualquer parte. Em todo tempo. Nas piores crises da existncia. Concurso ligeiro que nada lhe custa. Bastar-lhe- mobilizar a prpria vontade. amparo com que voc se far capaz de levantar o nimo de muita gente e confortar coraes numerosos. Ainda que voc se veja sob o peso de grandes tribulaes ou mesmo doente, recorde que essa chave mgica, portadora do xito em todos os seus objetivos de trabalho e caminhos de relacionamento o seu sorriso.

RECADO DE COMPANHEIRO
Irmo Jos A Nas estradas em que palmilhas, eu tambm j palmilhei... Pelos caminhos em que vais, eu tambm j fui... Nas experincias que vives, eu tambm j vivi... Pelos abismos que atravessas, eu tambm j atravessei... Nas dores em que sofres, eu tambm j sofri... Pelas quedas em que te feres, eu tambm j me feri... Aceita, portanto, meu irmo, esse recado singelo de quem tem aprendido a levantar de tanto tropear nas experincias da vida: Abre o tem corao e entrega-te a Jesus.

DEUS NO TE FALTAR
Emmanuel A Difcil o caminho de elevao. Deus te guiar Espinhos talvez te firam. Deus saber curar-te. Desenganos surgiro. Deus se te far reconforto. Incompreenses, por certo, viro sobre ti. Deus te fortalecer para que as superes. Provaes despontaram do cotidiano. Deus te apoiar, a fim de que possas venc-las. O desnimo te ameaar. Deus te renovar as energias. possvel venhas a sofrer perdas de importncia. Deus te enviar os recursos de que necessites. Em algumas ocasies, talvez caias. Deus te socorrer para que te levantes. As crises da senda de aperfeioamento, muitas vezes, se multiplicaro, em torno de teus passos. Confia, porm, no amparo de Deus, trabalha, serve e caminha. Deus no te faltar.

CARIDADE DA LUZ
Irmo Jos Tanto quanto possas, abra a tua mo na direo dos irmos menos favorecidos da jornada. Reparte o farnel das facilidades com que a Providncia Divina te coroou os esforos com os amigos que a provao da penria assinala. Aprende, com Jesus, a difcil cincia de no dizer no aos que, de corao constrangido,batem s portas da tua generosidade. Aqui o pedao de po, ali a pea de agasalho, alm o remdio de que carece a criana para furtar-se s garras da morte... Toda ddiva que estendas beno de Deus materializada por tuas mos. D do que te sobra, porquanto o que te sobra no te far falta. No entanto, no te esqueas tambm dos que, embora no caream do que tens, esto rogando algo do que s. E a sublime caridade da luz, partindo do teu corao incendiado de amor, falar de alegria, esperana e f aos indigentes dos bens espirituais. Detm o passo apressado e dedica pelo menos um minuto do largo tempo que dispes diariamente, a falar do bem aos que esperam as notcias do Pai.

10

DECLOGO DA PALAVRA
Hilrio Silva No grite. Converse. A voz muito alta semelhante a uma agresso sonora. * No discuta. O dilogo a melhor forma de entendimento. * No conte vantagens. Muitos de nossos interlocutores possuem mritos que ainda estamos longe de adquirir. * No ridicularize a ningum. Todos somos passveis de errar. * No critique. Nenhum de ns est isento de observaes corretivas, em nosso prprio favor. * Fale auxiliando. Uma frase de compreenso e de simpatia ampara sempre. * No censure a quem quer que seja. Quando no seja exatamente por ns, precisamos de apoio verbal construtivo, em benefcio de muitos dos nossos entes amados. * No use palavras inadequadas ou ofensivas a essa ou quela pessoa. Todos precisamos do respeito de uns para com os outros, a fim de vivermos em paz. * No escolha o pessimismo para liderar a sua conversao. No existe ningum que no necessite de esperana e otimismo, na execuo do prprio dever. * Nunca se arrepender voc de haver falado bem. pela palavra edificante que mais depressa nos deslocamos para diante, buscando as conquistas da Vida Imperecvel.

