Vous êtes sur la page 1sur 10

Produo, v. 20, n. 3, jul./set. 2010, p. 481-490 doi: 10.

1590/S0103-65132010005000029

Gesto da segurana e sade no trabalho em empresas produtoras de baterias automotivas: um estudo para identificar boas prticas
Otvio Jos de Oliveiraa,*, Alessandra Bizan de Oliveirab, Renan Augusto de Almeidac
*otavio@feb.unesp.br, UNESP, Brasil alebizan@terra.com.br, UNESP, Brasil c renan_aa@feb.unesp.br, UNESP, Brasil
a, b

Resumo
A gesto da Segurana e Sade no Trabalho (SST) reduz riscos de acidentes, promove a sade e a satisfao dos trabalhadores, melhora os resultados operacionais e a imagem das organizaes, sobretudo daquelas do setor industrial. Este artigo tem como principal objetivo identificar, a partir do mtodo de estudo de caso duplo, boas prticas e principais dificuldades relacionadas gesto da SST em empresas fabricantes de baterias automotivas da regio centro-oeste do Estado de So Paulo. A coleta de dados se deu por meio de observao in loco, anlise de documentos e entrevistas semiestruturadas com gestores e colaboradores. O trabalho revelou que o apoio da alta direo e da rea de Recursos Humanos e a participao ativa dos colaboradores so determinantes para o sucesso deste sistema e que as principais dificuldades na sua gesto advm de falhas na comunicao, inexistncia de indicadores de SST e ausncia de viso estratgica para segurana.

Palavras-chave
Segurana e sade do trabalho. Sistemas de gesto. Baterias automotivas. Prticas de gesto.

1. Introduo
A globalizao dos mercados tem aumentado consideravelmente a competitividade mundial, o que impe s organizaes a contnua busca por novas ferramentas de gesto que possam auxiliar na melhoria de seus processos. Com a implantao de sistemas de gesto especficos (qualidade, meio ambiente, segurana e sade do trabalho, responsabilidade social, etc.), as organizaes objetivam o aumento da qualidade de produtos e servios, o desenvolvimento sustentvel, melhor relacionamento com a sociedade e, consequentemente, o aumento da lucratividade, podendo, assim, transformar as presses de mercado em vantagens competitivas. Neste contexto, o bom desempenho em Segurana e Sade no Trabalho (SST) decisivo para as empresas, uma vez que este sistema reduz os riscos de acidentes, promove a sade e a satisfao dos trabalhadores, melhora os resultados operacionais e a imagem da organizao, criando novas oportunidades de crescimento. A SST ganha importncia ainda mais acentuada quando se considera o ambiente de produo de baterias automotivas em funo das peculiaridades de seu processo produtivo e da intensa utilizao de insumos, alm da gerao de resduos altamente nocivos sade humana. A questo de pesquisa que norteou o desenvolvimento deste trabalho foi: quais prticas gerenciais podem ser adotadas pelas empresas produtoras de baterias automotivas para melhorar as caractersticas do seu ambiente de trabalho e minimizar os riscos e a ocorrncia de acidentes e doenas ocupacionais? Este artigo tem como principal objetivo identificar boas prticas e principais dificuldades relacionadas gesto da SST em duas empresas fabricantes de baterias automotivas localizadas na regio centro-oeste do Estado de So Paulo.
*UNESP, Bauru, SP, Brasil Recebido 17/01/2009; Aceito 10/02/2010

482

Oliveira, O. J. et al. Gesto da segurana e sade ... identificar boas prticas. Prod. v. 20, n. 3, p. 481-490, 2010

Para garantir seu foco, procurou-se delimitar o escopo desta pesquisa em relao aos seguintes elementos: objeto de estudo (Sistemas de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho), recorte geogrfico (centro-oeste paulista) e segmento de atuao das empresas (setor de baterias automotivas). A seguir, apresentada uma breve reviso bibliogrfica acerca de Sistemas de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho (SGSST) e das dificuldades e recomendaes para gesto da SST. Na sequncia, apresentado o mtodo de pesquisa utilizado no trabalho, seguido da apresentao e anlise de dois estudos de caso em empresas produtoras de baterias automotivas. Por fim, so apresentadas, de forma genrica e sistematizada, boas prticas para gesto da SST em empresas deste tipo.

2. Sistemas de gesto da segurana e sade no trabalho


Um sistema de gesto um conjunto de elementos inter-relacionados utilizados para estabelecer, executar e alcanar polticas e objetivos de diversas ordens, a partir de atividades de planejamento, responsabilidades, prticas, procedimentos, processos e recursos (OHSAS, 2007). Segundo a Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS, 2007), SST so condies e fatores que afetam ou poderiam afetar a segurana e a sade de funcionrios ou de outros trabalhadores (incluindo trabalhadores temporrios e terceirizados), visitantes ou qualquer outra pessoa no local de trabalho. Para Lin e Mills (2001), os principais fatores que influenciam a segurana so o desempenho da organizao, o tamanho da companhia, a gesto e o compromisso dos funcionrios quanto SST. Um SGSST pode ser definido como parte do sistema de gesto maior de uma organizao utilizada para desenvolver e implantar sua poltica e gerenciar seus riscos de SST (OHSAS, 2007). De acordo com Salamone (2008), as motivaes que levam as empresas a adotarem SGSSTs se devem, principalmente, a fatores como melhoria contnua, melhoria na imagem, aumento da competitividade, chance de reduzir os custos com gesto, novas oportunidades de mercado, produtividade mais alta e melhorias nos produtos. A implantao de SGSSTs tem sido a principal estratgia das empresas para minimizar o srio problema social e econmico dos acidentes e das doenas relacionadas ao trabalho, sendo, ainda, um importante fator para o aumento de sua competitividade (TRIVELATO, 2002).

