Vous êtes sur la page 1sur 2

ALEITAMENTO MATERNO Importncia Evita mortalidade infantil Evita diarreia Evita infeco respiratria Diminui o risco de alergias Diminui

ergias Diminui o risco de hipertenso, colesterol alto e diabetes Reduz chance de obesidade Melhor nutrio Efeito positivo na inteligncia Melhor desenvolvimento da cavidade bucal Proteo contra CA de mama Evita nova gravidez Menores custos financeiros Promoo do vnculo afetivo entre me e filho Melhor qualidade de vida Caractersticas e funes Nos primeiros dias, o leite materno chamado colostro, que contm mais protenas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do stimo ao dcimo dia ps-parto. O leite de mes de recm-nascidos prematuros diferente do de mes de bebs a termo este tem muito mais protenas que o leite humano e essas protenas so diferentes das do leite materno. A principal protena do leite materno a lactoalbumina e a do leite de vaca a casena, de difcil digesto para a espcie humana. A concentrao de gordura no leite aumenta no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) mais rico em energia (calorias) e sacia melhor a criana, da a importncia de a criana esvaziar bem a mama. Possui IgA secretria que produz anticorpos contra agentes infecciosos com os quais j teve contato, proporcionando, dessa maneira, proteo criana contra os germens prevalentes no meio em que a me vive. Alm da IgM e IgG, macrfagos, neutrfilos, linfcitos B e T, lactoferrina, lisosima e fator bfido (favorece o crescimento do Lactobacilus bifidus, uma bactria no patognica que acidifica as fezes, dificultando a instalao de bactrias que causam diarreia, tais como Shigella, Salmonella e Escherichia coli).

No se recomenda o aleitamento Mes infectadas pelo HIV; Mes infectadas pelo HTLV1 e HTLV2; Uso de medicamentos incompatveis com a amamentao. Alguns frmacos so citados como contra-indicaes absolutas ou relativas ao aleitamento, como por exemplo os antineoplsicos e radiofrmacos. Criana portadora de galactosemia, doena rara em que ela no pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose.

Recomenda-se interrupo temporria Infeco herptica, quando h vesculas localizadas na pele da mama. Varicela: se a me apresentar vesculas na pele cinco dias antes do parto ou at dois dias aps o parto, recomenda-se o isolamento da me at que as leses adquiram a forma de crosta. Doena de Chagas, na fase aguda da doena ou quando houver sangramento mamilar evidente. Abscesso mamrio, at que o abscesso tenha sido drenado e a antibioticoterapia iniciada. Consumo de drogas de abuso: recomenda-se interrupo temporria do aleitamento materno (perodo de interrupo varia de acordo com a droga).

Vous aimerez peut-être aussi