Vous êtes sur la page 1sur 6

CENTRO UNIVERSITRIO METODISTA, DO IPA CURSO DE ENFERMAGEM

Mariangelli Souza Gargiulo

VIVNCIAS EM TERAPIAS COMPLEMENTARES NA SALA DE AULA

Profa. Miriam Buogo PORTO ALEGRE 2013

INTRODUO: Conhecendo tantas tcnicas de relaxamento diferentes, percebo que todas proporcionam um autoconhecimento, seja corporal ou emocional, necessrios a manuteno do bem estar. Reconheo em mim, a partir das prticas vivenciadas, uma vontade de melhorar sem precisar fazer uso s de medicamentos, mas uma nova possibilidade de ajudar meu corpo a se recompor do cansao do dia a dia e situaes de estresse. A seguir relatarei minhas sensaes com a automassagem, uso de mudras, respirao diafragmtica, reflexologia, e aprendizado sobre acupuntura.

DESENVOLVIMENTO: A experincia da automassagem, remete-me ao autoconhecimento, pois quando nos massageamos identificamos os locais doloridos. No entanto, como se sentssemos a dor mas sem saber exatamente aonde ela ocorre e o porque dela. E de repente passssemos a identific-la com preciso, e at reconhecssemos o que a causou. Tal vivncia representou para mim um momento relaxante que permitiu com que eu tomasse conscincia do meu cansao, de toda a correria do meu dia e da necessidade que tenho de parar todo dia um pouquinho e alongar a cervical e a lombar, bem como elevar as pernas, e assim tambm respeitar meus limites emocionais de no querer resolver tudo ao mesmo tempo. O que gera tenses. Outra prtica foi o gesto realizado com as mos, mudras. Tal tcnica repetida algumas vezes, eleva o estado de conscincia e proporciona um grande relaxamento. interessante analisar que a tcnica manual deflagra que as mos so uma rea que reflete todo o corpo, e assim realizando esses gestos sagrados, como se irradissemos uma suave energia para todo o organismo. Ao menos assim que sinto quando a realizo. E conforme Arora, Harbans Lai (2007, pg.103), Assim como os yogues, seja um laboratrio aberto a experincias. Perceba as sensaes corporais e esteja consciente a qualquer alterao no seu corpo, na sua mente e no fluxo da energia. Uma vivncia que gosto muito de fazer a Respirao Diafragmtica, pois a mesma parece ter o poder de fazer com que o organismo retome o estado de homeostase. Um equilbrio necessrio para o bom funcionamento dos rgos e at do pensamento. Pois comum antes de cometermos um ato de nervosismo procurarmos respirar, a fim de evitarmos um atitude impensada, exagerada. Mas a respirao vai alm disso, perceber o fluxo da vida neste exerccio talvez seja o grande benefcio. Quando juntamos a percepo do exterior e do interior do corpo, ao mesmo tempo, podemos ir alm e conhecer as verdadeiras foras que agem sobre ns. Assim fica mais fcil respeitar nossa natureza e usar seus prprios recursos de cura. (Lewis, Demis, 2005).

Essa tcnica que consiste em uma observao e aplicao da forma correta de se respirar tambm proporciona um relaxamento intenso e tem o poder de, ao menos em mim, desencadear um sono curador. J em relao a vivncias com outras pessoas, foi possvel receber uma massagem nas mos e realizar uma massagem em oito nas costas de uma colega. Tal experincia de receber, na ocasio no foi muito confortvel, mas percebi que tal desconforto estava em mim, pois a colega estava com as mos frias e suadas, e eu ao sentir isso no relaxei. Novamente afirmo que para qualquer tcnica, at o momento do entendimento, preciso estar aberto, disposto a receber, numa tentativa de apenas sentir. No entanto, quando fui realizar a massagem na colega, nas costas dela, apesar de eu estar em uma posio fsica um pouco desconfortvel, me coloquei a disposio do exerccio, de faz-lo com doao. E pude perceber melhor a colega, sua fragilidade em determinada regio da coluna, e tentei transmitir energia e calor. Assim pensando em massagear o outro, reflito acerca da Reflexologia e como nosso corpo todo, algumas partes mais que outras, como mos e ps, so detentoras de pontos de cura. J que tal prtica consiste em pressionar essas reas especficas do corpo, a fim de obtermos estmulos autocurativos. E segundo Moro, Giulia (2011), a cura pelo toque antiga, e historicamente usada como forma de recompor a sade e a vitalidade. E outro aprendizado que nos foi transmitido, foi a noo da efetividade da Acupuntura em tratamentos para dor, estresse e ansiedade. A acupuntura consiste na tcnica de aplicao de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados pontos de acupuntura, distribudos sobre canais, para obter diferentes efeitos teraputicos. Estudos comprovam a diminuio de peso, de acordo com Haddad, Marcon (2011, pg.677) H relatos de que, tanto a acupuntura sistmica como a auriculopuntura foram eficazes na reduo de peso de pessoas obesas. Alm de seus efeitos ansiolticos, esta tcnica tambm se mostrou eficaz no controle e reduo de colesterol. So muitos os benefcios dessa terapia, pois j popularmente conhecida a eficcia para dores de coluna e cabea. E de acordo com Haddad (2011), esta parte da medicina tradicional chinesa comea a fazer parte de nossas vidas, vidas ocidentais, que recorrem a tal prtica como uma alternativa aos tratamentos convencionais, em tratamentos de diversas enfermidades, e tambm tem papel preventivo.

CONCLUSO: Com base nas vivncias citadas, fica evidente os efeitos curativos e relaxantes das tcnicas. E como estamos cada vez mais aderindo s mesmas, em nossa sociedade, uma vez que tal influncia oriental. O que precisamos refletir acerca do pequeno espao por elas ocupado, em comparado ao espao aloptico, ou seja da medicina convencional. E incentivar que Mdicos e Enfermeiros, bem como outros profissionais da rea da sade, estimulem e explorem mais esta possibilidade de tratamento. Ser inclusive mais fcil tornar este servio mais acessvel financeiramente populao em geral. E como em tudo na vida, precisamos estar abertos a um melhor entendimento do que nos acontece. Porque acredito, s vezes muito do que ocorre em nossa mente e corpo no conseguirmos entender e ignoramos. Conforme Eizirik et al, (2001, pg.19), Pesquisas recentes tm contribudo para esclarecer a correlao entre experincias estressantes e o surgimento de quadros psquicos disfuncionais. O termo estresse surgiu para designar as foras envolvidas em uma situao de ameaa homeostase. Portanto esses tratamentos alternativos, no s permitem a cura, mas tambm um entendimento de como so desencadeadas.

REFERNCIAS: ARORA, Harbans Lai, Terapias qunticas: cuidando do ser inteiro. Qualitymark, Rio de Janeiro, 2007, 288p. MORO, Giulia, A Reflexologia como suporte para satisfao e motivao da promoo da sade do trabalhador no municpio de So Paulo. Revista Nursing, 2011, 13(155), 199-203. LEWIS, Dennis. O Tao da Respirao natural. Cultrix, So Paulo, 2005. HADDAD, Mariana Loureno e MARCON, Sonia Silva, Acupuntura e apetite de trabalhadores obesos de um hospital universitrio. Acta Paul Enferm, 2011, 24(5), 672-82. EIZIRIK, Claudio Laks et al, O Ciclo da Vida Humana: uma perspectiva psicodinmica. Art Med, Porto Alegre, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi