Vous êtes sur la page 1sur 19

VIABILIDADE ECONMICA DE ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS DE CONCRETO ARMADO PARA EDIFCIOS

Augusto Teixeira de Albuquerque1 & Libnio Miranda Pinheiro2 Resumo

Com o intuito de aferir a viabilidade econmica das solues mais adotadas para edifcios, foram feitas vrias estruturaes em concreto armado para um mesmo edifcio. Foram concebidas estruturas convencionais (com lajes macias e com lajes nervuradas) e lajes lisas (com e sem protenso), para um edifcio residencial com vinte pavimentos. Para cada uma das alternativas, foi desenvolvido o projeto completo, at as fundaes. Para que o levantamento de custos de cada alternativa fosse o mais real possvel, foram levados em considerao: material, mo-de-obra, recursos necessrios e tempo de construo. Palavras-chave: concreto armado; sistemas estruturais; projeto estrutural; custos.

INTRODUO

Vrios trabalhos tm sido feitos, considerando isoladamente cada um dos sistemas estruturais usuais. Nota-se, porm, uma carncia na literatura tcnica de comparaes que sirvam de subsdio, aos profissionais e ao meio acadmico, para a concepo estrutural. Nota-se, tambm, que vrios trabalhos consideram fatores econmicos apenas em funo dos consumos de materiais, quando na realidade o custo tem que ser composto de uma maneira mais complexa, levando-se tambm em considerao: mo-de-obra, tempo de execuo e recursos necessrios execuo. Diante disso, neste trabalho apresenta-se uma comparao de quantitativos e de custos, para servir de referncia ao se fazer um anteprojeto. No se pretende indicar uma soluo ideal, mas apresentar resultados para um determinado edifcio e tambm demonstrar a viabilidade deste tipo de estudo para o dia-a-dia dos escritrios, j que se dispe de softwares poderosos, que minimizam o tempo de clculo, de detalhamento e de oramento dos projetos. A partir de um edifcio-exemplo, foram concebidas diversas opes para o projeto estrutural, entre as quais: estrutura convencional com lajes macias, nervuradas e pr-moldadas, estrutura com lajes nervuradas com vigamento somente nas bordas (lajes lisas) e estrutura com protenso. Cada alternativa foi analisada, dimensionada e detalhada por inteiro, considerando lajes, vigas, pilares e fundaes, levando-se em conta todas as aes atuantes, inclusive o vento. Para tal, foi utilizado o software TQS, que usado em vrios escritrios de projeto de estruturas do pas.
1 2

Mestre em Engenharia de Estruturas - EESC-USP, ata@accvia.com.br Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC-USP, libanio@sc.usp.br

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Augusto Teixeira Albuquerque & Libnio Miranda Pinheiro

APRESENTAO DO EDIFCIO-EXEMPLO

O edifcio-exemplo o do Condomnio Costa Marina, de propriedade da Construtora Colmeia, com projeto de arquitetura do Escritrio Roger Freire Arquitetura e Engenharia e cujo projeto estrutural foi gentilmente cedido pelo Escritrio Dcio Carvalho Projetos Estruturais, todos situados em Fortaleza, CE. Trata-se de um edifcio residencial, com dois apartamentos por pavimento. A partir da arquitetura do pavimento-tipo, foram feitas pequenas modificaes, com o intuito de deixar os apartamentos simtricos, como se indica na figura 1. Para o estudo, foi considerado hipoteticamente que o edifcio tem vinte pavimentos, todos iguais ao tipo, e uma distncia de piso a piso igual a 2,88m.

ESTRUTURA CONVENCIONAL COM LAJES MACIAS

Entende-se como estrutura convencional aquela em que as lajes se apoiam em vigas (tipo laje-viga-pilar). A laje macia no adequada para vencer grandes vos. pratica usual adotar-se como vo mdio econmico um valor entre 3,5m e 5m. Esses limites foram respeitados sempre que possvel na estruturao indicada na figura 2. Algumas caractersticas desse sistema so: devido aos limites impostos, apresenta uma grande quantidade de vigas, fato esse que deixa a forma do pavimento muito recortada, diminuindo a produtividade da construo e o reaproveitamento de formas; grande consumo de formas; a existncia de muitas vigas, por outro lado, forma muitos prticos, que garantem uma boa rigidez estrutura; foi durante anos o sistema estrutural mais utilizado nas construes de concreto, por isso a mo-de-obra j bastante treinada; o volume de concreto grande, devido principalmente ao consumo das lajes; fck=35MPa para vigas e pilares e fck=20MPa para lajes.

