Vous êtes sur la page 1sur 4

UFU Universidade Federal de Uberlndia Fsica Experimental II

Relatrio 8
Medida do Campo Magntico da Terra
(Relatrio relacionado prtica 8)

Professor:

Alexandre Marletta Cardoso Ernesto de e Machado Mesquita Castro Andrade

Curso: Engenharia Ambiental Alunos: Caroline 11021EAB014 11021EAB017 Isadora 11021EAB026 Rodrigo 11021EAB033 Latuf de Machado

Fernanda

Oliveira

Suzana 11011EAB033

Kozievitch

INTRODUO:
A Terra em que vivemos possui um campo magntico e os efeitos da sua existncia j eram conhecidos pela civilizao antiga chinesa e foi tambm usada para orientao na poca dos descobrimentos. No seu livro De Magnet de 1600 Gilbert considerou, pela primeira vez, que a Terra comportava-se como um gigantesco man permanente. O campo magntico terrestre assemelha-se a um dipolo magntico com seus plos prximos aos plos geogrficos da Terra. Uma linha imaginria traada entre os plos sul e norte magnticos apresenta uma inclinao de aproximadamente 11,3 relativa ao eixo de rotao da Terra. A teoria do dnamo a mais aceita para explicar a origem do campo. Um campo magntico, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magntico vai se tornando mais fraco com o aumento da distncia da sua fonte. Como o efeito do campo magntico terrestre se estende por vrias dezenas de milhares de quilmetros, no espao ele chamado de magnetosfera da Terra. O mdulo deste campo magntico varia entre 20 a 60 T ( 10 6 T). Devido s condies geolgicas especficas de determinadas regies podem ocorrer anomalias com o valor do campo magntico esperado para aquele local. Neste experimento ser medida a componente horizontal do campo magntico sobre a mesa no laboratrio. A principal contribuio para este campo ser o campo da terra. Entretanto, a proximidade de materiais magnticos (objetos de ferro no geral), prximos ao local da medida, pode influir no valor total do campo medido. Uma forma simples e razoavelmente precisa de se medir a componente horizontal do campo da Terra utilizando uma bssola e um campo magntico conhecido. Neste experimento, o campo conhecido ser aquele produzido no centro de uma bobina de Helmholtz, a qual consiste de duas bobinas circulares, planas, cada uma contendo N espiras com correntes I fluindo no mesmo sentido.

Figura 1: Ilustrao das linhas de induo magntica B da terra.

OBJETIVO:
O objetivo do experimento foi determinar o valor da componente horizontal do campo magntico local.

METODOLOGIA:

BIBLIOGRAFIA:
[1] Disponvel em http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/geomagnetismo/index.html Acessado em 01/12/2011. [2] Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_magn%C3%A9tico_terrestre Acessado em 01/12/2011. [3] Disponvel em http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v25_40.pdf. Acessado em 01/12/2011.

Vous aimerez peut-être aussi