11

VOC IMPORTANTE
Albino Teixeira. Intil, voc? Como acreditar que Deus tenha criado algo sem utilidade? Se at o gro de areia cumpre nobre misso, seria voc, criado imagem e semelhana do Pai, a dizer-se sem valor? A semente bero de muitas vidas. A gota dgua, para o sedento, mais valiosa que uma prola. Como as abelhas trabalhariam no fabrico do mel sem o plen das flores? Arreda esse pensamento sombrio que lhe paralisa as foras criativas. Voc muito importante no contexto da criao. Deus conta com voc no melhoramento do mundo. No precisasse da sua presena, Ele no o teria criado. Segue para diante de cabea erguida, realizando o melhor.

12

RESPOSTA DO ALTO
Meimei Existiu um homem que ansiava de tal modo encontrar o Cristo de Deus que foi amplamente observado por Ele, passando a ser acompanhado por vrios Mensageiros da Vida Maior com especial ateno. No af de integrar-se no trabalho do Excelso Amigo, esmerou-se o devoto nas peties. Queria viver com Jesus, entregar-se a Jesus e interpretar Jesus... E propunha-se a obter tudo isso com urgncia. Alvoroado, notou que comeava para ele longa srie de surpresas. Pediu sade, a fim de agir com intensidade, mas a vida lhe trouxe a doena. Rogou um corpo belo e atraente, no entanto, num momento difcil, foi prejudicado no rosto, apresentando-se, desse modo, com a face deformada. Solicitou dinheiro farto, entretanto, unicamente conseguiu o trabalho sacrificial que lhe garantia a aquisio do extremamente necessrio. Quis formar um grupo de companheiro que lhe partilhassem as atividades na lavoura do bem, contudo no apareceu ningum que se dispusesse a segui-lo, obrigando-se por isso, a sair sozinho para atender s splicas de pessoas infelizes que lhe rogavam o benefcio da prece. Insistiu, atravs de repetidas oraes, para que o Cu lhe concedesse um clima de paz que lhe facilitasse a execuo e encargos determinados, mas viveu cercado de perseguies e conflitos, perturbaes e sarcasmos que lhe flagelavam a existncia. De corpo envelhecido, certo dia, viu a morte chegando, de manso, apagandolhe as pupilas. Ele despertou do grande sono de que se via objeto e viu Jesus que o esperava. O companheiro se desconcertou e falou, dizendo: _ Senhor, desejei tanto servir-te, mas tudo em meu caminho terrestre me foi contra. Qual teria sido, Senhor, a potestade das trevas que me atormentou a vida inteira? O Celeste Benfeitor, entretanto, esclareceu, com serenidade: _ Fui eu mesmo quem te enviou a doena e a deformidade fsica, a pobreza e a solido... _ E por qu? _ Suspirou o devoto recm-desencarnado. Jesus, porm, respondeu com sabedoria: _ Disseste tantas vezes que me desejavas a presena e a intimidade, a fim de trabalharmos juntos que, sem os auxiliares aos quais te confiei, no conseguirias caminhar com segurana, para doar-me felicidade de conviver comigo.

13

RECEITA PARA TODOS OS MALES


Albino Teixeira. Discutir no alimenta. Reclamar no resolve. Revolta no auxilia. Desespero no ilumina. Tristeza no leva a nada. Lgrima no substitui suor. Irritao intoxica. Desero agrava. Calnia responde sempre com o pior. Para todos os males, s existe um medicamento de eficincia comprovada. Continuar na paz, compreendendo, ajudando, aguardando o concurso sbio do Tempo, na certeza de que o que no for bom para os outros no ser bom para ns. Albino Teixeira.

14

AFETO
Albino Teixeira. Sentes inclinao afetiva por determinada pessoa... No entanto, observas que esse algum j assumiu compromissos em outros caminhos. Sofres e te angustias. Tivesses chegado um pouco mais cedo... pensas, entristecido. Aceita, porm, as determinaes da vida. Leis desconhecidas agiram em teu benefcio. Nem sempre poders satisfazer aos teus caprichos sem agravo da prpria situao espiritual. Vive a vida que tens, aprendendo a amar aqueles que te amam. Cada criatura gravita na rbita das necessidades que lhe so prprias. Afeio, quando no se tem, tambm algo que se pode construir. Deixa o curso dos acontecimentos correr naturalmente, porquanto Deus, em fazendo sempre o melhor, te preservou de sofrimentos que no tolerarias.