ESTRUTURA CONVENCIONAL COM LAJES NERVURADAS

Esse tipo de alternativa de fcil execuo e pode ser concebida com grandes vos, como se indica na figura 3. Foram feitas trs alternativas, a partir dessa concepo: uma utilizando caixotes de fibra de propileno, uma utilizando tijolos cermicos e outra utilizando lajes treliadas. Vrias vantagens so apresentadas: define-se o pavimento com poucas lajes, cada uma delas podendo atingir at 80m2;

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Viabilidade econmica de alternativas estruturais de concreto armado para edifcios

a forma possui poucas vigas, ou seja, pouco recortada, facilitando a execuo e no interferindo muito na arquitetura; o consumo da laje nervurada muito baixo; fck=35MPa para vigas e pilares e fck=20MPa para lajes. a) Caixotes de fibra de propileno: no aumentam o peso prprio da estrutura; possibilita o uso de forro falso, que permite a colocao de dutos de instalao no embutidos na estrutura; aps a retirada do escoramento, injeta-se ar comprimido no furo existente no caixote de fibra e ele se solta, permitindo o seu reaproveitamento. b) Tijolos cermicos: facilidade de aquisio dos tijolos; para que os tijolos componham a laje nervurada como material inerte, deve-se garantir que eles estejam vedados com argamassa ou ensacados; o material inerte quando existente melhor isolante trmico que o concreto; a principal desvantagem dos tijolos que aumentam o peso prprio da estrutura; a colocao de dutos deve ser feita na regio das nervuras, pois, se efetuada por cima dos tijolos, reduzir a espessura da mesa comprimida.

c) Lajes treliadas pr-fabricadas:


Esta alternativa estrutural foi concebida utilizando o sistema laje treliada bidirecional, que segundo FRANCA & FUSCO (1997) tem como caractersticas bsicas o fato de possurem nervuras resistentes em duas direes ortogonais. As nervuras so constitudas por vigotas treliadas pr-fabricadas, dispostas na direo do menor vo da laje, e por nervuras transversais moldadas no local, armadas com barras isoladas de ao. Para a confeco das nervuras transversais, foram utilizadas plaquetas pr-moldadas e o elemento inerte foi o bloco de EPS. Esse sistema apresenta as seguintes peculiaridades: devido bidirecionalidade, apresenta o efeito de chapa; os blocos de EPS tm como vantagem o fato de deixarem o teto pronto para receber o acabamento, alm de serem muito leves ( = 0,1kN/m3); as lajes pr-fabricadas apresentam como vantagens a rapidez de execuo e a economia de formas e de escoramento; o transporte pode ser apontado como uma desvantagem, se a obra for longe da fbrica.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Augusto Teixeira Albuquerque & Libnio Miranda Pinheiro

Figura 1 - Pavimento-tipo (unidades: cm)

Figura 2 - Estrutura convencional com lajes macias

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Viabilidade econmica de alternativas estruturais de concreto armado para edifcios

Figura 3 - Estrutura convencional com lajes nervuradas

Figura 4 - Estrutura com laje lisa nervurada

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Augusto Teixeira Albuquerque & Libnio Miranda Pinheiro

Figura 5 - Estrutura com vigas-faixa protendidas

ESTRUTURA COM LAJE LISA NERVURADA

Esta alternativa apresenta-se como a tendncia do projeto estrutural (figura 4). Foi concebida com laje nervurada, pois com laje macia o consumo aumenta bastante. Foram analisadas lajes com caixotes e lajes com tijolos. Com o uso mais freqente das lajes lisas, observou-se que a utilizao de vigas nas bordas do pavimento traziam uma srie de vantagens, sem com isso prejudicar o conceito da ausncia de recortes na forma do pavimento: no prejudicam a arquitetura; formam prticos para resistir aos esforos laterais; impedem deformaes excessivas nos bordos; eliminam a necessidade de verificao de puno em alguns pilares. As estruturas com lajes lisas apresentam como vantagens: as formas apresentam uma superfcie contnua, com recortes apenas nas ligaes com os pilares, o que simplifica a execuo e a retirada das formas e diminui o consumo de madeira e a mo-de-obra;