Quando um funcionrio admitido, a percepo que ele tiver do ambiente fsico e social encontrado o influenciar no seu comportamento cotidiano. Por isso, so de suma importncia determinados aspectos, como ordem, limpeza e asseio pessoal, bem como a prpria organizao e a utilizao dos espaos por meio de um layout adequado (BARBOSA FILHO, 2001). O sucesso de um SGSST dependente da sua natureza de interveno, das caractersticas do local de trabalho e das caractersticas do ambiente externo (ROBSON et al., 2007). Neste sentido, os SGSSTs so ferramentas gerenciais que contribuem para a eficiente melhoria do desempenho das empresas com relao s questes de segurana e sade, visando atendimento s legislaes, aumento da produtividade, diminuio de acidentes, credibilidade perante a opinio pblica e crescente conscientizao quanto segurana e sade dos colaboradores e parceiros da organizao. O princpio bsico de um SGSST baseado em aspectos normativos envolve a necessidade de se determinarem parmetros de avaliao que incorporem no s os aspectos operacionais, mas tambm a poltica, o gerenciamento e o comprometimento da alta direo com o processo, bem como a mudana e a melhoria contnua das condies de segurana e sade no trabalho (QUELHAS; ALVES; FILARDO, 2003). A norma britnica BS 8800 (Guide to Occupational Health and Safety Systems), criada em 1996, foi a primeira tentativa bem sucedida de se estabelecer uma referncia normativa para a implementao de SGSST. Em 1999, foi publicada pela British Standards Instituion (BSI) a norma OHSAS 18001, que foi formulada por um grupo de entidades internacionais (BVQI, DNV, LOYDS, SGS e outras), que se fundamentaram na BS 8800. Ela foi desenvolvida em resposta s necessidades das empresas em gerenciar suas obrigaes de SST de maneira mais eficiente. importante destacar que, em julho de 2007, a norma OHSAS 18001, 1999 foi substituda pela OHSAS 18001, 2007 e algumas alteraes foram feitas, tal como a introduo de novas exigncias e novos requisitos para a investigao de acidentes, refletindo, assim, a experincia de dezesseis mil organizaes certificadas em mais de oitenta pases (QSP, 2007). A OHSAS 18001 tem como objetivo fornecer s organizaes os elementos de um SGSST eficaz, que possa auxili-las a alcanar seus objetivos de segurana e sade do trabalho (OHSAS 18001, 2007). Os requisitos da OHSAS 18001 so apresentados no Quadro 1.

Oliveira, O. J. et al. Gesto da segurana e sade ... identificar boas prticas. Prod. v. 20, n. 3, p. 481-490, 2010

483

Esta norma aplicvel a todos os tipos e portes de organizaes e passvel de integrao com outros sistemas de gesto (qualidade, meio ambiente e responsabilidade social). Ela no define padres de desempenho ou indica como podem ser desenvolvidos seus elementos, apenas apresenta requisitos bsicos a serem cumpridos. Essa condio pode resultar em empresas com sistemas de gesto de SST baseados na OHSAS, porm com resultados de desempenho completamente diferentes. Conforme mostra a Figura 1, a norma OHSAS baseada na metodologia PDCA (plan, do, check e act) (OHSAS, 2007).

todos os nveis da administrao (MOHAMED, 2002). Estudos mostram que o sucesso na implantao de um SGSST depende da habilidade dos agentes responsveis pelas mudanas em controlar situaes complexas e imprevisveis (HASLE; JENSEN, 2006).

Quadro 1. Requisitos da OHSAS 18001. 4.1 Requisitos gerais 4.2 Poltica de SST 4.3 Planejamento 4.3.1 Identificao de perigos, avaliao de riscos e

3. Dificuldades e recomendaes para gesto da segurana e sade no trabalho


As organizaes esto enfrentando um ambiente repleto de mudanas e complexidades que interferem profundamente no desempenho da produo, no ciclo de vida dos produtos e na velocidade de modernizao de produtos e processos (KOUFTEROS; VONDEREMBSE; DOLL, 2002). A internacionalizao dos mercados tem aumentado a competitividade entre as empresas, o que as tem conduzido a se empenharem em projetos que possam aumentar suas chances de sobrevivncia, tal como o desenvolvimento de sistemas de gesto normatizados. Porm, para alcanar bons resultados, estes projetos precisam ser adequadamente planejados, organizados, monitorados, controlados e avaliados (RAYMOND; BERGERON, 2008). Ao longo da dcada de 80, sculo XX, o conceito de cultura organizacional ganhou grande destaque entre pesquisadores e executivos. Nessa poca, anunciava-se que a chave para o sucesso das organizaes era o desenvolvimento de uma cultura corporativa forte e nica, acrescentandose que a alta direo deveria constru-la por meio da articulao de um conjunto de valores, que seriam reforados por polticas formais e informais; essa cultura corporativa deveria tambm ser partilhada e respeitada por todos os colaboradores (MILAN; PRETTO; PIGOZZI, 2005). Dessa forma, a cultura corporativa tornou-se rapidamente uma arma a favor dos negcios bem sucedidos. Muitas organizaes tm mostrado um interesse crescente no conceito da cultura de segurana como um meio de reduzir os riscos de acidentes e incidentes. A segurana no deve somente ser avaliada por meio de regulamentaes, mas sim se tornar parte da cultura da organizao pelo comprometimento de

determinao de controles 4.3.2 Requisitos legais e outros 4.3.3 Objetivos e programa(s) 4.3.4 Programa de gesto de SST
4.4 Implementao e operao

4.4.1 Recursos, funes, responsabilidades, prestaes

de contas e autoridades 4.4.2 Competncia, treinamento e conscientizao 4.4.3 Comunicao, participao e consulta 4.4.4 Documentao 4.4.5 Controle de documentos 4.4.6 Controle operacional 4.4.7 Preparao e resposta a emergncias
4.5 Verificao

4.5.1 Monitoramento e medio do desempenho 4.5.2 Avaliao do atendimento a requisitos legais e

outros 4.5.3 Investigao de incidentes, no conformidade, ao corretiva e ao preventiva 4.5.3.1 Investigao de incidente 4.5.3.2 No conformidade, ao corretiva e ao preventiva 4.5.4 Controle de registros 4.5.5 Auditoria interna
4.6 Anlise crtica pela direo
Fonte: OHSAS (2007).

Figura 1. Espiral do sistema de segurana e sade no trabalho. Fonte: OHSAS (2007).

484

Oliveira, O. J. et al. Gesto da segurana e sade ... identificar boas prticas. Prod. v. 20, n. 3, p. 481-490, 2010

Beer e Nohria (2001) salientam que a maioria dos casos de insucesso de SGSSTs est na pressa de mudar a empresa. Os gestores confundem-se em suas iniciativas e perdem o foco com a quantidade de alternativas disponveis na literatura e/ou propostas de consultores. Os funcionrios se tornam mais dispostos a cooperar com os projetos propostos pela organizao quando comeam a acreditar no real comprometimento da direo (LANGFORD ROWLINSON; SAWACHA, 2000). esta participao em conjunto, direo-colaboradores, que proporciona o sentimento de responsabilidade coletiva, tornando-se fator decisivo para o sucesso da mudana (CHOUDHRY; FANG; MOHAMED, 2007). A aceitao e o entendimento do conceito de SST por parte da diretoria e a participao da rea de recursos humanos neste processo de mudana so de fundamental importncia para que se consiga o envolvimento de todos os colaboradores e a obteno de bons resultados no projeto. As organizaes podem melhorar os resultados em segurana focando em melhorias de equipamentos e procedimentos, e procurando mudar positivamente o comportamento humano por meio da educao e do treinamento (MOHAMED, 2002). O comprometimento da alta direo e a participao efetiva dos colaboradores na criao de uma cultura de segurana consistente faz com que todos se sintam mais responsveis quanto preveno e manuteno de um ambiente livre de acidentes e riscos sade (CHOUDHRY; FANG; MOHAMED, 2007). Portanto, o sucesso de um programa de SST est intimamente vinculado participao da alta direo, da mdia gerncia e dos colaboradores na elaborao de polticas e no estabelecimento de um sistema de avaliao que leve melhoria contnua (ABUDAYYEH et al., 2006). H uma correlao direta entre um ambiente de trabalho seguro e o clima de segurana, que incluem compromisso da administrao, comunicao, envolvimento de colaboradores e atitudes proativas (MOHAMED, 2002). A eficincia de SGSSTs poderia ser consideravelmente maior se fossem previamente observados alguns fatores negativos e de ocorrncia comum, como: perfil inadequado e falta de experincia dos empresrios nestes assuntos; indicadores de desempenho focados apenas em aspectos financeiros; falta de constncia de propsito; alegao de falta de tempo para realizar algumas tarefas de implantao de SGSST;

dificuldade de estabelecer metas e planos estratgicos a longo prazo; falta de sentimento dos funcionrios como efetivos colaboradores para o crescimento da empresa; documentos mais burocrticos do que o necessrio; alta rotatividade da fora de trabalho, e pouca utilizao de registros (ANHALON; ZOQUI; PINTO, 2005). Segundo Aggelogiannopoulo, Drosinos, Athanasopoulos, (2007), a falta de experincia e conhecimento dos colaboradores acerca do novo sistema a ser implantado um importante obstculo a ser superado. O inadequado fluxo das informaes tcnicas, de legislaes e requisitos aplicveis ao negcio da empresa, e a falta de divulgao dos resultados de desempenho so fatores limitantes para que o processo de implantao de SGSSTs alcance bons resultados. Para Shi et al. (2008), o treinamento tcnico para funcionrios do cho-de-fbrica um fator importante para que se consiga contribuir com o desenvolvimento e a manuteno de um sistema de gesto. Em pesquisa realizada por Salomone (2008), constataram-se os seguintes obstculos na implantao de SGSSTs: custos altos, dificuldades em encontrar recursos humanos competentes, escassez de informaes, falta de transparncia das normas, insuficiente apoio financeiro e dificuldade em mudar a mentalidade e a cultura das pessoas envolvidas no processo. No Quadro 2, figuram, de forma sumria, as principais motivaes e os obstculos encontrados na implantao de SGSSTs, baseados na norma OHSAS 18001 (SALOMONE, 2008).
Quadro 2. Principais motivaes e obstculos na implantao de SGSSTs. Motivaes Melhoria contnua Melhoria na imagem Maior competitividade Diminuio dos custos Novas oportunidades no mercado Melhoria na produtividade Melhorias no produto Presses governamentais Presso da comunidade local Presso dos clientes
Fonte: Adaptado de Salomone (2008).