15

DIVINO RECURSO
Albino Teixeira. Trata-se de remdio real do esprito. Sem ele: A paz carece de base; O amor no existiria; O trabalho cairia em frustrao; A f no desabrocha; A pacincia no surge; A unio se faria impraticvel; A solidariedade no funciona; A esperana no encontraria razo de ser; O lar no subsistiria; A civilizao se ergueria em bases de crueldade. Desse recurso todos necessitamos; e de to alta significao se nos faz no cotidiano que a Sabedoria da Vida no permite se efetue aquisio dele em mercados do mundo, a fim de que esteja ao alcance de todos, j que deve nascer em ns mesmos, no laboratrio do corao. Esse remdio o perdo recproco. E semelhante medicamento se mostra de tal modo importante, nos assuntos de vivncia e convivncia, que Jesus _ o Divino Mdico da Alma _ prescreve para cada infestao de ofensa que se lhe aplique a virtude no sete vezes, mas, setenta vezes sete vezes.

16

HOJE E AGORA
Odilon Fernades Ontem voc podia Amanh voc poder Hoje voc pode. * O ontem j veio O amanh ainda vir O hoje agora. * A oportunidade que a Misericrdia Divina lhe concede nos minutos do Presente, beno que deve ser utilizada no engrandecimento da prpria vida sem, no entanto, relegar ao Futuro a responsabilidade que no raro, ficar sepultada nas cinzas do passado. Se todos os homens de gnio relegassem ao amanh a inspirao que os Cus lhes proporcionam hoje, as obras-primas que enfeitam o mundo s seriam possveis no pas dos sonhos. Recorda: o ontem no volta, o amanh pertence a Deus, mas o hoje na cota do agora o sempre, o que voc tem e precisa para ser feliz.

17

ESTUDO DA TENTAO
Emmanuel. Os problemas da alma surgiam no estudo, quando o aprendiz solicitou ao mentor dissesse algo, quanto tentao. O interpelado considerou: _ preciso reconhecer que as razes da tentao permanecem dentro de ns. _ Como? _Indagou o discpulo admirado. O instrutor, sem hesitar, esclareceu calmamente: _ Oferece um prato de milho cru ao apetite de um homem e um prato repleto de brilhantes ao apetite de um cavalo e observa os resultados. O homem recusar o milho cru e o animal repelir as pedras raras. Se trocares, porm, as referidas ofertas, ser-te- fcil estudar o problema da tentao num e outro. Compreendeste? O aluno respondeu afirmativamente com a cabea e a aula continuou...

18

MELHOR ASSIM
Irmo Jos O amigo que estimavas partiu buscando outros caminhos... O companheiro de tuas horas foi-se procura de novas emoes... O irmo que amavas como a ti mesmo deixou-te por tentadoras experincias... Creia que, embora sofras, foi melhor assim. Quem poder prever o que lhes aguardava no amanh. Embora de corao sangrando, no deixes de viver e de continuar desincumbindo-te das responsabilidades que a vida te confiou. O senhor tambm passou no mundo sem ningum; os discpulos mais amados nem mesmo puderam orar com Ele nos instantes que antecederam o Calvrio. Deus se encarregar de, no momento certo, colocar algum nos teus passos. Algum que vir para ficar...

19

NA FRENTE DO BEM
Irmo X Conta-se que, em certa ocasio, na casa dos apstolos de Jesus, em Jerusalm, o trabalho de atendimento aos necessitados havia recrudescido. Simo Pedro era o alvo das solicitaes e das aflies. Petitrios e queixas. Quantos haviam escutado referncias ao nome de Jesus e aos prodgios de amor que o Mestre realizara, vinham de longe... E suplicavam. E clamavam... Muitos traziam querelas, outros carreavam perturbaes. No raro, irmos em demanda familiar, entravam em rixa ali mesmo, no recinto da fraternidade, trocando injrias e pescoes. Viajantes em extremo desespero abordavam a generosa moradia, implorando consolao. Muitas vezes, os rogos se degeneravam em gritaria e palavro, frustrando a tranqilidade do santurio. De vez que assumia a direo do grupo, era Pedro quem mais socorria os infelizes, mas, por isso mesmo, era mais intensamente policiado pelos olhos da crtica. E as censuras contra ele desbordavam, aqui e alm. Por que consentia em receber tanta gente desorientada? Como se entregava a delinqentes, quando se sabia responsvel pela instituio? Com que razes articulava tantas gentilezas, em favor de pessoas evidentemente desclassificadas? Por que cercar-se de tantos tipos considerados malfeitores? Ante a onda de reprovaes que se fazia sempre mais alta, Tiago, filho de Alfeu, o lidador do Evangelho mais vigorosamente agarrado aos textos antigos, procurou Simo e comunicou-lhe a deciso de afastar-se. No tolerava a situao que categorizava por desequilbrio e desordem. Dali em diante, habitaria umtugrio isolado na sada para Jope. Aspirava meditao e ao repouso. Ansiava por sossego na vida espiritual... Simo tentou acalm-lo, prometeu condies melhores em futuro prximo, apequenou-se e pediu a reconsiderao do companheiro. Tiago,porm, foi inflexvel. Em dias rpidos, promoveu a mudana e encasulou-se em risonha choupana, rodeada de verdura e batida de sol. Ali se confiava ao estudo dos apontamentos evanglicos, tratava de flores, admirava os insetos e louvava o Senhor, atravs das oraes de hora certa. Escoaram-se os dias, semanas, meses... Tiago, insulado em quietude e reflexo, recordava Jesus com inexprimvel saudade... Tantas vezes, vira o Mestre, gloriosamente redivivo, depois da morte... Por que no lhe reaparecia Jesus, agora que se consagrara a mais profundo recolhimento? No se achava ali, plenamente disponvel, entre o silncio e a orao?!... Uma noite surgiu em que a ausncia do Mestre mais lhe pesava na alma... Concentrou-se em rogativas, lembrou-o e chorou... E chorava, quando viu algum, a se lhe abeirar do refgio, banhado de luar... O desconhecido vinha de passo ligeiro, como quem fazia o seu prprio caminho, varando a noite...

20

Extasiado, o apstolo reconheceu o itinerante que, afinal, se lhe revelou, aureolado de luz. Era o Cristo de Deus. O discpulo ajoelhou-se e alongou os braos para recolh-lo com mais largueza de jbilo. O augusto viajor, no entanto, passou por ele, sem deter-se. O filho de Alfeu levantou-se, de esprito opresso, correu-lhe no encalo e gritou: _ Senhor! Senhor!... Acaso, no me vs o corao mortificado de saudade? Onde vais que no me vs a necessidade de ti? Jesus voltou, abraou-o, de leve e comunicou-lhe, num sorriso: _ Tiago, ests a salvo de lutas e tentaes... A virtude te abenoa no recanto de paz. Vou ao encontro de Pedro, a fim de aliviar-lhe o fardo de humilhaes e de lgrimas, no amparo aos nossos irmos!... Dito isso, o Celeste Benfeitor prosseguiu viagem... Tiago, entretanto, naquela mesma noite, reuniu os pertences pobres num carro de mo e retornou ao pouso antigo. Bateu porta que se lhe abriu, acolhedora, e abraando Pedro que lhe veio ao encontro, pode apenas dizer: Eu estou aqui.

