Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE CURSO DE BIOMEDICINA

Imaginologia e Radiaes Profa. Ms. Karina Ghisoni GLOSSRIO DE RADIOLOGIA

tomo a menor poro que caracteriza um elemento qumico. Contm um ncleo composto por prtons e nutrons, com eltrons girando ao seu redor. Numa simples gota d'gua, existem cerca de 6.000.000.000.000.000.000.000 de tomos. Blindagem Material utilizado para diminuir a intensidade da radiao. Blindagem das Radiaes Reduo das radiaes por interposio de um material absorvedor. Bomba de Cobalto um dispositivo contendo cobalto-60, destinado ao tratamento do cncer. O termo correto para definir este dispositivo seria fonte de cobalto. Ciclo do Combustvel Srie de processos envolvidos no preparo e recuperao de combustvel para reatores nucleares de potncia. Inclui minerao, refino, enriquecimento, fabricao de elementos combustveis, uso no reator, processamentos qumicos para recuperar e reconverter o material fissionvel ainda existente no combustvel usado e re-enriquecimento do material combustvel para uso no ciclo seguinte. Ciclotron Acelerador de partculas no qual as partculas carregadas recebem aceleraes sucessivas e sincronizadas, utilizando-se a diferena de potencial eltrico. Com o aumento da velocidade da partcula, um feixe vai tendo seu raio aumentado, numa trajetria em espiral, at que ele destacado em direo ao alvo a ser bombardeado. Combustvel Nuclear Material fssil ou fissionvel utilizado num reator nuclear para produzir energia. O termo tambm usado para definir uma mistura como a do Urnio natural - na qual somente pequena parte dos tomos presentes constituda de materiais fsseis -, se esta mistura for capaz de manter uma reao em cadeia. Contador Designao geral aplicada aos instrumentos detectores de radiao ou medidores radiomtricos que detectam e medem radiaes. Contaminao Radioativa A contaminao, radioativa ou no, caracteriza-se pela presena indesejvel de um material em determinado local onde no deveria estar.

Curie Unidade de radioatividade correspondente a 3,7 X 1010 desintegraes por segundo. O nome uma homenagem a Madame Curie, que descobriu o rdio em 1898. Decaimento Radioativo Transformao espontnea de um nucldeo em outro diferente ou do mesmo nucldeo, tornando-se mais estvel. Deste processo resulta a diminuio, ao longo do tempo, do nmero de tomos radioativos originais de uma amostra. Detector Instrumento para detectar radiaes, que funciona a partir de um material ou dispositivo sensvel s radiaes, capaz de produzir um sinal resposta, possvel de ser medido ou analisado. Dose Limiar Dose de radiao ionizante que produzir um efeito biolgico detectvel. Dosimetria das Radiaes Medida da quantidade de radiao liberada em um local especfico ou a quantidade de radiao absorvida neste local. Dosmetro Dispositivo que mede a dose absorvida de radiao. Exemplo: filme dosimtrico. Elemento Combustvel Conjunto de varetas combustveis mantidas unidas por espaadores e formando um feixe que introduzido individualmente no reator nuclear. O ncleo do reator formado por um grupo de elementos combustveis. Eltron Partcula elementar com uma unidade negativa de carga eltrica. Os eltrons de um tomo circundam seu ncleo. Energia Nuclear Energia que o ncleo do tomo possui, mantendo prtons e nutrons juntos. Pode ser liberada por uma reao nuclear de fisso ou por decaimento radioativo. Enriquecimento Isotpico Processo pelo qual se obtm maior concentrao de um dos istopos do elemento qumico. No caso do urnio, busca-se maior enriquecimento (concentrao) de urnio-235. Esterilizao por Radiao Uso da radiao para eliminar elementos indesejveis (fungos, bactrias, germes, etc presentes em alimentos ou objetos diversos. Filme Dosimtrico Embalagem opaca contendo filme fotogrfico, para medir possveis exposies s radiaes ionizantes. similar a um crach. Fisso Diviso de um ncleo pesado em duas partes quase iguais, acompanhada da liberao de uma grande quantidade de energia e 2 ou 3 nutrons. Fonte de Radiao De uma forma geral, qualquer material que emita radiao constitui-se em fonte de radiao. As fontes usadas na medicina, agricultura e indstria so " seladas ", isto , encapsuladas de forma a impedir a disseminao do material radioativo Fuso Formao de um ncleo mais pesado a partir de dois ncleos mais leves. Neste processo ocorre a liberao de energia.

