Vous êtes sur la page 1sur 3

1.

1-

Transformaes ocorridas nas relaes de produo na Europa na transio do feudalismo para o capitalismo na Europa.

O fim da idade Mdia foi marcado por diversas convulses, entre elas a crise geral no modo de produo feudal, que foi na realidade resultado entre outros motivos: da escacasses de gros, devido ao mau trato do solo; da diminuio da mo de obra, como resultado das constantes fomes e da peste negra; e da crise monetria, uma vez que a moeda ia substituindo aos poucos as outras formas de pagamento. Nesse momento de instabilidade a cidade servia como um chamariz de liberdade para os servos, que viam nesta uma fonte de novas oportunidades ( o ar da cidade faz livre). Aos poucos a mo de obra servil se tornava mais cara e ia conquistando o direito de se libertar da terra, no entanto ainda detinha o direito de posse sobre esta. Essa fase ficou conhecida como um perodo em que a mo de obra era no capitalista, pois embora no pudesse mais ser considerada servil, o trabalhador ainda tinha acesso aos meios de produo e a terra no configurando portanto a mo-de-obra capitalista, com o tempo cada vez mais o trabalhador foi sendo privado destes e forado a ir buscar os produtos necessrios no mercado, quando isso se perpetua, se concretiza propriamente a passagem do modo de produo feudal para o capitalista. A Idade Moderna , por tanto, uma fase, que pode ser considerada de transio, em que subsistiram muitas das caractersticas do modo de produo feudal, convivendo com a crescente utilizao da mo de obra assalariada. Essa especificidade pode ocorrer pelas caractersticas do capital mercantil ou manufatureiro, que no exigiam, por si s a ruptura radical com a ordem agraria feudal, Assim podiam se desenvolver dentro dos limites estabelecidos por um feudalismo reorganizado. 1.2o processo de centralizao do poder na construo dos Estados Modernos:

A centralizao do poder nas mos do monarca no foi certamente um processo fcil ou rpido, foi na realidade resultado da crise geral que havia se instaurado no sculo XIV que trouxe grandes alteraes a sociedade feudal. Nesse perodo de instabilidade ficou claro que o sistema poltico feudal no estaria apto a controlar as revoltas dos plebeus, ou ainda de garantir o modo de vida da aristocracia, que cada vez mais ficava dependente dos produtos de luxo que a cidade oferecia ao mesmo tempo em que perdia renda com a crise no modo de produo feudal. Assim a concentrao do poder no rei foi a soluo encontrada, nesse processo os Estados modernos passam a se moldados, tanto em suas dimenses fsicas, atravs das conquistas feitas para chegar a unidade estatal, quanto na construo de seu aparato administrativo, onde a nobreza e alta burguesias se associavam a cargos burocrticos, atravs de uma rede de privilgios. Atravs da centralizao foram introduzidos: os exrcitos regulares, uma burocracia permanente, o sistema tributrio nacional , a codificao do direito e os primrdios de um mercado unificado, todas essas, conquistas dos Estado Modernos.

1.3-

O papel dos reis da burguesia e dos nobres nesse processo

As alteraes no quadro econmico advindo da crise do sculo XIV abalaram seriamente os proprietrios e detentores da posse da terra que dependiam da renda senhorial. A fim de resolver os problemas advindos da crise, muitos aristocratas negociaram com o monarca direitos polticos,

jurdicos e at econmicos (fiscais). Obviamente no foi um processo fcil, muitos aristocratas foram contrrios em ceder seus direitos, muitos mantiveram ainda algum poder residual. A burguesia foi nesse sentido muitas vezes beneficiada, mas longe de ocorrer uma aliana reiburguesia, como muitas vezes j foi ensejado. Acontece que a unificao favorecia a burguesia, ao mesmo tempo em era uma nova organizao poltica para garantir o poder da prpria aristocracia, como uma forma de represso a populao que cada vez mais se insurgia em rebelies. Foram ento lentamente sendo reservadas ao rei as prerrogativas que antes eram divididas entre os senhores feudais, at que o prprio monarca fosse representao final do Estado. Quanto a aristocracia, percebe-se que ela foi realidade promotora da centralizao, vez que era com o objetivo de preservar seus poderes que o Estado teve que se reorganizar em uma nova ordem poltica. Quanto burguesia ela foi certamente beneficiada com a centralizao do poder, em primeiro lugar porque gerava inmeras oportunidades de lucro oferecidas pelos negcios com os monarcas e tambm representava o fim de inmeros obstculos feudais e corporativos que dificultavam e oneravam o transito de mercadorias.