21

DEUS TE DEFENDER
Irmo Jos Algum te feriu o corao? Perdoe e esquece. Algum te magoou? Perdoa e caminha. Algum te caluniou? Perdoa e silencia. Algum te vilipendiou? Perdoa e persevera. Algum te enganou? Perdoa e confia. Algum te ofendeu? Perdoa e ama. Perdoa sempre a tudo e a todos. Segue fiel ao bem, porque a Justia vem do Mais Alto e, no instante oportuno, sers devidamente justiado sem que tenhas necessidade de recorrer violncia ou ao desespero. Deus, que tudo v, no te esquece e te preservar a honra e o nome, a alegria e a paz, acima de quaisquer circunstncias ou interesse. Irmo Jos

22

IMAGENS DA VIDA
Irmo Jos s vezes, perguntas entristecido: _ Valer a pena ser bom nos caminhos da vida? E, num timo, inventarias ingratides, decepes, calnias... Aquele a quem estendeste a mo ontem, o mesmo a vilipendiar-te hoje... Aquele a quem mataste a fome outrora, o mesmo a escarnecer dos teus ideais agora... Aquele que socorreste no lance difcil das prprias experincias, a voz que se ergue para censur-lo publicamente... Aquele em quem confiaste cegamente, o mesmo que, em te ludibriando, armou-te delicada situao... Prossegue, contudo, obedecendo voz da conscincia. Todos os que se dispem a servir no mundo, inevitavelmente colhero dissabores... No tem sido assim com os paladinos da beneficncia de todos os tempos? No esmoreas. Em verdade, quando fazes o bem aos outros estars fazendo-o a ti mesmo. Pelos espinhos, no deixes de investir na prpria felicidade. A justia pertence a Deus. O tempo falar por ti.

23

AGRADECIMENTOS ESQUECIDOS
Andr Luiz Sempre geis e satisfeitos para manifestar a nossa gratido pelas alegrias com que somos favorecidos, saibamos cultivar os agradecimentos, habitualmente esquecidos, ante os contratempos que nos esclarecem, tais quais sejam: O parente irritadio que nos impele a praticar tolerncia e pacincia; O constrangimento orgnico, induzindo-nos a preservar os valores da sade possvel; O prejuzo que nos amplia o discernimento; O amigo que nos abandona, obrigando-nos a intensificar a confiana em ns mesmos; O desengano em assuntos afetivos que nos leva a compreender os erros dos outros e a desculp-los; A petio sonegada, impulsionando-nos ao exerccio da humildade e da persistncia; O problema que nos desafia, ensinando-nos a arte de pensar com deciso e segurana. Decididos a agradecer todas as ocorrncias do cotidiano que se expressam na base do a favor, lembremo-nos dos benefcios que a vida nos oferta nos acontecimentos considerados do contra. O motor realmente assegura a movimentao do carro, nessa ou naquela direo, mas o freio que nos evita o desastre.

24

REFGIO
Alexandre de Jesus Quando a tempestade ruge, Ele o meu norte. * Se a noite cai, Ele a minha luz. * Quando Choro, Ele o meu consolo. * Se estou solitrio, Ele me faz companhia. * Quando a ferida sangra, Ele o meu blsamo. * Se caio, Ele me levanta. * Quando me agito, Ele me pacifica. * Se desisto da luta, Ele o meu incentivo. * Quando odiado, Ele me ama. * Se me perseguem, Ele me oculta do mal E me ensina a perdoar. * Quando a melancolia me invade, Ele me restaura a esperana. * Se me falta o po, Ele me alimenta. * Quando o frio me enregela, Ele me alberga em seu peito. * Se estou feliz, Ele a minha alegria. * Por onde vou, Eu O vejo. 25

Onde estou, Eu O sinto. * Jesus _ o meu doce e terno Refgio de Paz.

26

AINDA
Emmanuel Dizes que chegaste a extremo cansao... Sofres sob o peso de molstia implacvel... Choras a ausncia de pessoas queridas... Ampliou-se-te a carga de obrigaes... Lutaste por muito tempo, sem encontrar a realizao de teus mais altos ideais... A incompreenso alheia te trouxe problemas difceis de resolver... Companheiros debandaram... Prejuzos te marcam os dias... Provaes chegaram de improviso... Afirmas que a solido te acabrunha... Declaras que tudo perdeste... Entretanto, no te rendas ao desespero... Lembra-te: ainda tens Deus.

27

Vous aimerez peut-être aussi