Obstculos Dificuldades no gerenciamento Custo muito alto Falta de recursos humanos competentes Falta de informao Falta de clareza de padres Falta de recursos financeiros

Oliveira, O. J. et al. Gesto da segurana e sade ... identificar boas prticas. Prod. v. 20, n. 3, p. 481-490, 2010

485

4. Mtodo de pesquisa
A realizao deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa qualitativa, com base na metodologia de estudo de caso duplo. Segundo Santos, Rossi, Jardilino, (2000), a pesquisa qualitativa se preocupa fundamentalmente com a compreenso e a interpretao do fenmeno estudado, tendo como principal objetivo compreend-lo, explor-lo e especific-lo. A realizao de estudos de caso mltiplos, conforme ressalta Yin (2003), pode trazer considerveis contribuies teoria vigente ou mesmo modific-la. Configura-se desta forma o objetivo do estudo dos dois casos apresentados neste trabalho: contribuir com a teoria e auxiliar um setor produtivo especfico (baterias automotivas) a partir da sistematizao de procedimentos (boas prticas). Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas com os tcnicos de segurana, gerentes de produo e alguns funcionrios-chave do cho-de-fbrica. Tambm foram realizadas observaes in loco, por meio de quatro visitas a cada unidade fabril estudada no ano de 2008, e anlise de documentos, principalmente os referentes aos procedimentos e s instrues de trabalho relacionados SST. A Figura 2 apresenta a sistematizao dos procedimentos metodolgicos utilizados nesta pesquisa.

5. Estudos de caso
Para esta pesquisa, foram realizados dois estudos de caso com funo exploratria, que tiveram como objetivo melhor embasar os pesquisadores e contribuir com a teoria apresentada. Procurou-se, com estes estudos de caso, verificar quais prticas de gesto da SST so desenvolvidas nas empresas estudadas, evidenciando suas melhores iniciativas e as principais dificuldades. As empresas so denominadas neste artigo Empresa 1 e Empresa 2, sendo ambas fabricantes de baterias automotivas e localizadas na regio centro-oeste do Estado de So Paulo. A empresa 1 certificada segundo as normas ISO 9001 (Sistema de Gesto da Qualidade) e ISO 14001 (Sistema de Gesto Ambiental), alm de estar em processo de implantao da TS 16949 (Especificao Automotiva). Tambm pretende implantar a OHSAS 18001 (Sistema de Gesto da Segurana e Sade no Trabalho) em curto prazo. Seu SGSST baseia-se, quase que exclusivamente, em normas regulamentadoras institudas pelo Ministrio do Trabalho Brasileiro e nos demais requisitos legais do setor de manufatura de baterias automotivas. A sntese das suas principais caractersticas da gesto da SST est apresentada no Quadro 3. De um modo geral, observa-se na Empresa 1 algum investimento, porm longe do mnimo necessrio, em melhorias na SST e o incio de um movimento para envolvimento do RH nas questes de segurana. Destaca-se o considervel esforo dos tcnicos de segurana no desempenho de suas funes. Uma das grandes reclamaes destes tcnicos o no atendimento por parte de alguns colaboradores das regras de segurana estabelecidas. Esta resistncia, na maioria das vezes, tem incio na mdia gerncia, o que acaba gerando conflitos com os demais colaboradores, que tambm no se acham obrigados a segui-las. A maioria dos gerentes que apresentam resistncia s mudanas antigo funcionrio. O trabalho dos tcnicos de segurana desenvolvido individualmente com cada colaborador, de acordo com o nvel de aceitao das normas e dos procedimentos relacionados segurana, procurando sempre elaborar um programa personalizado de trabalho para incutir a cultura de segurana nos mais resistentes. A empresa possui 417 colaboradores e grau de risco 4 em funo de sua classificao como atividade de fabricao de baterias e acumuladores

Figura 2. Procedimentos metodolgicos da pesquisa.

486

Oliveira, O. J. et al. Gesto da segurana e sade ... identificar boas prticas. Prod. v. 20, n. 3, p. 481-490, 2010

Quadro 3. Principais prticas de segurana e de sade do trabalho desenvolvidas na Empresa 1. Empresa 1 Comprometimento da direo A Direo demonstra estar razoavelmente consciente da importncia da SST e vem, dentro do possvel, constantemente investindo na adequao do ambiente s condies seguras de trabalho. Possui implantado um Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) e um Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO). O mapa de riscos elaborado pelos representantes da Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) sob superviso dos tcnicos de segurana do trabalho e tem como objetivo fazer um levantamento das reas de risco e sua gravidade para as atividades desenvolvidas; A empresa possui em suas instalaes Equipamentos de Proteo Coletiva (EPCs) e exige que seus colaboradores usem Equipamentos de Proteo Individual (EPIs) em reas onde as atividades executadas geram riscos; O Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT) possui os seguintes membros: 01 engenheiro de segurana do trabalho, 01 mdico do trabalho e 03 tcnicos de segurana. As principais atividades por eles executadas so: treinamentos relativos preveno de acidentes e implantao e acompanhamento dos programas de preveno de acidentes e doenas ocupacionais. realizado um Dilogo Semanal de Segurana (DSS), onde so relatados aos trabalhadores os acidentes ocorridos na semana anterior e as aes corretivas e preventivas tomadas pela empresa para evitar sua recorrncia. Neste DSS, alm de difundir informaes relativas segurana, a empresa tambm procura estimular a participao dos trabalhadores na sugesto de melhorias para a preveno de acidentes; A organizao investe pouco em ferramentas de comunicao interna, como painis, banners, entre outros, de forma que muitos funcionrios desconhecem os novos programas desenvolvidos, ocasionando baixo ndice de envolvimento e resistncia s mudanas propostas. Mantm um programa de integrao com os novos funcionrios, em que so dadas orientaes sobre medidas de preveno de acidentes e doenas ocupacionais. Este novo colaborador acompanhado durante os primeiros seis meses de trabalho com maior proximidade e rigidez, havendo uma avaliao intensa do seu comportamento em relao s normas e procedimentos de segurana e, quando necessrio, os tcnicos de segurana do trabalho intervm pontualmente; Um levantamento realizado pela empresa no ano de 2006 constatou que em torno de 44% dos acidentes ocorridos envolveram colaboradores contratados a menos de um ano. Para que os funcionrios no sofram danos, a empresa exige que seus colaboradores usem EPIs tais como protetor auditivo, culos de segurana, respiradores semifaciais, luvas, botas de PVC e botinas de segurana com bicos de ao; A empresa est substituindo as botinas de segurana com bicos de ao por botinas que protegem tambm o metatarso interno. Este um dos exemplos do investimento na melhoria de instrumentos de preveno. O baixo envolvimento da rea de Recursos Humanos nos treinamentos realizados pela organizao um obstculo para o alcance de melhores resultados na conscientizao dos envolvidos no processo de implantao/gerenciamento do SGSST. A participao do setor muito tmida, sendo que os maiores esforos ainda se concentram nas mos dos tcnicos de segurana do trabalho; A rea de Recursos Humanos est iniciando um programa de desenvolvimento de lideranas, onde, alm da mdia gerncia, outros colaboradores sero treinados para entenderem e desenvolverem trabalhos voltados viso estratgica da organizao, sendo a melhoria do SGSST um dos principais objetivos.

Programas de segurana e sade no trabalho

Comunicao interna

Programa de integrao de novos funcionrios

Medidas preventivas

Recursos humanos

para veculos, e, de acordo com a NR 4, tem o SESMT corretamente dimensionado para sua estrutura e atividades. Os resultados SGSST no esto vinculados a nenhum sistema de remunerao ou qualquer outro incentivo, porm existem estudos para que isto venha a acontecer no futuro. A Empresa 2 certificada segundo a norma ISO 9001 e est em processo de implantao da norma ISO 14001. Ela tambm pretende futuramente implantar a OHSAS 18001. O sistema de segurana desta organizao tambm se baseia majoritariamente em normas regulamentadoras e em outros requisitos legais

pertinentes ao setor de baterias automotivas, porm verificaram-se alguns elementos de gesto que vo um pouco alm do que exigem estas legislaes. A sntese das suas principais caractersticas da gesto da SST est apresentada no Quadro 4. Na Empresa 2 percebe-se maior eficincia no desenvolvimento, execuo e acompanhamento das medidas de SST. A maioria das atividades executada pelos tcnicos de segurana do trabalho, que possuem maior experincia na rea. Contudo, h um grande esforo da rea de recursos humanos em se envolver nestas atividades, principalmente no que diz respeito treinamento de funcionrios.

Oliveira, O. J. et al. Gesto da segurana e sade ... identificar boas prticas. Prod. v. 20, n. 3, p. 481-490, 2010

487

Quadro 4. Principais prticas de segurana e sade do trabalho desenvolvidas na Empresa 2. Empresa 2 Comprometimento da direo Segundo os tcnicos de segurana, a direo possui total conscincia da importncia do seu papel no incentivo s iniciativas de SST e efetivamente d o aporte humano e financeiro necessrio para a melhoria das atividades. Possui implantado um PPRA e um PCMSO com a finalidade de preservar a sade e a integridade fsica dos colaboradores, bem como auxiliar no desenvolvimento de medidas de melhoria contnua do ambiente de trabalho. O mapa de riscos setorial desenvolvido pela CIPA e disponibilizado em locaischave em toda empresa (fcil visualizao e leitura); A empresa utiliza em suas instalaes os seguintes EPIs baseados na NR 6: respirador com filtro P3, protetor auditivo, botinas de segurana com bicos de ao, luvas de segurana, capuz, mscara de solda, bota de borracha, culos de segurana, capacete e cinto de segurana; tambm feito um mapeamento das partes do corpo atingidas e mais prejudicadas durante a execuo das tarefas. importante ressaltar que primeiramente se busca evitar os acidentes contra a cabea e depois as outras partes do corpo, garantindo um equipamento mais especfico para cada atividade; O SESMT composto por 03 tcnicos de segurana, 01 mdico do trabalho e 01 auxiliar de enfermagem. O departamento de segurana, os membros da CIPA, os supervisores e os encarregados fazem inspees rotineiras com relao s condies inseguras e monitoram as atividades dos funcionrios. Se no houver o cumprimento das normas de segurana estabelecidas pela empresa, o infrator orientado sobre os riscos e as consequncias para a sua prpria sade e, se houver reincidncia, so aplicadas medidas administrativas; A empresa disponibiliza um documento chamado formulrio de solicitao de servios para solicitar e priorizar a manuteno e/ou adequao do ambiente fsico de trabalho s condies adequadas sade e segurana dos colaboradores. Neste documento possvel identificar que a solicitao est relacionada com questes de segurana do trabalho e, neste caso, passa a ter prioridade sobre as demais solicitaes; Esta organizao tambm investe pouco em ferramentas de comunicao interna, principalmente pelo fato dos seus tcnicos acreditarem que o dilogo produz um efeito maior com relao aos funcionrios do que pela divulgao visual. Quando um funcionrio admitido passa por um processo de integrao que envolve o departamento mdico, o Servio Social, Departamento de Recursos Humanos (DRH) e Departamento de Segurana e Nutrio. Cada setor aborda os assuntos relacionados sua rea. No caso especfico do setor de segurana, so tratados os riscos operacionais, planejamento de servios, medidas de preveno de acidentes, conceitos de acidentes do trabalho, direito de recusa quando no houver condies tcnicas, fsicas ou emocionais para o trabalho, equipamentos de proteo coletiva, equipamentos de proteo individual, meio ambiente e normas de segurana; Tambm so realizados treinamentos especficos para SST com planejamento anual, de acordo com as necessidades percebidas durante as inspees de segurana e acompanhamentos das atividades de rotina. A empresa possui, para cada funcionrio, um documento chamado histrico de segurana, onde so relatados os acidentes em que o funcionrio se envolveu direta ou indiretamente (arquivo de acidente), quais os cursos foram feitos na admisso e durante sua vida na empresa (arquivo de treinamento) e as advertncias de cada trabalhador (arquivo de advertncia). Este histrico facilita a tomada de deciso e o planejamento de treinamentos relativos SST. O DRH participa de grande parte das aes realizadas pelo Departamento de Segurana, principalmente no que diz respeito a treinamento de funcionrios, transferncias para outro setor ou funo e orientaes de segurana.