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Viabilidade econmica de alternativas estruturais de concreto armado para edifcios

facilidade na concretagem e maior reaproveitamento de forma; menor tempo de execuo, diminuindo custos financeiros; maior versatilidade devida ausncia de vigas; oferece ampla liberdade na definio dos espaos internos; economia nas instalaes, j que o projeto e a execuo so facilitados, pois diminui a quantidade de curvas e elimina a perfurao de vigas. Algumas desvantagens so: menor rigidez da estrutura s aes laterais, devido ao nmero reduzido de prticos; em certos casos necessita-se da presena de ncleos rgidos ou de paredes estruturais; possibilidade do puncionamento da laje pelos pilares; armao um pouco complicada, principalmente na regio dos pilares; maior consumo de ao e de concreto. Outras caractersticas desta alternativa estrutural so: as regies adjacentes aos pilares internos so concretadas maciamente, formando os chamados capitis embutidos; fck=35MPa para vigas e pilares e fck=25MPa para lajes; essa alterao do valor do fck para as lajes deve-se ao aumento das deformaes e dos esforos solicitantes.

ESTRUTURA COM LAJE LISA PROTENDIDA

Nesta opo foi utilizada protenso com monocordoalhas engraxadas, que se apresenta como excelente opo para edifcios, por sua praticidade e simplicidade (figura 5). Trata-se de um sistema recente no Brasil, mas de eficincia comprovada h muito tempo nos Estados Unidos. A estrutura foi concebida com vigas-faixa protendidas, embutidas nas lajes nervuradas. Pode-se citar como vantagens deste sistema: o pavimento no apresenta recortes, pelo fato das vigas serem embutidas, ou seja, tem caractersticas de laje lisa; menor nmero de pilares e de fundaes; ausncia de pilares internos, que permite liberdade na definio dos espaos internos, o que acarreta grandes vantagens comerciais; facilidade no transporte e no desenrolamento das cordoalhas; ausncia de operao de injeo de nata de cimento; o ao j chega ao canteiro protegido pela graxa e pela capa plstica; maior excentricidade possvel (importante nas lajes finas). Algumas desvantagens so verificadas: utilizado h meio sculo nos Estados Unidos, mas ainda est se iniciando no Brasil; normas brasileiras prevem a soluo, mas com restries;

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Augusto Teixeira Albuquerque & Libnio Miranda Pinheiro

custo da protenso ainda alto, pelo pouco volume de aplicao. Outras caractersticas dessa alternativa so: nota-se que a estrutura apresenta rigidez deficiente aos esforos laterais, devido falta de prticos e ao baixo nmero de pilares; por isso as dimenses das vigas externas foram aumentadas, para fornecerem maior estabilidade ao edifcio; fck=35MPa para vigas e pilares, inclusive para as vigas-faixa, e fck=20MPa para as lajes.

ANLISE DE CUSTOS

Para a composio dos custos, contou-se com a ajuda de uma renomada firma de execuo de estruturas de concreto armado, com obras em vrios estados: Cear, So Paulo, Bahia e Maranho. Pode-se ainda salientar a qualidade comprovada pelo recebimento do certificado da ISO 9002 (servios). Essa firma construiu diversos edifcios, tendo assim experincia em todas as alternativas apresentadas neste trabalho. A metodologia adotada foi a pesquisa no banco de dados de estruturas j executadas, da referida firma, onde se calculou o preo unitrio diferenciado para cada tipo de soluo estrutural. Como o preo unitrio foi avaliado a partir de obras j executadas, considerou-se implicitamente caractersticas como: mo-de-obra com encargos sociais, tempo de execuo, equipamentos necessrios e materiais consumidos. De acordo com os dados obtidos, o servio de concretagem (preparo, lanamento, adensamento e cura) no apresenta diferenas significativas de preo entre os elementos estruturais (laje, viga e pilar) e nem entre os diversos sistemas estruturais; por isso o preo unitrio o mesmo. O servio de armao (dobramento de barras e colocao nas formas) geralmente empreitado em funo da quantidade de ao (kg), por isso seu preo unitrio tambm no varia entre os elementos estruturais e nem entre os sistemas estruturais. J o item formas (preparo e montagem) caracteriza bem a diferena existente entre os sistemas estruturais, variando seu preo unitrio em funo da facilidade de execuo. De acordo com o exposto nos itens anteriores, alternativa tem suas peculiaridades. admitiu-se que cada

