Vous êtes sur la page 1sur 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA Prof.

Adriano Filipe Barreto Grangeiro

Tecido Conjuntivo
Apresenta trs partes, sendo formado pelas fibras do conjuntivo (fibras colgenas, fibras reticulares, e fibras do sistema elstico), substncia fundamental (tambm chamada de lquido intersticial), e clulas.

Fibras Colgenas
O colgeno a protena mais abundante do corpo humano (representa de 25 a 30% do total de protenas do corpo).

As fibras colgenas esto classificadas em grupos: Colgenos que formam fibrilas (colgenos tipo I, II, III, V, e XI); Colgenos associados a fibrilas (colgenos tipo IX e XII); Colgeno que forma rede (colgeno tipo IV); Colgeno de ancoragem (colgeno tipo VII). Os principais aminocidos encontrados nas fibras de colgeno so: glicina (33,5%), prolina (12%), e hidroxi-prolina (10%). A unidade proteica que se polimeriza para formar fibrilas colgenas o tropocolgeno, que consiste de trs cadeias polipeptdicas dispostas em hlice. As molculas de colgeno (tropocolgeno) so constitudas por trs polipeptdeos dispostos em tripla hlice (fig. 32) de aproximadamente 1000 aminocidos cada polipeptdeo.

Fig. 32_ A molcula de colgeno (tropocolgeno) composta por trs cadeias polipeptdicas enroladas em

-hlice com giro direita, mantidas juntas por pontes de hidrognio e interaes hidrofbicas. Cada volta completa da hlice percorre uma distncia de 8,6 nm.

Os tipos mais importantes de colgeno sero descritos a seguir, por ordem de complexidade: 1. colgeno tipo IV_ As molculas de tropocolgeno se associam pelas extremidades, formando uma rede com aspecto de tela de galinheiro. O colgeno tipo IV encontrado nas lminas basais presentes na interface do tecido epitelial com o tecido conjuntivo (fig. 33), nas clulas musculares, capilares sanguneos e capilares linfticos. O colgeno tipo IV tambm encontrado nos pulmes e no glomrulo renal. 2. colgeno tipo II_ As molculas de tropocolgeno se associam paralelamente, formando fibrilas que aparecem com estrias transversais ao microscpio eletrnico. As molculas de colgeno tipo IV no se associam paralelamente. As molculas de colgeno do tipo II so caractersticas das cartilagens, e se associam intimamente com proteoglicanas contendo condroitin sulfato que lhes do uma caracterstica de compressibilidade reversvel devido alta hidrofilia das proteoglicanas, (fig. 34). 3. colgeno tipo III_ As molculas de tropocolgeno se associam paralelamente, formando fibrilas que aparecem com estrias transversais ao microscpio eletrnico. Inmeras fibrilas se agrupam formando uma fibra. As molculas de colgeno do tipo III so encontradas em tecidos que alteram seu volume e forma com freqncia como: artrias, msculo liso, tubo digestivo, tero, etc. Freqentemente existem pontes de proteoglicanas entre as fibrilas de colgeno dando lhes elasticidade limitada, importante para estes rgos, (fig. 34). O colgeno tipo III forma as fibras reticulares encontradas abaixo de algumas lminas basais, constituindo com a mesma a membrana basal (fig. 35). 4. colgeno tipo I_ As molculas de tropocolgeno se associam paralelamente, formando fibrilas que aparecem com estrias transversais ao microscpio eletrnico. Inmeras fibrilas se agrupam formando uma fibra, e por fim vrias fibras se associam formando um feixe. Este tipo de colgeno est presente na derme, ossos e tendes; apresenta mltiplas e fortes ligaes covalentes entre suas fibrilas sendo bem adaptado para resistir s tenses, (fig. 34).

Fig. 35_ A lmina reticular


constituda principalmente por colgeno do tipo III forma junto com a lmina basal a membrana basal. O colgeno do tipo VII forma as fibrilas de ancoragem.

Fig. 33_ Nesta figura podemos observar a


membrana plasmtica abaixo de uma rede formada por protenas. Nesta rede protica chamada lmina basal encontramos o colgeno do tipo IV formando uma estrutura similar a uma tela de galinheiro.

