Vous êtes sur la page 1sur 3

Enyo Ehrich de Sousa IFPB - Campus Sousa Curso - Licenciatura em Qumica Fundamentos Histricos e Filosficos da Educao Prof.

Aparecida Sobreira

Assunto GUIMARES, Aissa Afonso. Filosofia e educao na formao contempornea. Princpios, UFRN. Natal. V. 8. No. 9, p. 5-17, jan./jun. 2001.

Objetivo O artigo trata da necessidade de questionar as condies gerais da educao e da tica na realidade contempornea mundializada e cientificizada que se instaura neste final de milnio.

Mtodo Este ensaio fruto da reflexo sobre o ensino da filosofia no nvel mdio, e surge da necessidade de refletir sobre as atuais condies da educao humanstica frente ao mundo da cincia.

Citaes Origem e finalidade da filosofia A filosofia tem lugar e data de nascimento; pois teve seu inicio nas ilhas jnicas da Grcia Antiga no sculo VI a.C.[...] (p. 5). [...] a filosofia e a educao se encontram voltadas para a formao do cidado; e tem como funo prepar-lo para a vida tica e poltica em sociedade (p. 5). Em Herclito aparece pela primeira vez o uso do substantivo concreto filsofo, contudo foi Pitgoras o primeiro a utilizar o substantivo abstrato filosofia (p. 7). Abordagens principais do artigo

Abordaremos aqui as origens do conhecimento cientifico e dos ideais de educao e formao na sociedade ocidental (p. 6). Privilegiaremos neste trabalho uma reflexo hermenutica do pensamento grego antigo, porque os conceitos e os ideais ocidentais de educao e de cincia brotam: da mesma fonte o esprito humano; na mesma poca Antiguidade Clssica e no mesmo lugar Grcia (p. 6). [...] realidade contempornea mundializada que se instaura neste final de milnio, a chamada Idade da Cincia (p. 6). Sabedoria/Filosofia Estudar questes que se expressam na nossa realidade, implica em filosofar. Mas em uma sociedade pragmtica, [...] espantoso pensar na vida; afinal qual ser a serventia daquilo que no produz nada de imediato? (p. 6). Antes da pedagogia e da filosofia terem sua gnese na antiguidade, a sabedoria era um privilegio inalcanvel, os nicos homens que a ela tinham acesso eram os chamados Mestres da Verdade, representados pelas figuras: do adivinho, do poeta e do rei-da-justia (p. 7). Doutrinas [...] atravs desta atividade o pensamento, que surgem as primeiras escolas e doutrinas (conhecimentos) do ocidente (p. 8). O que chamamos doutrinas so as condies de possibilidade de qualquer campo do saber, ou seja, os fundamentos do conhecimento e de toda estrutura do seu desenvolvimento (p. 8). Entretanto, no podemos esquecer que na concepo da politia , na cidade ideal de Plato, contida na Repblica, excluem-se os sofistas e ainda mais espantosamente, os poetas: tanto os picos como os trgicos (p. 10). [...] o que motiva tais excluses a relao inseparvel que se estabelece desde as origens da nossa sociedade entre educao, conhecimento, cultura e poltica (p. 10). [...] a episteme (origem filosfica da cincia) se constri como obra do esprito coletivo (p. 12).

O estudo da verdade , num sentido, difcil e, noutro, fcil... Cada filsofo tem algo a dizer sobre a natureza em si mesma; esta contribuio no nada ou pouca coisa, mas o conjunto de todas as reflexes produz um resultado fecundo (p. 12). [...] o modelo de racionalidade que comea a ser construdo no mbito das cincias naturais, apoiava-se na confiana epistemolgica herdada dos pensadores gregos. E toda conscincia filosfica moderna trabalha no sentido de fundamentar esta confiana, que estruturou e mapeou todo o campo terico no qual avana a cincia ainda hoje (p. 12). Reflexes sobre o processo educacional Todo processo educacional se encontra tambm submetido ao poderoso domnio cientifico, por isso este estudo desenvolve a anlise hermenutica desta relao entre educao e cincia, de forma a no reduzir o trabalho terico aplicao de modelos abstratos, e nem a pedagogia a repetio dos mesmos (p. 14). O processo educacional antes de tudo uma prxis social; onde o professor/educador age como mediador interativo entre o aluno e o conhecimento, o saber no de posse de ningum, no deve ser corporificado no poder; pois como j diziam os gregos, a sabedoria um privilegio dos deuses (p. 14). Hermenutica A hermenutica a arte da interpretao. Interpretar um destino histrico da humanidade, onde se revela o carter ritualstico da filosofia, a experincia primeira da linguagem e do pensamento (p. 15).

Vous aimerez peut-être aussi