Gamagrafia Tcnica muito utilizada na indstria e construo, a gamagrafia uma radiografia obtida atravs de raios gama. Por meio deste processo, pode-se detectar defeitos ou rachaduras no corpo das peas. Na construo do gasoduto Brasil-Bolvia, utilizou-se a gamagrafia para garantir a integridade das tubulaes. on tomo que perdeu ou ganhou um ou mais eltrons. Por meio de ionizao, o tomo torna- se eletricamente carregado. Ionizao Processo de adio ou remoo de um ou mais eltrons a um tomo, criando ons. A ionizao pode ser causada por grandes temperaturas, descargas eltricas ou radiaes. Irradiao de Alimentos Processo cada vez mais usado em todo o mundo para melhorar a qualidade de frutas frescas, gros e vegetais, prevenindo o brotamento, retardando a maturao e aumentando o tempo de conservao dos alimentos. Consiste em submet-los a pequenas doses de radiao, por um tempo determinado. Istopos Dois ou mais nucldeos que possuem o mesmo nmero atmico, mas com diferentes massas atmicas. Istopos possuem propriedades qumicas iguais, mas algumas propriedades fsicas diferentes. Material Fssil Material que sofre fisso por nutros trmicos. Exemplo: urnio-235, plutnio-239 e urnio- 233. Material Fissionvel Material que, como o urnio-238, sofre fisso apenas por nutrons rpidos. Tambm designa combustvel nuclear. Meia Vida Cada elemento radioativo se transmuta a uma velocidade que lhe caracterstica. Meia-vida o tempo necessrio para que a sua atividade seja reduzida metade da atividade inicial. Alguns elementos possuem meia-vida de milionsimos de segundos. Outros, de bilhes de anos. Molcula Menor poro de uma substncia que mantm sua composio e propriedades qumicas. formada por grupos de tomos. Monitorao de Radiaes Determinao contnua e peridica da quantidade de radiao presente em uma determinada rea. Nutron Partcula elementar sem carga, encontrada no ncleo de tomos mais pesados que o hidrognio. So os nutrons que mantm a reao de fisso em cadeia no reator nuclear. Ncleo do tomo Parte central do tomo, com pequenssima dimenso (1/10.000 do dimetro do tomo), mas que contm praticamente toda sua massa. composto de prtons e nutrons. Ncleo do Reator Poro central de um reator nuclear, contendo os elementos combustveis.

Radiao Energia que se propaga atravs da matria ou do espao em forma de onda ou partcula. Radiao Ionizante Qualquer radiao que retira ou desloca eltrons dos tomos, produzindo ons. Radiao Natural Radiao existente no meio ambiente, proveniente de raios csmicos, de elementos radioativos naturais, etc. Radioatividade Decaimento espontneo ou desintegrao de um ncleo atmico instvel. Radioistopos Istopo radioativo. Istopo instvel de um elemento que decai ou se desintegra, emitindo radiao. Radioproteo Conjunto de medidas que visam proteger o ser humano e o meio ambiente de possveis efeitos nocivos causados pela radiao ionizante. Raios-X Os raios-X so emitidos quando eltrons acelerados por alta voltagem se lanam contra uma chapa de tungstnio e sofrem frenagem, perdendo energia. Tm a mesma natureza da radiao gama, diferindo apenas pela origem. Os raios-X no saem do ncleo do tomo. Por isso, no so energia nuclear. Os aparelhos de raios-X no so radioativos; s emitem radiao quando esto ligados (em operao). Reao em Cadeia Reaes sucessivas. Numa reao de fisso em cadeia, um ncleo de um material fssil absorve um nutron e fissiona-se, liberando 2 ou 3 nutrons, que, por sua vez, so absorvidos por outros ncleos fsseis, repetindo o processo. Rejeitos Radioativos Qualquer material resultante de atividades relacionadas a radionucldeos (materiais radioativos) em quantidades superiores aos limites estabelecidos por normas da CNEN, para o qual a reutilizao imprpria ou no prevista. Comumente emprega-se a expresso lixo atmico como referncia ao rejeito radioativo. O gerenciamento de rejeitos, protegendo o meio ambiente e a populao, uma das atividades da CNEN. Salvaguardas Conjunto de medidas destinadas proteo e ao controle de material nuclear, existente em qualquer planta ou instalao do chamado ciclo do combustvel nuclear. Atividade que permite identificar, em tempo hbil, eventuais desvios de material nuclear, de forma a impedir sua utilizao para fins no autorizados. A base legal das Salvaguardas provm de normas e acordos internacionais e do preceito constitucional que trata do uso exclusivamente pacfico da energia nuclear. Terras Raras Grupo de 15 elementos metlicos quimicamente similares (srie lantandeos), utilizados na fabricao de eletroeletrnicos, raios laser, supercondutores, supermagnetos, dentre outros materiais. As terras raras fazem parte da monazita, cuja constituio inclui tambm o urnio e o trio.

Traador Radiativo Pequena quantidade de um istopo radioativo incorporado a um sistema, com a finalidade de definir seu percurso ou localizao. Tem diversas aplicaes na medicina, indstria, agricultura e na proteo ao meio ambiente. Traadores radioativos podem identificar as causas da poluio nos rios rbita Regio ocupada pelos eltrons em seu movimento em torno do ncleo do tomo.

Vous aimerez peut-être aussi