Fig. 34_ Desenho esquemtico mostrando como o tropocolgeno se agrega para formar
fibrilas, fibras e feixes. As unidades de tropocolgeno se sobrepe umas s outras (1). Este arranjo resulta em regies de sobreposio e regies lacunares (2) que resultam na estriao transversal caracterstica da fibrila de colgeno com faixas claras e escuras que se alternam a cada 64 nm, como observado ao miscroscpio eletrnico (3). Os agregados de fibrila formam as fibras (4) que tornam a se agregar para formar os feixes (5) rotineiramente denominados fibras de colgeno. O colgeno tipo II forma fibrilas apenas. No colgeno tipo III as fibrilas se associam formando fibras. O colgeno tipo I o nico que produz fibras e feixes de fibras.

Fibras reticulares
Formadas por colgeno do tipo III associado a elevado teor de glicoprotenas e proteoglicanas. Estas fibras constituem o arcabouo de sustentao das clulas dos rgos hemocitopoticos (bao, linfonodos, medula ssea), das clulas musculares, de rgos epiteliais como fgado, rins, glndulas endcrinas, e de rgos que sofrem modificaes de forma e volume como artrias, tero e a camada muscular do intestino. Estas fibras apresentam alta afinidade pelos sais de prata, sendo chamadas fibras argirfilas.

Sistema Elstico
As fibras do sistema elstico so mais delgadas que as fibras colgenas e no apresentam estriao transversal. Elas ramificam-se e ligam-se umas s outras formando uma trama irregular. As fibras do sistema elstico so formadas por microfibrilas envolvendo um centro de elastina. As principais clulas produtoras de elastina so: fibroblastos e clulas musculares lisas. As fibras do sistema elstico apresentam dois aminocidos tpicos: desmosina e isodesmosina.

As fibras que compe o sistema elstico podem ser classificadas em trs grupos: fibras elsticas, fibras elaunnicas e fibras oxitalnicas. As fibras eslsticas so ricas em elastina e esto amplamente distribudas nos vrios rgos do corpo. As fibras elaunnicas so encontradas na pele e apresenta muitas microfibrilas dispostas em feixes no interior de pequena quantidade de elastina. As fibras oxitalnicas so encontradas nos tendes e so constitudas exclusivamente por microfibrilas, sem elastina.

Clulas do tecido conjuntivo


As clulas encontradas no tecido conjuntivo so os fibroblastos, macrfagos, mastcitos, clulas adiposas e leuccitos.

Fibrobastos
Existem dois tipos de fibroblastos: Fibroblasto ativo: 1. Clula ativa; 2. Apresenta prolongamentos citoplasmticos irregulares; 3. Apresenta citoplasma rico em REG e aparelho de Golgi; 4. Apresenta ncleo claro com nuclolo evidente; 5. Sintetizam fibras colgenas, reticulares e elsticas, alm das glicoprotenas e proteoglicanas da matriz extracelular. 1. 2. 3. 4. Fibroblasto quiescente (fibrcito): Clula pouco ativa; Clula fusiforme com pequeno nmero de prolongamentos citoplasmticos; Deficiente em REG e aparelho de Golgi; Apresenta ncleo alongado e escuro.

Macrfagos
Os macrfagos so clulas muito ativas na movimentao amebide com grande capacidade de fagocitose. Elas apresentam superfcie irregular com salincias e reentrncias alm de muitos lisossomos em seu citoplasma. Os macrfagos so originados a partir dos moncitos do sangue que migraram para o tecido conjuntivo, e a sua funo neste tecido a de realizar fagocitose de restos celulares e antgenos. Os macrfagos pertencem ao sistema fagoctico mononuclear formado pelos moncitos do sangue, macrfagos dos tecidos conjuntivos, clulas de Kupffer do fgado, clulas da microglia no encfalo, clulas de Langerhans na pele, osteoclastos nos ossos e clulas gigantes multinucleadas (formadas pela fuso de vrios macrfagos no tecido conjuntivo a fim de eliminar partculas excessivamente grandes).

Mastcitos
O mastcito uma clula globosa, grande e com citoplasma carregado de grnulos basfilos que se coram intensamente. Seus grnulos contm mediadores qumicos de inflamao como histamina, e fator quimiottico de eosinfilos e neutrfilos. Alm disso, quando ativos, podem produzir e secretar prostaglandinas, tromboxanos, leucotrienos, bradicinina e fator ativador de plaquetas. Na superfcie dos mastcitos encontram-se receptores especficos para IgE. Os mastcitos podem ser divididos em dois grupos: Encontrados no tecido conjuntivo em geral: seu grnulos contm heparina; Encontrados nas mucosas do trato digestivo: seus grnulos contm condroitin sulfato.