Programas de segurana e sade no trabalho

Comunicao interna

Programa de integrao de novos funcionrios

Medidas preventivas

Recursos humanos

Esta empresa possui 362 colaboradores, classificada, de acordo com a NR 4, como grau de risco 4 (fabricao de baterias e acumuladores para veculos) e tem o SESMT incorretamente dimensionado para sua estrutura e atividades. A organizao possui operadores treinados, equipamentos em bom estado de conservao, procedimentos de manuteno corretiva, preventiva, preditiva, alm de um check list dirio visando segurana e sade dos trabalhadores.

Cabe salientar que os resultados da SST na Empresa 2, mesmo apresentando o SESMT subdimensionado, so melhores que os da Empresa1. Isto se deve, principalmente, ao comprometimento e apoio da Alta Direo e a parceria estabelecida com a rea de Recursos Humanos. Estas iniciativas tm feito a diferena no desempenho do sistema de segurana. As principais dificuldades enfrentadas pelas Empresas 1 e 2 na gesto dos seus SGSST esto apresentadas no Quadro 5.

488

Oliveira, O. J. et al. Gesto da segurana e sade ... identificar boas prticas. Prod. v. 20, n. 3, p. 481-490, 2010

Ressalta-se o grande receio das empresas estudadas em liberar/divulgar suas informaes operacionais relativas segurana e sade do trabalho. Esta postura, infelizmente, no permitiu que os pesquisadores tivessem acesso a algumas informaes que melhor ilustrariam e permitiriam entender ainda mais a dinmica destas funes no ambiente organizacional. Alguns dados puderam ser verificados e foram apresentados neste trabalho com permisso das empresas, tais como o dimensionamento da SESMT e algumas poucas outras informaes provenientes de pesquisas realizadas pelas prprias instituies estudadas, que por este motivo no se pde confirmar o rigor metodolgico de sua realizao. No se trata da situao ideal almejada pelos pesquisadores, mas foi aquela com que se teve que trabalhar e, portanto, equacionar.

6. Boas prticas para gesto de sistemas de SST


Com base no referencial terico e nos estudos de caso realizados, apresentam-se, a seguir, algumas boas prticas para a gesto de sistemas de segurana e sade no trabalho:
Comprometimento da alta direo: quando os funcionrios comeam a acreditar no real comprometimento da Direo para com o SGSST, eles sentem-se mais dispostos a participar das iniciativas propostas pela organizao e contribuem com a proposio de sugestes para a melhoria do ambiente de trabalho, execuo das medidas estabelecidas e auxlio na conscientizao dos demais colaboradores;

Minimizao da resistncia s mudanas: fenmenos como conflitos, incertezas, medo do desconhecido, falta de informao e sensaes de perda de poder podem gerar resistncia s mudanas propostas e interferir negativamente na implantao de SGSSTs. A resistncia pode ser minimizada por meio de aes diversas: incentivos a maior participao dos colaboradores no sistema, valorizao de opinies, capacitao e adequada disponibilizao de informaes e recursos; Identificar aspectos da cultura da organizao que podem contribuir ou prejudicar o SGSST: fazer uma anlise do perfil dos colaboradores e sua relao com a organizao para que se consiga identificar as principais resistncias que podem surgir durante a gesto de sistemas de SST tentando san-las previamente, de maneira a no causar perturbaes desnecessrias; Capacitao tcnica e gerencial dos profissionais responsveis pela SST: os tcnicos de segurana do trabalho devem possuir habilidades tanto tcnicas como gerenciais e ter conscincia de que para trabalhar em equipe e gerenciar pessoas necessrio mostrar os benefcios individuais e coletivos da preveno de acidentes; Investir em comunicao interna: a empresa deve utilizar os meios e tcnicas de comunicao compatveis com o nvel de cultura de seus funcionrios a fim de informar os objetivos da empresa e as oportunidades que novos procedimentos SST ou um novo sistema de gesto estruturado da segurana pode proporcionar; Desenvolver um mapa setorial de riscos: este mapa de riscos tende a ser melhor aceito pelos colaboradores por resultar em maior conhecimento e proximidade entre o trabalhador e o local com possvel risco de gerar acidente. Desta forma, o

