Vous êtes sur la page 1sur 7

5.

A temtica da obra

O Romance de Amadis tem como objetivo mximo a valorizao do amor na sua concepo humanista, em que se exaltam os feitos humanos, a sensibilidade e o amor. No romance, buscamos visualizar o amor como fonte de felicidade, pois no est condicionado s leis eclesisticas e aos sacramentos, menos ainda a aprovaes das instituies sociais. O amor est condicionado somente relao espontnea entre um homem e uma mulher e tido como o agente impulsionador das aes. A inteno dessa novela encantar o leitor com a beleza do Amor, que se concretiza em Oriana. Pelo amor, Amadis e Oriana superam Lancelote e Genevra, Tristo e Isolda, pois nenhum destes pares superou em devoo o amor que Amadis tem por Oriana. Daremos maior ateno ao novo aspecto do amor nas novelas de cavalaria, em que o aspecto da pureza no se relaciona com a castidade. Por causa dessa pureza, o amor entre Amadis e Oriana distingue-se dos outros amores, pois no se trata de um amor trgico, que contraria os cdigos do amor corts tornando-se adltero; no um amor que compromete os limites do sagrado, embora o casal tenha consumado o ato amoroso antes do casamento, mas, considerando o fato como obra do destino, ento possvel pela permisso de Deus. No sculo XII, segundo Huizinga (1924), o desejo insatisfeito foi colocado no centro da concepo potica do amor; dessa forma, ocorreu uma mudana considervel na histria da civilizao. O amor tornou-se terreno e as perfeies morais e culturais floresceram, e devido a este amor o amante corts puro e virtuoso. Essa estilizao do amor considerada a extrema realizao das aspiraes vida bela e expresso herica. importante pontuar que, ao lado do amor corts, de origem literria e recente, as formas remotas da vida herica mantiveram as suas foras e, nesse ponto, somos inclinados a pensar que na Idade Mdia havia duas camadas opostas de civilizao. O amor passou a ter mais valor moral quando se constituiu de conceitos de honra, de coragem, de felicidade e outros elementos da vida moral. Diferentemente do carter sagrado de amor, o amor corts traz caractersticas como a ociosidade, o prazer, a riqueza, a liberalidade, a franqueza e a cortesia, para obter os meios adequados conquista do objeto desejado. A corte se fundava nas virtudes da humildade e fidelidade, em honra, louvor e servio de todas as nobres damas.

Dessa maneira, o amor entre Amadis e Oriana novo, repleto e cndido, transferido dos amores proibidos das novelas de cavalaria precedentes. NO Romance de Amadis, o amor se figurativiza em Oriana. Amadis dedica sua vida ao servio do amor, ou seja, ao servio da amada, que se torna o motivo e o objetivo de seu ideal cavaleiresco:

Disse-lhe ento Amadis: - A merc que vos peo no para meu descanso: que me deixeis servir- vos e viver s para vs! (...) Com os seus olhos formosos, os mais formosos da Terra, olhava-o Oriana, revendo-se no perfeito Namorado. - Meu senhor, e que vos impede? Beijando aquelas mos, as mais lindas mos que havia, e estavam fora das grades a falar tambm para ele no fino gesto dos dedos, Amadis respondeu: - O meu corao! (...) E como Oriana o quisera, ficou Amadis na corte para servir a rainha senhores, para servir a ela! (LOPES VIEIRA, 1995, p. 53-54)

Um aspecto inovador na relao de Amadis e Oriana a personalidade forte da donzela. Diferente de seu cavaleiro, ela decidida, forte. Cabe a ela a iniciativa do amor e do compromisso, entregando-se, ento, fisicamente ao amado depois de t-la salvado do cativeiro do ardiloso Arcalaus:

Enquanto Amadis se desarmava, Oriana adormeceu sombra das rvores. Chegou-se Amadis devagarinho e, vendo-a to linda e ali sozinha, ficou-se a olh-la. (...) Oriana, acordando, sorriu. E, ento, mais por ela o querer que por ele o ousar, a donzela se fez dona sobre aquela cama verde. Bem abraados se tinham, e do amor o amor crescia puro amor, amor sem fim! (LOPES VIEIRA, 1995, p. 65-66)

necessrio lembrar que a literatura medieval mostra pouca piedade pela fraqueza da mulher, pelas dores que o amor lhe reserva. Nessa questo, O Romance de Amadis se diferencia por completo da realidade. NDemanda do Santo Graal, por exemplo, no se tem uma viso positiva da mulher. Ela , na verdade, o motivo da desgraa dos homens; s vezes, ela representada pelo prprio demnio. No que diz respeito s convenes amorosas, de acordo com Huizinga:

A civilizao precisa sempre de envolver a idia do amor no manto da fantasia, de o exaltar e requintar, e por conseqncia esquece a sua realidade. O jogo solene ou gracioso do cavaleiro fiel ou do amoroso pastor, a fina imagstica das alegorias corteses, por mais brutalmente que a vida as desmentisse, nunca perderam o seu encanto nem o seu valor moral. O esprito humano necessita destas formas, e elas permanecem sempre essencialmente as mesmas. (Huizinga,1924, p.130-131)

6. Retomada de alguns aspectos da Cavalaria

Todo o pensamento medieval se baseava na fico de que a cavalaria governava o mundo. Tida como forma sublime da vida secular, a cavalaria pode ser definida como um ideal esttico que reveste o aspecto de ideal tico. O pensamento medieval no permitia formas de nobreza independentes da religio e por esse motivo que a piedade e a virtude so a essncia da vida do cavaleiro. Constituir-se desses elementos seria a funo tica da cavalaria, nunca realizada perfeitamente, por causa de sua origem terrena. A sede de honra e de glria, to notvel no homem do Renascimento, no diferente da ambio do cavaleiro medieval. A conquista da glria e da honra refletese no culto do heri e significa o prenncio do Renascimento. Por esse motivo, comum atribuir a Amadis caractersticas humanistas, to presentes no sculo XVI, quando as aspiraes do esplendor da vida mergulharam suas razes no ideal da cavalaria. Elementos como compaixo, fidelidade e justia so essenciais e o complexo das aspiraes cavaleirescas no teria formado uma estrutura to slida para a beleza se o amor no tivesse sido a fonte do seu ardor, revivido nO Romance de Amadis.

7. Mais algumas consideraes sobre Amadis

Da tica cavaleiresca, pode-se demarcar a derivao de uma grande realizao cultural da cavalaria: seu novo ideal de amor. Todas as suas inovaes culturais denunciam o antagonismo entre os impulsos mundanos e os transcendentes, os sensuais e os espirituais. Contrastando-se com a estabilidade do comeo da Idade Mdia, uma grande parte da populao encontrava-se em constante movimento. O prprio Cristianismo deixara de ser uma religio do clero e transformara-se numa religio de massa. A influncia do burgus revelou-se de modo mais flagrante na secularizao da cultura. Portanto, novo na poesia cavaleiresca o culto do amor, que constitui a fonte de tudo que belo e bom. O amor do cavaleiro tornou-se uma variante da vassalagem. A ternura de sentimento, a reverncia quase religiosa que Amadis sente por Oriana, seu interminvel e inseparvel desejo e o efeito da brandura e delicadeza que o amor exerce sobre ele, so caractersticas fundamentais para a construo desse heri. Segundo Arnold Hauser:

nada reflete com maior nitidez as contradies internas do mundo emocional da cavalaria do que sua atitude equvoca em face do amor, a qual combinava a mais elevada espiritualizao com a sensualidade extrema. (p. 222)