2. Escreva um texto sobre o humanismo e o Renascimento, analisando seu contexto histrico e as vrias faces da viso antropocntrica de mundo que eles trouxeram (relao home com a natureza, com a igreja, com a histria, as utopias e o perodo renascentista) O humanismo foi um movimento que iniciou como uma reivindicao de professores que queriam uma modificao nos padres de estudo tradicionalmente ministrados, esse movimento acabou por se transformar em algo muito mais abrangente, que criticava a prpria cultura tradicional, em que se tentava criar um novo cdigo de comportamentos, centrado no individuo e em suas capacidades fsicas e psquicas. Ao ver que o homem possua uma centelha do divino, permitiram que o homem se transformasse a prpria natureza, em busca do controle do seu destino, induzia o homem a aumentar suas foras, criando e produzindo, agindo sobre o mundo para transform-lo de acordo com seu interesse e vontade. No campo da f pregavam a interiorizao e individualizao da experincia religiosa, no eram ateus e muitos iluministas lutavam por uma religio renovada, mas era comum que suas constataes fossem contrarias aos dogmas da igreja, alm disso, criticavam constantemente a igreja por incitar a superstio da populao. Quanto sua relao com a histria, os humanistas buscaram inspirao na cultura clssica, e descartaram a tradio intelectual medieval, nesse processo passaram a considerar as circunstncias dos perodos em que foram escritos os textos e a estudar as caractersticas das sociedades e civilizaes antigas, aos poucos iniciaram o estudo histrico a respeito das novas sociedades urbanas e dos novos Estado monrquicos. As utopias foram recorrentes durante toda idade mdia, em meio a toda sociedade de medo que se vivia imaginava-se chegar a um local onde houvesse fartura e felicidade, e esses locais existiam, na imaginao da populao, s precisavam ser encontrados. J as utopias modernas eram locais a serem construdos, a sociedade que se vivia era cheia de defeitos, mas poderia ser organizada e funcionar como uma utopia, descrita por exemplo por Thomas Morus, bastava que os homens a construssem, pois eles tinham capacidade para tanto. Assim as utopias representavam a abolio da imprevisibilidade histrica e dos conflitos sociais. O renascimento foi um movimento artstico, patrocinado pelos mecenas e prncipes, que teve na pintura sua principal representante. O renascimento promovia os novos hbitos, valores e

comportamentos de uma sociedade cada vez mais burguesa, que deveria veicular uma viso opulenta, otimista, racional de mundo e da sociedade. 3. Analise as principais rupturas trazidas pelo Luteranismo e pelo calvinismo, com relao a doutrina e s prticas da igreja catlica, no contexto das reformas religiosas deflagrado no sculo XVI. As reformas religiosas s sculo XVI so uma resposta s angustias de toda aquela sociedade, que vinha a muito tempo atemorizada com a ideia da salvao e resignada com a organizao da igreja catlica naquele tempo, na medida em que ocorria a profanao do sagrado. A verdade que a ideia de reforma j fora pensada muito antes, mas imaginava-se que ela fosse ocorrer dentro da prpria igreja catlica. Lutero encontrou sua resposta em trs doutrinas: a justificao pela f, a infalibilidade da bblia e o sacerdcio universal. Esses trs princpios eram contrrios ideia da igreja catlica de que a pessoa alcanaria a salvao atravs das boas obras e que embora a f fosse necessria e a bblia fosse a escritura sagrada a igreja deveria orientar essa f e interpretar a palavra divina. Calvino se afastava um pouco das ideias de Lutero ao pregar que na realidade mesmo que no fossem as boas aes as responsveis pela salvao do homem, to pouco era a f. Na realidade as pessoas j estavam predestinadas danao ou a salvao. Como Deus onisciente, tinha conhecimento do destino dos homens, que j estava pronto, no havia como saber quem seria escolhido ou no, essa ideia foi relativizada para responder a angustia dos crentes a respeito de seu futuro. Ento se criou a ideia de que havia sinais dessa beno, os fiis deveriam trabalhar com afinco para que no tivessem duvidas de sua salvao, o sucesso seria considerado o sinal de que haviam sido tocados pela graa divina.

4.

Escreva em que constituiu o Mercantilismo europeu na idade Moderna, sua relao com o Antigo Sistema Colonial e com os Estados Modernos:

O mercantilismo um termo que designa na realidade, as ideias poltico-econmicas e as praticas delas decorrentes que foram tpicas da idade moderna europeia, e que variam conforme a poca ou o local observados, assim, por exemplo, o mercantilismo ibrico, principalmente do sculo XVI, se caracteriza como essencialmente metalista, o holands pelo regime de liberdade nas atividades mercantis e o francs como protecionista. No entanto complicado organizar um padro de tais polticas, uma vez que as ideias e praticas mercantis se alteraram constantemente durante toda idade Mdia. Nesse sentido as colnias se tornam cada vez mais importantes para a poltica mercantilista ao ocorrer a percepo do potencial dos mercados coloniais como consumidores de produtos manufaturados, o que colocou em relevo a poltica do pacto colonial e da bolsa comercial favorvel, situaes caractersticas do Antigo Sistema Colonial. .

Vous aimerez peut-être aussi