Quadro 5. Principais dificuldades encontradas no gerenciamento do SGSST nas empresas estudadas. Empresa 1 Resistncia s mudanas; Baixo ndice de escolaridade dos funcionrios; Dificuldade na elaborao de procedimentos e instrues; Falhas na comunicao interna; Baixo envolvimento dos demais setores da organizao; Ausncia de indicadores de desempenho em segurana e sade no trabalho; Entendimento por parte de todos de que o Departamento de Segurana o nico responsvel pelos resultados do sistema de gesto da segurana e sade no trabalho; Falta de comprometimento da mdia gerncia; Baixo ndice de conscientizao dos funcionrios; No estabelecimento da segurana e sade como um dos objetivos estratgicos da empresa; Baixo envolvimento da rea de Recursos Humanos nos treinamentos. Empresa 2 Dificuldade na elaborao de procedimentos e instrues; Ausncia de indicadores de desempenho em segurana e sade no trabalho; Rotatividade de funcionrios terceirizados; Baixo ndice de conscientizao dos funcionrios; No estabelecer a segurana e sade como um dos objetivos estratgicos da empresa; Apesar de algum apoio, ainda faltam recursos financeiros para o setor; Somente os tcnicos de segurana do trabalho acreditam na necessidade de elaborao de projetos de mudana e melhoria de desempenho na rea de SST; Baixo ndice de escolaridade dos funcionrios.

Oliveira, O. J. et al. Gesto da segurana e sade ... identificar boas prticas. Prod. v. 20, n. 3, p. 481-490, 2010

489

mapa se torna mais especfico e de fcil leitura, ainda mais quando confeccionado com a participao da mo-de-obra envolvida; Investir em treinamentos tcnicos e comportamentais: o treinamento deve ser entendido como um meio eficaz para desenvolver competncias especficas nos colaboradores e torn-los mais produtivos e criativos. Para isto, necessrio que sejam planejados de acordo com as necessidades identificadas no SGSST e de acordo com os requisitos exigidos em cada funo; Parceria com a rea de recursos humanos: o envolvimento da rea de recursos humanos em todos os processos de mudana, sobretudo naqueles relacionados SST, importante para que sejam identificadas as necessidades de treinamento relacionadas ao desenvolvimento dos funcionrios, bem como a utilizao de tcnicas apropriadas para mitigao dos focos de resistncia, possibilitando melhor entendimento e real comprometimento dos colaboradores com as mudanas propostas; e Definir indicadores de desempenho em SST e retroalimentar o sistema: a empresa deve definir, implementar e monitorar indicadores de desempenho especficos para as atividades relacionadas SST. Eles tm como objetivo permitir que a alta direo, os gerentes e os demais colaboradores visualizem o status do desempenho do SGSST, permitindo, a partir disto, a realizao de uma autoavaliao da performance e o estabelecimento de planos de ao para eventuais correes dos objetivos e metas estabelecidos.

os nveis hierrquicos, baixo grau de participao dos trabalhadores no sistema, inadequado planejamento das aes, insegurana dos colaboradores, ausncia de indicadores para a medio de desempenho da SST e no estabelecimento da segurana como um dos objetivos estratgicos da empresa. Os resultados da pesquisa (sistematizao de boas prticas, ou seja, a proposio de recomendaes para gesto de SST em empresas de baterias automotivas), conforme preceitua Yin (2003), foram validados nesta pesquisa com base na referencial terico e nos dois estudos de caso realizados. Acredita-se, portanto, que o objetivo deste trabalho foi alcanado, pois por meio dos estudos de caso realizados e da sntese da teoria apresentada foi possvel identificar as boas prticas de segurana e sade no trabalho desenvolvidas pelas empresas e as principais dificuldades encontradas no seu gerenciamento. Como limitao principal deste trabalho, ressalta-se a impossibilidade de generalizao estatstica dos seus resultados.

Referncias
ABUDAYYEH, O. et al. An investigation of managements commitment to construction safety. International Journal of Project Management, v. 24, n. 2, p.167174, 2006. AGGELOGIANNOPOULOS, D.; DROSINOS, E. H.; ATHANASOPOULOS, P. Implementation of a quality management system (QMS) according to the ISO 9000 family in a Greek small-sized winery: a case study. Food Control, v. 18, n. 9, p. 1077-1085, 2007. ANHALON, R.; ZOQUI, E. J.; PINTO, J. S. Principais dificuldades vivenciadas na implementao de um sistema de gesto da qualidade adaptado em empresas incubadas na regio de Jundia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO, 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABEPRO, 2005. BARBOSA FILHO, A. N. Segurana do trabalho e gesto ambiental. So Paulo: Atlas, 2001. BEER, M.; NOHRIA, N. Desenvolvendo o cdigo da mudana. HSM Management, v. 25, p. 126-132, 2001. CENTRO DA QUALIDADE, SEGURANA E PRODUTIVIDADE QSP. So Paulo, 2010. Disponvel em: <http://www.qsp. org.br/>. Acesso em: 02 jan. 2009. CHOUDHRY, R. M.; FANG, D.; MOHAMED, S. The nature of safety culture: a survey of the state-of-the-art. Safety Science, v. 45, n. 10, p. 993-1012, 2007. HASLE, P.; JENSEN, P. L. Changing the internal health and safety organization through organizational learning and change management. human factors and ergonomics in manufacturing. InterScience, v. 16, n.3, p. 269-284, 2006. KOUFTEROS, X. A.; VONDEREMBSE, M. A.; DOLL, W. J. Integrated product development practices and competitive capabilities: the effects of uncertainty, equivocality, and platform strategy. Journal of Operations Management, v. 20, n. 4, p. 331-355, 2002.