Portanto, diferente de Galaaz, Amadis um perfeito cavaleiro amante e sentimental, que vive na atmosfera do servio corts. Caracteriza-se pela obsessiva dedicao bem amada com o intuito de conseguir seus favores, o que torna esse trao medieval equilibrado com a tendncia sensualista tomada pelo romance. Junta-se ao platonismo amoroso um grande desejo que incendeia Amadis e Oriana. uma nota de primitivismo ertico, vulcnico e inebriante, desobediente a leis ou a convenes sociais e morais. (MOISS, 1983. p.59) Por um lado, Galaaz fiel servo de Deus, bom filho e companheiro irrepreensvel. Por outro, Amadis representa aquele que ama e afirma um novo modelo de amor, manifestando-se de forma mais individualista, mas humanizada, rejeitando a idia instituda pela Igreja de que os males so causados pelo desejo. A humanidade de Amadis o diferencia de outros heris das novelas de cavalaria que habitam o universo do sagrado. Amadis ama, sofre, chora, sente saudade,

mas luta e vence a todos os seus inimigos com bravura. Assim, a novela aponta para a busca do indivduo, retomada no Renascimento. Podemos afirmar que Amadis um heri mais completo e real, embora sua histria seja permeada por uma esfera mstica, que nos remete ao texto bblico no qual se narra a histria de Moiss. Lembremos que, assim como o profeta, Amadis tambm foi encontrado num cesto boiando sobre um rio. Dessa forma, Amadis recupera o mito bblico apontando para a permanncia do perfil do cavaleiro, nobre e justo, e vai alm: ultrapassa o amor prprio do servio cavaleiresco e busca o amor nico, individual, fundamentado nas mudanas scioculturais que possibilitaram a busca do indivduo a partir do sculo XI. Amadis e Galaaz se parecem em muitos aspectos e alguns fatos da vida de ambos coincidem, como, por exemplo, serem armados cavaleiros pelo prprio pai sem o saberem, e tanto Galaaz como Amadis desconhecem, at certo ponto, sua verdadeira origem. Galaaz foi armado cavaleiro por seu pai, Lancelote, e Amadis, pelo rei Perion. Ambos os heris so de origem nobre. Mas, enquanto Galaaz representa o ideal do cavaleiro cristo, Amadis um perfeito cavaleiro amante e representante do novo ideal de amor. Galaaz e Amadis so heris cavaleirescos que representam diferentes vises de mundo, mas que se constituem basicamente dos mesmos valores: lealdade, nobreza e coragem. Amadis, contudo, anuncia o surgimento do heri moderno, que influenciou fortemente os sculos XV e XVI, ao servir de elo entre o mundo medieval que definhava e o mundo novo que despontava com a Renascena.

8. Concluso Como j foi dito, a configurao do heri nA Demanda do Santo Graal, representado pelo casto Galaaz, prope um modelo de conduta direcionado ao pblico cristo. Para Galaaz e os demais cavaleiros inseridos na atmosfera religiosa, a demanda uma reao contra a desintegrao da ordem da Cavalaria. Revela-se como uma busca espiritual, presente na vida se todo ser humano. Portanto, A Demanda do Santo Graal um dos mais importantes monumentos da literatura medieval, j que a Idade Mdia foi uma poca em que a idia que dominava o esprito dos cavaleiros era a descoberta do Graal, um vaso que fora escondido em algum lugar da Bretanha e que s um cavaleiro com qualidades morais elevadas, castidade e feitos valorosos poderia alcanar. Simbolicamente, o encontro com o Graal representa o encontro profundo do homem consigo mesmo, com sua essncia, com seu ser verdadeiro e profundo. Da o empenho de uma vida toda na busca, na peregrinao pelo Graal. Amadis, como conclumos pela anlise, na configurao do heri cavaleiresco, representa aquele que ama e afirma um novo modelo de amor. Manifestase de forma mais individualista, mais humanizada e rejeita a idia instituda pela Igreja de que os males so trazidos pelo desejo. NO Romance de Amadis, percebemos que a atitude equvoca em face do amor, a qual combinava a mais elevada espiritualizao com a sensibilidade extrema refletida pelas contradies internas do mundo emocional da cavalaria. Conclumos que tanto Galaaz como Amadis representam diferentes vises de mundo devido ao momento histrico em que ambos se constituram, mas que se compem basicamente dos mesmos valores como lealdade, nobreza e coragem. Galaaz a personificao de uma poca em que a Igreja era a expresso mxima de um pensamento, enquanto Amadis representa a transio da Idade Mdia para o Renascimento.

Vous aimerez peut-être aussi