Nas alternativas que utilizaram caixotes (OP2, OP5 e OP7), foi considerada a depreciao desses caixotes. Nas alternativas que utilizaram tijolos como material inerte (OP3 e OP6), tambm foi considerado o preo desses elementos. Na alternativa OP4, no item preo dos pr-fabricados, j esto inclusos: vigotas treliadas, plaquetas e blocos de EPS. Na alternativa OP7, no custo de protenso, j esto inclusos os preos de material e de servio.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Viabilidade econmica de alternativas estruturais de concreto armado para edifcios

a) Estrutura convencional com lajes macias (OP1) CONCRETO Lajes Vigas Pilares Total AO Lajes Vigas Pilares Total FORMA Lajes Vigas Pilares Total Qte. (kg) P.Unit. (R$) 18.389,00 1,10 36.888,00 1,10 21.277,00 1,10 76.554,00 Qte. (m2) P.Unit. (R$) 4.234,60 7,50 3.535,00 7,50 1.872,00 7,50 9.641,60 P.Tot. (R$) 20.227,90 40.576,80 23.404,70 84.209,40 Qte. (m3) P.Unit. (R$) P.Total (R$) 366,00 116,00 42.456,00 244,60 126,00 30.819,60 206,80 126,00 26.056,80 817,40 99.332,40

P.Tot. (R$) 31.759,50 26.512,50 14.040,00 72.312,00 255.853,80

CUSTO TOTAL (R$)

Pilares 25%

Lajes 37%

Vigas 38%

Custo percentual de cada elemento

Forma 28%

Concreto 39%

Ao 33%

Custo percentual por etapa

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

10

Augusto Teixeira Albuquerque & Libnio Miranda Pinheiro

b) Estrutura convencional com lajes nervuradas com caixotes (OP2) CONCRETO Lajes Vigas Pilares Total AO Lajes Vigas Pilares Total FORMA Lajes Vigas Pilares Total Qte. (kg) P.Unit. (R$) 14.704,00 1,10 30.253,00 1,10 19.384,00 1,10 64.341,00 P.Tot. (R$) 16.174,40 33.278,30 21.322,40 70.775,10 Qte. (m3) P.Unit. (R$) 326,60 116,00 190,80 126,00 206,80 126,00 724,20 P.Tot. (R$) 37.885,60 24.040,80 26.056,80 87.983,20

Qte. (m2) P.Unit. (R$) 4.327,00 6,50 2.773,80 6,50 1.872,00 6,50 8.972,80 -

P.Tot. (R$) 28.125,50 18.029,70 12.168,00 58.323,20 217.081,50

CUSTO TOTAL (R$)

Pilares 27%

Lajes 38%

Vigas 35%

Custo percentual por elemento

Forma 27%

Concreto 40%

Ao 33%

Custo percentual por etapa

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Viabilidade econmica de alternativas estruturais de concreto armado para edifcios

11

c) Estrutura convencional com lajes nervuradas com tijolos (OP3) CONCRETO Lajes Vigas Pilares Total AO Lajes Vigas Pilares Total FORMA Lajes Vigas Pilares Total Qte. (kg) 17.280,00 31.515,00 22.462,00 71.257,00 P.Unit.(R$) 1,10 1,10 1,10 P.Tot. (R$) 19.008,00 34.666,50 24.708,20 78.382,70

Qte. (m3) P.Unit.(R$) 353,00 116,00 190,80 126,00 206,80 126,00 750,60 -

P.Tot. (R$) 40.948,00 24.040,80 26.056,80 91.045,60

Qte. (m2) P.Unit. (R$) 4.327,00 7,00 2.773,80 7,00 1.872,00 7,00 8.972,80 -

P.Tot. (R$) 30.289,00 19.416,60 13.104,00 62.809,60 232.237,90

CUSTO TOTAL (R$)

