Vous êtes sur la page 1sur 7

Lista de Tubos/Cachimbos para Construir Artesanalmente um Quadro de Fixa

by

Marcha Fixa

Esta lista é para um quadro tradicional ou clássico cachimbado (with lugs), ou seja, NÃO vai ter tubos OS (Over Size). Consequente o garfo com rosca é na medida standard: 1” polegada x 24 TPI (= 25.4mm x 24 TPI). Os diâmetros dos tubos são no padrão tradicional (bikes magrelas), os quais sendo de boa qualidade eles são “sem costura” (“seamless) e os top são trefilados duplamente (T1 e T2), e triplamente pontas são mais espessas e o centro mais fino. Vide imagem abaixo.

Lista de Tubos/Cachimbos para Construir Artesanalmente um Quadro de Fixa by Marcha Fixa Esta lista é

Ressalte-se que existem tubos de cromoly (aço 4130) que tem “costura”; ou seja, eles são feitos apartir de uma tira de cromoly - aço 4130 - que é dobrada e soldada, e obviamente são muito mais baratos que um tubo “sem costura” – pois o processo de fabricação é muito simples e quase que qualquer fabricante de tubo pode fazê-lo não requer altas tecnologias. Esses quadros de origem chinesa que você compra por US$ 100.00 + frete na internet são feitos com tubos de cromoly com costura e soldados com solda TIG. Por outro lado, somente o conjunto de cachimbos micro- fundidos, ponteiras e gancheiras de qualidade para fazer um bom quadro de cromoly podem custar ao redor de US$ 100.00 ou mais se forem em aço inox. E também existem os cachimbos que são estampados e custam

uma fração dos tops que são micro-fundidos, como exemplo: os cachimbos da Caloi 10 antiga são estampados.

Um jogo completo de tubos e cachimbos básicos para fazer um quadro de fixa/pista custa na Ceeway (UK) £129.95 (Junho/2013) incluindo o frete para qualquer lugar no mundo. E se incluir os componentes para construir o garfo adicione £43.

Tubos dos Triângulos

Triangulo Principal (dianteiro)

1) Tubo Superior (top tube) no diâmetro (externo) de 1” polegada ou 25.4 mm. O diâmetro interno varia, dependendo se o tubo é trefilado (butted) ou não. A espessura de um tubo top (sempre “butted”) varia de 1mm a 0.6 mm. O mesmo pode ser dito dos demais tubos do triangulo principal.

2) Tubo do Selim (seat tube) com diâmetro (externo) de 1 1/8” polegada ou 28.6 mm.

3) Tubo Inferior (down tube) com diâmetro (externo) de 1 1/8” polegada ou 28.6 mm.

4) Tubo Frontal (front tube) com diâmetro (externo) de 1 1/4” polegada ou 31.8 mm. Este é o menor tubo do triangulo, e é aonde vai inserido o garfo.

Triangulo Traseiro

5) Tubos da Corrente (Chainstay tubes) - par: o diâmetro deles em uma das pontas deve ser compatível com o cachimbo do movimento central que pode ser redondo (em geral o diâmetro é 22.2mm) ou oval e na outra ponta eles tem um diâmetro menor ainda o qual deve

ser compatível com a gancheira (track ends) a ser utilizada e vice- versa.

6) Tubos de Suporte do Selim (Seatstays tubes) par: o diâmetro deles em uma das pontas deve ser compatível com o diâmetro da “ponteira de acabamento” que será soldada nele e/ou no cachimbo do selim

(Seat Lug). A outra ponta deve ser compatível com a gancheira (track end) a ser utilizada. Esses tubos tem um diâmetro menor nas pontas e maior no meio.

No total os dois triângulos da bike possuem 8 (oito) tubos. Ressalte-se que dependendo da necessidade, você pode misturar diferentes tipos de tubos, por exemplo: tubo inferior sem trefilação maior resistência e usar tubos trefilados (“butted”) no superior e no do selim.

Cachimbos (Lugs), Gancheiras e Outras Peças

Ressalte-se que os cachimbos devem ser comprados em conjunto de modo a evitar problemas causados por eventuais diferenças de ângulos entre eles. Os cachimbos descritos abaixo são no tamanho standard e casam com o diametro dos tubos descritos acima. Ou seja, misturar modelos de cachimbo não é uma boa idéia.

Na Ceeway (UK) o jogo de cachimbos que mais se aproxima dos ângulos de um quadro de pista é o modelo NASH. Outra opção é comprar um jogo de cachimbos da Kalavinka (Japão) que têm a angulação de um quadro Keirin. Esses cachimbos são exatamente iguais aqueles utilizados na construção de quadros keirin certificados NJS da Kalavinka, exceto que não vem estampado o nome Kalavinka.