Clulas Adiposas
As clulas adiposas so clulas especializadas no armazenamento de energia sob a forma de triglicerdios. Estas clulas podem ser encontradas isoladas ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo comum, porm a maioria se agrupa no tecido adiposo espalhado pelo corpo.

Leuccitos Sanguneos
Os leuccitos constituem clulas transitrias do tecido conjuntivo provenientes do sangue por diapedese. A diapedese representa a passagem de leuccitos dos capilares sanguneos para o tecido adiposo e aumenta muito nas invases locais de microorganismos. Os leuccitos mais freqentes no tecido conjuntivo so os neutrfilos, os eosinfilos, os linfcitos e os plasmcitos (linfcitos originados a partir da diferenciao de linfcitos B). Os plasmcitos so pouco numerosos no conjuntivo em geral. Eles aparecem em grande quantidade na mucosa intestinal e nas inflamaes crnicas, sendo portanto clulas transitrias do tecido conjuntivo. Os plasmcitos so clulas ovides, com citoplasma rico em REG, e ncleo esfrico e excntrico. Eles so originados a partir de linfcitos B e secretam anticorpos (Imunoglobulinas).

Substncia Fundamental
um lquido viscoso incolor muito hidratado e transparente que preenche o espao entre as clulas e as fibras do conjuntivo. A substncia fundamental formada principalmente de glicosaminoglicanas, proteoglicanas e glicoprotenas adesivas como a fibronectina e a laminina. A substncia fundamental mais as fibras do conjuntivo (sistemas colgeno, elstico e reticular) formam a matriz extracelular. A matriz extracelular o tecido conjuntivo desconsiderando-se suas clulas residentes. Alm da substncia fundamental, existe, nos tecidos conjuntivos, uma pequena quantidade de fluido, chamado fluido tissular, que semelhante ao plasma sanguneo.

Tipos de tecido conjuntivo


O tecido conjuntivo pode ser classificado em quatro tipos bsicos: 1. Tecido Conjuntivo Propriamente dito (subdividido em): Tecido Conjuntivo Frouxo; Tecido Conjuntivo Denso modelado e no modelado; 2. Tecido Elstico; 3. Tecido Reticular; 4. Tecido Mucoso. O tecido conjuntivo frouxo preenche espaos entre grupos de clulas musculares, suporta clulas epiteliais e forma camadas em torno dos vasos sanguneos. Este tecido

tambm encontrado nas papilas da derme, na hipoderme, nas membranas serosas que revestem as cavidades peritoneais e pleurais e nas glndulas. O tecido conjuntivo frouxo contm todos os elementos estruturais tpicos do tecido conjuntivo propriamente dito, no havendo, entretanto, nenhuma predominncia de qualquer dos componentes. O tecido conjuntivo denso adaptado para oferecer resistncia e proteo aos tecidos. Neste tecido existe clara predominncia de fibras colgenas, o que o torna menos flexvel e mais resistente tenso que o tecido conjuntivo frouxo. Quando as fibras colgenas so organizadas em feixes sem orientao definida, o tecido chama-se denso nomodelado. Este tecido oferece resistncia s traes exercidas em qualquer direo, sendo encontrado na derme profunda da pele. Quando as fibras colgenas apresentam-se na forma de feixes paralelos uns aos outros e alinhados com os fibroblastos, o tecido chama-se denso modelado. Este tecido apresenta resistncia s foras de trao exercidas num determinado sentido, sendo encontrado nos tendes. O tecido elstico composto por feixes espessos e paralelos de fibras elsticas. O espao entre as fibras ocupado por fibras delgadas de colgeno e fibroblastos achatados. Este tecido tem cor amarela e apresenta grande elasticidade, estando presente nos ligamentos amarelos da coluna vertebral e ligamento suspensor do pnis. O tecido reticular muito delicado e forma uma rede tridimensional que suporta as clulas de alguns rgos. Este tecido prov uma estrutura arquitetnica tal que cria um ambiente especial para rgos linfides e hematopoticos (medula ssea, linfonodos, ndulos linfticos, e bao). O tecido mucoso de consistncia gelatinosa graas presena de substncia fundamental composta predominantemente de cido hialurnico com muito poucas fibras. Este tecido encontrado no cordo umbilical e na polpa jovem dos dentes.

Especializaes do tecido conjuntivo


1. 2. 3. 4. As especializaes do tecido conjuntivo so: Tecido Adiposo; Tecido Cartilaginoso; Tecido sseo; Sangue.

Vous aimerez peut-être aussi