Pilares 28%

Lajes 38%

Vigas 34%

Custo percentual por elemento

Forma 27%

Concreto 39%

Ao 34%

Custo percentual por etapa

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

12

Augusto Teixeira Albuquerque & Libnio Miranda Pinheiro

d) Estrutura convencional com lajes com nervuras pr-fabricadas (OP4) CONCRETO Lajes Vigas Pilares Total AO Lajes Vigas Pilares Total FORMA Lajes Vigas Pilares Total Qte. (kg) P.Unit. (R$) P. Total (R$) 12.620,00 1,10 13.882,00 30.523,00 1,10 33.575,30 19.965,00 1,10 21.961,50 63.108,00 69.418,80 Qte. (m2) 567,00 2.773,80 1.872,00 5.212,80 Qte. (m3) 337,28 190,80 206,80 734,88 P.Unit. (R$) 116,00 126,00 126,00 P.Tot. (R$) 39.124,48 24.040,80 26.056,80 89.222,08

P.Unit. (R$) 6,50 6,50 6,50 -

P.Tot. (R$) 3.685,50 18.029,70 12.168,00 33.883,20

PR-FABRICADOS Qte. (m2) Total 4.000,00 CUSTO TOTAL (R$)

P.Unit. (R$) P.Tot. (R$) 8,90 35.600,00 228.124,10

Pilares 26%

Lajes 41%

Vigas 33%

Custo percentual por elemento.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Viabilidade econmica de alternativas estruturais de concreto armado para edifcios

13

PM 16% Forma 15%

Concreto 39%

Ao 30%

Custo percentual por etapa. e) Estrutura com laje lisa nervurada com caixote (OP5) CONCRETO Lajes Vigas Pilares Total AO Lajes Vigas Pilares Total FORMA Lajes Vigas Pilares Total Qte. (kg) P.Unit. (R$) 20.112,00 1,10 26.860,00 1,10 24.857,00 1,10 71.829,00 Qte. (m2) 4.415,00 2.200,40 2.281,00 8.896,40 P.Tot. (R$) 22.123,20 29.546,00 27.342,70 79.011,90 Qte. (m3) 483,40 139,00 260,40 882,80 P.Unit. (R$) 119,00 126,00 126,00 P.Tot. (R$) 57.524,60 17.514,00 32.810,40 107.849,00

P.Unit. (R$) 5,50 5,50 5,50 -

P.Tot. (R$) 24.282,50 12.102,20 12.545,50 48.930,20 235.791,10

CUSTO TOTAL (R$)

Pilares 31%

Lajes 44%

Vigas 25%

Custo percentual por elemento


Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

14

Augusto Teixeira Albuquerque & Libnio Miranda Pinheiro

Forma 21% Concreto 45% Ao 34%

Custo percentual por etapa f) Estrutura com laje lisa nervurada com tijolos (OP6) CONCRETO Lajes Vigas Pilares Total AO Lajes Vigas Pilares Total FORMA Lajes Vigas Pilares Total Qte. (kg) P.Unit. (R$) 28.408,00 1,10 27.186,00 1,10 22.918,00 1,10 78.512,00 Qte. (m2) P.Unit. (R$) 4.415,00 6,00 2.200,40 6,00 2.281,00 6,00 8.896,40 P.Tot. (R$) 31.248,80 29.904,60 25.209,80 86.363,20 Qte. (m3) P.Unit. (R$) 498,20 119,00 139,00 126,00 260,40 126,00 897,60 P.Tot. (R$) 59.285,80 17.514,00 32.810,40 109.610,20

P.Tot. (R$) 26.490,00 13.202,40 13.686,00 53.378,40 249.351,80

CUSTO TOTAL (R$)

Pilares 29%

Lajes 47%

Vigas 24%

Custo percentual por elemento

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Viabilidade econmica de alternativas estruturais de concreto armado para edifcios

15

Forma 21% Concreto 44% Ao 35%

Custo percentual por etapa g) Estrutura com vigas-faixa com protenso (OP7) CONCRETO Lajes Vigas Pilares Total AO Lajes Vigas Pilares Total FORMA Lajes Vigas Pilares Total Qte. (kg) P.Unit. (R$) 12.520,00 1,10 32.234,00 1,10 23.210,00 1,10 67.964,00 Qte. (m2) P.Unit. (R$) 3.963,20 5,50 2.717,60 5,50 1.751,00 5,50 8.431,80 P.Tot. (R$) 13.772,00 35.457,40 25.531,00 74.760,40 Qte. (m3) P.Unit. (R$) 335,60 116,00 284,20 126,00 195,20 126,00 815,00 P.Tot. (R$) 38.929,60 35.809,20 24.595,20 99.334,00