Cachimbo Superior (Top Lug): Ele conecta o tubo superior com o tubo frontal e tem medida 31.7 X 25.4mm e existem variações no angulo. A

primeira medida refere-se ao diâmetro do tubo frontal e a segunda medida ao diâmetro do tubo superior.

primeira medida refere-se ao diâmetro do tubo frontal e a segunda medida ao diâmetro do tubo

Cachimbo Inferior (Bottom Lug): Ele conecta o tubo inferior com o tubo frontal e tem medida 31.7 X 28.6 mm e existem variações no angulo. A primeira medida refere-se ao diâmetro do tubo frontal e a segunda medida ao diâmetro do tubo inferior.

primeira medida refere-se ao diâmetro do tubo frontal e a segunda medida ao diâmetro do tubo

Cachimbo do Selim (Seat Lug): Ele conecta o tubo superior com o tubo do selim e tem medida 28.6 X 25.4mm e existem variações no angulo. A primeira medida refere-se ao diâmetro do tubo do selim e a segunda medida ao diâmetro do tubo superior.

primeira medida refere-se ao diâmetro do tubo frontal e a segunda medida ao diâmetro do tubo

Cachimbo do Movimento Central (Bottom bracket Shell): Ele conecta o Tubo do Selim (seat tube), o Tubo Inferior (down tube) e os dois Tubos da Corrente (chainstays tubes). Ele deve ter uma medida que seja compatível com os diâmetros desses tubos. A medida standard é: 28.6 mm x 28.6 mm, ou seja, o tubo do selim e tubo inferior com o mesmo diâmetro. Pode existir variação no formato do tubo da corrente (“chainstay”): redondo ou oval. O mais comum é o redondo com 22.2mm em uma das pontas.

Observe na foto acima que neste cachimbo do movimento central (bottom bracket shell ) já vem

Observe na foto acima que neste cachimbo do movimento central (bottom bracket shell ) já vem integrado a “ponte” dos tubos da corrente (chainstay bridge), e ele é para tubos da corrente (chainstays tubes) redondos com 22.2mm. Quadros de boa qualidade vem com essa “ponte” seja ela integrada no cachimbo ou soldada em separado.

Gancheiras / Outras Peças

Gancheiras: Existem com diversos tipos de encaixe: externo; interno ou “fenda”. Esta última, “fenda” é a mais comum. As de encaixe interno / externo são mais recentes e alguma vem com parafuso para tensionar a corrente que “empurra” o eixo para trás. Muitos quadros keirin japoneses utilizam gancheiras de encaixe externo, mas a maioria dos quadros italianos de pista usam o tipo “fenda” (Nota: É feita uma “fenda” nos tubos da corrente e suporte do selim onde é encaixada/soldada a gancheira).

Observe na foto acima que neste cachimbo do movimento central (bottom bracket shell ) já vem

Gancheira de Pista Kalavinka

“Ponte” dos Tubos de Suporte do Selim (Seatstays Tubes): Essa ponte é aonde nas bikes de speed vai preso o freio traseiro. Nas bikes de pista, ao contrario das speed, ele é liso sem furo para freio. Entretanto em

muitos quadros de fixa essa “ponte” já tem o furo para instalar o freio

traseiro.

“Ponte” dos Tubos d e Suporte do Selim (Seatstays Tubes): Essa ponte é aonde nas bikes

Ponteiras dos Tubos de Suporte do Selim (Seatstays Tubes): É o

acabamento que é “plugado” /encaixado (internamente ou externamente) na ponta do “seatstays” e que depois é soldada no Cachimbo do Selim.

Alguns cachimbos do selim já vem com o encaixe integrado para o seatstays.

“Ponte” dos Tubos d e Suporte do Selim (Seatstays Tubes): Essa ponte é aonde nas bikes

Ponteira estilo Fleur du Lys

Suporte para Caramanhola: Isso é opcional, ou seja, ao gosto do ciclista. Lembrando que quadros tradicionais de pista não têm essas “porcas” soldadas no tubo inferior ou no tubo do selim. Entretanto é

comum em quadros de fixa. Abaixo temos um exemplo mais elaborado que vem com reforço integrado no estilo Fleur du Lys, e ela é micro-fundida fabricada em Taiwan pela Long Shen.

comum em quadros de fixa. Abaixo temos um exemplo mais elaborado que vem com reforço integradoCeeway (UK) - Nova Cycle Supply (USA) - Henry James (USA) - Bringheli (USA) - Strawberry Cycles (USA) - Aerocom Metals Ltd. (UK) – somente tubos Aço 4130 Cachimbos Fixa/Pista : - Kalavinka (Japão) * * * 7 " id="pdf-obj-6-4" src="pdf-obj-6-4.jpg">

ONDE COMPRAR TUBOS /CACHIMBOS (Links)

Abaixo fornecemos uma lista que não é exaustiva, mas estão os principais vendedores de suprimentos para os framebuilders.

Tubos e Cachimbos:

*

*

*