7. Concluso
A partir deste estudo foi possvel identificar e sistematizar algumas boas prticas, apresentadas de forma introdutria e resumida neste artigo, e as principais dificuldades relacionadas segurana e sade no trabalho em duas empresas fabricantes de baterias automotivas. Aps a anlise dos dados, verificou-se que as empresas tm como objetivo apenas atender as normas regulamentadoras e outros requisitos legais pertinentes ao setor de baterias automotivas, indo muito pouco alm das exigncias legais. A implantao de SGSSTs certificveis, como por exemplo a OHSAS 18001, ainda um objetivo futuro. Esta pesquisa evidenciou que o apoio da alta direo, da rea de Recursos Humanos e a participao ativa dos colaboradores na gesto da SST determinante para o sucesso do referido sistema, corroborando com o que a teoria preceitua. Dentre as dificuldades verificadas nos estudos de caso, podem-se destacar: falha na comunicao entre

490

Oliveira, O. J. et al. Gesto da segurana e sade ... identificar boas prticas. Prod. v. 20, n. 3, p. 481-490, 2010

LANGFORD, D.; ROWLINSON, S.; SAWACHA, E. Safety behavior and safety management: its infuence on the attitudes in the UK construction industry. Engineering Construction and Architectural Management Journal, v. 7, n. 2, p. 133-140, 2000. LIN, J.; MILLS, A. Measuring the occupational health and safety performance of construction companies in Australia. Facilities, v. 19, n. 3-4, p. 131-138, 2001. MILAN, G. S.; PRETTO, M. R.; PIGOZZI, P. R. A relao entre a gesto da qualidade e a cultura organizacional: um estudo-de-caso ambientado em uma fbrica de embalagens de papelo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUO, 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABEPRO, 2005. MOHAMED, S. Safety climate in construction site environments.

ROBSON, L. S. et al. The effectiveness of occupational health and safety management system interventions: a systematic review. Safety Science, v. 45, n. 3, p.329353, 2007. SALOMONE, R. Integrated management systems: experiences in Italian organizations. Journal of Clearner Production, v. 16, n. 16, p. 1786-1806, 2008. SANTOS, G. T.; ROSSI, G.; JARDILINO, J. R. L. Orientaes metodolgicas para elaborao de trabalhos acadmicos. 2 ed. So Paulo: Gion Editora, 2000. SHI, H. et al. Barriers to the implementation of cleaner production in Chinese SMEs: government, industry and expert stakeholders perspectives. Journal of Cleaner Production, v. 16, n. 7, p. 842-852, 2008. TRIVELATO, G. C. Sistema de gesto da segurana e sade no trabalho: fundamentos e alternativas. Belo Horizonte, MG, 2002. Apresentao feita no Seminrio Nacional sobre gesto da segurana e sade no trabalho. Braslia, 2009. Disponvel em: <http://www.fundacentro.gov.br/ CTN/sistemas_gestao_saude_trabalho.pdf>. Acesso em: 01 jan. 2009. YIN, R. K. Case study research: design and methods. 3. ed. London: Sage Publications, 2003.

Engineering Construction and Architectural Management Journal, v. 128, n. 5, p.375-84, 2002.

OCCUPATIONAL HEALTH AND SAFETY MANAGEMENT SYSTEMS - OHSAS. OHSAS 18001: requirements. London: British Standards Instituition, 2007. QUELHAS, O. L. G.; ALVES, M. S.; FILARDO, P. S. As prticas da gesto da segurana em obras de pequeno porte: integrao com os conceitos de sustentabilidade. Revista Produo On Line, v. 4. n. 2, 2003. Disponvel em: http:// producaoonline.org.br/index.php/rpo/article/view/309. Acesso em: 20 jan. 2009. RAYMOND, L.; BERGERON, F. Project management information systems: an empirical study of their impact on project managers and project success. International Journal of Project Management, v. 26, n. 2, p. 213-220, 2008.

Agradecimentos
Agradecemos FAPESP pela bolsa concedida a um dos autores.

Management of occupational health and safety in automotive battery companies: a study to identify best practices
Abstract
Occupational Health and Safety management (OSH) reduces the risk of accidents, promotes worker health and satisfaction and improves operational results and the image of organizations, especially those in the industrial sector. The main objective of this paper is to identify best practices and the main difficulties related to OSH management at automobile battery manufacturers in the midwest of the State of So Paulo, using the double case study method. Data was collected using on-site observation, document analysis and semi-structured interviews with managers and collaborators. The study revealed that support by top management, Human Resources and the active participation of collaborators are determining factors for the systems success and that the main difficulties in its management are failures in communication, nonexistence of OSH indicators and the lack of a strategic vision for safety.

Keywords
Safety and occupational health. Management systems. Automotive batteries. Management practices.

Vous aimerez peut-être aussi