P.Tot. (R$) 21.797,60 14.946,80 9.630,50 46.374,90

CUSTO PROTENSO Qte. (kg) P.Unit. (R$) Total 8.062,60 3,86 CUSTO TOTAL (R$)

P.Tot. (R$) 31.121,64 251.590,94

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

16

Augusto Teixeira Albuquerque & Libnio Miranda Pinheiro

Pilares 24%

Lajes 30%

Vigas 46%

Custo percentual por elemento

Protenso 12% Forma 18% Concreto 40%

Ao 30%

Custo percentual por etapa

COMPARATIVO DE CUSTOS

A tabela 1 e a figura 6 indicam os custos totais de todas as alternativas consideradas, detalhados no item anterior.
Tabela 1 - Tabela comparativa de custos (R$)

OP1 255.853 (+17,9%)

OP2 217.081 (1)

OP3 232.237 (+7,0%)

OP4 228.124 (+5,1%)

OP5 235.791 (+8,6%)

OP6 249.351 (+14,9%)

OP7 251.590 (+15,9%)

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Viabilidade econmica de alternativas estruturais de concreto armado para edifcios

17

260000 245000 Custo (R$)

255853

249351 251590 232237 235791 228124

230000 217081 215000 200000 OP1 OP2 OP3

OP4

OP5

OP6

OP7

Figura 6 - Custo global

FUNDAES

De posse dos resultados indicados anteriormente, restou a dvida de como se comportariam as diferenas de custo, em termos percentuais, com a incluso das fundaes. Esse questionamento surge devido s diferenas existentes entre os pesos totais das estruturas adotadas e da quantidade diferente de pilares entre as alternativas. Conforme sugesto do Professor AOKI3 (1998), admitiu-se que o solo tinha uma tenso admissvel de 0,35 MPa e que se indicavam fundaes diretas sobre sapatas; as sapatas foram dimensionadas em funo apenas das cargas verticais e foi utilizado um fck=35MPa. Essas simplificaes foram baseadas no fato do presente trabalho ser apenas um estudo comparativo. A tabela 2 ilustra comparativamente os custos com as fundaes.

Tabela 2 - Tabela comparativa de custos com fundaes (R$)

OP1 273.812 (+17,4%)

OP2 233.268 (1)

OP3 250.619 (+7,4%)

OP4 244.758 (+4,9%)

OP5 253.134 (+8,5%)

OP6 267.279 (+14,6%)

OP7 270.953 (+16,1%)

Observa-se que com a incluso das fundaes, os custos das opes aumentaram aproximadamente entre 7% e 8%. Verifica-se, ainda, que as diferenas entre os custos das opes, em termos percentuais, no se alteraram significaticamente com a incluso das fundaes.

AOKI, N. (1998). (USP. Escola de Engenharia de So Carlos). Comunicao pessoal.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

18

Augusto Teixeira Albuquerque & Libnio Miranda Pinheiro

10 CONCLUSES
Ao se avaliarem os custos de uma alternativa estrutural, no se deve levar em considerao somente os consumos de materiais, e sim todos os aspectos pertinentes ao processo construtivo, tais como: mo-de-obra, tempo de execuo, recursos e materiais necessrios. Para uma avaliao mais completa, deve-se fazer, tambm, uma anlise das implicaes que cada alternativa acarreta nas instalaes, nas alvenarias e nos tipos de forro. A estrutura convencional com lajes macias (OP1) apresentou o maior custo, e a grande quantidade de vigas dificulta a execuo e prejudica a arquitetura. O uso desse sistema estrutural deve ser restringido a casos especficos. A estrutura convencional com lajes nervuradas utilizando caixotes (OP2) foi a mais econmica, apresentando uma reduo de 15,1% em relao alternativa OP1. Esse sistema estrutural muito recomendado para edifcios similares ao edifcioexemplo, e vem sendo muito utilizado na maioria das cidades brasileiras. A estrutura convencional com lajes nervuradas utilizando tijolos (OP3) apresentou uma reduo de 9,2% em relao alternativa OP1. Tem a vantagem do teto pronto, no necessitando de forro. A estrutura convencional com lajes nervuradas utilizando pr-fabricados (OP4) apresentou uma reduo de 10,8% em relao alternativa OP1, tendo como vantagens: teto pronto e rapidez de execuo. As estruturas com laje lisa (OP5 e OP6) apresentaram uma reduo de custos em relao alternativa OP1 de: 7,8% (caixotes, OP5) e 2,5% (tijolos, OP6). Essas alternativas trazem a vantagem da grande flexibilidade do pavimento, devido ausncia de vigas internas. Essa flexibilidade muito indicada para edifcios que necessitem de variaes de paginao entre os apartamentos, edifcios sofisticados com um nico apartamento por pavimento ou edifcios com pavimentos muito distintos, como por exemplo hospitais e empresas. A estrutura utilizando protenso (OP7), embora apresente uma reduo de apenas 1,7% em relao alternativa OP1, um sistema estrutural bastante promissor, pela flexibilidade dos pavimentos e pelo nmero reduzido de pilares. H uma tendncia de diminuio dos custos de protenso (que representaram 12% do custo total), caso haja maior utilizao desse sistema. Ele pode ser bastante competitivo para pavimentos com grandes vos, sem colunas intermedirias, permitindo grande flexibilidade de utilizao e layouts variados. Muitos construtores argumentam que a flexibilidade do pavimento, apresentada nas alternativas OP5, OP6 e OP7, um forte apelo comercial para a venda das unidades, j que facilita ao proprietrio modificaes no seu imvel. Nas duas alternativas em que os caixotes foram substitudos por tijolos (OP2OP3 e OP5OP6), o custo subiu em mdia 6%. Nas estruturas sem recortes (OP5, OP6 e OP7), o custo das formas foi aproximadamente 20% do custo total, enquanto que nas estruturas com recortes (OP1, OP2 e OP3) o custo da forma foi de aproximadamente 30% do custo total, com exceo da alternativa utilizando lajes pr-fabricadas (OP4), em que o custo da forma foi de apenas 15% do custo total. Observou-se que, com a incluso das fundaes, as diferenas percentuais entre os custos das alternativas no apresentaram variaes significativas. Isso

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Viabilidade econmica de alternativas estruturais de concreto armado para edifcios

19

porque em todas as alternativas o acrscimo dos custos teve pequena variao, ficando entre 7% e 8% aproximadamente. Por fim, volta-se a repetir que a escolha do sistema estrutural depende de muitas variveis; algumas fogem da competncia do engenheiro de estruturas, inclusive. H ainda o aspecto em que o projeto de arquitetura pode inviabilizar um determinado sistema estrutural, devido a suas particularidades e imposies. Por isso, este trabalho no tem a inteno de generalizar os resultados aqui apresentados, mas se bem extrapolados podem auxiliar na estruturao de edifcios semelhantes.

11 AGRADECIMENTOS
CAPES e FAPESP, pelas bolsas de mestrado. Ao Escritrio Dcio Carvalho Projetos Estruturais, que cedeu as plantas do edifcio-exemplo.

12 BIBLIOGRAFIA
AALAMI, B.O. (1989). Design of post-tension floor slabs. Concrete International: Design & Construction. American Concrete Institute. AALAMI, B.O. (1990). Load balancing. ACI Structural Journal. Technical Paper. ALBUQUERQUE, A.T. (1999). Anlise de alternativas estruturais para edifcios em concreto armado. So Carlos. Dissertao (Mestrado) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1987). NB-599/87 - Foras devidas ao vento em edificaes. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1978). NB-1/78 - Projeto e execuo de obras de concreto armado. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1997). Texto para reviso da NB-1 e comentrios. BARBIRATO, C.B.C. (1996). Contribuies anlise de pavimento de edifcio em laje nervurada. So Carlos. Dissertao (Mestrado) - Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. CORRA, M.R.S. (1991). Aperfeioamento de modelos usualmente empregados no projeto de edifcios. So Carlos. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. FIGUEIREDO FILHO, J.R. (1989). Sistemas estruturais de lajes sem vigas: subsdios para o projeto e execuo. So Carlos. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo. FRANCA, A.B.M.; FUSCO, P.B. (1997). As lajes nervuradas na moderna construo de edifcios. So Paulo, AFALA & ABRAPEX.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, n. 19, p. 1-19, 2002

Vous aimerez peut-être aussi